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Ver Versão Completa : Dúvida de Dimensões e Molas



popous
13/04/2011, 14:56
Ola pessoal,

Primeiramente desculpa por estar criando outro tópico sobre molas, mas realmente não encontrei nenhuma informação concreta sobre o assunto e gostaria de unificar as opções que já encontrei.

Estou precisando trocar as molas que estão bem arriadas. Eu uso a viatura tanto on-road como off-road, é meu carro do dia dia, além de fazer viagens, por isso gostaria que ele ficasse não tão duro mas também não tão mole. Não sou nenhum conhecedor do assunto, mas pelo que estudei vou tentar resumir aqui.

Estou usando o motor MWM 2.8, e sei que precisa de molas mais reforçadas na frente, pois há sobrepeso de mais 100kg do motor, uns 100kg da mesa para o guincho, etc. Ou seja, talvez um pouco mais de 200kg só na frente. Estou ainda com eixo carraro, mas pretendo colocar dana mais para frente. Meus amortecedores são originais, porem provavelmente irei trocar ou Procomp ou Rough Country, já que vou viajar para fora. A traz não tenho nada de mais, mas acredito que estaria levando sempre uma sobrecarga de parafernálias para trilha de + ou – de 150kg, porem não sei se isso entraria no calculo.

Como não faço trilhas tão absurdas tipo campeonatos e tal, estou seguindo a linha das molas originais, porem não queria que arriassem sempre. Sei que cada um tem sua configuração ou está procurando a sua, e como pretendo trocar por agora, gostaria de algo mais concreto pois como estou sem $$ não queria ficar fazendo tantos testes.

Pelo que pesquisei, acredito que a mola militar traseira instalada na dianteira seria a indicação mais certa para o conjunto, porém teria que encomendar ou usar outra configuração como as da F100 traseira ou outra. Também fiquei na dúvida se não daria para utilizar as molas da Marrua, já que são bem parecidas com as militares.

Eu só consegui encontrar as dimensões das molas traseiras “Segundo os catálogos, estas molas têm as seguintes dimensões: 528 mm de altura livre, 134,60 mm de diâmetro externo e 14,14 mm de espessura de fio, com 11,80 espiras. O único inconveniente dessas molas é que costumam "arriar" com o uso. Existem ainda as chamadas molas militares dos JPX de uso das forças armadas, que têm como diferença apenas o fio de 17 mm de espessura, tornando-as mais resistentes e também mais "duras".” Vi alguns dizendo ainda que as molas militares ficam melhor com fio de 15mm, outros de 16mm e ainda li em algum lugar que as molas militares mudam de dimensão para as civil. Por isso fica minha dúvida.

Sei de algumas configurações que tem sido utilizado, mas não vi nenhuma resposta concreta.
Molas da F1000, muito grandes e duras.
Molas da F1000 cortada, parece que fica melhor, mas não vi tanta firmeza.
Molas da F100 são duras na traseira.
Molas duplas desconhecidas, vi alguém utilizando molas duplas em cada roda, e falou que ficou muito bom, porém não encontrei quais eram as molas.
Molas da Engesa parece que ficam boas, mas não sei se são fáceis de encontrar.
Molas da Marrua, são praticamente das mesmas dimensões, mas parece que ficam um pouco duras, porém não arriam. R$180 latinhas cada na concessionaria.
Molas Tigre fabricadas sobre encomenda, é exatamente o que quiser, porem não sei ao certo, e eles não me informaram o que já tinham feito para o JPX. R$380 latinhas o par + envio.

Então fiquei na duvida de qual utilizar. Como não estou encontrando molas militares, estou pensando em utilizar as 4 molas da Marrua, porem estou com medo de ficar duro demais.
Alguém tem alguma sugestão mais concreta?

vlw...

Léo_Babiski
13/04/2011, 18:10
Acredito que a mola dianteira do marruá (alguém aqui na lista informou que é igual a mola militar traseira do jipe que por sua vez dizem que é igual à mola traseira da pick up jpx) não cabe na dianteira. Essa tem que ser menor. Tentei colocar a militar na dianteira e não coube.

Uso mola traseira militar e a original traseira do jipe civil coloquei na dianteira. Apesar do fio da mola dianteira ser da mesma espessura da traseira, essa não arriou com o peso do mwm pq tem mais elos.

gvogetta
13/04/2011, 20:01
Caros,

Creio que as molas do Marruá fiquem boas na traseira, pois já vi um guri aqui em CWB usando no jota dele e ficou bom atrás (para meu gosto). No mesmo jota ele usa as molas traseiras do jipe Montez civil, igual ao Léo, pois segundo ele a frente havia ficado muito dura... Detalhe que a mecânica dele não é a MWM e sim Hilux 3.0.

Outra coisa: o MWM náo dá 100 Kg de diferença sobre o XUD, pela minha pesagem foram 70 Kg! E essa mesa de guincho então :mrgreen: 100 Kg deve ser super hiper mega blaster reforçada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:!!!

Abraço!

Martin Melcop
13/04/2011, 20:24
Caros,

Creio que as molas do Marruá fiquem boas na traseira, pois já vi um guri aqui em CWB usando no jota dele e ficou bom atrás (para meu gosto). No mesmo jota ele usa as molas traseiras do jipe Montez civil, igual ao Léo, pois segundo ele a frente havia ficado muito dura... Detalhe que a mecânica dele não é a MWM e sim Hilux 3.0.

Outra coisa: o MWM náo dá 100 Kg de diferença sobre o XUD, pela minha pesagem foram 70 Kg! E essa mesa de guincho então :mrgreen: 100 Kg deve ser super hiper mega blaster reforçada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:!!!

Abraço!

Pelas minhas contas deu uns 80 Kg de diferença

gvogetta
13/04/2011, 21:46
Pelas minhas contas deu uns 80 Kg de diferença

Olá Martin,

Eu pesei o XUD-9A completo retirado do meu jipe na época em que fiz a reforma. Mais tarde pesei um MWM Sprint 4 cil 2.8, completo (periféricos) e a diferença foi esta: 70 Kg (na verdade foi um pouquinho menos - arredondei os "quebrados" pois era balança do tipo mola, de oficina).

Já para o International HS 2.5 (Maxion), que equipa o meu jipe atualmente, a diferença para o XUD-9A é de 83 Kg, ou seja, 13 Kg a mais que o MWM, também pesado som todos os periféricos (motor de arranque, polias, bomba injetora, mangueiras e etc.), sem contar os aparatos do intercooler (cuja tubulaçáo, no meu caso, é toda em aço inox).

Abraço,

popous
14/04/2011, 12:03
Valew pessoal,
Eu tinha entendido que as molas que colocavam na dianteira eram militar...
Besteira minha. Seria então a mola da Pampa 1.8 com ar, correto? Com isso teria que colocar um calço de diferença de 1’ atrás, pelo que estou vendo nos tópicos para alinhar a viatura, mas só na hora pra ver.
Eu não consegui encontrar nenhuma informação sobre as dimensões das molas dianteiras do J, por isso achei que eram as mesmas. Alguém sabe me informar qual é as dimensões das molas dianteiras?

Em relação ao peso, eu estimei pelas informações que encontrei na net. O MWM 2.8 tem 203kg o bloco e se não me engano pesa +ou- com os periféricos 250kg. O XUD, encontrei apenas uma informação de 148kg, por isso os 100kg arredondados... não era 100 exato, mas era bem próximo, quem pesou sabe mais sobre isso.
O guincho eu peguei o peso de um guincho de 9000 é de uns 35kg a plataforma do guincho é a original do J com os protetores de faróis, acredito que é bem pesada, mas não pesei, acredito que deve dar uns 40kg, e além dos periféricos. Os pesos que coloquei foram aproximados, não tive como medir o peso de cada um e joguei pra mais. Não acredito que uma diferença de 30 kg venha fazer tanto efeito na frente, pois se fizer estaria bem no limite dos esforços.
Eu fico bastante em duvida em relação ao peso atrás em relação ao motor, mas por isso minha dúvida. Eu vi que alguém estava usando a mola do Marruá na traseira, mas com o tempo ele queria trocar e não vi mais resposta. Ele também informou que é mais dura que a mola militar, embora tenha as mesmas dimensões. Não vi ninguém mais usando estas molas. Esperava que alguém já tivesse usando elas.

Vou levar o J para revisão e vou ver se coloco as molas ainda este mes, mas tenho que encomendar as molas que demora 10 dias para chegar.

Léo_Babiski
14/04/2011, 18:36
Eu acho que vc vai jogar $$ fora comprando essas molas da pampa. Li uns relatos aqui no forum que elas são boas para samurai... motor de dentista...

popous
15/04/2011, 02:18
entao nao entendi, o ideal nao seria colocar as molas originais da traseira na frente? as molas traseiras nao é a mesma da pampa? ou ela continua sedendo muito? estava pensando no conjunto (se tiver certo) as da pampa na frente e a da marrua a traz. se nao for assim, ou terei que recondicionar minhas molas traseiras para colocar na frente, ou mandar fazer um par de molas com o fio um pouco mais grosso das mesmas medidas para que nao arriem muito.
mas valew pelo toque...

Léo_Babiski
15/04/2011, 08:36
Popous, essa informação das molas traseiras do J civil serem iguais às dianteiras (tem um lado específico, acho que é o direito) da pampa com ar p/ mim é novidade!

Olha um relato aí ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195&page=30 ):

pressao de molas e amorteceodores, por enquanto nao me preocupei, até pq já montei dois samurais usando molas dianteiras de PAMPA e ficaram muito bons. Melhores inclusive que as minhas sob medida que estao no meu samurai a 5 anos.
Molas sob medida é loteria, vc pode dar sorte de no primeiro jogo ficar otimo, como pode ter que mandar fazer 2, 3, 4 jogos até conseguir a calibraçao ideal... eu já tive problemas com molas sob medida em outros samurais que montei.. hj cheguei a conclusao que p/ jipes de até +/- 1200kg as molas de pampa ficam perfeitas. nao tem melhor custo x beneficio já que custam 300,00 o jogo 0km.
se o seu jipe for bem mais pesado, dai pode ser que nao fiquem boas mesmo..


Eu ACHO que não se trata da mesma mola - jota x pampa.

Abs.

popous
15/04/2011, 19:11
Popous, essa informação das molas traseiras do J civil serem iguais às dianteiras (tem um lado específico, acho que é o direito) da pampa com ar p/ mim é novidade!

Olha um relato aí ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195&page=30 ):

pressao de molas e amorteceodores, por enquanto nao me preocupei, até pq já montei dois samurais usando molas dianteiras de PAMPA e ficaram muito bons. Melhores inclusive que as minhas sob medida que estao no meu samurai a 5 anos.
Molas sob medida é loteria, vc pode dar sorte de no primeiro jogo ficar otimo, como pode ter que mandar fazer 2, 3, 4 jogos até conseguir a calibraçao ideal... eu já tive problemas com molas sob medida em outros samurais que montei.. hj cheguei a conclusao que p/ jipes de até +/- 1200kg as molas de pampa ficam perfeitas. nao tem melhor custo x beneficio já que custam 300,00 o jogo 0km.
se o seu jipe for bem mais pesado, dai pode ser que nao fiquem boas mesmo..


Eu ACHO que não se trata da mesma mola - jota x pampa.

Abs.

Leo, vc teria uma outra opção para as molas dianteiras?
a outra opção que falarm que seria interessante seria a mola
da F100 traseira e não F1000 na frente, parece que fica macia e nao cede de jeito nenhumas.
hoje vi que minha mola trazeira ou escapou, ou quebrou de fadiga...
realmente terei que troca-las de imediato...

vlw...

popous
25/04/2011, 12:29
fala pessoa,

vi a mola da marruá e tirei as medidas...
fiquei muito em dúvida na aquisiçao dela, já que as dimensoes nao parecem com as que encontrei
na "relaçao de peças adaptaveis para o J".
Marruá molas dianteiras (sao as maiores)
40.5cm de altura, 13.4cm de largura externa e o fio de 15mm e +ou- 8.8 espiras.
com isso, eu teria que fabricar batentes em tecnil de 12.8cm para que fique da altura da mola do J.
nao sei, mas isso pode infuenciar na forma de trabalho da suspensao?
falando com o waldemar, ele comentou que com a molas traseiras do J na dianteira,
ele teve de fabricar um calço de +ou- 20cm para deixar da altura certa. se alguem que estiver usando estas
molas puder da um alo e comentar sobre isso... achei monstro este calço.
será que vale a pena fezer 1 ou 2 calços para colocar esta mola com +ou- 30cm de altura?
pensei em fazer 2 calços por mola (nao sei se é prudente fazer isso) um em cima e outro em baixo se for o caso.
ou será que deveria partir para outra opçao?

depois de algum tempo eu recebi uma proposta de uma fabrica de molas, a Randra, com as especificaçoes
528mm de altura
141,4mm de diâmetro externo
11,8 espiras
15mm de espessura do fio.
o preço foi de R$98.00 por mola + frete , ela esta me mandando as especificaçoes de esforços,
mas como nao entendo quase nada, queria saber se alguém teria as especificaçoes das molas em esforços para
nao fabricar 1000 molas ate acertar. achei mais interessante que as molas Tigre pois lá o par está 380 latinhas.
nao sei se alguem tem interesse, mas também pedi um orçamento para uma quantidade de entre 10 e 20 pares,
para comprar em conjunto com quem quiser. ela ainda nao me deu uma resposta desta, mas acho que so irei para
frente com este pedido maior se tiver estas especificaçoes de resistencia que tem que ter a mola, e se o grupo quiser.
vlw..

Léo_Babiski
25/04/2011, 13:55
Eu uso a mola civil original da traseira na frente e a mola militar na traseira, não é necessário fazer nenhum calço, o J fica plano, sem a bunda caída.

Não sei se vc já viu uma mola militar, ela além de maior é mais espessa.

Mola nova pro J a 98,00 está com preço muito bom, nas militares usadinhas paguei 200,00 o par.

popous
28/04/2011, 12:23
Fala Leo,
na verdade acredito que devo utilizar esta configuraçao...
mas nunca vi as molas militares, para mim elas eram do mesmo tamanho do civil, apenas mudando a dimensao do fio.
alguem tem as medidas?

a fabrica me mandou uma tabela com as especificaçoes de esforços da mola,
mas como nao sei sobre a original, nao sei se esta atendendo...

se algum expert tiver estes dados ou confirmar se os de baixo estao atendendo eu
iria ficar mais tranquilo
nao estou conseguindo anexar o arquivo com as especifcaçoes tecnicas pois está em pdf,
entao segue abaixo.

G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
L0 Altura Livre 528,00 mm
Da Diâmetro Externo 141,40 mm
Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
Di Diâmetro Interno 111,40 mm
d Diâmetro Arame 15,00 mm
If Espiras Ativas 10,30
Ig Espiras Totais 11,80
X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
V Distancia entre Espiras 34,08 mm
P Passo Nominal 49,08 mm
CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm
M Peso da Mola 6,50 kg
C Constante Elástica 2,35 kgf/mm
Ang Angulo da Hélice 10,99 mm
W Indice da Mola 8,43
Y Indice Esbelteza da Mola 4,18
FW Fator de Whall 1,16
F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf
T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm²

d/4 3,75
esquadro e1 10,56 mm
esquadro e2 2,12 mm


TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO

TOLERANCIAS DE: 10,00%

MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO
F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48
F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80
F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11
D4
mm kgf kgf kgf kgf/mm²



se alguem tiver estes dados da mola original ou militar seria otimo...


valew...

guilhermeabreu
13/09/2011, 18:54
Tem muito tempo este tópico , mas só ví agora , não sei se terá ainda tempo para vcs , mas vou colocar a minha experiencia com molas .

Tenho ENGESA com motor MWM 2.8 , o peso do MWM 2.8 completo com todos os periféricos é de 218 kg .

As molas que vcs falam de J militar dianteira traseira , para mim só entendo de molas do número de elos , comprimento da mola e ESPESSURA DO FIO que o que mais importa para gente .

No ENGESA original usa molas de fio 14,88 na dianteira |( falam que é 15mm , mas não é ) e fio 16mm na traseira .

Meu ENGESA era muito molengo daí comprei molas especiais , que na realidade eram as mesmas molas que tinham no ENGESA de qdo comprei , daí partí para mandar fazer as molas da ESPESSURA QUE EU ACHEI QUE RESOLVERIA MEUS PROBLEMAS , BIMBA : ACERTEI EM CHEIO , o meu ENGESA FICOU FIRME SEM FICAR DURO DEMAIS , uso amortecedor do MB 1113 , as molas que mandei fazer para a frente tem a mesma espessura das molas traseiras ou seja molas do comprimento que eu quis , as traseiras com 49cm e as dianteiras com 40cm e fio de 16mm É A RECEITA QUE EU DOU PARA QUEM TEM JIPES DO PORTE DO ENGESA JPX COM MOTOR MWM 2.8 . Só que pelo que estou vendo vcs usam no JPX molas com 528mm na traseira , tudo bem , mas manda fazer com espessura de fio de 16mm que não se arrependerão e com a mesma espessura de fio para as molas dianteiras , aí sim vcs verão que compensou em fazereme esta encomenda , ficará firme sem ficar duro demais .

Não existe molas de fio 15mm , o fabricante me falou ísto , as molas que falam que é 15mm tem na realidade 14,88mm e as molas da F-1000 tem 17mm e são duras como um pau .

Qto maior o número de elos mais macia fica a mola em se tratando de molas do mesmo tamanho e mesma espessura de fio .

Qto mais curta é uma mola , mais dura ela vai ficar em se tratando de molas com a mesma espessura de fio .

Qto a usar mola mais curta e usar calço para compensar não recomendo pq a função da suspensão ficará alterada .

Não sei se deu tempo para ajudar em alguma coisa .

by_anos
30/09/2011, 17:21
Tb estou com esta dúvida. É mt informação e nada mt preciso. gostaria de saber se usando esta configuração de molas Militares na trazeira é preciso fazer algo no amortecedor? Colocar algum olhal ou adaptar algo?

Uma dúvida que tb estou é se as molas dianteiras e traseiras no JPX Cívil são da mesma altura?

Léo_Babiski
01/10/2011, 14:17
Molas traseiras do jpx são maiores que as da dianteira, civil ou militar.

Dizem que a mola traseira da pick up jpx é igual a mola traseira do jpx militar que é igual a mola do jipe marruá. Não sei se a informação procede nem qual modelo é o similar... tem que ir na agrale e comparar.

Se você colocar molas maiores na traseira e pegar as da traseira e colocar na dianteira vai ter que fazer prolongadores para os amortecedores ou trocá-los por outros com o curso maior (diferença dele totalmente aberto menos a o tamanho totalmente fechado) ... como a mola militar tem o fio mais grosso fica um pouco mais confortável amortecedores de alto desempenho...

Jeepongalife
02/10/2011, 09:38
Quando fui trocar minhas molas traseiras, fui até a autorizada agrale e medi as molas e a MOLA DA PICKUP MARRUÁ é MENOR DO QUE A MOLA TRASEIRA MILITAR DO JPX. Daí não comprei...fiquei frustado pois pensava que era do mesmo tamanho...pasmem... Ainda forcei a barra e o vendedor entrou em contato com a Agrale e confirmou o tamanho.

Bom, depois da decepção liguei na Molas Tigre que fica no Rio e passei as medidas daí eles fabricaram pra mim. O tel é (21) 2597-2293 eles são fabricantes das molas do JPX.

Bom espero ter ajudado.