PDA

Ver Versão Completa : Motor de F 75 mais economico?



antonio escultor
15/05/2005, 18:36
quais as soluções que podem dar certo para o motor bf 161 original da F75 1972 ficar mais economico?
a adaptação da ignição eletrônica do opala 6 cilindros, e a tróca do carburador podem melhorar o consumo em uso urbano??
alguem tem alguma boa idéia que ja foi testada?

Alexandre_Lima
16/05/2005, 18:15
Olá amigo!
Não fiz nenhuma adaptação no motor, só uma restauração completa do mesmo, uma regulagem bacana e tá fazendo +ou- 9Km/l no uso urbano e 11 na estrada, algumas dicas, vc deve começar pelo diferencial traseiro se tem a relação de fábrica, cuide para fazer uma boa lubrificação no cardã, cruzetas etc., rodas livres, de preferência as manuais,
E na condução evite trocar muito de marcha, lembre q esse motor tem força sobrando, num trânsito plano e sem carga, vc pode arrancar em 2ª e depois ir direto p 4ª, com isso evitando 2 trocas de marcha. não to chutando, quem me falou isso foi um engenheiro da ford, eu mesmo só ando assim... ela anda tranquilo e não acho q beba muito, na estrada ando entre 70 e 80 Km/h.
To participando, não sei se o comentário ajuda muito talvez vc esteja querendo mais econômia.
Abraço...
tb tô aprendendo!!!

antonio escultor
16/05/2005, 20:29
ai alexandre eu tb estou aprendendo, brigado pelas dicas; as mesmas que vc deu um mecanico daqueles bem das antigas tambem falou, ele disse que se manter "sempre" regulada e dirigir sem exageros ela chega nos 9km por litro tranquilo....mas sabe como é, nesse nósso meio tem muita lenda e muito "graxeiro" e uns ruralzeiros do meu trecho juram que se adapatar a ignição e carburação do opalão 6 bocas ela faz 10, 11 no uso urbano e 12 na estrada...ai resolvi abrir esse tópico para ver oque os irmãos do 4x4 dizem e deem suas versões e experiencias as veses alguem tem ai um coelho na cartóla né?! :lol: :lol:

Jaime Augusto Fornara
04/03/2007, 17:26
Se vc consegue isso 9 km/lt, acho muito bom!! Tenho uma f-75 ano 1978 com motor original 6 cil. e não consigo mais que 6,5km/lt descarregada. Carregada e reduzida e traçada 4 km/l e olha lá. Esse negocio da ignição eletronica do opala gostaria de mais opinião tbém. Minha lindinha tá me quebrando(mas não vendo). Abraços do Fornara