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Ver Versão Completa : alongar ou alongar e turbinar??



dudu83
12/04/2011, 15:06
ola, ja dei uma lida nos topicos a respeito e gostaria de algumas opinioes..

o jipe curto 2000 eu uso bastante pra viajar e andar na cidade a relaçao dele é 37x10 (3.700:1)e uso pneus 235/85 r16 to satisfeito...

mas na cd 2001 que tem relação 37x9 (4.110:1) usando a mesma medida de pneu do jipe acho muito curta não desenvolve e gasta mais combustivel ai que ta a duvida, não pretendo usar medida maiores de pneu no maximo trocar os pneus para 265/70r16 o ideal seria colocar a mesma relação do jipe curto ou partir logo pra coniflex 35x12 ou 35X11???

e se eu turbinar essa cd, qual seria a relação ideal pra ela, pra andar numa velocidade de cruzeiro de 120 km /h com um certo conforto e se possivel diminuir o consumo???

eu sei que tem um monte de topico a respeito, mas não achei nenhum relato de modificação de relação usando pneus de medidas menores:concordo:

pedro bonadio
12/04/2011, 18:41
Pneus 265/75/16 seria melhor, além de mudá-la esteticamente, ficaria do jeito que quer!

Em 5ª à 2500rpm ,você estará à 108km/h.

Se alongar para 3.7:1 em 5ª à 2500rpm, você estará à 118km/h.

Decida aí!!

Abraços!!

valeriano
12/04/2011, 20:58
Pneus 265/75/16 seria melhor, além de mudá-la esteticamente, ficaria do jeito que quer!

Em 5ª à 2500rpm ,você estará à 108km/h.

Se alongar para 3.7:1 em 5ª à 2500rpm, você estará à 118km/h.

Decida aí!!

Abraços!!

Eu em 4ª a 2500rpm fazia 112km/h na minha antiga curta. Na longa que tenho agora não faço isso pq a bomba tá fechada e não to com tempo nem grana pra mexer nela agora.
Se vc está fazendo 108km/h a 2500rpm de 5ª marcha, sua bomba está MUITO estrangulada.

bandoleiro
13/04/2011, 00:24
Eu em 4ª a 2500rpm fazia 112km/h na minha antiga curta. Na longa que tenho agora não faço isso pq a bomba tá fechada e não to com tempo nem grana pra mexer nela agora.
Se vc está fazendo 108km/h a 2500rpm de 5ª marcha, sua bomba está MUITO estrangulada.
Valeriano, velocidade e rpm não tem a ver com bomba injetora. Tem a ver com número de dentes em todas as engrenagens que transferem o giro do motor para as rodas e o tamanho dos pneus.:concordo:

dudu83
14/04/2011, 00:01
ninguem tem uma CD 14b turbinada????

Nelson Calderari Sobrinho
14/04/2011, 10:32
Dudu, (vizinho) tenho uma band, 92 cd motor om 364, 4m, aspirado e estou decidido a alongar e turbinar até (final deste ano), mas ainda estou em dúvida entre 11x35 ou 12x35, mas pelo que li nos tópicos vale muito a pena, principalmente turbinar.

Julio Militão
15/04/2011, 09:00
ola, ja dei uma lida nos topicos a respeito e gostaria de algumas opinioes..

o jipe curto 2000 eu uso bastante pra viajar e andar na cidade a relaçao dele é 37x10 (3.700:1)e uso pneus 235/85 r16 to satisfeito...

mas na cd 2001 que tem relação 37x9 (4.110:1) usando a mesma medida de pneu do jipe acho muito curta não desenvolve e gasta mais combustivel ai que ta a duvida, não pretendo usar medida maiores de pneu no maximo trocar os pneus para 265/70r16 o ideal seria colocar a mesma relação do jipe curto ou partir logo pra coniflex 35x12 ou 35X11???

e se eu turbinar essa cd, qual seria a relação ideal pra ela, pra andar numa velocidade de cruzeiro de 120 km /h com um certo conforto e se possivel diminuir o consumo???

eu sei que tem um monte de topico a respeito, mas não achei nenhum relato de modificação de relação usando pneus de medidas menores:concordo:

Caro Dudu,

Minha experiencia com turbinamento foi bastante positiva, embora meu motor nao seja o 14B, o meu é o 314, sei que motores diesel tem grande vantagem com o turbinamento. Estou por concluir uma segunda reforma na minha Band e, nesta última, priorizei o motor. Este, por sua vez, já era turbinado. Modifiquei o comando, melhorei o cabeçote e troquei os pistões, alem de colocarum intercooler. Somente com o turbinamento o rendimento da máquina ficou bem superior.
Minha experiencia foi adquirida com as leituras deste Forum e indicam que, se turbinar, para obter melhor desempenho em rodovias, expedições, é melhor alongar. Importante lembrar que se vais aumentar o diametro dos pneus, já estarás alongando a relação final. No caso de utilizar, na maioria das vezes, o veículo em trilhas deixa a relação como está.
O motor 14B, pelo que já lí por aqui, pode ser considerado de alta rotação, como a maioria dos motores diesel de hoje, seu turbinamento deve aumentar consideravelmente sua potencia e, certamente, o veículo vai "pedir" marcha!
Se quiseres ver minha Band, bater um papo e tomar um refri, ela e eu estamos na oficina do Douglas, na esquina da rua do Bajo com a Guaporé, quando não estou fora da cidade, estou nos finais de tarde por lá.

Esta é minha humilde opinião.

Um abraço

dudu83
15/04/2011, 22:22
Caro Dudu,

Minha experiencia com turbinamento foi bastante positiva, embora meu motor nao seja o 14B, o meu é o 314, sei que motores diesel tem grande vantagem com o turbinamento. Estou por concluir uma segunda reforma na minha Band e, nesta última, priorizei o motor. Este, por sua vez, já era turbinado. Modifiquei o comando, melhorei o cabeçote e troquei os pistões, alem de colocarum intercooler. Somente com o turbinamento o rendimento da máquina ficou bem superior.
Minha experiencia foi adquirida com as leituras deste Forum e indicam que, se turbinar, para obter melhor desempenho em rodovias, expedições, é melhor alongar. Importante lembrar que se vais aumentar o diametro dos pneus, já estarás alongando a relação final. No caso de utilizar, na maioria das vezes, o veículo em trilhas deixa a relação como está.
O motor 14B, pelo que já lí por aqui, pode ser considerado de alta rotação, como a maioria dos motores diesel de hoje, seu turbinamento deve aumentar consideravelmente sua potencia e, certamente, o veículo vai "pedir" marcha!
Se quiseres ver minha Band, bater um papo e tomar um refri, ela e eu estamos na oficina do Douglas, na esquina da rua do Bajo com a Guaporé, quando não estou fora da cidade, estou nos finais de tarde por lá.

Esta é minha humilde opinião.

Um abraço

Outro dia tive a oportunidade de conhecer o Douglas e a sua bandeirante, fiquei maravilhado com o serviço que esta sendo feito nela coisa de primeira mesmo, com muito capricho, qualquer dia desse passo la num final de tarde e espero te encontar por la, um grande abraço e obrigado pelas dicas

Julio Militão
18/04/2011, 15:43
Outro dia tive a oportunidade de conhecer o Douglas e a sua bandeirante, fiquei maravilhado com o serviço que esta sendo feito nela coisa de primeira mesmo, com muito capricho, qualquer dia desse passo la num final de tarde e espero te encontar por la, um grande abraço e obrigado pelas dicas

Dudu,

Te aguardo.

Um abraço

Daniel Gomes
25/04/2011, 19:14
eu tenho uma band. longa 89 motor 314S, turbinada intercoolada e alonguei 11x35, estou super satisfeito ...na estrada anda bem e quando preciso de força é 4x4 e reduzida nela e pronto
não tenho saudades da relação anterior...

elmestizo
25/04/2011, 21:36
ninguem tem uma CD 14b turbinada????


qual a duvida?

dudu83
25/04/2011, 22:23
qual a duvida?

se só alongar o motor apanha, numa subida por exemplo?

canzilao
28/04/2011, 23:17
Dudu eu tenho uma longa 82, motor 314 e embora ainda nem tenha começado a andar nela a primeira coisa que fiz foi comprar um par de relações 12/35, e ela vai rodar assim pelo menos 1 ano, até que venha o turbo com a K-16 e o intercooler do 8-150, pois colocar o coolerzinho da maxcooler eu nao vejo vantagem devido seu tamanho bem reduzido.
Quanto a rendimento dela alongada com o turbo, pelos comentarios dos amigos que ja fizeram essa instalação não há perda nenhuma de força em subidas, pois uma turbina vai suprir a deficiencia da admissão ar/combustivel.