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Ver Versão Completa : ajuda com relacao diferencial



SERGIO SAAD
12/04/2011, 00:05
estou em duvida sobre qual relacao usar no meu jeep.Ja tive opinioes das mais variadas, estou ficando louquinho rsrsrs.
a configuracao do meu jeep :
motor gm 6 cc c20 alcooç
cambio clark 4 marchas
pneus 38
relacao atual 13x46 (muito longa)


gostaria da opniao de alguem que usa uma configuracao parecida.
antecipadamente , agradeço pela ajuda.
abraços.

edubasile
12/04/2011, 06:01
9x44 ou 8x43. Uso no meu 11x47 com pneu 33 e ja acho longa!!

Kim
12/04/2011, 08:29
Caro SERGIO SAAD!

Complementando o que o Edubilase escreveu.

Olhe o tópico do Fuzileiro (na assinatura), a partir da pág. 175, onde começo a discutir sobre o assunto.

A relação 13x46 é usadas em motores de baixo giro e alto torque, que geralmente são à diesel.

Como usa pneu 38", pode ir de 9x44, que ficará equilibrado.

A 8x43 ficará bom para trilhas pesadas, bem reduzido!

Abraços.

Kim.

Gustavo de Olliveira
12/04/2011, 08:43
Eu iria de 8/43. força menos a t-case. (pensando usar o jeep mais pra trilhas)
A alavanca desse pneu é enorme.
Tenho no meu jeep 8/43, pneus 33, motor ohc 4cc, conjunto ficou perfeito , forte na trilha, e anda bem na pista ( 80 , 90 ) , considerando ser um jeep 1958.

lucciano amaral
12/04/2011, 10:10
Eu iria de 11/47. abraços

Robertux
12/04/2011, 16:46
Eu andei num jeep com Opala 6cc, câmbio Clark 4 (260F), pneus 7,50X16 (equivale a mais ou menos 32 ) e diferencial 11X47. Achei muito curta. Para sair em 2ª ele pula e depois não deslancha. O dono dele disse que raramente usa reduzida na trilha porque não nunca sente necessidade (falta de força).
Com um pneu 38, para uso no dia a dia, grandes deslocamentos e trilhas até médias eu iria de 11/47, agora quem põe um pneu 38 pensa em trilhas pesadas então eu colocaria 9/44. Acho que a 8/43 ficaria muito curta.

SERGIO SAAD
12/04/2011, 23:52
ainda estou em duvida, entre a 11x47 e 9x44
obrigado pelas dicas.valeu.

Gustavo de Olliveira
13/04/2011, 07:58
Bom Sérgio, afinal ... vc faz trilhas ??????
Coloca uma foto da viatura com as "bolachas" pra gente ver !
Abç

4X4GARAGE
13/04/2011, 08:10
ve com o Rodrigo da garra 4x4,ele tem a configuração parecida com a sua!!!!
no meu esta com 5.77/1
abs e boa sorte
edison

Denis Takashi
13/04/2011, 14:21
Sergio,

Qual cambio clarck está usando ??? É das pick-ups ou do Dodge ?? Pois mesmo com as 46x13 não era para sentir o carro muito longo, era pra ser algo equivalente a usar um 4 cil com 33 "... Agora, se o cambio é do Dodge ou maverick o carro realmente fica longo.

Outra coisa : as caixas de satélite do D 44 com relações < 3,73 são diferentes, ou seja, na troca das relações você provavelmente terá de trocar as caixas de satélite também.

()´s

Lucas Nassif
13/04/2011, 14:30
No CJ que estou montando tem motor GM 6cil, câmbio 5m/tcase de hilux e os pneus serão 40x13x17. As C&P que comprei são 5.13.
Estou achando que vai ficar longo, mas essa relação foi a mais curta que encontrei pra casar o D70 com o D60 reverse..


O que acham? :pensativo:

mali9ski
13/04/2011, 15:12
Amigo eu uso a boa e velha matematica para calcular as minha enjambrações ainda mais quando é motor de um caixa de outro diferencial x pneu y

eu calculo o seguinte

supondo

pneus 38 pol 38 * 2,54 = 96,52 cm então 96,52*3,14 =303,07 este e o comprimento de seu pneu

então digamos que a 4ª seja 1:1 e o diferencial 9x44= 4,88

então seu motor em 4ª a 5000 rpm com pneus 38 daria daria mais ou menos 310 km/h (isto desconsiderando vento.....so para ter uma ideia de o quão longo fica com pneus grandes)

então com uma regra de tres da pra calcular a veloc a 100km/h

e com o escalonamento da caixa e sabendo que a redução da tranferencia é 2,5:1 da para calcular todas as marchas

pedro bonadio
13/04/2011, 15:18
Lucas, acho que para D60 e D70 a relação mais curta disponível para D60 e D70 é a 7.17:1,
no site da dynatrac, na divisão "Pro-series 60 e 70" eles dispõem desde 3.54:1 até 7.17:1.

Estou baixando o catálogo da yukon e se tiver mesmo, eu confirmo!!

Adenáor
13/04/2011, 15:24
ainda estou em duvida, entre a 11x47 e 9x44
obrigado pelas dicas.valeu.


Olá SERGIO SAAD,
38" é um pneu macanudo, força um monte o conjunto. Tinha em minha Rural 44/9 mas alonguei para 47/11 e uso pneus 33", ficou bom. Acho que 44/9 no seu caso ficaria blz.
Abç!!

pedro bonadio
13/04/2011, 15:31
Lucas, para D60 reverse é isso aí:

Ring & Pinion Gear Sets
Part # Ratio
YG D60R-354R 3.54
YG D60R-373R 3.73
YG D60R-411R 4.11
YG D60R-430R-T 4.30, thick
YG D60R-456R-T 4.56, thick
YG D60R-488R 4.88
YG D60R0-488R-T 4.88, thick
YG D60R-513R-T 5.13, thick
YG D60R-538R 5.38
YG D60R-538R 5.38, 35 spline pinion
YG D60R-538R-T 5.38, thick


E para dana 70:
Ring & Pinion Gear Sets
Part # Ratio
YG D70-354 3.54
YG D70-373 3.73
YG D70-411 4.11
YG D70-456 4.56
YG D70-456T 4.56, thick
YG D70-488 4.88
YG D70-513 5.13
YG D70-586 5.86
YG D70-617 6.17
YG D70-717 7.17

Não casa mesmo...

Lucas Nassif
13/04/2011, 16:34
Lucas, acho que para D60 e D70 a relação mais curta disponível para D60 e D70 é a 7.17:1,
no site da dynatrac, na divisão "Pro-series 60 e 70" eles dispõem desde 3.54:1 até 7.17:1.

Estou baixando o catálogo da yukon e se tiver mesmo, eu confirmo!!

O problema do meu D60 é que ele é reverse, daí tem bem menos relaçoes disponíveis.

O jeito é colocar pra rodar com a 5.13 mesmo. Caso fique longo, ou reduzo o tamanho dos pneus ( :discordo: :discordo: ) ou dou uma apimentada no motor! :mrgreen: :dance:

Elmer_Jeep
13/04/2011, 16:42
O problema do meu D60 é que ele é reverse, daí tem bem menos relaçoes disponíveis.

O jeito é colocar pra rodar com a 5.13 mesmo. Caso fique longo, ou reduzo o tamanho dos pneus ( :discordo: :discordo: ) ou dou uma apimentada no motor! :mrgreen: :dance:

Ou se tivesse feito aqueia adaptação da bola D70 na dianteira, ai sim teria váaaarias opções :concordo:

[]'s

Elmer_Jeep
13/04/2011, 16:46
Lucas, para D60 reverse é isso aí:

Ring & Pinion Gear Sets
Part # Ratio
YG D60R-354R 3.54
YG D60R-373R 3.73
YG D60R-411R 4.11
YG D60R-430R-T 4.30, thick
YG D60R-456R-T 4.56, thick
YG D60R-488R 4.88
YG D60R0-488R-T 4.88, thick
YG D60R-513R-T 5.13, thick
YG D60R-538R 5.38
YG D60R-538R 5.38, 35 spline pinion
YG D60R-538R-T 5.38, thick


E para dana 70:
Ring & Pinion Gear Sets
Part # Ratio
YG D70-354 3.54
YG D70-373 3.73
YG D70-411 4.11
YG D70-456 4.56
YG D70-456T 4.56, thick
YG D70-488 4.88
YG D70-513 5.13
YG D70-586 5.86
YG D70-617 6.17
YG D70-717 7.17

Não casa mesmo...

Se tivesse 5,38 pro D70 eu teria usado nos meus já que é a mais reduzida pro D60R.
Mas o desempenho ficou legal com 5,13 nos 40" e o motor originalmente com 180cv.

[]'s

Lucas Nassif
13/04/2011, 17:24
Ou se tivesse feito aqueia adaptação da bola D70 na dianteira, ai sim teria váaaarias opções :concordo:

[]'s

Exato!:concordo:

Na pior das hipóteses, se o CJ ficar muuuito longo a ponto de ficar horrível de andar com ele, o jeito vai ser pensar na troca do eixo dianteiro. :roll: :putz:

Mas acho que não vai chegar a esse ponto.

SERGIO SAAD
13/04/2011, 22:19
Bom Sérgio, afinal ... vc faz trilhas ??????
Coloca uma foto da viatura com as "bolachas" pra gente ver !
Abç

grande Gustavo .
faço trilhas sim , e geralmente pesadas.
nao sei colocar fotos , mas tem um link do youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=jFmoEsYJAtM
na primeiro passeio com os pneus.
abs

SERGIO SAAD
13/04/2011, 22:23
ve com o Rodrigo da garra 4x4,ele tem a configuração parecida com a sua!!!!
no meu esta com 5.77/1
abs e boa sorte
edison

boa noite.
cheguei a conversar com o Fonseca da garra4x4, ele usa 9x44 com um cambio clark 3 marchas e pneus 37.
ele me falou que na trilha ficou muito bom , e na estrada ja chegou a 140 km/h, , mas com o motor berrando , em viagem cruzeiro , 80/90 , e outro detalhe , o motor dele é aquele canavieiro , 4800.

SERGIO SAAD
13/04/2011, 22:29
Sergio,

Qual cambio clarck está usando ??? É das pick-ups ou do Dodge ?? Pois mesmo com as 46x13 não era para sentir o carro muito longo, era pra ser algo equivalente a usar um 4 cil com 33 "... Agora, se o cambio é do Dodge ou maverick o carro realmente fica longo.

Outra coisa : as caixas de satélite do D 44 com relações < 3,73 são diferentes, ou seja, na troca das relações você provavelmente terá de trocar as caixas de satélite também.

()´s
Denis , boa noite.
Acho que o cambio é da f1000.
com relacao as caixas satelites, estou com bloqueio macrotorque.
Me falaram , que dá para colocar um anel , na coroa , e assim , nao precisaria ttrocar os bloqueios, ou colocar a relacao da s10 4x4 , 11x47 , que tem uma altura da coroa maior, teria apenas de usar parafusos maiores.
esta informacao , foi dada por um engenheiro da spycer.
abs

diegopf
18/04/2011, 18:38
Amigo eu uso a boa e velha matematica para calcular as minha enjambrações ainda mais quando é motor de um caixa de outro diferencial x pneu y

eu calculo o seguinte

supondo

pneus 38 pol 38 * 2,54 = 96,52 cm então 96,52*3,14 =303,07 este e o comprimento de seu pneu

então digamos que a 4ª seja 1:1 e o diferencial 9x44= 4,88

então seu motor em 4ª a 5000 rpm com pneus 38 daria daria mais ou menos 310 km/h (isto desconsiderando vento.....so para ter uma ideia de o quão longo fica com pneus grandes)

então com uma regra de tres da pra calcular a veloc a 100km/h

e com o escalonamento da caixa e sabendo que a redução da tranferencia é 2,5:1 da para calcular todas as marchas

Olá amigo, não consegui chegar neste seu resultado de nenhuma maneira, mas gostei da forma de calcular a relação do diferencial pela velocidade final da última marcha.

Alguem poderia detalhar o cálculo? pq com as medidas descritas acima sempre chego em 186 Km/h e não 310Km/h

Abraço!

Robertux
20/04/2011, 00:18
Vamos tentar:
- Diâmetro do pneu 38" (polegadas)
- Uma polegada = 2,54 cm.
- PI = constante obtida dividindo-se o perímetro de um circulo (circunferência) pelo seu diâmetro = 3,1416
- 1 Km = 1000 metros.

Vamos lá:
- Diâmetro do pneu 38" polegadas vezes 2,54 cm/pol = 96,52 cm. (38"X2,54cm=96,52cm) ou 0,9652m.
- Cálculo da circunferência do pneu: 0,9652m vezes PI (0,9652X3,1416=3,0322) ou seja, a cada volta do pneu o jeep anda 3,0322 metros.
- Para andar 1 km o pneu tem que dar 329,78 voltas, (1000m/3,0322 m/volta= 329,78 ) arredondando 330 voltas para andar um Km.
- O diferencial com 9 dentes no pinhão e 44 dentes na coroa tem uma relação de 44/9 ou 4,89:1 ou seja, para cada volta que a coroa dá o pinhão dá 4,89 voltas.
- Cada volta da roda corresponde a uma volta da coroa e cada volta do pinhão corresponde a uma volta do cardan. Como o câmbio em 4ª marcha (nos de 4 marchas) ou em 3ª (nos de 3 marchas) tem a relação de 1:1 significa que a cada volta do cardan o motor dá uma volta então, uma volta da roda significa 4,89 votas do motor.
- 330 voltas do pneu para andar 1 km significam 330X4,89=1613,7 ou seja, a cada 1.614 voltas do motor o jeep anda um km.
- Se o motor estiver girando a 1614 RPM siginifica 1 km por minuto, então, como uma hora tem 60 minutos, o motor a 1614 RPM significa 60 KM/h.

regra de três:

1614 rpm = 60 km/h
3000 rpm = X

X= (3000X60)/1614 => X= 111,52 km/h. Excelente! Considerando que a velocidade de cruzeiro dos veículos corresponde à rotação de torque máximo do motor e 3000 RPM (ou próximo disso) é a rotação de torque máximo da maioria dos motores.

a 5000 rpm= (5000X60)/1614= 185,87 km/h. e não 310 km/h como disse o colega mali9ski, mas mesmo assim continua alta para um jeep

É meio confuso, fiz o melhor que pude, não sei se consegui me fazer entender, mas se ficou alguma dúvida é só perguntar que tentarei explicar melhor.

Complementando:

Com uma relação 43/8 ou 5,38:1 ficaria:

A 3000 RPM:
330X5,38=1775 RPM para rodar a 60 Km/h.

1775=60
3000=X
X=(3000X60)/1775=101,4 Km/h - muito bom também.

a 5000 RPM:

(5000X60)/1775= 169 km/h. Ainda alta para mim.

SERGIO SAAD
20/04/2011, 10:01
sensacional a sua explicaçao.Valeu.