PDA

Ver Versão Completa : Kit de sobrevivencia - dicas



jorgegaviao
14/05/2005, 23:51
Gente:
Sai hoje a tarde com a familia para um passeio em Rancho Queimado. Quase chegando la (56 km de Floripa serra acima) senti uma falha no motor, tipo um engasgada. O motor deu uma falhada boa e logo em seguida seguio normalmente. No retorno, serra abaixo, o motor simplesmente apagou. Apos muito tempo esperando ajuda no escuro com minha esposa e filha de 7 anos, ninguem parava para, pelo menos perguntar se a gente precisava de ajuda. Depois de muito tempo, uma alma boa surgiu em uma L200 e deu uma senhora mao. Comentou que poderia ser sugeira no motor - filtros sujos, agua.. Mais tarde a policia Rodoviaria surgiu e chamou um guincho que, finalmente me trouxe para casa. Somente segunda levarei o carro para uma revisaozinha (segundo o dono anterior ja tinha sido feita). como sou um egresso do mundo a gasolina, o diesel e um universo novo. Por isso recorro aos amigos para sugestoes pra um kit de emergencia para situacoes como essa. Que tipo de revisao precisa meu carro?? Digo que houve a falha na subida com uma recuperacao temporaria e uma parada derradeira na descida com um retorno triunfal de roboque ate em casa.. Aguardo sugestoes..fora a basica de que preciso me tornar um autosuficiente no mato e no asfalto..
Ressalto que o carro ficou muito tempo parado em uma revendedora..

Wallace
15/05/2005, 01:16
Reza ai para não ter quebrado a correia do motor.
Se quebrou, pode ir pensando num reparo de uns R$ 3.000,00...

Eduardo Velo
15/05/2005, 04:02
Não parece ser correia ...
Parece ser sujeira no tanque ou na bomba ou até falta de diesel , tanto subindo como descendo a sujeira desloca e entope algum canal ou o pescador não consegue puxar diesel (pouco diesel no tq ) , de qqer maneira teria que tirar ar do sistema após limpeza ou abastecimento ...

No meu tanque coloquei uma telinha de nilon em forma de bolsa pra não puxar sujeira e o filtro da bomba abro a cada 6 meses e sempre tinha alguma sujeira (solidos) .
Na reforma , fiz uma vedação melhor na passagem do bocal de abastecimento , e troquei a tela que uso como crivo , abri o filtro da bb a semana passada e tinha pouca sujeira , quase nada ...

Um kit , seria as ferramentas normais - jg de chaves , alicate , chave de fenda e Phillips ...
O sistema é quase o mesmo de gasosa , uma bomba puxa do tq por um pescador passa pelos filtros e vai para uma bomba injetora , que seleciona o bico a ser injetado . O Diesel é pulverizado e a queima ocorre pela compressão do ar que foi admitido antes o calor gerado é como se fosse a centelha das velas em gasosa .
Soltando braçadeiras das mangueiras e ligando o motor vc percebe se é problema de combustível ...

[]s e boa sorte com a caranga ...

Marcio Raso
15/05/2005, 09:53
O problema pode ser tambem, e somente mal contato no selonoide da bomba injetora, muito comum de acontecer. Sujeira no tanque tem como ficar no decantador e no filtro de combustivel, e se este estiver muito velho pode bloquear a passagem de combustivel, dai para frente pode dar entrada de ar no sistema e ser necessario sangrar pela bomba manual (abaixo do filtro de ar) bico a bico. Peça ao seu mecanico para lhe ensinar, pode ser muito util especialmente onde não tenha socorro.

Edintruder
15/05/2005, 18:34
Para engasgar em diesel pode ser uma única coisa: Combustível.
Ar na linha de combustível, bomba com baixa pressão ou falta de combustível.

Depois do veredicto, posta para gente a causa da parada pois sempre ajuda futuramente em novas situações.

jorgegaviao
16/05/2005, 10:01
Veredicto da pane em rancho Queimado:
Os filtros estavam sujos e o cabo do selenoide estava solto. So isto.. Mas e assim que se aprende..
Abracos

Eduardo Velo
16/05/2005, 11:16
Po Jorge muito azar , o cabo da solenóide soltar e os filtros sujos ao mesmo tempo é uruka ...Ainda bem que foi coisa leve ..
Vc tem seguro com assistência 24 hrs ?? Geralmente tem 1 meca pra fuçar , ele resolveria isso de letra ...

O que será que fez soltar o fio da solenóide , o motor está com muita vibração ??

[]s ...

jorgegaviao
16/05/2005, 12:16
Tirei o carro nesta na 2 feira passada e o pessoal que fazia a manutencao deste carro andou mechendo no motor apertando coisas e acho que devem ter soltado acidentalemtne o cabo do selenoide.. Mas agora estou comecando a ficar esperto e aprendendo a fucar nas coisas basicas.. O importante e que nao foi nada grave e que estamos na estrada novamente tudo em cima..

Marcio Raso
16/05/2005, 22:59
É isto ai companheiros. Soltar o cabo do selenoide é muito mais comum do que se pensa. Fiquem atentos ao funcionamento incorreto do motor, especialmente quando se tem certeza do estado dos filtros e qualidade do combustivel. Por falar nisto cuidado com diesel de baixa qualidade (especialmente aqueles baratinhos e em postos de pouco movimento de caminhões), vai pro s... tudo, bomba, turbina, consumo, filtros, motor e etc :D

_portela
17/05/2005, 11:58
Jorge,

:idea: Dica...Por melhor tratado que o carro tenha sido...Troque, de cara, todos os óleos, fluidos e filtros, lubrifique os rolamentos e toda a árvore de transmissão (aliás, coloque em sua lista de compra uma graxeira).
Evite andar com tanque abaixo de 1/2.

:!: Baixe os manuais de oficina em www.clubelandrover.com

Abraço e boa sorte

Flavio Mollo
17/05/2005, 17:35
Jorge,

isto acontece, aconteceu comigo no primeiro dia, passei por uma ondulação e soltou o cabo do solenóide, as malditas revisões de mecanicos mau humorados...
Levo uma tralha significativa no Molland, minha mulher finge que não ve...

Jogo chaves combinadas de 8 ate 21, outro jogo com catraca, caixa com fusíveis diversos, compre pelo menos dois de 30A e 60A dos grandões que vão dentro do motor... pedaços de fio, arame, lampadas sobressalentes, parafusos, porcas, importante - pelo menos um relé acho que é DNI202, mangueira do radiador, correia principal, chave de fenda e philips daquelas grandes, alicate de cabo amarelo, canivetes, lixas diversas (roube uma de unha da sua mulher, extremamente útil para lixar contatos oxidados), e mais alguns bagulhos que entopem o cubby box e todos os cantos possíveis, além de luz que liga no acendedor do carro ou na bateria, lanternas, pilhas, fosfóro, luvas... risos chega né...

[ ]s,
Flavio Mollo

Flavio Mollo
17/05/2005, 18:11
faltou um monte de coisa importante...
Fita silver tape, fita isolante, aquela fita sem cola, araldite, martelo de borracha, graxa, um pedaço de madeira forte de 40 cm para colocar embaixo do macaco, uma barra de ferro, um pedaço de madeira grande que de para colocar entre os pedais, papel higienico risos, daqui a pouco lembro de mais....

_portela
17/05/2005, 18:20
Silicone, travarosca, parafusos sobressalentes, porcas, arruelas, escova para dar uma limpeza, escova de dente, pedaços de mangueiras (principalmente a dos retornos dos bicos não podem, faltar), cera, coisas para reboque (cintas, etc. e tal), hammerite, algo como WD40...

_portela
17/05/2005, 18:21
EVA para ir acabando com os barulhos...

dan
17/05/2005, 21:25
Portela,

Por qual motivo deve-se evitar rodar com tanque abaixo da 1/2? É para não forçar a bomba?


[]'s
Dan

_portela
18/05/2005, 08:08
Dan,

Concentração de partículas em suspensão, bomba, ar...

Abraço

Luiz Castro
19/05/2005, 00:08
Não esqueça de procurar um posto de confiança que tenha um bom filtro e um separador de água.
Posto com equipamento novo, (tanque, tubulação e sistema de filtragem) influenciam muito na qualidade do óleo diesel, e a correta manutenção dos filtros do posto são fundamentais.

abraços

Luis Assis
19/05/2005, 00:28
Portela,

Por qual motivo deve-se evitar rodar com tanque abaixo da 1/2? É para não forçar a bomba?


[]'s
Dan

Nuca se sabe quando vai ter um próximo posto... esse é o motivo... :wink:
[]´s
Gustavo

Velho Russo
19/05/2005, 01:20
Também não tive muita sorte na 1ª incursão na terra com a minha...
Qdo comprei o carro, falei para o proprietário retirar o som, para baixar o preço e tudo mais, tinha bastante coisa.
Vim de SP, uma beleza...
Troquei óleos... fluídos... revisei uma coisinha ou outra...
Caí na terra, com 60 km de chão veio um buraco, o carro desligou td que dependia da chave na partida... já sabia que não era cabo da bateria, de resto estava acendendo td.
Fikei um tempinho ali caçando fio... e foi passando o tempo...
Andei uns 10 Km e consegui arranjar um tratorzinho pra me rebocar pra um vilarejo bem pequeno ... parei numa oficina (menor que muita borracharia) e qdo resolvi tirar o painel (onde ficam os relógios, etc... são só 4 parafusos), olhei com uma lanterninha e não é que o fio do neutro estava desplugado !!
O pessoal da loja deve ter mexido nos fios que vão no miolo da partida. Mas daí foi só reconectar e sair pro abraço.
Então, tb vale a pena conferir a elétrica no painel e ignição após a compra.

_portela
19/05/2005, 08:28
Por falar em posto...

Alguém sabe se este Diesel que a BR lançou está sendo distribuído para todas as outras marcas ou é uma exclusividade da BR?

Falo do Diesel com menos enxofre que foi lançado mês passado.

Na dúvida, só tenho abastecido em postos BR...

Abraço,

Luiz Castro
19/05/2005, 09:30
O Diesel metropolitano e produzido pela Petrobrás e distribuido para todas as distribuidoras. Os postos sâo obrigados a vender este diesel para contribuir com a redução de emissão de poluentes, portanto em qualquer posto você vai encontrar.
Tenho usado o Diesel aditivado da Shell e notei melhora no consumo e diminuição da fumaça.

_portela
19/05/2005, 09:33
OK Luiz!

Procuro também sempre colocar Diesel Aditivado.

Bom saber que todo mundo tem o tal Diesel com menos enxofre.

Abraço

jorgegaviao
20/05/2005, 22:47
Amigos:
A chuva estava muito forte na serra. Os rios ja estavam comecando a se espalhar e resolvi voltar e esperar pelo sol. Tenho uma pergunta: Adicao de querosene ao diesel comum em postos do interior (com movimento de outros carros a diesel e caminhoes) com forma de melhorar o desempenho, limpar o motor, etc, tem procedencia?? Tenho uma amigo que anda de Hylux e sempre adiciona, qdo longe dos postos com diesel aditivado, 1/2 L de querosene. Aguardo noticias.

Marcio Raso
21/05/2005, 09:35
teoricamente o querosene adicionado ao diesel melhora a limpeza e lubrificação do sistema bico/bomba entretanto em 2 ocasiões junto a postos de serviços Bosch dando manutenção no sistema (tive uma 110 e rodei 200.000 km) fui orientado a não utilizar esta mistura pois aumenta a carbonização nos cilindros. Só uso diesel comum e procuro abastecer em posto com bandeira e grande movimento. Luiz Castro tem razão quanto ao diesel metropolitano. Mais ai, com a chuva forte vem a lama e começa a diversão, vamos plantar, usar o guincho, aprender a sair dos enrroscos, usar a tração, o bloqueio, a marcha certa, enfim ter braço. Por aqui chuva agora so depois de novembro, ate la muita poeira. Prepare o seu KIT DE SOBREVIVENCIA com tudo que ja foi dito mais não se esqueça de ALIMENTO E AGUA, Sds

Eduardo Velo
21/05/2005, 10:00
O problema é que diesel metropolitano só tem nas grandes cidades , nas estradas é o diesel antigo ...
Qto ao Kit de sobrevivencia - se vc ver a tranqueraiada que eu levo na Jabiraca ...
E usa um monte de coisas , qdo está no aperto tudo serve ...

[]s ...

_portela
21/05/2005, 12:56
Jorge,

Aprincipal função do querosene adicionado ao Diesel não é a limpeza e sim não deixar o Diesel ficar muito viscoso em baixas temperaturas.

Para limpeza eu uso TUNAP 332 a cada 10mil km.

A STP fabrica um aditivo anticongelante e que de quebra ainda limpa todo o sistema de injeção. Não me recordo bem do nome, mas é o do frasco azul. Você pode ver em www.stp.com.br
Esta eu considero uma solução mais segura em vez da adição de querosene para rodar no frio...

Já que você pretende pegar temperaturas baixas eu pensaria também em baixar o índice de viscosidade de todos os óleos. T-case e diferenciais para 80W90 e Motor para 10W40 ou 10W50 ou 5W40...

Abraço,

jorgegaviao
21/05/2005, 15:04
Amigos:
agradeco as aulas.. Vou fazer minha licao de casa bem direitinho...
abracos
Jorge

_portela
21/05/2005, 18:46
Vou fazer minha licao de casa bem direitinho...


Jorge,

Tenho certeza disto :D

Hoje em dia não dá para a gente fazer nada de cara, por ouvir dizer, tem que pesquisar e perguntar e discordar muito...Assim a gente vai vivendo e aprendendo na era da informação...E quebrando menos a cara :wink:

:idea: P.S.: O nome do aditivo da STP é DIESEL FUEL TREATMENT.

Grande abraço.

wagnerlopes
21/05/2005, 22:12
O TUNAP 332 é bem interessante, mas sinto grande dificuldade para encontrar a venda, já encontrei o 336, mas este é para gasolina. Talvez por ser importado.

_portela
22/05/2005, 15:38
É Wagner,

Infelizmente o TUNAP 332 realmente não é fácil de encontrar. Aqui pelo Rio só acho em um único lugar...

Mas acho que no final das contas os STP farão o mesmo serviço coma mesma qualidade e a menor preço. Eu acabei de colocar o TUNAP 100mil,mas para 110mil irei meter STP, que é a metade do preço.

Abraço,
Portela

wagnerlopes
22/05/2005, 21:00
Portela,

Sua dica sobre o STP parece bem interessante!
Estive olhando o site da empresa e encontrei a especificação do SC Diesel Fuel Injector Cleaner. Acho que vou partir para ele mesmo, o TUNAP 332 está muito dificil de achar, principalmente aqui em Brasilia.
[]'s

_portela
22/05/2005, 21:17
Pois é Wagner e este Fuel Injector Cleaner ainda é de 1l (concentrado), dando para diluir e utilizar várias vezes...

Acho que o TUNAP, não que não seja bom, mas tem todo um "mistério" pelo fato de ser importado...

Abraço

Luiz Castro
23/05/2005, 10:09
Tenho usado também o Tunap 332, e o produto é realmente muito bom.
O Tunap 336 para gasolina também funciona que é uma maravilha, já concertei carro que vivia engasgando com este produto.
O interessante é que o fabricante recomenda o uso uma vez a cada 5000KM.
Vocês podem encontrar mais informaões no site www.lumobras.com.br

abraço a todos

wagnerlopes
23/05/2005, 10:39
Caramba 1l!
Pensei que fosse só o frasquinho de 300ml, igual ao Bardhal! :shock:
Não tem embalagem menor???

_portela
23/05/2005, 10:51
Wagner,

O menor é o DIESEL FUEL TREATMENT que, além de ser anticongelante também serve para limpar o sistema. Este que você citou (diesel fuel injector cleaner) eles classificam como super-concentrado e de "uso profissional", daí a embalagem de 1l.

Segue abaixo a descrição encontrada no site da STP:

"A mais avançada ferramenta para descarbonização e limpeza total do sistema de injeção de diesel;

:arrow: Tratamento de uso profissional para motores diesel;

:arrow: Cria uma película lubrificante nas partes em movimento;

:arrow: Dispersa a água melhorando o rendimento e prevenindo a corrosão das partes do sistema;

:arrow: :arrow: Produto concentrado, rendimento em dobro;

:arrow: Recupera a potência e a aceleração, auxiliando as partidas a frio e regularizando a marcha lenta;

:arrow: Reduz o consumo e a emissão de gases poluentes, colaborando com o meio ambiente.


:arrow: :arrow: 1 litro trata até 550 litros de Diesel Usar a cada 24.000 Km rodados."

Abraço.

wagnerlopes
23/05/2005, 15:22
Ok, Portela, agora entendi! :?

O anticongelante é para o combustivel? Fiquei na dúvida, quando citou em uma mensagem acima este DIESEL FUEL TREATMENT, porque não sabia que existia anticongelante para combustivel. Pensei que fosse para radiador, por isso me confundi.
Neste caso, não há nenhum efeito colateral em utilizar somente para a limpeza, o anticongelante vai ser meio dificil de fazer efeito por aqui!
:D

_portela
23/05/2005, 15:32
Neste caso, não há nenhum efeito colateral em utilizar somente para a limpeza


Não, sem problemas...

A questão do anticongelante é porque o Diesel tende a ficar altamente viscoso em baixas temperaturas...

Abraço.

jorgegaviao
26/05/2005, 11:45
Portela:
De quando em quando a gente deve colocao o SPT p diesel no combustivel??

_portela
27/05/2005, 08:56
Jorge,

Ainda não usei o STP, mas acho que entre 5 e 10mil km. O TUNAP 332 coloco a cada 10mil km.

Abraço,

dero
27/05/2005, 11:48
portela,

Até onde sei a Petrobrás fornece combusta para todas as marcas, menos uma (q nao me lembro agora qual) q faz importação direta, até a importação do combusta para suprir a demanda é feita via Petrobrás.

É importante tb ver o qto esse diesel foi reduzido de enxofre, pq se for uma redução significativa (50%) talvez seja necessária a mudança do óleo do motor para o Lubrax Top Turbo/Lubrax Extra Turbo (vai depender da especificação do motor), q tem menos sequestrante de enxofre (pois ambos sao p/ uso diesel/gasolina/álcool), pois se o diesel tiver pouco enxofre o óleo qtdade de sequestrante normal acaba se formando particulado sólido no óleo.

Acho q quem pode te informar com precisao é o membro marcelo nunes (acho q é esse o nome, se vc fizer uma busca nos tópicos de óleo vai encontrá-lo) q já trabalhou na Petrobrás.


valeu

_portela
27/05/2005, 12:07
Dero,

Eu trabalho na Petrobras, mas em uma área bem distante da de lubrificantes e como isto aqui é um monstro (são várias "Petrobrasis") e a área de distribuição não fica a cargo da Petrobras e sim da BR Distribuidora, fica até difícil descobrir isto internamente.

O que sei á este repeito é através da mídia. A redução foi em 50%. Como foi algo "drástico" não sei se é somente para Diesel BR ou se ela vai distribuir normalmente como faz com o resto. PArece que vai distribuir geral...

Eu já utilizo óleo compatível com o TopTurbo, API-CI. Estou rodando de Texaco Ursa Premium TDX.
Sempre procuro estar "up-to-date" com a classificação API.

Abraço,

_portela
27/05/2005, 14:19
Dero e demais,

Aí vai a informação correta sobre o novo Diesel da BR (que não é o Diesel metropolitano que já conhecemos e que é amplamente distribuído, como citou o Luiz. Trata-se de um novo produto com menos menos enxofre que o Diesel metropolitano de agora). A fonte das informações é a BR Distribuidora. O texto foi retirado do seguinte caminho http://www.br.com.br/portalbr/pdf/solucoes/SolucoesBR17.pdf

:arrow: "Batizado de diesel 500, por conter um teor de enxofre de 500 ppm (parte por milhão), possui 75% menos enxofre que o atualmente comercializado nas regiões metropolitanas. Hoje, o produto consumido nessas localidades contém dois mil ppm de enxofre.Inicialmente, o novo produto chegará aos postos da BR nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Baixada Santista, Belo Horizonte e Vale do Aço, onde se concentram 70% do consumo de diesel metropolitano no país. Nas demais metrópoles, o combustível chegará em janeiro de 2006."

Enfim, o texto é bem claro. Este Diesel só estará disponível nos postos BR e somente nas citadas regiões metropolitanas, por enquanto.

Abraço,

dero
27/05/2005, 16:28
portela,

A distribuidora q importa diretamente é a Ipiranga.

Bem lembrado da BR Distribuidora. :D

API-CI é compatível com o Top Turbo/Extra Turbo, mas não é multicombustível (gasolina/álcool), portanto deve ter sequestrantes de enxofre na medida padrão diesel. :twisted:

o Top e o Extra são para gasolina/álcool também, por isso TEM menos sequestrante de enxofre, senão=particulado sólido no cárter. :evil: por isso te falei pra tirar a dúvida com o marcelo nunes do forum, ele era da área de lubrificantes da BR.

valeu :mrgreen:

_portela
27/05/2005, 16:40
Dero,

A classificação "C (Commercial)" da API é referente aos motores de ciclo Diesel, mas alguns óleos como o Top e o Extra Turbo da BR, CI e CG, respectivamente, também atendem à especificações API para motores à gasolina "S (Station Service)". Ou seja, uma coisa não exclui a outra.
O Ursa Premium TDX (que utilizo agora) também atende a especificações "S", os Mobil Delvac acima de CF, dentre outros...incluindo, como já sabemos os BR.

Abraço,

dero
27/05/2005, 20:34
Ahh sim,

Entao vc já esta usando o óleo correto pra esse diesel. :D

valeu

Luiz Castro
30/05/2005, 16:21
Caros amigos,
Fiz uma consulta ao Sincopetro e confirmei que o Diesel S500 é obrigatóriamente vendido pelos postos que estão na área definida pela ANP através da resolução 12 de 22/03/2005 - DOU 23/03/2005. Portanto independente da bandeira do posto todos devem receber este combustível e o revendedor não tem escolha na hora da compra. A BR Distribuidora fornece este diesel para todas as cias de petróleo (Shell, Esso, Ipiranga, Petrobrás, Texaco, etc...), inclusive distribuidoras pequenas que revendem para postos bandeira branca.
Hoje o Diesel está classificado como:
- Óleo Diesel Automotivo S500
- Óleo Diesel Automotivo Metropolitano
- Óleo Diesel Automotivo Interior
Esta resolução também estabelece que o Diesel Metropolitano deverá conter o limite máximo de teor de enxofre de 500mg/Kg a partir de 2006.
Portanto nas regiões citadas pelo Portela somente encontraremos o S500, e o metropolitano na região de Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Vitória.

abraços

_portela
30/05/2005, 16:30
Beleza,

Quanto mais postos melhor :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraço 500 8)

rafaelfernandez
30/05/2008, 21:42
:parede::parede::parede::parede:Foi mal amigos. Respondi ao topico errado!!!:parede::parede::parede::parede: