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Ver Versão Completa : Air Bag x Parachoque de impulsão



GMC
11/04/2011, 08:53
Senhores,
fui comprar um PCI ( parachoque de impulsão) para minha ranger, porém o vendedor me desaconselhou a compra e instalação, pois segundo ele o fato da ranger ter air bag e os sensores serem atras do parachoque. Que em função deste fato qualquer pancadinha no pci poderia ocasionar a abertura do air bag .
Alguem saberia me confirmar esta informação?

Moisés S.M
11/04/2011, 10:05
Não sei se qualquer pancadinha pode abrir o air bag,oq eu sei é que as montadoras não recomendam o uso de quebra mato ou qualquer outro tipo de proteção na dianteira de veiculos equipados com air bag,isso pode atrapalhar na hora do sistema inflar,oq eu acho estranho é q a ford por ex.vende esse equipamento,tento air bag ou não,os engenheiros não devem aprovar isso!!
Eu tenho na minha, mesmo com air bag,nunca tive problemas,mas sei q se bater ela de frente pode ser q eles não funcionem corretamente...

dudarj
11/04/2011, 10:12
Os sensores dos Airbags costumam ser dentro das longarinas do chassis e não simplesmente atras de parachoque.

lcdalzoc
11/04/2011, 10:25
O air-bag é acionado quando o sensor detecta uma desaceleração x e não simplesmente pelo impacto.

GMC
11/04/2011, 10:28
senhores obrigado pelas respostas , irei pensar o que fazer.

Moisés S.M
11/04/2011, 10:33
Já tem um tópico semelhante a esse,da uma olhada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21589

GMC
11/04/2011, 10:41
ok obrigado, pesquisei mas usei paramentros errados por isso nao apareceu nada.

Nava
11/04/2011, 18:38
Concordo. O acelerometro mede, em qualquer lugar do carro, a aceleração negaiva da pancada e a central decide em abrir ou nao o airbag. Não será um ferrinho a mais na frente que vai mudar isso de forma a vc atropelar um poste e o dispositivo nao entender isso.

O que muda no seu carro, dependendo da pancada e do que vc por na frente é que vc pode amassar mais ou menos o seu e o do outro.

vieira912
12/04/2011, 08:51
Desde Quando o Sensor do Air Bag é no parachoque ou Chassi?????:parede:
o sensor fica dentro da cabine debaixo do banco do Motorista e ele mede a desaceleração e não o Impacto, pode colocar sem medo de ser feliz coloquei na Minha e até Hoje tudo Ok pois o Sesnsor não fica na frente da camionete e sim dentro da camionete.

até mais.:concordo:

carmopadua
12/04/2011, 09:19
Desde Quando o Sensor do Air Bag é no parachoque ou Chassi?????:parede:
o sensor fica dentro da cabine debaixo do banco do Motorista e ele mede a desaceleração e não o Impacto, pode colocar sem medo de ser feliz coloquei na Minha e até Hoje tudo Ok pois o Sesnsor não fica na frente da camionete e sim dentro da camionete.

até mais.:concordo:

Vieira , o cara ta certo o sensor é uma caixinha preta que fica presa na ante grade , onde ficam montados os farois e a grade . Ta aqui uma foto dele http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxLQ9R4D0LjNQQWMczSvsHkypq9w4CC YlT-LaUcqKSfPSGUmx8

vieira912
12/04/2011, 13:30
Aqui vai um esquema de Air Bag SRS olhem que o sensor de desaceleração é debaixo do Banco este site até ensina como resetar, http://www.elvsolutions.org/removing_airbags.html
já resetamos varios de Hilux, L-200, E Rangers e em todas fica debaixo do banco se fosse assim qualquer batidinha detonaria as bolsas de air bag e vocês podem ver que lá fora este sistema existe desde 1989 nos Audi.

até mais:concordo:

carmopadua
12/04/2011, 19:52
Que eu saiba essas caixinhas acionam o airbag quando sao quebradas e mandam uma informaçao para a central que por sua vez abrem o airbag por isso o problema do parachoque de impulsão que atrapalharia a deformaçao e nao abriria o airbag . Por isso que ja vi rangers capotadas mas sem afetar muito a frente estarem com o airbag intacto .

Maurício Fernandes
12/04/2011, 20:24
tem carro que o sensor é no cinto de segurança.
não tem nada a ver o parachoque.
é por desaceleração

guga100
12/04/2011, 21:01
O acelerômetro fica localizado dentro do próprio módulo do air-bag. E geralmente este módulo fica localizado ali no console central, entre os bancos do motorista e do carona.
Este sensor que fica no cinto que o mauricio comentou é para o retrator do cinto de segurança. Na hora do impacto, quando o módulo interpreta uma desaceleração muito brusca, ele envia um sinal para o retrator do cinto que dispara uma carga que aperta o cinto, porque na hora do impacto o cinto comun deixa a pessoa se locomover cerca de 15 cm para a frente, correndo o risco de acertar a bolsa do air-bag enquanto ela esta inflando.

Na verdade este sensor no cinto não existe(pelo menos nos carros da Ford) só existe o acelerômetro dentro do módulo, caso o veiculo tiver bolsas laterais vai mais um sensor dentro do módulo para desacelerações laterais.

Thiago Macedo
12/04/2011, 23:56
Aqui vai um esquema de Air Bag SRS olhem que o sensor de desaceleração é debaixo do Banco este site até ensina como resetar, http://www.elvsolutions.org/removing_airbags.html
já resetamos varios de Hilux, L-200, E Rangers e em todas fica debaixo do banco se fosse assim qualquer batidinha detonaria as bolsas de air bag e vocês podem ver que lá fora este sistema existe desde 1989 nos Audi.

até mais:concordo:

Isso é a central, em alguns carros ela fica no cofre. Se você desmontar o parachoques vai ver uma pecinha (amarelo marca texto) em cada longarina. Tudo que você ver no seu carro com essa cor, é referente ao sistema SRS. Tire o acabamento da coluna e olha o tensor do cinto de segurança... vai ter o plug nessa cor também.

Em baixo do reservatório tem um acelerometro:

http://i17.photobucket.com/albums/b89/thiagomacedo/DSC_7423.jpg

O da coluna:

http://i17.photobucket.com/albums/b89/thiagomacedo/DSC_2767.jpg

Se olhar a caixa de fusível, vai ver o plug amarelo também. Ali pode fazer jumper pra zerar a central e apagar algum erro gerado pelo sistema.

A foto da coluna foi quando desmontei pra limpar os contatos do tensor, pois o erro vinha dele e a luz SRS acendeu. Descobri quando passei o scaner.

O acelerometro não precisa sofre o impacto pra armar ou não o airbag.

Thiago Macedo
13/04/2011, 00:09
Aqui mostra perfeitamente o esquema, baseado na Hilux.

http://www.pakwheels.com/forums/4x4-clubs-off-roaders-suv/129547-bodylifting-hilux-vigo

carmopadua
13/04/2011, 06:31
O que esta em pauta aqui é a Ranger e nao hilux e fit , realmente o unico carro que ja vi com esses censores é a ranger . Entao para responder a pergunta do companheiro vamos pesquisar o funcionamento do airbag da ranger .

vieira912
13/04/2011, 08:58
Me Desculpem mais a Ranger REALMENTE tem um sensor de detonação atrás do Parachoque Dianteiro bem no meio entre o parachoque e o radiador,

http://1eww7a.blu.livefilestore.com/y1pL7uvhqMBu7s-ZkB6jWFbb_Lwd6MLEN3yj82L3smgebwipkdU52OJd7oBu0rAXF WMAUeOv3j4b7HHNSOOY_RugQ/10043b13%204l5z%20aa%20a.JPG

vieira912
13/04/2011, 09:09
Segundo opinião de 4 Colegas que Trabalham na Area de 4x4 já instalaram muitos parachoques e Grades de impulsão em Camionetes com Air Bag, segundo ele o segredo é dá um espaço entre a grade de impulsão e o parachoque, e o mesmo não detona com impactos fortes nem trepidações, e para detonar as bolsas tem que ser a comninação da "CAIXINHA" com o modulo de desaceleração do Air Bag, até Hoje em muitas camionetes que ele instalou Nenhum cliente reclamou de detonação indesejada.

Eu Mesmo sou prova disto tenho uma Frontier com Air Bag e Grade de impulsão com chapas de aço de 5mm e pesa 22kg e até Hoje Tudo OK muitas trilhas e aventuras. Olhem As fotos ai Abaixo até Mais:concordo:

http://www.flickr.com/photos/60729616@N00/5424222171/

http://www.flickr.com/photos/60729616@N00/5424823052/

Thiago Macedo
13/04/2011, 21:22
O que esta em pauta aqui é a Ranger e nao hilux e fit , realmente o unico carro que ja vi com esses censores é a ranger . Entao para responder a pergunta do companheiro vamos pesquisar o funcionamento do airbag da ranger .

Primeiro, meu dileto colega, sensor é com s.

Segundo, das minhas fotos, eram dos meus carros... fit e civic.

Terceiro, sistema de SRS é igual tanto pra um Picanto, quanto pra uma Ranger, uma F-250, etc. Então o esquema da Hilux serve para ilustrar, que mesmo em uma pickup, nada difere para um carro pequeno.

Penso que a pergunta está mais do que respondida. Mas se tiver algo a acrescentar, estarei disposto a aprender.

Thiago Macedo
13/04/2011, 21:36
Segundo opinião de 4 Colegas que Trabalham na Area de 4x4 já instalaram muitos parachoques e Grades de impulsão em Camionetes com Air Bag, segundo ele o segredo é dá um espaço entre a grade de impulsão e o parachoque, e o mesmo não detona com impactos fortes nem trepidações, e para detonar as bolsas tem que ser a comninação da "CAIXINHA" com o modulo de desaceleração do Air Bag, até Hoje em muitas camionetes que ele instalou Nenhum cliente reclamou de detonação indesejada.

Eu Mesmo sou prova disto tenho uma Frontier com Air Bag e Grade de impulsão com chapas de aço de 5mm e pesa 22kg e até Hoje Tudo OK muitas trilhas e aventuras. Olhem As fotos ai Abaixo até Mais:concordo:

http://www.flickr.com/photos/60729616@N00/5424222171/

http://www.flickr.com/photos/60729616@N00/5424823052/

Pode ter alteração sim, mas em caso de batida. Esses sensores são acelerometros.

Os carros são feitos para amassar bem quando bate, dissipando a energia e reduzindo a desaceleração... por isso se vê muito carro completamente destruído após um acidente e as pessoas não morrem. Meus pais lembram que os carros antigamente tinha "chapas" e não amassavam fácil... em uma batida com esses carros você fica igual a uma sardinha enlatada.

O pc de de impulsão, dependendo do material e ponto de apoio, deixa o carro mais rígido. Em uma batida, ele vai sofrer uma desaceleração maior, por "prejudicar" a deformação programada (a exemplo, o Fit quando bate de frente, suas portas fazem o movimento de correr para não travar e facilitar o resgate) e vai acionar o air bag.

Não é o impacto que a peça sofre, mas a desaceleração. Já bati com o Fit bem devagar, mas o radiador e condensador (onde os sensores estão presos) tiveram que ser substituídos, mas o air bag não abriu. Foi preciso fazer o reset na central do SRS, porque a luz do painel acendeu ao detectar uma desaceleração mais forte, mas não a ponto de acionar o sistema.