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Ver Versão Completa : Diferença entre Hilux 2.8 e 3.0???



elmestizo
10/04/2011, 19:20
PessoALL,

Já tive hilux uma sw4 2.8 e uma hilux cd 3.0 e sempre achei o motorzinho beeeeeeeeem fraco, agora apareceu a oportunidade de comprar uma hilux com motor 3.0.

Na pratica, alguém sabe dizer as diferenças entre os dois motores? o 3.0 é muito superior?

Abraço
LM

Leonardo Dic
10/04/2011, 20:54
LM quando tinha a 2.8 japa aspirada 87cvs no manual, com um tapa na bomba, meu primo tinha uma argentina 3.0 2002 e nao andava junto comigo nao, a dele constava 88cvs no manual, e bomba lacrada, a minha fazia mt mais fumaça tb. As 2 tinham pneu 265/75-16.
Talvez se comparar uma 2.8 argentina com a 3.0 de alguma diferença, mais acho mt pequena.

A diferença é apenas no diametro do pistao: cursoxdiametro- 3.0 = 96x99.5 2.8 = 96x96
Inclusive as bielas sao iguais e tx compressao tb 22.

Depois de turbinada as 2 ficaram boas, mais a minha com o kit do rasch ficou melhor, pois turbina e intercooler sob medida, a 3.0 foi colocado um kit spa sem intercooler e com uma T2.

A 3.0 tb tem a mesma relaçao de cambio e diferencial das 2.8, muito curta depois da turbina, o q chama um 33 ou uma 4.10 no diferencial.

Eu acho q pra quem tava acostumado com o 14B vitaminado, nao vai gostar do 5L aspiradinho.

Outro dia fui e voltei ate Botucatu numa SW 98 3.0 turbo 1kzt achei mt boa. Bom torque aliado a relaçao mais longa, mt conforto. Mais tem a fama do cabeçote de aluminio...

Tb to procurando uma viatura, e quando penso em td serviço e gasto q tive na japa 2.8 pra deixar boa, turbo, intercooler, alongar diferenciais, começo a pensar em arriscar num 1kzt.
Será?
Abraço

elmestizo
10/04/2011, 21:17
Diccini,

Estou exatamente no mesmo dilema.

Penso, pesquiso, faço conta.. mas eu tenho pé pesado e gosto de potencia, não sei se o 1kzt combina comigo não..

Sabe de alguma japa a venda por ai?

Abraço

J Pinto
11/04/2011, 20:18
Boa, sou novo aqui no forum mas gosto de ler sobre carros, recente adquiri uma SW com motor 1kzt, uns 5 meses já, meu primeiro diesel pois sempre tive carro gasolina de 2000cc acima, só ando forte e diesel é meio fraco por isso só arrisquei agora, na compra pesquisei e li sobre o problema que dizem esse motor ter, já comprei ela com tal defeito, a junta queimada, mandei em mecanico de confiança meu e o antigo propriet. pagou a maior parte da despesa, troquei cabeçote, helice, e radiador, fora as demais peças obrigatórias (junta, filtro, oleo, correias), hj estou muito satisfeito, carro com bom torque, não alivio meu pé na cidade, nem estrada, que por sinal meu mecanico (amigo) diz ser loucura, mas só viajo entre 150, 160, toda original, e o motor não apresentou mais nada, eu acho que o problema está em que dirige, só uso aditivo no rad. e oleo de qualidade no prazo correto, já tive outro carro que quis esquentar e como ando com atenção, percebi a mudança de temperatura e esperei esfriar para continuar até em casa. Bem para mim carro muito bom e o motor bem confiável.

schinzel
12/04/2011, 22:22
Poxa Leonardo Dic,

Você com todos os seus relatos e histórias da Hilux CD 2.8 preparada pela Rasch que me deram confiança para comprar uma SW4 2.8 - 1994.

Comprei ela pela fama de durável e "tanque de guerra", concordo contigo, já enfiei um saco de dinheiro na minha, mas não me arrependo, com o que gastei teria comprado uma 1998, mas estou contente com a minha. Ainda mais que consigo usá-la no dia a dia e finais de semana hehehehhehe.

Enfim, a brincadeira é sempre boa.

Espero que logo consiga voltar para o mundo dos Toyoteiros.

Abs.

Samuel Junior
09/03/2020, 12:57
Fala pessoal, criei um tópico parecido no fórum da Ford perguntando sobre a Ford Ranger, então pergunto aqui tb.

Eu tenho um Troller 2007 3.0 e o uso para ir para meu sítio e o carro, por si, tem pouquíssimo conforto, tentei dar um pouco mais de conforto colocando amortecedores Off-Shox, melhorou, mas ainda sim não é o ideal, precisaria colocar mais dinheiro nele para deixar com mais conforto e não estou disposto a fazer mais do que já foi feito (colocar molas importadas seria muito caro, ainda mais agora com o derretimento do real frente o dólar). Aliado ao pouco conforto, sempre que preciso levar algo mais pesado ou de maior volume para o sítio tenho que usar uma carretinha/engate. Estou pensando em comprar uma caminhonete para o sítio e o caminho tem muita costela de vaca. Gosto muito do meu Trollerzinho, mas está complicado com estas desvantagens, eu não o uso para trilhas que seria o ambiente "natural" dele.

Estava conversando com um amigo e ele me recomendou a S10 a diesel, falou que se eu quero uma manutenção mais simples e menos problema com manutenção devo optar por uma versão que utiliza bomba injetora, em vez de bomba de alta pressão com bicos eletrônicos. Também recomendou a Hilux quadrada dizendo que é um verdadeiro tanque de guerra.

Baseado nisto, estou em dúvida entre S10 e Hilux. Daí pesquisando sobre Hilux, como quero simplicidade ao máximo com menor custo de manutenção possível, estou cogitando pegar uma do tipo aspirada em vez de turbo diesel para evitar problemas com bomba injetora, turbo (se precisa fazer manutenção) ou manutenção dos bicos.

Estava lendo na internet opinião de donos e coisas sobre ela e me surgiram algumas dúvidas.

1 - Sei que mecânica Toyota é muito resiste, mas se a Hilux 1998-2004 aspirada precisar trocar/reparar a parte mecânica, é caro ou complicado pra arrumar peças? Pelo que vi é um carro importado.
2 - Existe muita diferença de performance entre a 2.8 e a 3.0 aspirada?
3 - Estava olhando a ficha técnica de ambas, a 2.8 tem 77 cv, a 3.0 é 91 cv e, de acordo com a ficha técnica, a 3.0 é mais econômica, isto é verdade?
4 - Como é o conforto dela na estrada de terra com muita costela de vaca? Ouvi dizer que é meio dura e não é macia como a S10.
5 - Quais os principais problemas do carro? Tem algum problema crônico? Ou a fama de tanque de guerra e projeto bem feito é real?
6 - É visada pra roubo?

Por enquanto são estas as questões, valeu. :)

Samuel Junior
09/03/2020, 15:46
Baseado nisto, estou em dúvida entre S10 e Hilux. Daí pesquisando sobre Hilux, como quero simplicidade ao máximo com menor custo de manutenção possível, estou cogitando pegar uma do tipo aspirada em vez de turbo diesel para evitar problemas com bomba injetora, turbo (se precisa fazer manutenção) ou manutenção dos bicos.

Só um adendo, quando digo que tenho como objetivo ter custos baixos e falo da bomba e bico das aspiradas, estou supondo que a bomba injetora e os bicos da aspirada são mais simples que as turbos sendo mais baratas, ou não há diferença para a bomba e bico das que usam turbo?

Sergio c
09/03/2020, 21:21
Geralmente, se for turbo de fábrica, tem bicos com um pouco de maior vazão e talvez um LDA na bomba injetora, o que para custos, são praticamente inexistentes entre um e outro sistema. O que muda da água pro vinho em termos de custos é entre um carro com bomba injetora das antigas e as novas, com injeção eletrônica, aí o furo é mais embaixo hehe.
Só um adendo, quando digo que tenho como objetivo ter custos baixos e falo da bomba e bico das aspiradas, estou supondo que a bomba injetora e os bicos da aspirada são mais simples que as turbos sendo mais baratas, ou não há diferença para a bomba e bico das que usam turbo?

Samuel Junior
10/03/2020, 15:51
Valeu Sérgio por tirar essa dúvida, achei que tivesse alguma diferença das aspiradas mesmo para as turbinadas de fábrica pq quando vão preparar um carro de aspirado para turbo muitas vezes usam bicos de maior vazão, por consequência achei que os bicos fosse mais caros ou tivessem manutenção mais cara. Se o preço de manutenção das aspiradas para as turbinadas são irrisórios, talvez vala a pena a turbinada, exceto se por ventura o turbo ou outro componente do turbo der problema e precisar de manutenção.

Mas bem, enquanto ninguém responde, ao criar este tópico me foi recomendado pelo sistema alguns tópicos, são eles:
1 - Potencia Hilux aspirada.
2 - Frontier 2.8 ou Hilux 2.8 (Aspirada)? (zero respostas neste tópico)
3 - Hilux DLX 4X4 Aspirada
4 - Hilux 3.0 aspirada 2003

Estes que eu li já tirou algumas dúvidas parciais. Vou colocar aqui o que cheguei a conclusão até agora o que pode ajudar novatos em Hilux como eu:

- Ao que parece 2.8 e 3.0 aspiradas tem desempenho muito parecido, aliás para quem está acostumado com carros de maior performance (como é o meu caso com meu Troller 3.0 TD 163 cvs) a aspirada pode parecer um castigo divino, é muito fraquinha.
- Por conta disto uma galera tem investido um dinheiro na aspirada para transformá-la em turbo.
- Não entendi o motivo, mas o pessoal prefere, no geral, a 2.8 aspirada em vez da 3.0 aspirada. Inclusive para turbinar.
- Para quem pensa em turbinar a Hilux aspirada, talvez vala a pena comprar a 3.0 turbinada de fábrica, vide os gastos e outros problemas para resolver (com a desvantagem que as de fábrica não tem intercooler).

Por enquanto é isto, mas as perguntas estão abertas para quem quiser dividir um pouco seus conhecimentos. :)

Sergio c
10/03/2020, 17:03
Se não estou enganado teve uma leva de 3.0 que saíram com cabeçote de alumínio e as vezes dão problemas de superaquecimento.

TCHEIGOR
12/03/2020, 00:19
Se não estou enganado teve uma leva de 3.0 que saíram com cabeçote de alumínio e as vezes dão problemas de superaquecimento.

Acho que cabeçote de alumínio só as SW4 97/2001 que tem motor 30 1kzt e 1kzt-e. O 3.0 da pickup se não me engano é o 5L

Sergio c
12/03/2020, 08:33
Valeu amigo.
Acho que cabeçote de alumínio só as SW4 97/2001 que tem motor 30 1kzt e 1kzt-e. O 3.0 da pickup se não me engano é o 5L

AlonsoFausto
12/03/2020, 10:04
Acho que cabeçote de alumínio só as SW4 97/2001 que tem motor 30 1kzt e 1kzt-e. O 3.0 da pickup se não me engano é o 5L



As Hilux de 2002 até 2004, 3.0 turdo, são equipadas com o mesmo KZTE das SW4 2001/2002, com cabeçote de AL. As 3.0 maçarico é que são com o 5L.

AlonsoFausto
12/03/2020, 10:12
Samuel,

Esperar melhor conforto em uma pick-up (feixe de molas na traseira, feita para carregar peso) em relação ao Troller, acredito não ser o caminho....

Se a questão é apenas conforto, pense em uma SW4 (molas helicoidais na traseira). Pick-up são duras por natureza, a não ser as mais novas Frontier e RAM com molas helicoidais na traseira, mas aí acredito que estão fora do orçamento que você está disposto.

Não se engane, sair de Troller com 163cv para uma Hiluquinha 2.8 maçarico será um martírio, eu não conseguiria (sei bem o que estou falando, tenho uma Hilux 1994, uma SW4 2002 e uma SW4 2008).

Pense com muita calma na sua troca e avalie o que realmente precisa e quer.

Considere Sw4, Pajero e afins, se realmente a troca será apenas por maior conforto.

Abraço

Samuel Junior
12/03/2020, 16:40
Obrigado Alonso pela resposta. Bem eu acho que qualquer caminhonete já será, por natureza, mais confortável que o Troller, o Troller possui eixo rígido na frente e atrás, o que já complica a questão do conforto, mesmo tendo molas helicoidais na frente e atrás. Mudei os amortecedores do meu, melhorou uns 30%, mas ainda continua incomodando as costelas de vaca.

Pelo que já experimentei a S10 mais antigas (andei em uma ano 2003) é bem confortável na estrada de terra. Eu realmente não entendo o motivo, quando eu olho as especificações técnicas dela comparando-a com outras caminhonetes da mesma época (Ranger, Frontier, Hilux, etc) no geral são muito parecidas. Tanto o peso, como o tamanho, como o tipo de eixos que possuem (independente com braços sobrepostos na frente e eixo rígido atrás) e quanto ao tipo de elemento elástico que possuem (barra de torção na frente e feixe de molas semi elípticas atrás).

Já escutei de pessoas que Hilux "quadrada" das mais antigas são mais duras que a S10, então eu realmente não sei os motivos pelos quais a S10 é a campeã das caminhonetes mais antigas. Inclusive por isto a Hilux não tem sido minha preferida neste aspecto.

Sobre a potência vc tem razão, mais um motivo pelo qual a Hilux "quadrada" não está mais entre as minhas preferidas. A 3.0 turbo tem 116 cvs, enquanto a S10 e a Frontier usando o mesmo motor MWM 2.8 tem 132 cvs. Atualmente estou tendente a pegar mais a Frontier, mas vamos ver, é difícil analisar vários fatores, mas com certeza o fator conforto (não espero o conforto de um sedan na estrada de terra rsrs) tem um peso muito grande.

Sergio c
12/03/2020, 18:02
Frontier com o motor MWM 2.8 eu acho melhor que as outras camionetes que citastes acima. Tive uma 2006 Attack por dois anos é foi só alegrias, além de ser confortável tb, sem ser molenga nas curvas.

Samuel Junior
13/03/2020, 08:15
Bom saber Sérgio sobre a Frontier, isto ajudou a formar meu convencimento.

Bem sobre as perguntas iniciais sobre a Hilux, acho que estou satisfeito apesar de não ter tido todas elas respondidas. Obrigado a todos.

Chucho Melo
14/03/2020, 15:04
As Hilux de 2002 até 2004, 3.0 turdo, são equipadas com o mesmo KZTE das SW4 2001/2002, com cabeçote de AL. As 3.0 maçarico é que são com o 5L.

Isso mesmo. Para as pick ups o motor 3.0 tirbo de 2002 a 2004 é o kzte que inicialmente tinha fama de dar problema em cabecote de aluminio. Que tem e cuida do sistema de arrefecimento nao tem problemas.

Sobre o conforto, tenho uma macarico 2002 e é igual um caminhao velho. Nunca andei em um troller, mas tenho duvidas de que a cam8nhonete seja mais confortavel. Nao troco a minha, mas se buscas conforto nao é nessas toyotas que vais achar.

Chucho Melo
09/04/2020, 19:42
Minha opinião Samuel, tenho uma 3.0

1 - Sei que mecânica Toyota é muito resiste, mas se a Hilux 1998-2004 aspirada precisar trocar/reparar a parte mecânica, é caro ou complicado pra arrumar peças? Pelo que vi é um carro importado.
Não é difícil achar peças e muitas peças da 2.8 são as mesmas da 3.0

2 - Existe muita diferença de performance entre a 2.8 e a 3.0 aspirada?
Na minha opinião, muito pouca diferença.

3 - Estava olhando a ficha técnica de ambas, a 2.8 tem 77 cv, a 3.0 é 91 cv e, de acordo com a ficha técnica, a 3.0 é mais econômica, isto é verdade?
Não sei te dizer ao certo, mas suspeito que a 2.8 seja levemente mais econômica. A minha 3.0 faz 10km/l no uso misto.

4 - Como é o conforto dela na estrada de terra com muita costela de vaca? Ouvi dizer que é meio dura e não é macia como a S10.
Dura que parece um caminhão.

5 - Quais os principais problemas do carro? Tem algum problema crônico? Ou a fama de tanque de guerra e projeto bem feito é real?
Não sei de problema crônico, tem que fazer a manutenção normal e a suspensão é menos resistentente, por motivos obvios que as anteriores com feixo de molas, pivô e essas coisas tem troca frequente quando usados direto nessas costelas, o que é normal. Mas no geral tem mecânica simples e bomba injetora, quase nada eletronico. Ela é muitíssimo espartana.

6 - É visada pra roubo?
Não sei te dizer, depende de onde mora.

São impressões de dono, não muito especialista.

Samuel Junior
02/10/2020, 17:00
Fala pessoal, acabei optando mesmo por um Hilux 2.8 ano 1999 modelo 2000. Muita gente me falou pra pegar uma Hilux em vez de Frontier ou S10, acabei convencido e peguei. A minha eu comprei com turbo, então ela tem bem mais fôlego em baixa, podendo ultrapassar com mais segurança, por exemplo. Comprei por 31 mil, o turbo veio praticamente de graça, estava em bom estado de conservação no geral, mas já tive que fazer uma manutenção geral nela que ficou uns 5 mil. Mas agora ela está tudo bem. Já usei ela ir para o sítio e é bem mais confortável que o Troller, mas na costela de vaca pesada ainda trepida bastante, isto aí vou tentar resolver com o tempo, com o kit jumelo conforto e um amortecedor de marca melhor (provavelmente Off-Shox, meu Troller tinha).

A caçamba dela é bem melhor que da S10 que tem aqueles "ganchos" laterais do lado de fora que permite passar as cordas por eles, na S10 (mais antiga) só tem por dentro, o que é mais trabalhoso arrumar as cargas se as mesmas ocupam muito volume na caçamba.

A minha não veio com macaco, qual é o macaco original dela? Ou qual o mais adequado para ela que não seja original?