PDA

Ver Versão Completa : Cambio 240v + flange da enfer + t-case da band



guilhermeabreu
09/04/2011, 19:22
A todos que colocaram esta configuração nos ENGESAS/CAMPER .

Coloquei este conjunto ha 4 anos e funcionou beleza até então , o meu FLANGE da ENFER foi confeccionado em uma chapa de aço de +- 30mm de espessura , a que o CARLOS SIQUEIRA comprou da ENFER tb foi de alumínio fundido de aspecto não muito bonito .

O ROGERIO ( ROGER NUNES ) que instalou as duas , a minha e a do CARLOS SIQUEIRA .

Não entendí o pq que a ENFER mudou o material na produção do FLANGE .

Mas a minha nunca deu nada e a do CARLOS SIQUEIRA qdo chegou no Rio de Janeiro , +- 10 dias depois começou a vazar muito óleo o que o deixou na mão , ele verificou lá no Rio mesmo que os parafusos de fixação haviam folgado e foi usado cola de rosca e bem apertado , como foi feito no meu , eu acredito que o alumínio deve ter deformado um pouco e agora o CARLOS SIQUEIRA não falou mais nada , foi apenas reapertado lá no Rio e não folgou mais .

MAS AGORA no meu caso começou a vazar muito óleo na junção entre a CAIXA DE MARCHA e o FLANGE da ENFER .

O ROGERIO retirou todo o conjunto para analizar o que possa ter acontecido , ele imaginou que tivesse ocorrido a mesma coisa que aconteceu na do CARLOS SIQUEIRA e para surpresa dele estava tudo OK , tudo apertado todas as juntas no lugar , retentores OK , eu qdo fui trocar o óleo do motor o cara me avisou que inha vazamento na caixa e completou com 2.750 ml na caixa de marcha e 1.500 ml na T-CASE ou seja foram 4.500 ml nas duas caixas , ou seja estava prativcamente vazia , SE NÃO VOU TROCAR O ÓLEO DO MOTOR , TERIA UM PREJUÍZO ASTRONOMICO .

Mas 15 dias após , ontem deixei o ENGESA no ROGERIO e ele me disse que só tinha +- 1000 ml de óleo , vazou muito em 15 dias e ele não viu por onde o óleo saiu , viu sim mas não detectou por onde , sabe que foi entre o FLANGE da ENFER e a CAIXA DE MARCHA .

O ROGERIO observou que na T-CASE da BAND tem uma CAVILHA NA DIREÇÃO DE UM ORIFÍCIO QUE TEM NA CAIXA DE MARCHA , ele acha que ESTE ORIFÍCIO NA CAIXA DE MARCHA é para que o óleo que sai da CAIXA DE MARCHA PELO ROLAMENTO DO EIXO TEM A FUNÇÃO DE RETORNAR ESTE ÓLEO A CAIXA DE MARCHA NOVAMENTE ATRAVES DESTA CAVILHA QUE TEM NA T-CASE .

Ou seja : o óleo que sai da caixa de marcha pelo rolamento do eixo e retornaria a caixa de marcha pela cavilha ( depressão ) que tem na t-case , esta cavilha na t-case faria a comunicação entre a t-case e a caixa de marcha E NO FLANGE DA ENFER NÃO TEM ESTA CAVILHA PARA FAZER O ÓLEO QUE SAI PELO ROLAMENTO RETORNAR A CAIXA , CRIANDO ALÍ UMA PRESSÃO . Ele fará um rebaixo/cavilha no FLANGE da ENFER na direção do orifício da CAIXA DE MARCHA como tem na T-CASE da BAND .

Saí de lá hoje cedo e não ví o resultado .

O ROGEIRO me disse que irá fotografar tudo e postar aqui .

O que ele ficou intrigado foi o pq que durou 4 anos sem vazar nada e esta vazando agora com tudo no lugar e tudo muito bem apertado .

VAMOS AGUARDAR

FernandoPedro
09/04/2011, 19:31
Olá Dr. Guilherme, ótimo depoimento.

A configuração do meu Engesa tb está assim, vou ficar de olho no tópico e tb no vazamento. Faz por volta de 3 anos que fiz esta adaptação, e ainda não tive nenhum problema, e espero que continue assim... rsss.

Abs.

guilhermeabreu
09/04/2011, 19:45
Olá Dr. Guilherme, ótimo depoimento.

A configuração do meu Engesa tb está assim, vou ficar de olho no tópico e tb no vazamento. Faz por volta de 3 anos que fiz esta adaptação, e ainda não tive nenhum problema, e espero que continue assim... rsss.

Abs.

AMIGO FERNANDO PEDRO

Como vc viu meu relato , no meu caso durou 4 anos sem nenhum problema .

O que estou relatando é mais para que os amigos que tem esta configuração FICAREM MAIS ATENTOS AOS NÍVEIS DE ÓLEO DAS CAIXAS ( DE MARCHA E T-CASE ) .

Não quer dizer que vcs terão tb este problema , MAS QUE TEM ESTA CAVILHA NA T-CASE NA DIREÇÃO DO ORIFÍCIO DA CAIXA DE MARCHA , ÍSTO TEM E NO FLANGE DA ENFER NÃO TEM , " DEVERIA TER " .

É por ísto que o ROGERIO irá fazer esta CAVILHA NO FLANGE .

Kim
09/04/2011, 19:55
Minha contribuição.

Dr. Rodou 4 anos sem problemas, certo?

Então, verifique os respiros.

Tive um problema sério de vazamento pelo retentor do diferencial traseiro.

Vazava bastante, e trocava o retentor, vazava.

Diagnóstico?

Respiro obstruído!

Limpei o respiro, e o óleo ficou na bolota do diferencial!

Criava pressão interna quando andando, e o óleo saia pelo retentor.

É a minha contribuição!

Casa da transmissão4x4
09/04/2011, 21:43
Minha contribuição.

Dr. Rodou 4 anos sem problemas, certo?

Então, verifique os respiros.

Tive um problema sério de vazamento pelo retentor do diferencial traseiro.

Vazava bastante, e trocava o retentor, vazava.

Diagnóstico?

Respiro obstruído!

Limpei o respiro, e o óleo ficou na bolota do diferencial!

Criava pressão interna quando andando, e o óleo saia pelo retentor.

É a minha contribuição!

Dr. Guilherme isso que o kim disse e uma otima observação, se tiver com algum ponto entupido a pressão aumenta muito, em alguns casos danifica o retentor ou junta . Outra observação e a questão do oleo, será que colocaram o oleo correto ? Vou ficar atento tambem porque vou colocar uma flange desta no meu jipe .
Abraço a todos.

MaGao
09/04/2011, 22:17
Gruilherme,

Meu irmão usa essa config e não vaza nada.. nem baixa nada.. ta tudo normal.. o problema do meu irmão é somente a solda da engrenagem que nenhum torneiro acertou aqui fazer.. ja mandei pra rota4x4 a engrenagem pra eles soldarem e mandarem pra ca..

Abraços,

guilhermeabreu
09/04/2011, 23:39
KIM E OUTROS

Todos os respiros estão desobstruídos , sem problema neste aspecto inclusive dos diferenciais , todos revisados e reconfirmados agora , todos desobstruídos .

Qdo coloquei aqui é pq é coisa nova acontecendo , lembrando que todos os retentores estão OK intactos , é coisa nova mesmo , o ROGERIO irá colocar fotos ainda pra vcs verem .

MAGAOZINHO , como falei , o meu tb nunca vasou nada , mas agora não vasa , entorna quase todo o óleo das caixas em 10 dias de após ter completado , chega a lavar o chassi e sujar a traseira do ENGESA com os respingos que é sugado pelo vácuo que forma atras do jipe .

VAMOS AGUARDAR O ROGERIO SE MANIFESTAR , pq não estou acompanhando o serviço para dizer mais alguma coisa .

Não estou plantando terrorismo a respeito do FLANGE da ENFER , é só um alerta pra vcs ficarem de olho no nível de óleo das caixas .

A MANEIRA MAIS SIMPLES QUE OBSERVO QUE ESTA VASANDO ÓLEO POR BAIXO ( CAIXAS E/OU DIFERENCIAL ) É QDO VEJO RESPINGOS DE ÓLEO NA TRASEIRA DO JIPE . NÃO TEM ERRO , SE ÍSTO ACONTECER COM VCS DA UMA CHECADA NO NÍVEL DO ÓLEO E OLHE DE ONDE QUE ESTA VASANDO , É SIMPLES .

CARLOS SIQUEIRA
10/04/2011, 12:20
Guilhermão, o susto é grande mesmo. O meu kit foi comprado na PIRADIESEL, indicada aqui no forum e não da ENFER, realmente a flange de alumínio apresentou folga depois de quase um ano montada. Isto aconteceu na semana do último encontro em Ibitipoca, ainda bem que antes da viagem, caso contrário daria M:putz::parede:. A causa provável, teria sido a falta de arruelas de pressão nos parafusos, o que permitiu a flange, por ser de alumínio, "trabalhar", folgando os mesmos. Depois de revisto, ficou tudo nos "trinks", mas sempre verifico o nível.

[]'s

JOÃO R.
10/04/2011, 14:29
Tenho essa configuração, mas não sei qual é a minha flange, pois já comprei o engesa assim... como faço pra saber qual é a minha flange????
Ah, e o meu baixava o óleo, mas era o retentor da saída do cardã traseiro e o local da cebolinha do 4x4, que vazava muuuuuito.... conclusão: tirei a cebolinha, que nunca funcionava e tampei o local com solda amarela e troquei o retentor... e hoje não vaza mais nada.

Beto Murad
18/04/2011, 00:44
Uso a flange da Enfer há um ano, até agora tudo tranquilo. Mas como o Guilherme afirmou, no dele só começou a vazar a partir do 4o ano. Uma perguntinha Guilherme, a sua T-case é da caixa de 4 ou de 5 marchas?

guilhermeabreu
18/04/2011, 12:40
Uso a flange da Enfer há um ano, até agora tudo tranquilo. Mas como o Guilherme afirmou, no dele só começou a vazar a partir do 4o ano. Uma perguntinha Guilherme, a sua T-case é da caixa de 4 ou de 5 marchas?

CARO BETO MURAD

Confesso que não sei te responder , pois as duas são muito parecidas externamente , qdo comprei a pessoa que me vendeu tb não sabia informar , pois ele havia pego como parte de um pagamento de um negócio feito , o ROGERIO meu meca/professor desmontou varias vezes para revisar e trocar retentores e um pino interno não se ele saberá dizer .

Mas na caixa tem um orifício e na T-CASE tem uma cavidade na mesma direção do orifício para que o óleo que sai da caixa pelo rolamento , retorne a mesma por esta cavidade da T-CASE e orífício da caixa .

Deve causar algum problema com o decorrer do tempo a ausencia desta canaleta na flange de adaptação da T-CASE da BAND , pois sem esta cavidade na flange o óleo que sai da caixa não tem como retornar a mesma .

Com o ROGERIO observar este detalhe e ao inspecionar o vazamento de óleo da caixa e viu que foi entre a caixa de marcha e a flange , ele aproveitou e fez a cavidade na flange na mesma posição que tem na T-CASE .

Vamos usar agora por mais 4 anos e ver se vai acontedcer de novo , acredito que não , mas tudo é possível né ??????????

franzlana
28/04/2011, 21:17
Guilherme.
4 anos sem vazar e agora vazando? Não é esta cavidade não. Sua carcaça não tá trincada não?

Casa da transmissão4x4
28/04/2011, 21:31
Guilherme ela deu algum vazamento após a viagem ?

guilhermeabreu
29/04/2011, 18:05
Guilherme ela deu algum vazamento após a viagem ?

USADÃOPEÇAS4X4

Antes da viagem , fiz um teste trabalhando na cidade vizinha 50km daqui , continuou vazando e viajei assim mesmo , na volta antes de viajar completei num posto em Bom Jardim de Minas , pegou 1,5 litros na caixa de tração ( T-CASE ) , ao chegar aqui fui logo onde troco o óleo para completar de novo e o cara me disse que todos os óleos estavam na prova , vai entender ísto .

Mas tb estou achando que pode ser uma pequena trica na carcaça da T-CASE como o FRNZ falou , pq qdo o ROGERIO desmontou ele me disse que não viu nada de errado , mas pode ser tb que ele não tenha procurado uma pequena trinca , qdo tiver tempo vou ter que parar de novo para corrigir esta falha .

Casa da transmissão4x4
30/04/2011, 20:25
Guilherme,

houve uma situação estranha comigo; eu uso a mesma mecanica sua porem a reduzida por enquanto e do williys e não parava de vazar por nada, e depois de uma quebra das peças da reduzida eu desmontei e revisei tudo e coloquei 2 retentores para o oleo da reduzida não passar para o cambio e vice versa, e apos rodar 1,500 km com o jipe eu passei em um posto para completar o oleo do cambio e ai tive um susto estava faltando muito oleo aprox 1,8 litros, então minha duvida : quando o cambio e a reduzida vazavam oleo eu rodava muitos km sem precisar completa-lo porem após tudo certinho o cambio passou a consumir mais oleo !!! Vai entender tambem !!!

guilhermeabreu
30/04/2011, 23:07
Guilherme,

houve uma situação estranha comigo; eu uso a mesma mecanica sua porem a reduzida por enquanto e do williys e não parava de vazar por nada, e depois de uma quebra das peças da reduzida eu desmontei e revisei tudo e coloquei 2 retentores para o oleo da reduzida não passar para o cambio e vice versa, e apos rodar 1,500 km com o jipe eu passei em um posto para completar o oleo do cambio e ai tive um susto estava faltando muito oleo aprox 1,8 litros, então minha duvida : quando o cambio e a reduzida vazavam oleo eu rodava muitos km sem precisar completa-lo porem após tudo certinho o cambio passou a consumir mais oleo !!! Vai entender tambem !!!

RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

São os mistérios dos 4x4 , mas tenho que investigar este vazamento , pois não ocorria , logo tem que ser corrigido .

ABRAÇO