PDA

Ver Versão Completa : Guinchando Jeep



Luiz Gustavo Mayr
14/05/2005, 14:18
Ae galera entendida...

Vcs acham que com uma pajero puxo meu Willys numa boa com towbar?
Ainda não tenho towbar e pretendo coloca-lo. Como funciona o sistema extamente, tenho duvida como se comportam a roda do jeep qd o mesmo esta guinchado pelo towbar, elas não esterçam?

Grato,

Luiz Gustavo Mayr

leovalle
14/05/2005, 15:55
Já capotei puxando um Willys, ou melhor capotei o willys e a caminhonete. Seu carro deve ter no mínimo o peso do Willys + 50%, senão é uma merda de puxar e quando mais próximo o peso dos 2 maior o risco de vc se ferrar.

[]'s

leopoldo
14/05/2005, 16:00
Pelo visto cê não tava guinchado o jeep.


ou devia estar devagarinho......beeeem devagarinho.

leovalle
14/05/2005, 16:37
Pelo visto cê não tava guinchado o jeep.


ou devia estar devagarinho......beeeem devagarinho.

Tem alguns detalhes que omiti:

- um caminhão carregava um trator a frente e estourou uma mangueira do trator banhando a pista de óleo hidráulico;

- logo a frente uma curva;

- a caminhonete era uma pich-up corsa (900 kg)

- estava a 60 quando peguei o óleo e a 20 na curva.

Mesmo em condições normais (asfalto seco) o jipe puxava muito a pick-upinha. :D

Tô sem escanner pra mostrar como ficaram os 2 :shock:

[]'s

leopoldo
14/05/2005, 16:42
CÊ JÁ OUVIU FALAR NUM CARA CHAMADO

MURPHY ?

leovalle
14/05/2005, 16:50
Com certeza Leopoldo. Depois disso só reboquei de Ranger, mas mesmo assim, com penus aumentando os problemas foram retornando.

No fim de semana passado o Marcel e o Gilvan rebocaram o Kalango. O 1º com o Monster o 2º com uma hillux. Foi foda e nas curvas os 37" davam uma puta canseira. Nas retas passando dos 50km/h a traseira dos rebocadores coemçava a dançar e numa rótula o kalango fez L e bateu na lateral da hillux.

O negócio daqui pra fente são as carretas mesmo.

[]'s

Dennis Figueiredo
14/05/2005, 16:55
CÊ JÁ OUVIU FALAR NUM CARA CHAMADO

MURPHY ?

Ja..... ele fez aquele filme que era um médico e falava com animais....

Alessandro Henrique
14/05/2005, 16:59
CÊ JÁ OUVIU FALAR NUM CARA CHAMADO

MURPHY ?

Ja..... ele fez aquele filme que era um médico e falava com animais....

hehehehe :D

Sds.

Dennis Figueiredo
14/05/2005, 17:00
Com certeza Leopoldo. Depois disso só reboquei de Ranger, mas mesmo assim, com penus aumentando os problemas foram retornando.

No fim de semana passado o Marcel e o Gilvan rebocaram o Kalango. O 1º com o Monster o 2º com uma hillux. Foi foda e nas curvas os 37" davam uma puta canseira. Nas retas passando dos 50km/h a traseira dos rebocadores coemçava a dançar e numa rótula o kalango fez L e bateu na lateral da hillux.

O negócio daqui pra fente são as carretas mesmo.

[]'s


Eu reboco o meu sem problema algum........ única coisa que me incomoda é gastar o pneus caros no asfalto

Rogério Tortato
14/05/2005, 18:03
pela lógica, em razão do ângulo que o munhão é preso no jeep, assim como qualquer outro carro, o jeep deveria ser rebocado por towbar sem qualquer problema, inclusive fazendo as curvas junto com o carro que o reboca, sem atrapalhar.

é claro que por segurança, o carro rebocador deve ser realmente mais pesado, tirando assim, ou pelo menos minimizando, o risco da inercia do jeep causar algum acidente.

se o jeep estiver perfeito e original não deveria haver problemas. eu conheço um cara que reboca o jeep dele com uma pejero sport. o cara é meio doido e puxa o jeep a 120 até 140 km/h na pajero e, que eu saiba nunca teve problemas, embora ache que ele tenha exagerado quando disse tais velocidades, mas o certo é que realmente ele corre bastante.

entretanto cuidado: o volante não pode estar travado; jeep com spoa dá problemas, principalmente se houve cunha sob os feixes para acertar o ângulo do cardã e não for corrigido, no torneiro, as bolas do munhão; direção hidráulica atrapalha nas curvas, impedindo, ou dificultando que as rodas do jeep também virem (dependendo da caixa hidráulica).

mais uma coisa, se quiserem ter câmbios por muito tempo, desengatem na reduzida e não no câmbio, principalmente para quem tem câmbio clark, pois em tais casos há pouquíssima lubrificação e ele pode fundir.

abraços.

Luiz Gustavo Mayr
14/05/2005, 18:50
Galera, obrigado pela dica...

O meu jeep tem direção hidraulica e sem estar ligado ela não funciona, correto? Existe alguma possibilidade de eu rebocar então? Como seriam feitas as curvas?

Rogério Tortato
14/05/2005, 19:58
Mayr,

o simples fato de ter direção hidráulica não impede que reboque o seu jeep.

o meu tem direção hidráulica e eu o reboco normalmente.

entretanto, no meu caso, eu percebo que, nas curvas mais fechadas, tipo esquina, a caixa hidraulica não permite que o jeep vire facilmente acompanhando o veículo rebocador, o fato, porém, somente atrapalha um pouco.

em curvas abertas não há o problema.

também não posso te garantir que isso ocorra em todos os hidráulicos. no meu acontece.

abraços.

Franco
14/05/2005, 20:35
Mayr

O negocio do cambio é sério e tem uma explicação. Embora parece que com a rotação do cambio, este se autolubrifica, mas na verdade quando voce reboca e deixa o cambio no ponto morto, o que gira é o eixo secundário e o resto tá parado. As engrenagens montadas no eixo secundário que estão engrenadas no carretel inferior e o piloto, que ta engatado no motor, que obviamente esta desligado, estão parados. Então a parte da cx que movimenta o oleo está parado e por isso, o risco eminente de fundir as buchas das engrenagens em cima do eixo secundário. Na transferência isto ja não ocorre porque lá o esporro é grande e o bem cheirouso oleo 90 voa lá pelos ares :mrgreen:
Quanto a direção, é isto mesmo, quanto maior da dificuldade das rodas acionarem a cx de direção mais resistencia vai existir em fazer curvas bunitinhas. Neste caso quanto mais peso puder carregar no eixo traseiro do veículo rebocador melhor, diminui o risco de ser arrastado.

Então boa viagem :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Dennis, gostei do teu icon, heheheh, prost.

lucas.sanches
14/05/2005, 20:48
Pera ai...

entao como eu teria que rebocar o jipe???

[]`s sem entender nada!!

andretomasi
14/05/2005, 21:37
Fala gente,

Já reboquei o Velho Barreiro com três veículos:

- Courier 1.6: Muito leve, peidou pra puxar, e cada freada mais forte o jipe empurra a camionete e faz perder o controle.. Não recomendo puxar com nenhum carrinho pequeno desses.

- Ômega 2.2: Puxou facinho, arrisco a dizer que foi o "melhor" rebocador, tinha estabilidade razoável, deu pra puxar sem problemas na estrada e na cidade, freava com segurança mesmo com o peso do CJ atrás.

- Ranger 4.0: Foi o que puxou o CJ com menos esforço, mas devido a ser cabine simples, o baixo peso da caçamba favorecia algumas "rabeadas".. se a caçamba estiver BEM carregada talvez não dê tanto problema. No meu caso, eu ia junto no CJ, e ajudava a frear na descida, deu pra levar sem medo.

Lembrando:
- Sempre rebocar com um veículo mais pesado, de preferência.
- Tomar muito cuidado em curvas, freadas, e manter a velocidade mais baixa que o normal.
- A direção não precisa fazer nada, nem travar etc, as rodas acompanham o movimento do rebocador.. o jipe vai atuar como uma carreta de caminhão atua no cavalo de força. :D

[ ]´s

Giovani
14/05/2005, 21:58
... e numa rótula o kalango fez L e bateu na lateral da hillux.

O negócio daqui pra fente são as carretas mesmo.

:D Até tu Brutus???
:o Também fiz o L numa rótula, com meu Jeep puxando outro, com pneus 35". Fiquei em 2 rodas! O cambão (da Keko) virou um chapéu!
:D Pra quem ainda não tem verba $$$ pra investir numa carreta com freio, e faz uso freqüente do cambão, ponha o sistema de freio ao menos!
É simples de fazer! Tem um tópico aqui no fórum que explica como fazer. :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=96

Aqui uma capotagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7406&highlight=reboque+com+towbar

:D O mestre Bill já escreveu uma vez aqui:


Fiz uma pesquisa rápida na Net referente o assunto... Assumindo uma situação de reboque de tow-bar sem o uso de nehum sistema auxiliar de freios:

1) O veículo puxador deveria pesar pelo menos 1,75 a 2,0 vezes mais do que o veículo no tow-bar.

2) A distância entre-eixos do veículo puxador deveria ser 1,25 a 1,5 vezes
maoir do que o veículo no tow-bar.

3) No veículo puxador, se deve prioritizar peso sobre o eixo traseiro.



[]'s

Luiz Gustavo Mayr
14/05/2005, 23:10
Deve-se tirar alguma documentação especifica para rebocar com towbar ou não?

lucas.sanches
15/05/2005, 00:08
Deve-se tirar alguma documentação especifica para rebocar com towbar ou não?


Precisa de carteira de habilitaçao C!! Me corrijam se estiver errado.. mas pelo q sei quando o reboque, de qualquer especie, possuir mais de 2 eixos ou ultrapassar 6 metros(rebocador+reboque) é necessario a carteira C.

[]`s

Wallace
15/05/2005, 01:11
esta errado, é por peso e não por tamanho.

Luiz Gustavo Mayr
15/05/2005, 10:34
Afinal, do que precisa para fazer o reboque então? Qual a documentação necessária?

lucas.sanches
15/05/2005, 10:46
O que aprendi na auto escola é q com a carteira de habilitaçao B pode se dirigir com reboques desde q tenham 1 eixo ou nao ultrapasse 6m.... Nao estou discordando do Wallace.. podem ter me ensinado errado..

vou me informar mais
[]`s

Luiz Gustavo Mayr
15/05/2005, 10:47
ok Lucas, mas rebocar um jeep no towbar, vai ter dois eixos , então não adianta...
Mas o0brigado pela informação.

Edintruder
15/05/2005, 11:28
PBT igual ou maior que 3500 Kg habilitação deverá ser categoria C.

Thiago Rodeghel
15/05/2005, 12:01
Fala Galera

Vi o pessoal comentando sobre ter direção hidráulica no veículo rebocado, já puxei meu CJ qdo estava remontando ele, com direção hidráulica, não teve problema nenhum, o volante virava. Isso era uma Blazer do meu velho puxando, no towbar.

Aí puxei outro CJ5 com pneu 33, com o meu CJ5 com pneu 35. Pista molhada no cambão apenas. Tem q ter um motorista pro caso de ser cambão. E se puder ir ajudando no freio. O problema era freiar, na rua molhada... Cada tranco q levava, os pneus deslizavam.

Acho que rebocar, o ideal mesmo é o rebocador mais pesado q o rebocado... sempre q possível

[s]

Luiz Gustavo Mayr
16/05/2005, 22:17
Galera,

descobri que minha pajero pesa 2500 KG, em torno de 1000 KG mais que meu CJ. Então acho que o grande empecilho vai ser a direção hidraulica e os pneus do cj(new frederico 265/75)

andretomasi
16/05/2005, 23:31
Empecilho nada, nunca vi ninguém reclamar que a direção hidráulica atrapalhe tanto assim.. e os pneus, tem maluco por aí rebocando com pneu 35" :shock: , então só toma cuidado, maneira na velocidade e manda bala! :D

[ ]´s

alan4x4
17/05/2005, 21:57
O meu em curva fechada não faz de jeito nenhum, spoado e com DH... tem coisa errada, pois fui em Sampa rebocar e agora depois de umas mexidas no feixes ta assim ! Rebocado pela S10. E não precisa de carteira C para rebocar, só a necessidade de categoria superior no caso de PTB acima de 3500kg ou no caso de ser trailer de campismo !!!

[]´qrendo rebocar direito !!!!

Giovani
17/05/2005, 23:23
O meu em curva fechada não faz de jeito nenhum, spoado e com DH... tem coisa errada, pois fui em Sampa rebocar e agora depois de umas mexidas no feixes ta assim !

:D Aí Alan... Que mexida foi essa??? Deve ter afetado o ângulo de cáster... :wink:

[]'s

lucas.sanches
05/08/2005, 15:54
Onde encontro carretas para reboque?

[]'s

William_NATAL
05/08/2005, 18:11
No meu caso, reboco o meu CJ para todos os cantos sem nenhum problema , utilizo uma dakota cab simples, inclusive com velocidades elevadas e vai tudo normal, e o meu CJ tambem tb possui dir hidraulica.
Realmente nas curvas fechadas , em areia ele fica mais lento para virar do que a mecanica, da umas rabiadas leves ,mas sem grandes problemas.

Cuidado com a marcha ré. Não recomendo dar ré sem ninguem no CJ para segurar o volante.

Alexandre Targino
05/10/2005, 11:54
Keko - CJ5,

Já reboquei o Velho Barreiro com três veículos:

Fala aí galera!

Eu reboquei a viatura um bom tempo com um ASTRA 2.0, inclusive em viagens para Porto de Galinhas (+- 120 km de Recife) e para algumas praias da PB (+- 160km) e graças a Deus nunca tive problema, o ASTRA puxa bem, só que algumas considerações/precauções foram tomadas para estar contando esta história :mrgreen:

** Levei o JEEP e o ASTRA numa casa especializada em vendas/locação de reboques para inspeção e o pessoal fez um trabalho de: REFORÇAR O REBOQUE DO ASTRA, TROCAR OS PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DO TOWBAR pOr outros mais resistentes e maiores, colocação de UM reforço (MÃO DE FORÇA feita c/cantoneiras) soldadas no parachoque do jeep, além de alinharem o towbar (aqueceram o towbar) ao reboque do Astra.

*** Nunca passei de 80 km/h rebocando

** Sempre mantive um distÂncia dos carros da frente ( afinal o rebocador vai ter que frear por dois)

*** Colocar um cadeado no engate do towbar ao engate do rebocador para maior segurança no caso dele querer "saltar" do reboque

** REZAR MUITO :concordo:

Pedro Freitas
05/10/2005, 17:35
Eu reboquei a viatura um bom tempo com um ASTRA 2.0


:shock:

[]'s surpresos

Luciano de Castro
05/10/2005, 18:56
Luiz,
Tem uma briga rolando entre uma assossiação de motor-home e o DENATRAN, a respeito de qual carteira utilizar. O pessoal puxa um carrinho com tow-bar, com seus motor-homes (conforme nossa legislação, chama-se motor-casa). Uns interpretam que deve ser categoria E, outros que deve ser categoria C ou D.
Não consegui te responder, e piorei mais a dúvida.
Eu puxei meu M-606 com uma C15 6 bocão, e peguei trânsito de rush ontem. É fod. Pisa fundo no freio, a roda trava, o jipe empurra a caminhonete... Nas curvas, não senti problema nenhum, mas com certeza, se eu estivesse dentro do jipe, fazendo curva como em banguela, sei não... :pensativo:
Se o jumelo for grande, se fizer SPOA, se a suspensão e direção não estiverem certinhos, tem chance do rebocador fazer a curva, e o rebocado capotar.
Se o carro desfaz a direção sozinho depois da curva, pode ser rebocado tranquilo.
Já puxei o jipe com meu ônibus 4x4, que tem gancho G de caminhão militar, cambão militar americano de Kaiser M-715, e nem senti diferença. Nem via o jipinho pelo retrovisor.
Com a C15, já ficou complicado...
E além do gancho G, uma fita de 12 ton de reserva.
Só para lembrar, que esses tow-bar da KEKO, se desengar do rebocador, afunda no asfalto e o carro rebocado capota.
Meu tow-bar tem um limitador de curso, que não deixa que toque no asfalto, mas que tem que ser retirado para rebocar no fora-de-estrada, se não, qualquer lombada faz alguma coisa quebrar...
Uso gancho G militar, e tow-bar militar, e acho insanidade rebocar com bola (aparafusado no monobloco ou parachoque de caminhonete), um carro de mais de uma ton.
Só para lembrar, aquele furo no parachoque da RANGER, é para puxar 250 kg.
Mas tem doido para tudo, e os Deuses protegem as crianças, os doidos e os bêbados...
Boa sorte para quem reboca 1 ton com bola no carrinho da esposa.
Lula

psvix
10/05/2006, 11:44
Fala amigos! Esse fim de semana eu reboquei o meu Jeep com minha SPORTAGE DLX AUTOMATICA. Tenho que falar que foi muito tranquilo. É importante ressaltar que o peso dela é de 1.980 Kg, enquanto o do Jeep varia em torno de 1.200. Apesar disso eu reboquei ele por 60Km, na BR e descendo a Serra (DOMINGOS MARTINS), que fica a 1.200 M de altitude. Sinceramente eu estava com medo, mas foi muito tranquilo. :lol: Abraços!

otavio_gomes
23/05/2006, 16:48
Sobre reboques:

Cada veículo apresenta em seu manual a capcidade de reboque para reboques com freio e reboques sem freio.
Como o Jeep pesa mais de 1 tonelada, com certeza será preciso um veículo grande para rebocá-lo.

O que é preciso e desejável que se faça para rebocar um Jeep - principalmente em longas distâncias.

Direção - a direção precisa estar corretamente alinhada - caster principalmente. Pode ser retirado uma haste de ligação entre as rodas e a caixa de direção, poupando a caixa de direção - no jeep original seria a barra longitudinal

Câmbio - já foi falado aqui que o neutro é na caixa de transferencia.
mas, além disso, é recomendável e fica muito mais confortável se apenas as rodas girarem - o eixo traseiro deve ser do tipo totalmente flutuante e com rodas livres ou com os semi-eixos retirados.
Aqui em Brasília tem um colega que tem rodas livres no eixo traseiro. o jeep dele é levinho de se rebocar.

Um abraço,

Otávio.

Dic3
08/06/2006, 21:58
Reboquei o meu CJ com o Vectra 2.0 usando towbar da keko.

Antes liguei pra o Detran do Parana e para a Policia Rodoviaria Federal.

O Detran disse: Obrigatorio iluminacao repetitiva no Jeep ; Towbar com cadeado e corrente ; Peso Bruto total (rebocador + reboque) inferior a 6000Kilos. Alem disso poderia usar a carteira B sim. Pediram para que eu ligasse para a Policia Rodoviaria Federal para saber se a rodovia estava liberada para isso afinal era temporada de verao e o fluxo de veiculos era muito grande.

A Policia Rodoviaria Federal disse: Pode ir sim desde que o peso seja compativel com sua carteira e que a rodovia estava liberada para esse tipo de transporte.

Peguei a estrada

A viagem foi de 110Km entre Curitiba e o Litoral do Parana. Peguei um pouco de transito e essa foi a pior parte, dava pena da embreagem do Vectra, nas subidas ele foi judiado.
Na rodovia foi tudo bem, mas obviamente nao passei de 80Km/h. Não desengrenei o carro em nenhum momento, reduzia nas marchas e freiava apenas em ultimo caso.
Descer a serra foi moleza e para subir tive um pouco de paciencia e ajuda do meu irmao com outro carro que foi segurando o batalhao na hora de eu fazer ultrapassagens :mrgreen:

As curvas foram tranquilas e mantendo um velocidade prudente nao passei por nenhum susto.

Segue uma foto do trenzinho da alegria:

http://i22.photobucket.com/albums/b348/dicphoto/9c91e76e.jpg

Mauro_PJ
09/06/2006, 13:04
Vou localizar e posto pro pessoal.
A categoria B pode sim puxar com cambão porém há limite de peso. Vou pesquisar.