Ver Versão Completa : Bobina gol MI
SERGIO MOLLO
07/04/2011, 18:01
Antes que digam " PESQUISE", sei que tem o assunto, pesquisei me nao econtrei.
Alguem poderia me dizer, qual o ano e modelo do gol, para eu poder comprar abobina, para colocar no meu jeep?
Abracos
Sergio
Oi Sergio, a bobina é a referencia 067, o melhor preço em Valinhos era na Shalom, custa em torno de R$ 85 reais, da Bosch. Tem a Marflex tbem, mas eu comprei Bosch.
:concordo:
Flugêncio
07/04/2011, 18:41
Antes que digam " PESQUISE", sei que tem o assunto, pesquisei me nao econtrei.
Alguem poderia me dizer, qual o ano e modelo do gol, para eu poder comprar abobina, para colocar no meu jeep?
Abracos
Sergio
Bobina Ignição Bosch
Código: F000ZS0105
Bobina de Ignição Com 02 Pinos no Conector
Veículos VW - Gol/Parati/Saveiro/Santana 1.0/1.6/1.8 8V 1995 em diante
SERGIO MOLLO
07/04/2011, 19:54
Oi Sergio, a bobina é a referencia 067, o melhor preço em Valinhos era na Shalom, custa em torno de R$ 85 reais, da Bosch. Tem a Marflex tbem, mas eu comprei Bosch.
:concordo:
Caca';
Esta bobina que vc falou, e' aquela comum ne'?
Abracos
SERGIO MOLLO
07/04/2011, 19:55
Bobina Ignição Bosch
Valeu amigo;
Era isto mesmo que eu queria.:concordo:
Abracos
Flugêncio
07/04/2011, 19:58
Valeu amigo;
Era isto mesmo que eu queria.:concordo:
Abracos
Niveiro sempre!
Flugêncio
Flavio Ramos
30/05/2011, 22:22
Pessoal, coloquei ignição eletrônica no CJ5, então terei que trocar a bobina, certo?
Qual a bobina adequada para o meu motor 6 cc com ignição? Seria essa que o Flugêncio indicou?
Bobina Ignição Bosch
Abraço a todos!
Bom dia, Flávio.
Recomendo enfaticamente que use a apropriada para o conjunto. O código eu não sei, mas é coisa fácil de descobrir. Uma bobina plástica funcionará e até PODERÁ dar uma centelha mais forte, dependendo de algumas coisas, mas tanto a bobina quanto o módulo de ignição trabalharão com sobrecarga. Uma bobina plástica como esta tem uma resistência de primário próximo a 0,5 Ohm, enquanto que a bobina asfáltica para ignição eletrônica tem, em geral, PELO MENOS 1 Ohm. Usando estes valores genéricos, há um potencial de a corrente instantânea ser o dobro da corrente projetada pelo módulo. Conforme eu disse acima, depende do contetxo. Se houver o tal fio resistivo, a corrente instantânea não chegará ao dobro, mas certamente será maior. No entanto, a queda de tensão no primário da bobina plástica será menor.
Fazendo-se as devidas mediçÕes descobre-se o quanto a coisa desvia do padrão. Quase sempre, quando se usa uma peça elétrica com características diferentes da original, isso implica na necessidade de alguma compensação. Assim, caso você não tenha como saber o que ou como compensar, sugiro que opte pela bobina de ignição indicada para este módulo que você adquiriu.
Este é um ponto de vista estritamente técnico, não pretendendo de modo algum iniciar uma polêmica, como já viu em outras oportunidades! rsrsrsr
Não vi nas tuas mensagens menção ao tipo de motor. Caso ele seja o BF161, certifique-se de que o distribuidor adaptado REALMENTE faça avanço (avanço centrífugo e a vácuo), pois existe à venda no mercado distribuidor adaptado para este motor que faz ATRASO centrífugo e a vácuo! Neste caso, prefira o distribuidor original com platinado do que um distribuidor errado como esse!
Abraço!
Flavio Ramos
02/06/2011, 22:16
Grande Sérgio, meu motor é o 6cc e o módulo acho que é de chevete, porém não tenho certeza. Quanto ao distribuidor, ele tem sim o avanço centrífugo e a vácuo. A minha pergunta surgiu pelo fato da minha bobina aquecer mesmo quando ligo o motor para dar aquela aquecida, ou seja, não precisa nem andar com o jipe para esquentar a danada da bobina!
Minha dúvida:
1- Será que estou usando a bobina adequada?
2- É normal a bobina aquecer?
Antecipadamente agradeço sua valiosa explicação!
Abraço.
Olá, Flávio.
"(...) o módulo acho que é de chevete, porém não tenho certeza."
MS > É daquelas caixas metálicas da Bosch com 6 terminais?
" Quanto ao distribuidor, ele tem sim o avanço centrífugo e a vácuo."
MS > Alguém já verificou com a pistola-de-ponto a variação do ponto em função da rotação? E esse alguém sabia "para qual lado a marca da polia deveria andar conforme a rotação subisse?" Já vi pessoas acharem que bastava a marcar se deslocar para concluir que o avanço funcionar. Ledo engano: isso apenas prova que o ponto não fica fixo, o que pode significar que avança ou atrasa!
"A minha pergunta surgiu pelo fato da minha bobina aquecer mesmo quando ligo o motor para dar aquela aquecida, ou seja, não precisa nem andar com o jipe para esquentar a danada da bobina!
Minha dúvida:
1- Será que estou usando a bobina adequada?"
MS > Não! Esta bobina tem uma resistência de primário significativamente menor do que a bobina adequada e fará o módulo trabalhar em sobrecarga e, consequentemente, aquecendo-me (bem) mais do que ocorreria com a bobina correta.
2- É normal a bobina aquecer?
Se for este módulo da tal caixa metálica, ele tem uma forma de acionar a bobina que leva a um aquecimento moderado mesmo com motor parado ou em baixa rotação. Ele NÃO é apropriado para bobina plástica, fazendo com que ela trabalhe (bem) mais quente do que poderia!
Bobina plástica típica tem certas características diferentes da bobina asfáltica típica, mesmo a bobina para ignição eletrônica, requerendo que o equipamento use a forma apropriada para isso. Quando este é o caso, em rotação baixa a bobina mal esquenta, apesar de continuar provendo uma centelha forte. Com o motor parado e a chave ligada, a bobina fica tão fria quanto se a chave estivesse a chave desligada. Assim é como pode e DEVE ser.
Sempre que uma mudança de componente for feita, deve-se verificar se compensações precisarão ser feitas! As peças em um carro são "casadas" com outras, de forma que nem sempre se pode trocar uma coisa por outra e não ter problema nenhum, inclusive problema que só manifestar-se-á no longo prazo! (a chamada "bomba relógio"!)
Tentei evitar detalhes técnicos para não prejudicar o entendimento.
Abraço!
Pedrão B.
02/06/2011, 23:54
ALL,
Eu usei por nem dois anos uma bobina "do MI" na Ignição Eletrônica do meu CJ(BF184) e ela queimou.
Esses quase dois anos em quilometros deve representar +ou- 15mil rodados, o que eu considero muito pouco.
Coloquei então a bobina KW e a princípio tudo ok!
O módulo da ignição passou a trabalhar menos quente.
Ou seja, o negócio é fazer o que o Sérgio falou...cada macaco no seu galho!
[]'s
Faltou dizer que tanto o módulo quanto a bobina plástica passam a trabalhar em um regime de sobrecarga. Um deles queimará primeiro, mas ambos poderão ter sua vida útil encurtada. De acordo com a Lei de Murphy, módulo ou bobina queimar-se-á no meio de uma trilha chuvosa, muito fria, à noite, em pleno fim de semana, distante dezenas de km do socorro mais próximo. O que vai se queimar é justamente a peça que vocÊ nem ninguém no grupo tem sobressalente.
Abraço!
Robertux
20/06/2011, 21:17
Pessoal, se for usar iginição eletrônica tradicional, com módulo de 6 pinos tem que usar a bobina modelo (referência Bosch) KW 12V 9 220 081 067 (de rótulo vermelho, antigamente era pintada de vermelho).
Não esquecer de usar um resistor em série com a bobina para evitar superaquecimento da mesma. Se não me engano é um resistor de 0,8 Ohms. Está especificado no rótulo da bobina.