Conectar

Ver Versão Completa : Acessórios para o BF-161

Matheus Vendramini
14/05/2005, 01:30
Bom dia a todos do forum. Alguem sabe de alguma empresa que faz pistoes, bielas forjadas, coletores de admissao, etc para o motor 6cc do Jeep?

Alessandro Henrique
14/05/2005, 10:42
Matheus Vendramini,
Pode ser que voce encontre uma coisa ou outra, mas acredito que seja um tanto dificil. O melhor seria trocar por um motor mais novo se voce esta em busca de alguns hps a mais.

Sds.

cristiano
14/05/2005, 12:51
Peraí... não vamos desanimar... deve ter algum lugar, eu sei que deve ser mais barato colocar outro, mas tem gente que gosta do motor original... como eu... :D

leopoldo
14/05/2005, 15:56
Gostar do motor é uma coisa.......achar peças pra êle é outra

tente na Agromotor

Franco
14/05/2005, 21:12
Bom dia a todos do forum. Alguem sabe de alguma empresa que faz pistoes, bielas forjadas, coletores de admissao, etc para o motor 6cc do Jeep?

Matheus

O Bf161 na verdade é meio devagar mesmo, da pra mexer nele que é facil e não há muito risco porque ele tb não vai render tudo aquilo. Eu tive muito anos um CJ-3A com um Bf161 que modifiquei de tudo que era possível, então:
a) Adaptei um cabeçote de itamarati, que tem um coletor de admissão separado com um carburador de corpo duplo. Não confunde este cabeçote com o do Areo que tem dois carburadores, este só bebe e rende muito pouco.
b) As camaras de combustão são no formato L, isto é a explosão não é exatamente em cma do pistão mas sim meio deslocado. Só ai vai uns 20% do torque embora, mas não há o que fazer. O que pode ser feito é equalizar as camaras, isto é, deixa-las todas com o mesmo volume para que na hora da compressão a explosão seja igualmente forte em todos os cilindros. Quando fiz no meu cabeçote, a diferença foi gritante, parecia uma maquina de custura, redondo que era bonito de ouvir.
c) Rebaixar é possivel mas não recomendo mais que 1,5mm, a parede no cabeçote não é muito grossa e o virabrequim só tem quatro mancais. Isto quer dizer que tem duas bielas entre cada mancal. Motores resistentes com o GM250 tem sete mancais, ai ele se torna mais estável à alta compressão e giro. Mas da para brincar um pouco. Outro problema é a preignição que se faz presente com compressão maior, ai uma ignição eletrônica resolve. Porque não sei, no meu caso resolveu..
d) Um coletor de descarga é um MUST. O fundido de FOFO é uma mer.., estrangula demais e se tiver o cabeçote de Itamarati é essencial, senão de nada adianta.Na época me aventurei com seis canos de 1 1/4" com um metro de comprimento e uma dobradeira feito em casa. Dois dias de trampo e um coletor tava de pé. O ronco sem silencioso é algo tão impressionante que se convence facil na sua ingenuidade de que se criou um verdadeiro motor de stock car :twisted: :twisted: .

Tudo isso foi feito com muita pouca verba. Na epoca fazia mecânica e mal tinha troco pra tomar cerveja, mas é fussando que se aprende. Se eu achar umas fotos coloco aqui, Ok.

Franco
15/05/2005, 12:04
olha isso...

Matheus Vendramini
15/05/2005, 12:54
Muito obrigado pela ajuda de todos(Alessandro Henrique, cristiano.attie, leopoldo, e Franco).
Eu tambem acho muito bonito o motor oriinal do Jeep Willys, mais queria dar para ele um pouco mais de força. Sendo assim, agradeço a voces pelas dicas. Muito Obrigado a TODOS!
Continuo aceitando palpites, que serao muito bem vindos. :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Giovani
15/05/2005, 16:09
Eu tambem acho muito bonito o motor oriinal do Jeep Willys, mais queria dar para ele um pouco mais de força.

:D Fala Matheus!!!

:o Pq não troca seu BF pelo 6cc do Maverick (3.000)??? Vc põe umas peças do BF nesse motor e monta ele no jeep! É P&P, super fácil, e ganha uns pocotós à mais mantendo a originalidade (112cv). Se depois disso quiser + desempenho, aí ainda pode fazer tudo o que o Franco descreveu, mas em cima de um motor originalmente mais potente. :wink:
Tenho o 3.000, com cabeçote rebaixado em 2,0mm (Viu Franco! :twisted: ). Não fiz medição, mas depois da retífica, com pistões .25 (se não me engano) e o rebaixo do cabeçote, segundo o cara da retífica, deve ter ganho pelo menos un 20% à mais na cavalaria... Aí estaria com + ou - 134 cv!!! :twisted: Se é mesmo isso não sei, mas que o bicho é danado não tenho dúvida!!!! :lol:
:o Já pensou colocar aquele coletor duplo, carburação e escape nesse motor???

[]'s

Franco
15/05/2005, 16:40
Eu tambem acho muito bonito o motor oriinal do Jeep Willys, mais queria dar para ele um pouco mais de força.

:D Fala Matheus!!!

Tenho o 3.000, com cabeçote rebaixado em 2,0mm (Viu Franco! :twisted: ).[]'s

Mas é um GDI,

tirou 2,0mm e tudo beleza?? parabens então, hehehehe :twisted: :twisted: A explosão em L que deixa pontas na camara, essas acabam esquentando e ai da pré. Pode se resolver com mais gasolina e ponta atrasado.

Esqueci de dizer: O comando tb tem jeito. O meu levei na SOBE em interlagos/SP. Tem um polones que so entende de comando para competição la e ele me retificou o comamdo original para uma abertura de 260 graus ( mais detalhes tb não lembro). Resultado: perdeu um pouco de torque em baixa, mas enchia de giro que impressionava. Tinha que andar com ele sempre cheio que as vezes era meio sacal, mas para recuperar tempo no Raid era uma farra só....

Giovani
15/05/2005, 16:50
tirou 2,0mm e tudo beleza?? parabens então, hehehehe :twisted: :twisted:

:D Fui tirando até a retífica pegar no coletor... Aí parei... :mrgreen:

[]'s

Franco
15/05/2005, 23:15
:o sacramento uns abrassus et bielus 'd brunzidus fogidos, gorbi et orbi..... :wink:

leopoldo
16/05/2005, 17:00
tá vendo que dá ter uma papa alemão. :lol:

Nico
19/05/2005, 00:57
Olá Pessoal.
Matheus me desculpe estar pegando carona no tópico que vc abriu, mas tenho apenas uma pergunta simples: alguém poderia me informar que tipo de tinta posso usar para pintar um BF 161 ?

Me desculpem pessoal, mas não encontrei um tópico mais apropriado.
Valeu !

Giovani
19/05/2005, 17:15
Olá Pessoal.
Matheus me desculpe estar pegando carona no tópico que vc abriu, mas tenho apenas uma pergunta simples: alguém poderia me informar que tipo de tinta posso usar para pintar um BF 161 ?

Valeu !

:D PU!

[]'s

Nico
19/05/2005, 23:27
Valeu !!!!!!!!!!!!!!!

Tatão
24/05/2005, 19:17
Olá Pessoal.

Valeu !

a cor certa é o "vermelho meteoro ford", mas isso é só um detalhe......
uma dica: sempre pinto motor , t-case, cambio, de cores claras e que de bastante contraste, assim fica facil identificar possiveis vazamentos, trincas, etc...

é só uma opção pessoal, mas válida.....

Nico
30/05/2005, 08:45
Tatão, valeu pela dica das cores claras ... não tinha pensado nisso... já havia comprado uma tinta de motor de mercedes,... um verde próprio para motor.... mas vou pensar direitinho pois posso trocar....

abraço, Nico

Giovani
31/05/2005, 21:31
:D Eu sempre pinto de amarelo... 8) Fácil de identificar vazamentos...

[]'s

Sukys
03/06/2005, 03:16
alguém poderia me informar que tipo de tinta posso usar para pintar um BF 161 ?

A Lukscolor tem uma linha de tintas específica para esta finalidade, com base sintética, que é ideal para pintura de motores e chassis porque não lasca e nem perde aderência com o calor. Já uso há muito tempo e realmente tem durabilidade, inclusive não é atacada por combustível ou graxa.

Referência: E.R. Vermelho Chassis Código 607-6324-4 mas quando preciso comprar peço pelo nome popular de "tinta para chassis do caminhão Mercedez". Se não me engano também tem na cor amarela, "padrão" de trator, para alegria do Giovani. :lol:

Abraços,

Zepi
10/06/2005, 02:21
Pq não troca seu BF pelo 6cc do Maverick (3.000)??? Vc põe umas peças do BF nesse motor e monta ele no jeep! É P&P, super fácil, e ganha uns pocotós à mais mantendo a originalidade (112cv). Se depois disso quiser + desempenho, aí ainda pode fazer tudo o que o Franco descreveu, mas em cima de um motor originalmente mais potente.
Tenho o 3.000, com cabeçote rebaixado em 2,0mm (Viu Franco! ). Não fiz medição, mas depois da retífica, com pistões .25 (se não me engano) e o rebaixo do cabeçote, segundo o cara da retífica, deve ter ganho pelo menos un 20% à mais na cavalaria... Aí estaria com + ou - 134 cv!!! Se é mesmo isso não sei, mas que o bicho é danado não tenho dúvida!!!!
Já pensou colocar aquele coletor duplo, carburação e escape nesse motor???

E ai Giovani!Beleza?Gostei dessa sua transformação.Vamos fazer diferente:motor willys3000,132CV e 8:1 de taxa de compressão original.Se eu fizer a mesma coisa que vc fez...Meu motor foi recentemente retificado,com pistões 0.30 se não me engano;rebaixo de 2mm e escapamento duplo(livre) independente até o final com coletor de Itamaraty.Se eu seguir +ou- o seu cálculo,e supondo que o escape me dê melhoria de 1% a mais,o resultado seria 160CV!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:O que vc acha?Ah,queria saber como essas alterações atingem o torque,se é que atingem!Mas meu propósito é colocar GNV...quer dizer...vamos ver como vai ficar esta confusão na bolivia...Abraços!

Giovani
10/06/2005, 19:01
E ai Giovani!Beleza?Gostei dessa sua transformação.Vamos fazer diferente:motor willys3000,132CV e 8:1 de taxa de compressão original.Se eu fizer a mesma coisa que vc fez...Meu motor foi recentemente retificado,com pistões 0.30 se não me engano;rebaixo de 2mm e escapamento duplo(livre) independente até o final com coletor de Itamaraty.Se eu seguir +ou- o seu cálculo,e supondo que o escape me dê melhoria de 1% a mais,o resultado seria 160CV!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:O que vc acha?Ah,queria saber como essas alterações atingem o torque,se é que atingem!Mas meu propósito é colocar GNV...quer dizer...vamos ver como vai ficar esta confusão na bolivia...Abraços!

:D Grande Zepi!!!

:o Caraio!!! Vai ser um demônio... :twisted:
:D O Leopoldo fez uns cálculos pra mim e chegou perto disso. Me disse que o meu motor deve estar com uns 130CV... Era o que eu imaginava. Ele é que pode dizer extamente o que se ganha em torque...
Talvez o Sukys também saiba... Deixo essa bola pros mestres dos cálculos! :lol:

[]'s

Zepi
10/06/2005, 20:43
Citação:

Pq não troca seu BF pelo 6cc do Maverick (3.000)??? Vc põe umas peças do BF nesse motor e monta ele no jeep! É P&P, super fácil, e ganha uns pocotós à mais mantendo a originalidade (112cv). Se depois disso quiser + desempenho, aí ainda pode fazer tudo o que o Franco descreveu, mas em cima de um motor originalmente mais potente.
Tenho o 3.000, com cabeçote rebaixado em 2,0mm (Viu Franco! ). Não fiz medição, mas depois da retífica, com pistões .25 (se não me engano) e o rebaixo do cabeçote, segundo o cara da retífica, deve ter ganho pelo menos un 20% à mais na cavalaria... Aí estaria com + ou - 134 cv!!! Se é mesmo isso não sei, mas que o bicho é danado não tenho dúvida!!!!
Já pensou colocar aquele coletor duplo, carburação e escape nesse motor???

E ai Giovani!Beleza?Gostei dessa sua transformação.Vamos fazer diferente:motor willys3000,132CV e 8:1 de taxa de compressão original.Se eu fizer a mesma coisa que vc fez...Meu motor foi recentemente retificado,com pistões 0.30 se não me engano;rebaixo de 2mm e escapamento duplo(livre) independente até o final com coletor de Itamaraty.Se eu seguir +ou- o seu cálculo,e supondo que o escape me dê melhoria de 1% a mais,o resultado seria 160CV!!!!!! O que vc acha?Ah,queria saber como essas alterações atingem o torque,se é que atingem!Mas meu propósito é colocar GNV...quer dizer...vamos ver como vai ficar esta confusão na bolivia...Abraços!

Grande Zepi!!!

Caraio!!! Vai ser um demônio...
O Leopoldo fez uns cálculos pra mim e chegou perto disso. Me disse que o meu motor deve estar com uns 130CV... Era o que eu imaginava. Ele é que pode dizer extamente o que se ganha em torque...
Talvez o Sukys também saiba... Deixo essa bola pros mestres dos cálculos!

[]'s

E ai Leopoldo!Resolve essa pra nós!Quanto dá?Quanto dá? :?: :mrgreen: :evil: :x

Zepi
28/07/2005, 21:00
Tá ai o meu willys 3000,retificado com algumas cromagens e devidamente pintado...

Zepi
28/07/2005, 21:02
...Mais uma...

Zepi
28/07/2005, 21:08
Também vai a imagem dos tais coletores do Itamaraty....