Ver Versão Completa : Quantos Km(s) o Wiilys 6cc motor original faz por litro
Mauri Willys 4x4
05/04/2011, 16:25
:mrgreen:Me ajudem gostaria de saber quantos Km(s) o Willys 6CC motor original faz com 1 litro de gasolina
é que eu vou fazer uma trilha em outra cidade e quero saber quantos reais mais ou menos eu vou gastar ou se compensa mais eu rebocar o Jeep
Valeu Abraçss
mali9ski
05/04/2011, 16:36
:mrgreen:Me ajudem gostaria de saber quantos Km(s) o Willys 6CC motor original faz com 1 litro de gasolina
é que eu vou fazer uma trilha em outra cidade e quero saber quantos reais mais ou menos eu vou gastar ou se compensa mais eu rebocar o Jeep
Valeu Abraçss
Se for ignição eletronica e estiver super afinadinho faz uns 6 por litros num pau brabo mas que isso é estoria de jeepeiro :shock:, isso na simples reduzido é bebado pra carai.......
tres na estrada
dois na cidade
zero na trilha
gpolachini
05/04/2011, 17:23
Amigo,
O meu jeep está com pneu 6.00 x 16, ignição original (platinado), BF 161 e cambio 3 marchas.
Na cidade está fazendo 5 km/L
Na estrada faz 6km /L
Com reduzida deve abaixar para uns 3km /L
Se o seu jeep estiver com pneu maior, cambio mais longo ou mais curto, e motor desregulado vai alterar bastante.
Abraço
Claudio Almeida Machado
05/04/2011, 17:38
Caros nobres amigos,
Estou com duvida sobre isso tbm.
O meu esta com bf 161, caixa de 3 m C10, diferencial 9/44 e pneus 265/70/R16.
Será q ta dando quantos? acho q ta dando uma média boa. Ah não tem ignição.
E a velocodade nele nos asfalto sera q ta chegando a uns 75 Km/h, acelero ele bem, coitado...
Valeu
gpolachini
05/04/2011, 23:09
Amigo,
Só tem um jeito de vc saber quantos KM/L o seu jeep faz, que é medindo.
Faça o seguinte encha o tanque e marque a Kilometragem que consegue fazer.
Não tem como falarmos só pela configuração depende muito de várias coisas.
Abraço
Robertux
05/04/2011, 23:25
É praticamente impossível saber quantos quilômetros o Jeep faz por litro. Só se tiver com pneu original 600X16 como disse o colega aí em cima.
Como a maioria dos Jeeps tem pneus com diâmetro diferente do original, normalmente maior (acredite se quiser, na década de 70 era moda Jeep com roda aro 13, pneus largos e suspensão rebaixada) tanto o velocímetro quanto o odômetro mentem, portanto nunca ninguém sabe com certeza quantos quilômetros rodou, a única forma seria usando um GPS para calcular a distância percorrida. Então faça o seguinte, desligue a mangueira do combustílvel e ligue em uma garrafa de refrigerante de dois litros, ligue o GPS e ande até acabar o combustível depois divida a distância percorrida por 2, você provavelmente encontrará algo entre 4 e 6.
É praticamente impossível saber quantos quilômetros o Jeep faz por litro. Só se tiver com pneu original 600X16 como disse o colega aí em cima.
Como a maioria dos Jeeps tem pneus com diâmetro diferente do original, normalmente maior (acredite se quiser, na década de 70 era moda Jeep com roda aro 13, pneus largos e suspensão rebaixada) tanto o velocímetro quanto o odômetro mentem, portanto nunca ninguém sabe com certeza quantos quilômetros rodou, a única forma seria usando um GPS para calcular a distância percorrida. Então faça o seguinte, desligue a mangueira do combustílvel e ligue em uma garrafa de refrigerante de dois litros, ligue o GPS e ande até acabar o combustível depois divida a distância percorrida por 2, você provavelmente encontrará algo entre 4 e 6.
ae robertux... essa é nova, ja vi varias formas de fazer esse calculo, mas nunca desse jeito... e pelo visto da para funcionar.
essa pergunta na minha cidade se faz assim... "quantos km seu jeep faz com um botijão de gás?" heuheuheuheu
acredite se quiser, mas quando comprei o meu, fazia +/- 110 km com um botijão. :D abraço galera
a media depende muito da configuração do seu jeep..
o meu motor 6cc, caixa 4m original e diferencial 9/44 e pneus 255/75/R15, carburador recondicionado, platinado.
na cidade da um 6km/l andando na manha, e na br da quase ums 7,5km/l... na trilha ums 3km/l.....
para saber certo quantos km/l seu jeep faz, a melhor forma e fazer na "mamadeira", tire a mangueira q vem do tanque antes dela entrar na bomba (d preferencia antes do filtro) e coloque uma mangueira puxando d dentro de uma garrafa 2 litros... faça a media com 2 litros de gasolina....
mais uma coisa... não se pode confiar no odômetro do jeep... então para marcar os km percorrido utilize um GPS ou se não tiver faça como eu.... marque onde começou e onde terminou a gasolina da garrafa... depois pegue um carro d passeio ou uma moto e verifique a distancia percorrida.... ai sim da pra fazer uma media quase 90%.....
abraço!
TTVANELI
06/04/2011, 08:51
Existem vário fatores que influenciam no consumo.
No meu Jeep, BF161, 6cc, Iguinição eletrônica, pneus 255/70 15, o mecânico e eu fizemos exatamente o que o Robertux disse, que por mais que seja engraçada, é o único que se pode ter resultado real, mediante as adaptações existente na maioria dos Jeeps.
Colocamos "1 Litro" de gasolina pro bicho beber e percorremos por uma pista onde sabiamos a distância, deixando de lado o velocímetro. 5 km exatos... Depois disso, fizemos mais uns ajustes no carburador, mas não repetimos o teste, hehe... Acredito que possa ter melhorado, mas nada tão surpreendente.
Obs: Não esqueça de levar outro litro para voltar, de preferência maior, kkkkkk...:mrgreen:
Mas é isso mesmo. Acredito que 4km a 6km é o mais comum.
Abraço
amigos,
qual motor mais econômico?
o BF161 6cc ou o ford OHC 4cc.
supondo que são totalmente regulados, como se tivesse saido de fabrica.
obrigado
*eu pensava que o 4cc era mais econômico, mas parei para pensa(esse é o mal. rsrsrs) e olhei que o OHC 4cc tem pistões maiores e o tem mais força que o BF161 6cc... por tanto era pra beber mais não é isso? mas ai ouvir alguem no forum dizendo que o 4cc é mais econômico iae ficou a duvida. :parede:
:parede:
vladimirsilva
06/04/2011, 11:10
amigos,
qual motor mais econômico?
o BF161 6cc ou o ford OHC 4cc.
supondo que são totalmente regulados, como se tivesse saido de fabrica.
obrigado
*eu pensava que o 4cc era mais econômico, mas parei para pensa(esse é o mal. rsrsrs) e olhei que o OHC 4cc tem pistões maiores e o tem mais força que o BF161 6cc... por tanto era pra beber mais não é isso? mas ai ouvir alguem no forum dizendo que o 4cc é mais econômico iae ficou a duvida. :parede:
Jair, um entendimento rápido é que do BF-161 tem um volume total dos cilindros de 2638cm³ para desenvolver 90CV @ 4000rpm e o motor OHC tem volume de 2300cm³ para 91CV @ 5000rpm, ou seja, o OHC com pouco menos faz o mesmo trabalho do BF-161. Mas acho sacanagem esse tipo de comparação já que o OHC trabalha em alta rotação, semelhante aos motores AP (Alta Performance) da Volkswagen. Aí sim, é boa a comparação:
OHC = 2300cc carburado potência - 91CV @ 5000rpm; torque - 17,0 kg.m @ 3000rpm
AP 2.0 = 1985cc injetado potência 112CV @ 5250rpm; torque - 17,3 kg.m @ 3000rpm
Isto é, motor 2.0 AP faz muito com menos, em relação ao motor OHC Ford do Jeep.
vpaguiar
06/04/2011, 11:51
Valeu Abraçss
Amigo,
Esta relação de consumo é muito complicada de se relacionar, depende de varios fatores como, tipo de motor tamanho dos pneus e doSEU PÉ.
Você irá encontrar diversas postagens falando que não dá mais que 06, não sei dos outros... vou colocar a minha experiencia, daí você tire as suas conclusões, ok?!
Tenho um Willys 67 cj5,
motor original bf 161 6cc, com ignição eletrônica,
pneus 255x75x15
Fui de BH a uma cidade do centro-oeste de minas, 240km aproximadamente, com 4,5h, na faixa de 70km/h no pé, 80km/h na banguela, meu wyllis rendeu 6,7km/l.:dance::dance:
Fica aí minha experiência!
Abraço!
Vander
Jair, um entendimento rápido é que do BF-161 tem um volume total dos cilindros de 2638cm³ para desenvolver 90CV @ 4000rpm e o motor OHC tem volume de 2300cm³ para 91CV @ 5000rpm, ou seja, o OHC com pouco menos faz o mesmo trabalho do BF-161. Mas acho sacanagem esse tipo de comparação já que o OHC trabalha em alta rotação, semelhante aos motores AP (Alta Performance) da Volkswagen. Aí sim, é boa a comparação:
é a comparação é ruim mesmo... mas era uma duvida que tinha :D
um amigo meu tem um jeep com BF161 6cc e ele teimou que o meu, um OHC 4cc era menos econômico. obrigado valeu pela atenção
Curupira
06/04/2011, 17:21
Olá pessoal.....
Se procurarmos no forum vamos achar uns varios topicos fazendo a mesma pergunta,e eu nunca vi uma resposta bater com a outra em materia de consumo do BF :parede::parede:,mas na verdade eu vi apenas uma resposta que faz jus a pergunta....QUANTOS KM DE FELICIDADE SEU JEEP FAZ :dance::dance::dance::dance::dance:.....mas se formos tirar uma media seria mais de 1km e menos de 10km,o resto varia de jeep pra jeep,lembrando o que todo mundo diz (incluindo eu) economia e motor BF, pra nossa tristeza nunca fizeram as pazes :roll::roll::roll:.
Agora lembrando tambem que existe um topico sobre rebocar jeeps,e tenha muito cuidado com o carro que vai utilizar,esses dias levei um susto rebocando meu CJ com a Hilux....
Abraços consumindo bastante no BF
Robertux
06/04/2011, 22:39
Assim também não, você está comparando alhos com bugalhos, OHC carburado com AP injetado não dá né. Tenha dó. São tecnologias totalmente diferentes.
Se é pra comparar o AP injetado compare com o OHC injetado que saiu na Ranger, que é o mesmo OHC, atualizado com injeção, como o AP é o motor do Passat 74 (mesma geração do Ford OHC lançado em 76), também atualizado com a cilindrada aumentada de 1.5L para 2.0L e injetado.
OHC da Ranger - Injetado
Cilindrada 2.260 cc.
Potência 137 cv a 5050 rpm
Torque 21,2 kgfm a 3.750 rpm
Comparando o OHC injetado com o AP injetado temos:
Cilindrada: 2260/1985=1,1385 ou seja 13,85% maior
Potência: 137/112=1,2232 ou seja 22,32% maior
Torque: 21,2/17,3=1,2774 ou seja 22,54% maior
Com apenas 13,85% a mais de cilindrada o OHC injetado entrega 22,32% a mais de potência e 22,54% a mais de torque que o AP injetado.
mali9ski
07/04/2011, 09:43
Assim também não, você está comparando alhos com bugalhos, OHC carburado com AP injetado não dá né. Tenha dó. São tecnologias totalmente diferentes.
Se é pra comparar o AP injetado compare com o OHC injetado que saiu na Ranger, que é o mesmo OHC, atualizado com injeção, como o AP é o motor do Passat 74 (mesma geração do Ford OHC lançado em 76), também atualizado com a cilindrada aumentada de 1.5L para 2.0L e injetado.
OHC da Ranger - Injetado
Cilindrada 2.260 cc.
Com apenas 13,85% a mais de cilindrada o OHC injetado entrega 22,32% a mais de potência e 22,54% a mais de torque que o AP injetado.
Não adiante querer modificar a fama do georgia, não da pra comparar o AP com o gerogia, porque o ap funciona, o georgia não, que dono desses motores não tiveram problemas com partida, ponto de ignição vazamentos no virabrequim.......valor na hora que fazer o motor, tanto é que este motor so vive uma vez na segunda o dono desiste e coloca outro.Já tivemos uma picape F75 com este motor, e uma mais antiga com BF valia mais que uma mais nova com o gerogia
muita gente pode se queimar mas é a minha opinião, para mim este motor contribui (para não dizer que foi uma me#$$ da ford equipar seus veiculos com ele) para o fim da linha JEEP
vladimirsilva
07/04/2011, 16:34
OHC da Ranger - Injetado
Cilindrada 2.260 cc.
Tudo bem, vamos lá:
- Motor OHC = potência de 91CV @ 5000rpm - torque de 17,0kg.m @ 3000rpm
- Motor AP 2.0 carburador TLDZ / Brosol 3e = potência de 109CV @ 5200rpm - torque de 17,4kg.m @ 3000rpm - combustível gasolina (fonte: Wikipédia)
Ainda assim, o AP 2.0 carburado faz mais com menos.:twisted:
esse é meu primeiro jeep, com motor OHC 4cc... e acho uma beleza de motor no lugar desse so colocaria um a disel.
opinião é igual a____cada um tem o seu ne não?!
heuheue
valeu galera
Vixe, o nome do tópico muda mas o assunto é sempre o mesmo ahahaha!!!
O pessoal falando do injustiçado OHC e tentando arrumar jeito de fazer Jeep ficar economico.
Jeep não fica economico, nem com motor diesel, esqueçe!
Pesado, reduzido, pneuzão e com a aerodinamica dum tijolo.
O que dá pra fazer é deixar o bicho reguladinho, maneirar o pé e tentar deixar o consumo em padrões aceitáveis.
Quanto a comparação do OHC com o BF, é dificil, são motores completamente diferentes, um é 30 anos mais moderno quer o outro. O projeto do OHC é ainda mais novo que o AP(motor de projeto mercedez final anos 60, feito para a Audi e utilizado pela VW no Brasil e outros paises, que salada:pipoca:)
Motor OHC é muito bom. Pouco aproveitado e conhecido aqui no Brasil.
Na Argentina e nos Estados Unidos foi utilizado pela ford até final dos anos 90.
Tenho um OHC aqui em casa que deve ter vindo com defeito, pq tá no carro até hj desde 1976, nunca foi aberto, bate na chave pega de primeira, afunda o pé sobe de giro aos 5.000rpm sem muito esforço e cavaca o chão, não queima nada de óleo, não pinga 1 gota no chão e não me enche o saco. Vou trocar por um AP:mrgreen:
mali9ski
08/04/2011, 10:04
Vixe, o nome do tópico muda mas o assunto é sempre o mesmo ahahaha!!!
O pessoal falando do injustiçado OHC e tentando arrumar jeito de fazer Jeep ficar economico.
Jeep não fica economico, nem com motor diesel, esqueçe!
Pesado, reduzido, pneuzão e com a aerodinamica dum tijolo.
O que dá pra fazer é deixar o bicho reguladinho, maneirar o pé e tentar deixar o consumo em padrões aceitáveis.
Quanto a comparação do OHC com o BF, é dificil, são motores completamente diferentes, um é 30 anos mais moderno quer o outro. O projeto do OHC é ainda mais novo que o AP(motor de projeto mercedez final anos 60, feito para a Audi e utilizado pela VW no Brasil e outros paises, que salada:pipoca:)
Motor OHC é muito bom. Pouco aproveitado e conhecido aqui no Brasil.
Na Argentina e nos Estados Unidos foi utilizado pela ford até final dos anos 90.
Tenho um OHC aqui em casa que deve ter vindo com defeito, pq tá no carro até hj desde 1976, nunca foi aberto, bate na chave pega de primeira, afunda o pé sobe de giro aos 5.000rpm sem muito esforço e cavaca o chão, não queima nada de óleo, não pinga 1 gota no chão e não me enche o saco. Vou trocar por um AP:mrgreen:
Então voce quer que agente também acredite em coelinho da pascoa :lol:
Talvez você teve sorte, ou talvez você so sai final de semana bem de leve, por que esse motor era cai na mão de colono que usava no dia a dia subindo e descendo barroca carregado, que os problemas começavam, eu so to dizendo o que eu via e ouvia falar :rolleyes:
Então voce quer que agente também acredite em coelinho da pascoa :lol:
Talvez você teve sorte, ou talvez você so sai final de semana bem de leve, por que esse motor era cai na mão de colono que usava no dia a dia subindo e descendo barroca carregado, que os problemas começavam, eu so to dizendo o que eu via e ouvia falar :rolleyes:
É nada cara, lá em casa sempre teve motor OHC, seja em Jeep ou Maverick. Nada a reclamar, mesma bosta de qquer motor, manuteñção, água e óleo...
O meu OHC num tá em Jeep mas tá em Maverick, uso todo dia, tenho carro mais novo mas num uso, tá aqui na garagem com bateria arriada de tanto que uso ele ehehehehe, tenho pé pesado e as ruas aqui são uma merda. Os antigos dono do carro acho que nem sabiam o que era dar manutenção num motor, tava na roça aguentando regaço, só encostaram pq acabou a embreagem e a bomba de gasolina.
Esse motor é bom sim, quem fala mal é pq pegou motor ferrado, que nego num sabe mexer(e quase ninguem sabe) pega pra fuçar e acaba de matar o motor.
Ah o motor de arranque dele é ruim mesmo, só presta quando tá tudo novinho, ai vc coloca um de corsa e fim dos problemas.
Pessoal fala demais deste motor, comum do brasileiro isso, falar mal do que não conheçe.
Na minha opinião e experiencia, anda mais e bebe menos que o BF.
É nada cara, lá em casa sempre teve motor OHC, seja em Jeep ou Maverick. Nada a reclamar, mesma bosta de qquer motor, manuteñção, água e óleo...
O meu OHC num tá em Jeep mas tá em Maverick, uso todo dia, tenho carro mais novo mas num uso, tá aqui na garagem com bateria arriada de tanto que uso ele ehehehehe, tenho pé pesado e as ruas aqui são uma merda. Os antigos dono do carro acho que nem sabiam o que era dar manutenção num motor, tava na roça aguentando regaço, só encostaram pq acabou a embreagem e a bomba de gasolina.
Esse motor é bom sim, quem fala mal é pq pegou motor ferrado, que nego num sabe mexer(e quase ninguem sabe) pega pra fuçar e acaba de matar o motor.
Ah o motor de arranque dele é ruim mesmo, só presta quando tá tudo novinho, ai vc coloca um de corsa e fim dos problemas.
Pessoal fala demais deste motor, comum do brasileiro isso, falar mal do que não conheçe.
Na minha opinião e experiencia, anda mais e bebe menos que o BF.
to com você Dodger... o antigo dono mim disse que tinha trocado uma vez o motor do meu jeep... mas foi por descuido dele, que bateu o motor de algum jeito! hueheuehue
e esse motor OHC não tive nenhum problema ainda. valeu
Robertux
12/04/2011, 23:43
O motor OHC é idolatrado nos Estados Unidos. O que o AP é para nós aquí, o OHC é para eles lá e olha que americano endeusa o V8, qualquer coisa que não seja V8, para eles não presta, salvo o OHC que eles preparam, turbinam e chegam a tirar 300 CV do bichinho, enquanto que o AP já foi abandonado na Europa há muito tempo, só no Brasil ele continuou sendo fabricado até poucos anos atrás.
jaime_cj-5
16/04/2011, 17:01
o meu CJ-5 1972 _ 6cc e caixa de 4 marchas, bem curta a relação, está fazendo 8 km na cidade e 11 na estrada (andando a uns 60 km/h)... na trilha nunca fiz média, o mecânico não consegue entender como ele faz isso... só sei que quando comprei estava fazendo 8,8 na estrada (por litro)... aí fiz alguns reparos no motor e troca de pneu e ele começou a fazer essa méda de "Astra 2.0"...
abraço
Paulo Limão
16/04/2011, 17:52
o meu CJ-5 1972 _ 6cc e caixa de 4 marchas, bem curta a relação, está fazendo 8 km na cidade e 11 na estrada (andando a uns 60 km/h)... na trilha nunca fiz média, o mecânico não consegue entender como ele faz isso... só sei que quando comprei estava fazendo 8,8 na estrada (por litro)... aí fiz alguns reparos no motor e troca de pneu e ele começou a fazer essa méda de "Astra 2.0"...
abraço
8km na cidade e 11 na estrada? :shock:
é quase um 1.0 :mrgreen:
[]'s sonhando com o meu fazendo pelo menos 6 na estrada!
jaime_cj-5
16/04/2011, 18:56
é 11 mesmo "paulolimao"! a primeira vez que fiz a média não acreditei... e não falei por ninguém pois achei que me chamariam de mentiroso, mas fiz novamente, e depois fiz outra vez! e da sempre a mesma coisa... não pego os dados do relógio e marcador de combustível pois não são extatos... confio mais nos dados da boba de gasolina do posto... principalmente antes de fazer estrada (pois é uma quilometragem que conheço bem pois faço de carro todas as semanas!!!!)... na cidade não é tão exata... depende muito até porque sempre dou uma brincada em alguma lama na saída do trabalho - mais essa, uso o jeep para trabalhar quase todos os dias (já que moro a 2 km do escritório)... é um willys 1972... incrível mesmo! não vendo por nada
abraço
ZEQUINHA8100
17/04/2011, 20:28
Jaime meu amigo, me conta o segredo do teu jeep:shock: que carburador que esta nele e tudo mais, o meu para fazer 5 na estrada so muito bem regulado e com o pé bem leve, na cidade então é uma morte:cry:, conta o milagre para nós, o que vc fez por baixo daquele capo, pois é o sonho de consumo de todos que tem o bom e velho BF 161 meu caro:concordo:
antonio donizeti
17/04/2011, 22:20
Conta o segredo pois o meu na cidade e 4,5 andando na manha
qual a configuraçao do seu ? Tem igniçao eletronica ?
jaime_cj-5
18/04/2011, 12:19
Jaime meu amigo, me conta o segredo do teu jeep:shock: que carburador que esta nele e tudo mais, o meu para fazer 5 na estrada so muito bem regulado e com o pé bem leve, na cidade então é uma morte:cry:, conta o milagre para nós, o que vc fez por baixo daquele capo, pois é o sonho de consumo de todos que tem o bom e velho BF 161 meu caro:concordo:
...
Bom jeepeiros de plantão
...
faço semanalmente (todo final de semana) uma viagem de uns 35 km (contando com os quebrados dentro da cidade) e sempre abasteço antes e depois disso (boto a bomba sempre no mesmo ponto, e vou até desligar a bomba... sempre na mesma bomba)... e como faço isso na ida e na volta, da sempre certo... estou usando aproximadamente 3 litros... dependendo do meu pé da uns 3,5 litros... não faço pelo relódio nem pelo marcador do jeep porque não são exatos, além do que quase nunca funcionam..rs...
...
embora eu esteja adquirindo um novo jogo de rodas e pneus essa semana (já estão na caçamba) de aro 16 e com pneus fronteira 700/16... essas médias faço com o jogo do dia -a -dia _ 245/70 16 -
...
quase tudo dele é original... aliás, tirando roda e pneu o resto é todo dele...
...
na estrada ando com ele entre 50 a 60 km/h...
...
meu segredo? bom, minha opinião sobre o meu segredo é a seguinte: o jeep vai a qualquer lugar certo? ele passa por qualquer lugar (ou ao menos quase todos os lugares)... só que diferente dos outros usuários de jeep's eu não destruo ele! eu andando de jeep não tenho pressa, é devagar e sempre, passo na manha em todos os quebra-molas, esquenas e buracos... e na estrada já falei, uns 50 ou 60 km/h... ele nem vai mais que isso memso!!!
abraço
fguerreiro
21/04/2011, 10:05
Galera, vou colocar minha experiência, na verdade do meu pai, sobre os motores BF e o OHC, pois contei para ele que estou poupando para comprar um F75.
Ele disse:
"No início da década de 70 tive uma F75 4x4 com motor BF que comprei usada e usei por muitos anos e nunca deu problemas de motor ou transmissão, gostei tanto que juntei dinheiro e comprei um F75 4x4 OHC 0km em 77, em seis meses com 8 mil km fundiu o motor que foi concertado na garantia de fábrica, com mais um ano e mais uns 20km fundiu novamente e desanimei e vendi, e tem mais, a cada dois ou três meses tinha que regular carburador/platinado , o que não acontecia no BF.
Sobre o consumo: BF gasta até menos, pois o OHC se desregula com muita frequência."
Cabe citar que meu pai não usou nenhuma das duas em trilhas, usou ambas apenas para trabalhar no mesmo sítio que a família tem até hoje e fazer entregas na mesma cidade em que moramos até hoje.
Abraço
Fguerreiro
jaime_cj-5
24/04/2011, 14:51
Galera, vou colocar minha experiência, na verdade do meu pai, sobre os motores BF e o OHC, pois contei para ele que estou poupando para comprar um F75.
Ele disse:
"No início da década de 70 tive uma F75 4x4 com motor BF que comprei usada e usei por muitos anos e nunca deu problemas de motor ou transmissão, gostei tanto que juntei dinheiro e comprei um F75 4x4 OHC 0km em 77, em seis meses com 8 mil km fundiu o motor que foi concertado na garantia de fábrica, com mais um ano e mais uns 20km fundiu novamente e desanimei e vendi, e tem mais, a cada dois ou três meses tinha que regular carburador/platinado , o que não acontecia no BF.
Sobre o consumo: BF gasta até menos, pois o OHC se desregula com muita frequência."
Cabe citar que meu pai não usou nenhuma das duas em trilhas, usou ambas apenas para trabalhar no mesmo sítio que a família tem até hoje e fazer entregas na mesma cidade em que moramos até hoje.
Abraço
Fguerreiro
Bom, meu BF 1972 em um cj-5 nunca fundiu! a cada 6 meses passa por uma revisão de óleos e tal... e uma vez por ano por uma revisão um pouco mais detalhada (mesmo assim, é bem mais barato do que manutenção de Gol ou Uno)...
...
Uso o Jeep para trabalhar quase todos os dias da semana e pelo menos uma vez por semana passo em algum atoleiro, e! uma vêz por mês mais ou menos, uma lama um pouco mais pesada... mas nunca de baixo da água (se eu quizesse água tinha comprado uma canoa e ao invés de atolar iria pescar!!!)
...
Only in a Jeep!
vavarusso
21/09/2011, 21:54
Comprei um com bf161, mais ainda nao está rodando(sem freio) e está no GLP, quero colocar à gasolina, vendo essas respostas acho que colocar um "rodagás" aqui nao se faz trilhas mesmo. 13Kg de GLP dá pra fazer uns 120Km
Boudeville
22/09/2011, 11:45
:euforico::euforico::euforico:E eu achava que a minha Cherokee era beberrona KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK:chorandoderir::cho randoderir::chorandoderir::chorandoderir:
Gustavo Willys
23/09/2011, 10:54
Então... Vi o tópico e não me aguentei... Segue meu causo:
Eu tinha um BF161 e que fazia de 3,5 a 5km/l na cidade, dependendo do pé e de 5 a 8 na estrada, tb dependendo do pé... Mas NUNCA acima de 70km/h.
Média global: 4,8km/l.
E o jipe eram meu 1º e UNICO carro. Usava para tudo!!! Trilha, trabalho, passeio, viagem, balada*... Mas esse consumo matava. Meu tio era fã incondicional do GNV, meu meca do alcool.
Pá daqui e pá de lá acabei caindo na armadilha do alcool... Nada de rebaixar cabeçote. Simplemente a troca do carburador, como muitos aqui ja fizeram... R$800,00 depois ele não pegava, não tinha potencia, precisava de 20min esquentando e fazia 2km/L. A adaptação durou só dois dias (um tanque de alcool).
Arrisquei o GNV. Na oficina me chamavam de louco. R$1.800,00 depois ele fazia 11,5km/m3.
De 4,8km/l a 2,50/l de gasola para 11,5km/m3 a 1,60/m3 do GNV.
Em 8 meses paguei o investimento! :cool:
CLARO que ele ficou xoxo. Mas sem o GNV eu não tinha como bancar o carro... GNV pra economizar e gasola quando precisava de potencia e nas trilhas.
Infelizmente meu BF faleceu e estou trocando o motor para um flex. Agora vai ser Trifuel!!!
* quando saia pela 1ª vez com alguma menina e aparecia de jipe era: "noooooossa, que legal!!! Um jipe!!! Muito legal!!! Pra que servem essas "marchinhas? Era de guerra? bla, bla, bla"
No segundo encontro era: "Muito legal seu jipe, mas da proxima vez vem com seu outro carro, tá?!" Ou "pegava" a menina ainda naquela saida eu não pegava nunca mais...
Alemao4x4
23/09/2011, 12:38
meninos, meu nome verdadeiro é Pantaleão Pereira Peixoto, eu tenho um jeep 1971 e nem me lembro quando coloquei gasolina nele a ultima vez, e olhe que eu ando toda semana, nos sábados, 45 km sendo meio a meio terra e asfalto, a ultima vez que abasteci coube cerca de um litro apenas e eu não uso GNV não, ta aqui ao meu lado minha esposa "terta" que confirma que verdade gente.
abraços a todos
Waldir Rodrigues de Lima
23/09/2011, 12:45
meninos, meu nome verdadeiro é Pantaleão Pereira Peixoto, eu tenho um jeep 1971 e nem me lembro quando coloquei gasolina nele a ultima vez, e olhe que eu ando toda semana, nos sábados, 45 km sendo meio a meio terra e asfalto, a ultima vez que abasteci coube cerca de um litro apenas e eu não uso GNV não, ta aqui ao meu lado minha esposa "terta" que confirma que verdade gente.
abraços a todos
hahahahahahaha!!!
Alemao4x4
23/09/2011, 12:58
abraços a todos
completando pra provar que não minto, a única coisa é que ele é 1961, mas 171 ficava melhor, digo 1971, é que ele foi transformado para Álcool e ai a média mensal, ele tem um tanque de inox de 70 litros e eu abasteço o álcool 1 vez por mês, dá entre 4 a 4,4 km / litro
O meu jeep 67 motor bf 2600 com 2 carburadores, 110hp, 3 marchas, ignição eletrônica, pneus 750x16, só usando gasolina supra da BR esta na média de 8km por litro, pé leve e no máximo uns 70km/h na estrada
Sydney66
23/09/2011, 22:25
Ele disse:
Abraço
Fguerreiro
Bom pessoal, acho que não dá para generalizar. Tenho meu jeep a 22 anos, CJ5 1978 OHC 4cc, usava quase todo dia, ia para todos os lugares, nunca me deixou na mão, na época medi seu consumo da forma como falaram aqui, trabalhava a exatos 66km de casa, enchia o tanque, quando chegava lá enchia de novo, 8 litros, média de pouco mais de 8km/l.
Em 1997 resolvi fazer uma reforma geral, até no motor, foi aberto com 145.000 km, o problema são dados e peças desse motor, mais fácil encontrar do BF, foi retificado, melhorado os dutos e aumentado taxa utilizando pistões do modelo a alcool redesenhados em torno, ai passou a fazer 9km/l, agora consumo estrada, velocidade cruzeiro 70~80km/h.
Na cidade nunca medi, original com platinado e carburador H-40.
Com relação ao BF anexei teste da 4 rodas de 1964 onde é mostrado consumo cidade e estrada de um jeep original BF.
Abraço a todos.
vavarusso
23/09/2011, 22:46
Segundo um instalador de RODAGÁS(GLP) me disse que com 13 kg de gás rada-se aproximadamente 230Km, sem nenhuma perca de desenvolvimento do motor BF
quando eu comprei o meu jeep ele veio com um sistema de GLP que eu testei, mas a média fica na faixa de uns 80 km p/botijão e é proibido também, e com o preço do gás de cozinha hoje, ficou inviável, tanto que ninguém mais usa. 230 km não acredito, salvo se pegar uma viagem só de ida, onde não existisse qualquer subida e a grande maioria do percurso fosse descida, ai se atinge até os 11 km por litro de gasolina como disse o colega acima, mas viagem de ida e volta o que subiu tem que descer na melhor da hipótese é plano e nenhum jeep faz mais que 7 a 8 km mesmo andando muito no macio, ele é pesado, tem pneus grandes e que amarram o veiculo, tem uma péssima aerodinâmica, o conjunto de eixos e reduzida também seguram, só pra ilustrar tem uma estrada proxima a minha casa que soltando a ranger gasolina que tenho ou o gol a 60 por hora eles percorrem um trecho de uns 3 a 4 km e chegam a aumentar a velocidade pra 80 km e o jeep apos uns 500 metros pára, como diz um amigo meu mecânico, "jeep é só no motor mesmo, nada do embalo"
Essas estórias me fazem lembrar um cliente nos anos 70 quando eu trabalhava na oficina, que chegou todo animado com seu fusca 1200, ele dizia "esse carro é econômico, faz uns 13 km, enchi o tanque andei 160 km, completei com 20 litros, eu disse: então fez 8, ele respondeu não dá uns 13",
Bem, assim dá mesmo, com esta aritmética
abraços
vavarusso
27/09/2011, 23:15
quando eu comprei o meu jeep ele veio com um sistema de GLP que eu testei, mas a média fica na faixa de uns 80 km p/botijão e é proibido também, e com o preço do gás de cozinha hoje, ficou inviável, tanto que ninguém mais usa. 230 km não acredito, salvo se pegar uma viagem só de ida, onde não existisse qualquer subida e a grande maioria do percurso fosse descida, ai se atinge até os 11 km por litro de gasolina como disse o colega acima, mas viagem de ida e volta o que subiu tem que descer na melhor da hipótese é plano e nenhum jeep faz mais que 7 a 8 km mesmo andando muito no macio, ele é pesado, tem pneus grandes e que amarram o veiculo, tem uma péssima aerodinâmica, o conjunto de eixos e reduzida também seguram, só pra ilustrar tem uma estrada proxima a minha casa que soltando a ranger gasolina que tenho ou o gol a 60 por hora eles percorrem um trecho de uns 3 a 4 km e chegam a aumentar a velocidade pra 80 km e o jeep apos uns 500 metros pára, como diz um amigo meu mecânico, "jeep é só no motor mesmo, nada do embalo"
Essas estórias me fazem lembrar um cliente nos anos 70 quando eu trabalhava na oficina, que chegou todo animado com seu fusca 1200, ele dizia "esse carro é econômico, faz uns 13 km, enchi o tanque andei 160 km, completei com 20 litros, eu disse: então fez 8, ele respondeu não dá uns 13",
Bem, assim dá mesmo, com esta aritmética
abraços
Caro Systema cometi um erro de digitação, na verdade ele me disse que faz 130km... É proibido sim. Mas será pq é proibido???
juleymar73
27/09/2011, 23:19
Bem mais um forum de autonomia do do jeep , pois bem , meu cj usa o 161 carburador dfv quando comprei dava uns 2,5 kml, mais depois de um recondicionada no carbura o ultimo teste foi 5 kml, isso depois de por retorno de gasolina e usar um gigleur 110 do solex pois menor que o 25 do dfv nao tem, vou por um menor pra ver se fica bom , pois ainda nao engasga quando o motor ta frio , ah uso pineus 265 aro 15 .
Caro Vavarusso, antigamente era proibido porque o GLP era subsidiado, hoje deve ser por questão de segurança porque proibitivo é o preço do gás de cozinha, Usar ele aqui num carro sairia mais caro do que abastecer só com Podium.
vavarusso
28/09/2011, 19:53
Caro systema, R$ 35,00 pra rodar 130 km. Sai a R$ 0,27 o Km. Enquanto a gasolina faria esse percurso com R$ 77,00, fazendo 5km/l. Ou seja ao custo de R$ ,059 o Km.
jkdaniels
29/09/2011, 08:03
O problema com o gas de cozinha é a segurança mesmo, pois geralmente o pessoal coloca o butijão em cima do coletor de escape para fazer o pré aquecimento, com isso, como a solda da válvula de escape do butijão é feita com estanho (que derrete muito fácil e com pouco calor) o sistema se torna uma verdadeira bomba relógio. Eu particularmente tinha vontade de colocar, mas como ando com a familia, a segurança vem em primeiro lugar.
Rafaminc
29/09/2011, 10:48
Caro systema, R$ 35,00 pra rodar 130 km. Sai a R$ 0,27 o Km. Enquanto a gasolina faria esse percurso com R$ 77,00, fazendo 5km/l. Ou seja ao custo de R$ ,059 o Km.
Pior que teóricamente rodar com GLP sai em torno de 40 a 50% mais barato que a gasolina.
P... M... devia ter feito os cálculos e colocado GLP no meu motor do que GNV, affff....
aqui estamos pagando em torno de 42 a 43 o botijão de 13 kg e o meu não passava de uns 80 km, alem do que eu coloquei atras do banco e havia problemas de congelamento do botijão, além do que ocupava o porta malas e ficava visível, quando comprei ele era colocado embaixo do capô e em cima da tubagem de escape, mas ai eu reformei todo e para colocar lá teria de cortar o para-lama de novo.
Uma coisa tinha de bom quando funcionava emitia um cheiro parecido como quando fogão esta assando um pão caseiro, bem melhor que o cheiro forte da gasolina que o jeep solta, saindo do gás eu mudei para álcool e olha que o velho BF-161 aceita muito bem o álcool e o cheiro, bem como a poluição fica menor, pelo menos na hora que se anda com o jeep.
vavarusso
29/09/2011, 20:25
O problema com o gas de cozinha é a segurança mesmo, pois geralmente o pessoal coloca o butijão em cima do coletor de escape para fazer o pré aquecimento, com isso, como a solda da válvula de escape do butijão é feita com estanho (que derrete muito fácil e com pouco calor) o sistema se torna uma verdadeira bomba relógio. Eu particularmente tinha vontade de colocar, mas como ando com a familia, a segurança vem em primeiro lugar.
Muita gente aqui usava o GPL e nunca ouvir falar de acidentes. Outra coisa o sistema tem que ser feito por profissional e usar um equipamento chamado rodagás. Outra coisa vc pode adaptar um cilindro de GNV que cabe 39Kg de GLP, e funciona nos dois sistemas a gás e gosolina é só acionar um botao ligar a gasolina e ir pra trilha.
galera... voltando ao OHC 4cc... descobrir como o meu motor foi batido. rsrs (interior sempre tem uma pessoa pra contar historia de seu jeep).
la vai.. um serto dia o velhinho vinha no jeep... na cidade num pau da gota em uma descida. e de repente passa uma velhinha na frente. então ele reduz pisa no freio e bate motor, caixa de marcha e estraga o diferencial. kkkkkkkkkkkkkkk (tudo isso pra n matar a senhora)
soube isso de um velho amigo da familia, que me disse que ele mesmo que tinha trocado o motor de meu jeep. rsrsrs
e de la pra ca meu motor nunca mais foi trocado... feito eu creio que sim... mas ta novinho.
Zangado BH
14/12/2015, 12:31
Bom o meu é um 6cc caixa original, pneus 31, platinado e descarga original.
Faz 30 na cidade e 45 na estrada.
hauhauahuahau
(um ponto muda tudo)
squinzani
14/12/2015, 16:18
Bom o meu é um 6cc caixa original, pneus 31, platinado e descarga original.
Faz 30 na cidade e 45 na estrada.
hauhauahuahau
(um ponto muda tudo)
é o meu ta com uma config parecida...
faz uns 3,5km/l na cidade...
off road deve fazer menos.