rodrigo_leite
05/04/2011, 15:32
Caros amigos, estou montando um Cj5 e queria ter um pouco mais de altura e angulo de ataque para o meu querido jeep...tenho visto que alguns colegas de trilha tem montado o feixe de mola por cima do eixo, dai me vem a pergunta...tem riscos??? e o conforto???
não quero nada absurdo de grande, porém quero uma boa altura ,um pouco de conforto e estabilidade...
o que vcs me sugerem???
JAIME MOREIRA
05/04/2011, 16:02
da uma pesquisada que te muito assunto...
Colocar o eixo por cima das molas, só se for realmente nescessario, piora estabilidade, conforto e tudo mais. Colocando apenas calços na carroceria e um jumelo um pouco maior ja faz uma baita diferença
Lucas Nassif
05/04/2011, 16:25
Rodrigo, quais pneus você usa?
pedro bonadio
05/04/2011, 18:22
Não colocaria calços de suspenção muito grandes, eles elevam o centro de gravidade do mesmo jeito que uma suspenção bem spoada(molas sobre os eixos):Feixes retos, jumelos pequenos ou articulados,amortecedores de dupla ação de preferência à gás, barras de direção redimensionadas, high-steer, molas novas, com especificação de peso corretas, etc...
Agora, tudo isso fica caro, porém terá um jeep muito melhor em trilhas e também conseguirá ganhos no asfalto.
Já com jumelos altos, grandes calços de carroceria(em alguns casos necessita de novos suportes, cabos, fios, linhas de freio, etc..) ou calços de suspenção(alteram toda a geometria de suspenção), você não ganha em curso, estabilidade, e apenas em altura, aumentando seu centro de gravidade, prejudicando a dirigibilidade de seu veículo.
Quanto mais alto o jeep, seje com suspenção sobre o eixo ou com calços e jumelos, o carro perderá estabilidade, principalmente o jeep, que tem eixos muito estreitos(bitola pequena), e que na maioria das vezes é usado com pneus mais finos e altos.
Um jeep com suspenção sobre o eixo, livra algum espaço, aumentando o vão livre.
Tenho 2 CJs, os dois suspenções em baixo do eixo, não vejo necessidade de passá-los sobre o eixo, e sim de jumelos revólver e amortecedores maiores, para aumentar meu curso de suspenção, mas isso por causa do tipo e nível de trilhas existentes aqui na minha região.
Jaime, você deve ter se confundido quando falou:"Colocar o eixo por cima das molas", acho que quis dizer: Colocar as molas por cima do eixo.
Abraços!!!
Robertux
05/04/2011, 23:07
Se for fazer spoa (molas por cima dos eixos) coloque as molas da Toyota Bandeirante, porque com elas vc usa apenas 3 ou 4 folhas de mola contra 10 das originais do Jeep, isso faz com que você tenha um Jeep mais alto, com melhores ângulos de entrada e saída sem elevar demais o Jeep. É aconselhavel também colocar eixos da Rural que lhe devolverão a estabilidade perdida com a elevação do centro de gravidade.
Como fazer isso? Tem bastante informação aqui no Forum, use a pesquisa.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.