Ver Versão Completa : L200 luz do 4x4 piscando, e velocimetro piando!
marcosvales
05/04/2011, 10:46
Amigos minha L200 está com a luz do 4x4 no painel piscando. quando ligo a tração ela acende direitinho e fica sem piscar, mais quando estou usando o 4x2 ela fica acesa e piscando! o que poderá ser? e o painel fica piando em torno dos 60km/h o que será também? Obrigado!
Junior-L200Power
06/04/2011, 11:51
Amigos minha L200 está com a luz do 4x4 no painel piscando. quando ligo a tração ela acende direitinho e fica sem piscar, mais quando estou usando o 4x2 ela fica acesa e piscando! o que poderá ser? e o painel fica piando em torno dos 60km/h o que será também? Obrigado!
Como assim o velocimetro ta piando?!
A luz da tração pode ser problema nela,como tbm pode não ser problemas nela...já que o painel parece estar em pane!! Ja vi muitas onde a tração fikava piscando e era mal contato eletrico!! Já a minha nem acende a luz da tração quando engato!!
Logo mais alguem que teve esse problema vem te ajudar!! :concordo:
marcosvales
06/04/2011, 12:41
Isso mesmo... as vezes quando estou dirigindo, em torno de 60km/h o ponteiro dá umas piadinhas ou fica com barulho de rolamento ruim, como se as engrenagens estivessem sem lubrificação....
Carlos A. C. Azevedo
06/04/2011, 20:33
Isso mesmo... as vezes quando estou dirigindo, em torno de 60km/h o ponteiro dá umas piadinhas ou fica com barulho de rolamento ruim, como se as engrenagens estivessem sem lubrificação....
Mas tu conseguiu confirmar mesmo que o barulho é no velocimetro?? Por que ele tem uma graxa lá, que pode ter secado, o que é meio estranho... então ve primeiro se não é o rolamento das rodas ou de alguma que se ferrou...
Quanto a luz da Tração, ela começa a piscar, em alguns casos, quando tem algum sujo no conector da solenoide.. fica bem embaixo da turbina. é só olhar lá, desconectar, espirar um limpa contato e faça o teste, na maioria dos casos funcionou...
:concordo:
Marcelo-HPE
07/04/2011, 19:19
As solenoides da tração ficam logo abaixo do filtro de ar , dá uma olhada tb no sensor de posição da tração que fica montado verticalmente no diferêncial dianteiro , aproveita e verifique tb as mangueirinhas de vácuo da tração que estão próximas .
abs
vieira912
07/04/2011, 20:38
Só pode Ser uma Coisa!!!
"A Sua Camionete irá Se Autodestruir em 5 Segundos"
KKKKK:dance:kkk:dance:kkk:dance:kkk:dance:
Brincadeiras a Parte, com toda Certeza são Solenoides da T-Case que devem estar com defeito, Mau contato nos Fios, ou até mesmo algum fio Solto, pelo menos nas T-cases da Borg warner existe 2 solenoides e com quatro fios e se algun deles se soltarem a Luz da Tração Picas Intermitente indicando que á uma Falha "ELETRICA" no Sistema.
já Checou se o sistema 4x4 está engatando e desengatando??
Sobre o Velocimetro com certeza o Embolo do Imã está tocando o tambor do ponteiro, isto é muito Comum em colisões e Solavancos Fortes, aquele "velho mito do velocimetro travar em um acidente" se deve a Este embolo travar no tambor do ponteiro seja ele Sistema Por Cabo ou Eletronico.
até mais e Boa Sorte:concordo:
Marcelo-HPE
08/04/2011, 07:02
Por falar em sensores , aí vai um explicativo sobres a localização de sensores e módulos da l200 HPE.
Vale a pena dar uma olhada. :concordo::concordo:
abs
rosalvo siqueira do nasci
21/08/2011, 10:51
ola tenho uma l200 207/2008 autumatica ela esta acendendo a luz do 4x4 e faz um barulho embaixo que parece esta com algum problena de lubrificacao mais eu nao estou usando a tracao .quando eu paro e ligo ela denovo ela volta ao normal alquem podeme ajudar no que esta acontecendo
Carlos A. C. Azevedo
21/08/2011, 16:02
ola tenho uma l200 207/2008 autumatica ela esta acendendo a luz do 4x4 e faz um barulho embaixo que parece esta com algum problena de lubrificacao mais eu nao estou usando a tracao .quando eu paro e ligo ela denovo ela volta ao normal alquem podeme ajudar no que esta acontecendo
Como é esse barulho? de rolamento roncando? a tração engata tudo normal?
Jacirene Nunes Shand
20/05/2012, 14:47
A luz do 4X4 do meu L200 também está piscando, e quando aciono o 4X4 não percebo nenhuma diferença na traçaõ.
SUCURI 4X4
07/07/2012, 09:03
Tenho uma L200 HPE 2004 também está com 4x4 piscando e fazendo esse ruido no painel.
Pergunta: como resolvo o problema do ruido. O 4x4 foi resolvido.
jacquesfreitas
31/07/2015, 11:30
Nesse caso, é mau contato nos conectores elétricos das válvulas solenóides... Ou elas estão queimadas.
jacquesfreitas
31/07/2015, 11:31
Pessoal,
Após muito penar, estudar e me sujar embaixo da viatura, sempre documentando (em vídeo) tudo que fazia, compilei tudo num único vídeo!
A voz está baixa e enrolada (principalmente no início), para contornar o problema legendei o vídeo todo. Como fiz diretamente no youtube é necessário ligar as legendas, mas logo no início do vídeo tem um aviso apontando para o lugar onde se liga as legendas.
Testei todos os interruptores em todas as posições e falo da função de cada um, relacionando as operações mecânicas e elétricas envolvidas no ato de selecionar 2H, 4H e 4L. Espero que ninguém nunca mais fique atolado por falta de tração...
Estou produzindo um segundo vídeo que explica como forçar 4x4, mesmo com problemas elétricos nos interruptores. Sim é possível! Aprendi a fazer isso nessa via-crucis: Depois posto aqui.
Espero que seja útil a todos:
https://www.youtube.com/watch?v=w53OHTRlcWg
Anderson Rocha
18/08/2015, 14:29
Muito bom o vídeo Jacques !! Parabéns !! Meça por favor a resistência ôhmica das duas solenóides para compararmos . . . e existem mais de uma modelo de solenóide da L200 OUTDOOR ? Já percebi como se fosse uma capinha preta em um dos lados das duas solenódies, enquanto que no outro modelo vê-se os 03 orifícios de ar !!
jacquesfreitas
18/08/2015, 23:28
Muito bom o vídeo Jacques !! Parabéns !! Meça por favor a resistência ôhmica das duas solenóides para compararmos . . . e existem mais de uma modelo de solenóide da L200 OUTDOOR ? Já percebi como se fosse uma capinha preta em um dos lados das duas solenódies, enquanto que no outro modelo vê-se os 03 orifícios de ar !!
Anderson,
Essa capinha deve ser o filtro anti-pó e resíduos sólidos... no meu vídeo eles aparecem na lateral do carro. Saem duas mangueiras longas deles até os solenóides (elas se conectam onde estariam essas capinhas pretas)...
Geralmente nas peças de reposição os filtros vem nas próprias solenóides...
Tô sem multímetro...
vavarusso
19/08/2015, 10:20
Anderson,
Essa capinha deve ser o filtro anti-pó e resíduos sólidos... no meu vídeo eles aparecem na lateral do carro. Saem duas mangueiras longas deles até os solenóides (elas se conectam onde estariam essas capinhas pretas)...
Geralmente nas peças de reposição os filtros vem nas próprias solenóides...
Tô sem multímetro...
Lembrando que por esses orifícios à atmosfera deve sempre ter um filtro, capinha, pois ali é sugado ar da atmosfera, qualquer sujeirinha entope as solenoides
Eliezer Marcos
21/08/2015, 06:19
Marcos, a minha L200 também esta com esses dois mesmos problemas que a sua esta. Recentemente eu comprei as solenoides e eu mesmo instalei. Quando eu ainda estava com as solenoides antigas ainda na viatura, a luz no painel ficava apagada na 4X2 como deve ser, mas em 4x4 a luz ficava piscando e a tração não engatava. Depois que eu troquei as solenoides, ficou da seguinte forma: em 4x4 a luz no painel fica acesa e a tração engata normalmente, em 4x2, a tração desengata, mas a luz no painel fica piscando e não apaga. Tô achando que o atuador de roda livre esta sujo de mais e detonado, por isso que a luz ta piscando em 4x2.
No painel é a mesma coisa que o seu, por volta de 60km ele fica raspando.
vavarusso
21/08/2015, 08:05
Pessoal a minha L200 outdoor 2007 manual, estava com a luz sem acender, as solenoides queimadas, o atuador contaminado de pó de ferrugem. Eu achava que nao tinha 4x4, mas, percebi que esses problemas citados nao a deixa sem 4x4, pois mecanicamente ela sempre vai funcionar. Eu mesmo deu uma geral em todo o sistema, e coloquei apenas uma solenoide dos carros da VW, apenas a responsável pelo vácuo de desacoplar o eixo do atuador do diferencial dianteiro . Só nao ficou 100% pq a luz em 4x4 piscava. Mas ontem a luz do 4x4 ficou acesa em 4x2 e nao apagou e uns 70.. 80km/h começou a fazer um barulho de rolamento.. Acho que a solenoide já queimou.... (????)
vavarusso
24/08/2015, 17:32
Pessoal a minha L200 outdoor 2007 manual, estava com a luz sem acender, as solenoides queimadas, o atuador contaminado de pó de ferrugem. Eu achava que nao tinha 4x4, mas, percebi que esses problemas citados nao a deixa sem 4x4, pois mecanicamente ela sempre vai funcionar. Eu mesmo deu uma geral em todo o sistema, e coloquei apenas uma solenoide dos carros da VW, apenas a responsável pelo vácuo de desacoplar o eixo do atuador do diferencial dianteiro . Só nao ficou 100% pq a luz em 4x4 piscava. Mas ontem a luz do 4x4 ficou acesa em 4x2 e nao apagou e uns 70.. 80km/h começou a fazer um barulho de rolamento.. Acho que a solenoide já queimou.... (????)
Nao queimou mas deixou de ser alimentada, como se tivesse em 4x4. Falta descobrir o que está acontecendo. Para voltar ao normal tenho que desconectar e reconectar o interruptor ponta bola . (?????)
vavarusso
25/08/2015, 16:20
Nao queimou mas deixou de ser alimentada, como se tivesse em 4x4. Falta descobrir o que está acontecendo. Para voltar ao normal tenho que desconectar e reconectar o interruptor ponta bola . (?????) E nao é culpa do interrruptor do diferencial diant. pois desconecto e fecho/abro o circuito e a luz continua a pisca em 4x2. (???) Ainda está com uma solenoide só, sábado colocarei a outra. Com uma só nao deu certo, pois sempre fica vácuo no sistema.... Ninguém fala nada, ninguém sabe de nada...ninguém tem esse problema!!!!
jacquesfreitas
25/08/2015, 17:38
Nao queimou mas deixou de ser alimentada, como se tivesse em 4x4. Falta descobrir o que está acontecendo. Para voltar ao normal tenho que desconectar e reconectar o interruptor ponta bola . (?????)
VavaRusso,
O ponta-bola se estiver funcionando vai justamente cortar a corrente nos solenóides... você testou o ponta bola no lugar? Dá pra testar com uma bateria, fios, alguns conectores e uma lâmpada... Só verificar passagem de corrente em 4H e 4L, sem passagem de corrente em 2H...
Só recaptulando:
- Você ligou o ponta-pino direto
- Consertou o ponta-bola
- Tem somente um solenóide, o que desconecta
- A conexão do 4x4 está sendo pela mola do atuador
A situação é essa descrita acima?
Já testou o interruptor do diferencial dianteiro (bateria, fios, alguns conectores e lâmpada... de preferência no local, colocando vácuo nos dois lados do atuador)? Passagem de corrente em 4x4, sem passagem em 4x2...
jacquesfreitas
25/08/2015, 17:39
E nao é culpa do interrruptor do diferencial diant. pois desconecto e fecho/abro o circuito e a luz continua a pisca em 4x2. (???) Ainda está com uma solenoide só, sábado colocarei a outra. Com uma só nao deu certo, pois sempre fica vácuo no sistema.... Ninguém fala nada, ninguém sabe de nada...ninguém tem esse problema!!!!
Rapaz, eu tô achando que a mola do atuador não tá dando conta de "armar" o 4x4...
vavarusso
26/08/2015, 09:00
VavaRusso,
O ponta-bola se estiver funcionando vai justamente cortar a corrente nos solenóides... você testou o ponta bola no lugar? Sim, exaustivamente com multimetro. 4x2 tem 12+. 4x4 sem corrente. Quando desconecto e reconecto o ponta bola, fica normal. (Luz apagada) quando uso o carro (4x2) e paro e volto a ligar o motor, a luz acende, "piscando" e só volta a apagar se eu for lá embaixo e repeti o processo acima. Lembrando que ainda apresenta em 4x2 piscando, as vezes, um barulho como de rolamento, na parte da frente, que acho ser o arrasto do cardam feito pelas rodas dianteiras.
Só recaptulando:
- Você ligou o ponta-pino direto . Nao, mas fiz testes com ele direto, e assim apenas nao dá aquela apagadinha entre o H e L.
- Consertou o ponta-bola? Sim
- Tem somente um solenóide, o que desconecta? Sim, a amarela.
- A conexão do 4x4 está sendo pela mola do atuador? Sim, apenas pela mola.
A situação é essa descrita acima?
Já testou o interruptor do diferencial dianteiro? Sim, com multímetro. .
Falta tempo para matar a charada. Comprei outra solenoide e FDS vou colocar. Depois do reparo que fiz no atuador ficou tao hermeticamente fechado que um dia após desligar a VTR a depressão continua lá.
vavarusso
26/08/2015, 09:07
Rapaz, eu tô achando que a mola do atuador não tá dando conta de "armar" o 4x4...
Meu caro, também pensei assim, mas desconectando no conector o interruptor do diferencial e fechando/abrindo a luz apagaria. Então nao é. Será que o FDP do ponta bola para de funcionar do nada? Tb acho que nao, pois se fosse o simples ato de desconectá-lo e reconectá-lo nao iria fazê-lo funcionar. Entende??? Jaques outra ideia minha é substituir o ponta bola por uma chave tic tac. E aí?
jacquesfreitas
26/08/2015, 17:18
Meu caro, também pensei assim, mas desconectando no conector o interruptor do diferencial e fechando/abrindo a luz apagaria. Então nao é. Será que o FDP do ponta bola para de funcionar do nada? Tb acho que nao, pois se fosse o simples ato de desconectá-lo e reconectá-lo nao iria fazê-lo funcionar. Entende??? Jaques outra ideia minha é substituir o ponta bola por uma chave tic tac. E aí?
VavaRusso,
Você simular o circuito do interruptor do diferencial aberto/fechado é um bom teste... mas acho que esse teste deveria ser feito com algumas situações garantidas. Explico melhor:
Primeiro teste
1 - Ligue a linha de vácuo ativa no lado esquerdo (4x2) do atuador
2 - Em 2H, faça o seguinte com o conector do interruptor diferencial
2.1 - Deixe aberto -> Luz no painel vai ficar apagada
2.2 - Feche os terminais -> Luz no painel vai ficar piscando
Segundo teste
1 - Ligue a linha de vácuo ativa no lado direito (4x4) do atuador
2 - Em 4H, faça o seguinte com o conector do interruptor diferencial
2.1 - Deixe aberto -> Luz no painel vai ficar piscando
2.2 - Feche os terminais -> Luz no painel vai ficar acesa
A melhor forma de forçar a linha de vácuo, na minha opinião, é pegar a mangueira que sai do reservatório de vácuo (ela se divide em 3 mais à frente - duas pros solenóides e a outra acho que vai pra bomba injetora ou atuador de marcha lenta... sei lá, na minha SW4 velha é assim, mas ela é 1997) e colocar diretamente nos tubos que vão para o atuador... você simplesmente comanda manualmente 4x2 ou 4x4... faz baypass nos solenóides...
510429
Pode ser que o motor fique estranho, já que a outra linha de vácuo (bomba injetora ou atuador de marcha lenta) vai ficar faltando.
Se a gente fechar um plano de testes fica mais fácil...
Você testou o ponta-bola conforme eu falei: Na posição de trabalho, usando fios, bateria e lampada?
Você já tirou o guarda pó do atuador e viu o eixo armar e desarmar o 4x4 com o vácuo em um tubo ou outro?
Se o seu ponta-bola estiver funcionando deve dar esses resultados aí... Se der invertido, o interruptor do diferencial funciona ao contrário (Fechado 4x2; Aberto 4x4) eu nunca o testei "in loco"... Mas acho que seja Fechado 4x4; Aberto 4x2!
vavarusso
26/08/2015, 17:36
Boa tarde meu caro! Bem já fiz tantos teste que nao consigo nem relatar. rsrs. Vejo sim o eixo do autuador funcionar tanto com ação vácuo/mola (4x4), quanto com ação apenas do vácuo (4x2).
O vácuo é criado na bomba de vácuo puxada pelo alternador. a linha sai do alternador e vai para o servo freio, dessa linha sai outra que alimento reservatório. Isso no meu caso L200 outdoor GLS 2007.
Quando tiver um tempinho vou fazer novos testes obedecendo a um roteiro como o seu e anotando, pois sou muito esquecido.
jacquesfreitas
26/08/2015, 19:46
O ponta-bola se estiver funcionando vai justamente cortar a corrente nos solenóides... você testou o ponta bola no lugar?Sim, exaustivamente com multimetro. 4x2 tem 12+. 4x4 sem corrente
Rapaz, tô atentando pra sua resposta agora...
Nos meus testes o ponta-bola não deixa passar corrente em 4x2 e deixa em 4x4!!!
Se a seu resultado está invertido, o solenóide vão funcionar ao contrário mesmo...
O ponta-bola é o que está mais à frente, confirma?
vavarusso
26/08/2015, 23:22
Rapaz, tô atentando pra sua resposta agora...
Se a seu resultado está invertido, o solenóide vão funcionar ao contrário mesmo...
O ponta-bola é o que está mais à frente, confirma?
Confuso: Em 4x2 tem 12 volts nas solenoides. No meu ora ta sem 12v por isso que fica piscando, e como está com uma valvula só fica acoplada.
jacquesfreitas
27/08/2015, 07:39
O ponta-bola se estiver funcionando vai justamente cortar a corrente nos solenóides... você testou o ponta bola no lugar?
Sim, exaustivamente com multimetro. 4x2 tem 12+. 4x4 sem corrente
Confuso: Em 4x2 tem 12 volts nas solenoides. No meu ora ta sem 12v por isso que fica piscando, e como está com uma valvula só fica acoplada.
VavaRusso,
Não é a saída do ponta-bola que vai diretamente pros solenóides.
Existe um módulo de controle intermediando o processo.
Na verdade, a saída do ponta-bola é justamente o contrário do que chega nos solenóides.
Em 4x2:
- Ponta-bola envia 0v pro módulo
Módulo, ao receber 0v do ponta-bola:
- Envia 12v pros solenóides
- Espera 0v do interruptor do diferencial dianteiro
(se receber 12v do interruptor do diferencial dianteiro, pisca luz no painel)
Em 4x4:
- Ponta-bola envia 12v pro módulo
Módulo, ao receber 12v do ponta-bola:
- Envia 0v pros solenóides
- Espera 12v do interruptor do diferencial dianteiro
(se receber 0v do interruptor do diferencial dianteiro, pisca luz no painel)
vavarusso
27/08/2015, 08:21
VavaRusso,
Não é a saída do ponta-bola que vai diretamente pros solenóides.
Existe um módulo de controle intermediando o processo.
Na verdade, a saída do ponta-bola é justamente o contrário do que chega nos solenóides.
Em 4x2:
- Ponta-bola envia 0v pro módulo
Módulo, ao receber 0v do ponta-bola:
- Envia 12v pros solenóides
- Espera 0v do interruptor do diferencial dianteiro
(se receber 12v do interruptor do diferencial dianteiro, pisca luz no painel)
Em 4x4:
- Ponta-bola envia 12v pro módulo.
Módulo, ao receber 12v do ponta-bola:
- Envia 0v pros solenóides
- Espera 12v do interruptor do diferencial dianteiro
(se receber 0v do interruptor do diferencial dianteiro, pisca luz no painel)
Corretíssimo! Mas quando eu falo em +12v em 4x2, eu estou falando nas sonelóides e quando eu falo em 0v em 4x4, eu estou falando tb nas soneloides .
Ontem a noite eu ainda fui fazer confirmar isso: chave no contato, painel aceso;
4x2 e a luz piscando com interruptor diferencial desligado;
4x2 e a luz piscando com interruptor diferencial jumpeado;
4x4 e a luz piscando com interruptor diferencial desligado;
4x4 e a luz piscando com interruptor diferencial jumpeado;
Tá com a macaca ou nao tá? Será central ou o Benedito?
Se desconecto o ponta-bola e reconecto fica perfeito até desligar o motor,mas quando religar a luz ficará acesa como descrito acima. Rrsrsr cricri
jacquesfreitas
27/08/2015, 11:27
Corretíssimo! Mas quando eu falo em +12v em 4x2, eu estou falando nas sonelóides e quando eu falo em 0v em 4x4, eu estou falando tb nas soneloides .
Ontem a noite eu ainda fui fazer confirmar isso: chave no contato, painel aceso;
4x2 e a luz piscando com interruptor diferencial desligado;
4x2 e a luz piscando com interruptor diferencial jumpeado;
4x4 e a luz piscando com interruptor diferencial desligado;
4x4 e a luz piscando com interruptor diferencial jumpeado;
Tá com a macaca ou nao tá? Será central ou o Benedito?
Se desconecto o ponta-bola e reconecto fica perfeito até desligar o motor,mas quando religar a luz ficará acesa como descrito acima. Rrsrsr cricri
Rapaz, nessa caso tá com a macaca mesmo!
E esse negócio de desconectar e reconectar o ponta-bola e ficar tudo certo, como é que pode isso?
Já que você está jumpeando o conector que vai pro interruptor do diferencial dianteiro, me ocorreu uma idéia: Que tal jumpear também o conector que vai pro ponta-bola?
Conector Ponta-bola
Conector do Diferencial
Luz do Painel
Aberto
Aberto
Apagada
Aberto
Jumpeado
Piscando
Jumpeado
Aberto
Piscando
Jumpeado
Jumpeado
Acesa
jacquesfreitas
27/08/2015, 11:34
Se você achar que o ponta-bola é a fonte do problema, tem pra vender no MercadoLivre a partir de R$ 120,00...
Eu comprei por R$ 180,00 de um cara de Gandu porque tinha Sedex 12, de lá pra aqui (Salvador)...
Comprei na quinta, chegou na sexta (às 15h, correios lançou 11h55m no sistema... rsrsrsrsrsr)...
Eu precisava da tração no sábado pra subir a serra de Tanquinho, vizinho a Feira de Santana, se estivesse sem tração não tinha subido...
jacquesfreitas
27/08/2015, 11:51
Localização dos módulos (inclui o 4WD): http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/89111-l200-luz-do-4x4-piscando-e-velocimetro-piando-post1417325.html#post1417325
vavarusso
27/08/2015, 12:11
Eu ja fiz os testes da tabela acima, só nao lembro o resultado.O que eu sei é que o interruptor do diferencial nao está fazendo falta alguma, pois com circuito fechado ou aberto tanto faz. E nao acredito ser problema no ponta bola depois de tantos testes positivos dele.. Vou fazer novos testes com a velha e boa lâmpada.
jacquesfreitas
27/08/2015, 14:04
Eu ja fiz os testes da tabela acima, só nao lembro o resultado.O que eu sei é que o interruptor do diferencial nao está fazendo falta alguma, pois com circuito fechado ou aberto tanto faz. E nao acredito ser problema no ponta bola depois de tantos testes positivos dele.. Vou fazer novos testes com a velha e boa lâmpada.
Eu penso em você fazer os testes jumpeando os interruptores para confirmar que o módulo está 100%... Ele é o mais caro nessa história! Se o funcionamento do módulo estiver perfeito... o problema poderia ser o ponta-bola, por exemplo.
vavarusso
27/08/2015, 14:36
Eu penso em você fazer os testes jumpeando os interruptores para confirmar que o módulo está 100%... Ele é o mais caro nessa história! Se o funcionamento do módulo estiver perfeito... o problema poderia ser o ponta-bola, por exemplo.
Se estiver ruim, gasto $20,00 num botão tic tac e tá tudo resolvido. Obrigado pelo empenho em ajudar. E a briga continua. FDS vou pra fazenda e vou ver se refaço os teste seguindo um roteiro cmo sugerido por você.
jacquesfreitas
27/08/2015, 16:06
Se estiver ruim, gasto $20,00 num botão tic tac e tá tudo resolvido. Obrigado pelo empenho em ajudar. E a briga continua. FDS vou pra fazenda e vou ver se refaço os teste seguindo um roteiro cmo sugerido por você.
Beleza, bom serviço! E depois poste aí o que aconteceu quando achar o que está causando o mistério!
Me ocorreu uma coisa - não sei se já te perguntei. Como as roscas são iguais e como eles têm o mesmo tamanho: Será que corre o risco de você ter trocado a posição do interruptor ponta-pino e ponta-bola?
Na minha o ponta-bola (o fio é menor) está mais pra frente.
Lembro que se eu fosse ter que tirar ele, tinha que tirar o ponta-pino antes, pois o ponta-pino atrapalhava a folgar o ponta-bola com uma chave de boca (19mm, acho), não dava pra trabalhar com a chave quando o ponta-pino estava na posição dele (mais atrás)...
Isso eu lembro bem, pois o meu ponta-pino não está muito bom... e lembro justamente que não teria muito trabalho pra trocá-lo... o ponta-bola (com um acesso mais complicado) eu coloquei um novo!
vavarusso
27/08/2015, 17:04
Beleza, bom serviço! E depois poste aí o que aconteceu quando achar o que está causando o mistério!
Me ocorreu uma coisa - não sei se já te perguntei. Como as roscas são iguais e como eles têm o mesmo tamanho: Será que corre o risco de você ter trocado a posição do interruptor ponta-pino e ponta-bola?
Na minha o ponta-bola (o fio é menor) está mais pra frente.
Lembro que se eu fosse ter que tirar ele, tinha que tirar o ponta-pino antes, pois o ponta-pino atrapalhava a folgar o ponta-bola com uma chave de boca (19mm, acho), não dava pra trabalhar com a chave quando o ponta-pino estava na posição dele (mais atrás)...
Isso eu lembro bem, pois o meu ponta-pino não está muito bom... e lembro justamente que não teria muito trabalho pra trocá-lo... o ponta-bola (com um acesso mais complicado) eu coloquei um novo!
É pertinente, mas nao inverti. E acho que nao funcionaria a cx pois o pino impederia o movimento do "garfo", do "carro". E tb quando montei e funcionou perfeito. Ele me deu tanto trabalho pra colocar que ficou por último pois perdi a paciencia, e olha aí o resultado. Takamacaca mesmo. Postei mais dois vídeos sobre esses interruptores, estava guardando para editá-los, mas nao tive paciência.
vavarusso
27/08/2015, 18:10
https://www.youtube.com/watch?v=wd6L8J9kDOY
Olha aí mais um protudo das organizaçoes Vavarusso sobre tração da L200 Outdoor
jacquesfreitas
27/08/2015, 23:45
Olha aí mais um protudo das organizaçoes Vavarusso sobre tração da L200 Outdoor
"Finalidade: NENHUMA!!!"
É isso mesmo, e custa R$ 350,00 na concessionária!!! kkkkkkk
Não sei como é a descrição dele no catálogo oficial da Mitsubushi... Mas nos sites que achei pra vender ele é descrito como interruptor da reduzida...
Quando eu fui testar os meus (ponta-bola e ponta-pino) eu ficava embaixo do carro com uma bateria, fios (curtos) e uma lâmpada...
Já sabia que o ponta-bola pressionado fechava o interruptor... e o ponta-pino era o contrário, ficava fechado o tempo todo e abria quando era pressionado...
Eu não lembrava como funcionava o R/D LOCK... Como estava sem tração há muito tempo, achei que o R/D LOCK só funcionasse em 4L, então estava tudo certo! Esse interruptor (ponta-pino) era justamente pra liberar o funcionamento do R/D LOCK!
Então Lá vou eu testar:
Selecionei 2H e verifiquei ponta-bola com lâmpada apagada e ponta-pino com lâmpada acesa
Selecionei 4H e verifiquei ponta-bola com lâmpada acesa e ponta-pino com lâmpada acesa
Quando selecionei 4L... deu ponta-bola com lâmpada acesa (ok!) e ponta-pino com lâmpada acesa também!!!
E eu achando que o ponta-pino (descrito como interruptor da reduzida) fosse pressionado em 4L...
Tive que chamar alguém, pra ficar passando a alavanca da tração nas posições pra descobrir que o peste era pressionado na passagem de 4H pra 4L...
Fiquei matutando... Como será que funciona isso? Acreditando no nome, achei que a função dele fosse mesmo indicar a seleção da reduzida... Mas não tinha como, só se o módulo de controle tivesse memória interna para guardar a situação atual (reduzida ou não), e a cada pressionamento do ponta-pino ele invertesse a situação da memória...
O problema é que com a ignição desligada não há alimentação pros interruptores, então você pode desligar o carro em 4L, mudar pra 4H, e quando ligar de novo você terá enganado o módulo de controle... E se com o carro ligado você em 4L, começasse a deslocar a alavanca pra 4H e na hora que a luz piscasse você voltasse pro 4L... Teria enganado de novo... kkkkkkk
Não podia ser nada disso!!!
Aí você disse a verdadeira finalidade dele "NENHUMA!!!"
Eu gosto da parte dianteira do sistema (solenóides) porque sem energia ele está configurado para colocar 4x4, além do mais o atuador tem uma mola que força 4x4 (essa você quem descobriu), mas o projeto dos interruptores da caixa de marchas é talvez o mais ridículo da história automobilística... quem projetou não conversou com quem estava projetando parte da dianteira (solenóides, atuador, interuptor do diferencial)... e por sua vez esses dois não devem ter conversado como o projetista do módulo de controle... Que como todo bom desenvolvedor de software (ou software embarcado em hardware, nesse caso) teve que juntar as cagadas e criar algo consistente!
PS: Logo que consertei tudo redescobri o R/D LOCK, funciona em 4H ou 4L!
Edilson_ce
28/08/2015, 00:01
Estava com esse mesmo problema a um mês, e vinha usando um chave tic tac para liga e desliga as solenoides. Hoje com tempo para entra embaixo do carro, descobrir que o problema era no módulo.510526510527510528510529510530
Conserto efetuado com um bc558 e um relé para eletrônica. O bc558 energiza o relé, que alimenta as solenoides direto com positivo, assim ficando mais seguro, e evitando a queima, se usar uma solenoide que consuma mais corrente.
Edilson_ce
28/08/2015, 00:18
Testes efetuado antes de chega a esse resultado:
1-Energizei as solenoides direto, quando fiz isso, a luz no painel apagou em 4x2; (Utilizo as solenoides do gol)
2-Desliguei o ponta bola, sem ele, o 4x4H e L engatam, mas a luz do painel continua piscando;
3-Teste de continuidade no fio, que leva positivo do modulo ate as solenoides;
4-Abri o modulo para ver se não tinha algo queimado dentro, e lá estava o NEC b1217, com um curto, entre base e emissor.
vavarusso
28/08/2015, 08:45
Testes efetuado antes de chega a esse resultado:
1-Energizei as solenoides direto, quando fiz isso, a luz no painel apagou em 4x2; (Utilizo as solenoides do gol)
2-Desliguei o ponta bola, sem ele, o 4x4H e L engatam, mas a luz do painel continua piscando;
3-Teste de continuidade no fio, que leva positivo do modulo ate as solenoides;
4-Abri o modulo para ver se não tinha algo queimado dentro, e lá estava o NEC b1217, com um curto, entre base e emissor.
Bom dia meu caro! Acho que vc vai matar a charada. Pois bem, coloquei as solenoides do gol (ainda apenas uma, "amarela") e ao colocar funcionou beleza. Entao pode ter havido um consumo maior e queimado algo.
Onde fica este módulo? Kkkk
Edilson_ce
28/08/2015, 09:50
Bom dia meu caro! Acho que vc vai matar a charada. Pois bem, coloquei as solenoides do gol (ainda apenas uma, "amarela") e ao colocar funcionou beleza. Entao pode ter havido um consumo maior e queimado algo.
Onde fica este módulo? Kkkk
Fica dentro do carro do lado direito, na coluna do passageiro dianteiro; tem o modulo de bloqueio do diferencial e logo abaixo fica o do indicador de 4x4.
Para a tração funcionar direito, tem que ter as duas solenoides, você consegue parafusar as duas no local original, sem precisar fazer nenhum tipo de adaptação, só modificando e virando a chapa de uma das solenoides, que vai os parafuso.
vavarusso
28/08/2015, 12:07
Edilson gostaria que se possível dessa mais detalhes desse relé e das ligações dele na central. Vc trocou o transistor com defeito pelo bc558 e ligou-o como ao relé? Cara vou ver se consigo fazer esse testes descrito por vc. Eu tenho luz piscando em 4x2 e 4x4 o tempo, mas se eu desconectar o ponta bola e religa-lo fica ok até a próxima parada com desligamento do motor.
Edilson_ce
28/08/2015, 14:29
Edilson gostaria que se possível dessa mais detalhes desse relé e das ligações dele na central. Vc trocou o transistor com defeito pelo bc558 e ligou-o como ao relé? Cara vou ver se consigo fazer esse testes descrito por vc. Eu tenho luz piscando em 4x2 e 4x4 o tempo, mas se eu desconectar o ponta bola e religa-lo fica ok até a próxima parada com desligamento do motor.
Faça o primeiro teste que fiz, colocando positivo e negativo nas duas solenoides direto, ligue o carro e deixe em 4x2, veja se apaga a luz do painel. Se não apaga, verifique o ponta bola do diferencial.
Se no 4x4H ou L, o ponta bola do câmbio não tiver acionado, e o do diferencial tiver acionado, a luz não acende, continua piscando.
O bc558 energiza o relê ao comando do modulo, e o relé manda energia para solenoides.
Base e emissor do bc558 vão ligados a placa, o coletor vai ligado a bobina do relé. O resto da ligação, se você de uma aumentada nessas duas fotos, você consegue desenrola.510558510559
vavarusso
28/08/2015, 16:33
Faça o primeiro teste que fiz, colocando positivo e negativo nas duas solenoides direto, ligue o carro e deixe em 4x2, veja se apaga a luz do painel. Se não apaga, verifique o ponta bola do diferencial.
Se no 4x4H ou L, o ponta bola do câmbio não tiver acionado, e o do diferencial tiver acionado, a luz não acende, continua piscando.
O bc558 energiza o relê ao comando do modulo, e o relé manda energia para solenoides.
Base e emissor do bc558 vão ligados a placa, o coletor vai ligado a bobina do relé. O resto da ligação, se você de uma aumentada nessas duas fotos, você consegue desenrola.
Obrigado acredito nao ter problemas nos dois ponta bola. Vou fazer os testes. Obrigado.
vavarusso
28/08/2015, 16:39
https://www.youtube.com/watch?v=5Oo-Z-CavVQ
Mais um das Organizaçoes Vavarusso sobre interruptor ponta bola da tração da L200
Edilson_ce
29/08/2015, 23:43
Esse ponta bola que você testou é do câmbio.
Existe um ponta bola em cima do diferencial dianteiro, que ao ser acionado(pressionado), apaga a lâmpada do 4x4 no painel, indicando que as rodas livres estão acionadas.
Desligue o conector dele, e faca um jumper, para ver se a lâmpada apaga em 4x2.
vavarusso
30/08/2015, 19:56
Esse ponta bola que você testou é do câmbio.
Existe um ponta bola em cima do diferencial dianteiro, que ao ser acionado(pressionado), apaga a lâmpada do 4x4 no painel, indicando que as rodas livres estão acionadas.
Desligue o conector dele, e faca um jumper, para ver se a lâmpada apaga em 4x2.
Meu caro Edilson, eu já fiz o jampeamento e nao apagou. Retirei hoje o módulo, fiz vários testes, e ao desconectar TUDO reconectá_LOS voltou a acender apenas em 4x4. Mas comet um erro primário ao fazer um jamper no conector do módulo fechei curto, claro, e devo ter queimado algum fusível, pois a luz 4x4 apagou e fiquei sem AC. Agora é descobrir onde está esse fuzível.......
Edilson_ce
31/08/2015, 12:43
510672
Essa tampa é da caixa de fusíveis, que se encontra no cofre do motor. O Fusível do ventilador do ar fica nela, e possivelmente, deve ser compartilhado com o modulo do 4x4.
vavarusso
01/09/2015, 09:02
510672
Essa tampa é da caixa de fusíveis, que se encontra no cofre do motor. O Fusível do ventilador do ar fica nela, e possivelmente, deve ser compartilhado com o modulo do 4x4. Edilson, olhei aí e nao queimou nada. Falta verificar a outra caixa do compartimento de passageiro. Obrigadão!
jacquesfreitas
01/09/2015, 23:15
510672
Essa tampa é da caixa de fusíveis, que se encontra no cofre do motor. O Fusível do ventilador do ar fica nela, e possivelmente, deve ser compartilhado com o modulo do 4x4.
Edilson,
Interessante saber que não existem fusíveis para o 4WD, R/D Lock... Falha da Mitsubishi!
Na caixa do cofre do motor só está o do compressor do ar-condicionado...
Os do ventilador ficam na caixa perto do pedal da embreagem.
São dois: Marquei nas fotos!
510783
Eliezer Marcos
02/09/2015, 05:27
Bom dia pessoal!
Grande vava! Grande Jacques!!! Salve salve
Amigos, e sobre aquele barulho chato no velocímetro? Tem como consertar aquilo?
vavarusso
02/09/2015, 08:32
Edilson,
Interessante saber que não existem fusíveis para o 4WD, R/D Lock... Falha da Mitsubishi!
Na caixa do cofre do motor só está o do compressor do ar-condicionado...
Os do ventilador ficam na caixa perto do pedal da embreagem.
São dois: Marquei nas fotos!
510783
Bom dia! Pessoal Obrigado. Edilson_Ce consegui resolver era apenas o fusivel 06 partido.
Jacques realmente nao tem um fuzivel exclusivo para o 4x4, mas o 06 é também do módulo 4x4. Uma pergunta: para que serve este fusível 04 que tem um símbolo de nota musical? Usei ele para socorro e nao senti falta em nada.
Ainda na luta para descobri e apagar a luz em 4x2.
vavarusso
02/09/2015, 08:36
Bom dia pessoal!
Eliezer a minha quando a luz passou a ficar acesa em 4x2 percebi, as vezes, um barulho parecendo de rolamento, e acreditei que fosse o arasto indevido da tração dianteira.
jacquesfreitas
02/09/2015, 14:04
Bom dia! Pessoal Obrigado. Edilson_Ce consegui resolver era apenas o fusivel 06 partido.
Jacques realmente nao tem um fuzivel exclusivo para o 4x4, mas o 06 é também do módulo 4x4. Uma pergunta: para que serve este fusível 04 que tem um símbolo de nota musical? Usei ele para socorro e nao senti falta em nada.
Ainda na luta para descobri e apagar a luz em 4x2.
É do rádio, pra funcionar naquele esquema conjugado com a ignição... O rádio só liga com a chave em ACC ou ON.
Tem gente que nem gosta, liga direto na bateria, se no seu não fez falta o seu rádio deve estar ligado direto...
Tem lugar pra colocar fusíveis reserva por trás da tampa, aproveite, é o melhor lugar!
São 3 pequenos (coloquei 10A, 15A e 20A) e 3 grandes (só tenho dois de reserva 10 e 20)...
510842
jacquesfreitas
02/09/2015, 14:14
Bom dia pessoal!
Eliezer, deve ser o cabo que encaixa no velocímetro, deve existir algum jeito de lubrificar...
O tacômetro acho que é elétrico... mas pro trás do velocímetro tem um cabo que encaixa, deve funcionar analógico, no esquema de arrasto magnético...
Nesse vídeo que eu fiz dá pra ver onde esse cabo se encaixa aos 02:15, mas não aparece o cabo...
Eu não tirei o velocímetro porque não quiz romper o lacre que ligava ele ao painel...
https://www.youtube.com/watch?v=cqsIwq6nN7U
vavarusso
02/09/2015, 14:30
Tem lugar pra colocar fusíveis reserva por trás da tampa, aproveite, é o melhor lugar!
São 3 pequenos (coloquei 10A, 15A e 20A) e 3 grandes (só tenho dois de reserva 10 e 20)...
510842
Na tampa aqui nao tem esses guardas fusíveis, Jacques.
jacquesfreitas
02/09/2015, 14:33
Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:
https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU
vavarusso
02/09/2015, 14:49
Muito bom Jacques.
LeoGuerra
07/03/2016, 23:10
Boa noite colegas de fórum ...
Eu fiz assim:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95888-luz-de-motor-e-4x4-piscando-e-luz-de-abs-8.html#post2356153
só que eu não tive nenhum ruído no painel ... ou no velocímetro ... no meu caso, foi apenas a luz da tração piscando em 4x2!
sds
Leoguerra
Boa tarde a todos !!!
Gostaria de compartilhar essas informações que podem ser importante.
Após mandar substituir o óleo do motor filtro e filtro do combustível fui embora e ao chegar na minha casa a luz do 4x4 ficou piscando constante no painel depois de ler várias dicas nos forum e substituir válvula do 4x4 e passar raster e etc.comecei a rastrear quando tudo começou e fazendo uma verificação cheguei a conclusão que foi após a troca de óleo.muito bem não foi a troca de óleo a causadora e sim onde o trocador e como colocou a mão para trocar."proximo ao filtro da minha Mit tem as mangueiras que são do sistema 4x4 e em uma delas havia um tampão no qual o trocador de óleo encostou deixando este quase solto no que sai e devido a trepidação este tampão caiu e ai começou o problema.
Deu o que ver para achar mas agora esta tudo funcionando normalmente (FICA A DICA)
Rogério Fernandes
05/03/2018, 15:07
Boa tarde, Tenho uma L200 GL 2010 com roda livre manual AVM. Como ela não tem atuador como é o esquema elétrico do sinal do painel? A minha não acende nada. Ja testei a lampada do painel e nada? Ela teria que ter também solenoide ja que ela não tem atuador? Se alguém tiver o esquema de ligação deste modelo com roda livre manual favor postar, pois quero consertar e colocar aceso o aviso de 4x4 no painel.
rbgarcia
18/02/2020, 02:24
Opa Vavarusso, também dei a bobeira de tentar simular o retorno do sensor do diferencial dianteiro diretamente no chicote da central (pino 1 conforme manual de serviço da L200) após o jumpeamento, a luz da 4x4 acendeu e funcionou como deveria, porém, após alguns segundos ela apagou e não acende mais de jeito nenhum, nem sequer pisca e também não acende no momento da ignição, já verifiquei a lâmpada do painel e está boa, já verifiquei o fusível 06 e está bom, o que pode ser? Há outro fusível que possa ter queimado?
acleal03
09/11/2024, 12:42
Bom dia.
Estou precisando identificar o componente que parecer er um VDR nesta placa, não consegui fazer a leitura com precisão, parecer estar escrito Y7Z20, mas não encontro nada a respeito desta numeração. Quem tiver uma placa desta e puder me enviar uma informação técnica deste componente fico agradecido.
Placa do módulo de tração L200 Outdoor 2009.
582095
Se não me engano, no site reparadormit (gratuito) tem o esquema elétrico, pode ser que lá vc encontre a informação.
Bom dia.
Estou precisando identificar o componente que parecer er um VDR nesta placa, não consegui fazer a leitura com precisão, parecer estar escrito Y7Z20, mas não encontro nada a respeito desta numeração. Quem tiver uma placa desta e puder me enviar uma informação técnica deste componente fico agradecido.
Placa do módulo de tração L200 Outdoor 2009.
582095