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Ver Versão Completa : ºlllº - Projeto para Montagem de um CJ de A a Z



SBARRETO
04/04/2011, 22:30
Olá.
Este post tem por intenção criar um estrutura de trabalho para restauração/construção de um CJ do jeito que a gente gosta. Mas entendo que se nos focarmos ao modelo/marca da peça essa discussão vai descambar para outras trilhas que fugirão ao que nos interessa. Portanto, lameiros de plantão, tentei elaborar um modelo de estrutura de trabalho para construir um jeep do zero (ou quase) ao qual (mesmo com a opinião de cada um) fosse seguido. Para que lá no final qualquer um que queira montar um 4x4 tenha uma estrutura de trabalho a seguir.

É claro que tudo dependerá de várias variáveis. Mas o foco é não pensar no que se tem que comprar para fazer isso ou aquilo. E sim o fato de que se tem que ter.. Exemplo.. Rodas...Não vamos nos focar no tipo do pneu, mais sim que um 4x4 tem que ter um bom pneu. E ponto. Quanto ao tipo/modelo/Preço.. Aí o jipeiro que estiver no projeto que vá medir o custo benefício do que ele quer.
Espero ter sido claro no exemplo. Então vou dividir o projeto em 8 resultados finais.

1. Rodas
1.1 Rodas
1.2 Pneus
1.3 Rodas Livre

2. Chassis
2.1 Chassis
2.2 Reparo e Reforço do Chassis
2.3 Eixo
2.4 Diferencial

3. Motor
3.1 Motorização do jipe
3.2 Motorização do limpador
3.3 Motorização de Arranque


4. Mecanismos
4.1 Cambio e Reduzida
4.2 Bloqueio do Diferencial
4.3 Direção
4.4 Suspensão
4.5 Freios
5. Carroceria
5.1 Funilaria
5.2 Pintura
5.3 Adaptações de Carroceria
5.4 Santo Antônio
5.5 Estribos
5.6 Parachoques
5.7 Tanque de Combustível
6. Elétrica
6.1 Faróis
6.2 Lanternas
6.3 Relógios
6.4 Bateria
6.6 Fios
7. Acessórios
7.1 Bancos
7.2 Capota
7.3 Galão 20 l
7.4 Guincho
7.5 Retrovisores
7.6 Rádio Comunicador

8. Documentação
8.1 Transferências
8.2 Recibo
8.3 IPVA
8.4 Vistoria

É claro que cada item acima merece um fórum de debate (aliás, a maioria já tem), mas a idéia aqui é falar o seguinte:

1. Saber que os 8 resultados são suficientes para uma estrutura de trabalho na construção de um jipe. DETALHADAMENTE. Exemplo:
O item 2.1 Chassis abaixo dele tem que ter o 2.1.1 Suporte para isso ou aquilo...
Ou outro exemplo:
O item 6.3 Relógios abaixo dele tem que ter 6.3.1 Marcador de óleo.... Também o item 6.3.2 Marcador de combustível. Etc...etc...
Mas claro que quando for citado. Por Exemplo: o item 7.4 Guincho... Não será preciso falar... Cabo.. Alavancas e etc....Mas acredito ser interessante falar na bandeja para hospedar o equipamento.
Óbvio que as variáveis são inúmeras. Mas o que mais vai importar é relatar que tal item terá que ter tal coisa. Ou seja, quase que um manual descritivo do trabalho de construção.
Espero que lá pra frente qualquer um que olhar este post terá uma espécie de check list para montar sua viatura.
Sei que é meio complexo...E que juízo não é o meu forte...RsRsRs...
Mas....Está lançado o desafio e boas trilhas para todos.

Kim
04/04/2011, 22:55
Caro SBARRETO!

Ficou excelente seu check-list!

Servirá de base para muitos!

Mais, na minha opinião, o item 8 deveria ser o primeiro a ser checado!

Abraços.

Kim.

SBARRETO
04/04/2011, 23:10
Sim. Verdade. Mas a intenção é realmente criar um check list mais completo e detalhado. A documentação foi lembrado por último por lapso de mémória....(no fundo estava imaginando o projeto como um protótipo)...Perdoe-me...Mas o interessante é isso.. Criar um check list que servirá de ajuda para muitos... Pois sempre vejo (inclusive eu) um monte de dúvidas do que se deve ter ou ver na hora de uma negociação. Acho que o check list será interessante tanto para quem começa do zero.. Qto para quem simplesmente quiser equipar um já esmerilhado... Rsrs

Acho que será um ótimo parâmetros para muitos.

Então, vamos lá...Quero ver um comboio do bem em ação...
RsRsrs

SBARRETO
04/04/2011, 23:20
De tempos em tempos vou atualizando o Check List...Deixa os posts começaram a aparecer...

M-Beltrame
05/04/2011, 15:55
Sbarreto bem legal a sua iniciativa :concordo::concordo: mas quando o checklist chegar ao fim se tiver fim ele vai estar muito extenso:mrgreen:


5. Carroceria
5.1 Funilaria
5.2 Pintura
5.3 Adaptações de Carroceria


Na minha opinião as adaptações da carroceria deverão vir primeiro da pintura para não fazer o mesmo trabalho duas vezes.

T+:concordo:

SBARRETO
05/04/2011, 19:54
Atualização Nr 01

0. Documentação
0.1 Transferências
0.2 Recibo
0.3 IPVA
0.4 Vistoria

1. Rodas
1.1 Rodas
1.2 Pneus
1.3 Rodas Livre

2. Chassis
2.1 Chassis
2.2 Reparo e Reforço do Chassis
2.3 Eixo
2.4 Diferencial

3. Motor
3.1 Motorização do jipe
3.2 Motorização do limpador
3.3 Motorização de Arranque

4. Mecanismos
4.1 Cambio e Reduzida
4.2 Bloqueio do Diferencial
4.3 Direção
4.4 Suspensão
4.5 Freios

5. Carroceria
5.1 Funilaria
5.2 Adaptações de Carroceria
5.3 Pintura

6. Elétrica
6.1 Faróis
6.2 Lanternas
6.3 Relógios
6.4 Bateria
6.6 Fios

7. Acessórios
7.1 Bancos
7.2 Capota
7.3 Galão 20 l
7.4 Guincho
7.5 Retrovisores
7.6 Rádio Comunicador

CJ 60
14/04/2011, 00:18
Atualização Nr 01

0. Documentação
0.1 Transferências
0.2 Recibo
0.3 IPVA
0.4 Vistoria

1. Rodas
1.1 Rodas
1.2 Pneus
1.3 Rodas Livre

2. Chassis
2.1 Chassis
2.2 Reparo e Reforço do Chassis
2.3 Eixo
2.4 Diferencial

3. Motor
3.1 Motorização do jipe
3.2 Motorização do limpador
3.3 Motorização de Arranque

4. Mecanismos
4.1 Cambio e Reduzida
4.2 Bloqueio do Diferencial
4.3 Direção
4.4 Suspensão
4.5 Freios

5. Carroceria
5.1 Funilaria
5.2 Adaptações de Carroceria
5.3 Pintura

6. Elétrica
6.1 Faróis
6.2 Lanternas
6.3 Relógios
6.4 Bateria
6.6 Fios

7. Acessórios
7.1 Bancos
7.2 Capota
7.3 Galão 20 l
7.4 Guincho
7.5 Retrovisores
7.6 Rádio Comunicador

Acessórios antes de elétrica.. assim ja se dimensiona fiação para os mesmos.. imagina fazer a fiaçao e depois lembrar que esquecemos de puxar um positivo pro PX, ou pro toca cd.. hehehe.. dai dá-lhe emenda.. rs