SBARRETO
04/04/2011, 22:30
Olá.
Este post tem por intenção criar um estrutura de trabalho para restauração/construção de um CJ do jeito que a gente gosta. Mas entendo que se nos focarmos ao modelo/marca da peça essa discussão vai descambar para outras trilhas que fugirão ao que nos interessa. Portanto, lameiros de plantão, tentei elaborar um modelo de estrutura de trabalho para construir um jeep do zero (ou quase) ao qual (mesmo com a opinião de cada um) fosse seguido. Para que lá no final qualquer um que queira montar um 4x4 tenha uma estrutura de trabalho a seguir.
É claro que tudo dependerá de várias variáveis. Mas o foco é não pensar no que se tem que comprar para fazer isso ou aquilo. E sim o fato de que se tem que ter.. Exemplo.. Rodas...Não vamos nos focar no tipo do pneu, mais sim que um 4x4 tem que ter um bom pneu. E ponto. Quanto ao tipo/modelo/Preço.. Aí o jipeiro que estiver no projeto que vá medir o custo benefício do que ele quer.
Espero ter sido claro no exemplo. Então vou dividir o projeto em 8 resultados finais.
1. Rodas
1.1 Rodas
1.2 Pneus
1.3 Rodas Livre
2. Chassis
2.1 Chassis
2.2 Reparo e Reforço do Chassis
2.3 Eixo
2.4 Diferencial
3. Motor
3.1 Motorização do jipe
3.2 Motorização do limpador
3.3 Motorização de Arranque
4. Mecanismos
4.1 Cambio e Reduzida
4.2 Bloqueio do Diferencial
4.3 Direção
4.4 Suspensão
4.5 Freios
5. Carroceria
5.1 Funilaria
5.2 Pintura
5.3 Adaptações de Carroceria
5.4 Santo Antônio
5.5 Estribos
5.6 Parachoques
5.7 Tanque de Combustível
6. Elétrica
6.1 Faróis
6.2 Lanternas
6.3 Relógios
6.4 Bateria
6.6 Fios
7. Acessórios
7.1 Bancos
7.2 Capota
7.3 Galão 20 l
7.4 Guincho
7.5 Retrovisores
7.6 Rádio Comunicador
8. Documentação
8.1 Transferências
8.2 Recibo
8.3 IPVA
8.4 Vistoria
É claro que cada item acima merece um fórum de debate (aliás, a maioria já tem), mas a idéia aqui é falar o seguinte:
1. Saber que os 8 resultados são suficientes para uma estrutura de trabalho na construção de um jipe. DETALHADAMENTE. Exemplo:
O item 2.1 Chassis abaixo dele tem que ter o 2.1.1 Suporte para isso ou aquilo...
Ou outro exemplo:
O item 6.3 Relógios abaixo dele tem que ter 6.3.1 Marcador de óleo.... Também o item 6.3.2 Marcador de combustível. Etc...etc...
Mas claro que quando for citado. Por Exemplo: o item 7.4 Guincho... Não será preciso falar... Cabo.. Alavancas e etc....Mas acredito ser interessante falar na bandeja para hospedar o equipamento.
Óbvio que as variáveis são inúmeras. Mas o que mais vai importar é relatar que tal item terá que ter tal coisa. Ou seja, quase que um manual descritivo do trabalho de construção.
Espero que lá pra frente qualquer um que olhar este post terá uma espécie de check list para montar sua viatura.
Sei que é meio complexo...E que juízo não é o meu forte...RsRsRs...
Mas....Está lançado o desafio e boas trilhas para todos.
Este post tem por intenção criar um estrutura de trabalho para restauração/construção de um CJ do jeito que a gente gosta. Mas entendo que se nos focarmos ao modelo/marca da peça essa discussão vai descambar para outras trilhas que fugirão ao que nos interessa. Portanto, lameiros de plantão, tentei elaborar um modelo de estrutura de trabalho para construir um jeep do zero (ou quase) ao qual (mesmo com a opinião de cada um) fosse seguido. Para que lá no final qualquer um que queira montar um 4x4 tenha uma estrutura de trabalho a seguir.
É claro que tudo dependerá de várias variáveis. Mas o foco é não pensar no que se tem que comprar para fazer isso ou aquilo. E sim o fato de que se tem que ter.. Exemplo.. Rodas...Não vamos nos focar no tipo do pneu, mais sim que um 4x4 tem que ter um bom pneu. E ponto. Quanto ao tipo/modelo/Preço.. Aí o jipeiro que estiver no projeto que vá medir o custo benefício do que ele quer.
Espero ter sido claro no exemplo. Então vou dividir o projeto em 8 resultados finais.
1. Rodas
1.1 Rodas
1.2 Pneus
1.3 Rodas Livre
2. Chassis
2.1 Chassis
2.2 Reparo e Reforço do Chassis
2.3 Eixo
2.4 Diferencial
3. Motor
3.1 Motorização do jipe
3.2 Motorização do limpador
3.3 Motorização de Arranque
4. Mecanismos
4.1 Cambio e Reduzida
4.2 Bloqueio do Diferencial
4.3 Direção
4.4 Suspensão
4.5 Freios
5. Carroceria
5.1 Funilaria
5.2 Pintura
5.3 Adaptações de Carroceria
5.4 Santo Antônio
5.5 Estribos
5.6 Parachoques
5.7 Tanque de Combustível
6. Elétrica
6.1 Faróis
6.2 Lanternas
6.3 Relógios
6.4 Bateria
6.6 Fios
7. Acessórios
7.1 Bancos
7.2 Capota
7.3 Galão 20 l
7.4 Guincho
7.5 Retrovisores
7.6 Rádio Comunicador
8. Documentação
8.1 Transferências
8.2 Recibo
8.3 IPVA
8.4 Vistoria
É claro que cada item acima merece um fórum de debate (aliás, a maioria já tem), mas a idéia aqui é falar o seguinte:
1. Saber que os 8 resultados são suficientes para uma estrutura de trabalho na construção de um jipe. DETALHADAMENTE. Exemplo:
O item 2.1 Chassis abaixo dele tem que ter o 2.1.1 Suporte para isso ou aquilo...
Ou outro exemplo:
O item 6.3 Relógios abaixo dele tem que ter 6.3.1 Marcador de óleo.... Também o item 6.3.2 Marcador de combustível. Etc...etc...
Mas claro que quando for citado. Por Exemplo: o item 7.4 Guincho... Não será preciso falar... Cabo.. Alavancas e etc....Mas acredito ser interessante falar na bandeja para hospedar o equipamento.
Óbvio que as variáveis são inúmeras. Mas o que mais vai importar é relatar que tal item terá que ter tal coisa. Ou seja, quase que um manual descritivo do trabalho de construção.
Espero que lá pra frente qualquer um que olhar este post terá uma espécie de check list para montar sua viatura.
Sei que é meio complexo...E que juízo não é o meu forte...RsRsRs...
Mas....Está lançado o desafio e boas trilhas para todos.