Ver Versão Completa : eixo flutuantes cj5
doctor250
04/04/2011, 17:47
Caros amigos, pelo fato de ser novo nessa area de 4x4, tenho varias duvidas:
1-qual a diferença entre o eixo flutuante e o eixo normal;
2-vale a pena colocar molas helicoidais no meu cj5? Nesse caso é retirado os feixes de molas?
3-e os amortecedores Rancho valem a pena?
4-o sistema de balancamento dinamico funciona?
Grato pela paciencia.
homerohermida
04/04/2011, 18:22
1- Basicamente o flutuante é mais forte (quebra menos) e mais seguro (se quebrar, não corre o risco do pedaço externo do semi-eixo, junto do tambor de freio e a roda propriamente dita, saiam "voando" e quicando por aí!
2- Se existisse algum kit bom, valeria a pena, mas como desconheço, não aconselho.
3- Sim, valem MUITO a pena, mas com os controles remotos e se não for fazer muitas trilhas radicais, pois na instalação são colocadas mangueiras de ar comprimido pelo carro todo e há o risco de toda hora arrebentar as benditas!
4- não sei
abs
seja bem vindo
doctor250
04/04/2011, 22:34
Primeiramente muito obrigado pelas informações.
Quanto às molas helicoidais, vi um kit no site da gama4x4. Vc conhece?
Leco1974
04/04/2011, 22:53
Eixo ou ponta de eixo flutuante a Metalúrgica Enfer tem pra vender e são com molibdênio, diz o pessoal daqui que são mto bons e inquebráveis. Mas o Jaque pode complicar a coisa (R$, tempo e perda de peças). A ponta de eixo a ser colocada leva em conta mtos fatores (tem freio a disco? número de estrias do diferencial? etc). Se vc tem um diferencial com 19 estrias e não tem freio a disco...é capaz de sair mais em conta e mais rápido colocar eixo completo de Troller, agora no meu caso que já tenho freio a disco e a cx é de Hilux 2.8, não posso por eixo de Troller, pq seria mudança total de planos (principalmente, perderia a caixa tão sofrida de achar, devido a posição do diferencial do Troller ser diferente da saída da cx da Hilux 2.8). Semana que vem vou na Enfer buscar meus flutuantes pros 2 eixos, graças ao terror que o amigo Maurício gosta de pôr ao relembrar o Willys que ele vendeu e que duas semanas depois perdeu a roda e destruiu 3 ou 4 carros parados numa sinaleira.
homerohermida
04/04/2011, 23:41
Primeiramente muito obrigado pelas informações.
Quanto às molas helicoidais, vi um kit no site da gama4x4. Vc conhece?
Não conhecia, mas está parecendo que é mais um kit que usa molas helicoidais + molas semi-elípticas originais o que, na minha opinião, não é bom.
4 - balanceamento funciona
sobre eixo flutuante, é muito bom para segurança, em tempo tem como montar um "home made" com semieixos feitos e cubos de rodas dianteiros no eixo traseiro...
eu fiz num eixo de rural traseiro que tenho que era do meu jeep (que aliás coloquei a venda o eixo todo).
Claro sempre é legal ter mais resistencia com as peças da enfer por exemplo, mas se seu motor não é mais fort e que o original e vc nem "dá muito tranco" na transmissão, não precisa de muito o kit "home made" funciona
em tempo, na pratica jeep com freio a disco traseiro não soltará a roda traseira...
Marcelo Godoy
05/04/2011, 17:50
Caros amigos, pelo fato de ser novo nessa area de 4x4, tenho varias duvidas:
1-qual a diferença entre o eixo flutuante e o eixo normal;
2-vale a pena colocar molas helicoidais no meu cj5? Nesse caso é retirado os feixes de molas?
3-e os amortecedores Rancho valem a pena?
4-o sistema de balancamento dinamico funciona?
Grato pela paciencia.
Prezados,
O único comentário que posso fazer é a respeito do eixo flutuante.
Já tive a surpresa de perder a roda na estrada e parar no barranco totalmente sem controle. Foi numa estrada de terra e a velocidade era baixa, por isto felizmente não ocorreu nada de mais grave e ainda tínhamos a compania de mais um carro nos acompanhando. Após este susto gastei pesado e coloquei o sistema flutuante; houve mais quebras mas nunca mais perdi a roda.
Acho que vale o investimento.
Boa sorte.
Grande abraço.
Pablo.pinto2007
05/04/2011, 20:52
Eu também já sofri com esse mau... o semi-eixo quebrou e eu cortei um corolla, destruí ele... o corolla deu um vôo e caiu de bico no chão...
Prejuízo de 4 mil pilas... Quanto custa um kit flutuante? no máximo 2 mil pilas... é pra eu aprender...
Mas sou teimoso... continuo com o sistema de eixos originais... (ah mula)...
É só sobrar uma grana que colocarei um sistema flutuante...
Abração
Pablo
Eixo ou ponta de eixo flutuante a Metalúrgica Enfer tem pra vender e são com molibdênio, diz o pessoal daqui que são mto bons e inquebráveis. Mas o Jaque pode complicar a coisa (R$, tempo e perda de peças). A ponta de eixo a ser colocada leva em conta mtos fatores (tem freio a disco? número de estrias do diferencial? etc). Se vc tem um diferencial com 19 estrias e não tem freio a disco...é capaz de sair mais em conta e mais rápido colocar eixo completo de Troller, agora no meu caso que já tenho freio a disco e a cx é de Hilux 2.8, não posso por eixo de Troller, pq seria mudança total de planos (principalmente, perderia a caixa tão sofrida de achar, devido a posição do diferencial do Troller ser diferente da saída da cx da Hilux 2.8). Semana que vem vou na Enfer buscar meus flutuantes pros 2 eixos, graças ao terror que o amigo Maurício gosta de pôr ao relembrar o Willys que ele vendeu e que duas semanas depois perdeu a roda e destruiu 3 ou 4 carros parados numa sinaleira.
doctor250
06/04/2011, 11:03
Gente desculpa novamente minha ignorancia, mas esse eixo flutuante é só o traseiro ou o dianteiro tb? Da p/ instalar esse eixo com o tambor de freio, ou é necessario instalar tb os dicos?
homerohermida
06/04/2011, 11:24
O eixo dianteiro já é flutuante de fábrica e é possível colocar com sistema de freio original.
gpolachini
06/04/2011, 12:36
Como seria esse eixo flutuante "home made".
Tem algum lugar aqui no forum que explica como fazer um desses ?
É simples ?
Obrigado.
Denis Takashi
06/04/2011, 22:39
Como seria esse eixo flutuante "home made".
Tem algum lugar aqui no forum que explica como fazer um desses ?
É simples ?
Obrigado.
Guilherme,
Acho que o esquema que o Rubão falou é usar as mangas, rolamentos e cubos dianteiros na traseira, é relativamente fácil, a parte dificil é fazer os semi eixos... se não me engano no Cj dele foram soldadas 2 pontas de eixo originais e foi feito um queixo duro para transmitir o torque para o cubo.
A algum tempo andei pesquisando a respeito dos kits disponíveis no mercado, as conclusões que obtive na epoca :
Ensimec : Pode-se usar as mangas e cubos dianteiros originais ou um kit de mangas um pouco mais reforçado, que utiliza rolamentos um pouco maiores- permite a montagem com freio original.
Enfer : Idem ao ensimec, porém sem a opção de manga reforçada.
Macrotorque : Tudo no kit é fabricação deles, como cubo, manga e etc, a manga é bem mais reforçada do que uma original , e segundo eles é forjada, além disso usa rolamentos bem maiores. Porém só permite a montagem com freio a disco.
Total tork : Vi apenas uma vez o kit, aparentemente está na mesma linha do Macrotorque, com peças bem reforçadas, porém tem o diferencial de usar apenas 1 rolamento, banhado a oleo.
Particularmente, acho que instalar flutuante e deixar o freio a tambor é errar na cereja do bolo.... o custo do freio a disco é muito menor do que o flutuante.... além do mais, o freio a disco até certo ponto aumenta a segurança do sistema, pois impede que o cubo caia caso a porca da manga se solte.
()´s
Pablo.pinto2007
07/04/2011, 10:35
É isso mesmo... normalmente a gente compra apenas um semi-eixo da rural ou pick up para fazer o semi eixo longo (maior), pois o menor a gente aproveita o maior (original), normalmente pega alguma solda... e instala as ponteiras queiro duro...
As soldas irão fragilizar o semi-eixo, mas como agora a roda não cai mais, fica um sistema confiável de se andar sem problemas de acidentes, embora que mais frágil em relação ao torque.
A vantagem desse sistema é que podemos fazer devaraginho... no meu caso que a grana disponível para investimento no bruto é limitada... posso ir comprando as peças devagarinho.. um cubo... uma manga... os rolamentos (que são os mais caros)... os eixos.. e depois monta tudo hehehe (coisa de liso mesmo)
Abração!!!
Pablo
Guilherme,
Acho que o esquema que o Rubão falou é usar as mangas, rolamentos e cubos dianteiros na traseira, é relativamente fácil, a parte dificil é fazer os semi eixos... se não me engano no Cj dele foram soldadas 2 pontas de eixo originais e foi feito um queixo duro para transmitir o torque para o cubo.
A algum tempo andei pesquisando a respeito dos kits disponíveis no mercado, as conclusões que obtive na epoca :
Ensimec : Pode-se usar as mangas e cubos dianteiros originais ou um kit de mangas um pouco mais reforçado, que utiliza rolamentos um pouco maiores- permite a montagem com freio original.
Enfer : Idem ao ensimec, porém sem a opção de manga reforçada.
Macrotorque : Tudo no kit é fabricação deles, como cubo, manga e etc, a manga é bem mais reforçada do que uma original , e segundo eles é forjada, além disso usa rolamentos bem maiores. Porém só permite a montagem com freio a disco.
Total tork : Vi apenas uma vez o kit, aparentemente está na mesma linha do Macrotorque, com peças bem reforçadas, porém tem o diferencial de usar apenas 1 rolamento, banhado a oleo.
Particularmente, acho que instalar flutuante e deixar o freio a tambor é errar na cereja do bolo.... o custo do freio a disco é muito menor do que o flutuante.... além do mais, o freio a disco até certo ponto aumenta a segurança do sistema, pois impede que o cubo caia caso a porca da manga se solte.
()´s
Fabio Marchetti Lopes
07/04/2011, 10:54
Achei muito bom, essa ideia de HOME MADE, tem algum topico de como se deve fazer, o que comprar,...etc
Abs
Fabio
no topico do legedario na minha assinatura tem algumas fotos mas já motnadas
vamos as considerações
1- meu queixo duro é ensimec
2- meus semi-eixos foram soldados feitos com 2 chavetados porém por um senhor torneiro que junta eixos de f4000 e o fez com ressaltos para utilziar também retentores originais traseiros... tudo depende de como é feito a emenda e encaixe e foi no estilo "pino e furo" a probabilidade de quebra sempre há, mas é beeemmm dificil
3- meu eixo é de rural
O que vc precisa?
1- queixos duro (se for ensimec melhor são mais resistentes) com parafusos, retentores etc etc
2- mangas dianteiras com cubos e rolamentos
3- 4 semi eixos com estrias boas para as emendas (aconselhável é um kit pronto SEMPRE, mas na falta disso pelo menos vc num morre sem a roda).
4- kit freio a disco traseiro eu usei pinças traseiras de marea e discos de fusca refurados...
Lembrar denovo, o torneiro tme de saber o que está fzazendo e necessariamente já tem de ter feito isso antes, caso contrário é zica...
No meu caso (a reclamação de muitos que usam ensimec) é que vaza oleo pelas laterais (pois perde-se o retentor no kit) e parafusos ficam sempre precisando de aperto... minha sol;ução além do ressalto nos semis habiltiando o retentor original, utilizei PRISIONEIROS Allen nos cubos, com arrueelas cônicas de pressão e porcas parloc... :twisted:
Fui ignorante...
Mas lembrem-se.. eu fiz dessa forma porque meu eixo tava oco memso ia fazer de toda forma e tinha um monte de semi eixo largado aqui logo compensou fazer assim do que comrpar um kit flutuante u motnar original... se vc tem seu eixo á montadinho, lindo maravilhoso, dá uma pensada em por o reio a disco traseiro que isso de a roda sair passeando já não ocorrerá...
um kit flutuante é um investimento de uns 2.500 a 3 mil reais, só o kit, fora a mão de obra, etc...
Pese bem a utilização e a motorização do seu jeep se é um opala 4.1 com turbo, arriscar fazer um flutuante soldado é quebrar os semis TODOS OS DIAS...
em tempo quem quiser meu eixo de rural traseiro está a venda enviem MP :mrgreen:
é o que sobrou do legendarios ehehe
no topico do legedario na minha assinatura tem algumas fotos mas já motnadas
vamos as considerações
1- meu queixo duro é ensimec
2- meus semi-eixos foram soldados feitos com 2 chavetados porém por um senhor torneiro que junta eixos de f4000 e o fez com ressaltos para utilziar também retentores originais traseiros... tudo depende de como é feito a emenda e encaixe e foi no estilo "pino e furo" a probabilidade de quebra sempre há, mas é beeemmm dificil
3- meu eixo é de rural
O que vc precisa?
1- queixos duro (se for ensimec melhor são mais resistentes) com parafusos, retentores etc etc
2- mangas dianteiras com cubos e rolamentos
3- 4 semi eixos com estrias boas para as emendas (aconselhável é um kit pronto SEMPRE, mas na falta disso pelo menos vc num morre sem a roda).
4- kit freio a disco traseiro eu usei pinças traseiras de marea e discos de fusca refurados...
Lembrar denovo, o torneiro tme de saber o que está fzazendo e necessariamente já tem de ter feito isso antes, caso contrário é zica...
No meu caso (a reclamação de muitos que usam ensimec) é que vaza oleo pelas laterais (pois perde-se o retentor no kit) e parafusos ficam sempre precisando de aperto... minha sol;ução além do ressalto nos semis habiltiando o retentor original, utilizei PRISIONEIROS Allen nos cubos, com arrueelas cônicas de pressão e porcas parloc... :twisted:
Fui ignorante...
Mas lembrem-se.. eu fiz dessa forma porque meu eixo tava oco memso ia fazer de toda forma e tinha um monte de semi eixo largado aqui logo compensou fazer assim do que comrpar um kit flutuante u motnar original... se vc tem seu eixo á montadinho, lindo maravilhoso, dá uma pensada em por o reio a disco traseiro que isso de a roda sair passeando já não ocorrerá...
um kit flutuante é um investimento de uns 2.500 a 3 mil reais, só o kit, fora a mão de obra, etc...
Pese bem a utilização e a motorização do seu jeep se é um opala 4.1 com turbo, arriscar fazer um flutuante soldado é quebrar os semis TODOS OS DIAS...
em tempo quem quiser meu eixo de rural traseiro está a venda enviem MP :mrgreen:
é o que sobrou do legendarios ehehe
Depois de ler todo o seu relato, tenho algo a declarar: Vc plagiou a minha ideia, rs....:D
Tirando os eixos de rural, todo o conjunto é igual. Fiz made in home também. Quando comprei o jeep, comprei ele sem o eixo da frente. Acabei comprando um eixo dianteiro de um cara, que tinha umas mangas de eixo largadas no quintal pegando chuva e sol. Perguntei a ele se podia levá-las. Ele fez foi me agradecer, pois pra ele era tudo lixo. Levei elas no torneiro, mandei limpa-las e torneá-las, ficando novas de novo. Comprei também depois, mais dois semi eixos de, se não me engano, de F1000, onde cortei eles e mandei emendá-los fazendo meu semi eixo flutuante. Ficou perfeito. Pena que não tirei fotos deles pra mostrar. E outra: não comprei os queixo duros não. Mandei fazer também. Como? Sabe aquela engrenagem que fica dentro da caixa satélite, dura pra caramba? Peguei duas, cortei e mandei o torneiro prensar, furar e soldar uma bolacha de aço nelas, ficou muito resistente também. Posso tirar fotos dos eixos por fora, para quem quiser ver como ficou. Fiz um toque final, passando massa automotiva por fora das pontas dos eixos, lixando-as e pintando depois. Fica quase imperceptivel. Só quem entende mesmo que sabe que tem algo diferente.
Mas digo e repito o que o rubens falou: Torneiro bom é igual a nota de 100 reais no chão perdida. O que trabalha as vezes pra mim, tem mais de 30 anos de profissão, tem uma imaginação espetacular, e uma responsabilidade enorme. Se ele fala que tem jeito, é porque tem. Se ele fala que não tem, não tem mesmo. Ele fez a solda nos eixos que é quase imperceptivel saber aonde é a solda. Perguntei a ele sobre a resistencia do serviço, e ele disse que qualquer coisa quebra, mas aonde ele tinha soldado, poderia ficar tranquilo porque ele tinha feito com muita paciencia. Ele fez também a minha flange do cambio de chevette para a reduzida willis, melhorando o acoplamento dos mesmos. Quebrar ttudo quebrm, mas se for bem feito, demorará mais a isso acontecer. O sistema flutuante é um item a mais de segurança em nossos jeeps, e com segurança não se economiza.
Pablo.pinto2007
26/02/2015, 19:02
Ressuscitando o tópico, quanto vocês pagaram pela mão de obra pra instalar o kit flutuante de vocês, mesmo os made in home, caso algum mecânico tenha instalado.
E o freio a disco na traseira?
Tenho propostas e não sei quanto cobrar.
Pablo
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