PDA

Ver Versão Completa : Explorer - renovando os frisos laterais

Alessandro,
02/04/2011, 22:36
Não encontrei nenhum assunto referente os frisos cromados da Explorer.

Em algumas lojas de acabamentos, encontra-se frisos cromados, por metro, em três medidas de largura. Não me lembro quais as outras medidas, mas para encaixar bem na Xpl, comprei a medida intermediária, de 12 mm.

O friso original é composto de uma película cromada sobre uma base de plástico (igual a nacional), porém essa base original, ainda é colada numa fina chapa metálica (alumínio?) e esta finalmente sobre uma fita dupla face, que é muito resistênte e difícil de retirar.

No primeiro friso que fui extrair retirei, da porta traseira direita, por completo. Diante da dificuldade, experimentei retirar apenas a parte plástica e colar o novo friso sobre o metal, e sinceramente; deu na mesma. :D

Apesar do metal e a fita original deixar um pequeno relevo a mais, com o serviço acabado não percebe-se diferença. E a qualidade do serviço feito permanece, desde que não se destrua o metal ao iniciar a retirada do friso velho.

Para retirar o velho friso, utilizei uma chave de fenda fina, encaixando a ponta por baixo do friso e puxando-o para frente, sem fazer alavanca apoiando a chave na borda da pintura do friso maior, onde o cromado se encaixa. Fiz isso a uns 8 cm da ponta do friso. Após umas duas puxadas com a chave, percebe-se a fita de metal por trás. Evite estragar muito essa fita, se não for retirar todo o material.

Material necessário:
- ferramenta para puxar o friso velho (chave de fenda pequena);
- pano e produto para limpeza (thinner) para a área antes de aplicar o novo friso.
Tempo: poucos minutos. ;-)

Fotos:

Parte da fita antiga sobre a base de metal:
https://lh4.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TZe7vkt2BhI/AAAAAAAAAFs/05MzgYsGKpo/s800/friso%20antigo.jpg

Base exposta:
https://lh3.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TZe7vfICLKI/AAAAAAAAAFo/ZFL50jofNLA/s800/pronto%20pra%20colagem1.jpg

Serviço acabado:
https://lh4.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TZe7uvtiHuI/AAAAAAAAAFk/lU1bLVukpEQ/s800/friso%20novo.jpg

Barret
03/04/2011, 19:42
Boa noite Alessandro ficou bem legal o serviço e o melhor de tudo é a satisfação de um serviço bem feito com economia parabens. :palmas:

jpuerro
03/04/2011, 20:48
Muito bom!!!

tenho um problema na minha limited, como moro em Ap nao consigo lavar sempre, tenho, portanto, que recorrer a lava rapidos.

Por conta disto na hora de enxugar o carro eles quebraram todas as partes com pontas do escrito "limited" das laterais e traseira :(

no meu lado por exemplo agora lê-se " limitea" traduzindo: "chá limitado he he!!

o pior é que nao se encontra e é caro segundo o vendedor da memorial peças....

:parede:
abs

Alessandro,
04/04/2011, 11:14
Barret, sou detalhista com o carro. Vê-lo funcionando todos os equipamentos e com aparência o mais novo possível, é sempre o meu objetivo.

jpuerro, lamentável sobre os emblemas. Essa situação é uma das que mais pesam para eu não gostar de apto.

O trabalho desse tuto é muito simples, até elementar. O objetivo aqui, é incentivar quem pensa em ajeitar algo no carro, mas fica a procura de alguma dica.

Um detalhe que esqueci de comentar, foi o valor gasto; uma bagatela de R$ 15,00. :lol:

jpuerro
04/04/2011, 19:26
Barret, sou detalhista com o carro. Vê-lo funcionando todos os equipamentos e com aparência o mais novo possível, é sempre o meu objetivo.

jpuerro, lamentável sobre os emblemas. Essa situação é uma das que mais pesam para eu não gostar de apto.

O trabalho desse tuto é muito simples, até elementar. O objetivo aqui, é incentivar quem pensa em ajeitar algo no carro, mas fica a procura de alguma dica.

Um detalhe que esqueci de comentar, foi o valor gasto; uma bagatela de R$ 15,00. :lol:

Alessandro sou dos seus!!!

não fico tranquilo se algo qualquer não funcione ou esteja errado!!

devemos ser aqueles "chatos" no qual todos gostariam de comprar nossos carros he he!!

abs e parabéns pela iniciativa!!

Orleans
08/04/2011, 00:22
Tentei fazer isso a cerca de dois anos atrás, na primeira dificuldade que encontrei para retirar os frisos antigos parei o serviço e acabei cobrindo com fita cromada, ficou 50% melhor que o velho, ou seja, umahttp://images.ford-trucks.com/forums/images/smilies2/cry.gif
Essa sua opção foi muito melhor.

Como é detalhista, depois passo umas dicas sobre o painel central, colunas (preto/fosco), rodas, acabamentos internos... e se gostar, um canal central. A Explorer é perfeita para um sistema 5.1

carlos francisco
08/04/2011, 11:25
:concordo: vc comprou os frisos ai na sua região....

Alessandro,
11/04/2011, 22:44
Ora Orleans, tá escondendo o ouro! :shock:
Expõe logo essas dicas!

Agora estou com a meta de concluir a instalação do 3º banco, o qual já posterguei bastante. A próxima serão as colunas traseiras externas (do porta-malas).

Francisco, comprei numa loja de latarias e acabamentos ao custo de R$ 5,00 o metro. Para a Explorer, são 4 metros com pequena sobra.

Orleans
12/04/2011, 00:06
Se escrever tudo de uma só vez o tópico fica muito resumido, é melhor ir soltando as informações aos poucos:mrgreen:

Para as colunas traseiras e das laterais a melhor opção é vinil fosco 3M, o mesmo material utilizado pelas montadoras, se pintar, um dia vai descascar.

Orleans
12/04/2011, 18:39
Acabei esquecendo... encontra fácil no Mercado Livre por R$35,00 o jogo, bastando procurar adesivo de coluna 3M.
É um pouco mais caro porque a coluna traseira da Explorer é grande.

Alessandro,
12/04/2011, 23:13
Bacana Orleans! :concordo:

Eu não sabia que esses vinís já vem prontos. Pensei que fosse como o envelopamento. :shock:

Fiz uma pesquisa rápida há pouco, mas não encontrei para Explorer.
Postei perguntas para alguns vendedores. Amanhã deve aparecer um vendedor com o material. Assim que tiver notícia, posto pra galera.
:pipoca:

Orleans
13/04/2011, 00:20
Achei esse a melhor opção - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176217503-blackout-adesivo-para-coluna-de-carrosaquela-original-3m-_JM

Não vem pronto, você pede com uns 5cm de sobra e ajusta na hora da instalação.

Alessandro,
15/04/2011, 07:42
Boa Orleans!

Só não fechei agora, pq estou no trampo e em casa vou verificar como estão as faixas entre as portas. Dependendo já troco o jogo completo.

adams
15/04/2011, 08:28
Amigos

Quando carro chega nesta fase ta na hora de analisar....

Alessandro,
16/04/2011, 21:24
Que fase?
Analisar o que?

Não compro 'carro zero', até pq com a grana que invisto na compra de um carro, seria um 'zero equipamento'. :stop:

Sempre que compro carro, por mais conservado que esteja (caso da Explorer) ainda enxergo algo a melhorar.

Estamos aqui discutindo sobre frisos e acabamento de coluna, ítens que passariam desapercebido pela maioria dos proprietários ou até mesmo compradores. Não são motivos de depreciação de um carro, mas sim, esmero da minha parte e mais alguns detalhistas que comentaram algo neste tópico.

Barret
18/04/2011, 21:23
Alessandro boa noite desculpe mudar um pouco o assunto rssssss
vc ja chegou a fazer manutenção no painel :
esta funcionando tudo normal mais o velocimetro parou o odometro. :parede:
vou me aventurar neste feriado a desmonta lo se tudo der certo posto umas fotos desta empreitada rsssssssss.
um abraço. :putz:

Alessandro,
19/04/2011, 09:10
Baret, no painel, o máximo que desmontei, foram os acabamentos externos. Não conheço (por enquanto :-P ) as ligações por trás do painel de instrumentos.

Algo que aprendi e postarei depois, foi como ajustar o ponteiro do indicador de marchas. O meu ficava quase entre dois números e agora marca certinho em cima das marcas.

Barret
24/04/2011, 16:53
Boa tarde Alessandro é neste feriado não pude mexer no painel a Patroa e as crianças venceram por votos 3x1 (rssss) então fizemos uma viagem ao interior de SP mas como nunca fico parado to sempre olhando algo no carro notei uma coisa estranha no cilindro mestre não é vazamento pois não baixa o nivel do fluido de freio achei estranho um tipo de zinabre cristalizado verde um abraço.

Barret
24/04/2011, 17:06
288059288060288059288060 :shock:

Alessandro,
25/04/2011, 08:13
Barret, possívelmente é resultado de vazamento antigo e estancado. Não sei o pq da coloração esverdeada.
Onde tem fita isolante, no meu carro tem um sensor (cebolão?). Creio que, onde esse sensor é rosqueado foi que vazou o fluído.

Este tópico já está manjado e talvez, quem possa dar maiores esclarecimentos não veja sua dúvida. Acho que, abrindo um tópico novo com seu questionamento, terá maiores chances de obter resposta.

;)

Barret
29/04/2011, 21:59
Boa noite Alessandro voltando ao assunto do painel amanhã sabado 30/4 vou dar uma geral nele achei um tutorial muito bom que vai ajudar bastante da uma olhada demora um pouco mais vale a pena ver
Tools for Replacing Dashboard Lights | eHow.com (http://www.ehow.com/video_2327703_tools-replacing-dashboard-lights.html)
um abraço

Barret
30/04/2011, 17:07
Boa tarde depois de um trabalho danado :? (uma boa mão de obra) desmontei limpei tudo lubrifiquei ajustei :cool: remontei tudo novamente sai com o carro para testar :euforico: os primeiros km funcionaram bem depois travou denovo :parede: o jeito vai ser no proximo sabado desmontar tudo novamente e levar só o velocimetro para consertar :oops: pelo menos o painel ficou novinho todo limpinho e brilhando kkkkkkkk :pular: rsssss mais o que vale é a tentativa :euforico: segue abaixo umas fotos que tirei durante o serviço

28962528962628962728962428962328962528962628962728 9624289623

Alessandro,
30/04/2011, 22:10
Barret, que beleza de trampo!

Não imaginava que a Xpl tivesse painel eletrônico!

Apesar do meu funcionar bem, excerto pelo ponteiro da temperatura (que marca quase sempre abaixo do mínimo) vou encarar um serviço desse pra limpar meus ponteiros - eles estão meio encardidos.

Uma sugestão: Dá uma revivada no seu tópico, pois alguém poderá procurar esse assunto e não percebê-lo por aqui.

Barret
01/05/2011, 00:41
Boa noite Alessandro a coisa ta esquisita kkkkkkkk sai com o carro e começou a marcar novamente
:shock: vou desmontar novamente e fazer uma nova tentativa pode ter ficado algum mal contato quem sabe da certo e economizo $180,00 uma revisão no painel :euforico: quanto ao topico o pessoal ja achou ele aqui rsssss se vc não se importar pode ficar por aqui mesmo um a abraço e bom final de semana

Barret
01/05/2011, 00:43
Ha desculpe quanto ao ponteiro da temperatura o meu marca um pouco abaixo da meio (1/4)

Orleans
01/05/2011, 01:33
Se alguém precisar de ajuda para resolver o mesmo problema, vai ser difícil descobrir que em - renovando os frisos laterais - pode encontrar a solução.
Já que vai abrir novamente, verifica se a engrenagem helicoidal não está partida.

http://img815.imageshack.us/img815/9765/odometro.jpg

Barret
01/05/2011, 14:00
Boa tarde Orleans verifiquei a engrenagem esta inteira pode ser algum mau contato ele voutou a funcionar

Alessandro se não for incomodar mas ja incomodando vc poderia postar uma foto do cilindro mestre da sua Explo.
pois hj ao sair cedo com o carro notei que o pedal do freio baixou fui olhar o reservatorio e o fluido sumiu estou desconfiado que aquela peça que ta com fita esteja vazando e gozado que não acusou no painel por isso peço a foto para poder comparar obrigado

Alessandro,
02/05/2011, 09:07
Barret, pode postar suas dúvidas aqui, sem problemas.
O detalhe, como disse o Orleans, é que ficará sem referência, a quem precisar futuramente.

Estou no trampo. Mais tarde, postarei a foto, ok.

Orleans
02/05/2011, 12:44
O detalhe, como disse o Orleans, é que ficará sem referência, a quem precisar futuramente.

X2.

Fiz o comentário porque considero que a principal função do fórum é ser um facilitador, onde podemos aprender, troca idéias, ajudar, comprar peças... sempre da forma mais explícita possível.

Vou responder no tópico que trata sobre o assunto.

Barret
07/05/2011, 19:31
Boa Noite Alessandro e Orleans depois de uma grande mão de obra resolvi o problema do painel desmontei tudo novamente e apos muitos teste eis o resultado troca do motorzinho e crostas na engrenagem trocando o motorzinho e aproveitei e troquei tambem a engrenagem ai ficou beleza (120,00) com garantia de 3 meses

AndreBastos
11/05/2011, 13:20
O que significa X2?

Alessandro,
11/05/2011, 19:14
André, significa que são duas pessoas com o mesmo raciocínio.

No caso, o Orleans concorda com a citação do post.

sandersondf
12/05/2011, 19:02
Quanto ao painel, que lâmpada vai nele? Pingo normal?

O meu parece aqueles letreiros de beira de estrada, acende e apaga aleatoriamente as lampadas :)

Orleans
14/06/2011, 12:53
Boa Noite Alessandro e Orleans depois de uma grande mão de obra resolvi o problema do painel desmontei tudo novamente e apos muitos teste eis o resultado troca do motorzinho e crostas na engrenagem trocando o motorzinho e aproveitei e troquei tambem a engrenagem ai ficou beleza (120,00) com garantia de 3 meses

Barret,

Onde conseguiu comprar a engrenagem?
É a mesma de algumas Rangers, F Series Trucks, Broncos, Mazda Trucks, Contour e Crown Victoria, mas não sei quem vende aqui no Brasil.

Abraços

Barret
14/06/2011, 17:00
boa tarde Orleans a engrenagem é a mesma da ranger comprei com um rapaz que conserta velocimetros
assim que chegar em casa posto o telefone e contato ok

CBarros
02/10/2011, 23:43
Barret, que beleza de trampo!

Não imaginava que a Xpl tivesse painel eletrônico!

Apesar do meu funcionar bem, excerto pelo ponteiro da temperatura (que marca quase sempre abaixo do mínimo) vou encarar um serviço desse pra limpar meus ponteiros - eles estão meio encardidos.

Uma sugestão: Dá uma revivada no seu tópico, pois alguém poderá procurar esse assunto e não percebê-lo por aqui.

Alessandro,
Boa noite.

Vi que comentou sobre o ponteiro de temperatura do seu painel não sobe.
Eu comprei a minha Explo faz uns 15 dias, ainda estou a conhecendo e vendo
por onde priorizo as manutenções, não que tenha muita coisa para se fazer, mas
vou estudá-la até saber tudo como esta.
A minha também não sobe o ponteiro de temperatura, aliás nem se mexe quando ligo e ando,
fiquei preocupado, mas notei que ela esta sempre com a ventoinha ligada, acredito que seja
alguma ligação direta que o antigo dono tenha feito, não tenho contato com ele para
poder perguntar.
Você conseguiu resolver a questão desse ponteiro ?
O ponteiro do óleo sempre marca no meio e hoje (apos 15 dias andando pouco com o carro)
pedi para ver o nivel do óleo, :oops: estava abaixo do minimo, afff enfim coloquei um litro e meio e vou mandar fazer uma manutenção urgente.
Gostaria de saber também se essa questão da ventoinha sempre ligada
não é legal ne, porque pode consumir uma bateria desnecessariamente correto ?

Obrigado

abras.

Orleans
03/10/2011, 01:29
CBarros,

Se você acelerar forte com seu carro parado, sai fumaça preta pela descarga?

Carro que anda sempre frio é péssimo para o motor, pois trabalha fora da temperatura para qual foi projetado.
Esse sintoma é clássico na Explorer, a válvula termostática trava aberta fazendo com que o motor trabalhe frio, prejudicando a correta lubrificação de partes do motor e queima do combustível.

Em alguns casos quem acaba sofrendo com isso são os retentores de válvula, que são detonados por causa dessa situação de funcionamento/lubrificação deficiente, jogando óleo para o coletor que junto como combustível não queimado, gera borra, entope alguns componentes, causa falhamentos...
Primeiro o carro começa a baixar cerca de 500 ml e alguns acham que é normal, depois sobe para 750 ml, 1L e daí por diante.

Para tirar a dúvida que não é apenas o sensor de temperatura, pois mesmo sendo menos provável pode ser ele, verifique se está com o conector ligado.

A Explorer possui dois sensores de temperatura, de frete para o motor o sensor do ponteiro fica do lado esquerdo é super fácil de localizar e trocar, se nada mudar ou apenas melhorar um pouco, troca a válvula termostática.

Quanto à ventoinha, na Explorer ela trabalha ligada direto mesmo.

Abraços

CBarros
04/10/2011, 01:46
Orleans,
Boa noite,

Sobre ao acelerar ela, fiz o teste somente quando fui ver o carro para comprar e não saiu nada de fumaça,
vou fazer amanhã novamente para tirar a prova, sobre o que voce explicou da queima do óleo, pode coincidir
com a questão de eu ter notado o nivel abaixo do mínimo, (na vareta, pois no painel não mostra tão baixo).

Sobre o sensor, amanhã vou verificar isso também(já achei onde fica pelo "manual ilustrado da Explorer").
Agora só uma dúvida, não reparem nas minhas questões pois sou leigo... voce disse que "a válvula termostática trava aberta fazendo com que o motor trabalhe frio" e depois finalizou dizendo que a ventoinha da Explorer sempre trabalha ligada, então o que regula a temperatura ? o que faz com que o carro seja resfriado quando ele começa a aquecer ? a velocidade da ventoinha muda ?

Sobre as demais características, tudo bate, ela esta com o consumo elevado e o óleo baixou.

Posto o resultado depois.

Grato.

Alessandro,
04/10/2011, 08:50
Barros, relaxe que as dúvidas iniciais são normais.

O ponteiro do óleo no painel indica a pressão do óleo circulando pelo motor. Essa pressão é exercida pela bomba de óleo e mesmo que o nível, ou seja, a quantidade de óleo esteja baixa ou alta, o ponteiro ainda vai acusar pressão normal. Só deve acusar alguma variação em situações extremas de faltar óleo na bomba ou excesso a ponto de se perceber em algum vazamento externo ou fumaça nítida no escapamento.

Quanto a citação: "a válvula termostática trava aberta...", é uma situação defeituosa. A válvula termostática, quando o motor está frio, restringe a circulação de água no bloco do motor, abrindo-se gradativamente conforme o motor aquece.

aluisio.alb
05/10/2011, 01:01
Boa noite colegas. Voltando à renovação do friso, tal procedimento é facilmente executável, não levando mais do que meia hora de trabalho. Única ressalva que deve-se ter cuidado na retirada para não danificar a fita metálica que fica abaixo do friso. Vale o investimento (em torno de $20). Inicialmente não imaginei que essa manutenção pudesse remoçar tanto a aparência da viatura. Abs

Alessandro,
05/10/2011, 11:13
aluisio, o trabalho descrito no início do tópico é simples e não chega a meia hora.
Detalhes como o frisos, capa dos retrovisores, coluna traseira e pintura dos braços dos limpadores de para-brisas fazem muita diferença no visual.

hugocsl
05/10/2011, 11:29
Eu tb tirei os frisos laterais originais e coloquei os cromados, porém como meu carro é cinza não deu muita diferença...

No tópico do meu carro nas últimas fotos ela já está com o friso cromado!

[]´s

BOX666
11/06/2012, 04:02
Muito bom!!!

tenho um problema na minha limited, como moro em Ap nao consigo lavar sempre, tenho, portanto, que recorrer a lava rapidos.

Por conta disto na hora de enxugar o carro eles quebraram todas as partes com pontas do escrito "limited" das laterais e traseira http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_sad.gif

no meu lado por exemplo agora lê-se " limitea" traduzindo: "chá limitado he he!!

o pior é que nao se encontra e é caro segundo o vendedor da memorial peças....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_wall.gif
abs

Caramba!! Muda o local em que manda lavar esse carro, ou manda não enxugarem então.

SE FOSSE COMIGO EU NUNCA MAIS VOLTAVA NESSE LUGAR.