Ver Versão Completa : Preparação om364 aspirado
astickel
02/04/2011, 13:07
Olá Pessoal,
Acompanho o fórum ha alguns anos, sempre consultando a sabedoria coletiva, mas este é meu primeiro post.
Existem muitos tópicos no fórum sobre preparação de motores turbinados e intercoolados, mas minha dúvida é: o que é possível fazer em um motor aspirado?
Gosto do comportamento do meu motor, não tenho necessidade de "pular" 50, 60 cavalos além dos 90cv originais, mas uns 20cv a mais cairiam bem em subidas de serra e retomadas para ultrapassagens.
O que é possível fazer? Filtro de ar? É possível instalar o LA, vai ter o mesmo efeito em um motor aspirado? Alguma modificação no cabeçote? Bicos injetores?
Aguardo suas opiniões!
Abraços e desde já agradeço!
bandoleiro
02/04/2011, 14:01
Minha experiência é com motores aspirados ciclo otto, mas muitos conceitos se aplicam ao ciclo diesel.
Vou tentar responder de forma simples, mas qualquer dúvida é só perguntar. Para uma preparação aspirada, a idéia é fazer com que o motor admita uma maior quantidade de ar em cada ciclo permitindo assim queimar uma maior quantidade de combustível. Para isso deve-se diminuir ao máximo todas as restrições da admissão como filtros menos restritivos, tomada de ar mais eficiente, coletores de ar equalizados e com maior vazão, trabalho em dutos e sede de válvulas, coletor de escape e escape com menos restrição, aumento da tx de compressão. Para maximizar tudo isso descrito acima, ainda é preciso um comando de valvulas mais agressivo, com tempo de abertura e lift maior.
Como pode ver a lista é grande e o preço para executar tudo isso é bem maior do que turbinar. Alterar apenas um componente como por exemplo polir dutos de cabeçote, para mim resulta em um efeito muito mais psicológico do que real.
Mas vamos esquecer os custos de tudo isso e vou falar um pouco de um veiculo que tive a uns anos atras aspro. Primeiro consumo, ficou beberão pacas, ao ponto de as vezes deixar de usar o carro porque o consumo ficou indecente. Quanto ao desempenho do motor, andava bem, porém perdeu torque pra caramba em regimes de giro mais baixo, ficando horroroso de dirigir no trânsito. Tive que aliviar peso do carro para ter um desempenho satisfatório em arrancadas, pois abaixo de 4000 rpm era uma m#rda, depois andava pra caramba. Quanto ao ganho de potência o motor ficou de original com 120cv para aprox. 150 a altos 7200rpm.
Escrevi tudo isso para dizer que mesmo que o lado financeiro não seja levado em consideração, uma toyota bandeirante aspro vai ficar horrivel de andar, sem torque em giros baixos e necessitando de giros acima do planejado para o om364. Só para lembrar um conceito de física Potência= torque X rpm. Para ter mais potência ou se aumenta o torque, o que a turbina faz, ou se aumenta as rpm, o que uma preparação aspro faz.
Desculpem o texto longo e qualquer dúvida, é só perguntar.
astickel
02/04/2011, 16:12
Obrigado Bandoleiro!
Entendi... o lado financeiro é levado totalmente em consideração, e baixar o consumo é uma das minhas metas, mas pelo visto este não é o caminho.
Me parece que turbinar é sem dúvida a saída mais simples e menos custosa.
Agora, e a instalação do LA na bomba, pode ser feito antes de turbinar, vai ajudar a diminuir o consumo? Aumenta em alguma coisa o rendimento?
Abraços
bandoleiro
02/04/2011, 16:41
A instalação da LDA na bomba até pode ser feito antes de turbinar, porém não vai servir para nada enquanto não tiver pressão positiva na admissão, pois esta valvula aumenta o débito de diesel quando tem pressão positiva no coletor de admissão. Turbina a band e vai ter outra viatura em mãos, vai andar bem melhor, ter mais torque e até dizem que fica um pouco mais econômica. Na minha band com OM364 eu turbinei e não vi diferença de consumo. Andei só com a turbina por aproximadamente 1 ano e depois intercoolei, aí sim eu notei uma pequena melhora. Não utilizo LDA ainda, mas acredito que melhore o consumo e com certeza reduz a fumaça preta enquanto a turbina não entra. Para quem usa pressão de turbo até 1kg e turbina com configuração adequada, a LDA pode ser dispensada, pois não é barato instalar uma.
Lucas Nassif
02/04/2011, 19:57
Astickel,
abra o parafuso de débito da BI. É simples, rápido e de graça!
Pode começar abrindo 1/2 volta, aí faz o teste de desempenho X consumo e conforme for vai abrindo mais.
Na minha Band (OM364 aspirado) eu abri inicialmente 1/2 volta.. melhorou um pouco o desempenho, pois mantinha rotação por mais tempo nas subidas. O consumo andando normal não se alterou, mas pisando ela fez 7.5km/l na cidade com o primeiro tanque (eu tava empolgado :mrgreen:).
Semana retrasada abri mais 1 volta (agora tá 1 1/2). O desempenho melhorou significamente, e andando normal o consumo continua normal. Atualmente tá fazendo média entre 10.5 a 11km/l, mas é aquele negócio .. se pisar já era! Percebe-se agora que quando crava o pé, solta muita fumaça!
IMHO, essa de abrir a bomba é a maneira com o melhor custo X benefício para obter mais desempenho em um motor diesel aspirado.
[]`s já pensando em abrir mais 1 volta.
Fe_jipeiro
02/04/2011, 20:39
Astickel,
Motor diesel tem preparação diferente do que Gas/Alcool(Otto)... Os principais itens a serem atacados em um motor diesel turbinado de fábrica, é turbina, bicos, BI e escape ... A idéia de rebaixar cabeçote, mudar válvulas, etc etc ... Em motor diesel não rola ... msm pq vc acaba comprometendo a vida útil do motor ...
Em um motor diesel aspirado, a idéia para ganhar potência, é realmente turbinar e intercoolar ... e se possuir $$$ disponível, refazer todo o motor, preparando-o para turbo, colocando comando do 364LA ou do 366LA(MB1621), bicos de maior vazão, fazer o jet-cooler para lubrificação dos pistões, etc etc, enfim fazer um motor turbo por dentro ... a diferença entre fazer um motor standard(padrão) e um preparado para turbo, ficar mais caro em torno de uns 1,5k a 2,5k, dependendo das peças utilizadas e onde foi feito ....Após isso, é dimencionar bem a turbina, intercooler, bicos, BI, escape, filtro de ar ... e ser feliz !!!
LDA somente se for turbinado, fica show ! Caso contrário, vai gastar dinheiro a toa e vai ficar pior, pois não terá pressão positiva para abrir o diafragma e liberar mais diesel ....
Se quiser melhorar a performance sem turbinar, o único jeito mesmo e mais vantajoso, é seguir a dica do Lucas ... mas te adianto... se dirigir uma band turbinada, nunca mais vai querer uma aspirada ... e por mais q vc fale de quer somente mais uns 20cv... a hora q vc sentir a turbina enchendo e fazendo a band andar... vc vai ficar com mais t.e.s.ã.o. de pilotar e ver o qto a potência extra pode ajudar em ultrapassagens, principalmente em serra e subidas íngrimes.
Em casa temos 2 bands ... uma com 364 preparado e a outra 314S andando muito, porém aspirada ... meu pai tem 55 anos e qdo ele dirige a minha, q é a com 364 ... ele fala assim toda hora: "... vc precisa preparar a minha ... não dá nem graça de dirigir perto desta.. rsrsrs, dá t.e.s.ã.o. de pegar estrada e empurrar esses carros de passeio" rsrsrs ... enfim, dirija uma turbinada e me fale depois ...
Bandoleiro,
Desculpe se te contrariei em algumas partes ... Toda explicação q vc deu, foi fantástica, porém aplicada com maior eficiência e resultados para motores Gas/Alcool(Otto)... para diesel, se mexermos em comando, etc etc e não turbinar, é só "jogar" dinheiro fora, pois a potência q se ganhará é minima e a grana é muita ...
Abs...
Lucas Nassif
02/04/2011, 21:32
Eu tô me segurando para não comprar um kit turbo pro meu 364, pois tô tentando vender a Band pra pegar outro carro.
Mas se até lá eu andar em uma Band turbinada, já era o outro carro! :mrgreen:
bandoleiro
02/04/2011, 23:22
Astickel,
Motor diesel tem preparação diferente do que Gas/Alcool(Otto)... Os principais itens a serem atacados em um motor diesel turbinado de fábrica, é turbina, bicos, BI e escape ... A idéia de rebaixar cabeçote, mudar válvulas, etc etc ... Em motor diesel não rola ... msm pq vc acaba comprometendo a vida útil do motor ...
Em um motor diesel aspirado, a idéia para ganhar potência, é realmente turbinar e intercoolar ... e se possuir $$$ disponível, refazer todo o motor, preparando-o para turbo, colocando comando do 364LA ou do 366LA(MB1621), bicos de maior vazão, fazer o jet-cooler para lubrificação dos pistões, etc etc, enfim fazer um motor turbo por dentro ... a diferença entre fazer um motor standard(padrão) e um preparado para turbo, ficar mais caro em torno de uns 1,5k a 2,5k, dependendo das peças utilizadas e onde foi feito ....Após isso, é dimencionar bem a turbina, intercooler, bicos, BI, escape, filtro de ar ... e ser feliz !!!
LDA somente se for turbinado, fica show ! Caso contrário, vai gastar dinheiro a toa e vai ficar pior, pois não terá pressão positiva para abrir o diafragma e liberar mais diesel ....
Se quiser melhorar a performance sem turbinar, o único jeito mesmo e mais vantajoso, é seguir a dica do Lucas ... mas te adianto... se dirigir uma band turbinada, nunca mais vai querer uma aspirada ... e por mais q vc fale de quer somente mais uns 20cv... a hora q vc sentir a turbina enchendo e fazendo a band andar... vc vai ficar com mais t.e.s.ã.o. de pilotar e ver o qto a potência extra pode ajudar em ultrapassagens, principalmente em serra e subidas íngrimes.
Em casa temos 2 bands ... uma com 364 preparado e a outra 314S andando muito, porém aspirada ... meu pai tem 55 anos e qdo ele dirige a minha, q é a com 364 ... ele fala assim toda hora: "... vc precisa preparar a minha ... não dá nem graça de dirigir perto desta.. rsrsrs, dá t.e.s.ã.o. de pegar estrada e empurrar esses carros de passeio" rsrsrs ... enfim, dirija uma turbinada e me fale depois ...
Bandoleiro,
Desculpe se te contrariei em algumas partes ... Toda explicação q vc deu, foi fantástica, porém aplicada com maior eficiência e resultados para motores Gas/Alcool(Otto)... para diesel, se mexermos em comando, etc etc e não turbinar, é só "jogar" dinheiro fora, pois a potência q se ganhará é minima e a grana é muita ...
Abs...
Sem problemas, na verdade é isso mesmo que eu quis dizer, preparação aspirada em diesel fica uma porcaria mesmo.
Julio Militão
03/04/2011, 15:19
Realmente:
Preparar teu motor para turbinar é a melhor pedida! O meu, apesar de ser o OM314, troquei o comando pelo do 364, coloquei pistões de 5 canaletas, preparei o cabeçote para melhorar a exaustão dos gases e coloquei o LDA, turbina nova (já era turbinada) e intercooler. Tudo isso acompanhado, inclusive, de virabrequim zerado, camisas novas etc. Ficou uma maravilha. Para se ter uma idéia, somente turbinando, o carro fica outro, te dando mais confiança nas ultrapassagens em alta, alem de mais potencia para vencer obstáculos na trilha, em subidas nem se fala. COm esta preparação o veículo ficou mais ágil e econômico.
Abraço a todos
astickel
04/04/2011, 12:47
Okay!! Me convenceram!
O caminho é o turbo mesmo. Agora, enquanto não in$talo o turbo, fora a regulagem da bomba, o que posso ir adiantando?
É possível já fazer o escape? Meu escape já não está 100%, poderia colocar um coletor e escape dimensionado para o turbo, ou a Band vai ficar chocha?!
Fe_jipeiro, sempre leio a descrição do sistema que você montou, eu poderia já instalar bicos com maior vazão antes do turbo?
Valeu!
Abs
ps: Lucas, desculpe a ignorância, qual é o parafuso de débito, um daqueles que vai o lacre? Para abrir é anti horário mesmo?
Fe_jipeiro
04/04/2011, 15:07
Astickel, Boa tarde ...
Então ... na minha opinião, se vc tem interesse em turbinar, não mexeria em nada e deixaria para fazer escape, filtros, tubulações, coletor, enfim, tudo no momento da preparação, pois algumas coisas já vem com o kit turbo e outras, seu preparador terá q dimencionar na hora ... Com isso pode acontecer de vc gastar duas vezes !
Com relação aos bicos, não adianta vc mexer agora, pois não terá ar sufuciente para queimar o diesel, podendo mijar nos pistões ...
Na realidade, o q somente eu faria no momento, para te ajudar um pouco, é abrir um pouco mais o débito da BI ... Como vc nunca mexeu/regulou, aconselho vc a levar em um bombista e aprender com ele com é q faz a regulagem, ai depois as próximas, vc faria em casa ...
Se tiver mais dúvidas.. soh falar..
Abs...
bandoleiro
04/04/2011, 22:50
Essa band do Fe Jipeiro é realmente algo a ser copiado. Só espero não ser processado por plágio.:):concordo:
Fe_jipeiro
05/04/2011, 00:43
ahauhuahuahau
Não vai ser processado não pow ! rsrsrs ... Gosto de ajudar e compartilhar as emoções ... rsrsrs ... Pq não utilizar o q já foi usado e testado ?!! rsrsrs
Essa config fica um canhãozinho msm ... rsrs
Abs ...
Nelson Calderari Sobrinho
07/04/2011, 14:23
Ao Fe_jipeiro e outros mestres na área.
Primeiro informo que sou um feliz e orgulhoso proprietário de uma band 91/92, Cabine Dupla, como motor 364, 4 marchas, já com algumas configurações instaladas as quais tive o prazer de ler aqui nesse fórum e que achei ótimas, tipo, freio a disco na dianteira, ar condicionado, direção hidráulica, mexida nos molejos excluindo molas e colocando calços de aço entre as mesmas (que ficou bótima e bem macia). Andei lendo o tópico e vou adiantando que não entendo nada de motor, mas aí vão as perguntas: Pelo que sei (li), turbinar não vai fazer ela andar mais certo? mas vai resolver os problemas na hora de ultrapassagens? Viajo muito pouco com a minha, mas na hora das ultrapassagens é um "trilema" (medo, ansiedade, nervos tensos etc. acho que passou de trilema né. A minha band anda bem a 90km/100km sem que o motor esteja "urrando" e no marcador chega a marcar 110/120km, isso já quando descendo. Para turbinar qual o custo aproximado que terei? qual a melhor turbina, levando-se em conta o preço?
Fe_jipeiro
07/04/2011, 15:09
Olá Nelson, bem vindo !
Seguinte, o "andar mais" é relativo ... se quiser ter mais potência tem q turbinar, se quiser mais velocidade final, tem que alongar ou colocar o cambio 5M na sua band ... No seu caso a config ideal seria turbo + relação 11x35 pelo peso da sua band ... pois se alongar para 12x35 e dependendo do pneu q utiliza, pode ficar meio xoxa e precisar de um pouco mais de potência ... A melhor opção de custoxbenefício no mercado, é o kit turbo da empresa Turbo Anhanguera aqui de SP... Vem com turbina APL 240 de fabricação própria... Seu escape utilizará o mesmo, com exceção que vc terá q tirar os abafadores e botar o próprio para turbo ... Se puder colocar o intercooler do VW 8-150, melhor ainda ... Nessa config vc andará com pressão de 1,2kg na turbina e terá um bom rendimento, dando mais agilidade e segurança em ultrapassagens, serras, etc etc ...
Agora se quiser uma preparação mais esperta, dá uma pesquisada nos outros tópicos, onde descrevo algumas configurações ... inclusive a que está na minha band hj.
Com relação ao preço, não tenho idéia exata ... Mas acho que deve estar assim:
- Kit + Turbina APL240: ~R$ 2.000,00
- Intercooler: ~ 600,00
- Abafador Turbinho(escape): ~ R$ 80,00
- Mão-de-obra: ???
Espero ter ajudado ...
Abs...
07/04/2011, 16:20
Muito Obrigado Fe_jipeiro,
Voce ajudou sim, ah eu estou usando os pneus que vem originalmente nas F 250, que é 265x75x16. Quanto as suas respostas acho-as muito válidas sim, mas aí vai outra dúvida que acho que voce poderia me ajudar: realmente estou pretendendo turbinar e alongar, e não trocar o cambio para um 5 marchas, mas como a grana é bem curta pretendo investir, em apenas uma configuração (o mais próximo possível), turbina ou alongamento (11x35). Qual voce acha que eu deveria fazer primeiro, levando-se em consideração que após o alongamento e ou/ turbina eu teria que esperar no mínimo um ano para fazer a outra. e que raramente viajo "nela" pegando as BR,s, no máximo de 1000 a 2.000 km por ano, sendo o restante em estradas de terra batida, bem resumindo, sou proprietário desta band há 06 anos e rodei aproximadamente apenas 60milkm?
Fe_jipeiro
07/04/2011, 22:31
Olá Nelson,
Se for essa distância grande de tempo para mexer nos ups da band ... recomendo turbinar primeiro ... e depois alongar ... e como vc utiliza pneus pequenos e se vc não tiver intenção de colocar pneus maiores, recomendo utilizar a relação 12x35(q fica mais longa q o cambio 5M) ... Agora se quiser botar uns 33", ai recomendo partir para a relação 11x35(q fica msm coisa q o 5M) ... Mesmo vc rodando pouco em estrada, acho q vc vai gostar mais de dirigir ela alongada ... fica mais dócil ...
Qq eh soh dizer !!
Abs...
bandoleiro
07/04/2011, 23:58
Olá Nelson,
Se for essa distância grande de tempo para mexer nos ups da band ... recomendo turbinar primeiro ... e depois alongar ... e como vc utiliza pneus pequenos e se vc não tiver intenção de colocar pneus maiores, recomendo utilizar a relação 12x35(q fica mais longa q o cambio 5M) ... Agora se quiser botar uns 33", ai recomendo partir para a relação 11x35(q fica msm coisa q o 5M) ... Mesmo vc rodando pouco em estrada, acho q vc vai gostar mais de dirigir ela alongada ... fica mais dócil ...
Qq eh soh dizer !!
Abs...
Eu fiz o contrário, por isso mesmo, com muito conhecimento de causa concordo com o Fe Jipeiro. Primeiro turbina e depois alonga para 11x 35 (que é a que eu uso). Alongar primeiro naturalmente melhora a tocada em estradas, mas na hora de ultrapassar fica consideravelmente pior.
Aproveitando o tópico, caso alguém saiba de um cambio com tcase 5m para vender, sem muito ágio (afinal de contas eu acho um absurdo um cambio destes custar 7.000 R$) é só avisar.
08/04/2011, 11:12
Prezado Bandoleiro,
Há alguns dias um mecânico conhecido meu me disse que tinha um câmbio 5 marchas uma aqui na minha cidade para vender e eu até o preço bem convidativo, mas como estou sem grana e também que estou pensando em alongar e não trocar o câmbio, nem fui atrás mas se não me engano era 3.500,00 ou 4.000,00, se voce quizer posso ir ver para voce. Ah não sei o que é t case.
Qualquer coisa me telefone: celular 69 8415 2020 ou 69 3536 4220.
Julio Militão
15/04/2011, 09:28
Prezado Bandoleiro,
Há alguns dias um mecânico conhecido meu me disse que tinha um câmbio 5 marchas uma aqui na minha cidade para vender e eu até o preço bem convidativo, mas como estou sem grana e também que estou pensando em alongar e não trocar o câmbio, nem fui atrás mas se não me engano era 3.500,00 ou 4.000,00, se voce quizer posso ir ver para voce. Ah não sei o que é t case.
Qualquer coisa me telefone: celular 69 8415 2020 ou 69 3536 4220.
CAro Nelson,
Uma dica, não coloque o número de seu telefone nas mensagens, mande por MP (mensagem privada), evitando, assim, seu uso indevido.
Abraço a todos