Ver Versão Completa : Diferencial
Ford F-1
02/04/2011, 10:05
Estimados,
Gostaria de uma informação. Sou proprietário de uma pick-up antiga, e estou querendo alongar a relação do diferencial, pois a original é curta.
Mas para isso preciso saber qual era o modelo do diferencial das pick-ups da Ford e qual a relação.
Estive no fórum de carros antigos e eles me indicaram o fórum 4x4 e aqui estou pedindo a vossa ajuda.
Obrigado.
Imperador!
02/04/2011, 10:29
De qual modelo da Ford você está falando?
Edintruder
02/04/2011, 11:45
Amigo, pra começar precisamos saber qual é o ano e o modelo dessa picape e a marca desse eixo.
Dependendo do ano pode ser mais fácil trocar o eixo traseiro por algum mais novo.
Ford F-1
02/04/2011, 11:49
Olá,
Amigos minha pick-up é uma Ford F-1 1948. O diferencial eu acho ser DANA mas não tenho certeza.
Obrigado.
Edintruder
02/04/2011, 11:58
1948 não deve ter muitas opções mesmo...
Faz o seguinte, descobre certinho a bitola desse eixo e vamos comparar com o que existe no mercado atual. Pra isso tu tiras as rodas traseiras e mede da face externa dos tambores de freio de um lado ao outro. Essa é a largura do eixo traseiro. Dependendo da medida, pode servir tanto como F75, F100, F1000 ou até Ranger. Ainda tem a linha GM da C10, mas teria que refazer a furação para as rodas de 5 furos Ford.
Ford F-1
02/04/2011, 13:28
Opa...
Será que trocando coroa, pinhão e caixa satélite não resolveria?
Tipo pegar a do Galaxie ou Maverick 6cc.
Obrigado.
Edintruder
02/04/2011, 16:52
F-1, sim, resolveria, porém tens que desmontar a tua caixa para ver quantas estrias tem nos semi-eixos para a partir daí começar a pesquisar sobre quais modelos servem nesse teu eixo. É possível que encontres caixas, coroa e pinhão que sirvam, porém não sei se em 48 os modelos da Dana eram exatamente como são os atuais. O diferencial pode ser um dana 44, porém, não sei desde quando essa denominação das séries começou a ser usada...
O ideal é desmontar tudo e ir nesses desmanches que tem jipes e comparar. Na pior das hipóteses tu trocas o eixo traseiro completo por um de largura similar.
Caro Ford F-1!
Qual o motor que está usando no momento?
O eixo diferencial que usa, é um D44, caixa baixa (relação até 11 dentes de pinhão).
A caixa satélite, provavelmente é estria grossa, se não me engano, 19 estrias.
Originalmente, deveria ser uma 11x47, que é da pick-up V8.
Portanto, siga essa formula:
Desengate;
Erga um pneu traseiro;
Com uma fita crepe, marque o pneu e o chão, para contar uma volta do pneu;
marque o cardam e a carcaça do diferencial, para contar as voltas do cardam, mais faça a marca de onde possa olhar enquanto gira o pneu.
Se estiver com a 11x47, (47/11=4,27), será 4,27:1, que significa 4 voltas e 1/4 do cardam para 1 do pneu. (lembra das marcas?)
Mais, como só está com um pneu levantado, considere a caixa satélite, então, o resultado será diferente, a quantia será de 2,135, 2 voltas e 1/6.
(2,135x2=4,27).
As relações são:
9x44=4,88
11x41=3,72
11,47=4,27
11x45=4,09
Essas são caixa satélite baixa, daqui em diante, usa a caixa alta, onde a diferença está no suporte da fixação da coroa, ai teremos:
13x43=3,07
13x46=3,54
dentre muitas outras...
Caso queira pesquisar, olhe aqui
http://www.affinia.com.br/teste/spicer/pdf/SPICER_Eixos_Diferenciais_Componentes_2003.pdf
Mas não esqueça de postar qual motor usa, e cambio, se tem over drive
Abraços.
Kim.
Deivid/silveira
02/04/2011, 23:18
Pô e depois disso , posta umas fotos aí!
abraço
sallespickup
03/04/2011, 10:43
kim as antigas não são aquelas que o diferencial é o chamado "porquinho"???que sai inteiro pela frente
amigo F-1 posta uma foto do bicho para tirarmos as duvidas
Edintruder
03/04/2011, 12:07
Pra mim esse tipo de diferencial é o mais fácil de regular a coroa e o pinhão.
kim as antigas não são aquelas que o diferencial é o chamado "porquinho"???que sai inteiro pela frente
amigo F-1 posta uma foto do bicho para tirarmos as duvidas
Sallespickup!
Sim e não!
Pode ser o porquinho sim, como também pode ser o D44.
O mais certo, é a foto mesmo!
Ford F-1
04/04/2011, 18:29
Olá amigos,
Eu ainda tenho o motor original dela o Ford 8ba. A caixa é original tb 3 marchas + ré.
Segue 2 fotos dela. Uma na frente da garagem e outra do motor. Não posso colocar um foto de frente pois como ela tah quebrada desde nov 2009 só consegui essa melhor foto.
Obrigado.
sallespickup
04/04/2011, 19:03
muito bonita, mas sem querer ser chato, tira uma foto do diferencial, para analizarmos:pipoca:
SERGIO AUGUSTO
04/04/2011, 19:14
Bela pick up Ford F-1!! Verdadeira relíquia.
Mas como disse o Salles, dá uma mergulhada na traseira dela, e tira uma foto do eixo , "bola" do diferencial, pra gente ver.
Abraço
Sérgio
Ford F-1
04/04/2011, 19:18
Opa...
Eu tenho eu catálogo Ford de 1955 e segue o esquema explodido do diferencial. Se isso ajudar.
Obrigado.
Walter L. L. Casitta
04/04/2011, 19:23
...Bela pick up Ford F-1!! Verdadeira relíquia...
Ainda mais com aquele flathead...
sallespickup!!!!!
Nem para mim, nem para você!!!:mrgreen:
Nem D44, nem porquinho.
Um Ford 8.8 se não me engano!!!!!:odedo:
Ford F-1!
Olhe aqui:
https://picasaweb.google.com/kimcavazin/FotosDePkpsEDiversos#
SERGIO AUGUSTO
05/04/2011, 15:37
Ford F-1:
Conforme o Kim fala, é um "FORD", eu nõ tinha dado uma opinião ainda, por que não tava conseguindo acessar uns catálogos e informações que tenho( meu pc deu uma pane, recentemente, e quase perdi todos os meus arquivos). Mas hoje consegui abrir alguns arquivos aqui. Veja, me parece que está mais pra um FORD 9", no catálogo da MOTIVE GEAR, indica que o 9" foi usado em 1957, numa série de carros Ford, inclusive as pick ups, e não fala do usos do 8.8" nas F-1, vi algumas informações que dizem do uso dos D-60 também. Mas se o seu for igual ao da foto explodida que mandou, é um Ford, e como disse, a mim parece mais um 9", até o formato da tampa, está mais pro 9".
Veja no catálogo anexo, o monte de relações que a Motive Gear tem para o 9". Resta confirmar realmente, e ver se vale a pena importar uma relação mais longa do que a do seu diferencial.
Veja este link http://www.lmctruck.com/icatalog/fa/t.aspx , tem bastante coisa das antigas.
Abraço
Sérgio
sallespickup
06/04/2011, 17:05
sallespickup!!!!!
Nem para mim, nem para você!!!:mrgreen:
Nem D44, nem porquinho.
Um Ford 8.8 se não me engano!!!!!:odedo:
Ford F-1!
Olhe aqui:
https://picasaweb.google.com/kimcavazin/FotosDePkpsEDiversos#
amigo Kim,
como tens certeza, faltou as fotos da criança, só se basear pelo catalogo e ano não da pois gostaria de saber o que tem fisicamente na pickup
abraços carlos sallespickup
Ford F-1
26/11/2012, 19:51
amigo Kim,
como tens certeza, faltou as fotos da criança, só se basear pelo catalogo e ano não da pois gostaria de saber o que tem fisicamente na pickup
abraços carlos sallespickup
Olá pessoal....
Consegui depois de anos com a F-1 parada tirar umas fotos. Só preciso descobrir de novo como faz p/ postar...hehehe.
382556
Obrigado.
Abraço.