PDA

Ver Versão Completa : Homocineticas x Potencia motor



Dimmy
01/04/2011, 00:38
Ola Amigos,

Sabendo das vantagens e desvantagens do sistema de suspensao da variant ll (IRS) e "tipo canela dura" , fusca, brasilia, variant l , etc,
Conversando com um amigo sobre a opção de colocar suspensão de variant ll (IRS) e colocar o sistema normal, "tipo canela dura" , ficamos com uma duvida: A suspensao da Variant ll (IRS) pode dexar o sistema mais "pesado" digamos assim, fazendo com que o motor perca potencia?? em relação ao " canela dura" fusca, brasilia, que a potencia do motor é transferida "direto", não passa por eixo homocineticas, semi-eixo etc?? Surgem a duvida se por passar pela homocinetica e geramente esta com um certo grau para ganharmos altura pode fazer com que o motor tenha mais esforço para movimentar todo o conjunto??

digobrazil
01/04/2011, 14:22
adho que o que quer fazer é inviavel

digobrazil
01/04/2011, 14:23
na questão de força/potencia..........tanto faz homocinéticas ou semi-eixos (Canela Dura), pois este componente mecânico só tem a função de transmitir o movimento para as rodas. O que influencia a força é o torque do motor e a relação do diferencial do cambio.

Quanto ao fato de vc querer adaptar os semi-eixos na suspensão IRS eu te digo que não é possivel. Você pode até conseguir colocar o conjunto do emi-eixo no lugar mas vai ser questão de tempo para quebrar pelo seguinte motivo:

no semi-eixo, o tipo de suspensão faz com que as rodas se movimente em uma parabola vertical, mais ou menos assim " ) " . por isso é utilizado semi-eixo. tanto faz onde a roda esteja, a distância do cambio até na ponta do eixo vai ser o mesmo.

no IRS, a suspensão faz com que as rodas trabalhem verticalmente, isto é, assim " l " , a roda sempre vai seguir uma linha verticalmente. Por isso o sitema IRS tem que utilizar homocinética, pois quando a suspensão esta com final de curso (tanto faz para cima ou para baixo) a distancia da ponta de eixo até no cambio vai ser maior do que quando a roda estiver no meio do curso da suspensão, fazendo com que a distâsncia neste momento seja menor. Só homocineticas conseguem absorver esta diferença na distancia.

Entendeu?

na questão altura eu te digo que o ganho de altura não é tanto, ou até seria a mesma coisa, pois as duas suspensões tem um limitador de altura logo abaixo do facão que eu acredito que limite as duas suspensões seja na mesma altura.

tqf2
01/04/2011, 18:14
Acho que tem alguma forma de zerar essa diferença....


Eu disse... acho.

Dimmy
01/04/2011, 20:22
na questão de força/potencia..........tanto faz homocinéticas ou semi-eixos (Canela Dura), pois este componente mecânico só tem a função de transmitir o movimento para as rodas. O que influencia a força é o torque do motor e a relação do diferencial do cambio.

Quanto ao fato de vc querer adaptar os semi-eixos na suspensão IRS eu te digo que não é possivel. Você pode até conseguir colocar o conjunto do emi-eixo no lugar mas vai ser questão de tempo para quebrar pelo seguinte motivo:

no semi-eixo, o tipo de suspensão faz com que as rodas se movimente em uma parabola vertical, mais ou menos assim " ) " . por isso é utilizado semi-eixo. tanto faz onde a roda esteja, a distância do cambio até na ponta do eixo vai ser o mesmo.

no IRS, a suspensão faz com que as rodas trabalhem verticalmente, isto é, assim " l " , a roda sempre vai seguir uma linha verticalmente. Por isso o sitema IRS tem que utilizar homocinética, pois quando a suspensão esta com final de curso (tanto faz para cima ou para baixo) a distancia da ponta de eixo até no cambio vai ser maior do que quando a roda estiver no meio do curso da suspensão, fazendo com que a distâsncia neste momento seja menor. Só homocineticas conseguem absorver esta diferença na distancia.

Entendeu?

na questão altura eu te digo que o ganho de altura não é tanto, ou até seria a mesma coisa, pois as duas suspensões tem um limitador de altura logo abaixo do facão que eu acredito que limite as duas suspensões seja na mesma altura.


Entendi que quer dizer mas, estava dizendo da opção de "canela e dura" e (IRS) variant ll com homocineticas, Nada de misturar as duas.
A pergunta foi se a (irs) que usa Homocineticas, "pesa" mais para o motor do que a canela dura ? ouvi alguns palpiteros dizer que pode chegar a 10% a perca de força da motor por conta das homocineticas ficarem com um certa inclinação (grau) , quanto a altura fica a mesma , mas a canela dura as rodas fica fechadas \ / caso o facao esteja escostado no patente e o sistema de IRS nao , mas consequentemente fica com um certo grau as homocineticas;

valews

mali9ski
02/04/2011, 10:02
Entendi que quer dizer mas, estava dizendo da opção de "canela e dura" e (IRS) variant ll com homocineticas, Nada de misturar as duas.
A pergunta foi se a (irs) que usa Homocineticas, "pesa" mais para o motor do que a canela dura ? ouvi alguns palpiteros dizer que pode chegar a 10% a perca de força da motor por conta das homocineticas ficarem com um certa inclinação (grau) , quanto a altura fica a mesma , mas a canela dura as rodas fica fechadas \ / caso o facao esteja escostado no patente e o sistema de IRS nao , mas consequentemente fica com um certo grau as homocineticas;

valews

Eu acho que voce esta confundindo as homocineticas com cruzetas

Essas sim conforme o angulo pesa para girar

mas as homocineticas acredito que seja quase insignificante a perda de potencia pelo angulo.

Cezar candelaria
03/04/2011, 14:31
Não perde nada de potencia...quanto a altura á um ganho de no minimo 1ocm a mais na irs...porque não sei, mas é só medir pra ver....

digobrazil
03/04/2011, 16:00
eu tenho irs na minha gaiola e não sinto perda de potencia. o que pode acontecer de ter menos força é vc manter o cambio original da variant II, que tem o diferencial muito longo (8X31) e comparado com o diferencial do cambio do fusca que é mais curto (8X35) vc vai ter muito mais força.

marcelo cenora
29/04/2011, 22:43
com IRS não tem perda, se tem ganho isso sim. o torque para as rodas é o mesmo! com a vantagem de ter a parte do pneu em contato com o solo sempre plana o atrito será maior melhorando a aderência.

agora quanto a usar eixo-rígido com IRS deve ter sido mesmo uma falha de comunicação pq... pelamordedeos rsss it´s impossible.

Henrique Hugendobller
29/04/2011, 23:41
lendo isso tudo me confundi agora, a suspençao da kombi com caixa de passat 4 marchas e com reduzidas vai da mais altura que a caixa de fusca com suspençao de fusca na gaiola? to perguntando pq tenho com a de fusca, e vi umas com essa relaçao de kombi e sao mais alta q a minha, to no caminho certo? é que ja comprei as peças agora é só revisar e colocar!

gaiolarodan
30/04/2011, 09:07
Entendi que quer dizer mas, estava dizendo da opção de "canela e dura" e (IRS) variant ll com homocineticas, Nada de misturar as duas.
A pergunta foi se a (irs) que usa Homocineticas, "pesa" mais para o motor do que a canela dura ? ouvi alguns palpiteros dizer que pode chegar a 10% a perca de força da motor por conta das homocineticas ficarem com um certa inclinação (grau) , quanto a altura fica a mesma , mas a canela dura as rodas fica fechadas \ / caso o facao esteja escostado no patente e o sistema de IRS nao , mas consequentemente fica com um certo grau as homocineticas;

valews

Dimmy bom dia !

Vocé é de Catanduva, sou de Bady Bassitt, perto de Rio Preto, tenho gaiola, voce ja foi em Ariranha no encontro de gaiolas ? pena que acabou por causa de politicagem , manda um contato no meu email para que possamos trocar ideias a respeito de gaiolas , anota meu email rogeriobady@hotmail.com aqui em Rio Preto tem algumas gaiolas .


Boa semana !

Rogério

Dimmy
30/04/2011, 14:40
Rogerio,

te mandei um e-mail.
se nao recebeu me responde no vitor.paulucci@hotmail.com

abraços