Conectar

Ver Versão Completa : Minha ranger não ta passandod e 80km/h



Vinicius Cordeiro
31/03/2011, 17:43
Minha ranger é 2.5 gasolina e ela ta bem fraquinha. não ta passando de 80 se tiver um morro muito ingrime é tenso p/ subir. acho que ela ta pedindo uma retifica no motor. Quanto que ficaria p/ eu mandar o motor p/ retifica? e tem alguma medida menos drastica que possa resolver esse problema?

dsamaz
31/03/2011, 17:55
"Minha ranger é 2.5 gasolina e ela ta bem fraquinha. não ta passando de 80 se tiver um morro muito ingrime é tenso p/ subir. acho que ela ta pedindo uma retifica no motor. Quanto que ficaria p/ eu mandar o motor p/ retifica? e tem alguma medida menos drastica que possa resolver esse problema? "

Primeiramente, para o pessoal aqui poder te ajudar, forneça + dados do seu carro: ano; modelo; kilometragem; histórico de manutenção (fazia as trocas corretamente?);

Depois, quais os sintomas, mais detalhadamente? Está saindo fumaça branca no escapamento? quando começou o problema? apresenta marcha lenta corretamente? cheira "a combustível" em alguma parte do carro?

Por fim, quais embasamentos você tem para "retificar o motor"? Vc foi aconselhado por mecânico?

T+
Daniel

Moisés S.M
31/03/2011, 18:10
Nunca vi um motor 2.5 gasol...da Ranger na retifica,ja os diesel ja vi um monte.Da uma olhada na bomba de combustivel,cabo de vela,velas,filtro de combustivel,filtro de ar etc...quantos km tá a Ranger??vc faz a manutenção em dia??vc levou ela no meca?

Vinicius Cordeiro
31/03/2011, 18:12
Ranger 2001 XLT 2.5 Gasolina 4x2. Não sai fumaça nem nada ela só não passa dos 80km/h. tá sem força msm, qnd pega uma decindinha ela embala e até chega a 100. Só consegui botar 120 nela na descida da ponte rio-niterói, mas qualquer subidinha ela perde força e diminui a velocidade. acaba que gasta muito combustiel, pois fico com o acelerador lá no fundo e ela ñ passa de 80.

Um mecanico conhecido meu que falo que precisava fazer a retifica, mas vai ficar uns 2000 R$. eu queria saber se o preço é esse msm e se tem outra alternativa p/ botar a bicinha forte de novo.

tem uns 4 meses que ela ta assim

Vinicius Cordeiro
31/03/2011, 18:25
tem 200.000 km. o mecanico disse que pode ser o cabeçote. eu estranhei

Moisés S.M
31/03/2011, 18:46
Estranho,só 200 mil km e já na retifica,colocou ela no scanner??não é bomba de combustivel mesmo?a minha teve problema na bomba,mesmo sintoma...

miguelcps
31/03/2011, 19:31
Eu tbem vou na opniao do Moises missio, tbem tive uma F-250 gasolina e numa viagem ela nao passava de 60Km/h levei 12 horas pra andar 450 km, minha sorte que ela tinha GNV e usei ele pra voltar, foi direto pra oficina e o problema era Bomba de Gasolina com pouca pressao, leva numa boa oficina e manda o cara testar a pressao, quase certo que é ela.

Leonel Lousa
31/03/2011, 19:38
Esse motor aguenta muito mais que isso com tranquilidade, com certeza deve ser outra coisa, bomba de gasolina, bicos estragados, catalisador entupido.
Eu tive uma ano 99, verde cabine simples, fiquei com ela por 4 anos, o motor2,5 é bem melhor pra andar que esse novo 2,3.
Vendi ela com 160 e poucos mil km, e ainda tava muito bom, nao abaixava oleo e andava bem.

dsamaz
31/03/2011, 19:43
Olá Vinicius, melhorou o entendimento.

Vamos com calma. Antes de "fazer o motor", é bom tentar eliminar outras possibilidades antes:
1. bomba de gasolina (verifica a pressão em alguma oficina boa);
2. sistema de ignição (veja cabos de vela, ...)
3. veja os bicos (testa a vazão em oficina de elétrica).
4. veja também o "ponto" do motor

Tem algum barulho estranho no motor? tipo algum tec-tec-tec ritmado?

Faz o seguinte teste rapidinho: liga o motor; abre a tampa do óleo na parte superior do motor (veja se a pressão está normal = fraca); você pode ver a pressão também pela vareta de óleo (tira a vareta e veja se sopra muito forte). Se soprar muito forte está com problema sério; se "sugar" ar de fora tb problema sério;

Pelo que você fala, remotamente pode ser problema sério no cabeçote, tais como folgas em válvulas e trincas, porém esta possibilidade é pequena. Mais provável, por enquanto (pelo que citaste) é problema elétrico.

T+
Daniel

BRAVOECONOVEMBER
31/03/2011, 19:57
Concordo. Se ela não falha, só não tem força, começa pelo óbvio:
Pressão de combustível, filtro de ar, scanner para ver se não tem sensor baleado.
Motor detonado dá fumaça, falha, água no óleo do motor, ou óleo no arrefecimento. Não te atira assim de cara...

Vinicius Cordeiro
01/04/2011, 00:30
eu não acho que seja bomba de gasolina porque tanto no GNV qnt na gasolina ele não passa dos 80. continua fraco

dsamaz
01/04/2011, 01:16
Tu estava usando gás também? Probabilidades de problema sério no cabeçote aumentaram significativamente.

Veja o sistema de admissão (filtro de ar) e as velas antes de mexer no cabeçote. Faça uma leitura no scanner também, além de tirar, limpar, testar e recolocar os principais sensores do sistema de ignição.
Não sei se a sua é igual a minha (a minha era v6 210cv), mas tem um sensor importante perto da polia do virabrequim, sensor de rotação; veja ele; tem um outro na saída do escapamento, sonda lambda. Vc tem como tirá-los e testá-los com aparelhos próprios.

Tive um problema sério com o cabeçote da minha devido a problemas com o gás. Quebrou uma trava do sistema de corrente do motor (trava da parte superior, na "polia" que fica no cabeçote). Pode ser isto na sua também... alguma folga na corrente/correia que afetou o ponto.
Na minha, ela ficou MUITO fraca durante uns 2 dias, mal conseguia andar no plano (subidas, nem pensar). Depois de 48H, quebrou de vez.

Gás, nunca mais.

T+
Daniel


eu não acho que seja bomba de gasolina porque tanto no GNV qnt na gasolina ele não passa dos 80. continua fraco

diniz
01/04/2011, 06:33
Tu estava usando gás também? Probabilidades de problema sério no cabeçote aumentaram significativamente.

Veja o sistema de admissão (filtro de ar) e as velas antes de mexer no cabeçote. Faça uma leitura no scanner também, além de tirar, limpar, testar e recolocar os principais sensores do sistema de ignição.
Não sei se a sua é igual a minha (a minha era v6 210cv), mas tem um sensor importante perto da polia do virabrequim, sensor de rotação; veja ele; tem um outro na saída do escapamento, sonda lambda. Vc tem como tirá-los e testá-los com aparelhos próprios.

Tive um problema sério com o cabeçote da minha devido a problemas com o gás. Quebrou uma trava do sistema de corrente do motor (trava da parte superior, na "polia" que fica no cabeçote). Pode ser isto na sua também... alguma folga na corrente/correia que afetou o ponto.
Na minha, ela ficou MUITO fraca durante uns 2 dias, mal conseguia andar no plano (subidas, nem pensar). Depois de 48H, quebrou de vez.

Gás, nunca mais.

T+
Daniel
de que forma o sistema de gás pode afetar uma trava de corrente?

dsamaz
01/04/2011, 09:34
Olá Diniz, não sei. Ocorre muitos relatos na web de problemas com gás + cabeçote.
Tem a ver com maior temperatura + diferença de temperatura no movimento do gás até a câmara de combustão.

Independente deste problema, o uso de sistemas de gás em carros são a marca maior de um país ridículo; que não sabe administrar seus recursos energéticos.

Há muitos problemas usando gás em carros:
1. NUNCA funciona 100% direito, tem uns que não pegam direito quando frio; outros não pegam direito quando quente; tem uns que não pegam nem na gasolina nem no gás direito;
2. perde potência
3. perde ESPAÇO
4. muito peso (força as molas)
5. vazamentos (sempre há) + riscos de incêndio
6. ainda não descobriram como informar ao motorista a quantidade de gás que há no cilindro (ou seja, você não sabe quanto combustível tem!!)
7. tem problemas (afogamentos) com diferença brusca de rotação, exemplo, quando está a 70 km/h (4 marcha, 4 mil RPMs) e precisa freiar rápido, tira-se a marcha, a RPM cai para 1000 e... o carro morre afogado e perde-se o servo-freio, ficando apenas com o freio duro. Entendeu? No meu acontecia isto, nada de diminuir a rotação rapidamente...
8. é muito chato ter que passar para gasolina e gás em botão várias vezes;
9. você não consegue utilizar o gás para percursos curtos (o carro não liga direito no gás e para desligar, quilometros antes tem que passar para gasolina).

Uso de gás em carro é ridículo!! Deveria ficar restrito às indústrias e geração de energia elétrica.
E sim, carros foram projetados para funcionar com gasolina, etanol e diesel! Deveriam baixar os IMPOSTOS imbutidos no preço da gasolina.

O sistema é tão ruim que até o Hugo Chaves está incentivando a adoção na Venezuela.

Obs: este tópico representa opinião sobre este assunto: uso de gás em veículos. Não levar como pessoal, não é citado e nem feito alusão a nenhuma pessoa daqui.
Daniel


de que forma o sistema de gás pode afetar uma trava de corrente?

roberto.cardoso@ig.com.br
01/04/2011, 10:37
Olá Diniz, não sei. Ocorre muitos relatos na web de problemas com gás + cabeçote.
Tem a ver com maior temperatura + diferença de temperatura no movimento do gás até a câmara de combustão.

Independente deste problema, o uso de sistemas de gás em carros são a marca maior de um país ridículo; que não sabe administrar seus recursos energéticos.

Há muitos problemas usando gás em carros:
1. NUNCA funciona 100% direito, tem uns que não pegam direito quando frio; outros não pegam direito quando quente; tem uns que não pegam nem na gasolina nem no gás direito;
2. perde potência
3. perde ESPAÇO
4. muito peso (força as molas)
5. vazamentos (sempre há) + riscos de incêndio
6. ainda não descobriram como informar ao motorista a quantidade de gás que há no cilindro (ou seja, você não sabe quanto combustível tem!!)
7. tem problemas (afogamentos) com diferença brusca de rotação, exemplo, quando está a 70 km/h (4 marcha, 4 mil RPMs) e precisa freiar rápido, tira-se a marcha, a RPM cai para 1000 e... o carro morre afogado e perde-se o servo-freio, ficando apenas com o freio duro. Entendeu? No meu acontecia isto, nada de diminuir a rotação rapidamente...
8. é muito chato ter que passar para gasolina e gás em botão várias vezes;
9. você não consegue utilizar o gás para percursos curtos (o carro não liga direito no gás e para desligar, quilometros antes tem que passar para gasolina).

Uso de gás em carro é ridículo!! Deveria ficar restrito às indústrias e geração de energia elétrica.
E sim, carros foram projetados para funcionar com gasolina, etanol e diesel! Deveriam baixar os IMPOSTOS imbutidos no preço da gasolina.

O sistema é tão ruim que até o Hugo Chaves está incentivando a adoção na Venezuela.

Obs: este tópico representa opinião sobre este assunto: uso de gás em veículos. Não levar como pessoal, não é citado e nem feito alusão a nenhuma pessoa daqui.
Daniel

Amigo,

se vc quer parar o carro rápido, reduza a marcha, mas fazer isso "7. tem problemas (afogamentos) com diferença brusca de rotação, exemplo, quando está a 70 km/h (4 marcha, 4 mil RPMs) e precisa freiar rápido, tira-se a marcha, a RPM cai para 1000 e... o carro morre afogado e perde-se o servo-freio, ficando apenas com o freio duro. Entendeu? No meu acontecia isto, nada de diminuir a rotação rapidamente..." é loucura em qualquer carro.

Abraços,

Moisés S.M
01/04/2011, 10:45
Olá Diniz, não sei. Ocorre muitos relatos na web de problemas com gás + cabeçote.
Tem a ver com maior temperatura + diferença de temperatura no movimento do gás até a câmara de combustão.

Independente deste problema, o uso de sistemas de gás em carros são a marca maior de um país ridículo; que não sabe administrar seus recursos energéticos.

Há muitos problemas usando gás em carros:
1. NUNCA funciona 100% direito, tem uns que não pegam direito quando frio; outros não pegam direito quando quente; tem uns que não pegam nem na gasolina nem no gás direito;
2. perde potência
3. perde ESPAÇO
4. muito peso (força as molas)
5. vazamentos (sempre há) + riscos de incêndio
6. ainda não descobriram como informar ao motorista a quantidade de gás que há no cilindro (ou seja, você não sabe quanto combustível tem!!)
7. tem problemas (afogamentos) com diferença brusca de rotação, exemplo, quando está a 70 km/h (4 marcha, 4 mil RPMs) e precisa freiar rápido, tira-se a marcha, a RPM cai para 1000 e... o carro morre afogado e perde-se o servo-freio, ficando apenas com o freio duro. Entendeu? No meu acontecia isto, nada de diminuir a rotação rapidamente...
8. é muito chato ter que passar para gasolina e gás em botão várias vezes;
9. você não consegue utilizar o gás para percursos curtos (o carro não liga direito no gás e para desligar, quilometros antes tem que passar para gasolina).

Uso de gás em carro é ridículo!! Deveria ficar restrito às indústrias e geração de energia elétrica.
E sim, carros foram projetados para funcionar com gasolina, etanol e diesel! Deveriam baixar os IMPOSTOS imbutidos no preço da gasolina.

O sistema é tão ruim que até o Hugo Chaves está incentivando a adoção na Venezuela.

Obs: este tópico representa opinião sobre este assunto: uso de gás em veículos. Não levar como pessoal, não é citado e nem feito alusão a nenhuma pessoa daqui.
Daniel

Bahhh descordo contigo em varias coisas.Ma é a minha opinião e minha experiência com o produto...ok?
1-Não funciona direito,tanto no frio quanto no quente, faz uma revisão,o meu nunca me deu problema...Tem q ver aonde é instalado e se é de procedência,uma revisão resolve(não é problema)

2-Perde potência? todos perdem,isso é fato...mas no meu caso q tenho um v6 não me incomoda muito(não é problema).

3-Perde espaço??concordo,mas isso vai de cada um,se tu quiser coloca o cilindro em baixo do carro.(não é problema).

4-Muito peso força as molas(concordo contigo,no meu caso não tem problema)

5-vazamento??aonde??pode acontecer tanto no gnv quanto na gasolina,se a vazamento é pq falta manutenção,falta de cuidado do dono.(tmbm não é problema)

6-Como não conseguiram informar pro motorista a quantidade q a d gas no cilindro?Existe uma chave seletora no painel,q lá marca a quantidade de gas q ah no cilindro,funciona muito bem,até pq sem ela deve ser uma merd...e no motor a uma valvula de pressão q indica oq ah no cilindro,então são 2.

7-Problema de afogamento?cai rmp?Troca velas,cabos de velas,faz a regulagem das velas
pro gnv,troca filtro de ar etc...Falta de manutenção.

8-9>Acho q esse negocio de usar o gnv em percursos pequenos não tem problema algum,pode usar e na hora de desligar, mesmo com o carro parado injeta gasolina.

Acho que o gnv é muito mal visto pra quem tem camionete a Diesel,eu por exemplo ja tive duas,uma ranger e uma Gaylloper rsrsrsrs.Quando comprei a minha,já tinha o gnv,como sabia pouco sobre ele,só por amigos...resolvi compra-lá,até hj o meu motor nunca apresentou qualquer queima de óleo,vazamento de gas,ou cabeçotes trincados...Pq disso??Pq faço a manutenção em dia,não deixo nada para trás,esse é o maior problema muitos aki compram uma camionete dessas pelo baixo valor de mercado,mas na hora de fazer uma manutenção se apavoram com os preços de peças e mão de obra,resolvem deixar pra dpois e deixam os problemas se acumulando...ai é dor de cabeça na certa.
Já falei com alguns taxistas aki em Porto Alegre,me fiz de louco e perguntava sobre o gnv,como funciona?da problema?sempre ouvi q funciona bem e não da problema,carros com mais de 500 mil km,e carros q vem com o gnv de fabrica,pq não da problema?pq eles vivem disso precisa do sistema funcionando,carros com manutençao em dia.
Pra resumir,hj acho um combustivel bom e limpo,não agredi meu motor,e nem meu bolso,é bem feito,bem instalado e é bem moderno,custa caro?custa,tem kit de até 7 mil.Vale pra quem anda muito e quer economia,não é meu caso,como veio com a minha uso o gnv sempre meio a meio,pq gosto de queimar gasolina no v6 hehehe...Acho q quem quer falar mal do gnv,deveria ler um pouco mais sobre ele,pode perceber q o sistema evoluiu bastante.
Ahhh mais uma coisa,se agente for fazer uma boa de uma pesquisa no forum,percebemos q os maiores problemas estão relacionados aos motores a diesel,e não aos a gasolina ou que utilizam gnv,são poucos os casos.abraço!

diniz
01/04/2011, 12:07
Olá Diniz, não sei. Ocorre muitos relatos na web de problemas com gás + cabeçote.
Tem a ver com maior temperatura + diferença de temperatura no movimento do gás até a câmara de combustão.

Independente deste problema, o uso de sistemas de gás em carros são a marca maior de um país ridículo; que não sabe administrar seus recursos energéticos.

Há muitos problemas usando gás em carros:
1. NUNCA funciona 100% direito, tem uns que não pegam direito quando frio; outros não pegam direito quando quente; tem uns que não pegam nem na gasolina nem no gás direito;
2. perde potência
3. perde ESPAÇO
4. muito peso (força as molas)
5. vazamentos (sempre há) + riscos de incêndio
6. ainda não descobriram como informar ao motorista a quantidade de gás que há no cilindro (ou seja, você não sabe quanto combustível tem!!)
7. tem problemas (afogamentos) com diferença brusca de rotação, exemplo, quando está a 70 km/h (4 marcha, 4 mil RPMs) e precisa freiar rápido, tira-se a marcha, a RPM cai para 1000 e... o carro morre afogado e perde-se o servo-freio, ficando apenas com o freio duro. Entendeu? No meu acontecia isto, nada de diminuir a rotação rapidamente...
8. é muito chato ter que passar para gasolina e gás em botão várias vezes;
9. você não consegue utilizar o gás para percursos curtos (o carro não liga direito no gás e para desligar, quilometros antes tem que passar para gasolina).

Uso de gás em carro é ridículo!! Deveria ficar restrito às indústrias e geração de energia elétrica.
E sim, carros foram projetados para funcionar com gasolina, etanol e diesel! Deveriam baixar os IMPOSTOS imbutidos no preço da gasolina.

O sistema é tão ruim que até o Hugo Chaves está incentivando a adoção na Venezuela.

Obs: este tópico representa opinião sobre este assunto: uso de gás em veículos. Não levar como pessoal, não é citado e nem feito alusão a nenhuma pessoa daqui.
Daniel
cara, teu mecanico te enrrolou legal, carro a gnv nao trabalha em temperatura maior, é exatamente a mesma temperatura que no comb. liquido, se tiver aquecendo é porque mexeram no ponto

tenhos carros gnv a anos e nunca tive esses problemas que citou, exceto é claro perda de potencia e espaço

como eu disse teu mecanico nao manjava muito de gnv pois nem isso de alterar rotaçao ou morrer nao é normal

hoje eu tenho um carro carburado a alcool que é muito mais facil dar partida frio no gnv do que no alcool, e é dar partida dar umas 4 ou 5 aceleradas e ele ja sai sem engasgar, no alcool seria impossivel

qto ao risco de incendio é muito mais facil ocorrer na gasolina do que no gnv... gnv qdo vaza dispersa no ar, gasolina pinga nas partes quentes e ja era

o maior problema da manutençao do gnv sao mecanicos como esse que qdo nao sabem o motivo da falha culpa primeiro o kit, isso eu ja passei algumas vezes em auto eletrico e mecanico, as vezes vc tem que ir em 2 ou 3 lugares ate achar quem realmente entenda e procure o defeito

Vinicius Cordeiro
03/04/2011, 22:42
eu vo trocar o jogo de velas e limpar os bicos. Fui p/ buzios esse final de semana e assim não da p/ continuar. o carro não passava dos 100 na estrada. tinha lugares lá que eu nem fui pq tinha o risco do carro não subir.

OBS.: na gasolina ele ta pior

Walter L. L. Casitta
03/04/2011, 22:49
eu vo trocar o jogo de velas e limpar os bicos. Fui p/ buzios esse final de semana e assim não da p/ continuar. o carro não passava dos 100 na estrada. tinha lugares lá que eu nem fui pq tinha o risco do carro não subir.

OBS.: na gasolina ele ta pior

Esse motor tem duas velas por cilindro e duas bobinas de ignição. Quando um conjunto de velas para por defeito numa da bobinas por exemplo ele fica fraco. Manda verificar as bobinas primeiro...

Vinicius Cordeiro
03/04/2011, 22:57
obrigado pela dica. vou fazer isso

Jera
03/04/2011, 23:54
tá baixando óleo ou não???

Vinicius Cordeiro
04/04/2011, 00:45
não. ela só não anda msm. não sai fumaça, nem nada.

Imperador!
04/04/2011, 10:32
não. ela só não anda msm. não sai fumaça, nem nada.
Quando estive na oficina semana passada, tinha uma Ranger lá com o mesmo problema.
O diagnóstico foi problema no ECU, que perdeu seus parâmetros de configuração...

O cara tirou e mandou reprogramar, não sei se vai prestar, porque esses dados (acho) não se "apagam" tão facilmente.