Ver Versão Completa : Freio Oscilando!
ramil2007
23/09/2003, 12:29
Olá galerinha,
Estou com um probleminha no meu Cj5, quando eu piso no freio, a alavanca oscila para baixo e para cima, gostaria de saber o q poderia ser, será que é cilindro mestre? Ou poderia ser ar no sistema?(qual é o processo de sangria?)
Valew
Ramil
EduardoLang
23/09/2003, 13:09
Ramil,
se o seu problema é quando vc pisa no freio com o carro em movimento e o pé paresse querer subir e descer bem rápido, issdo ocorre devido ao fato de os discos/panelas estarem empenados/evalizadas.
Dê uma checada em um torneiro/loja de autopeças.
Quando o cilindro mestre está indo pro saco, quando vc fica com o pé pressionando o freio, aos poucos o pedal vai descendo até chegar na tábua!!!!!!!
sds
walter.andreis
23/09/2003, 23:40
Quando o cilindro mestre está indo pro saco, quando vc fica com o pé pressionando o freio, aos poucos o pedal vai descendo até chegar na tábua!!!!!!!
Ou até chegar em um poste ou árvore neh!? :shock:
Isso é um perigo... já passei por situação semelhante e não desejo a ninguém... sorte que era na fazenda, e no meio do nada...
[]'s
ramil2007
24/09/2003, 00:09
Olá amigos,
Meu problema é o seguinte, eu já tive o problema de discos empenados, vc sente ele no carro, o carro trepida quando vc pisa no freio, mas o meu caso é diferente, quando eu piso, não sinto o jeep responder como antes, ele oscila indo o pedal para baixo para cima, e as vezes trava!
É por exemplo, quando estou desecndo uma ladeira de ré e freando, o freio repentinamente trava e não desce mais, ai vou para frente e ele destrava sozinho...
Mto estranho...
Abraços
Valew
Ramil
Já abriu o tambor? verifica se as sapatas estão ok e assim como suas respectivas molas, pois p/ estarem travando em movimento alguma coisa tá errado dentro do próprio tambor.
Pedro Américo
dptucunduva
24/09/2003, 10:16
Meu problema é o seguinte, eu já tive o problema de discos empenados, vc sente ele no carro, o carro trepida quando vc pisa no freio, mas o meu caso é diferente, quando eu piso, não sinto o jeep responder como antes, ele oscila indo o pedal para baixo para cima, e as vezes trava!
É por exemplo, quando estou desecndo uma ladeira de ré e freando, o freio repentinamente trava e não desce mais, ai vou para frente e ele destrava sozinho...
Muuuuito provável que seja problema no tambor (oscilação) e burrinho/mola/sapatas (travar).
Provavelmente simples de resolver, na pior das hipóteses é só trocar tudo... :roll:
ramil2007
24/09/2003, 13:19
Eu tbm tenho freio a disco...
Mas td bem, vou tentar desmontar o tambor e depois eu conto se consegui e como foi o processo, se for o cilindro mestre irei gastar uns 80 conto, é mta grana...
EduardoLang
24/09/2003, 13:25
Ramil,
No meu caso, isso também acontece às vezes, mas é devido ao fato que eu deixei o cabo do freio de mão solto. Então a mola, que já não está muito boa, faz com que os patins se encostem nas panelas ocasionando uma frenagem independente do meu comando.
Verifique a situação das molas de retração dos patins de freio, o problema pode estar aí!!!!!!
sds jeepeiras........
Ramil,
Gastei uma fortuna tentando economizar para resolver o problema com meu cilindro mestre... Não teve jeito!
Se ainda não usa servo-freio, considere esse upgrade antes de trocar o cilindro mestre (caso este seja realmente o seu problema).
Boa sorte...
ramil2007
24/09/2003, 20:22
E ae galera,
Hj tentei retirar o conjunto de freio(tambor), mas não obitive sucesso, pois eu não tive ferramenta, a porca central para abrir o tambor, não consegui virar de jeito nenhum.
Passei no mecanico "brother" meu e ele me disse que era possivelmente o disco empenado, como disse uma amigo aqui do fórum, mas isso eu ja tinha descartado, pois quando é disco ele treme o jeep, e não é o q eu sinto.
Ele me cobrou 150 para dar um passe no disco, eu falei que um dia eu volto lá...
hehe
Valeu galerinha...
EduardoLang
25/09/2003, 08:21
Ramil,
Que ano é o seu jeep, pois o meu não tem porca para soltar as panelas..........
sds jeepeiras....
O meu é um jeep cj-5 1959, e não existe porcas p/ soltar o tambor é só dar umas pancadinhas pra desprender as lonas/sapatas caso estejam agarradas e pronto, o tambor está nas minhas mãos.
É uma das coisas mais fáceis de se retirar do jeep, pois mesmo não sendo um profissional em mecânica, pra mim é mole tirar o tambor fora.
Verifique pois você deve estar mexendo na porca pra soltar o cubo de roda, alguém me corrija se estiver errado.
Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted: Tá muito gastão 3 a 3,5 KM/L. :shock:
ramil2007
25/09/2003, 20:32
Olá
Meu Jeep é um 60, possui uma porca com um contra pino, eu tiro o contra pino e não consigo nem mover a porca ria...
Mas mesmo assim obrigado pela ajuda...
Ramil
O seu eixo traseiro é cônico, com chaveta, igual ao meu. Na imensa maioria desses modelos, p/ tirar a campana tem que tirar o cubo junto ... e é um parto, principalmente se não tiver o sacador específico :evil: Sem o sacador, a idéia é ir dando porrada na campana com uma marreta. Mas já lhe adianto, dependendo do estado que está, não sai mesmo, além de você correr o risco de danificar a campana ... :cry:
O meu, quando fui tirar na reforma, nem com o sacador estava saindo. Deu um putsa trabalho ... :x
Há modelos c/ chaveta em que a campana vai por fora do cubo. Aí é bico, a campana sai fácil, fácil. Eu vou converter meu eixo traseiro p/ este modelo ... :wink:
Mas console-se: como vantagem, esse sistema de eixos c/ chaveta é dos mais fortes utilizados em Jeeps, só perdendo p/ o flutuante. Já os modelos mais "novos", com rolamento blindado ... :roll:
Mas console-se: como vantagem, esse sistema de eixos c/ chaveta é dos mais fortes utilizados em Jeeps, só perdendo p/ o flutuante. Já os modelos mais "novos", com rolamento blindado ... :roll:
:D Grande Flávio!!
:D ... já o modelo com rolamento blindado, é forte pra KCT!!! Uso bloqueio Ensimec Full Lock (100%), que por sinal não desengata mais, permanecendo bloqueado o tempo todo! Gasta pneu, dou arrancadas bruscas no seco, etc, etc, etc... E Picas!!! Não quebra meeessmo!!!! :wink:
:D Acontece que, quando fazem um serviço porcaria na troca desses rolamentos, ocorrem as quebras! Eles são fixados por um anel, que deve ser posto quente, para quando esfriar, ficar prensado na ponta de eixo. Alguns "gênios" põe um pingo de solda nesses anéis, com medo de que possam se soltar... Tá feita a M&#%@!!! :wink: Aí quem leva a má fama é a ponta de eixo!!! :evil:
[]'s
Vinicius Cruz
26/09/2003, 23:15
Ja tive este problema de travar o freio quando dava re, e era a pinça dianteira que estava solta, nao custa verificar.....são dois parafusos que a prendem ao suporte.
Giovani...o eixo com chaveta nao é o chamado canela fina???
Olá Giovani !!
Realmente, sei dos cuidados p/ se trocar o rolamento e seu anel. Porém, a especificação deste eixo em termos de carga máxima que ele suporta é bem inferior aos chavetados. Tenho uma 4x4&Cia antiga onde saiu uma reportagem a respeito. Não lembro ao certo os valores (teria que pegar a revista novamente p/ ver) mas era algo assim: enquanto que os chavetados suportam 8000 Kg (não tenho certeza da unidade também), os com rolamento suportam 2000. Pode ser que na prática isso não faça muita diferença, mas que existem diferenças grandes de projeto, isto existe. :D
Agora falando em termos práticos: o que eu considero ruim neste eixo é a vulnerabilidade com relação à água. O rolamento não é blindado 100% e não há retentor. Então a água pode impregnar o rolamento e pior, ir p/ o diferencial. No caso dos chavetados, além do retentor, o rolamento fica envolto em graxa. Com isso, SE a água conseguir passar pelo retentor, fica "parada" na graxa e não vai p/ o diferencial (ou dificilmente vai). Basta trocar a graxa p/ "limpar" o sistema. :wink:
Abraços
Giovani...o eixo com chaveta nao é o chamado canela fina???
:D Fala Vinícius!!!
:D É o canela fina sim. Mas não por esse motivo. Canela fina e grossa, se refere ao diâmetro do tubo do eixo. O "canela fina" tem 2 e 1/2" e o "canela grossa" tem 3" de diâmetro. Como o canela fina é mais antigo e essas pontas de eixo foram usadas nesses modelos, é facil de ocorrer essa "associação"... :wink:
[]'s
Porém, a especificação deste eixo em termos de carga máxima que ele suporta é bem inferior aos chavetados.
Agora falando em termos práticos: o que eu considero ruim neste eixo é a vulnerabilidade com relação à água. O rolamento não é blindado 100% e não há retentor.
:D Grande Flávio!!!
:D Também tenho essa revista. Concordo com as informações que existem nela, mas como alguém já disse aqui no fórum: "Na prática, a teoria é outra!" :lol:
:D Quanto à vulnerabilidade à água... Basta fazer um "assento" na tampa da ponta de eixo e pôr um retentor! Facílimo de ser feito... :wink: Já fiz isso à muito tempo, e nunca tive problemas com a água! :wink:
[]'s
Eduardo Velo
28/09/2003, 15:05
Ramil , 150 latinhas para dar passe no disco ?
Aqui no ABC pago de 4 a 5 latinhas por passe . Levando o disco pra usinar ...
Tem vários modelos de Saca-polia e diversos preços , tenho um grande , mas tem pra vender um que vc pode modificar pra médio e grande , deve custar umas 50 latinhas (amador) , sempre compro ferramentas baseado no que ficaria o serviço num meca , aí tenho ela para a próxima x que mexer . Comprando esse Saca vc vai poder fazer a manut. qdo precisar , por ex. , depois de uma trilha , pra limpeza da campana .
Essa sua reclamação de travar na ré e oscilar qdo pisa , é campana ou disco empenado (usinar) , além de poder ser burrinho sem retorno(trocar) . Aproveite pra drenar todo óleo hidr. e colocar novo .
Bom serviço ...
ah ... Giovani , realmente tem uns meca de bos... que soldam a luva , pra tirar a luva soldada de um CJ foi um trabalhão , tivemos que esmerilhar até o eixo , meu Engesa usa esse sistema de luva , mas tem retentores .
Graande Giovani
Também tenho essa revista. Concordo com as informações que existem nela, mas como alguém já disse aqui no fórum: "Na prática, a teoria é outra!"
Ah sim, eu mesmo comentei na mensagem anterior que não sabia até que ponto essa diferença influenciaria na prática. :wink:
Quanto à vulnerabilidade à água... Basta fazer um "assento" na tampa da ponta de eixo e pôr um retentor! Facílimo de ser feito... Já fiz isso à muito tempo, e nunca tive problemas com a água!
Ah, legal essa dica ! Não sabia que dava p/ modificar e colocar o retentor. Tudo que eu escrevi antes se referia ao eixo original, que acho que concorda comigo, tem sérios problemas com água, não ?! :P
Abraços !
Ah, legal essa dica ! Não sabia que dava p/ modificar e colocar o retentor. Tudo que eu escrevi antes se referia ao eixo original, que acho que concorda comigo, tem sérios problemas com água, não ?!
:D Grande Flávio!!!
:D Pois é... O original sofre... Na 1ª vez que tive que trocar esse rolamento, já busquei uma solução, pois estava tudo enferrujado!!! :wink:
[]'s
Belê Giovani, chegamos a um consenso ... :D
Outra coisa: não sei se notou, mas esse assunto de eixos não tem nada a ver com o tópico inicial. Como a "conversa" muda de rumo, não ?! :lol: :roll:
Abraços
Belê Giovani, chegamos a um consenso ... :D
:D Grande Flávio!!!
:D Isso acontece às vezes... :lol: :lol:
Outra coisa: não sei se notou, mas esse assunto de eixos não tem nada a ver com o tópico inicial. Como a "conversa" muda de rumo, não ?! :lol: :roll:
:D Isso também acontece... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Sergio Willys
22/11/2005, 20:46
O Retorno de Jason!! :mrgreen:
Calma pessoal, não é a volta do morto-vivo!!
Meu 61 com freio a disco está na oficina desmontadão, e os mecs não conseguem me convencer que a tremedeira quando se freia vem dos discos empenados. Há pouco tempo, tava assim, e troquei os discos, e o troço continuou do mesmo jeito !
O pior é que com o relógio comparador, com os discos montados realmente dá pra ver que eles estãpo descentrados, mas quando se retira o disco, com ele fora, o bicho não tá empenado não !!
O cubo também não mostra sinal de tortice, e eu sei lá o que é !!!!
Na pesquisa encontrei esta conversa (ou pedra fundamental...) e resolvi perguntar se existem novidades e soluções....
Agradeço de ante-mão !!
Meu 61 com freio a disco está na oficina desmontadão, e os mecs não conseguem me convencer que a tremedeira quando se freia vem dos discos empenados. Há pouco tempo, tava assim, e troquei os discos, e o troço continuou do mesmo jeito !
O pior é que com o relógio comparador, com os discos montados realmente dá pra ver que eles estãpo descentrados, mas quando se retira o disco, com ele fora, o bicho não tá empenado não !!
O cubo também não mostra sinal de tortice, e eu sei lá o que é !!!!
Fala Sérgio!!!
Isso sim é desenterrar um tópico!!! :lol:
Posso perguntar qual é o disco??? De qual fabricante???
Se o relógio comparador mostra um empeno...
Os discos dos kits, SBD, UBD, etc... são usinados (no torno) em todas as faces. Pra isso, ele é removido do torno algumas vezes. Portanto depende muito da mão que está fazendo a operação, e claro do equipamento, apesar desse último ser a causa menos provável.
Dessa forma pode haver diferenças de alinhamento entre os lados do disco, tanto no assento do cubo, quanto na face de atrito com a pinça. Se o serviço é mal feito, vai vibrar... E se comprou do mesmo fabricante, pode ser que lotes inteiros tenham saído dessa forma.
E digo mais, vc não é o 1° que vejo reclamar... Se é de quem eu penso, pode ter certeza que o problema está na origem do disco. :concordo:
Pediu garantia???
[]'s
Ronaldo Petri
26/11/2005, 02:45
Ramil:
Eu já tive um problema semelhante no meu CJ, mas percebi que isso acontecia quando eu colocava o estepe. Quando levei no mecânico para ver isso, ele fuçou e não achou o problema, daí ele foi dar uma volta na viatura e eu fiquei do lado de fora, e ao mecânico sair com minha viatura, logo vi o problema: Observei que a roda do estepe estava banbeando, ou seja matei a charada, a roda estava levemente torta.
Sugiro que observe suas rodas, já que verificou outras coisas.
leopoldo
26/11/2005, 09:06
Roda empenada (apenas) só causa sensação de jeep rebolando. Não afeta o pedal de freio. Para ser sentido no pedal, só se o cubo de roda ou o cubo de freio à disco ou a panela estão empenados.
Verifique não só o disco de freio mas também onde ele vai encaixado ..... o cubo.
O disco pode estar com a usinagem OK mas se a face de encosto no cubo estiver com rebarba ou mesmo empenada, a montagem toda fica empenada e o resultado é o pneu bambear.
Outro caso é na montagem de disco por sobre o cubo - existe montagem em que o disco fica atrás ..... não é essa - a borda do cubo tem de ter uma usinagem de 45º, ou uns 4 mm no diâmetro menor na face de encosto, pois é possível que mesmo as faces estando centralizadas, a borda do cubo calçe no canto interno do disco, então a montagem pode ficar empenada da mesma forma.
Outro caso que pode fazer diferença: o aperto da porca ou prisioneiro de roda NÃO pode ser feito com ferramenta pneumática. Só com chave de roda e apertando em cruz, por igual, como se fosse apertar os parafusos de cabeçote. A ferramenta pneumática é só para soltar as porcas pois o aperto com a pneumática pode quebrar, espanar ou ser a causa de montagem empenada.
Sergio Willys
28/11/2005, 21:54
Beleza de dicas pessoal !!!
Não vi a marca dos discos ainda, mas vou verificar e informo para vocês.
Em todo caso a dica do Mestre Leopoldo quanto ao chanfro na parte interna do disco parece bastante possível no meu caso. É um 61, e pode ser que o kit de freio a disco não seja o mais adequado. Vou juntar mais uns trocos pra encostar nos mecs de novo (eles batem palma quando eu chego lá), e depois registro o resultado para os próximos que passarem por aqui !!
Abraço
Fabio Cortez
29/11/2005, 11:01
Pessoal, Dêem uma olhada nesse tópico: tem umas dicas relacionadas...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14906
Sds,
Sergio Willys
04/12/2005, 22:30
Aí pessoal;
E não deu outra. Chanfro a 45º na face interna e fim do "Bamboleio". Mecânicos com "cara de tacho" por que tinham feito a montagem "nas coxas" e eu só paguei o moto-boy que levou os discos no torneiro. :palmas: :palmas: :palmas:
Valeu pelas dicas mais uma vez !!!
Abraço :concordo:
leopoldo
04/12/2005, 23:33
Chanfro no disco ?
deveria ser chanfro na borda do cubo.
A interferência esperada é entre o arredondamento da usinagem interna no cubo do disco.
Para não haver falso ponto de apoio, rebaixa-se o diâmetro do cubo um poucos mais e/ou usina-se um chanfro de 45º na borda da orelha do cubo de roda.
Pode-se também fazer um "acerto" pelo cubo do freio mas tem de se garantir que esse "acerto" não coma material necessário para garantir a resistência estrutural do disco.
Olha na foto abaixo o local onde deve haver o chanfro caso haja interferência:
Sergio Willys
05/12/2005, 22:35
Aí pois foi é !
Não tenho fotos, pois larguei os mecs fazendo o serviço e fui trabalhar, mas o chanfro foi feito definitivamente no disco, na parte que encosta onde você indicou no cubo.
Não vi também quanto retiraram de material, mas agora vou ter que ver !! :parede:
Talvez eu tenha feito assim pela dificuldade que imaginei para se por o Jeep no torno. Aí pensei só nos discos... :lol: :lol: :lol:
Piadas a parte, obrigado pela orientação - ítem de segurança total, e não dá pra vacilar.
Pedro Freitas
05/12/2005, 23:13
ítem de segurança total, e não dá pra vacilar.
:concordo:
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