PDA

Ver Versão Completa : Band em expedição

RENATO-SELVA
30/03/2011, 20:16
Amigos toyoteiros.

Sei que vários aqui do forum usam Band pra fazer expedições.

Gostaria de comentários a respeito... e fotos! :concordo:

Quais as vantagens e desvantagens da Band numa expedição longa?

Valeu!

valeriano
30/03/2011, 22:11
Amigos toyoteiros.

Sei que vários aqui do forum usam Band pra fazer expedições.

Gostaria de comentários a respeito... e fotos! :concordo:

Quais as vantagens e desvantagens da Band numa expedição longa?

Valeu!

1) Eu acho que este tópico deveria ter sido criado aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=68) ao invés de estar na parte de toyota. Mesmo comentando sobre Bands.

Mas dando minha opinião a respeito:

Prós:

1) Confiabilidade.
Se sua Band estiver bem revisada, dificilmente ela vai te dar dor de cabeça numa viagem. As peças da Band são sempre superdimensionadas (não canso de ouvir meu mecânico falar que esse carro é um exagero por completo) e dão pouca manutenção.
O problema é que a maioria dos donos de Band são ligeiramente (às vezes muito) relaxados com a manutenção exatamente por confiar no fato da Band ser uma "lenda" e nunca quebrar e bla bla bla. Todo esse papo que você vai ouvir incansavelmente em qualquer parte específica do fórum (independente de toyota, troller, land rover ou qualquer outra).
Isso somado ao fato de a Band mais nova ter 10 anos de idade, pode ser dor de cabeça certa.

2) Mão de obra
A Band por ser um carro usado intensamente para trabalho (diferente de alguns carros atuais que visam o mercado urbano), possui uma mão de obra extensa no país todo. Em qualquer buraco do país vc vai encontrar alguém que sabe mexer com Band. Ainda mais se for com motor MB!

3) Facilidade de manutenção.
Exatamente pelo fato da Band ter sido (e ainda ser) usada para o trabalho pesado, encontrar peças para ela ainda é uma coisa relativamente fácil. Isso pois no interior muita gente ainda usa Band com esse fim!

Contras:

1) Conforto
Apesar de a Band ter um relativo conforto para o motorista e o carona, isso não pode ser dito para pessoas que sentam nos bancos traseiros! O carro pula muito por conta de ter feixe de molas e pra quem senta atrás chega a ser chato.
Mesmo para o motorista e para o carona, se vc pegar uma estrada com muitos buracos, não dá pra andar muito rápido, senão em alguns momentos você chega a sair do banco (isso já aconteceu comigo subindo pra Visconde de Mauá-RJ e indo para Carrancas-MG).
No entanto a posição do banco da Band é bastante confortável. Eu fico menos cansado dirigindo a minha Band por 15h do que dirigindo um carro de passeio por 5h.

2) Velocidade
Esse é um dos maiores problemas da Band. Ela não anda muito rápido. No máximo 115km/h forçando muito o motor. As bands com motor 14B não tem muito isso por ter um motor mais elástico e terem a quinta marcha.
Isso pode ser resolvido de diversas maneiras (caixa de 5 marchas, alongamento dos diferenciais, etc), mas mesmo assim, você não poderá correr muito com a Band caso seja uma estrada com muitas curvas. A estabilidade dela é baixa por conta do centro de gravidade ser bem alto e fazer curva correndo é pedir pra tombar.

Existem diversos outros pontos que podem ser citados, mas eu acho (particularmente falando) que estes são os principais.

feitosac
06/04/2011, 01:23
2x,
Parabens Valeriano pelas explicações.
Renato, tenho uma Band com 267.000km rodados em viagens no Brasil, e NUNCA fiquei na mão, pois os poucos problemas que apresentou sempre tinha algum mecanico que sabia mexer.
Para expedições dê preferencia para as longas, sao mais confortaveis que as curtas.
Só troquei agora aos 50 anos, por uma SW4, pois resolvi priorizar o contra 1 - conforto.
Abraços.