PDA

Ver Versão Completa : Instalando conta-giros em band no alternador.



havoc
12/05/2005, 21:09
Pessoal comprei um contagiros da donatti4x4 pra minha band, e conversando com o pessoal da donatti me indicaram que a instalação do contagiro é feita no alternador, porém tirei o original pra adaptar um do vectra 120A (que aliás ficou muito bom)

Ficam as minhas duvidas:
1)a instalação é mesmo feita no alternador?
2)é possivel a instalação nesse alternador do vectra?
3)estou usando o de vectra e a polia foi feita (construida) não teria problema de o contagiro marcar errado?


valeu pessoal

havoc
17/05/2005, 19:54
Segue uma fotos do tacometro para a band que comprei no donatti. no final de semana vou ver se o tal alternador tem essa saída "W" e daí posto novidades.

havoc
19/05/2005, 01:43
Bom matei a charada! é o seguinte: atrás do relogio tem a regulagem dele (logo acima do pino 12Vcc, basta usar um tacometro laser no motor e regular o cronomac para o giro correto.

Pra o tacometro optico (laser) funcionar basta colar um adesivo reflexivo na polia que se quer medir os RPMS e daí apontar o laser para a trejetoria do adesivo. Depois é só aferir o tacometro diesel. Barbada né??? O difícil mesmo é achar alguém que tenha o dito cujo tacometro a laser.

cristiano
03/06/2005, 08:09
Acredito que seja a mesma coisa no alternador original...

Eriksom Teixeira Lima
23/06/2005, 15:46
Contagiros é uma coisa muito simples, ele conta pulsos gerados. Assim, cada contagiros é regulado para uma determinada faixa de contagem de pulsos.

Se você usasse motor 14B na sua Band, era só pegar o par de fios instalado na bomba injetora que ele gera pulsos na frequência de 1100Hz para cada 1000 rpm. Só há duas possibilidade de contagiros padrão - VDO - para esse caso, o exato da Toyota, ou um quase exato do caminhão VW (custa metade do preço e tem erro de + 12%)

No seu caso, procure no catalogo da VDO qual a frequência do contagiros usado no Vectra 120A, verifique se as polias da sua band são exatamente do mesmo tamanho das do Vectra (ou pelo menos na mesma proporção - use o diâmetro para saber isso), e você terá o parâmetro correto para acertar o seu cronomac.

Eriksom

havoc
23/06/2005, 17:35
é uma pena mas a situação acima não se encaixa no meu caso: alem do motor ser o om314, a contagem do vectra não é feita no alternador (como na maioria dos motores ciclo otto é feita pela bobina), as polias não são do mesmo tamanho e o relogio é regulavel, ou seja é possivel fazer ele apontar 5000rpm quando o motor estiver na lenta.
Acho que a melhor aposta nesse caso é fazer uma calibração direta com um tacometro digital.
Alem disso a correia dos 314 são em V (ou A) e quanto mais gasta mais pra dentro da polia ela vai o que na pratica funciona como se a polia estivesse diminuindo de tamanho e logicamente os giros marcados tenderiam a suibr em relação ao giro real. então averiguar o tamanho "pratico" da polia não é uma tarefa tão simples assim para se atingir um valor exato.

Eriksom Teixeira Lima
23/06/2005, 19:00
Tudo bem que a contagem seja na bobina, o importante é verificar se o alternador tem gerador de pulsos, e, se tiver, qual é a frequência dele (desculpe a falta de clareza na msg). Se não tiver gerador de pulsos, alguns não tem, então ...... :(

Quanto ao erro por desgaste de correia pela polia é irrelevante, no máximo 5%. Continua a valer a regra de três para comparar proporções, mas .... desde que tenha gerador de pulsos. :?:

Realmente, tentei ajudar, mas não sei os detalhes técnicos desse tipo de gerador de autos, pois na minha Camper uso equipamentos linha pesada, de caminhão, e todos tem esses geradores de pulsos. Para seu motor, há alguns alternadores da linha MB excelentes, mas daí tem de gastar $$$$, o que é não é agradavel. De toda forma, RS é onde tem mais caminhoneiro no Brasil (e os melhores nas estradas) deve ser fácil de você descobrir esses geradores por aí.

Boa sorte

Eriksom

havoc
23/06/2005, 19:56
Eriksom valeu pela infos! mesmo não tendo solucionado especificamente o meu problema aprendi um monte de coisas e pro pessoal que se encaixa nestas situações citadas vai ser uma mão na roda!

A boa noticia [é que o alternador tem sim o gerador de pulsos que eles chamam de conector "W".

fica um abraço ao amigo

gbalero_URU
27/06/2005, 13:46
hola, les paso un dato importante ferifiquen la conección W, con un tester, antes de conectar el cuenta vueltas, la misma debe de tener con una marcaha media del motor un voltaje proximo a 8 volts en continua y proximo a 16 en alterna verifiquen pues puede tener los 8 en continua y si no teiene los 16 en alterna el aparato se quema lo de la frecuencia y de la diferenci de las poleas lo absorve el regulador del aparato

cristiano
20/01/2006, 11:55
Pessoal,

Comprei um conta-giros para a Toyota Bandeirante, e estou com dúvidas com relação ao fio que vai no alternador, porque o alternador da minha Toyota é o antigo, com a caixa de regulagem externa.

Ele tem três conectores, com os seguintes simbolos ao lado:

:arrow: + no Positivo
:arrow: - no Negativo
:arrow: 1 esse acredito que vá no alternador, mas em qual lugar ?

Gostaria de falar, em outro tópico ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16202 ), do péssimo atendimento que recebi da PORTUGUES4X4, onde comprei esse conta-giros.

cristiano
20/01/2006, 13:05
Um boa e outra má notícia...

:arrow: A boa é que encontrei um soquete para a lâmpada que sirva no conta-giros.
:arrow: A má é que conversando com um eletricista, ele disse que tem que abrir o alternador e puxar um fio lá de dentro, devido ao regulagem ser separado. (ao menos tem solução)

Mas estou analizando a possibilidade de antecipar o upgrade no alternador. :pensativo:

Gildo Antônio
20/01/2006, 20:36
Olá Cristiano

Também estou interessado em colocar um contagiros na minha Band.

Já andei me informando e me disseram que não tem segredo este negócio de "puxar" um fio do alternador e que qualquer eletricista de autos seria capaz de fazê-lo. Não sei até que ponto isto é verdade.

Também já dei uma olhada - fui lá na loja em Guarulhos - nos contagiros que a Português4x4 dispunha. Das marcas que vi lá, especialmente o wiltec e a outra não me lembro, não gostei do acabamento externo e me pareceram muito frágeis. Pode ser que por dentro seja bom.

Bom, acho que tenho mais dúvidas do que soluções, mas não deixe de postar no forum o que aprender sobre a instalação do conta-giros.

Abraços.

Gildo.

cristiano
03/02/2006, 15:20
Olá Gildo,

Desculpe a demora na resposta... o conta-giros que comprei é da Willtec mesmo, não achei o acabamento dele ruim, só senti falta do ar cromado em volta, igual ao meu painel original, mas vou tentar resolver isso...

Também encontrei usado aquele painel onde vão o conta-giros, reloginho, botões e etc...

Tenho duas opções, ou antecipo a troca do meu alternador, ou puxo o fio dentro dele... só vai depender do $$tempo$$... porque já estão nos meus planos o guincho e ar condicionado, aí não tem como segurar o alternador de 35A original.

Carlos ZN
12/05/2007, 10:28
Olá Amigos,

Já estou com o conta giros no lugar mas não funciona!!!
Estou colocando o sevo freio e o alternador da besta.
Neste caso fica mais facíl????

Sukys
12/05/2007, 11:05
Pessoal,

Em motores diesel o sinal para o contagiros vem do terminal "W" do alternador. Caso não exista é só improvisar um, que é feito com a soldagem de fio para o contagiros em um dos enrolamentos de campo.

Em caso de substituição de alternador deve-se tomar cuidado com a relação de polias, já que isso interfere na indicação de rotação.

Sds,
Sukys

Junior Toyota
12/05/2007, 12:25
Pessoal,Boa Tarde
Instalei um guincho eletrico e vou ter que trocar o alternador 35A por um de 90A.
Esta pesquisando o do santana de 90A alguem sabe se este modelo é o mais indicado?
Ele funciona com o tacometro original??

Abraço
Junior

Gildo Antônio
13/05/2007, 00:25
Olá a todos.

Instalei o contagiros em minha band há menos de um mês. A marca foi Cronomac e ficou funcionando OK.

Acredito que para o caso de polias diferentes talvez se faça necessário o ajuste no contagiros. O que eu instalei tinha essa possibilidade. Se for este o caso, vai ser um pouco mais complicado porque vai precisar medir a rotação do motor com outro aparelho - acho que do tipo estroboscópico - para fazer a calibragem.

Junior Toyota - Como você é de Campinas lhe indico a autoelétrica Dois Polos. Não sei lhe dizer agora endereço ou telefone, mas se você não encontrar na lista telefônica dá um toque aqui no forum que eu passo lá em frente e depois te informo. O fato é que eles entenderam de cara o que precisava ser feito, puxaram o tal fio e instalaram o contagiros muito bem. Sobre sua dúvida, no caso de instalar o alternador de Santana como ficaria o contagiros original, talvez possam lhe dar informações.

Abraços.

Gildo.

gbalero_URU
14/05/2007, 06:55
hola, amigos es simple, cualquier electricista conecta la salida w del alternador, es importante mantener la polea del alternador original o respetar su diametro, muchos contagiros en mi caso Orland Rover (Argentina), tiene un regulador que te permite ajustar las vueltas, recuerden que nuestras band con motores MB moderan en el entorno de las 600 rpm.
Yo cambié el alternador original por un bosch de 110A, no se de que vehiculo y deje la polea original no hubo cambio en lo que indica el contagiros.
Ojo la salida W tiene que ser testeada antes de colocar el aparato si no recuerdo mal se testea atravez del voltaje debe tener algo asi como 8v en continua y si lo medis en alterna 16v, yo queme un contagiros pues la salida estaba mal tomada tenia 8v pero no cumplia el otro voltaje, no recuerdo si esos valores son exactos pero un verdadero electrisista los sabe.
Saludos cordiales Gerardo

cristiano
14/05/2007, 07:13
Eu vi a instalação do conta-giros e achei muito simples e até faria sozinho caso necessitasse novamente. Abre uma das duas tampas existentes atrás do alternador e solda um fio que vai direto no relógio, então tive o cuidado de colocar um terminal caso necessite retirar o alternador.

Aproveitei e fiz um upgrade para o alternador de 55A das Toyotas mais novas, porque não queria adaptação no suporte. Senti diferença quando eu acendo meus 9 faróis de milha e desligo, pelo amperímetro percebo que a bateria é carregada bem mais rápido.

Ahh! Não pode modificar a polia, senão não vai marcar direito.

Junior Toyota
14/05/2007, 08:51
Cristiano,
Voce fez upgrade do alternador original?Ou seja modificou o original ou instalou outro??
Gildo obrigado pela informação caso não ache dou um toque.

Abraço
Junior

Band Dna. Filó
19/03/2009, 15:13
Caros amigos,
Estou desvirginando no forum, heheheh
veremos como funciona, confesso que ja corujei demais aqui e tudo é de grande valia.
Comprei uma Bandeirante com motor 608 e gostaria de colocar o conta giros que até ja tenho (da F-1000 diesel) alguem sabe se é possivel? o que preciso fazer? adaptações???
Abraços a todos, aguardo alguem gritar...heheheh

onduty
19/03/2009, 18:25
Primeiramente seja bem vindo!!!!

Olha um certo dia criei um topico sobre o assunto e eu fiz o seguinte:

Minha band q tem o motor 608 com o alternador original (com regulador de tensão fora) abri ele e soldei um fio no enrolamento de cobre q tem dentro dele. Então é só pegar esse fio e ligar no alternador.

Sobre o conta giros da f1000 da para ligar tranquilo, só q vai contar até 2800 rpm....

Valeu e se eu encontrar o topico eu posto aqui.

Band Dna. Filó
20/03/2009, 12:00
Obrigado pela atenção ONDUTY
valeu a dica, mas descobri que minha band esta com alternado de corcel....muito fraco!!!
vou colocar um mais MACHO!!! teria ideia de qual? e um que facilite a ligação do RPM da F-1000???
Ps. peguei essa band sem querer, entrou numa troca, mas acho que me apaixonei por ela...heheheh
abraços

onduty
20/03/2009, 19:39
Rapaz tem muitas opções de alternadores por aí, mas o modelo certo não sei.

Agora se sua band não tiver o hidrovacuo uma opção boa é o alternador da besta ou sprinter com a bomba de vacuo q deve ser de 55A a 75A...

Para poder marcar certo o correto é colocar uma polia q seja igual do alternador original.

Band Dna. Filó
24/03/2009, 15:57
Caro Onduty

A minha tem hidrovacuo mas ainda tem o sistema a tambor de freios....
costumo dizer que tenho Hidrovacuo e um terço, aperta o pedal com força e REZA!!!! kkkkkkk
to numa baita duvida de quantos amperes seria bom pro alternador tocar ela, pq vou colocar ar cond. som, radio px, painel da f-1000...e outras COSITAS mas...
abraços

Fe_jipeiro
24/03/2009, 16:39
Opa Galera,

Seguinte, não utilizo nas minhas Bands, porém tenho amigo que utiliza o alternador do Tempra ... e parece q é uma boa opção viu ... Fica show e com maior capacidade de carga.

Abs,

onduty
24/03/2009, 18:53
Caro Onduty

A minha tem hidrovacuo mas ainda tem o sistema a tambor de freios....
costumo dizer que tenho Hidrovacuo e um terço, aperta o pedal com força e REZA!!!! kkkkkkk
to numa baita duvida de quantos amperes seria bom pro alternador tocar ela, pq vou colocar ar cond. som, radio px, painel da f-1000...e outras COSITAS mas...
abraços

Hum...

Pelo q estou vendo a band vai ficar muito boa, agora me exclarece uma coisa:

Vc vai colocar o painel da F1000 ? como ?

Valeu

Band Dna. Filó
25/03/2009, 10:29
Opa Galera,

Seguinte, não utilizo nas minhas Bands, porém tenho amigo que utiliza o alternador do Tempra ... e parece q é uma boa opção viu ... Fica show e com maior capacidade de carga.

Abs,

Boas Fe,
Vou procurar algum de Tempra...me parece boa opção mesmo...se bem que tenho que ter a tal saida W para ligar o RPM da f-1000...
se ele tiver.... TA FEITO!!!! parece que dá 90 amperes de carga... beleza...
obrigado amigo!

Band Dna. Filó
25/03/2009, 10:35
Hum...

Pelo q estou vendo a band vai ficar muito boa, agora me exclarece uma coisa:

Vc vai colocar o painel da F1000 ? como ?

Valeu

Bom dia ONDUTY..
Ja comprei o painel da F-1000.. mas só vou aproveitar os relogios...a mascara vai pra rua....rs
pretendo colocar no mesmo lugar dos originais, velo, tanque e temp.,
do lado, RPM
e alternador e voltimetro no teto..... tb pretendo colocar a grelha do ar condicionado no teto, só estou quebrando a cabeça pra arrumar lugar para as mangueiras do ar descerem..... mas se der...fica show!!!
Ha... em tempo..tive uma ideia maluca, a minha band é longa de aço, pretendo colocar um console de teto la no fundo dela, com um ventilador de ar, tipo painel de carro, simples, e 2 triaxiais (alto falantes) no mesmo console!!
ideias mil....espaço tenho!!!

Fe_jipeiro
25/03/2009, 11:47
Opa !!

Entao cara .. relaxa ! estamos aqui para ajudar os colegas !!

Tomara que dê certo !!!

Abs,

onduty
25/03/2009, 13:26
Opa , então o negocio vai ficar bom mesmo!!!

Agora se surgir alguma duvida na instalação do som pode perguntar q eu entendo do assunto...:twisted::D

E não esqueça de postar fotos de como ficou os instrumentos da F1000 na band.

Valeu e qualquer coisa é só falar

Band Dna. Filó
25/03/2009, 13:43
Opa , então o negocio vai ficar bom mesmo!!!

Agora se surgir alguma duvida na instalação do som pode perguntar q eu entendo do assunto...:twisted::D

E não esqueça de postar fotos de como ficou os instrumentos da F1000 na band.

Valeu e qualquer coisa é só falar

Brigaduuuu Onduty
Tb conheço um pouquinho de som e eletrica...nao sou fera mas dou umas palmadas...heheheh:)
Quanto ao painel... nao vi ainda se os instrumentos tem o mesmo diametro, se nao tiverem, lá vai adaptação...heheh
mas tem tudo pra dar certo!!!
vc ja viu alguma band com ar cond no teto???
será minha ideia inovadora, ou maluca mesmo??? kkkkkk
abraços

Band Dna. Filó
30/03/2009, 10:40
Surgiu uma duvida... será que a rosca do velocimetro nao bate com a da Band????
pego o painel da f1000 essa semana....
alguem saberia?:?:
abraços a todos

onduty
30/03/2009, 18:24
Surgiu uma duvida... será que a rosca do velocimetro nao bate com a da Band????
pego o painel da f1000 essa semana....
alguem saberia?:?:
abraços a todos

Rapaz, tbm tinha esquecido desse detalhe...

Mas acho q talvez poderia fazer tipo uma bucha de plastico com rosca para colocar no lugar.

Porem se não me engano é meio parecido.:pensativo:

Sobre o AC no teto aqui vai um topico de uma reforma de uma band e esse cara parece q tinha o AC no teto, ele deve lhe dar detalhes.

http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47221

Espero ter ajudado.

Valeu

Band Dna. Filó
31/03/2009, 13:09
Rapaz, tbm tinha esquecido desse detalhe...

Mas acho q talvez poderia fazer tipo uma bucha de plastico com rosca para colocar no lugar.

Porem se não me engano é meio parecido.:pensativo:

Sobre o AC no teto aqui vai um topico de uma reforma de uma band e esse cara parece q tinha o AC no teto, ele deve lhe dar detalhes.

http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47221

Espero ter ajudado.

Valeu
Caro amigo...
enviado por MP
abraços

Francisco P Oliveira
01/06/2015, 12:12
Gente, por favor tirem-me uma dúvida:Estou reformando uma toyota bandeirante antiga motor OM314 e vi no manual que esse motor tem a rotação máxima de 2800rpm. O problema é que eu quero colocar um contagiro com essa roração e não encontrei nenhum para esse motor, alguém sabe onde tem ou como faço para adaptar um nesse motor? Encontrei um contagiro VOLVO 2800 rpm mas não sei se posso usá-lo, alguém pode tirar essa dúvida?

Grato
Francisco P Oliveira

Dimasi
02/06/2015, 05:22
O contagiro original vai até 3.500 rpm e tem 80 mm de diametro. Procura os da marca turotest.

Sergio c
02/06/2015, 08:45
Gente, por favor tirem-me uma dúvida:Estou reformando uma toyota bandeirante antiga motor OM314 e vi no manual que esse motor tem a rotação máxima de 2800rpm. O problema é que eu quero colocar um contagiro com essa roração e não encontrei nenhum para esse motor, alguém sabe onde tem ou como faço para adaptar um nesse motor? Encontrei um contagiro VOLVO 2800 rpm mas não sei se posso usá-lo, alguém pode tirar essa dúvida?


Grato
Francisco P Oliveira
Tem que ver se esse contagiro VOLVO e elétrico ou mecânico(por cabo), pois os antigos caminhões usavam um cabo que ia até o contagiro. Se for elétrico, tem que ver a frequência que ele opera, senão, vai estar em 1000rpm e vai marcar 2000rpm, ou vice versa.

CAPT GOTTLIEB
06/06/2015, 17:18
[QUOTE=Francisco P Oliveira;2282333]Gente, por favor tirem-me uma dúvida:Estou reformando uma toyota bandeirante antiga motor OM314 e vi no manual que esse motor tem a rotação máxima de 2800rpm. O problema é que eu quero colocar um contagiro com essa roração e não encontrei nenhum para esse motor, alguém sabe onde tem ou como faço para adaptar um nesse motor? Encontrei um contagiro VOLVO 2800 rpm mas não sei se posso usá-lo, alguém pode tirar essa dúvida?


Francisco, vai uma sugestão, como fiz no meu JIPÃO: compre um contagiros que marque acima de 2800 rpm (4000 rpm, por exemplo). Ligue o fio no terminal W do alternador do teu motor OM 314. Se a marcha lenta estiver bem regulada ela será de aproximadamente 600 rpm (neste motor OM 314). Vá aparafusando ou desaparafusando o parafuso de regulagem do contagiros até marcar 600 rpm. Está calibrado e pronto para usar! O meu JIPÃO tem motor OM 314, alternador da Sprinter e contagiros Cronomac. Na foto o motor está funcionando na marcha lenta e marca 600 rpm. Boa sorte!

503686

Julio Militão
07/06/2015, 14:25
Capt Gottlieb,

Que ano é o seu Jipão?

Um abraço

CAPT GOTTLIEB
08/06/2015, 17:55
Capt Gottlieb,

Que ano é o seu Jipão?

Um abraço

É 1978, mas com muitos upgrades. Não está a venda.

503891