Ver Versão Completa : Pajero vibrando o volante quando freia.
Ricardo Piovan
28/03/2011, 14:00
Tenho uma TR4 MT 2009 com ABS. Ela está calçada com pneus BF AT 225/75. Os pneus estão com 3/4 de vida ainda. Faz aprox. 40 dias que fiz revisão, onde foi trocado pastilhas de freio e dado um passe no disco.
Ontem em viagem, comecei a reparar que o volante vibra muto quando freio em velocidades de rodovia ( 100 - 120 km/h ). Isso começou de repente.
Alguém sabe me dizer o que poderia ser isso ???
Abraços
neilsonhenriques
28/03/2011, 14:09
Ricardo,
Isso aconteceu comigo uma vez quando tinha um AT 2005. :pensativo:
Fui pra São Tomé das Letras por Cruzília e passei por vários atoleiros brabos que devem ter sujado os sensores dos freios. Passei uma semana com o carro assim até que levei num lava jato pra limpar por dentro e o cara deu uma geral por baixo com água mesmo e o problema acabou.
Como verificar os sensores é de graça, tenta aí. :concordo:
Abraço,
Neilson
Ricardo Piovan
28/03/2011, 14:17
Fala Neilson, tudo bem ?
A 1 semana atrás peguei bastante barro com ela, mas mandei lavar tudo, inclusive por baixo. Mas mesmo assim, vou dar uma verificada sim, porque esses láva-rápidos não são mais tão bons assim.....
Abração
Paulo_CW
28/03/2011, 14:18
Se isso soh acontece quando vc freia, é disco empenado...
Como vc deu passe no disco... quem sabe já foi tirado mais material d q deveria... empena facinho....
Ricardo Piovan
28/03/2011, 14:29
Fala Paulo, blz ??
O estranho é que só começou a dar esse sintoma agora. Já fazem aprox. 40 dias que foi dado o passe no disco.
Valeu.
Abraço
Paulo_CW
28/03/2011, 16:09
eh assim mesmo....
deu um passe... vc tocou numa poça da água e ja era.... não precisa muita coisa pro choque térmico.... e se o passe foi foi fora do limite... nem falar...
Se isso soh acontece quando vc freia, é disco empenado...
Como vc deu passe no disco... quem sabe já foi tirado mais material d q deveria... empena facinho....
Também aposto nessa hipotese
Ricardo Piovan
28/03/2011, 16:20
Putz, tb to achando ........
abraços
rica_cj5_6cc
28/03/2011, 16:35
oi Ricardo
aconteceu isso comigo com minha Strada Adventure, só resolveu com a troca do disco, dai volta ao normal
abraços
Rica
zecabemfica
09/12/2012, 20:36
Amigos, tenho uma tr4 2009 c/ 30.000 km.
Fiz uma revisão geral, troca de óleos, filtros, etc. Também relatei à concessionária que os freios dianteiros estavam trepidando, com sintoma semelhante a discos empenados. Pelo diagnóstico, os freios realmente estavam empenados e não tinham mais medida suficiente para dar um passe. Como consequência, troquei os discos e pastilhas...
acontece que rodei mais uns 3.000km e o sintoma está aparecendo novamente. Detalhe, não peguei alagamento ou coisa parecida que pudesse justificar discos empenados... por acaso alguém já enfrentou problema semelhante?
abraço
Zeca
Sem Loção
09/12/2012, 22:01
Amigos, tenho uma tr4 2009 c/ 30.000 km.
Fiz uma revisão geral, troca de óleos, filtros, etc. Também relatei à concessionária que os freios dianteiros estavam trepidando, com sintoma semelhante a discos empenados. Pelo diagnóstico, os freios realmente estavam empenados e não tinham mais medida suficiente para dar um passe. Como consequência, troquei os discos e pastilhas...
acontece que rodei mais uns 3.000km e o sintoma está aparecendo novamente. Detalhe, não peguei alagamento ou coisa parecida que pudesse justificar discos empenados... por acaso alguém já enfrentou problema semelhante?
abraço
Zeca
Olá, Zeca
Eu já empenei 2 pares da minha TR4, inclusive o meu atual, que foi trocado tem pouco tempo, mas no meu caso acredito que seja por causa de travessias em trilhas.... mas acho que realmente a peça deveria ser mais resistente...
Por enquanto vou tocando com os discos empenados, pé no freio a direção fica balançando um pouco, mas não vou trocar de novo agora...
Té mais!
fabra1975
11/12/2012, 21:37
Amigos, tenho uma tr4 2009 c/ 30.000 km.
Fiz uma revisão geral, troca de óleos, filtros, etc. Também relatei à concessionária que os freios dianteiros estavam trepidando, com sintoma semelhante a discos empenados. Pelo diagnóstico, os freios realmente estavam empenados e não tinham mais medida suficiente para dar um passe. Como consequência, troquei os discos e pastilhas...
acontece que rodei mais uns 3.000km e o sintoma está aparecendo novamente. Detalhe, não peguei alagamento ou coisa parecida que pudesse justificar discos empenados... por acaso alguém já enfrentou problema semelhante?
abraço
Zeca
Zeca
Será que nao é abs atuando? Da uma trepidada no pedal mesmo
Abs
zecabemfica
13/12/2012, 07:54
Zeca
Será que nao é abs atuando? Da uma trepidada no pedal mesmo
Abs
Fabra, até avaliei a possibilidade de ser outra coisa... mas o ABS não é, pois a trepidação ocorre no volante...
o que vou supor pode até aparecer absurdo, mas pensei na possibilidade de ser discos traseiros empenados... pois o pneu traseiro desbalanceado também provoca vibração no volante... será que não poderia ser isso?
abraços!
Fabra, até avaliei a possibilidade de ser outra coisa... mas o ABS não é, pois a trepidação ocorre no volante...
o que vou supor pode até aparecer absurdo, mas pensei na possibilidade de ser discos traseiros empenados... pois o pneu traseiro desbalanceado também provoca vibração no volante... será que não poderia ser isso?
abraços!
Oi Zeca,
A minha, 2010, também estava com este sintoma. Se for o que eu penso, é uma trepidação leve e não ocorre 100% do tempo, não é isto? Caso sim, fique sossegado, meu mecânico aqui em Curitiba, de confiança e especialista em Mitsubishi, disse que é um problema de quando ela deixou de ser IO e passou a ser TR4. A MMC colocou pneus bem maiores do que os previstos no projeto original de suspensão da IO (a minha 2010 veio com aros 17!). Assim, não é que a suspensão ficou fraca para os pneus, apenas ela ficou mais sensível a qualquer desbalanceamento dos pneus. Toda vez que faço o balanceamento e geometria, esta pequena trepidação some, quando se passam alguns milhares de kms, ela volta de leve, faço balanceamento de novo, ela some... bem como o mecânico falou.
Assim, se for o mesmo caso da minha, fique tranquilo, só não deixe passar mais de 10 mil km sem balanceamento e geometria!
Abraço!
zecabemfica
16/12/2012, 00:44
Oi Zeca,
A minha, 2010, também estava com este sintoma. Se for o que eu penso, é uma trepidação leve e não ocorre 100% do tempo, não é isto? Caso sim, fique sossegado, meu mecânico aqui em Curitiba, de confiança e especialista em Mitsubishi, disse que é um problema de quando ela deixou de ser IO e passou a ser TR4. A MMC colocou pneus bem maiores do que os previstos no projeto original de suspensão da IO (a minha 2010 veio com aros 17!). Assim, não é que a suspensão ficou fraca para os pneus, apenas ela ficou mais sensível a qualquer desbalanceamento dos pneus. Toda vez que faço o balanceamento e geometria, esta pequena trepidação some, quando se passam alguns milhares de kms, ela volta de leve, faço balanceamento de novo, ela some... bem como o mecânico falou.
Assim, se for o mesmo caso da minha, fique tranquilo, só não deixe passar mais de 10 mil km sem balanceamento e geometria!
Abraço!
valeu, vou observar...
abraço
zecabemfica
07/02/2013, 22:13
Amigos,
Em dezembro fiz uma troca e óleo e reclamei da trepidação no freio... como aleguei ser um defeito, depois de muita argumentação, a concessionária deu um passe no disco, sem custo. Ficou perfeito.
Bueno, viajei em férias prá Santa Catarina, peguei muito areião, sobe e desce morro... o carro é exatamente o que eu procurava... não tem estrada ruim!!!
Mas, na volta, em plena BR101, o problema do freio apareceu de novo... ontem fui à Gramado e na descida da serra o problema se agravou... rodei uns 2.500 km!
retornei à concessionária e agendei pro dia 18 fazer uma revisão no sistema de freios prá verificar o que pode estar causando esse empenamento?!?!!?
prá mim é defeito no disco... na têmpera ou algo assim... alguém já ouviu falar dessa possibilidade?
Carlo_TR4Flex
07/02/2013, 22:40
Zeca,
Vc trocou o disco com 30.000 km? Muito estranho não ter mais espessura pra dar passe.
A minha esta com 112.000 e continua com os originais. Realmente não tenho mais como dar passe pois ja chegou no limite. A minha tambem empenava sempre. O disco que é vagabundo!
Pra confirmar se o problema é este mesmo repare se numa descida, pisando de LEVE no freio vc sende a trepidação. Numa frenagem forte eu nem percebo.
Se te incomodar muito tente colocar um disco de outra marca porque ficar trocando disco original vai te deixar pobre e com o carro morando na concessionária.
Abraço.
zecabemfica
08/02/2013, 15:05
Pois é Carlo, o problema certamente é disco empenado, após a revisão dos 30.000 (quando supostamente foi trocado) ficou perfeito. E depois do passe também parou o problema... se não for solucionado de vez (e sem custo!!!) vou procurar uma casa de freio e fazer a troca por outro de melhor qualidade.
Porém, fica a dúvida: a ideia de utilizar a concessionária não implica (a princípio) em uma melhor qualidade dos materiais????
abraço;
zecabemfica
19/02/2013, 22:26
Ponto prá concessionária RAMADA em PoA! Efetuaram a troca dos discos de freio sem custo!!!!
abraços!
A minha tr4 2010 com 70mil km está com a mesma trepidação, mas isso ocorre em freadas bruscas e principalmente em descida de frente, ou seja, quando o peso todo é jogado pra cima do eixo dianteiro.
Com os alinhamentos e balanceamentos ordinários de 7 em 7 mil km isso some por um tempo.
Acho que pode ficar despreocupado.
E acho que isso só ocorre quando a tração é 4x2.
A minha tr4 2010 com 70mil km está com a mesma trepidação, mas isso ocorre em freadas bruscas e principalmente em descida de frente, ou seja, quando o peso todo é jogado pra cima do eixo dianteiro.
Com os alinhamentos e balanceamentos ordinários de 7 em 7 mil km isso some por um tempo.
Acho que pode ficar despreocupado.
E acho que isso só ocorre quando a tração é 4x2.
É exatamente isto na minha, veja o que postei acima após consulta ao meu mecânico de confiança em Mit. Realmente, na 4x4 engatada some, acho que porque tracionando o conjunto fica mais "justo".
zecabemfica
21/02/2013, 21:06
No meu caso era disco empenado mesmo, pois todas as vezes que houve intervenção na peça, o problema foi solucionado. Acredito que o disco tivesse algum problema de têmpera, e fadigava com a elevação da temperatura, pois a situação ficou crítica, mesmo, numa descida de serra.
Mas vou avaliar essa outra situação, quando ocorrer, vou ficar atendo...
grande abraço a todos!
Olá a todos. como título ja diz, ao acionar o freio, acima de 60kmph, o volante trepida fortemente. e em terreno irregular (calçamento, etc.) ouve-se bater "dentro do volante"! já gastei perto de 10K, passando por varios mecânicos e oficinas e não foi resolvido. alguém indica uma oficina que realmente resolve problemas automotivos em belo horizonte? grato!
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