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Ver Versão Completa : Estalos quando esquenta diferencial da ZJ



jvaldameri
28/03/2011, 13:47
Opa, tenho uma Zj v8 97, e troquei o óleo do diferencial traseiro e dianteiro, usei o óleo ipiranga ipirgerol 85W 140. Fiz uma viagem de 750 km e na metade do caminho quando parava em uma lombada ou em uma esquina e acelerava em seguida dava uns fortes estalos na traseira da ZJ, mas uns barulhos altíssimos, quem estava do lado se assustava, achei q nao ia concluir a viagem. Parecia ser diferencial, mas quando troquei o óleo vi que meu diferencial estava novinho, coisa mais linda, nao entendi pq dos estalos??? Agora ando 15, 20 km e começa a estalar novamente, quanto mais quente fica mais estala, alguém sabe o q pode ser isso? se é o óleo errado? troquei as cruzetas e nao resolveu. será q é os discos do diferencial? que óleo seria o mais indicado? o único defeito da ZJ é esse, e realmente nao sei mais o q fazer... Obrigado

IgorHp
28/03/2011, 13:57
Geralmente é usado óleo aditivado no diferencial traseiro, aki no fórum usam bastante óleo da Texaco aditivado e o original Mopar mais o aditivo.

jvaldameri
28/03/2011, 15:54
Poderia me passar a especificação correta desse oleo?
obrigado

DR CHRYSLER
28/03/2011, 16:23
ola amigo usamos no diferencial traz o oleo 75w140 mais aditivo mopar

o que acontece é que esse aditivo não se acha mais pra comprar

a chrysler parou de fornecer

então usa um oleo da texaco multigear 85w140 ls

ja aditivado

espero ter te ajudado e aproposito participe da oficina on line tire suas duvidas e faça vc mesmo certos reparos ok

DR CHRYSLER SANDRO

IgorHp
28/03/2011, 21:59
Eu comprei óleo da Mopar mais aditivo na Divesa aki em Curitiba em Dezembro. Hoje não sei se tem, mas é caro. Os dois difrenciais(dianteiro e traseiro) tem bloqueio LSD. Na traseira eu sei que vem com bloqueio como opcional nas 5.2 e de série nas LX 5.9, agora no dianteiro eu sabia que só as LX canadenses tinham blocante na dianteira. Descobri quando troquei o óleo do CA e CT, quando estava levantada e o mecanico tava finalizando o serviço, as 4 rodas giraram no mesmo sentido sem chance de parar com as mão. Por isso que foi salgado o óleo da Mopar com aditivo.

Théo_Augusto
01/04/2011, 20:19
Opa, tenho uma Zj v8 97, e troquei o óleo do diferencial traseiro e dianteiro, usei o óleo ipiranga ipirgerol 85W 140. Fiz uma viagem de 750 km e na metade do caminho quando parava em uma lombada ou em uma esquina e acelerava em seguida dava uns fortes estalos na traseira da ZJ, mas uns barulhos altíssimos, quem estava do lado se assustava, achei q nao ia concluir a viagem. Parecia ser diferencial, mas quando troquei o óleo vi que meu diferencial estava novinho, coisa mais linda, nao entendi pq dos estalos??? Agora ando 15, 20 km e começa a estalar novamente, quanto mais quente fica mais estala, alguém sabe o q pode ser isso? se é o óleo errado? troquei as cruzetas e nao resolveu. será q é os discos do diferencial? que óleo seria o mais indicado? o único defeito da ZJ é esse, e realmente nao sei mais o q fazer... Obrigado

Olá.

Com muito pouca folga pra dúvida, eu afirmo que o disco trava do bloqueio quebrou.
Tome muito cuidado para não quebrar em mais de um pedaço e então estourar seu diferencial.

É de difiícil constatação.... Vc precisa abrir a tampa da diferencial e girar as rodas até achar a ruptura.

O estralo que vc ouve é o bloqueio tentando "travar" e o disco abrindo (como se fosse uma arruela na qual vc fez um corte...). Ele abre e quando não desliza mais ele se fecha com a pressão do aço...

Algumas vezes o impacto faz esta peça se quebrar em mais de uma e então moer seu diferencial.

Saídas?

Comprar o kit do bloquio.... Procurei, procurei e não achei por menos de R$1200.

Ou então, o que eu sugiro, mesmo que provisoriamente, mandar tornear uma arruela de aço de mesma dimensão da arruela do bloqueio e tirar a quebrada de lá. Urgentemente!!!!!!!!

Perde-se o bloqueio mas preserva-se o diferencial.

[]´s
Théo
Wrangler
TJ 2000

Théo_Augusto
01/04/2011, 20:28
Para não ter dúvida, envio foto do "safado"....

São as duas arruelas com a seta em vermelho.

O risco vermelho representa como acontece a ruptura. Então, se vc não for detalhista, corre-se o risco de abrir o diferencial e não perceber a trinca.

O estralo é quando ele "abre" em função do travamento e depois se fecha abruptamente...


Repito!!!! Corre-se o risco dele quebrar em mais de um pedaço e então seu diferencial vai pro espaço.

[]´s
Théo
Wrangler
TJ 2000

Théo_Augusto
01/04/2011, 20:30
ops........

a foto.

andretomasi
01/04/2011, 23:06
Um pouco off-topic, Théo, trabalha em oficina Chrysler?

[ ]'s

MARCELOLUCHESI
01/04/2011, 23:40
Pode usar tambem o oleo ac delco que a GM usa para diferencial de deslisamento limitado nas s10 85W 140W. Compra direto na gm nem 20 reais o litro

IgorHp
02/04/2011, 09:14
Pode usar tambem o oleo ac delco que a GM usa para diferencial de deslisamento limitado nas s10 85W 140W. Compra direto na gm nem 20 reais o litro

Tinha me esquecido de citar esse óleo da GM também, é bom também, usado nas blazers e S10 com sistema LSD, vem aditivado. O que o colega acima falor é verdade, esses estalos que vc percebe são dos aneis do blocante, a zica é que se soltar em pedaços, com certeza ele irá parar bem no meio dos dentes, no qual acavalará causando um bom estrago.

Théo_Augusto
02/04/2011, 12:28
Um pouco off-topic, Théo, trabalha em oficina Chrysler?

[ ]'s

Oi André.

Não. Não trabalho em oficina. Tudo o que sei é baseado na experiência de 20 anos de off-road. Alguns veículos 4x4, e, atualmente um wrangler 2000.

Além, é claro, do Manual Haynes que possuo!!!! :-)

Por que?

[]´s
Théo
Wrangler
TJ 2000

andretomasi
04/04/2011, 02:56
Perguntei por causa do screenshot do Starparts que enviaste :D

[ ]'s

DR CHRYSLER
04/04/2011, 10:46
amigo troque o oleo por um aditivado,caso contrario o blocante da cherokaa não vai aguentar e vai danificar por falta de aditivo ok

existe um da texaco 85w 140 ja aditivado
infelizmente as concessionarias não tem mais o aditivo

postem esses tipos de perguntas no oficina on line
la tem uma galera pra ajudar nos reparos ok

sandro DR CHRYSLER

Walther
04/04/2011, 14:32
Olá.

Com muito pouca folga pra dúvida, eu afirmo que o disco trava do bloqueio quebrou.
Tome muito cuidado para não quebrar em mais de um pedaço e então estourar seu diferencial.

É de difiícil constatação.... Vc precisa abrir a tampa da diferencial e girar as rodas até achar a ruptura.

O estralo que vc ouve é o bloqueio tentando "travar" e o disco abrindo (como se fosse uma arruela na qual vc fez um corte...). Ele abre e quando não desliza mais ele se fecha com a pressão do aço...

Algumas vezes o impacto faz esta peça se quebrar em mais de uma e então moer seu diferencial.

Saídas?

Comprar o kit do bloquio.... Procurei, procurei e não achei por menos de R$1200.

Ou então, o que eu sugiro, mesmo que provisoriamente, mandar tornear uma arruela de aço de mesma dimensão da arruela do bloqueio e tirar a quebrada de lá. Urgentemente!!!!!!!!

Perde-se o bloqueio mas preserva-se o diferencial.

[]´s
Théo
Wrangler
TJ 2000

Tem no EBAY e custa só U$63,00.
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Dana-Spicer-35-Trac-Lok-Posi-LSD-Clutch-Rebuild-Kit-/390284255567?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3ACherokee&hash=item5adec1214f#ht_4021wt_1008

jvaldameri
06/04/2011, 13:36
Troquei o óleo, tinha usado o ipiranga ipirgerol 85w140 sem aditivo, por isso fazia barulhos, agora coloquei o 85w140LS e parou os estalos. Se estivesse quebrado algum dos discos provavelmente iria fazer barulho sempre nao só quando esquenta.... Espero q nao tenha quebrado nada, com o tempo verei. hehehe Obrigado

Ronaldo Andrade
07/04/2011, 00:35
Troquei o óleo, tinha usado o ipiranga ipirgerol 85w140 sem aditivo, por isso fazia barulhos, agora coloquei o 85w140LS e parou os estalos. Se estivesse quebrado algum dos discos provavelmente iria fazer barulho sempre nao só quando esquenta.... Espero q nao tenha quebrado nada, com o tempo verei. hehehe Obrigado

Deu uma puta sorte !!!

Isto que dá não ler o manual e usar óleo errado.
O óleo tem de ser LS. (Limited Slip = deslizamento limitado)

Abs

Ronaldo.

Théo_Augusto
07/04/2011, 18:00
Troquei o óleo, tinha usado o ipiranga ipirgerol 85w140 sem aditivo, por isso fazia barulhos, agora coloquei o 85w140LS e parou os estalos. Se estivesse quebrado algum dos discos provavelmente iria fazer barulho sempre nao só quando esquenta.... Espero q nao tenha quebrado nada, com o tempo verei. hehehe Obrigado

Jvaldameri

Repito, que, para mim, e baseado no seu relato, vc está com o disco trava do bloqueio quebrado.

Aguarde um mês aproximadamente, ou 5000km, e os estalos devem voltar. Torço que não. Ou apenas torço que não se quebre em mais pedaços...

[]´s
Théo
Joinville/SC
Wrangler TJ 2000

leandro oliveira
16/02/2013, 14:07
Deu uma puta sorte !!!Isto que dá não ler o manual e usar óleo errado.O óleo tem de ser LS.
(Limited Slip = deslizamento limitado)AbsRonaldo.

olá sou novo aqui no forum amigo voce sabe qual é o difercial da laredo 1997
motor 4.0 6cilindros pois ele está com os tais etralos da até um medo andar com ele mais é só quando ando devagar na ré tambem faz
pode me dar essa dica

Palozo
01/05/2013, 20:10
A minha está com o mesmo problema. Quando o carro está frio, tudo normal. Depois que esquenta ouço uns estalos vindos da traseira sempre que eu saio, tipo depois que eu paro no farol vermelho e o faro abre eu saio na manha e ouço esses estalos. A princípio achava que era freio, como se houve ar no sistema de freio provocando travamento das pinças e consequentemente estalos, ainda mais porque só ocorre com o veículo quente. Mas se existe a perspectiva de ser coisa pior vou dar ligada para o Dr. Crysler.

Bougleux
22/07/2013, 12:53
Palozo boa tarde!! E aê resolveu ou descobriu do que se trata realmente? Pergunto pois a minha Xj 98 4.0 está exatamente com o mesmo problema. Já fiz revisão e troca da cruzeta(pois estava c/ muita folga) e óleo com aditivo. Melhorou fato, mas conforme vou andando e ela esquenta, quando saio da inércia o barulho se faz presente. Fico no aguardo e Grande abraço!!