Ver Versão Completa : Estalos quando esquenta diferencial da ZJ
jvaldameri
28/03/2011, 13:47
Opa, tenho uma Zj v8 97, e troquei o óleo do diferencial traseiro e dianteiro, usei o óleo ipiranga ipirgerol 85W 140. Fiz uma viagem de 750 km e na metade do caminho quando parava em uma lombada ou em uma esquina e acelerava em seguida dava uns fortes estalos na traseira da ZJ, mas uns barulhos altíssimos, quem estava do lado se assustava, achei q nao ia concluir a viagem. Parecia ser diferencial, mas quando troquei o óleo vi que meu diferencial estava novinho, coisa mais linda, nao entendi pq dos estalos??? Agora ando 15, 20 km e começa a estalar novamente, quanto mais quente fica mais estala, alguém sabe o q pode ser isso? se é o óleo errado? troquei as cruzetas e nao resolveu. será q é os discos do diferencial? que óleo seria o mais indicado? o único defeito da ZJ é esse, e realmente nao sei mais o q fazer... Obrigado
Geralmente é usado óleo aditivado no diferencial traseiro, aki no fórum usam bastante óleo da Texaco aditivado e o original Mopar mais o aditivo.
jvaldameri
28/03/2011, 15:54
Poderia me passar a especificação correta desse oleo?
obrigado
DR CHRYSLER
28/03/2011, 16:23
ola amigo usamos no diferencial traz o oleo 75w140 mais aditivo mopar
o que acontece é que esse aditivo não se acha mais pra comprar
a chrysler parou de fornecer
então usa um oleo da texaco multigear 85w140 ls
ja aditivado
espero ter te ajudado e aproposito participe da oficina on line tire suas duvidas e faça vc mesmo certos reparos ok
DR CHRYSLER SANDRO
Eu comprei óleo da Mopar mais aditivo na Divesa aki em Curitiba em Dezembro. Hoje não sei se tem, mas é caro. Os dois difrenciais(dianteiro e traseiro) tem bloqueio LSD. Na traseira eu sei que vem com bloqueio como opcional nas 5.2 e de série nas LX 5.9, agora no dianteiro eu sabia que só as LX canadenses tinham blocante na dianteira. Descobri quando troquei o óleo do CA e CT, quando estava levantada e o mecanico tava finalizando o serviço, as 4 rodas giraram no mesmo sentido sem chance de parar com as mão. Por isso que foi salgado o óleo da Mopar com aditivo.
Théo_Augusto
01/04/2011, 20:19
Opa, tenho uma Zj v8 97, e troquei o óleo do diferencial traseiro e dianteiro, usei o óleo ipiranga ipirgerol 85W 140. Fiz uma viagem de 750 km e na metade do caminho quando parava em uma lombada ou em uma esquina e acelerava em seguida dava uns fortes estalos na traseira da ZJ, mas uns barulhos altíssimos, quem estava do lado se assustava, achei q nao ia concluir a viagem. Parecia ser diferencial, mas quando troquei o óleo vi que meu diferencial estava novinho, coisa mais linda, nao entendi pq dos estalos??? Agora ando 15, 20 km e começa a estalar novamente, quanto mais quente fica mais estala, alguém sabe o q pode ser isso? se é o óleo errado? troquei as cruzetas e nao resolveu. será q é os discos do diferencial? que óleo seria o mais indicado? o único defeito da ZJ é esse, e realmente nao sei mais o q fazer... Obrigado
Olá.
Com muito pouca folga pra dúvida, eu afirmo que o disco trava do bloqueio quebrou.
Tome muito cuidado para não quebrar em mais de um pedaço e então estourar seu diferencial.
É de difiícil constatação.... Vc precisa abrir a tampa da diferencial e girar as rodas até achar a ruptura.
O estralo que vc ouve é o bloqueio tentando "travar" e o disco abrindo (como se fosse uma arruela na qual vc fez um corte...). Ele abre e quando não desliza mais ele se fecha com a pressão do aço...
Algumas vezes o impacto faz esta peça se quebrar em mais de uma e então moer seu diferencial.
Saídas?
Comprar o kit do bloquio.... Procurei, procurei e não achei por menos de R$1200.
Ou então, o que eu sugiro, mesmo que provisoriamente, mandar tornear uma arruela de aço de mesma dimensão da arruela do bloqueio e tirar a quebrada de lá. Urgentemente!!!!!!!!
Perde-se o bloqueio mas preserva-se o diferencial.
[]´s
Théo
Wrangler
TJ 2000
Théo_Augusto
01/04/2011, 20:28
Para não ter dúvida, envio foto do "safado"....
São as duas arruelas com a seta em vermelho.
O risco vermelho representa como acontece a ruptura. Então, se vc não for detalhista, corre-se o risco de abrir o diferencial e não perceber a trinca.
O estralo é quando ele "abre" em função do travamento e depois se fecha abruptamente...
Repito!!!! Corre-se o risco dele quebrar em mais de um pedaço e então seu diferencial vai pro espaço.
[]´s
Théo
Wrangler
TJ 2000
Théo_Augusto
01/04/2011, 20:30
ops........
a foto.
andretomasi
01/04/2011, 23:06
Um pouco off-topic, Théo, trabalha em oficina Chrysler?
[ ]'s
MARCELOLUCHESI
01/04/2011, 23:40
Pode usar tambem o oleo ac delco que a GM usa para diferencial de deslisamento limitado nas s10 85W 140W. Compra direto na gm nem 20 reais o litro
Pode usar tambem o oleo ac delco que a GM usa para diferencial de deslisamento limitado nas s10 85W 140W. Compra direto na gm nem 20 reais o litro
Tinha me esquecido de citar esse óleo da GM também, é bom também, usado nas blazers e S10 com sistema LSD, vem aditivado. O que o colega acima falor é verdade, esses estalos que vc percebe são dos aneis do blocante, a zica é que se soltar em pedaços, com certeza ele irá parar bem no meio dos dentes, no qual acavalará causando um bom estrago.
Théo_Augusto
02/04/2011, 12:28
Um pouco off-topic, Théo, trabalha em oficina Chrysler?
[ ]'s
Oi André.
Não. Não trabalho em oficina. Tudo o que sei é baseado na experiência de 20 anos de off-road. Alguns veículos 4x4, e, atualmente um wrangler 2000.
Além, é claro, do Manual Haynes que possuo!!!! :-)
Por que?
[]´s
Théo
Wrangler
TJ 2000
andretomasi
04/04/2011, 02:56
Perguntei por causa do screenshot do Starparts que enviaste :D
[ ]'s
DR CHRYSLER
04/04/2011, 10:46
amigo troque o oleo por um aditivado,caso contrario o blocante da cherokaa não vai aguentar e vai danificar por falta de aditivo ok
existe um da texaco 85w 140 ja aditivado
infelizmente as concessionarias não tem mais o aditivo
postem esses tipos de perguntas no oficina on line
la tem uma galera pra ajudar nos reparos ok
sandro DR CHRYSLER
Olá.
Com muito pouca folga pra dúvida, eu afirmo que o disco trava do bloqueio quebrou.
Tome muito cuidado para não quebrar em mais de um pedaço e então estourar seu diferencial.
É de difiícil constatação.... Vc precisa abrir a tampa da diferencial e girar as rodas até achar a ruptura.
O estralo que vc ouve é o bloqueio tentando "travar" e o disco abrindo (como se fosse uma arruela na qual vc fez um corte...). Ele abre e quando não desliza mais ele se fecha com a pressão do aço...
Algumas vezes o impacto faz esta peça se quebrar em mais de uma e então moer seu diferencial.
Saídas?
Comprar o kit do bloquio.... Procurei, procurei e não achei por menos de R$1200.
Ou então, o que eu sugiro, mesmo que provisoriamente, mandar tornear uma arruela de aço de mesma dimensão da arruela do bloqueio e tirar a quebrada de lá. Urgentemente!!!!!!!!
Perde-se o bloqueio mas preserva-se o diferencial.
[]´s
Théo
Wrangler
TJ 2000
Tem no EBAY e custa só U$63,00.
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Dana-Spicer-35-Trac-Lok-Posi-LSD-Clutch-Rebuild-Kit-/390284255567?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3ACherokee&hash=item5adec1214f#ht_4021wt_1008
jvaldameri
06/04/2011, 13:36
Troquei o óleo, tinha usado o ipiranga ipirgerol 85w140 sem aditivo, por isso fazia barulhos, agora coloquei o 85w140LS e parou os estalos. Se estivesse quebrado algum dos discos provavelmente iria fazer barulho sempre nao só quando esquenta.... Espero q nao tenha quebrado nada, com o tempo verei. hehehe Obrigado
Ronaldo Andrade
07/04/2011, 00:35
Troquei o óleo, tinha usado o ipiranga ipirgerol 85w140 sem aditivo, por isso fazia barulhos, agora coloquei o 85w140LS e parou os estalos. Se estivesse quebrado algum dos discos provavelmente iria fazer barulho sempre nao só quando esquenta.... Espero q nao tenha quebrado nada, com o tempo verei. hehehe Obrigado
Deu uma puta sorte !!!
Isto que dá não ler o manual e usar óleo errado.
O óleo tem de ser LS. (Limited Slip = deslizamento limitado)
Abs
Ronaldo.
Théo_Augusto
07/04/2011, 18:00
Jvaldameri
Repito, que, para mim, e baseado no seu relato, vc está com o disco trava do bloqueio quebrado.
Aguarde um mês aproximadamente, ou 5000km, e os estalos devem voltar. Torço que não. Ou apenas torço que não se quebre em mais pedaços...
[]´s
Théo
Joinville/SC
Wrangler TJ 2000
leandro oliveira
16/02/2013, 14:07
Deu uma puta sorte !!!Isto que dá não ler o manual e usar óleo errado.O óleo tem de ser LS.
(Limited Slip = deslizamento limitado)AbsRonaldo.
olá sou novo aqui no forum amigo voce sabe qual é o difercial da laredo 1997
motor 4.0 6cilindros pois ele está com os tais etralos da até um medo andar com ele mais é só quando ando devagar na ré tambem faz
pode me dar essa dica
A minha está com o mesmo problema. Quando o carro está frio, tudo normal. Depois que esquenta ouço uns estalos vindos da traseira sempre que eu saio, tipo depois que eu paro no farol vermelho e o faro abre eu saio na manha e ouço esses estalos. A princípio achava que era freio, como se houve ar no sistema de freio provocando travamento das pinças e consequentemente estalos, ainda mais porque só ocorre com o veículo quente. Mas se existe a perspectiva de ser coisa pior vou dar ligada para o Dr. Crysler.
Bougleux
22/07/2013, 12:53
Palozo boa tarde!! E aê resolveu ou descobriu do que se trata realmente? Pergunto pois a minha Xj 98 4.0 está exatamente com o mesmo problema. Já fiz revisão e troca da cruzeta(pois estava c/ muita folga) e óleo com aditivo. Melhorou fato, mas conforme vou andando e ela esquenta, quando saio da inércia o barulho se faz presente. Fico no aguardo e Grande abraço!!