PDA

Ver Versão Completa : Galloper fervendo!!



LTM
28/03/2011, 12:53
Boa tarde, sou novo aqui no fórum, comprei recentemente uma Galloper Wagon, 4x4 turbo, 98 a diesel. li alguns assuntos aqui antes de comprá-la e já sabia que o arrefecimento dela não era muito bom, mas como adorei a caminhonete comprei. Já fui para o litoral com ela e não tive problemas, uns 120km + ou -, no plano.. já quando fui par a serra a coisa enfeiou, pouco mais da metade do caminho o ponteiro da temperatura começou a subir, salientando que estava chovendo muito, muito mesmo, estavamos numa velocidade constante de uns 80kmh, só que o motor esquentou bastante, paramos e ao para começou a sair uma fumaça banca do capo. parei abri e completei aguá e aí seguimos viajem sem problemas. Já na decida da serra ela fez o mesmo, mas antes de chegar no topo do marcador já parei e deixei esfriar, coloquei aguá e segui novamente sem problemas, mas desta vez vinha a uns 50kmh.

O que pode ser?? Aconteceu com alguém??

Já coloquei aditivo anti fervura e ferrugem.

O que posso fazer para isso não acontecer mais??

Obrigada.

Lucio

LTM
28/03/2011, 23:30
Alguém?? Será que estou postando no local errado.

Obrigado.

GibaNAN
29/03/2011, 00:30
Olá,

comprei uma Galloper a pouco tempo também, mas a minha é gasolina. Antes de comprar li um bocado também e esse problema de aquecimento nas diesel é crônico, mas tem solução.

No clube da Galloper eles tem um tópico específico sobre isso e algumas soluções adotadas por alguns dos donos.

http://clubegalloper.ning.com/

Entra lá e começa a ler. Boa sorte.

SAPO-BOMBA
30/03/2011, 01:11
Podem ser "N" coisas, mas as principais, independente de ordem:

- Radiador sujo, entupido ou com vazamentos
- Tampa do radiador sem vedação correta/suficiente
- Vazamentos em locais pouco acessíveis/visíveis (Ex: Atrás do bloco ou mangueiras de circulação de água pro turbo )
- Embreagem viscosa do ventilador do motor sem acoplamento ou sem eficiência


Mas de verdade, o maior problema da Galloper Diesel ( e tb de algumas Gasolina ) reside no fato do radiador original ser ineficiente em troca de calor, a solução mais direta e fácil geralmente é a substituição por outro maior e de melhor qualidade de material e construção.

Além disso, é possível tb a instalação de eletroventiladores no lugar da ventoinha viscosa, ou fazer uma ligação direta da ventoinha do ar-condicionado para ajudar no resfriamento do motor em situações críticas.

Te recomendo fazer uma limpeza em todo o sistema de arrefecimento e trocar a tampa do radiador como medidas básicas, e depois testar se houve melhora. Algumas L200 "quadradinhas" e mesmo algumas Galloper diesel resolvem assim...

Em caso de não resolver, deve-se partir pra uma inspeção mais criteriosa pra descobrir a causa do aquecimento e aí sim decidir qual a melhor pedida, se é trocar a ventoinha viscosa, instalar outro radiador, etc...

Eu tive um pouco desse problema, não chegava a me incomodar muito mas "paguei pra não ver acontecer" e optei por instalar outro radiador maior e uma hélice de maior arrasto, e resolvi por definitivo o "fantasma" do aquecimento em situações críticas...

LTM
30/03/2011, 08:40
olá,

obrigado a todos, vou ler todas as informações e tentar algumas dicas, testar e depois venho contar como ficou.

Obrigado.

valmirjunior
20/04/2011, 12:51
Apos fazer a devida manutenção, como o sapo bomba falou, verifique se a ventuinha esta funcionando e a pressão do motor, caso o cabeçote ja tenha sido plainado, pode estar com pressão maior do que a recomendada.
Meu carro ferveu exatamente por causa da falta de ventuinha, quando eu estava no final da serra.

SAPO-BOMBA
25/04/2011, 09:06
Pois é, geralmente quem pega uma Galloper "mexida" antes por outro dono ou mecânico, corre o risco de pegar um problema oculto, caso o serviço não seja de qualidade. A taxa de compressão já é alta, de 21:1 e cabeçote plainado se não colocar a junta adequada, joga a compressão lá pra cima e contribui pra diminuir a durabilidade a causar aquecimentos.

Sinval Ladeira
04/02/2013, 15:15
Li que o "sabo bomba" trocou o radiador por um maior e também a hélice por uma de maior arrasto. Poderia me dar as especificações dessa hélice para que eu possa comprá-la?

Sinval Ladeira
04/02/2013, 15:23
Sapo bomba, complementando minha postagem sobre a hélice que vc usou e resolveu definitivamente o problema de aquecimento saiba que tenho a dita 2,5 desde zero e até 215000 km sem problemas. Agora fiz o motor completo acompanhando de perto se tudo seria como original. A retífica seguiu rigorosamente o DNA do motor. Troquei tudo inclusive periféricos menos bomba injetora que foi revisada.. Coloquei preventivamente o radiador e para minha surpresa ela aqueceu além do normal, ou seja, o ponteiro de temperatura que sempre esteve morto entre aqueles dois risquinhos subiu uns 3 mm acima. Não ferveu. Quero a hélice de maior arrasto que vc usou. Me ajuda com as especificações completas para que eu a procure e compre. Grato de antemão

SAPO-BOMBA
11/03/2013, 23:20
Desculpe só estar respondendo agora, mas fiquei praticamente um ano inteiro afastado do fórum... Mas vamos lá:


Vc pode optar pelas hélices da Hilux SRV, das L200 Sport/Outdoor ( de 8 pás ) ou pelas hélices das Ranger 3.0 ( 11 pás ).


Sugiro vc verificar o funcionamento da sua válvula termostática, e veja se a graduação é a correta. Este motor requer válvula de 76ºc mas muitas oficinas erronamente colocam as válvulas de 82ºc e até maiores!

felipemuniz
29/05/2015, 15:47
Boa tarde pessoal! A alguns dias o radiador da minha Galloper 98 EXD furou e começou a vazar água, por sorte eu estava chegando em casa e não passei aperto na rua. Agora andei lendo aqui no fórum sobre a troca pra um radiador de maior vazão, e queria saber se é tranquilo de instalar o radiador da Pajero, pois vi que as furações são meio diferentes do radiador que está instalado na Galloper.