Conectar

Ver Versão Completa : Defender 110 Bloqueio nao funciona

gtbr88
28/03/2011, 01:06
OI Pessoal
alguem pode me ajudar por favor
Ontem fui fazer uma trilha com minha 110 e pela segunda vez que precisei o bloqueio nao funcionou, oque sera isso ?
sera caro pra arrumar ?
obrigado

M. Bueno
28/03/2011, 12:14
Olá,

O bloqueio não funciona mesmo ou a luz do painel não acende?

Vc tentou acioná-lo quando a roda já estava sem tração?

As vezes o problema é só com o interruptor, e se uma das rodas já estiver "girando louca" daí não bloqueia porque as rodas têm que estar na mesma velocidade e direção pra ocorrer o engate.

Certa vez fiquei atolado numa laminha de nada por conta do bloqueio que eu insistia em engatar só quando já estava no meio da poça. Fiz feio!

Depois do curso da D´Paschoal com o Gaiotto aprendi a bloquear já no começo do trajeto off road.

Abç

Marcelo Bueno

gtbr88
28/03/2011, 21:05
Olá,

O bloqueio não funciona mesmo ou a luz do painel não acende?

Vc tentou acioná-lo quando a roda já estava sem tração?

As vezes o problema é só com o interruptor, e se uma das rodas já estiver "girando louca" daí não bloqueia porque as rodas têm que estar na mesma velocidade e direção pra ocorrer o engate.

Certa vez fiquei atolado numa laminha de nada por conta do bloqueio que eu insistia em engatar só quando já estava no meio da poça. Fiz feio!

Depois do curso da D´Paschoal com o Gaiotto aprendi a bloquear já no começo do trajeto

Abç

Marcelo Bueno

Boa noite Marcelo

Quando engatei o bloqueio eu ja estava com duas rodas girando louca, nao engatei antes , a luz acendeu e ai nem a roda de tras girava mais.
sera que meu bloqueio esta bom e tenho que engatar antes do barro ?
como faco pra testar ?

muito obrigado pela respostas

Giuliano

CGAUER
29/03/2011, 00:52
Regra nr 1:

Sempre bloquear ANTES de entrar no atoleiro. Deixar as rodas derraparem sem estar bloqueado, desgasta e pode danificar seriamente o diferencial central.

Assim como nos eixos, as engrenagens satélites do diferencial central são ajustadas com discos de latão (que é um metal mole). Forçou, eles se gastam e por fim permitem que os dentes das satélites trabalhem com maior folga e em suas extremidades, resultando na quebra de seus dentes ou no pino que as mantém unidas.

Andando numa reta com pneus de tamanho idêntico, o diferencial central não se movimenta. Nas curvas e lombadas ele atua apenas para corrigir esta mínima diferença de giro de cada deixo. Mas na lama, se um eixo patinar e outro não (desbloqueado), pronto o diferencial central terá que fazer um enorme serviço, comprometendo em muito sua vida útil. Por isso que os LR integrais deve sempre usar pneus de medidas iguais, aliás, qualquer 4x4.

Viu atoleiro bloqueie. Saiu do atoleiro desbloqueie. Jamais manobre o carro bloqueado, pode forçar os demais componentes do trem de força. Bloqueie para manobrar apenas se a situação exigir o seu uso, como muita lama ou coisa que o valha.

A operação do bloqueio pode ser feita a qualquer velocidade

:arrow:Importante: diferente do bloqueio, o engate e desengate da reduzida deve ser feito com o carro parado ou com velocidade absolutamente mínima (0,5km/h), facilitando o engate.

Abraços

M. Bueno
29/03/2011, 10:16
Agora sim,

Depois dessa aula do Cgauer Inês é morta!!!

Vou ficar atento para manobrar desbloqueado, porque pra mim até então, na terra, era tudo bloqueado!!!

Obrigado

Marcelo Bueno

ka2
29/03/2011, 10:38
Acho que vale a pena lembrar que somente o diferencial central é bloqueado, ou seja entre o eixo traseiro e dianteiro. As rodas direita e esquerda não estarão bloqueadas.
Fiquei atolado com as rodas girando na diagonal num lamaçal...

abraços
Ka2

Leonardi
15/04/2011, 19:03
Regra nr 1:

Sempre bloquear ANTES de entrar no atoleiro. Deixar as rodas derraparem sem estar bloqueado, desgasta e pode danificar seriamente o diferencial central.

Assim como nos eixos, as engrenagens satélites do diferencial central são ajustadas com discos de latão (que é um metal mole). Forçou, eles se gastam e por fim permitem que os dentes das satélites trabalhem com maior folga e em suas extremidades, resultando na quebra de seus dentes ou no pino que as mantém unidas.

Andando numa reta com pneus de tamanho idêntico, o diferencial central não se movimenta. Nas curvas e lombadas ele atua apenas para corrigir esta mínima diferença de giro de cada deixo. Mas na lama, se um eixo patinar e outro não (desbloqueado), pronto o diferencial central terá que fazer um enorme serviço, comprometendo em muito sua vida útil. Por isso que os LR integrais deve sempre usar pneus de medidas iguais, aliás, qualquer 4x4.

Viu atoleiro bloqueie. Saiu do atoleiro desbloqueie. Jamais manobre o carro bloqueado, pode forçar os demais componentes do trem de força. Bloqueie para manobrar apenas se a situação exigir o seu uso, como muita lama ou coisa que o valha.

A operação do bloqueio pode ser feita a qualquer velocidade

:arrow:Importante: diferente do bloqueio, o engate e desengate da reduzida deve ser feito com o carro parado ou com velocidade absolutamente mínima (0,5km/h), facilitando o engate.

Abraços

Bem explicado, mas ainda tenho uma dúvida. Posso ligar o bloqueio com o carro parado ou o carro deve estar em movimento para acioná-lo?
Creio que o meu deu problema no diferencial, pois achei que fosse a alavanca, mas não é. Entrei debaixo do carro numa rampa e liguei o bloqueio diretamente na caixa, empurrei tudo que dava. Então ergui um pneu da frente e o carro não saiu do lugar.
Acho que terei que abrir a caixa não é mesmo? E quais peças será que deverão ser trocadas? Ja ouvi dizer que é um tal de acionador.

Abraço

rafaelfernandez
16/04/2011, 11:54
Leonardi,

O bloqueio pode ser acionado com o carro em movimento e em qualquer velocidade. Mas deve ser feito SEM ACELERAR e em linha reta. De forma a garantir que todas as rodas estejam na mesma rotação.

[]´s
Rafael

mistura
19/06/2011, 15:02
Eu fui pra areia com a minha 90tinha e axei que nao precisasse engatar o bloqueio nem reduzida....mas eu tive uma pequena surprersa, fui subir uma duna de areia solta e tinha um buraco, a roda traseira girou em falso e já cavo um buraco e fiko por alí mesmo, calço todas as rodas só girava uma (a traseira direita) tive que cava e encher de galhos embaixo dos pneus, mas não adiantou, então eu fui obrigado a engatar o bloqueio com a roda patinando, eu sei que é errado mas teve de ser feito..
Eu só não entendi, se uma roda girar em falso com ele desbloqueado,pode danificar o dif ???

CGAUER
19/06/2011, 16:37
Sim, pode e vai danificar. O diferencial central não foi feito para estar aberto em situações onde existirão enormes diferenças de rotação entre os eixos. Areia é bloqueado e ponto. Não estraga de uma hora para outra, mas sim aos poucos, vai gerando folga.

Abraços

Clemente

Eu só não entendi, se uma roda girar em falso com ele desbloqueado,pode danificar o dif ???

mistura
19/06/2011, 18:00
Sim, pode e vai danificar. O diferencial central não foi feito para estar aberto em situações onde existirão enormes diferenças de rotação entre os eixos. Areia é bloqueado e ponto. Não estraga de uma hora para outra, mas sim aos poucos, vai gerando folga.

Abraços

Clemente

Valeu aí a dica, agora vo me liga...''Tem enrosco pela frente engata o blqueio!''
Valeu abrass.

Mergulhador
19/06/2011, 18:49
Agora fiquei também com uma duvida. Se bloqueio e só para ser utilizado na hora da m, quando tenho que percorrer longo trecho sobrf areia como faço? corro o risco de danificar o diferencial?

lfmm
19/06/2011, 21:02
Mergulhador,

vou tentar responder com o que eu entendi nos posts acima. Caso o meu entendimento esteja incorreto, peço ajuda dos amigos mais experientes.
Trecho de areia, você entra bloqueado. Porque se você entrar desbloqueado, corre o risco de atolar repentinamente como o colega Mistura relatou acima e aí complica. Areia oferece pouco atrito para os pneus, com risco inesperado de atolar. Logo diferencial bloqueado o tempo todo em que estiver na areia (praia, por exemplo).
Espero ter aprendido corretamente, e ter te ajudado.
Abs,

Luis Flavio

Mergulhador
20/06/2011, 07:59
Lfmm, depois que li novamente que entedi... O problema ta em patinar com a roda. Isso q estraga o diferencial.

Agora essa coisa de andar com o carro bloqueado direto e manobrar, n esteaga se n me engano a barra de forca que cimentaram lá em cima no tópico, por forca-la? Isso seria uma cousa a longo prazo?

lfmm
21/06/2011, 20:20
o problema de andar com o carro bloqueado é que todas as rodas vão rodar juntas. Porém, ao manobrar a distância percorrida por elas é diferente - as da frente mais do que a de trás, assim como as do lado interior da curva percorrem uma distância maior. Logo, bloqueado, você força mais as engrenagens como citado acima. Esse problema obviamente é minimizado em terreno com baixo atrito, como areia.

Marco Aurélio R Guimarães
21/06/2011, 20:40
No caso do Defender, a diferença de velocidades entre rodas DE UM MESMO EIXO, não faz diferença, já que o diferencial DO EIXO é aberto. O que pega em manobras, é a diferença entre as distâncias percorridas pelo eixo da frente e o traseiro. Neste caso, força a CAIXA DE TRANSFERÊNCIA. Por isso mesmo que em pisos com aderência o diferencial central deve estar DESBLOQUEADO. E é por isso que em piso escorregadios, com o diferencial central desbloqueado, basta somente uma roda perder aderência para que toda a força seja transferida para ela, imobilizando a viatura.
Abraço!

lfmm
21/06/2011, 21:20
Marco Aurélio,

obrigado pelo esclarecimento e correção. Se você me permite uma pergunta: O diferencial ABERTO no mesmo eixo, significa que sempre, estando bloqueado ou não, a diferença de distância percorrida entre as rodas de um mesmo eixo, será compensada?
Abs,
Luís Flávio

21/06/2011, 21:45
Salve Luis!
Se entendí a pergunta, a resposta é sim e não... Explico: A diferença de distância e velocidade das rodas em um giro serão sempre diferentes. Com o diferencial aberto ou desbloqueado essa diferença é compensada, já que esse dispositivo foi criado para essa finalidade. Com ele bloqueado, a diferença de distância e velocidade continuam presentes, mas não há a compensação efetiva do diferencial, ocasionando aqueles estalos horríveis e mesmo a quebra do diferencial ou pontas de eixo em casos extremos. Vou achar um videozinho bem legal e colocar aqui. Fica melhor para entender...
Abraço!

21/06/2011, 21:55
é velhinho, mas é legal!

http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0&feature=player_embedded

mistura
22/06/2011, 14:41
NOSSA muito bom o video, e novo tambem rrsrsrsrs.
Explicou direitinho a duvida de muitas pessoas perante o diferencial.

22/06/2011, 15:29
NOSSA muito bom o video, e novo tambem rrsrsrsrs.
Explicou direitinho a duvida de muitas pessoas perante o diferencial.

Novinho, né?? Deve ser mais velho que eu! kkkkkkkkkkkkk

Abraço!

lfmm
24/06/2011, 12:26
Prezado Marco Aurélio,
Muitíssimo obrigado pela aula.
Um grande abraço,
Luis Flavio

Mergulhador
30/01/2012, 10:47
galera, estou na oficina e o mecânico falou q o bloqueio não esta bloqueando. a parte elétrica ta ok. acende a luz do painel. ao levantar uma roda, com ele bloqueado manualmente direto na caixa, não bloqueia.

alguém tem idéia do que pode ser? como a grana ta cura agora, to achando q vou deixar mais p frente.

Alexandre Tietsche
30/01/2012, 12:18
Mergulhador, Aproveita e vê como ta a minha branca ai!
Se não falar inglês, me prontifico a mandar um e-mail pro pessoal da Ashcroft pra quem sabe obter alguma sugestão.

CGAUER
30/01/2012, 15:20
Certeza que o cara não confundiu com bloqueio nos eixos? Coisa que o LR não tem...

O bloqueio central é meio simples, não é muito passível de falhas. Geralmente são as varetas entre a caixa e a alavanca que empenam/engripam ou a parte elétrica que não acusa o real estado, mal contato.

Para testar:

Puxe o freio de mão, levante somente uma das rodas dianteiras e com o câmbio em neutro, tente girar a roda com a mão. Deverá girar livremente. Bloqueie o dif central. Será impossível girar a roda (apenas folga normal). Faça tudo isso com o carro desligado, mas com ignição ligada para observar a luz do bloqueio. Calce uma das rodas com um toco; segurança nunca é demais...

A luz de acionamento atua diretamente sobre o garfo do bloqueio. Logo se ela acende, é porque realmente bloqueou. Ou então o garfo quebrou; meio impossível.

Abraços

Clemente

galera, estou na oficina e o mecânico falou q o bloqueio não esta bloqueando. a parte elétrica ta ok. acende a luz do painel. ao levantar uma roda, com ele bloqueado manualmente direto na caixa, não bloqueia.

alguém tem idéia do que pode ser? como a grana ta cura agora, to achando q vou deixar mais p frente.

Mergulhador
30/01/2012, 16:15
isso q o colega postou realmente procede? ( depois de já estar atolado, o
bloqueio n consegue ser acionado? )

na oficina uma roda estava no alto, aquela parte
da marcha estava eesmontada. acionou diretamente naquela vareta q vai na caixa... a roda continuou "giravel" c a mão. ( única roda no alto). a luz do painel acendeu indica do q estava bloqueado.

Mergulhador
30/01/2012, 16:20
esse trecho q Me referi se estava correto...

"As vezes o problema é só com o interruptor, e se uma das rodas já estiver "girando louca" daí não bloqueia porque as rodas têm que estar na mesma velocidade e direção pra ocorrer o engate.

Depois do curso da D´Paschoal com o Gaiotto aprendi a bloquear já no começo do trajeto off road."

PAULOMM
06/02/2013, 20:41
Olá amigos, boa noite. Preciso de uma ajuda. TENHO UMA DEFENDER 110 1998 e o bloqueio do diferencial não esta funcionando
tenho colegas aqui em minha cidade que tem defender iguais a minha e é visível que o meu bloqueio não esta acionando.
consigo reduzir o carro, porem quando preciso utilizar o bloqueio em situações extremas minha land atola enquanto as outras seguem utilizando o bloqueio.

Andei tentando levar em oficinas aqui em minha cidade , porem ninguem quer mexer alegando não saber se tem conserto ou do que se trata esse bloqueio.

já andei até pensando em me desfazer do carro, pois tudo que imaginar eu já troquei neste carro e agora me aparece mais essa.

Alguem poderia me dar uma aula do que é composto o bloqueio do diferencial central da defender, se tem conserto, reparo, peças?

agradeço desde já.

batiati
06/02/2013, 21:01
Tem certeza que é o bloqueio? O mais comum é algum problema no engate do bloqueio, a alavanca (seja por jeito ou por força) não chega a engatá-lo. A luz de bloqueio no painel nem sempre acende/apaga corretamente.

Faça o teste, solte um dos cardãs do carro, bloqueie e tente andar. Se andar, o bloqueio funciona perfeitamente.
Tem gente que testa levantando uma das rodas com um macaco ou cavalete, e o carro tem que "cair" do cavalete, mas é meio perigoso testar assim.

Atolar na trilha pode não ser culpa do bloqueio, se tiver uma roda falsa em cada eixo, vai atolar do mesmo jeito.

O funcionamento do bloqueio vc acha em outros posts por aqui, dá uma pesquisada.
Abs!

Mergulhador
06/02/2013, 21:06
Suspende as duas rodas de tras. Engata o bloqueio. engata a primeira e tenta sair devagarzinho... se sentir que o carro vai, e pq ta funcionando

Agora se as duas rodas do mesmo lado estiverem no alto, o carro nao sai nem bloqueado

O meu aconteceu justamente o que o colega de cima falou.. o problema tava na regulagem da alavanca.

Mergulhador
06/02/2013, 21:08
Agora que vi q vc e de rezende..

Paulo, a melhor coisa q vc faz e ir no leandro da land oeste aqui no rj. Ele vai te dar uma aula de mecanica. Aproveita e acompanha ele mexendo. O cara te ensina TUDO sem problema nenhum... vale mt a viagem.

Land Oeste, especializada em Land Rover (http://www.landoeste.com)

fpc3
06/02/2013, 22:05
Lembrando que o bloqueio da land é bloqueio de diferencial central que corrige a diferença entre eixos e nao entre semi-eixos.De tal forma que os testes acima descritos estão certos.O diferencial central é necessário em veículos que tem tração integral para poderem rodar em asfalto/terra.O bloqueio que evita o atolamento em situações extremas é aquele que vai dentro da coroa pinhão em cada eixo e que tem que ser comprado a parte e instalado.Se o veículo apenas atolou e essa "impressão" de que o bloqueio não estava funcionando o melhor é fazer os testes indicados pelos amigos acima para tirar conclusão bacana.

PAULOMM
07/02/2013, 13:37
Tive a certeza que é o bloqueio após andar na do colega, em relação ao acionamento, o meu é exatamente igual ao dele. Coloquei as duas lands na rampa e acionei das 02 o movimento é o mesmo. porem na hora de andar a dele bloqueia e a minha não;
Irei fazer estes textes que os colegas mandaram e dou um retorno. desde já obrigado.

a minha land esta na oficina para retirar a caixa e o diferencial pois ia mandar abrir pra ver o que é , já não aguento mais ficar pra traz nos passeios.

PAULOMM
08/02/2013, 09:52
Muito obrigado caro colega. peguei o contato dele e irei ligar após o carnaval. Visto que a partir de hoje quase nada funciona.
assim que tiver alguma notícia publico novamente.

vlw pela força ;

PAULOMM
09/02/2013, 10:54
Meu caro Batiati, estou aprendendo a mexer com este forum. Você poderia me ajudar a achar algum post sobre o funcionamento do bloqueio; já revirei este site e não to conseguindo localizar.
desculpa pelo incomodo.

batiati
09/02/2013, 15:05
Claro Paulo,

Esse post tem de tudo um pouco, meio extenso mas todas as dúvidas, confusões e respostas já passaram por ele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/9403-diferencial-central-x-bloqueio-de-diferencial.html

Em suma, você deve entender os conceitos de 4x4 full-time (ou integral) e 4x4 part-time.
Abaixo um link pra outro forum, bastante explicativo.
TIPOS DE TRAÇÃO 4x4 (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/177908-TIPOS-DE-TRA%C3%87%C3%83O-4x4)

E não se deve confundir o bloqueio do diferencial central de nossos lands com o bloqueio de diferencial que existe nos eixos de alguns 4x4. O nosso bloqueio não faz mágica, ele apenas coloca um 4x4 integral com a mesma capacidade off road de um 4x4 part-time.

PS: O fórum tem a caixa de busca lá em cima, e um link "pesquisar tópico" ... mas em matéria de pesquisa, o google é imbatível.
Abraços!

Msrezende
16/06/2013, 23:43
Como ficou o problema do Bloqueio? Levou la no Leandro?? Qual o resultado?

Abracos.

SIRON
17/11/2013, 18:27
Aproveitando o tópico....Quando comprei meu defender (meio detonado) tive que trocar a caixa de transferência e comprei uma usada....desde então a 110 só andou com a alavanca do diferencial na posição toda a esquerda e acima ou abaixo (reduzida), ou seja a principio na posição de bloqueio, porém a luz de bloqueio nunca tinha acendida. Nunca senti o veiculo travado (sem conseguir fazer curva, ou arrastando)!
Se eu posicionar a alavanca a direita acima ou abaixo (reduzida), ou seja posição normal de uso, o cardã dianteiro roda mas o veiculo não sai do lugar!
Lendo este tópico fui verificar a luz de bloqueia e constate que o canector estava desligado, liguei e a luz acendeu! na posição correta (toda a esquerda) de bloqueio!
Recomendado acima pelo texto do Batiati: "Faça o teste, solte um dos cardãs do carro, bloqueie e tente andar. Se andar, o bloqueio funciona perfeitamente." Fiz o teste, soltei o cardã dianteiro e o veiculo andou! resumindo: parece que o veiculo anda somente com bloqueio central, porém na condução não se percebe.... Alguém sabe me explicar o que pode estar acontecendo.... alguma coisa quebrada?

Batiati disse: "Faça o teste, solte um dos cardãs do carro, bloqueie e tente andar. Se andar, o bloqueio funciona perfeitamente"

batiati
17/11/2013, 19:58
Fiz o teste, soltei o cardã dianteiro e o veiculo andou! resumindo: parece que o veiculo anda somente com bloqueio central, porém na condução não se percebe.... Alguém sabe me explicar o que pode estar acontecendo.... alguma coisa quebrada?

A coisa tá estranha :confused: você está dizendo que ambos os cardãs dianteiro e traseiro estavam conectados, mas o carro só anda com o diferencial central bloqueado? Desconectou o cardã dianteiro e continuou a mesma coisa (obviamente) só andando bloqueado. E você não houve barulho estranhos vindo do eixo dianteiro nem estalos nas curvas?

Cara se se é isso mesmo, o seu eixo dianteiro não está tracionando; ou o diferencial dianteiro está vazio (tiraram o miolo, pois se estivesse quebrado faria uma barulheira) ... ou seu eixo dianteiro está sem os semi-eixos, ou sei lá ... tem que abrir pra ver!

Abraços!

Waldmartins
17/11/2013, 22:44
A coisa tá estranha :confused: você está dizendo que ambos os cardãs dianteiro e traseiro estavam conectados, mas o carro só anda com o diferencial central bloqueado? Desconectou o cardã dianteiro e continuou a mesma coisa (obviamente) só andando bloqueado. E você não houve barulho estranhos vindo do eixo dianteiro nem estalos nas curvas?

Cara se se é isso mesmo, o seu eixo dianteiro não está tracionando; ou o diferencial dianteiro está vazio (tiraram o miolo, pois se estivesse quebrado faria uma barulheira) ... ou seu eixo dianteiro está sem os semi-eixos, ou sei lá ... tem que abrir pra ver!

Abraços!

Pensei a mesma coisa. Há um mês atrás quando minhas tulipas "foram pro saco", o carro só andava com o bloqueio ligado.

Agora se eu entendi bem, vc tá andando esse tempo todo com o carro bloqueado!?!? :shock::putz:

Meu amigo, vc deve ter moído suas engrenagens da caixa...:?

batiati
18/11/2013, 08:34
... vc tá andando esse tempo todo com o carro bloqueado!?!? :shock::putz:
Meu amigo, vc deve ter moído suas engrenagens da caixa...:?

Não, a caixa de transferência não sofre dano nenhum rodando bloqueada; no sítio quando chovia, terra e grama molhada o carro vivia bloqueado. O dano ocorre no arrasto dos eixos (principalmente o dianteiro) quando bloqueado em terreno firme.

No caso do colega o eixo dianteiro aparentemente não está tracionando, o que dá no mesmo que remover o cardã dianteiro e rodar bloqueado, não há dano nenhum senão a possível sobrecarga do conjunto traseiro.

Abraços!

SIRON
18/11/2013, 10:34
Obrigado pelas respostas! Realmente o negocio está estranho! Vou ficar com o veiculo parado em casa até resolver este problema! . Comprei a 110 de uma construtora e sinceramente não boto fé na manutenção feita por lá, pois em local deste tipo (obra) eles tem como necessidade primordial fazer o veiculo andar...então tudo é possível, até mesmo terem tirado o miolo do diferencial dianteiro. As tulipas dianteira eu troquei e verifiquei que o semi eixo está OK. Vou dar uma olhada no diferencial assim que possível!
Se não esta tracionando na dianteira e apenas na traseira...então se eu conectar novamente o diferencial dianteiro e desconectar o traseiro o veiculo não deverá andar!!!! Vamos ver!

purga
15/02/2022, 08:48
Estou restaurando uma defender 1998, e falta muita coisa. Alguem sabe como funciona o acionamento do bloqueio , se é eletrico, ar etc...

Abs

purga
15/02/2022, 13:40
Não conhecia o sistema bloqueio central

abs