PDA

Ver Versão Completa : qual melhor opção motor ap 2000 ou opala 4 cc

RIQUIZON
27/03/2011, 18:12
Seguinte galera

Estou querendo aumentar o torque, potencia e ao mesmo tempo quero também economizar [pretendo botar GNV] assim pretendo trocar o meu motor original 6 cc por um do opala 4 cilindro ou um ap 2.0 ou 2.2 pode ser de santana ou fox ou parecido. Gostaria dentro dos quesitos citados , saber qual seria a melhor escolha ?

Robertux
28/03/2011, 00:33
Se você colocar o Opala 4 cc você terá potência e torque muito próximos do BF 161, um pouco menores, mas terá uma velocidade final maior e um pouco mais de economia.
Com o AP você terá bem mais potência, porém menos torque, uma velocidade final maior, um motor mais elástico mas mais fraco em arrancada devido ao baixo torque.
Agora, para colocar GNV eu ficaria com o velho BF, acho que esse é o motor que mais funcionou a gáz nesse país, ou o Opala 6cc. Nos outros dois citados você sentirá o motor muito fraco.

Pablo.pinto2007
28/03/2011, 18:38
O Roberto disse logo tudo...
Motor opala 4cil = bom torque em baixa;
Motor AP 1.8, 2.0 = bom de final (giro alto).

É importante saber qual câmbio utiliza...
pois se for 3 M o AP vai penar um pouco (já usei essa configuração), na saída fica fraco... se for 4 M fica bom.
Mas em questão de economia... o meu AP 1.8 álcool, com câmbio de 5M (niva) está fazendo na estrada (a 100 km/h) uma média de 7,5 km/L... em se tratando de estrada e puxando (100 km/h) é muito pra ele... acho que ficou numa média alta, na cidade não tive a oportunidade de medir, mas deve ficar em torno dos 5 km/L, mas lembrando que é alcool.

Abraços!

Elison
29/03/2011, 21:54
Eu iria de ford OHC 4 cil, motor leve, economico, bom de torque e de rotação, e trabalha muito bem no GNV.

Jones Ronaldi
14/10/2011, 13:13
Gosto muito do 4cc do opala baita motor

edwint
21/10/2011, 19:17
eu prefiro e tenho ap2.0, nada contra os 4cil de opala, mas ja esta ficando dificil de se encontrar pecas...

pedro bonadio
21/10/2011, 19:52
Motor GM 151 e o AP 2.0, são muito distintos, um é da década de 90 e outro da década de 70.

Pra mim, motor AP e trilhas técnicas(erosões, pedras, barrancos) não combina, pois você não tem muito controle do carro, já que a força dele é sempre lá em cima, então, tem que saber dosar embreagem/acelerador. Já o GM 151, tem um torque bom já à partir de 2000rpm, o que te faz ter mais controle, conseguir andar mais "de boa".

Já na lama lisa, grama, o AP leva vantagem, porque gira até 7000rpm enquanto o GM 151 gira até 5000rpm(original).

Acho o motor GM 151 melhor que o AP(carburado) na cidade, até porque você pode usar um pneu maior ou uma relação mais longa(motor GM), já o AP injetado supera o GM na cidade.

Se for de AP, tem que ser o 2.0, procure um comando do 1.6 ou o 49H, vai melhorar o torque em baixa.

Eu sou fã do GM, e não troco ele por outro motor da linhagem(2.3 ford, 2.0 AP, BF161), porque ele preparadinho(2.8, carbura H34 ou DFV446, escape 4x1, tuchos mecânicos, taxado) vai girar como um AP, e com força perto de um GM250, só que leve. Tanto é que nos dois Jeeps eu tenho GM 151, em um ele é mais preparado, o outro é originalzinho.

Motor de fácil adaptação, escalona bem com os câmbios do Jeep e com o de chevette, não é de quebrar, não dá dor de cabeça(regulo ponto, carbura, troco velas, tampa de distribuidor, cabos de velas à cada 2 anos) e ele funciona certinho.

Só uma coisa, se for colocar ele, já coloca com a embreagem de 11"/volante/motor de partida da C20, que são maiores, dão mais pegada, e o motor pega mais fácil!

edwint
22/10/2011, 09:16
[QUOTE=pedro bonadio;1552473]Motor GM 151 e o AP 2.0, são muito distintos, um é da década de 90 e outro da década de 70.

Pra mim, motor AP e trilhas técnicas(erosões, pedras, barrancos) não combina, pois você não tem muito controle do carro, já que a força dele é sempre lá em cima, então, tem que saber dosar embreagem/acelerador. Já o GM 151, tem um torque bom já à partir de 2000rpm, o que te faz ter mais controle, conseguir andar mais "de boa".

DISCORDO sobre isso com vc, e provo, veja meus videos no YOUTUBE, e nesta epoca eu usava AP1.8 com relação 9x44 (longa) e pneus 31... usei durante mais de 4 anos so troquei pq tava com problema de numeracao. Hj agora uso 2.0 Ap nao perde nem em erosoes nem em cavas, alem disso tbm nao quebra, e é super economico.

Procure no YOU TUBE por Edwin Nishikawa ou Akio Nishikawa e vc vai ter uma centena de videos provando que o ap vai muito bem SIM nas trilhas e esse negocio de torque em alta é balela...

outra vantagem, o AP é um motor muito usado em competicoes e força bruta, ha uma diversidade de opcoes p/ deixa-lo mais forte , desde uma turbina, comandos especiais, uma simples chipagem, etc etc etc, veja no mercado livre.

edwint
22/10/2011, 09:24
olha só achei ak no forum 4x4

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/2932-graficos-de-curva-de-torque.html#post28452[/url

[B]a 2.000 rpm o ap2.0 pode atingir os 90cv, mesma potencia do motor opala 4cil...

chinelao4x4
22/10/2011, 09:42
no meu cj ta com 0hc 4cc, trabalha no alcool, veio com comando de valvulas trabalhado, ESTOU satisfeitissimo, mesmo se tiver que retifica-lo, irei ficar com ele no jeep, porem... se caso tivesse que trocar ira pro AP, ainda os fabricam, opçao de injetar ! remapear, etc. etc....qualquer açougue tem peças e qualquer jardineiro entende umpouco, adoro falcom, 6cc gm, e os V6 ! POREM $$$$$ grana alta,
AP 2.0 TURBO ! 0,8 Á 1.0 kl de pressão, com embreagem adaptada c20 , caraca !

edwint
22/10/2011, 09:52
ha, tambem tem videos no You tube, em EQUIPE TERRA, la tem bastante cavas e erosoes...

Ap ou Ohc é questao de gosto, todos tem um ponto positivo e outros negativos, eu particularmente prefiro o AP simplesmente pq tenho e aprovo...

Meu pai teve uma Caravam 4cil tirada zero km e com 70.000km teve o primeiro motor destruido porque uma das valvulas quebrou e caiu dentro do cilindro, mais uns 15.000km adiante teve o segundo motor detonado pelo mesmo motivo, por isso tenho um pouco de medo, meu irmao colocou um 6cil e nao teve mais problema.

edwint
22/10/2011, 09:59
ta ae sem segredo, obs tem diferenca do ap do gol e ap do santana... o meu é do santana/ saveiro

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/2932-graficos-de-curva-de-torque.html#post28452

sraposo
22/10/2011, 10:00
Motor AP provavelmente terá disponibilidade de peças para reposição por muitos anos. Já o motor do Opala tenderá a apresentar cada vez mais dificuldade.
Motor AP tem potência líquida melhor do que o do Opala, ou seja, melhor rendimento (CV/litro)

Motor de Opala que usa álcool permite modificação no mapa de ignição absolutamente surpreendente.

Para trilhas pesadas, onde se tende a usar mais as faixa inferior de rotação, às vezes rotação MUITO baixa, percebo que o motor do Opala como mais apropriado, mas não que o AP não sirva.
Para quem vai usar o carro em competição ou estrada (apesar de um jeep não ser exatamente um carro para se usar em velocidade alta), um AP cai bem, mas não que o do Opala ficasse ruim! rsrs

Para quem pretende preparar o motor, o AP tem muita disponibilidade de componentes especiais.

Riquizon:
Se você vai colocar GNV (recomendo!!!), cuide da questão do mapa de ignição, tanto pela preservação do torque e minimizaçao do consumo, quanto pela questão da durabilidade do motor. A má fama que criaram para o GNV não é por culpa do combustível, mas pela adaptação incorreta, especialmente o mapa.

Abraços

edwint
22/10/2011, 10:05
se fosse vc com GNV vai de opala 6cil...

pedro bonadio
22/10/2011, 17:43
Edwint, não falei mal do AP, falei que, no meu ponto de vista e no modo que eu ando, ele não serve para aquilo que falei. Não disse que é um motor ruim.

Robertux
23/10/2011, 20:04
Seguinte galera

Estou querendo aumentar o torque, potencia e ao mesmo tempo quero também economizar [pretendo botar GNV] assim pretendo trocar o meu motor original 6 cc por um do opala 4 cilindro ou um ap 2.0 ou 2.2 pode ser de santana ou fox ou parecido. Gostaria dentro dos quesitos citados , saber qual seria a melhor escolha ?

Eu acho que as opiniões e as principais diferenças entre os dois já foram dadas pelos colegas, agora no fundo no fundo, motor é uma questão muito pessoal, eu recomendo você experimentar os dois, faça um "teste drive" com jipes de colegas que tenham esses motores e escolha conforme o seu gosto pessoal.

JeePiza
19/11/2011, 00:28
Fala galera!! Beleza??
Essa é uma discussão muito interessante/importante para mim!!!
Recentemente adquiri um Jeep Willys 1973 com motor 6cc, mas vou ter que retificá-lo!!!
Sendo assim estou pensando em colocar um motor de Opala 4cc ou um AP 2.0!!!
Porém, um conhecido meu disse que o motor AP não é tão bom quanto o do Opala 4cc por que o AP esquenta muito quando esta em baixa rotação!! Logo...essa afirmação do meu conhecido procede ou não??? Achei interessante alguns comentários sobre o AP a respeito de manutenção e reposição de peças, mas qual seria o mais vantajoso?? Quais os prós e contras dos 2 motores??
Tendo em vista que não vou usar o Jeep para trilhas constantemente, mas quem de forma esporádica!!
Vale ressaltar que sou muito leigo no assunto e que estou tentando aprender agora com a aquisição do Jeep!!!
Ah...já ia esquecendo!! Uma outra opção (talvez mais remota) é a colocação de um motor 1.9 Diesel Peugeot Xud9 ano 95 (Motor que equipa o Jeep JPX)!
Espero que consigam me ajudar nesse embate!!hehehe
Bom fim de semana a todos!!!
Abraços
JeePiza

jipeirodesdepequeno
19/11/2011, 07:57
Nunca ouvi essa de esquentar...
Sem dúvida eu iria de AP, se der ja poe um kit injeção e seja feliz....
[]'s

Fala galera!! Beleza??
Essa é uma discussão muito interessante/importante para mim!!!
Recentemente adquiri um Jeep Willys 1973 com motor 6cc, mas vou ter que retificá-lo!!!
Sendo assim estou pensando em colocar um motor de Opala 4cc ou um AP 2.0!!!
Porém, um conhecido meu disse que o motor AP não é tão bom quanto o do Opala 4cc por que o AP esquenta muito quando esta em baixa rotação!! Logo...essa afirmação do meu conhecido procede ou não??? Achei interessante alguns comentários sobre o AP a respeito de manutenção e reposição de peças, mas qual seria o mais vantajoso?? Quais os prós e contras dos 2 motores??
Tendo em vista que não vou usar o Jeep para trilhas constantemente, mas quem de forma esporádica!!
Vale ressaltar que sou muito leigo no assunto e que estou tentando aprender agora com a aquisição do Jeep!!!
Ah...já ia esquecendo!! Uma outra opção (talvez mais remota) é a colocação de um motor 1.9 Diesel Peugeot Xud9 ano 95 (Motor que equipa o Jeep JPX)!
Espero que consigam me ajudar nesse embate!!hehehe
Bom fim de semana a todos!!!
Abraços
JeePiza

Yuri Trevisol
20/11/2011, 22:22
Amigo os 2 motres sao bons, mais vc so vai descobrir qual vai querer se andar neles, tem muita coisa que vai alem de motor, caixa, relação diferencial tudo pode ser ajustado conforme seu motor, eu uso um ap 2.0 turbo e realmente ele esquenta, é só ter um bom radiador e colocar uma chave de ventoinha no painel que resolve o problema.
'...'

edwint
21/11/2011, 12:29
meu ap2.0 da dando show de bola, muito forte, na estrada briga com 6cil de opala( NA MESMA CONFIGURACAO DE CAMBIO DIFERENCIAL E PNEUS) e deixa o bf p/ traz,BEM LONGE MESMO... na trilha ficou sensacional, p/ vc ter ideia, vou ter que colocar embreagem de ceramica p/ aguentar O TRANCO, uso carburador 2E, se fosse injeçao MULTI POINT iche, dae nao tinha p/ ninguem... ja desisti de colocar o v6 vortec.

e olha que uso pneus 16" X 31 e coroa pinhao 9x44 Mais longa!!! SO ALEGRIA!!!

Amigo YURI, eu uso o radiador do jeep, que deve ser quase o dobro de capacidade do original AP e ventoinha eletrica.Te digo que meu jeep, quase nao liga a ventoinha e tambem nao uso vazo espansor. Sempre deixo uns 2 dedos sem encher o radiador. O segredo, acredito ser o tamanho do radiador original do jeep.

Mas va de 2.0 pq 1.8 nao funfa... pode esquecer essa historia de ap nao tem tork em baixa... é mito comprovado!!!