Conectar

Ver Versão Completa : O rolamento da embreagem do niva enrosca e não retorna

tiaomsiq
26/03/2011, 13:27
O ROLAMENTO DA EMBREAGEM DO NIVA ENROSCA E NÃO RETORNA.
SERÁ QUE É CULPA DA FLANGE DE ADAPTAÇÃO DO MOTOR AP X CAMBIO DO CHEVETTE?
AMIGOS NIVEIROS ME AJUDEM COM VOSSAS EXPERIÊNCIAS! “Só sei que não sei”

Dinola
26/03/2011, 21:20
O ROLAMENTO DA EMBREAGEM DO NIVA ENROSCA E NÃO RETORNA.
SERÁ QUE É CULPA DA FLANGE DE ADAPTAÇÃO DO MOTOR AP X CAMBIO DO CHEVETTE?
AMIGOS NIVEIROS ME AJUDEM COM VOSSAS EXPERIÊNCIAS! “Só sei que não sei”

Minha sugestão é que vc tire a coifa do gardo e espirre wd com o tubinho no eixo onde está o rolamento. De qualquer forma, uma hora terá que descer o câmbio para engraxar o eixo ou verificar o que está acontecendo.
Verifique tambem se o garfo retorna normalmente.
Abs

tiaomsiq
26/03/2011, 23:00
Minha sugestão é que vc tire a coifa do gardo e espirre wd com o tubinho no eixo onde está o rolamento. De qualquer forma, uma hora terá que descer o câmbio para engraxar o eixo ou verificar o que está acontecendo.
Verifique tambem se o garfo retorna normalmente.
Abs

Será que terei que aumentar a moringa?http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=272710&stc=1&d=1301191145

Cursino
27/03/2011, 01:05
Tião, to acreditando na moringa mesmo. Que kit usaste para adaptar o cl 2205 no motor AP?
Tem como mandar fotos do conjunto montado???

tiaomsiq
27/03/2011, 14:07
Tião, to acreditando na moringa mesmo. Que kit usaste para adaptar o cl 2205 no motor AP?
Tem como mandar fotos do conjunto montado???

O cambio deve ser o CL2205D.

Vai as fotos: Rolamento Livre; Rolamento Enroscado; Conjunto Montado; Motor ATD-TDI; e Cardan do Opala

Cursino
27/03/2011, 19:58
Tião,
realmente parece que a moringa ficou curta mesmo por conta da flange que foi usada. Como não se trata de um conjunto original do niva, não tenho conhecimento suficiente para te dar um veredicto. Aconselho-te a perguntar aos "chevetteiros" se esse problema ocorre com eles ao adaptar o motor VW AP nos carros deles e qual a solução que eles deram.
Em tempo: Seu niva está 4x2, tens intenção de reativar a tração ou vai mantê-lo "castrado"?

Abraço

tiaomsiq
27/03/2011, 20:38
O cambio deve ser o CL2205D.

Vai as fotos: Rolamento Livre; Rolamento Enroscado; Conjunto Montado; Motor ATD-TDI; e Cardan do Opala. Não se assustem tenho todo o conjunto 4X4 é só montar estou testando a economia do 4X2.

tiaomsiq
31/03/2011, 19:42
Tião,
realmente parece que a moringa ficou curta mesmo por conta da flange que foi usada. Como não se trata de um conjunto original do niva, não tenho conhecimento suficiente para te dar um veredicto. Aconselho-te a perguntar aos "chevetteiros" se esse problema ocorre com eles ao adaptar o motor VW AP nos carros deles e qual a solução que eles deram.
Em tempo: Seu niva está 4x2, tens intenção de reativar a tração ou vai mantê-lo "castrado"?

Abraço

Amigo Cursino depois de um trabalho de detetive, consegui localizar o Jorge Luiz da www.hpracingparts.com.br (http://www.hpracingparts.com.br/) veja o que ele disse:

Boa tarde!!
Se você, estiver usando o rolamento do Opala, o mesmo tem um canal interno que faz o mesmo"enroscar" na moringa! para solucionar tal problema, basta "quebrar a quina viva da ponta da mesma"! Basta usar uma lixadeira e "arredondar a ponta da moringa!!

Grande abraço!

Jorge Luis

Cursino
31/03/2011, 20:47
Legal, Tião!

Agora é arredondar a ponta da moringa e ver se resolve. Caso não resolva, o jeito é alongar a moringa.

[]'s

PS: Abra um tópico sobre a adaptação feita no sei niva

tiaomsiq
03/04/2011, 19:33
Legal, Tião!

Agora é arredondar a ponta da moringa e ver se resolve. Caso não resolva, o jeito é alongar a moringa.

[]'s

PS: Abra um tópico sobre a adaptação feita no sei niva

Não posso abrir tópico porque há muitos mistérios a serem desvendados, comprei o niva há cinco meses ainda não o conheço.

Voltando para o assunto do rolamento que enrosca:
Baixei o cambio, e reterei o rolamento para análise.
Tinha arranhões no canal do colar e também na flange (moringa).
Estranhei o colar confeccionado com aço mole (AÇO 1020)?
Fui até a autopeças acreditando que era rolamento do opala, mas não era (Veja a foto 1 e foto 2 acima).
Pela numeração era do Maverick , F75, Rural, todos 6cc.
Pesquisando pela internet vi que tal rolamento é vendido separado do colar.
Moral da história: não conseguiu identificar de onde veio, ou se foi torneado com aço 1020.
Se alguém conseguir matar esta charada me avise!