Ver Versão Completa : relação diferencial
engenheiro01
23/03/2011, 22:30
Pessoal, sei que este tema já deve ter sido discutido diversas vezes aqui no forum, mas vamos lá, de novo: sou novato no CJ e o comprei com a intenção de uso um pouco mais moderado (trilhas bem leves e passeios, dia-dia). Esta viatura eu gostaria de deixar o mais original possível (motor BF 6 CC recem reformado, cambio 3 marchas, t-case original, suspensão original), com somente a mudança dos pneus e rodas (passei pra raio 16 e pneus 750x16" uso misto), pois acho que dá um visual melhor.
Me acostumei com a jogadinha de direção, com os freios originais.
Só que acho que com a mudança das rodas e pneus o bicho fica meio xoxo, principalmente em aclives (inclusive uso urbano) e gostaria que ele ficasse com comportamento um pouco menos trancado, que desenvolvesse um pouco melhor. Sei que deveria mexer na relação de diferencial. Qual me aconselham?
primeiro, bem vindo ao forum 4x4, utilize SEMPRE a pesquisa ou pelo goolge coloque o assunto seguido de forum 4x4 brasil que acha tudo o que vc quiser inclusive muito material sobre sua duvida e mais centralizado...
A dica é
1- saber qual relação que vc tem no seu diferencial (isso só abrindo).
2- saber o que realmente vc espera do carro (relação pra ele ficar "mais esperto" na arrancada etc vc terá menos velocidade final).
3- é muitissimo aconselhável que vc reveja esse sistema de direção original pois a "jogadinha" pode te causar um acidente grave e se não tem freio a disco dianteiro coloque pois são itens de segurança.
engenheiro01
24/03/2011, 07:51
Fala, Rubensx! Obrigado pela atenção!
Então, essa relação deve ser a original, pois nunca foi mexido...
O que espero do carro é que numa subida, eu não tenha que engatar uma reduzida subindo com o carro vazio!!!! em primeira (embalado) ele mal consegue terminar!!!
A intenção não é que ele se torne um carro "de rua" pois este é o charme dos nossos CJs, mas simplesmente adequar o carro a esta nova configuração de rodas/pneus. Não tenho a intenção de modificar estas caracteristicas, nem ter mais velocidade final, mas apenas adequar a esta configuração, entende?
Quanto a direção e aos freios, pelo meu uso ainda está ok, a folga de direção não é tão grande assim (até pensei que fosse maior antes de comprar o meu), e o freio está em muito boas condições (muito melhores de que um fusca 63 que restaurei, hehe). O uso, como mencionei, é somente mais light, sem neuras...
Quanto ao tópico, acho que nossos carros sempre vão ter inúmeras discussões e boas idéias a respeito, mas não custa nada perguntar novamente, senão todos vão ter que ficar preocupados se a pergunta já foi ou não respondida, se o tema é novo...
Acho que não é esta a intenção de um Forum, não é mesmo?
Mas valeu pela dica!
engenheiro01
24/03/2011, 12:01
A relação coroa x pinhão que está atualmente é 43x8, relação 5:38.
pedro bonadio
24/03/2011, 13:36
Só se você partir pra uma 53x9(5.88:1), que são bem raras.
Saíram em algumas F-75 e F-85.
homerohermida
24/03/2011, 13:55
Qualquer Jeep original, mesmo com este pneu, tem força para subir qualquer ladeira que exista na esmagadora maioria das cidades do Brasil. Não poderia ser motor fraco? Se não, acho que o problema é outro.
engenheiro01
24/03/2011, 14:09
Poizé, galera! Também ouvi de mais colegas que esta relação não é comprometida pela mudança das rodas/pneus que fiz...
Quanto ao motor, foi retificado recentemente. Vou dar uma checada a mais em outros itens. Sei que não é um motor pra velocidade, mas sinto ele um pouco anêmico, hehehe!
Vou xecar com meu meca...Valeu a todos pelas orientações!
engenheiro01
Concordo com o pessoal.... creio que o problema deve ser outro...motor fraco...
Bom, possuo um jeep 73 com motor bf161, caixa 4m e relação 4,89:1 44/9. pneus 255/75/15
Nunca achei ele fraco... pelo contrario sobe muito bem e na medida do possível a velocidade final tbm e muito boa.
Preferi não mexer na relação por isso optei por uma caixa 4m original Rural 4x4... que na minha opiniao deu de 10 na original 3m e o CJ melhorou muittoooo!!! claro que minha utilização e para trilhas leves e muito uso urbano.
Ahh... mais uma coisa, logo quando comprei o meu jeep ele estava fraco d+++ tbm, mas como não tinha muito conhecimento... apanhei ate descobrir que o tirante do acelerador estava curto... mandei aumentar ele em 4cm... e a viatura parou de pedir toco em qualquer subidinha.... nao custa nada olhar.... nao e??? creio que so eu msm pra dar um vacilo destes mas... e so mandar alguem acelerar a viatura ate o talo com ela desligada... ai vc tira o filtro a oleo do carburador e olha o angulo da bordoleta.... se tiver muito fechado... pode ser este o seu problema...
Abraço
Gustavo de Olliveira
24/03/2011, 14:44
Essa relação é a mesma que eu tenho 8/43, meu jipe é 4cc OHC, uso pneus 33 / 12,5 / 15. ele não fica xoxo não. O motor BF 161 tem até um pouco mais de torque que o OHC , então eu verificaria:
Carburador e cabo. Vê se esse bicho tá acelerando td que deve.
as veses tá só com meio acelerador ai não vai mesmo.
Ponto do motor, pode estar atrasado.
embreagem ...tá colando certinho?
Esse motor novo e bem regulado ... tem que fritar esses pneus ai meu amigo.
engenheiro01
24/03/2011, 16:39
Po, galera! Valeu memo!
Passei isso pro meca e ele vai dar uam geral pra mim no bura, verificar embreagem (que era pra estar nova, já que mexi geral na retifica do BF), cabo acelerador, etc!
Valeu e abraço a todos aí!
Gustavo de Olliveira
24/03/2011, 16:53
não esquece de postar o resultado depois...