PDA

Ver Versão Completa : Motor a diesel a partir de motor AP 1.8 a alcool



Rogério Fernandes
11/05/2005, 12:05
Amigos, ouvi dizer que é possivel fazer um motor a diesel a partir de um AP 1.8 alccol. Alguém sabe se é verdade? Onde conseguir as instruções passo a passo? Alguém já testou um destes? Fica bom para colocar num Niva?

Se alguém puder me ajudar eu agardeço, pois procuro um motor a diesel para meu niva, que não seja caro como o 1.9.

Grato,

Niveiro Novato :)

Edintruder
14/05/2005, 16:51
Velho,
tem vários tópicos sobre esse assunto aqui mesmo sobre Niva.

Rogério Fernandes
14/05/2005, 23:13
Amigo Ed, olhei os tópicos e não achei a respeito desta transformação. Já li sobre isto num site, mas não consegui me lembrar qual. Será que esta não é a mesma transformação feita pelo Rogério Barcelar no tal 1.8 TDI?
To pensando nisto pois tenho um motor ap 1.6 diesel encostado em casa e estou estudando a opção de turbina-lo(Não sei o resultado) ou usar parte dele para fazer esta mudança no 1.8 a alcool, para usar no Niva.

Niveiro Novato :)

Edintruder
15/05/2005, 10:34
O que podes aproveitar é o cabeçote e bomba injetora. Já tens o mais difícil e caro. Olha a diferença das medidas do bloco do 1.6 para o 1.8 e veja se é possível fazer a adaptação. O ideal é trocar bielas e pistões por forjados para garantir a resistência, principalmente se turbinar depois. A taxa de compressão estará muito próxima do 1.6 pois o cabeçote está projetado para isso.
Se não bater as medidas de comprimento, (acredito que feche certo) daí turbina o teu 1.6 com uma pressão de no máximo 0,6 bar para não detonar muito o motor.

Rogério Fernandes
15/05/2005, 11:25
É vou verificar. Valeu a dica. Se não der para fazer um 1.8 a diesel que deve ficr bem melhor que o 1.6, vou turbinar o 1.6 e ver como fica. só não to a fim de rodar a gasolina, pois vou usar o niva diariamente. De qualquer maneira vou colocar o resultado aqui no forum para servir de referência para outras pessoas.

Abcs

Niveiro novato :P

geraldo paulino filho
20/06/2005, 07:58
Olá Rogério, vc pode montar o Ap com peças álcool,[pistão e bielas forjadas já compensa comprar o 1.9 exp]. Tenho um 2.0 álcool/diesel que não dá problemas, anda muito e estánum jota que pesa 1.500 kg, portanto no Niva só pode ficar melhor. Existe muita OPINIÃO, o que estou relatando é EXPERIÊNCIA, vivida em trilhas e estradas, rodei com um 1.9 álcool/diesel uns 12.000 km quando foio roubado; 8 meses após o encontrei c/ correia dentada esfiapada e fora do ponto , abandonado em uma fazenda; troquei a junta cabeçote e rodei mais 3.500 km quando o parafuso do alternador furou a mangueira da água e só notei após o superaquecimento, aí retirei e coloquei um KDiesel 1.6 com turbo Garrett T2 500 grs, tá andando muito bem no Sidekick -1300 kg peso-. Agora vou retirá-lo para colocar um VWAP 1,85 [pistão standart Fiat Duna 1.7 -82,5 mm rebaixado em 1,5 mm, adaptado a um motor VWAP 2.0 c/ esguicho debaixo dos pistões, usando o eixo do 1.8, que é o mesmo da KDiesel 86,4 mm de curso e as bielas da KDiesel, furos e pinos idênticos ao da KDiesel, portanto esse motor é todo diesel -bielas e pistão- sem serem forjados, pois são caríssimos.
Vou relatar o resultado, usarei o mesmo turbo Garrett T2 c/ 500 grs, tenho certeza que vai fivar muito bom [acho que terá mais velocidade, nas descidas que o 2.0 pelo curso que é 86,4 , mas terá menos torque que o 2.0, c/ curso de 92,8].
Quando estiver usando o VWAP 2.0 álcool/diesel com o cabeçote e bomba injetora do 1.9 exp, vai ficar um CANHÃO, tenho certeza, aí acho que estremos com um bom motor e não tão caro[ o cabeçote e bomba injetora tem na Argentina e no ML tem um vendedor que consegue essas peças]
Gê [super satisfeito, embora contrariando opiniões de muitos "técnicos :twisted: :lol: :lol: em :twisted: motor" :lol: :lol: