PDA

Ver Versão Completa : Molas e Amortecedores da Puma no 300tdi!?



rafaelfernandez
22/03/2011, 11:03
Amigos,

A saga continua...

Eu havia feito o pedido dos OME para a 110, so que a loja que me vendeu teve uns problemas e meu pedido iria levar mais 45 dias para chegar. Acabei desistindo e pegando meu dinheiro de volta.

Depois disso, conversando com um amigo, ele me deu a ideia de colocar os amortecedores e as molas da sua 110 Puma que rodaram pouco mais de 500km, uma vez que ele trocou pelo kit da Ironman. Eu nao tenho reclamações da suspenção original, somente o roll da carroceria em curvas que me incomoda um pouco e como li que a suspenção nos Puma foi recalibrada achei a ideia interessante.

O que os amigos tem a dizer da ideia? É plug and play? Acreditam que conseguirei eliminar ou pelo menos atenuar a unica caracteristica que nao gosto na suspa original?
Há alguma outra coisa que eu deveria levar em consideração e nao estou???


[]'s
Rafael

lipe20
22/03/2011, 11:26
PEga um kit da Ironman no Armazem4x4 ou compra tudo da OME na EE

rafaelfernandez
22/03/2011, 12:05
PEga um kit da Ironman no Armazem4x4 ou compra tudo da OME na EE

Lipe,

Essa era a minha ideia inicial. Mas a verdade é que eu nao necessito de tanto. Na verdade, se eu tivesse somente como diminuir o balanço da carroceria e manter a suspa original eu manteria. Nao posso reclamar de uma suspenção que depois de 185000km de todo terreno ainda esteja em perfeitas condiçoes.
Alem do mais, estou procurando uma solução mais barata que esses kits. Sei que sao produtos top de linha, mas como nao necessito de tanto estou tentando evitar o alto custo dos mesmos.

[]'s
Rafael

lipe20
22/03/2011, 13:28
eu acho que a susp das Pumas são diferentes das 300tdi

rafaelfernandez
22/03/2011, 19:14
eu acho que a susp das Pumas são diferentes das 300tdi

A informação que tenho é que são iguais, somente com calibragem diferente. Porem gostaria se confirmar isso aqui antes de gastar a grana. :concordo:
Logo logo aparece alguem com uma informação mais concreta a respeito disso.:pipoca:

[]´s
Rafael

Hugo4x4
22/03/2011, 20:41
Amigos,

A saga continua...

Eu havia feito o pedido dos OME para a 110, so que a loja que me vendeu teve uns problemas e meu pedido iria levar mais 45 dias para chegar. Acabei desistindo e pegando meu dinheiro de volta.

Depois disso, conversando com um amigo, ele me deu a ideia de colocar os amortecedores e as molas da sua 110 Puma que rodaram pouco mais de 500km, uma vez que ele trocou pelo kit da Ironman. Eu nao tenho reclamações da suspenção original, somente o roll da carroceria em curvas que me incomoda um pouco e como li que a suspenção nos Puma foi recalibrada achei a ideia interessante.

O que os amigos tem a dizer da ideia? É plug and play? Acreditam que conseguirei eliminar ou pelo menos atenuar a unica caracteristica que nao gosto na suspa original?
Há alguma outra coisa que eu deveria levar em consideração e nao estou???


[]'s
Rafael

Rafael

A minha 110 veio de fábrica sem as barras anti-rolamento, a Puma tem na dianteira (ver foto) e na traseira, esta é a grande diferencia na estabilidade. Quando troquei os amortecedores pelos OME melhorou muito a inclinação da carroceria em curvas.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

mauromosc
23/03/2011, 22:16
Eu me lembro que quando troquei os amortecedores da viatura, o Djalma comentou que a suspensão dos Defender County Station lá de fora possuiam um item que dava maior estabilidade nas curvas. Realmente não lembro o que era, mas parece-me que era outro item além dos amortecedores. Ele disse inclusive que daria para instalar nas Defenders normais e a resposta da suspensão seria outra.
Vou falar com ele amanhã para ver isso, pois é outro item interessente para ser acrescido na viatura para aumentar a estabilidade.

Abraços,

Loras
23/03/2011, 23:11
Mauro,

Essas peças são as barras estabilizadoras citadas pelo Hugo.

É discutível se realmente melhoram a estabilidade.

De fato, diminuem a rolagem da carroceria.

Mas podem limitar o curso de suspensão.

Seria interessante alguém que pudesse comparar a abertura da mesma com e sem estabilizadoras.

Abraço,

rafaelfernandez
24/03/2011, 01:28
Loras,

Não só podem com de fato limitam. Só não sei em quanto.
Eu acho que vou ter que acabar fazendo um curso sobre suspenção só pra conseguir comprar esses amortecedores e molas. Quanto mais pesquiso mais vejo que não sei absolutamente nada e mais confuso eu fico. :parede:

Mandei um email para a Expedition Exchange e o Ho Chung me aconselhou colocar as molas Heavy Duty na dianteira e as Medium Duty na traseira. :pensativo: Honestamente fiquei mais perdido ainda. Essa configuração não ira deixar o carro desequilibrado (dianteira mais dura que a traseira)?
Com tudo HD ele disse que a menos que o carro andasse abarrotado de peso, ficaria extremamente duro na traseira.

Eu havia pensando em colocar tudo MD, pois apesar de ter o guincho instalado e o quebra mato, ambos são bem leves. Guincho aprox 40kg e o quebra mato é o original LR. :pensativo:

Como podem ver, estou bem perdido...

[]´s
Rafael

lipe20
24/03/2011, 01:45
Heavy só se vc acrescentou peso muito grande e constante no carro.

Eu iria de MD que já suporta guincho e afins, é a minha escolha para a G4!

bello
24/03/2011, 08:06
Realmente as barra estabilizadoras limitam o curso da suspensão. Certa vez aqui no fórum citaram uma pessoa que colocava as barras estabilizadoras com um dispositivo de "desengate rápido" de forma que pudessem ser "desligadas" assim que necessário.
Abs
Sergio

rafaelfernandez
24/03/2011, 09:21
Heavy só se vc acrescentou peso muito grande e constante no carro.

Eu iria de MD que já suporta guincho e afins, é a minha escolha para a G4!

Lipe,

Como ficou a suspensão depois da troca? Ficou dura? A troca das molas e amortecedores resultou em algum lift? Me fala mais da tua impressão com os OME. :concordo:

[]´s
Rafael

lipe20
24/03/2011, 09:55
Não troquei ainda...

Comprei agora na EE kit de resgate da ARB, farol traseiro auxiliar e amortecedor de direção OME.

Se chegar tudo certinho vou me arriscar na suspensão!

Pelos relatos é lift de 1,5" a 2" ( é o ideal para mim)
Acaba com essas rolagens que tem com a suspensão original.
Aguenta mais o trabalho forçado da trilha/expedição.

Não vi relato ruim até agora.

Marco Aurélio R Guimarães
24/03/2011, 11:15
Uso no meu 110 o kit Performace da ironman. Cheguei a usar o Constant Load, mas tirei. Esse deve ser equivalente em dureza com o HD. Fica muito duro e desconfortável mesmo. Preferí o Performance e uma regulagem um pouco mais dura dos amortecedores.

Mas ainda ninguém respondeu ao Rafael....
Os molas e amortecedores da Puma, servem nos outros modelos sem adaptações????

Abraços!

mauromosc
24/03/2011, 12:22
Mauro,

Essas peças são as barras estabilizadoras citadas pelo Hugo.

É discutível se realmente melhoram a estabilidade.

De fato, diminuem a rolagem da carroceria.

Mas podem limitar o curso de suspensão.

Seria interessante alguém que pudesse comparar a abertura da mesma com e sem estabilizadoras.

Abraço,

Loras,

na verdade o que eu estava tentando lembrar era a chamada unidade estabilizadora.
Nas county stations são instaladas molas mais moles e estes pistões que compensam aquele tombamento da carroceria nas curvas. Pelo que ouvi a melhora é bem grande comparada a suspensão com as molas originais.
Parece também que é um item raro, pouquissimas 110 com motor puma vieram para o Brasil e por isso ninguém conhece.

Abraços!

Loras
24/03/2011, 16:56
Loras,

Não só podem com de fato limitam. Só não sei em quanto.
Eu acho que vou ter que acabar fazendo um curso sobre suspenção só pra conseguir comprar esses amortecedores e molas. Quanto mais pesquiso mais vejo que não sei absolutamente nada e mais confuso eu fico. :parede:

Mandei um email para a Expedition Exchange e o Ho Chung me aconselhou colocar as molas Heavy Duty na dianteira e as Medium Duty na traseira. :pensativo: Honestamente fiquei mais perdido ainda. Essa configuração não ira deixar o carro desequilibrado (dianteira mais dura que a traseira)?
Com tudo HD ele disse que a menos que o carro andasse abarrotado de peso, ficaria extremamente duro na traseira.

Eu havia pensando em colocar tudo MD, pois apesar de ter o guincho instalado e o quebra mato, ambos são bem leves. Guincho aprox 40kg e o quebra mato é o original LR. :pensativo:

Como podem ver, estou bem perdido...

[]´s
Rafael

Rafael,

Tive a mesma sensação quando precisei escolher meu set de suspensão.

A principal dificuldade era determinar:

- Qual o lift REAL que a MINHA Defender teria;
- Qual o comprometimento do nível de conforto com molas reforçadas;

O primeiro depende de uma série de fatores. Modelo do guincho, modelo do parachoque, cabo de aço ou kevlar, etc.

O segundo é puramente SUBJETIVO.

Criei uma tabela com algumas especificações que encontrei.

Optei pela original (130) pois já sabia do seu nível de conforto e não pretendia um lift maior que 02 pol. quando comparado ao original.

Enfim... boa sorte na decisão!!!

Abraço,

Loras
24/03/2011, 16:57
Mas ainda ninguém respondeu ao Rafael....
Os molas e amortecedores da Puma, servem nos outros modelos sem adaptações????

Abraços!

Não sei. Nunca tive Defender Puma...

O que dizem as referências do Microcat? E do workshop manual?

São as mesmas?

Alguém já tentou ligar na concessionária e verificar?

Abs.

Loras
24/03/2011, 16:58
Loras,

na verdade o que eu estava tentando lembrar era a chamada unidade estabilizadora.
Nas county stations são instaladas molas mais moles e estes pistões que compensam aquele tombamento da carroceria nas curvas. Pelo que ouvi a melhora é bem grande comparada a suspensão com as molas originais.
Parece também que é um item raro, pouquissimas 110 com motor puma vieram para o Brasil e por isso ninguém conhece.

Abraços!

Exato.

Unidade estabilizadora = barra estabilizadora + bieletas + fixação.

Todo os Defender já tem os pontos de fixação no eixo e no chassis.

Basta comprar as demais peças...

É possível encontrar usadas... não tão raro assim.

Abraço,

Hugo4x4
24/03/2011, 23:15
Rafael

Estudei bastante o tema "molas", tanto teoria como buscando experiências pelo mundo todo para definir o que instalar na minha 110. Assim que comprei a Land instalei toda aquela parafernália na frente, guincho, quebra mato, protetor da barra de direção. A Land ficou arreada, e com o passar do tempo isto se acentuava. Primeiro coloquei um calco de 32 mm na frente, ficou bom por um tempo mais depois apareceu o problema de fim de curso. Neste estado decidi trocar as molas dianteiras progressivas de 15 mm de diâmetro do arame por molas não progressivas diâmetro 16 mm utilizada na dianteira da 130. Ao mesmo tempo troquei os quatro amortecedores originais pelos OME, salientando que ainda estou na traseira com as progressivas originais de 19 mm de diâmetro do arame. O resultado foi muito bom, a inclinação nas curvas diminuiu e o andar ficou espetacular. Experimentei levantar 50 mm na frente e não gostei, a mudança no cáster e no angulo de trabalho da cruceta dianteira traem vibrações e direção mais pesada. Não abro mão de ter disponível em todo momento o máximo curso da suspensão, então dispenso esse dispositivo chamado "barra de torção" ou "barra anti-rolagem" instalado em quase todos os veículos e levanto o pé nas curvas. O que li no caso das "Pumas" que a suspensão é molenga para ter um maior conforto no andar, com isto se tornou imprescindível instalar nestas barra de torção na dianteira e na traseira.
Se você esta perto de algum jogo destes observa qual é a cor de identificação das molas, as dimensões destas para com ajuda das tabelas falar concretamente sobre o que esperar ao instalar esse conjunto.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

lipe20
25/03/2011, 02:12
Mola e amortecedores da 300TDI serve na Puma como vice e versa.

A diferença está na calibragem do conjunto e a barra estabilizadora.

Confirmado pelo Eramos, chefe de oficina da LR de CWB

Marco Aurélio R Guimarães
25/03/2011, 11:46
Mola e amortecedores da 300TDI serve na Puma como vice e versa.

A diferença está na calibragem do conjunto e a barra estabilizadora.

Confirmado pelo Eramos, chefe de oficina da LR de CWB

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

mauromosc
25/03/2011, 15:50
Exato.

Unidade estabilizadora = barra estabilizadora + bieletas + fixação.

Todo os Defender já tem os pontos de fixação no eixo e no chassis.

Basta comprar as demais peças...

É possível encontrar usadas... não tão raro assim.

Abraço,

Loras,

posso estar insistindo no erro, mas não são barras estabilizadoras que tenho em mente.
O que pesquisei e encontrei foi a unidade de auto-nivelamento(self-levelling unit) para a suspensão traseira.
o .png não tá subindo, mas tenho aqui o desenho do conjunto da unidade de auto-nivelamento.

Eu pedi uma cotação ao Ben, da Brit-car, e acho que não deve ser tão caro.

Abraços!

mauromosc
25/03/2011, 16:08
Na verdade custa caro para carvalho:

http://www.paddockspares.com/pp/DEFENDER/Suspension/Self_levelling_unit.html

rafaelfernandez
29/03/2011, 16:11
Amigos,

Primeiro obrigado pela ajuda de todos. Desculpem pela "sumida", mas tive que viajar a trabalho e fiquei mais tempo fora do que pensei inicialmente.
Realmente esse negocio é um tanto quanto complicado, até mesmo pela subjetividade involvida em alguns aspectos(ex. conforto).
Ja que as molas da Puma cabem nas 300tdi, a unica duvida é em relação a mudança na calibragem. Foi recalibrada para ficar mais macia, uma vez que foi projetada para ser usada com a barra estabilizadora? Ou foi para ficar mais firme? Nesse caso, porque usar uma barra estabilizadora?

Quanto aos OME, devido ao meu uso mixto me parece que o mais sensato é ir nos MD. Os HD, pelo que entendi, são somente para carga constante. Ficando por demais firmes sem essa carga.


[]´s
Rafael

lipe20
29/03/2011, 16:27
Rafael, também estou pesquisando bastante sobre suspensão.

Primeiras compras foram jogo de buchas http://www.paddockspares.com/pp/DEFENDER/Suspension/Britpart_Yellow_Polyurethane_Bush_Kit_-_Defender_02_onwards_chassis_number_2A626646_onwar ds.html

http://www.paddockspares.com/pp/DEFENDER/Suspension/images/dc7008.jpg

Bem como comprei o amortecedor de direção OME.

Agora sobre molas/amortecedores sigo uma dúvida.

Entrei nesses site http://shop.4ward4x4.com ; da Expedition Exchange, Paddock e Brit-Car.

Os kit´s que mais chamaram a atenção:

http://shop.4ward4x4.com/product_info.php/info/p7_ENGAGE4X4-suspension-Kit-step-3-for-Defender-110---130.html

http://shop.4ward4x4.com/product_info.php/info/p80_OME-suspension-kit-for-Defender.html

http://shop.4ward4x4.com/product_info.php/info/p402_Terrafirma-Expedition-suspension-kit.html

http://www.armazem4x4.com.br/amortecedores/kit-de-suspens-o-performance-b-defender-110-130.html

Também estou nessa grande dúvida.

Esse da TerraFirma é LINDO pelas fotos!!!

Mas acho que vou optar pelo OME ou IronMan

rafaelfernandez
29/03/2011, 20:48
Vamos trocando informações então Lipe.
E por falar nisso, pelo que o pessoal da Expedition Exchange me falou, o kit da OME ja vem com todas as buchas necessarias para sua instalação. Sei que esse kit que comprastes é completo, mas no seu caso, com os OME, vão sobrar buchas.

[]´s
Rafael

lipe20
29/03/2011, 21:06
Kit da OME com mola/amortecedor só vem isso! Só as buchas necessárias para montar os amortecedores.

Esse kit que comprei contem:


4x NTC6860PY Front Radius Arm Bushes
4x NRC4514PY Front Radius Arm Bush
2x RBX101340PY Panhard Rod Bush
2x NTC1772PY Rear Trailling Arm Bush
2x NRC7491PY Rear Trailing Arm Bush
2x NTC1773PY Rear A Frame Bush
2x NRC5593PY Rear Shock Absorber Top Bush
12x 552818PY Shock Absorber Bush

Não vem todas essas buchas.

Acho muito válido essas buchas + kit OME, acho que a susp das 300TDi vai ficar igual para melhor do que as pumas!

Aliados com os pneus 265/75/16 acho que fecha minha suspensão.

Rogbenno
29/03/2011, 21:39
Lipe, será que essas buchas da Britpart não são muito duras?
Estou pensando em comprar as da Polybush azuis, que são as confort, ou as laranjas que vendem na Paddock. Nos conte depois...
Abraço. Rogerio.

lipe20
29/03/2011, 21:49
Comprei hoje...

Vamos ver quanto tempo demora.

Comprei mais na ExpedtionExchange, kit resgate premium ARB + amortecedor de direção OME, ainda não chegou, foi postado dia 24 e está em transito para o BR.

Alias, a Armazem 4x4 também foi tudo pronta entrega! Só faltou a chave geral mas chega quinta.

rafaelfernandez
30/03/2011, 12:19
Comprei hoje...

Vamos ver quanto tempo demora.

Comprei mais na ExpedtionExchange, kit resgate premium ARB + amortecedor de direção OME, ainda não chegou, foi postado dia 24 e está em transito para o BR.

Alias, a Armazem 4x4 também foi tudo pronta entrega! Só faltou a chave geral mas chega quinta.

Bacana Lipe,

Quando chegarem nos informa. :concordo:
Realmente esse kit de buchas fecha a reforma na suspensão. E é isso que minha 110 esta precisando. :pipoca:

[]´s
Rafael

crfn20
17/03/2012, 17:04
Rafael

Estudei bastante o tema "molas", tanto teoria como buscando experiências pelo mundo todo para definir o que instalar na minha 110. Assim que comprei a Land instalei toda aquela parafernália na frente, guincho, quebra mato, protetor da barra de direção. A Land ficou arreada, e com o passar do tempo isto se acentuava. Primeiro coloquei um calco de 32 mm na frente, ficou bom por um tempo mais depois apareceu o problema de fim de curso. Neste estado decidi trocar as molas dianteiras progressivas de 15 mm de diâmetro do arame por molas não progressivas diâmetro 16 mm utilizada na dianteira da 130. Ao mesmo tempo troquei os quatro amortecedores originais pelos OME, salientando que ainda estou na traseira com as progressivas originais de 19 mm de diâmetro do arame. O resultado foi muito bom, a inclinação nas curvas diminuiu e o andar ficou espetacular. Experimentei levantar 50 mm na frente e não gostei, a mudança no cáster e no angulo de trabalho da cruceta dianteira traem vibrações e direção mais pesada. Não abro mão de ter disponível em todo momento o máximo curso da suspensão, então dispenso esse dispositivo chamado "barra de torção" ou "barra anti-rolagem" instalado em quase todos os veículos e levanto o pé nas curvas. O que li no caso das "Pumas" que a suspensão é molenga para ter um maior conforto no andar, com isto se tornou imprescindível instalar nestas barra de torção na dianteira e na traseira.
Se você esta perto de algum jogo destes observa qual é a cor de identificação das molas, as dimensões destas para com ajuda das tabelas falar concretamente sobre o que esperar ao instalar esse conjunto.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73


Olá Hugo, poderia compartilhar um pouco do seu conhecimento sobre susp. p/ defender 110?

Eu tenho uma 110 pick-up 200Tdi com mesmo problema q vc (guincho e quebra mato ignorante baixando a dianteira). Como a minha traseira é mais leve ainda, fica uma diferença muito feia, parece carro de arrancada.
Minha idéia é justamente lenvantar uns 2" a dianteira, logo dúvidas:

1)vc colocou calços na parte de baixo ou de cima das molas dianteiras (o q é melhor)?

2)quando vc colocou as molas da 130, qual lift vc obteve?

3)qual a carga vc recomenda para quem usa no dia-a-dia e em trilhas médias no find? Já tentei capotar em curvas no asfalto várias vezes mas só escuto o pneu cantar, as minhas molas devem ser HD ou normais, eu acho.

Penso em colocar as molas azuis da bearmach indicadas para dianteira de 90/110 com lift de 45mm e carga de 255lbs, será q é muito dura? O lift indicado em relação ao original é justamente o q eu gostaria mas não faço idéia se 255lbs é soft, normal ou HD.
Depois de ler seus posts fiquei em dúvida sobre colocar as molas da 130 mas gostaria de saber qual o lift resultante.


Bom pra um novato acho q já perguntei bastante, se puderem me ajudar agradeço pois percebo q o pessoal deste post esta manjando muito de suspensão e lift.

Abraço.

Hugo4x4
17/03/2012, 18:55
Crfn20

- Antes de trocar as molas coloquei um calço de 32 mm embaixo das molas dianteiras.
- Retirei os calços e coloquei as molas da 130, a distancia entre o centro da roda e a polaina ficou com 515 mm.
- Para o uso que pretendes a mola da 130 de 215 lbs será ótimo. As azuis de 255 lbs são HD (duras) e o ganho de 2" não é bom para as crucetas, o ângulo de trabalho fica além do permitido, aparecendo vibrações no cardan e a vida das crucetas será menor.

scadufax
17/03/2012, 21:10
Rogbenno,
coloquei as buchas laranjas vendidas na Paddock na época (há uns 6 anos atrás), já rodou mais de 70 mkm, tive que trocar apenas as buchas Panhard, pois estas não duram muito.

rafaelfernandez
19/03/2012, 19:20
- Para o uso que pretendes a mola da 130 de 215 lbs será ótimo. As azuis de 255 lbs são HD (duras) e o ganho de 2" não é bom para as crucetas, o ângulo de trabalho fica além do permitido, aparecendo vibrações no cardan e a vida das crucetas será menor.


Hugo,

Após muita pesquisa antes de comprar o kit OME, posso te afirmar que o lift de até 2" não traz nenhuma consequência para os cardãs e cruzetas. Após as 2" é que as cruzetas passam a trabalhar com o angulo além do permitido e os sintomas descritos por ti podem aparecer.


crfn20,

Nesse link tem um bocado de informação que, acredito eu, vai tirar todas as suas duvidas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/91107-molas-ome-hd-na-dianteira-md-na-traseira-boa-escolha-ou-nao.html


[]´s
Rafael

luiz ccosta
19/03/2012, 20:46
Rafael se voce não faz trilha pesada e a suspensão está te atendendo coloque o kit de barra estabilizadoras na frente e atras ou coloca um conjunto de cada vez e sente como o carro fica o kit completo diant. + tras. paguei cerca de R$ 1.000,00 na Tek com para minha 90tinha um amigo que tem uma 110 reclamava que a land adernava nas curvas quando estava lotada ele colocou as barras e ficou show eu faço trilha com a minha e realmente limitou um pouco mas nada que atrapalhe muito.eu ainda tenho o kit de calços da discovery na frente e na traseira conforme instruções do clemente dai fica super confortavel e ainda da uma levantada no carro.
obs: tem um topico antigo bem detalhado sobre suspensão e quanto as molas da 110 puma acho que cabem pois os kit vendidos lá fora naõ fazem distinção dos modelos

Luiz
Amigos,

A saga continua...

Eu havia feito o pedido dos OME para a 110, so que a loja que me vendeu teve uns problemas e meu pedido iria levar mais 45 dias para chegar. Acabei desistindo e pegando meu dinheiro de volta.

Depois disso, conversando com um amigo, ele me deu a ideia de colocar os amortecedores e as molas da sua 110 Puma que rodaram pouco mais de 500km, uma vez que ele trocou pelo kit da Ironman. Eu nao tenho reclamações da suspenção original, somente o roll da carroceria em curvas que me incomoda um pouco e como li que a suspenção nos Puma foi recalibrada achei a ideia interessante.

O que os amigos tem a dizer da ideia? É plug and play? Acreditam que conseguirei eliminar ou pelo menos atenuar a unica caracteristica que nao gosto na suspa original?
Há alguma outra coisa que eu deveria levar em consideração e nao estou???


[]'s
Rafael

rafaelfernandez
19/03/2012, 23:05
Rafael se voce não faz trilha pesada e a suspensão está te atendendo coloque o kit de barra estabilizadoras na frente e atras ou coloca um conjunto de cada vez e sente como o carro fica o kit completo diant. + tras. paguei cerca de R$ 1.000,00 na Tek com para minha 90tinha um amigo que tem uma 110 reclamava que a land adernava nas curvas quando estava lotada ele colocou as barras e ficou show eu faço trilha com a minha e realmente limitou um pouco mas nada que atrapalhe muito.eu ainda tenho o kit de calços da discovery na frente e na traseira conforme instruções do clemente dai fica super confortavel e ainda da uma levantada no carro.
obs: tem um topico antigo bem detalhado sobre suspensão e quanto as molas da 110 puma acho que cabem pois os kit vendidos lá fora naõ fazem distinção dos modelos

Luiz

Luiz,

Acabei por optar pelo kit OME e só me arrependo de não ter feito a troca assim que comprei o carro. No link que postei no #34 tem mais informações sobre o desfecho dessa novela que foi a troca da suspensão.


[]´s
Rafael

VictorVDV
20/03/2012, 18:47
Eu troque todas as molas e amortecedores da minha 90tinha, por OME, botei VD na dianteira e MD na traseira, e tirei a barra estabilizadora(traseira) , o carro é outro! não balança nas curvas, e pra mim o que mais melhorou foi quando eu passo em um quebra molas, que a frente do carro não dá aquela baixada que dava antes, que em trilhas eu tinha medo de cair em um buraco e o carro dar uma "embidaca" no outro lado do buraco.

crfn20
31/03/2012, 14:44
Obrigado RAfael, o material realmente ajudou muito a esclarecer minhas dúvidas.
Abraço.

Hugo4x4
02/04/2012, 01:09
Hugo,

Após muita pesquisa antes de comprar o kit OME, posso te afirmar que o lift de até 2" não traz nenhuma consequência para os cardãs e cruzetas. Após as 2" é que as cruzetas passam a trabalhar com o angulo além do permitido e os sintomas descritos por ti podem aparecer.


crfn20,

Nesse link tem um bocado de informação que, acredito eu, vai tirar todas as suas duvidas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/91107-molas-ome-hd-na-dianteira-md-na-traseira-boa-escolha-ou-nao.html
[]´s
Rafael

Rafael

Não consegui o torque das cruzetas GKN número 18.179 (27 mm x 74,5 mm) que trabalham em nossas Defenders 110 Tdi, mais as Hardy Spicer 1300 HD ( 26,99 mm x 74,61 mm ) que são equivalentes, tem as seguintes características:

Torque = 162 Nm (motor combustão, ângulo 3*, 3000 rpm, B10 5000 horas)
Torque = 244 Nm (motor elétrico, ângulo 3*, 1750 rpm, B10 3000 horas)
Torque = 815 Nm (para curta duração)
Ângulo máximo = 17*

* significa grau e no croquis a seguir "O" é diferencial


Para medir os ângulos fabriquei um rústico goniômetro aferido por um nivel de pedreiro e esquadros escolares. Os erros de medição cometidos não interferem no raciocínio, os ângulos medidos foram:

Frente O--c1----c2--|Transf|--c3-------c4--O Traseira

"O" quer dizer "diferencial"

Ângulo cruzeta c1 = 4*
Ângulo cruzeta c2 = 12*
Ângulo cruzeta c3 = 5*
Ângulo cruzeta c4 = 6*

Seguindo o manual http://www2.dana.com/pdf/IJ900.pdf e para o Maxion HS 2.5 Tcc com torque máximo de 284 Nm a 1.600 rpm, supondo uma eficiência de 0,85 para o câmbio e 0,95 para transferência, relação da quinta marcha 0,77:1 e da transferência de 1,411:1 temos:

Torque cruzeta = Torque motor x Ef câmbio x Ef transf x Redução quinta x Redução transf x Fa x Fl x Fp/2

Dividimos por dois por tratar de um 4x4 integral, agora se B10 = 5000 h -----> Fl = 1 e como estamos tratando de um motor a combustão Fp = 1, então podemos conhecer Fa.

Fa = 162 x 2/(284 x 0,85 x 0,95 x 0,77 x 1,411) = 1,3 -----> do gráfico obtemos o ângulo máximo de 7,3*.

Vemos que o ângulo para estas condições deveria ser bem menor que os 12* medidos, por isto esta cruzeta do cardan dianteiro do lado da transferência é um ponto fraco. O que escrevi sobre o que senti quando levantei 50 mm a dianteira comparada com uma Defender nova é verdadeiro, problemas como o cáster menor, buchas dos tensores forçadas, descentralização do eixo dianteiro puxado pela panhard para o lado do carona, vibração do cardan.

CGAUER
02/04/2012, 12:23
Vale lembrar que no caso das Puma, o powertrain fica moderadamente inclinado para trás, atenuando ainda mais a questão do cardan dianteiro.

No meu 110, após instalar as molas do 130, comecei a perceber uma ligeira vibração entre 115-130km/h. Resultado, acabei trocando o cardan por um Bailey Morris Limited - Propshaft Manufacturing Specialists (http://www.baileymorris.co.uk/)

Pronto!

Algumas fotos:

Cardan Bailey Morris | Flickr (http://www.flickr.com/photos/cgauer/6894520621/in/set-72157629364850569)

Abs

Clemente


Rafael

Não consegui o torque das cruzetas GKN número 18.179 (27 mm x 74,5 mm) que trabalham em nossas Defenders 110 Tdi, mais as Hardy Spicer 1300 HD ( 26,99 mm x 74,61 mm ) que são equivalentes, tem as seguintes características:

Torque = 162 Nm (motor combustão, ângulo 3*, 3000 rpm, B10 5000 horas)
Torque = 244 Nm (motor elétrico, ângulo 3*, 1750 rpm, B10 3000 horas)
Torque = 815 Nm (para curta duração)
Ângulo máximo = 17*

* significa grau e no croquis a seguir "O" é diferencial


Para medir os ângulos fabriquei um rústico goniômetro aferido por um nivel de pedreiro e esquadros escolares. Os erros de medição cometidos não interferem no raciocínio, os ângulos medidos foram:

Frente O--c1----c2--|Transf|--c3-------c4--O Traseira

"O" quer dizer "diferencial"

Ângulo cruzeta c1 = 4*
Ângulo cruzeta c2 = 12*
Ângulo cruzeta c3 = 5*
Ângulo cruzeta c4 = 6*

Seguindo o manual http://www2.dana.com/pdf/IJ900.pdf e para o Maxion HS 2.5 Tcc com torque máximo de 284 Nm a 1.600 rpm, supondo uma eficiência de 0,85 para o câmbio e 0,95 para transferência, relação da quinta marcha 0,77:1 e da transferência de 1,411:1 temos:

Torque cruzeta = Torque motor x Ef câmbio x Ef transf x Redução quinta x Redução transf x Fa x Fl x Fp/2

Dividimos por dois por tratar de um 4x4 integral, agora se B10 = 5000 h -----> Fl = 1 e como estamos tratando de um motor a combustão Fp = 1, então podemos conhecer Fa.

Fa = 162 x 2/(284 x 0,85 x 0,95 x 0,77 x 1,411) = 1,3 -----> do gráfico obtemos o ângulo máximo de 7,3*.

Vemos que o ângulo para estas condições deveria ser bem menor que os 12* medidos, por isto esta cruzeta do cardan dianteiro do lado da transferência é um ponto fraco. O que escrevi sobre o que senti quando levantei 50 mm a dianteira comparada com uma Defender nova é verdadeiro, problemas como o cáster menor, buchas dos tensores forçadas, descentralização do eixo dianteiro puxado pela panhard para o lado do carona, vibração do cardan.

Alexandre Tietsche
04/04/2012, 13:41
Pessoal, to comprando minhas buchas hoje pq a barulheira nas 4 rodas de ferro com ferro ou de coisa solta ta me chateando.
Irei comprar esse kit da Paddock pq tenho um crédito la com eles SDLR03PWA | Floflex Polyurethane Bush kit (front and rear including s/abs bushes) (http://www.paddockspares.com/sdlr03pwa-floflex-polyurethane-bush-kit-front-and-rear-including-s-abs-bushes-from-la930456-to-wa159806-not-inc-td5.html)

Outra coisa que irei comprar é um amortecedor de direção pra ver se melhora a folga/shimmy. Ao olhar o carro por baixo vi essa coifa rasgada. Alguém poderia me dizer se preciso trocar apenas a coifa ou a peça inteira e se esta peça é o braço pitman ? Se souberem o Part Number agradeço.
339762

vwinit
04/04/2012, 18:35
Alexandre, é o braço pitman ... e você pode trocar somente o reparo se quiser.
Comprei na Tekcom em SP com o Rafael.
vendas.rafael@autop.com.br

scadufax
05/04/2012, 10:58
Alexandre,
este é o Ball Joint Kit, segue link da Paddock

RBG000010G | Drop arm ball joint kit - for PAS - OE Manufacturer (http://www.paddockspares.com/rbg000010g-drop-arm-ball-joint-kit-for-pas-oe-manufacturer.html)

rafaelfernandez
05/04/2012, 21:49
Rafael

Não consegui o torque das cruzetas GKN número 18.179 (27 mm x 74,5 mm) que trabalham em nossas Defenders 110 Tdi, mais as Hardy Spicer 1300 HD ( 26,99 mm x 74,61 mm ) que são equivalentes, tem as seguintes características:

Torque = 162 Nm (motor combustão, ângulo 3*, 3000 rpm, B10 5000 horas)
Torque = 244 Nm (motor elétrico, ângulo 3*, 1750 rpm, B10 3000 horas)
Torque = 815 Nm (para curta duração)
Ângulo máximo = 17*

* significa grau e no croquis a seguir "O" é diferencial


Para medir os ângulos fabriquei um rústico goniômetro aferido por um nivel de pedreiro e esquadros escolares. Os erros de medição cometidos não interferem no raciocínio, os ângulos medidos foram:

Frente O--c1----c2--|Transf|--c3-------c4--O Traseira

"O" quer dizer "diferencial"

Ângulo cruzeta c1 = 4*
Ângulo cruzeta c2 = 12*
Ângulo cruzeta c3 = 5*
Ângulo cruzeta c4 = 6*

Seguindo o manual http://www2.dana.com/pdf/IJ900.pdf e para o Maxion HS 2.5 Tcc com torque máximo de 284 Nm a 1.600 rpm, supondo uma eficiência de 0,85 para o câmbio e 0,95 para transferência, relação da quinta marcha 0,77:1 e da transferência de 1,411:1 temos:

Torque cruzeta = Torque motor x Ef câmbio x Ef transf x Redução quinta x Redução transf x Fa x Fl x Fp/2

Dividimos por dois por tratar de um 4x4 integral, agora se B10 = 5000 h -----> Fl = 1 e como estamos tratando de um motor a combustão Fp = 1, então podemos conhecer Fa.

Fa = 162 x 2/(284 x 0,85 x 0,95 x 0,77 x 1,411) = 1,3 -----> do gráfico obtemos o ângulo máximo de 7,3*.

Vemos que o ângulo para estas condições deveria ser bem menor que os 12* medidos, por isto esta cruzeta do cardan dianteiro do lado da transferência é um ponto fraco. O que escrevi sobre o que senti quando levantei 50 mm a dianteira comparada com uma Defender nova é verdadeiro, problemas como o cáster menor, buchas dos tensores forçadas, descentralização do eixo dianteiro puxado pela panhard para o lado do carona, vibração do cardan.

Hugo,

Antes de optar pela compra/instalação das molas OME +2" li todos os tópicos referente ao assunto que consegui encontrar nas listas e fóruns pela net. Não encontrei nenhuma referencia aos problemas mencionados por você quando da instalação das molas OME. Pesquisei em português e em inglês.

Não estou duvidando de suas contas, mas talvez as Spicer não sejam tão semelhantes assim as usadas nos Defenders, não faço ideia, mas pelo que pude coletar de informação com base na experiencia pratica de quem usa esse kit nos seus Defenders não achei reclamações nesse sentido.

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
06/04/2012, 22:07
Hugo,

Antes de optar pela compra/instalação das molas OME +2" li todos os tópicos referente ao assunto que consegui encontrar nas listas e fóruns pela net. Não encontrei nenhuma referencia aos problemas mencionados por você quando da instalação das molas OME. Pesquisei em português e em inglês.

Não estou duvidando de suas contas, mas talvez as Spicer não sejam tão semelhantes assim as usadas nos Defenders, não faço ideia, mas pelo que pude coletar de informação com base na experiencia pratica de quem usa esse kit nos seus Defenders não achei reclamações nesse sentido.

[]´s
Rafael

Complementando a informação, eu mesmo estou usando essas molas +2" junto com os amortecedores OME a aproximadamente 20.000km e não tive qualquer problema. Honestamente, sou só elogios ao conjunto que comprei. :concordo:

[]´s
Rafael

Hugo4x4
07/04/2012, 16:37
Rafael

Pode pasar as medidas "A"e "B" (centro da roda até parte inferior do fender) do lado esquerdo e direito da tua 110?

http://img210.imageshack.us/img210/9458/defenderb.jpg

rafaelfernandez
08/04/2012, 17:21
Hugo,

Medi hoje na trena, sendo que a diferença entre os lados esquerdo e direito da viatura é aproximadamente. 2mm, considerei isso erro de medição.

Dianteira: 51,4 aprox.
Traseira: 57,2 aprox.

Porque precisas dessas medidas?!?

[]´s
Rafael

Hugo4x4
08/04/2012, 23:00
Rafael

Na concessionária medi numa 110 zero e deu A = 500 mm, então a tua está mais alta na dianteira 514-500 = 14 mm. Com isto você nao tem os problemas citados por mim e lido em vários fóruns (inglês,australiano francês,argentino), inclusive advertido no manual da OME http://bgnor.com/wordpress/wp-content/uploads/OME_CAT_EXPORT_No.25_APR201q0.pdf quando se levanta na frente 50 mm. Eu testei levantando 55 mm utilizando as molas dianteiras da 130 mais um calço de 32 mm e por isto meu relato.
O kit anunciado pela OME em levantar xx mm é para carros sem acessórios, instalando guincho, quebra mato e outros o resultado é outro.
A minha com as molas da 130 na dianteira (NRC 9448 esquerda, NRC 9449 direita) e na traseira RKB 101111 está com:

A = 515 mm em ambos lados
B = 530 mm em ambos lados

Mais uma comprovação na tua e na minha 110 é que utilizando a mola da esquerda mais alta que da direita compensamos o peso maior na esquerda, por conta do motor e a transmissão estar deslocados para a esquerda, ficando o carro nivelado. A estória de que se coloca altura maior na esquerda por conta de nivelar o peso do motorista, quando este está sozinho, o seja quanto está acompanhado fica novamente desnivelado, fica como certo para outros acreditarem. Para mim o carro sem passageiros deve ficar nivelado.

rafaelfernandez
08/04/2012, 23:15
Hugo,

Estavamos falando de coisas diferentes, apesar de aparentemente estarmos falando da mesma coisa.

Eu estava me referindo as molas com +2" de lift, e não de 2" de lift final. As molas se colocadas de acordo com o peso indicado pela OME para a dureza da mola escolhida, não resultara num lift de 2".

No seu caso, você levantou a viatura em mais de 2", resultado muito maior do que o obtido somente pelas molas, ai sim os problemas aparecem é há INUMEROS relatos dos sintomas que você mencionou pela net.

Só um detalhe: minhas molas vieram com o mesmo tamanho para o lado esquerdo e direito da viatura.


[]´s
Rafael

Hugo4x4
15/04/2012, 20:50
Rafael

Estou falando sempre do mesmo tema, levantar + 2" da altura original ou levantar 2" da altura original. No post que respondi sobre a 110 pick up com as molas azuis não aconselhei levantar a frente com esta mais sim com a mola dianteira da 110. No catálogo OME http://www.jrmotors.ee/uploads/Kataloogid/OME_Cat_24_Update.pdf diz:"Lift Height - Is shown as a guide only and equates to the amount of lift over the vehicle's original ride height. This amount can vary from vehicle to vehicle."
OME aconselha colocar 751 na Defender 110 original sem adicional de peso com acessórios para obter um ganho de altura de 40 mm, para 50 kg de peso adicional o ganho de altura será de 30 mm e para peso adicional entre 51 a 110 kg aconselha a 767 para o ganho de 40 mm. No catálogo esta escrito de comprar o kit de correção do cáster e fala de colocar a junta "cv" em lugar da cruzeta que está do lado da transferência no cardan dianteiro.
Também diz que para a 110, tanto 751 como 767 sao diferentes no comprimento em 10 mm entre o lado esquerdo e direito.

rafaelfernandez
15/04/2012, 21:39
Fale Hugo,

Fomos ambos mal interpretados, pois eu estava falando do kit OME +2" que como você mesmo viu no catalogo, não levanta a viatura em 2", especialmente se forem escolhidas molas corretamente dimensionadas para o peso extra dos acessórios.

Quanto a diferença de altura das molas entre o lado do passageiro e do motorista, estou familiarizado com essa característica. Inclusive as molas originais que substitui pelas OME tem essa diferença, porem, minhas molas OME dianteiras vieram com o mesmo tamanho. Como já havia lido algo a respeito em algum forum na net(honestamente não me recordo da fonte agora) resolvi instala-las mesmo assim, e como o carro não ficou desnivelado com as molas iguais, resolvi deixar assim mesmo.

Em relação ao kit de correção do caster, o pessoal da ExpeditionExchange(mais especificamente o Ho Chung), com quem conversei um bocado tentando entender um pouco mais esse assunto, foi taxativo: "Não prestam e são desperdício de dinheiro, uma vez que não duram nada!".

Agora uma coisa é certa: alterar a configuração de molas/amortecedores, querendo fazer a coisa direito, não é uma tarefa tão simples, uma vez que mexe como todo o comportamento dinâmico do carro e altera uma serie de outras configurações. Podendo levar a uma serie de problemas caso seja mal executado/planejado.

No meu caso só tenho a agradecer a ajuda da galera aqui do fórum, pois como te falei antes, sou só elogios ao setup que escolhi com a ajuda das informações coletadas aqui e em outros fóruns como esse. :cool:

[]´s
Rafael