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Ver Versão Completa : freio travando!



Claudio Almeida Machado
22/03/2011, 00:05
Amigos,
Estes dias estou mexendo no freio desta onça(CJ) e esta acontecendo o seguinte: Quando vou ajustar as lonas de freio tenho q deixar ela longe, se eu deixar elas proximas ao tambor acaba travando ou seja, eu ajusto as lonas deixando ela apenas esbarrando de leve no tambor e rodo a roda normalmente na mão. Quando saio para da uma volta a roda acaba travando. Se eu deixar as lonas um pouco mais longe não da freio. O que será q esta acontecendo? ja aconteceu isso com alguém? o que faço?
Abraço a todos

Cotrim
22/03/2011, 00:08
Leve para um especialista em freios que ele resolve. Pode ser o tambor ovalado, semi-eixo empenado, etc.

Lembre-se que freio é segurança.

Cacá
22/03/2011, 07:39
Bom dia Claudio, pode ser o que o Cotrim mencionou e também:

- Molas dos patins fracas ou soltas, quebradas etc.
- Cabo do freio de mao muito esticado, quando a susp trabalha, tensiona ainda mais.
- Cilindro de roda travando e nao retorna o êmbolo
- Flexivel traseiro entupido, de forma que o fluido nao retorna com facilidade
- Folga axial no semi eixo, ocasionando interferencia sapata/tambor

Dê uma pesquisada no forum sobre o assunto, por exemplo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34675&highlight=freio

Boa sorte!

:concordo:

homerohermida
22/03/2011, 08:29
Troque o reparo do cilindro mestre.

Curupira
22/03/2011, 10:02
Olá bom dia,

Primeiro qual é o seu sistema de freio?????

Se for pedal suspenso com servo freio,retire o "burrinho"e veja se ele está tensionado,se sim,na cuica tem um parafuso de regulagem,deixe ele em media um milimetro afastado do burrinho e veja se parou de travar,isso ocorre porque o freio fica acionado e acaba travando a roda.
Agoraa se for original em baixo,eu sugeriria um limpeza geral no sistema e troca dos reparos,isso é para acabar de vez com o problema.

Pablo.pinto2007
22/03/2011, 22:48
Em matéria de freio eu já sofri bastante também...
Isso já me ocorreu, sei muito bem o que o amigo está falando... com toda certeza o problema está no cilindro auxiliar (de roda), dá uma olhada se os dois lados do cilindro se abrem... caso sim... dá uma investigada no resto, se as molas estão colocadas certo, se as lonas estão também colocadas certo, tem um lado específico, me parece que as maiores são pra frente. Tenho quase certeza que o problema é o cilindro, se somente um lado se abre, retire-o dê uma lixada de leve, com uma lixa bem fina, eu nunca usei lixa, sempre utilizei uma estopa com aquele desengripante... só para limpar mesmo, remonta tudo, sangra o freio direitinho, senão é mesmo que nada... e vê se o problema acontece novamente.
Também tive problemas de colocar todos os cilindros novos e os freios ficarem travando, as quatro rodas... na verdade ficava pegando... é o que tanto falam que estava estrangulado... mas não estava... só vim descobrir depois de muito penar e até trocar o sistema dianteiro por freio à disco... que era uma porca calçando o cilindro mestre entre este e o hidrovácuo... alguém colocou aquilo para dar mais "alcance" nos freios à tambor... e até hoje não descobri quem colocou aquilo... no caso já iria trocar o cilindro mestre, quando o mecânico afrouxou o cilindro deu um "pulo" pra traz, aí onde descobrimos o "problema"... ainda bem que ainda não havia comprado o cilindro novo... hoje está 100 % só com freio à disco na dianteira e tambor na traseira. Utilizo sistema de pedaleiras suspensas, hidrovácuo e cilindro mestre de opala... sistema de freio à disco da SBD e na traseira original do CJ-5.

A dica está dada... reparos ou troca dos cilindros de roda!!!
Boa sorte na empreitada!!!

Abraços!

Claudio Almeida Machado
24/03/2011, 09:06
Caros amigos,
Obrigado pelas dicas, vou desmontar tudo novamente e verificar cuidadosamente todos os componentes. Nunca passei tanta raiva com meu CJ, somente o que me aborrece é os freios. Vou ve c mais para frente coloco um kit de disco na frente para melhorar.

Abração a todos

Pablo.pinto2007
25/03/2011, 08:29
Mas o seu sistema de acionamento já é servo freio ou continua original, o cilindro mestre e pedaleira embaixo?

Rafaminc
09/08/2011, 15:13
Caros amigos,
Obrigado pelas dicas, vou desmontar tudo novamente e verificar cuidadosamente todos os componentes. Nunca passei tanta raiva com meu CJ, somente o que me aborrece é os freios. Vou ve c mais para frente coloco um kit de disco na frente para melhorar.

Abração a todos

Ressucitando tópico, meu Jeep travou a roda traseira ontem após ficar parado por algumas horas.
O interessante é a roda trava só para frente, e dando uma 1/2 volta para trás a roda solta novamente, é como se tivesse uma catraca dentro do cubo. Só depois de engatar a reduzida e arrastar a roda por alguns metros ela soltou e consegui voltar para casa.
Já quebrei os cantos vivos das lonas dianteiras e acho que vou fazer o mesmo nas traseiras, além, de afastar mais um pelinho as sapatas. Meu receio é que essa porquera de freio trave quando eu estiver na BR, daí sim vai ser um Deus me acuda...
Alguém já achou a solução para esse pepino?

juleymar73
09/08/2011, 23:47
Amigos esse topico veio mesmo a calhar , mesus freios estao travando tambem , de vez em quando algumas rodas travam, sempre as de traz , acho que isso e um dos fatores de alto consumo do meu jeep , vou dar uma geral, ate trocar o fluido vamos ver se melhora , darei noticias .

Piloto Dakar
10/08/2011, 10:41
Ola
Dê uma brunida no cilindro com um lixa 100 ou 120. É claro que o sistema do cilindro esta comprometido, ao dando retorno aos êmbolos. Aconteceu em meu CJ6 essa semana e resolvi fazendo e casa mesmo.

juleymar73
07/09/2011, 23:27
Pois e , meu freio tava travando ai tirei a roda e verifiiquei o burrin nao deu outra tava travado de um lado tai o problema a parte de aluminio do embolo so saiu depois de muinta pancada ne , dai lixei pra tirar a ferrugem e montei de novo o freio parou de travar mais ainda e muinto ruin vou ter que adaptar um a disco na frente assim que puder , tenho duvidas, >>>>> FREIO A DISCO PRA FICAR BOM TEM QUE SER COM HIDROVACUO ???:?: ouvi dizer por aqui que sem hidro num fica legal :parede:, alguem sabe algo sobre??

eliasFerreira
08/09/2011, 08:26
Eu coloquei freio a disco na frente, sem o hidrovácuo, e achei que ficou muito bom.
Ficou melhor que o antigo.

Vasconcelosneto55
08/09/2011, 18:54
amigos alguem ja usou o freio carneiro como freio de mão

Vasconcelosneto55
08/09/2011, 18:58
senhores estou iniciando no forum, mas ja tenho um CJ5 ano 73, bastante modificado com motor 2.0 Ap e cambio de hillux 4x4, este uso no meu dia a dia e em idas ao marajó e praias, comprei o freio tipo carneiro mas estou indeciso em utilizar, alguem usa ou pode me dar uma opinião,
agradeço a ajuda

Maia-hunter
23/02/2023, 00:17
Amigos,
Desenterrando este tópico apenas para relatar o que ocorreu no meu Jeep, é um CJ5 1958, as rodas traseiras ainda estão com lona e os dianteiros com disco, o cilindro mestre é original.
O jeep ficou um ano na oficina pra fazer algumas coisas, ficou a maior parte do tempo sem cobertura e sem carroceria. Quando retornou para casa percebi que estava meio pesado e aos poucos foi ficando pior até que as rodas dianteiras travaram. Desmontei o cilindro mestre e testei as pinças ambos estavam ok. Por fim retirei o flexível central e o mesmo estava totalmente entupido, não passava um arame de 0.5mm. substituí o flexível e o sistema voltou a funcionar perfeitamente. Decidi compartilhar porque sempre que tenho alguma dúvida recorro ao forum, mas muitos tópicos ficam sem um relato da solução.
Grande abraço a todos.