Conectar

Ver Versão Completa : Quanto pesa a Cherokee sport?

Fabiano Oliveira
21/03/2011, 21:55
Oi, pessoal!
Sou novo por aqui nestas bandas das Cherokees e estou precisando de uma ajuda de vcs: gostaria de saber quanto pesa uma Cherokee Sport 97. Se alguém souber me informar, ficarei grato.
É que estou com um projeto de adaptar um motor VW 1.9 diesel TDI que tenho em uma Cherokee. Será que o motor aguenta arrastar este carro? O motor tem uns 100 cv e já ví relatos de que ele vai muito bem adaptado no JPX (que tem uns 1.500 Kg). Pretendo adaptar o câmbio mecânico da Cherokee neste motor, mas ele pesa só uns 130 Kg, aí acho que a suspensão vai ficar meio dura, pois o motor original à gasolina da Cherokee deve ser mais pesado.
Por favor, me ajudem!:-?
Obrigado, Fabiano Oliveira!:grin:

GH
21/03/2011, 22:24
Fabiano,

O baixo peso do motor VW seria o menor dos problemas.
Bastaria trocar as molas dianteiras por outras menos firmes e pronto.

O peso da Cherokee é por aí, mesmo: uns 1500 kg.

Só que, ao contrário do JPX, é um SUV que originalmente usa um enorme motor 6 cilindros 4.0, de torque abundante.

Então, para sair de um 4.0 e adotar um 1.9, tenha certeza que ao menos em relações de diferenciais você terá de mexer, se não você vai ter que usar a reduzida até para ir na padaria...

Sinceramente falando, se fôr para adaptar motor a diesel, pense em algo de 2.8 para cima...

Com MWM 2.8 fica bem boa, já testei uma assim.

Fabiano Oliveira
21/03/2011, 22:48
Valeu, GH!
Muito obrigado pela dica.
Vc sabe se tem relações mais curtas para a Cherokee? A tração direta (sem reduzida) tem relação de 1x1?
Vou tentar ir mais um pouco adiante, pois já tenho o motor 1.9 e ele é muito econômico e se eu conseguir aproximar com a relação do JPX, tá resolvido.

Fabiano Oliveira
22/03/2011, 21:14
Por favor, me ajudem!
Alguém sabe qual é a relação mais curta para a Cherokee Sport? Acho que é a 11x54, que dá 4,1. Será que dá para adaptar uma de 43x8, que dá 5,3 (= a do JPX)?
Peço a galera entendida que me ajude.
Conto com vcs, muito obrigado!
Fabiano Oliveira.

GH
22/03/2011, 22:17
Fabiano,

Nos USA vc consegue com certeza, pois os gringos usam pneus gigantes na cherokee, acabam tendo que reduzir c&p.

Outra dica seria ver qual a relação das versões a diesel, argentinas.

O Paulo "varejera" aqui do fórum deve saber, pois tem uma (que até está á venda aqui no forum).

Fabiano Oliveira
23/03/2011, 08:17
Obrigado amigo!
Vou tentar conseguir esta relação mais curta por lá então. Vou tentar tbm contato com o Varejera.
GH, vc sabe se a caixa mecânica pode trabalhar com a ctm que possui o 4x4 full time? É porque andei numa full time e ví que o carro fica coladão no chão mesmo, muito bom para terrenos escorregadios. A posição da alavanca da ctm em "normal" (sem reduzida) tem relação 1x1, vc sabe? Alguém sabe?
Obrigado e desculpem o intojamento!
Fabiano Oliveira!

Sergio Rocha
23/03/2011, 11:57
Vou dar minha opinião sobre esse motor na XJ. Eu tive um Samurai com esse motor e não gostava.Achava fraco e esquentava.Cheguei a ter que trocar o cabeçote por superaquecimento.
A XJ tem 190 hps, esse motor tem a metade.Acho muito pouco provável que fique bom, mesmo que coloque uma relação mais curta.

Pra Xj o ideal é de 2.8 pra cima.

Ela pesa 1560 kg na versão gasolina.
[]´

Fabiano Oliveira
23/03/2011, 18:21
Oi, Sérgio!
Este motor que tenho é o 1.9 VW TDI, não é o VW 1.9 D. Este (1.9 D) equipou os primeiros Golf de exportação e era derivado do AP, o bloco era o mesmo do AP à álcool, só mudava o cabeçote, que era diferente do da Kombi diesel. Este motor tinha injeção indireta, parecido com o da Kombi diesel, mas era mais forte porque a manivela do virabrequim tinha 0,7mm à mais. Era bem mais forte que o 1.6 D da Kombi e da Saveiro à diesel, mas aquecia também e era aspirado.
Depois, a Volks fabricou o 1.9 TDI, que tem injeção direta de diesel e turbina de fábrica. Ele é eletrônico e gera de 90 até 150 cv, dependendo da programação da central. Este motor sai nos Golf 2002 a 2007, nos New Beatle, nos Audi e nos Passat alemães. Nos EUA tem um monte deles rodando. Ví no Youtube um avião monomotor (Conquest) no MT equipado com este motor. E voa... Mas solta uma fumacinha na decolagem. O motor é bom e o problema do aquecimento não existe. Sérgio, não sei se o motor que você tinha era esse, se fosse, então é melhor mesmo eu partir para outra mesmo.
Pretendo montar o que tenho sem a parafernália eletrônica, e substituí-la por uma bomba mecânica. Pretendo conseguir uma turbina de geometria variável original dele e tentar arrancar pelo menos uns 95 cv. Isso, com um diferencial mais curto (igual ao do JPX) deve manter a Cherokee ao menos dirigível. Como existem JPX com este motor só com a bomba mecânica e ficam bons, isso é o que tá me animando. O JPX pesa parecido com a Cherokee. Talvez dê certo, mas preciso pesquisar mais para não fazer a coisa errada. Sem dúvida, o ideal seria o MWM 2.8, mas como já tenho o 1.9 TDI, quem sabe dá certo...Também é o seguinte: o MWM pesa bem mais e gasta bem mais também. E também é maior, vibra mais e é mais barulhento.
Sérgio, muito obrigado pela dica, mas vou tentar argumentar um pouco mais sobre o 1.9 TDI. Se alguém souber de mais alguma coisa, me avise.
Não sou cabeça dura, só estou tentando seguir a lógica: Se fica o bicho no JPX, também deve ficar o bicho na Cherokee, que tem o mesmo peso, e é muito mais confortável. Basta colocar uma coroa e pinhão iguais às do JPX. Agora, a cavalaria disponível no motor de 6 cilindros à gasolina, essa será trocada por uns burricos, sei disso, mas acho que serão uns burricos bem fortinhos também. kkkkkkkkkkkkkk
Mandem suas opiniões, por favor.
Obrigado, Fabiano Oliveira!

RicardoSW
23/03/2011, 20:28
Eu andei num Golf c esse motor e andava muuuuito mesmo.Acho que se vc acertar a relacao vai ficar legal.Vc ja falou c o Mauricio da Rasch??
Abs

Ricardo

Alfredo Stavale
23/03/2011, 23:50
se o golf andava muito com esse motor, beleza, mas que vai ficar fraco ( como no JPX) comparado com o L6 4.0 isso é obvio. porque você não pega este motor bacana, vende por sei lá uns 7 mil (chutando mais mil de adaptação) e compra uns 3 mil litros de gasolina pra usar o motorzão da cherokee sem pena de ser feliz?
sinceramente acho que vale mais a pena colocar gnv e fazer o motor a cada 250mil kilometros do que adaptar um motor e ainda ver caixa de marcha manual ( acho um retrocesso) pra este caso. a não ser que o motor original esteja ruim.
não estou colocando pilha contra não, acho valido novas opções mas vocÊ vai gastar dinheiro pra ficar com o carro pior?(mais fraco).

de qualquer modo mantenha agente informado com sua adaptação :concordo:

Abraço!

rubensx
29/03/2011, 22:23
concordo com o Alfredo...

A conta que vc tem de fazer é simples:

Valor do motor (comprado) + adaptação no seu carro = quanto tempo de rodagem para começar a ser econômico?

Ou seja, a grana que vc gasta mesmo com um kit GNV tem de compensar o quanto vc roda para valer a pena em $$$$

Se seu problema é autonomia, procure um galão externo de teto ou traseiro, mas com 80L no tanque duvido que seja, se é pra fazer expedições e etc, realmente vale mais a pena usar um 2.8 diesel...

Simples se o 1.9TDI não tiver potencia suficiente pra subir os barrancos que vc pretende vc vai pisar mais e gastar mais combustivel, jogando a tentativa de economia e autonomia no buraco...

Se vc:

1- não usa o carro no dia a dia
2- se usa o carro pra rodar até 50km por dia (somados ida e volta)
3- não pretende fazer expedições enooorrrrmeesss onde a autonomia significa muito
4- não quer perder (muito) dinheiro com o carro

A resposta é ESQUEÇA o motor diesel na XJ (qualquer um seja lá qual for).

Agora se vc:

1- vai fazer expedições até ushuaia e os lados mais estranhos da america do sul
2- usa o carro pra dia a dia e roda mais de 50km ida e volta
3- tá nem ai pra quanto vai ser gasto pois como diz o guto cerulli seu XJ é "ultimo dono"
4- é tarado por diesel a qualquer custo...

Ai sim vc considera primeiro GNV e se atende suas necessidades na localidade que mora e depois diesel mas 2.8 ou algo que tenha potencia de arrastar esse monstro metalico do buraco que vc se enfiar, do contrário vc se dá mau

espero ter ajudado

Amostardeiro
30/03/2011, 00:10
Oi, pessoal!
Sou novo por aqui nestas bandas das Cherokees e estou precisando de uma ajuda de vcs: gostaria de saber quanto pesa uma Cherokee Sport 97. Se alguém souber me informar, ficarei grato.
É que estou com um projeto de adaptar um motor VW 1.9 diesel TDI que tenho em uma Cherokee. Será que o motor aguenta arrastar este carro? O motor tem uns 100 cv e já ví relatos de que ele vai muito bem adaptado no JPX (que tem uns 1.500 Kg). Pretendo adaptar o câmbio mecânico da Cherokee neste motor, mas ele pesa só uns 130 Kg, aí acho que a suspensão vai ficar meio dura, pois o motor original à gasolina da Cherokee deve ser mais pesado.
Por favor, me ajudem!:-?
Obrigado, Fabiano Oliveira!:grin:

:) Isto só pode ser piada !!!! Não é :shock: :shock:

andretomasi
30/03/2011, 01:55
Caso tenha interesse, to vendendo um kit GNV pra XJ baratim baratim! :D

[ ]'s

Fabil
02/04/2011, 10:45
bom.. vamos por partes

o primeiro dado a saber e que ninguem perguntou e tb nao foi informado é: o motor gasolina da cherokee está bom ou está fudido?

na minha opniao, se o problema fosse consumo alto ou autonomia, ou até mesmo tesao por ter um jipe diesel:

- se o motor 4.0 estivesse bom, vendia/trocava a cherokee numa Toyota SW4 diesel , que se bobear sairia até mais barato a troca do que a M.O e encheçao de saco de adaptar motor

- se o motor 4.0 estivesse ruim, dai beleza, iria colocar o VW 1.9TDI mesmo, afinal já o tenho em maos, ou tentaria vende-lo ( esse motor é bem cotado no mercado) e compraria um outro diesel, pq nao um 3.0 das Hilux, é um puta motorzao.

T+

GH
02/04/2011, 13:22
Caso tenha interesse, to vendendo um kit GNV pra XJ baratim baratim! :D

[ ]'s

Quanto é o baratim?

andretomasi
04/04/2011, 03:02
Quanto é o baratim?
R$ 1250 (R$ 1000 do kit + R$ 250 do valor da remoção na transferência). O kit novo está custando R$ 3.668,48

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=88117

[ ]'s