Conectar

Ver Versão Completa : Troca rolamento do eixo da saida reduzida

Fabio Marchetti Lopes
21/03/2011, 08:04
Verificando o Jeep neste final de semana, apertando alguns parafusos, constatei que esta com uma folga no rolamento de eixo, aquele que sai para os 2 cardã,
Estava escapando a alavanca da tração somente em 4X2, sera que tem alguma relação com esta folga no rolamento
Gostaria de saber dos amigos se é possivel fazer a troca do rolamento sem ter que descer o cambio e reduzida.
E como poderia fazer isso em casa sem levar ao mecanico

Obrigado

Fabio

homerohermida
21/03/2011, 08:28
Não entendi qual rolamento está com folga... Dianteiro ou traseiro?

Gustavo de Olliveira
21/03/2011, 08:44
Olá Fabio , são dois rolamentos, um pra traseira outro pra dianteira, dependendo do quanto está com jogo estes rolamentos pode sim estar influenciando no escapar da tração. Se for o rolamento dianteiro até dá pra trocar sem descer tudo, pois ele fica no "fucinho" aquela peça que dá suporte as alavancas. Além do rolamento existe uma bucha de bronze que vai entre o eixo primario e a saida de força, normalmente quando o jogo é na dianteira o problema além do rolamento é nessa bucha. Eu desceria td pra fazer o serviço sem muita "tortura" pq no lugar vai ser osso.
1 retira o oleo da caixa
2 retira cardã e garfo
2 retira as alavancas
3 solta os parafusos ( do coxim inclusive que é preso nno fucinho )
4 tem que puxar conforme as astes das alavancas , ai que não sei se dá espaço.
( detalhe , como a redezida não entra sem engatar a tração , então dependendo da posição das alavancas o fucinho não sai. mexe nelas e vai puxando que sai.

O rolamento normalmente sai fácil, depois que lavar e for por o novo coloca com aquela cola de rolamento 3M.
A bucha ficou dentro do eixo na caixa .... se ela estiver ruim , ou não estiver lá (kkk), não sei se vc consegue troca no lugar... . A minha tive de substituir e retirei de um outro eixo que eu tinha aqui , na net não encontrei , ai vc teria de mandar fazer uma no torneiro.
coloca um retentor novo .
depois monta td
Não é tão difícil não , mas dá trabalho
Isso que eu passei é para o rolamento dianteiro.
O traseiro é parecido mas estou em dúvida então prefiro não passar, vamos aguardar os colegas...

Fabio Marchetti Lopes
21/03/2011, 08:45
è o rolamento do eixo , aquele eixo que liga os 2 cardãs o dianteiro e traseiro, ele esta com folga do lado do eixo traseiro

homerohermida
21/03/2011, 16:44
Agora dá para responder. Em primeiro lugar, neste eixo há três rolamentos, um para a dianteira e dois para traseira. O dianteiro até dá pra trocar sem desmontar a caixa toda (como já brilhantemente explicado pelo colega acima), apesar de não indicar este procedimento (salvo em situaçoēs especiais). Os traseiros, a desmontagem total é obrigatória.

Fabio Marchetti Lopes
21/03/2011, 17:15
E este procedimento da para ser feito sem retirar o cambio e a reduzida do lugar?
Somente desmontando a frente e a atras?

homerohermida
21/03/2011, 18:10
Pode deixar o câmbio no Jeep mas, repetindo, a retirada da transferência é obrigatória.

Fabio Marchetti Lopes
22/03/2011, 10:05
Esta folga pode ser falta de ajustes nos rolamentos por serem conicos, seria possível estarem com folga e um ajuste resolve o problema?

Abs

Fabio

homerohermida
22/03/2011, 11:17
Teoricamente, sim, mas na prática, estes rolamentos devem ser montados, além de sem folga nenhuma, com 3 a 7 lb-ft de pré carga. Estes rolamentos duram dezenas de milhares de kilometros. Se estão folgados, ou se desgastaram com o tempo de devem ser substituídos, ou quem montou com folga, esqueceu de ler o manual antes e, ao rodarem sem o ajuste correto, já terão sua durabilidade comprometida, devendo ser substituídos também. E, concluindo, para um serviço de alta qualidade, na minha opinião, a caixa deverá ser totalmente desmontada

Fabio Marchetti Lopes
24/03/2011, 09:38
Agradeço aos 2 amigos pelas orientações o Jeep foi ao mecanico hoje vamos ver no que vai dar

Obrigado

Fabio

PRIETO
01/04/2011, 20:09
boa noite
resolvi dar uma geral na t-case da viatura. Estou na fase de desmontagem e limpeza, mas ja constatei que a mesmo nao possue nenhum calço para regulagem da carga dos rolamentos conicos.
Ja pesquisei na internet e nao encontrei nenhuma loja que vendo os mesmos , alguem ja passou por isso. o que fazer

Pedrão B.
01/04/2011, 20:45
Prieto, eu peguei um calço que tinha na minha e levei a uma empresa que trabalha com oxicorte de chapas, e eles copiaram, desenharam, e cortaram a chapa.
Pra ficar perfeita, só faltou retificá-la, mas estava meio apressado e montei daquele jeito mesmo.
[]'s

PRIETO
01/04/2011, 20:52
nao deu vazamento

Pedrão B.
02/04/2011, 10:30
O que vc acha?

Deu sim!!!

Mas se retificar não é pra vazar!

[]'s

Luiz Fernando de C
16/01/2012, 00:18
boa noite homerohermida, vi suas postagens no fórum e acho que já deve ter trocado os rolamentos da caixa de saída 4x4 do willys.
Então eu andei observando, no jeep que acabei de adquirir, existe uma folga no rolamento que sai da caixa para o eixo dianteiro logo no flange,acaso vc possui fotos da caixa ou algum tipo de tutorial?

eliasFerreira
16/01/2014, 08:51
Reativando o tópico...

Pessoal, minha reduzida começou a vazar muito pelo focinho dianteiro, então resolvi tirá-lo para trocar o retentor.
Com o flange na mão, deu pra ver que ela tem uma marca de desgaste feita pelo retentor, conforme as fotos.

447129 447130

Isso é um problema sério?

Outra dúvida; O rolamento está com uma folga bem pequena, tanto radial quanto axial.
A radial é bem mínima, mas a axial é um pouco maior.
Pra mim, que sou leigo, as folgas são tão pequenas que eu acho que dá pra colocar o retentor novo, montar e rodar.

Mas quero saber se mesmo com essa folga pequena, preciso trocar o rolamento.

Obrigado por enquanto.

Luiz Fernando de C
19/01/2014, 16:20
Reativando o tópico...

Pessoal, minha reduzida começou a vazar muito pelo focinho dianteiro, então resolvi tirá-lo para trocar o retentor.
Com o flange na mão, deu pra ver que ela tem uma marca de desgaste feita pelo retentor, conforme as fotos.

447129 447130

Isso é um problema sério?

Outra dúvida; O rolamento está com uma folga bem pequena, tanto radial quanto axial.
A radial é bem mínima, mas a axial é um pouco maior.
Pra mim, que sou leigo, as folgas são tão pequenas que eu acho que dá pra colocar o retentor novo, montar e rodar.

Mas quero saber se mesmo com essa folga pequena, preciso trocar o rolamento.

Obrigado por enquanto.

Fala jow (Elias Ferreira)...pois é cara..esse rolamento da um pequeno trabalhinho pra trocar mas vale a pena viu...e é baratinho o da SKF por exemplo..achei aqui na minha cidade por R$ 22,00...e vale a pena dar uma olhada na bucha de bronze que vai ao final desse eixo e fica dentro do entalhado da reduzida..senão não vai valer a pena trocar pois ela é o apoio do eixo e se houver muita folga, na hora em que forçar a tração dianteira vai acelerar o desgaste do rolamento voltando coma folga.
Quanto ao flange cara...da uma olhada no trabalho do torneiro...acho que da pra recuperar sim..e o acabamento ficou muito bom.Foi uma película de aço por cima da parte machucada pelas décadas de uso447450447451
447452447453

Agora ficou sem folga excessiva aí ó....e vai manter o alinhamento do eixozinho por um bom tempo.

mtonon
18/06/2018, 09:33
Olá Luiz Fernando...

Sou iniciante como jeepeiro mas muito interessado em aprender com os mestres aqui no Fórum. Me dá uma orientação aí, por favor: o meu jeep (cj5 ano 1969) está com folga e vazamento na reduzida. Vi as fotos que você postou e gostaria de resolver o problema do meu também. Mas, é possível a troca do rolamento com a redução no lugar ou tenho que descer?????

Grato pela atenção e no aguardo...

Aristides Jr
12/10/2023, 10:37
Teoricamente, sim, mas na prática, estes rolamentos devem ser montados, além de sem folga nenhuma, com 3 a 7 lb-ft de pré carga. Estes rolamentos duram dezenas de milhares de kilometros. Se estão folgados, ou se desgastaram com o tempo de devem ser substituídos, ou quem montou com folga, esqueceu de ler o manual antes e, ao rodarem sem o ajuste correto, já terão sua durabilidade comprometida, devendo ser substituídos também. E, concluindo, para um serviço de alta qualidade, na minha opinião, a caixa deverá ser totalmente desmontada

Bom dia pessoal ressucitando o tópico!
Desci minha t-case e estou na dúvida:-
Afinal como se desmonta este eixo e se remove os dois rolamentos cônicos?

Aristides Jr
13/10/2023, 14:22
Assisti vários videos sobre a desmontagem da t-case! As peças da minha t-case estão praticamente numa caixa! E ainda não encontrei nenhum que demonstre como retirar a trava! Apenas a pessoa explicando como conseguiu! Até lí um tópico que um gringo usou um machado para fazer uma ferramenta para auxiliar! Enquanto ninguém me ajuda vou tentar desmontar! Vou fotografar se der certo posto aqui!

xibiu!!!
13/10/2023, 14:57
Assisti vários videos sobre a desmontagem da t-case! As peças da minha t-case estão praticamente numa caixa! E ainda não encontrei nenhum que demonstre como retirar a trava! Apenas a pessoa explicando como conseguiu! Até lí um tópico que um gringo usou um machado para fazer uma ferramenta para auxiliar! Enquanto ninguém me ajuda vou tentar desmontar! Vou fotografar se der certo posto aqui!

DESMONTANDO | Parte:01 | Cambio/reduzida Jeep/Ford Rural Willys 4x4. T.03. Eps: 005. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=aN3iFhBVk7k)

Caro Aristides Jr.

Seria a explicação demonstrada nesse vídeo? (a partir de 10:00 min)

Aristides Jr
15/10/2023, 11:16
Olá xibiu!!!
Valeu mesmo! Muito grato!
Sim, é exatamente neste trecho que eu tinha dúvidas!
Consegui desmontar! o meu é o 51! Sou poucas diferenças!
Na realidade o meu problema foi como remover a peça da caixa!
Ao menos no 51 não dá para remover a trava com o conjunto no local, o que segura são os rolamentos!
Tive que tirar a capa da caixa para sair!
Neste caso com o soprador, apliquei calor na caixa e refrigerei e lubrifiquei o rolamento com o WD!
Daí fiz como o autor do video disse "fui batendinho" na capa até que ela foi saindo, pense numa capa justa!!!!
Com o eixo fora, tudo fica fácil!
A trava do 51 não deve ser nem a metade da largura desta outra caixa, abrí com o alicate de travas, aquele invertido, daí desloca com uma chave de fenda e pronto! Vou postar fotos!
Sobre os rolamentos, ainda vou pedir uma segunda opinião ver se alguém conhece melhor! Porque não tem nada rustido e na mão roda lisinho, umas sombrinhas poucas que nem passando a pontinha da lâmina dá nem para sentir!
São os Timken made in USA! Rolamento 14131 e a capa 14276.
Outra coisa é se não encontrar rolamentos de qualidade prefiro remontar estes velhos!

Estou tirando fotos depois vou postar!
Meu Jeep é o 51 pino chorão do fino 1 1/8"
Adquiri o Kit rolamentado da Adap Brasil, prolongador também!, o único modelo que fabricam é para ser usado na caixa que utiliza pino chorão grosso 1 1/4"
Além de usinar a engrenagem para instalar os rolamentos, a caixa tem que aumentar a medida do furo!!!
Quero deixar aqui tudo registrado!
Afinal este é um serviço que é bem comum aos Jeepeiros, e o conhecimento está caindo no esquecimento.
Mais uma vez obrigado xibiu!!!

xibiu!!!
15/10/2023, 11:30
Olá xibiu!!!
Valeu mesmo! Muito grato!

Fico feliz que conseguiu!:concordo:

Aristides Jr
23/10/2023, 15:56
Olá pessoal

Está devagar! Entreguei as peças para o torneiro na segunda feira passada e até hoje ainda não ficaram prontas!
Os serviços são um total de 4 itens:-

1-> Usinar a caixa aumentando o furo do pino chorão de 1 1/8’ para 1 1/4” Vai ficar compatível com os eixo do ano 55 em diante o que vai permitir usar o Kit da Adap Brasil;
2-> Tornear a interna da engrenagem nas medidas conforme a figura que acompanhou o Kit;

3-> Fazer um Bucha nova na junção dos eixos, tem haver com o focinho dianteiro;

4-> Na luva que sai para a traseira, ajustar, fazer uma capa, criando uma pista nova onde “corre” o retentor.

Enfim são estes quatro itens!

Vou até a Loja Oxford para comprar um rolamento esférico, aquele que vai no "focinho" que sai para a dianteira! O número dele é 6206, os demais vou manter!

Outra dúvida é se monto só na Loctite 598 Black, ou se ainda devo usar alguma junta????

A hora que tiver as peças na mão vou pegar firme, todas as noites, até montar! Ainda mais que neste próximo final de semana no domingo de manhã tem encontro em Paulínia, lá sempre tem a ótima galera dos Jeep Willys! Estão todos convidados!

Aristides Jr
02/01/2024, 18:12
Olá Pessoal Atualizando o tópico!

As partes que foram para o torneiro não ficaram boas! Tiveram que voltar, mas no final deu tudo certo!
Senti dificuldade para remontar pois me fugiram da memória muitos detalhes, o que salvou foram antigos diagramas e as fotos da desmontagem!
Inclusive "machuquei" um retentor na hora de montar! como seria fácil trocar depois instalei a t-case! Fui para o encontro e voltei a andar! Afinal Jeep parado não é nada bom!
Montei tudo na cola 589 black
O funcionamento ficou muito bom! diferença no ruído é muito grande! antes achava que o o som vinha dos pneus lameiros, mas na verdade era a t-case, agora restou um chorinho pouco, quase nada! E a tranquilidade de saber que está tudo revisado, e ajustado!
Já substitui o retentor e está tudo sequinho!
Na verdade agora dá para ver descendo óleo da tampa da caixa de cambio! Este é fácil, não precisa desmontar praticamente nada! vou montar na cola também!

581206

Falando em sequinho está vazando um pouco de oleo do motor na junta do carte, na direção da bomba de gasolina, quando for a hora de trocar oleo vou tirar o carter e também vou montar na cola.

Vou procurar o tópico apropriado pois agora estou trabalhando na conversão dos freios dianteiros originais a tambor para freios a disco!