PDA

Ver Versão Completa : Instalação antena PY no Troller - Aterramento

dudarj
20/03/2011, 17:21
Amigos, estou para instalar um PY no meu Troller e estou preocupado com o local de instalaçao da antena, principalmente pelo carro ser de fibra.

Não quero usar uma antena grande, então adquiri uma Comet SSB-1.

Li num outro post sobre refletir as ondas. Eu poderia colocar a antena no teto, usando uma malha metálica, ou papel aluminio, por dentro do forro do teto do troller? Será que isso faria o efeito desejado? Existe algum utro material que eu pudesse usar dentro do forro?

Obrigado.

fabiocas
21/03/2011, 10:29
Amigos, estou para instalar um PY no meu Troller e estou preocupado com o local de instalaçao da antena, principalmente pelo carro ser de fibra.

Li num outro post sobre refletir as ondas. Eu poderia colocar a antena no teto, usando uma malha metálica, ou papel aluminio, por dentro do forro do teto do troller? Será que isso faria o efeito desejado? Existe algum utro material que eu pudesse usar dentro do forro?

Obrigado.

Olá.

Já tive Radio Amador em um Troller... Instalei o suporte no parachoque trazeiro, que é metalico, logo, sem problemas com aterramento.

Se voce quiser colocar o suporte em algum lugar não metalico (fibra/vidro) sugiro vc ligar um fio desses eletricos mesmo no suporte e a outra ponta em alguma parte metalica (de preferencia chassis).

Acho que de papel aluminio não deve funcionar.

[]'s Fabio - PY2XM / PX2L6074
Ranger
CJ5

pmarc
21/03/2011, 10:52

De fato, é uma preocupação relevante. Mas um pouquinho de informação e conhecimento a gente resolve.

Agora, existe um compromisso entre tamanho de antena e eficiência de irradiação, ganho (e portanto alcance). Quanto menor a antena, mais omnidirecional será o comportamento, quanto mais encurtada (bobinas) menor será a eficiência.

Então, antenas muito pequenas perdem muito em alcance. Se sua instalação não for muito bem feita, pode ser muito ruim mesmo.

No entanto, pode ser que você nem perceba, dependendo do uso que faça do rádio.

Olá.
Já tive Radio Amador em um Troller... Instalei o suporte no parachoque trazeiro, que é metalico, logo, sem problemas com aterramento.

Se voce quiser colocar o suporte em algum lugar não metalico (fibra/vidro) sugiro vc ligar um fio desses eletricos mesmo no suporte e a outra ponta em alguma parte metalica (de preferencia chassis).

Fábio, radioamador é o "título" dado a PESSOA que é licenciada pela ANATEL para executar o serviço de radioamador.
O equipamento é "rádio" ou transceptor".

Fora isso, você está confundindo aterramento DC e RF. São coisas diferentes.
Para aterramento DC, o que vc está sugerindo serve.

No entanto, o que o Duda precisa é de um plano terra para que antena funcione corretamente. Vou explicar mais abaixo.

Acho que de papel aluminio não deve funcionar.

Aqui precisamos de um tiquinho de teoria de antenas.

Uma antena vertical, móvel, é feita para funcionar com um plano terra.
Nas antenas para instalações base, aquelas varetas que vemos saindo da base antena constituem o plano terra.

Vejam, uma antena funciona porque a passagem de uma corrente elétrica alternada por um condutor cria um campo magnético ao seu redor.
Assim, como os imãs, as corrente elétrica tem positivo e negativo.
Por isso, você precisa de dois "lados" para a antena funcionar direito.

A antena mais simples que existe é o dipolo.
Só que na vertical, só temos um "lado" e precisamos enganar a antena, para que ela veja o outro. Então colocamos algo que funciona como um espelho.
Essa coisa é o plano terra.

Quatro radiais bastam, mas um pedaço de alumínio, cobre ou mesmo tela metálica podem servir. No entanto, você tem que garantir um bom contato elétrico entre esse novo elemento e a base da antena.

Pode ser que a fibra de vidro entre a base da antena e o plano-terra mude a sintonia da antena. Mas você só vai saber isso se usar um analisador de antena, que algo bem mais sofisticado que um medidor de ROE.

fabiocas
21/03/2011, 11:46
Olá,

Radio Amador é diferente de Radioamador!

Vc pode sim aterrar sua antenda de RF, puxando um fio de cobre do suporte da antena (neutro) para uma parte metalica de preferencia o chassis.

Meu amigo, entendo toda sua preocupação em ajudar o amigo, mas sugerir um sistema plano terra, L ou Dipolo para instalar VHF numa Troller, é algo meio exagerado!

Geralmente quem tem VHF no carro, pensa em falar durante os passeios (abrangência máxima necessaria 5 / 10KMs) ou dentro das cidades, nas repetidoras. Coisa que qualquer antena veicular pode fazer.

Acho que todas essa suas dicas são muito validas para quem se preocupa em ter uma estação fixa...

Forte 73,

Fabio - PY2XM

dudarj
21/03/2011, 17:01
Olá,

Vc pode sim aterrar sua antenda de RF, puxando um fio de cobre do suporte da antena (neutro) para uma parte metalica de preferencia o chassis.

Meu amigo, entendo toda sua preocupação em ajudar o amigo, mas sugerir um sistema plano terra, L ou Dipolo para instalar VHF numa Troller, é algo meio exagerado!

Geralmente quem tem VHF no carro, pensa em falar durante os passeios (abrangência máxima necessaria 5 / 10KMs) ou dentro das cidades, nas repetidoras. Coisa que qualquer antena veicular pode fazer.

Acho que todas essa suas dicas são muito validas para quem se preocupa em ter uma estação fixa...

Forte 73,

Fabio - PY2XM

Fabio,

Gostaria de instalar da melhor maneira possível por isso postei aqui. Pensei em comprar um HT, mas ficaria dentro desses padroes citados por você.

dudarj
21/03/2011, 17:06
De fato, é uma preocupação relevante. Mas um pouquinho de informação e conhecimento a gente resolve.

Agora, existe um compromisso entre tamanho de antena e eficiência de irradiação, ganho (e portanto alcance). Quanto menor a antena, mais omnidirecional será o comportamento, quanto mais encurtada (bobinas) menor será a eficiência.

Então, antenas muito pequenas perdem muito em alcance. Se sua instalação não for muito bem feita, pode ser muito ruim mesmo.

No entanto, pode ser que você nem perceba, dependendo do uso que faça do rádio.

Fábio, radioamador é o "título" dado a PESSOA que é licenciada pela ANATEL para executar o serviço de radioamador.
O equipamento é "rádio" ou transceptor".

Fora isso, você está confundindo aterramento DC e RF. São coisas diferentes.
Para aterramento DC, o que vc está sugerindo serve.

No entanto, o que o Duda precisa é de um plano terra para que antena funcione corretamente. Vou explicar mais abaixo.

Aqui precisamos de um tiquinho de teoria de antenas.

Uma antena vertical, móvel, é feita para funcionar com um plano terra.
Nas antenas para instalações base, aquelas varetas que vemos saindo da base antena constituem o plano terra.

Vejam, uma antena funciona porque a passagem de uma corrente elétrica alternada por um condutor cria um campo magnético ao seu redor.
Assim, como os imãs, as corrente elétrica tem positivo e negativo.
Por isso, você precisa de dois "lados" para a antena funcionar direito.

A antena mais simples que existe é o dipolo.
Só que na vertical, só temos um "lado" e precisamos enganar a antena, para que ela veja o outro. Então colocamos algo que funciona como um espelho.
Essa coisa é o plano terra.

Quatro radiais bastam, mas um pedaço de alumínio, cobre ou mesmo tela metálica podem servir. No entanto, você tem que garantir um bom contato elétrico entre esse novo elemento e a base da antena.

Pode ser que a fibra de vidro entre a base da antena e o plano-terra mude a sintonia da antena. Mas você só vai saber isso se usar um analisador de antena, que algo bem mais sofisticado que um medidor de ROE.

Olá Paulo, obrigado pela aula!

Sei que uma instalação abrange N variáveis e o entendimento delas foi o motivo do meu post.

No caso de uma antena tipo a Comet SSB-1, seu funcionamento não seria omnidirecional?

Outra solução que pensei foi no caso de usar um bagageiro no teto do troller. Isso já criaria um plano terra?

Olha uma foto dele:
http://www.paulista4x4.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_872_bagageiro_troller.jpg

pmarc
22/03/2011, 18:32
No caso de uma antena tipo a Comet SSB-1, seu funcionamento não seria omnidirecional?

Não exatamente.

Omnidirecional quer dizer isotrópico. Ou seja, a mesma intensidade de sinal em todas as direções. Lógicamente isso só acontece numa antena imaginária.

Todas as antenas reais exibem algum grau de direcionalidade. No caso das antenas verticais e plano terra, a quase totalidade do sinal fica no plano horizontal, por isso são chamadas omnidirecionais.

Outra solução que pensei foi no caso de usar um bagageiro no teto do troller. Isso já criaria um plano terra?

Olha uma foto dele:
http://www.paulista4x4.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_872_bagageiro_troller.jpg

Acho que serve sim. O único de saber seria testar detalhadamente as opções.

O único problema é que com uma antena no meio do rack, você perde algum espaço... Mas a antena no meio do teto também.

Um lugar onde eu raramente vejo antenas é no meio do capô, no entanto, so certo aspecto é até melhor que o meio do teto (Pense em cabos mais curtos)...

pmarc
22/03/2011, 18:43
Olá,

Não esperava ouvir isso de um radioamador classe B.

Para a ANATEL, que é quem regula o exercício do nosso hobby, só existe radioamador.

Mas aí você vai criar um terra de DC e não um plano terra, que é o que as antenas verticais normalmente precisam.

Não sei se o teto do troller é suficientemente condutor para fornecer um bom plano terra. Por isso dei a sugestão.
Nos carros "de lata" esse requisito é plenamente atendido.

Note que foi uma sugestão, o Duda vai fazer o que quiser, quando quiser e se quiser.

Pois é. GERALMENTE, eu não faço suposições sobre o nível de conhecimento de uma pessoa, ou qual uso ela vai dar para o equipamento (ou informação).

Por essa razão, procuro das a informação mais correta e completa que posso.

Pergunta se a instalação do rádio no meu carro é "coisa de livro"? Claro que não. Como costuma acontecer, improvisei alguma coisa pra ter o rádio funcionando logo e ficou do jeito que estava.

Eu sei que não está perfeito e sei o que tem que ser feito pra corrigir. Só falta fazer.

Eu diria que são condições para ter uma boa instalação.

Da ANATEL:

O Radioamador é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.

dudarj
22/03/2011, 20:18
Não exatamente.

Omnidirecional quer dizer isotrópico. Ou seja, a mesma intensidade de sinal em todas as direções. Lógicamente isso só acontece numa antena imaginária.

Todas as antenas reais exibem algum grau de direcionalidade. No caso das antenas verticais e plano terra, a quase totalidade do sinal fica no plano horizontal, por isso são chamadas omnidirecionais.

Acho que serve sim. O único de saber seria testar detalhadamente as opções.

O único problema é que com uma antena no meio do rack, você perde algum espaço... Mas a antena no meio do teto também.

Um lugar onde eu raramente vejo antenas é no meio do capô, no entanto, so certo aspecto é até melhor que o meio do teto (Pense em cabos mais curtos)...

A questão do cabo é outra dúvida. Preciso calcular o melhor tamanho para utilizar nas faixas 144-440? Ou basta tentar usar o mais curto possível?

paulobarbosa
22/03/2011, 23:14
Duda,
Eu tb estou com um "problema" parecido. Instalar a antena numa Camper que tb é de fibra.
Já estudei para a prova, porem não pude fazer na data marcada pela anatel. Vou ter q refaze-la. Mas já instalei o rádio. Eu mesmo fiz a instalação, por enquanto.
A antena está presa no parachoque q é de fibra tb. E está funcionando, provavelmente não com o melhor desempenho.
Existe um cara em Maria da Graça, que faz essa instalação. E fez de alguns amigos jipeiros. Porém nenhum era de fibra. Ele cobra 70,00 reais.
Vou lá para ele verificar a minha instalação e depois te digo a solução que ele encontrou para carro de fibra.

Duda, vc já fez a prova da anatel ??

PB

pmarc
23/03/2011, 11:30
A questão do cabo é outra dúvida. Preciso calcular o melhor tamanho para utilizar nas faixas 144-440? Ou basta tentar usar o mais curto possível?

O mais curto possível é a regra. Mas, se você estiver usando um cabo comercial, crimpado, evite mexer nele.

Só faz alguma diferença caso sua antena não esteja com uma impedância puramente resistiva de 50 omhs.

Nesse caso, você pode usar o cabo como transformador de impedância, mas aí tudo complica mais, pois o transformador de impedância tem banda estreita, ou seja só vai funcionar numa pequena faixa de frequencias.

dudarj
23/03/2011, 19:52
Duda,
Eu tb estou com um "problema" parecido. Instalar a antena numa Camper que tb é de fibra.
Já estudei para a prova, porem não pude fazer na data marcada pela anatel. Vou ter q refaze-la. Mas já instalei o rádio. Eu mesmo fiz a instalação, por enquanto.
A antena está presa no parachoque q é de fibra tb. E está funcionando, provavelmente não com o melhor desempenho.
Existe um cara em Maria da Graça, que faz essa instalação. E fez de alguns amigos jipeiros. Porém nenhum era de fibra. Ele cobra 70,00 reais.
Vou lá para ele verificar a minha instalação e depois te digo a solução que ele encontrou para carro de fibra.

PB

Eu também quero fazer a minha instalação, por isso estou estudando como funciona essa parte para tentar fazer tudo da melhor maneira possível.

Quanto a prova, eu ia fazer a do dia 13 do prox mes, mas já lotou, então já vou marcar para a próxima.

dudarj
23/03/2011, 19:55
O mais curto possível é a regra. Mas, se você estiver usando um cabo comercial, crimpado, evite mexer nele.

Só faz alguma diferença caso sua antena não esteja com uma impedância puramente resistiva de 50 omhs.

Nesse caso, você pode usar o cabo como transformador de impedância, mas aí tudo complica mais, pois o transformador de impedância tem banda estreita, ou seja só vai funcionar numa pequena faixa de frequencias.

Paulo,

Com uma distância curta (menos de 4m), será que vale a pena investir num cabo de melhor qualidade? O que recomendaria? Vi um LMR-400...

pmarc
24/03/2011, 09:39
Paulo,

Com uma distância curta (menos de 4m), será que vale a pena investir num cabo de melhor qualidade? O que recomendaria? Vi um LMR-400...

SEMPRE vale a pena usar um cabo de boa qualidade.
Não sendo RG-174 (o mini)... Tem muita atenuação em VHF.

jrmotta
12/04/2011, 20:36

Obrigado.

Olá, Duda!

E aí, conseguiu resolver a questão do planto terra? Onde vc instalou a antena do seu rádio? Conseguiu boa recepção e transmissão?

Também estou com o mesmo problema, de não saber o melhor locar para colocar a antena.

Obrigado.

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

jrmotta
12/04/2011, 20:40
Duda,

PB

Salve, PB!!

Tudo bem?

Já "visitou" o cara de Maria da Graça? Ele apresentou alguma solução para os carros de fibra?

O Odilon instalou o rádio dele com este mesmo cara e a antena foi fixada no para-choque. Segundo o Odilon, ficou boa a instalação, mas eu não sei o alcance que ele está conseguindo.

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

dudarj
12/04/2011, 20:43
Olá, Duda!

E aí, conseguiu resolver a questão do planto terra? Onde vc instalou a antena do seu rádio? Conseguiu boa recepção e transmissão?

Também estou com o mesmo problema, de não saber o melhor locar para colocar a antena.

Obrigado.

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

Ainda não instalei, estou esperando chegar o cabo da antena. Falta apenas isso.

Mas eu instalarei no suporte do estepe ligado ao PC ou no proprio PC.

jrmotta
12/04/2011, 21:01

Boa noite, Paulo.

Como seria esse pedaço de alumínio, cobre, etc., na base da antena? Seria um pedaço muito grande a ser fixado?

Com relação ao Troller, que possui racks no teto, se fizermos a ligação dessas barra, em "X", com duas barras chatas de alumínio, conseguiríamos algum plano terra?

Obrigado.

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

Osvaldo Minutti
12/04/2011, 21:04
DUDA Sua antena e de boa qualidade, coloca no parachoque e leva o cabo pela porta trazeira, como vc vai usar mais em trilhas, nao tera problemas, com relação em instalar no bagageiro vc vai enrroscar nos galhos de arvores com certeza, mas devera funcionar bem, se nao estiver com bom aterramento na antena vc tera problema de ROE e podera queimar o equipamento.

jrmotta
12/04/2011, 21:13
Ainda não instalei, estou esperando chegar o cabo da antena. Falta apenas isso.

Mas eu instalarei no suporte do estepe ligado ao PC ou no proprio PC.

Valeu, Duda.

Se vc instalar no suporte do estepe, vai puxar um cabo do PC para o suporte, para fazer o aterramento? Por onde vc pretende passar este cabo, sem atrapalhar a abertura da porta traseira?

Obrigado.
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

pmarc
13/04/2011, 10:02
Como seria esse pedaço de alumínio, cobre, etc., na base da antena? Seria um pedaço muito grande a ser fixado?

Motta, o plano terra tem que ter 1/4 do comprimento de onda na frequência de operação.

Sabe aquelas antenas base, tipo plano terra?
http://www.radiohaus.com.br/produtos/imagens/is.php?c=987_1&t=2 (http://www.radiohaus.com.br/produto.php?prod=987)
Essas varetas na base dela são os 4 radiais que compõem o plano terra.
Esse terra, é um terra de RF e não deve estar aterrado no sentido elétrico do termo. Ou seja, ele é ligado na malha do coaxial e só.

Com relação ao Troller, que possui racks no teto, se fizermos a ligação dessas barra, em "X", com duas barras chatas de alumínio, conseguiríamos algum plano terra?
Talvez o próprio rack sirva como plano terra. Se a antena for instalada no centro, melhor ainda.

Pode ser que rua solução funcione. Só cuidado para não usar um metal diferente do metal do rack, senão vc pode ter um problema com corrosão eletrolítica e detonar o teu rack mais rápido.

Uma boa são aqueles racks que tem o fundo em chapa expandida ou tela metálica. Em termos de RF, funciona como se fosse uma chapa sólida, mas sem o peso. Já reparou que algumas parabólicas são feitas com tela metálica?

Uma boa referância para instalação móvel é http://www.k0bg.com/install.html

Agora, tudo isso que estou falando é para antenas de VHF, que era o problema original do Duda.

Para as maria-mole, não tem muito jeito não. O tamanho da antena complica tudo.

jrmotta
13/04/2011, 14:50
Motta, o plano terra tem que ter 1/4 do comprimento de onda na frequência de operação.

Sabe aquelas antenas base, tipo plano terra?
http://www.radiohaus.com.br/produtos/imagens/is.php?c=987_1&t=2 (http://www.radiohaus.com.br/produto.php?prod=987)
Essas varetas na base dela são os 4 radiais que compõem o plano terra.
Esse terra, é um terra de RF e não deve estar aterrado no sentido elétrico do termo. Ou seja, ele é ligado na malha do coaxial e só.

Talvez o próprio rack sirva como plano terra. Se a antena for instalada no centro, melhor ainda.

Pode ser que rua solução funcione. Só cuidado para não usar um metal diferente do metal do rack, senão vc pode ter um problema com corrosão eletrolítica e detonar o teu rack mais rápido.

Uma boa são aqueles racks que tem o fundo em chapa expandida ou tela metálica. Em termos de RF, funciona como se fosse uma chapa sólida, mas sem o peso. Já reparou que algumas parabólicas são feitas com tela metálica?

Uma boa referância para instalação móvel é http://www.k0bg.com/install.html

Agora, tudo isso que estou falando é para antenas de VHF, que era o problema original do Duda.

Para as maria-mole, não tem muito jeito não. O tamanho da antena complica tudo.

Paulo,

Obrigado pelas explicações e dicas.:concordo:

Já percebi que instalar rádio VHF no Troller é bem mais complicado do que eu imaginava.:parede:

Tive um Defender, que a carroceria é toda de alumínio, e a antena era instalada no suporte do estepe...Transmissão e recepção perfeitas.:dance:

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"

Flavio Junges Pereira
13/04/2011, 20:38
Olá Duda; tenho um Gurgel Carajás, e por conseguinte seu problema, com o radio PX. Instalei uma antena(maria mole), liguei no chassi com malha etc e tal, ficou uma merda. Só recebe, tá que nem pai de santo. Pesquisei e sei que tem solução, mas muito inviavel numa carroceria de fibra, num carajás. Acredito que se colocares neste bagajeiro e ele estiver aterrado no chassi,vais ter uma recepção boa e tambem a transmissão será boa. Tenho uma orientção de um tecnico que só fazia instalação de PX, e ele me assegurou que se tivesse uma base metalica na antena, quanto maior melhor, não adianta uma chapinha de aluminio, ou outro qualquer, tem que ser uma base grande (por isto o bagajeiro), vais poder ter um desempenho muito melhor do radio. Mas tem de experimentar!!! O meu tostão de contribuição já dei, faz a experiencia mede o ROE, só aí vais ter o veredicto. Usa esta base, se puder solda uma tela no fundodele, tipo (3cmx3cm = furo da tela), proteje o teto e aumenta o espelho. Boa sorte.

Flavio

dudarj
13/04/2011, 20:46
Pelo que tenho lido, a instalação do PX é diferente do PY, confere?

Quanto a minha instalação, estou instalando um parachoque traseiro com suporte de estepe. Tenho 2 opçoes, 1a é instalar no próprio PC, com uma antena Comet SSB5 ou instalar no suporte de estepe com uma antena Comet SSB0.

O corpo do rádio (icom IC-H208) será instalado na parte de trás do carro, com um cabo de antena RG-8X de 12'.
A frente do rádio ficará no painel e o Mike terá uma extensão com plug que ainda estou estudando onde colocar. Como é um plug bem pequeno, há várias opçoes de instalação.
Cheguei a comprar o console de teto, mas desisti e estou vendendo.

jrmotta
14/04/2011, 00:12
Pelo que tenho lido, a instalação do PX é diferente do PY, confere?

Quanto a minha instalação, estou instalando um parachoque traseiro com suporte de estepe. Tenho 2 opçoes, 1a é instalar no próprio PC, com uma antena Comet SSB5 ou instalar no suporte de estepe com uma antena Comet SSB0.

O corpo do rádio (icom IC-H208) será instalado na parte de trás do carro, com um cabo de antena RG-8X de 12'.
A frente do rádio ficará no painel e o Mike terá uma extensão com plug que ainda estou estudando onde colocar. Como é um plug bem pequeno, há várias opçoes de instalação.
Cheguei a comprar o console de teto, mas desisti e estou vendendo.

Duda,

Não sei se a instalação do PX é diferente, visto que, em ambos os casos, deve-se ter uma antena bem aterrada e com o um bom plano terra.

Neste caso, não há necessidade de fazer nenhum aterramento, uma vez que o suporte do estepe está ligado ao PC que está fixado no chassi.

Obrigado!

dudarj
14/04/2011, 19:57
Duda,

Não sei se a instalação do PX é diferente, visto que, em ambos os casos, deve-se ter uma antena bem aterrada e com o um bom plano terra.

Neste caso, não há necessidade de fazer nenhum aterramento, uma vez que o suporte do estepe está ligado ao PC que está fixado no chassi.

Obrigado!

Acho que não fui claro. Creio que a instalação de uma antena de PX seja diferente de um VHF no que diz respeito a instalação "ajustada". Pois o tamanho do cabo tem que estar dentro de uma medida calculada, o tamanho da antena tbm.

Sou leigo, e essas infos eu pesquei lendo um pouco sobre instalaçao de antena. Se alguém aqui com mais experiência pudesse me esclarecer essa diferença eu agradeço. abs!

pmarc
15/04/2011, 10:16
Duda,

Na verdade, é a mesmíssima coisa.

A única diferença avém do tamanho avantajado das antenas de PX, que inviabiliza muitas opções de montagem.

De vc der uma olhada no site do K0BG, que referenciei na mensagem que abre a página 3, verá uma monte de fotos mostrando detallhes.

Aterramento

O Motta está quase certo. O que faremos é melhorar a conexo elétrica entre esse elementos do carro.
O que faremos é criar uma sólida conexão para o neutro, efetivamente criando um terra elétrico compartilhado para todo o veículo. Conecte com malha grossa de cobre: os parachoques, chassis, bloco do motor, escapamento, carcaça da bomba injetora, radiador, e o negativo da bateria. Todos os demais equipamentos elétricos deverão ser ligados a esse neutro comum com ligações o mais curtas possível.

Preste atenção para usar uma placa fina de inox e pasta condutora entre a malha de cobre e os outros elementos do carro. Isso vai evitar corrosão eletrolítica. Desnecessário dizer que vc tem que raspar a tinta do local onde fará a conexão. Depois pinte por cima.

Plano Terra

Como lembrou o Flávio, para criar o plano terra, qualquer que seja o material, ele tem que ter pelo menos 1/4 do comprimento de onda na frequencia de trabalho. Logo se vê que não é possível fazer isso no PX.
Portanto, no PX, sempre estaremos com uma instalação ineficiente.

Com relação ao comprimento do cabo.
Esse é um engano comum.
O que acontece é o seguinte: se a Impedância da antena, no ponto de instalação, estiver próximo a 50Ohms (ROE 1:1), Tanto faz o tamanho do cabo.
No entanto, se a impedância estiver muito longe de 50 ohms (ROE > 2:1) aí você pode usar o cabo como se fosse um transformador de impedância. Mas eu não sei como calcular isso. Tem nos meus livros aqui.

Não esquente muito a sua cabeça. A maioria das antenas já vem bem ajustada de fábrica para 50ohms.

Vermeio
03/06/2011, 14:55
pessoal
uma pergunta pros entendidos ai... estou com um problema no meu PY. sempre que aperto o botão do ppt, da um estouro no modulo do som como uma interferencia... a antena esta instalada ao lado do vidro traseiro na metade de sua altura (fixado no mesmo parafuso do amortecedor do vidro) e o cabo passa pela borracha seguinda ate o console de teto pelo santo antonio.
ja testei trocando modulo, trocando o cd, trocando o Py, puxando o rca por fora do carro diretamente pro cd e diversos tipos de aterramento (para choque, chassis, no mesmo terra do modulo...), inclusive ligado direto no negativo da bateria.
o que notei é que quanto tiro a antena (desrosqueio da base) a interferencia para. minhas ultimas opções de teste é com outro cabo de antena imaginando que o meu poderia estar "quebrado" em algum ponto...
voces tem alguma dica?
os cabos de força do modulo e do py passam pelo mesmo local, isso pode causar interferencia?
agradeço qualquer dica.
um abraço
ps: minha antena é uma aquario 300C com cabo de 3,5 m e o radio um icom V8000

pmarc
04/06/2011, 17:52
Vermeio,

primeiro, verifique as ligações de terra de TUDO! inclusive da injetora, motor de arranque, alternador... TUDO.

Pela tua descrição não parece ser o cabo partido, mas já que estamos caçando um problema, não custa verificar.

Carro é fogo, não tem muitas opções pra ligar as coisas. Verifique se o módulo e o rádio estão sendo alimentados diretamente dos bornes da bateria, com cabos de diâmetro adequado para suas respectivas correntes.

O que acontece quando vc tira a antena do sistema e aperta o PTT, o rádio não vê a impedância certa na ponta da linha de transmissão e baixa a frequência até um nível seguro, que pode ser zero.
Seria legal se vc conseguisse com um colega radioamador uma carga fantasma para conectar na ponta do cabo, daí o rádio transmitiria a potência normal, e daria pra saber se é o rádio ou antena.
Pela tua descrição, o problema é interferência mesmo pela RF entrando no módulo pelos cabos.
Minha sugestão é instalar uns toróides de ferrite em TODOS os cabos que entram e saem do módulo. O pessoal que mexe com isso costuma usar o mix 77, ou 43 da Palomar Engineers.
O Google sabe muita coisa sobre esses "ferrite beads".

Vermeio
10/07/2011, 18:57
pelo jeito meu problema é no aterramento mesmo, mas nao da antena. muito componentes estavam ligados em um terra mal feito, muito fino. acabou por dar uma pane na ultima trilha e queimar um chicote do ratreador (estava ligado no mesmo terra)
a principio foi solucionado o problema. valeu pela força. um abraço

joaocarneirocunha
03/07/2012, 10:32
Bom dia, no final de 2010 fui aprovado na prova de radioamador e consegui meu indicativo PU5JCU, porem em seguida vendi meu Samurai que utilizava para trilha e abandonei o Radio. Essa semana acabei de instalar sozinho no Troller, coloquei a antena na dobradiça do estepe passando o fio pela boracha do vidro e o radio fixei atrás do console central.
O radio liguei diretamente na bateria (muito facil passar o fio no Troller) e para conseguir o aterramento na antena passei junto um fio de cobre 2mm acompanhando o fio da antena e engatei no suporte do banco.
Esta funcionando perfeitamente, nenhum ruido etc... minha dúvida é com relação ao aterramento, será que esta adequado, como saber se ficou bom?
Outra dúvida lendo esse topico é com relação ao negativo da bateria, esse seria o melhor "atarramento", pergunto pois se for está muito facil para ligar o aterramento da antena direto no negativo da bateria.

Abraços
Carneiro

pmarc
04/07/2012, 08:46
e para conseguir o aterramento na antena passei junto um fio de cobre 2mm acompanhando o fio da antena e engatei no suporte do banco.
Esta funcionando perfeitamente, nenhum ruido etc... minha dúvida é com relação ao aterramento, será que esta adequado, como saber se ficou bom?
Outra dúvida lendo esse topico é com relação ao negativo da bateria, esse seria o melhor "atarramento", pergunto pois se for está muito facil para ligar o aterramento da antena direto no negativo da bateria.

Carneiro,
para QUALQUER aterramento, o bom é curto e grosso. Ou seja, conexão curta com condutor de grande secção transversal.

Não é correto conectar o terra da antena no massa da bateria, pois um é terra de RF e outro DC.

joaocarneirocunha
05/07/2012, 12:14
Obrigado pela ajuda.

Murillus
21/09/2012, 17:49
Melhora BASTANTE nos troller o uso de uma chapa de aço (metal) na base da antena, acompanhando o aerofolio... ou se usar bagageiro, fixar a antena nele...

pmarc
24/09/2012, 13:08
Melhora BASTANTE nos troller o uso de uma chapa de aço (metal) na base da antena, acompanhando o aerofolio... ou se usar bagageiro, fixar a antena nele...

Como tenho comentado, essa melhor qua você comenta é justamente pela atuação desse metal como "plano terra" para o monopolo vertical da antena. Idealmente, esse plano metálico deve se extender por pelos menos 1/4 do comprimento de onda ao redor da base da antena.

rub
01/10/2012, 21:07
Carneiro,
para QUALQUER aterramento, o bom é curto e grosso. Ou seja, conexão curta com condutor de grande secção transversal.

Não é correto conectar o terra da antena no massa da bateria, pois um é terra de RF e outro DC.

Paulo, boa noite! Você poderia me ajudar?

Estou com o mesmo problema. Instalei a antena no bagageiro do Troller e a recepção ficou ruim e a transmissão péssima.

Para eliminar as dúvidas e ao mesmo tempo melhorar a TX e RX, como seria o aterramento RF e DC?

O que eu pretendo fazer para o RF, por favor me corrija se eu estiver errado:
- Tenho um fio de cobre de 10 mm de diâmetro que pretendo conectar o bagageiro (base da antena) até o chassi
- Parafusar um pedação de chapa (inox) no bagageiro 100 x 100 mm

Já para o DC, conetar um cabo podendo ser o de cobre acima no negativo da bateria.

Desde já agradeço pela ajuda,

Rubens

Murillus
02/10/2012, 17:55
O que eu pretendo fazer para o RF, por favor me corrija se eu estiver errado: - Tenho um fio de cobre de 10 mm de diâmetro que pretendo conectar o bagageiro (base da antena) até o chassi - Parafusar um pedação de chapa (inox) no bagageiro 100 x 100 mm Já para o DC, conetar um cabo podendo ser o de cobre acima no negativo da bateria. Rubens, Troller tem um grande problema de aterramento... basta deixar o bichao encostado, que da pane geral... mas na verdade era de se esperar isso mesmo... é uma caixa de fibra de vidro sobre rodas... isola tudo... mas voltando ao topico, os amigos que tentaram aterrar a antena e o radio, nao conseguiram bons resultados, nem mesmo fixando a antena nos parachoques... o que melhorou foi o uso de chapas de metal...

rub
02/10/2012, 20:05
Murillus,

Você por acaso tem alguma foto de como é instalada a chapa de metal no bagageiro do Troller para conseguir um aterramento melhor para o RF?
Para evitar corrosão, posso usar uma chapa de inox?

Abs,

Rubens

pmarc
03/10/2012, 22:03
Para eliminar as dúvidas e ao mesmo tempo melhorar a TX e RX, como seria o aterramento RF e DC?

O que eu pretendo fazer para o RF, por favor me corrija se eu estiver errado:
- Tenho um fio de cobre de 10 mm de diâmetro que pretendo conectar o bagageiro (base da antena) até o chassi
- Parafusar um pedação de chapa (inox) no bagageiro 100 x 100 mm

Pois é.

Isso aí que você está fazendo é um terra DC. Pra ficar melhor, ligue tudo, incluindo chassis, suspensão e transmissão, com fita de cobre ou malha grossa de cobre. Só que se vc ligar a base da antena ao chassis, vai ferrar tudo.

Um Fio de cobre de 10mm de diâmetro é uma barra rígida!!! acho que você se enganou na hora de escrever.

Para RF você precisa de um plano-terra para a antena vertical 1/4 de onda. Neste caso, acho que até uma folha de alumínio, com 1/4 do comprimento de onda, sobre cujo centro você vai colocar a antena, conectando esta folha ao "massa" da antena. Este plano-terra deve ficar eletricamente isolado do resto do sistema. A única conexão que haverá para o plano-terra será através da malha do coaxial até o chassis do rádio e para o massa do sistema elétrico inteiro.

Como eu não tenho Troller e nem nunca testei com ninguém, não tenho idéia se funciona direito. Pode ser que ainda falte quantidade de metal no Bugão para funcionar. Neste caso, a melhor solução é HT mesmo ou Talkabout.

rub
04/10/2012, 20:43
Paulo,

Obrigado pela instruções e esclarecimentos.
Pergunta: A antena, está instalada no bagageiro do Troller que não tem nenhuma ligação com o chassi (negativo da bateria), você saberia informar se é viável conectar este bagageiro ao negativo da bateria ou ao chassi do veículo?

Abs,

Rubens

pmarc
05/10/2012, 11:02
Pergunta: A antena, está instalada no bagageiro do Troller que não tem nenhuma ligação com o chassi (negativo da bateria), você saberia informar se é viável conectar este bagageiro ao negativo da bateria ou ao chassi do veículo?

Em rádio, todas as conexões DC devem ser as mais curtas possíveis. Como no Troller essa ligação será longa, o melhor é deixá-la flutuante (isolada), mas melhorar a qualidade dela como plano-terra.
Para isso, você pode usar desde tela de galinheiro até chapa expandida, de preferência certalizando a base da antena sobre um raio mínimo de 1/4 de comprimento de onda. Mas, tem que ser garantido o melhor contato elétrico possível.

jrmotta
05/10/2012, 11:36
Em rádio, todas as conexões DC devem ser as mais curtas possíveis. Como no Troller essa ligação será longa, o melhor é deixá-la flutuante (isolada), mas melhorar a qualidade dela como plano-terra.
Para isso, você pode usar desde tela de galinheiro até chapa expandida, de preferência certalizando a base da antena sobre um raio mínimo de 1/4 de comprimento de onda. Mas, tem que ser garantido o melhor contato elétrico possível.

Paulo,
Desculpe a minha ignorância, mas como se calcula o tamanho dessa chapa?
Obrigado,
João Ricardo.

rub
05/10/2012, 20:13
Só que se vc ligar a base da antena ao chassis, vai ferrar tudo.

Para RF você precisa de um plano-terra para a antena vertical 1/4 de onda.

A única conexão que haverá para o plano-terra será através da malha do coaxial até o chassis do rádio e para o massa do sistema elétrico inteiro.

Paulo,

Surgiu mais algumas dúvidas, você poderia me ajudar nas respostas?

A base da antena (suporte da antena), onde tem o conector fêmea para conexão da antena está ligada ao massa do carro, ou está isolada?

Você poderia verificar se o calculo abaixo para o plano terra está certo (considerando 4 radiais)?
(300.000 x 146 mhz)/4 = 513.69 mm cada radial
Neste caso o tamanho da chapa seria de 1027 mm, com a antena centralizada, sem ter contato com o negativo/massa do carro e também sem ter contato com elemento vertical.

A malha do cabo coaxial, através do conector PL 259, tem alguma ligação com o negativo/massa do carro?

Abs,

Rubens

pmarc
06/10/2012, 18:26
Rubens, Troller tem um grande problema de aterramento... basta deixar o bichao encostado, que da pane geral... mas na verdade era de se esperar isso mesmo... é uma caixa de fibra de vidro sobre rodas... isola tudo... mas voltando ao topico, os amigos que tentaram aterrar a antena e o radio, nao conseguiram bons resultados, nem mesmo fixando a antena nos parachoques... o que melhorou foi o uso de chapas de metal...

Então Murillus,

A chapa de metal vai funcionar como plano terra. Tem a ver com o tamanho em relação ao comprimento de onda, coisa que o pára-choques não resolve.

Pára-choques resolve só como terra DC.

É isso que estou tentando esclarecer há meses....

pmarc
07/10/2012, 15:27
Desculpe a minha ignorância, mas como se calcula o tamanho dessa chapa?

Do jeitinho que o Rubens calculou:

Você poderia verificar se o calculo abaixo para o plano terra está certo (considerando 4 radiais)?
(300.000 x 146 mhz)/4 = 513.69 mm cada radial

Na verdade esse seria 1/4 do comprimento de onda, ou o comprimento de cada radial, independente de quantos radiais você vai usar.

Dá pra fazer uns ajustes na conta, dependendo da forma e material do radial, mas basicamente é isso.
Outra opção é ajustar na hora, mas pra isso precisa de um analizador de antena, que é bem mais do que simplesmente "medir estacionária (ROE)".

A base da antena (suporte da antena), onde tem o conector fêmea para conexão da antena está ligada ao massa do carro, ou está isolada?

Neste caso o tamanho da chapa seria de 1027 mm, com a antena centralizada, sem ter contato com o negativo/massa do carro e também sem ter contato com elemento vertical.

A malha do cabo coaxial, através do conector PL 259, tem alguma ligação com o negativo/massa do carro?

As três perguntas recebem a mesma resposta.

Num carro normal (de lata), o teto (ou capô do motor) funcionam como plano-terra para a antena monopolo vertical.
Lembre-se que a lataria está toda isolada do solo.

No caso do Troller (ou outros carros de fibra) não existe material condutor que possa servir como plano-terra. Por isso estamos falando em chapa ou radiais. É quase como se a gente fosse montar essa antena diretamente sobre o solo, que é isolante para RF.

O que fazemos então é prover uma superfície sobre a qual a energia gerada pelo monopolo possa "refletir" e irradiar.

Então, num carro normal a carcaça do rádio, a lataria e a base da antena estão todos sobre o mesmo potencial DC. Ao mesmo tempo a lataria funciona como plano-terra. Veja que são duas coisas distintas.

No caso Troller, a situação é bem mais precária, pois o sistema estará cheio de partes não interligadas.
Para começar, vamos tentar a coisa mais simples: instala a antena no centro da chapa, mantendo 1/4 de onda para cada lado. Ligue a carcaça do conector (que está ligada a malha do cabo) nesta chapa.

Se ainda assim não der certo, vamos ter que transformar a carcaça do Troller numa gaiola de Faraday para 146MHz.
Isso vai dar um trabalhão do cacete.

Diga se fui claro.

rub
07/10/2012, 21:14
No caso Troller, a situação é bem mais precária, pois o sistema estará cheio de partes não interligadas.
Para começar, vamos tentar a coisa mais simples: instala a antena no centro da chapa, mantendo 1/4 de onda para cada lado. Ligue a carcaça do conector (que está ligada a malha do cabo) nesta chapa.

Paulo,

Obrigado pela explicação, porém ficou mais uma dúvida. Você poderia me ajudar na interpretação?

Dúvida: A carcaça do conector está conectada ao malha do cabo, que por sua vez está no terra DC via negativo (-12 VDC) do rádio, se este meu entendimento estiver correto, ligando a chapa neste conector teremos mais um terra DV e não um plano terra.
Está certo este raciocínio?

Abraços,

Rubens

pmarc
08/10/2012, 21:12
Dúvida: A carcaça do conector está conectada ao malha do cabo, que por sua vez está no terra DC via negativo (-12 VDC) do rádio, se este meu entendimento estiver correto, ligando a chapa neste conector teremos mais um terra DV e não um plano terra.
Está certo este raciocínio?

Resposta curta: Não!

Resposta nem tão curta: No segundo caso, você esqueceu que ao chegar na antena, o sinal elétrico se transforma em ondas de rádio. São elas que enxergam o plano-terra como se fosse um "espelho".
No entanto, se você for com um multímetro, essa chapa estará rigorosamente (salvo fugas e tal) no mesmo potencial que o massa da bateria.
Essa é a dificuldade de pensar simultaneamente em DC e RF.

Complementando respostas anteriores: Os mais expertos (expert, em português, é experto) que eu, dão conta que uma boa ligação num veículo diesel inclui a ligação do bloco do motor, alternador e carcaça da bomba. Ligar tudo isso mais a transmissão, suspensão e escapamento. Quem tem carro de "lata", ligar todas as partes móveis (portas, capô, etc) no monobloco e este no chassis.
Quem anda em lugar muito seco, pode incluir um cabo solto, pendurado por baixo do carro, para dissipar a estática.

Lembrando: Sempre expor o metal e usar fita de cobre larga ou malha de cobre. Garantir a melhor conexão mecânica e elétrica possível. Se os metais forem diferentes, usar uma pequena chapa de INOX para reduzir a corrosão eletroquímica, colocada entre os dois metais. Segundo pesquisei, tem quer ser INOX mesmo.

rub
08/10/2012, 22:08
Paulo,

Obrigado pela aula.
Agora não resta mais dúvida nos conceitos de DC e RF.

Abraço,

Rubens

beetle
09/10/2012, 07:44
Caros Experts, tenho de confessar q sou completamente leigo quando se fala de PY e quanto mais eu leio os posts deste tópico, mais confuso fico.
De forma simples e objetiva, qual a mais prática e melhor instalação que dá pra fazer no Troller. Já comprei meu bugão com o PY instalado, porém a transmisão dele não atinge mais q poucos Km's.
Tenho instalado um PY Yaesu FT1900 com uma antena Aquarius (de uns 50cm) instalada no parachoque traseiro. Tem como melhorar isto?

rub
09/10/2012, 18:51
Caros Experts, tenho de confessar q sou completamente leigo quando se fala de PY e quanto mais eu leio os posts deste tópico, mais confuso fico.
De forma simples e objetiva, qual a mais prática e melhor instalação que dá pra fazer no Troller. Já comprei meu bugão com o PY instalado, porém a transmisão dele não atinge mais q poucos Km's.
Tenho instalado um PY Yaesu FT1900 com uma antena Aquarius (de uns 50cm) instalada no parachoque traseiro. Tem como melhorar isto?

Beetle,

Também estou tentando melhorar a transmissão do PY do meu Troller. É isso que está acontecendo comigo. A transmissão não atinge mais que alguns kms e a recepção também não está boa. Tudo indica ser o plano terra, conforme discutido neste tópico.

Tenho amigos que instalaram as antenas no parachoque, no suporte do estepe e que também ficou com este problema.
Vou atuar agora no plano terra.

Se alguém tiver outras dicas, ficaremos agradecidos.

Abs,

Rubens

jrmotta
09/10/2012, 20:26

Beetle,

Para começar, troque a sua antena por uma maior (Aquário | Antena Móvel 5/8 com Mola VHF 2 Metros (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=44) ou Aquário | Antena Móvel 5/8 VHF 2 Metros (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=45)). A sua antena é muito curta para ficar no parachoque. Para suprir à demanda do meu Yaesu FT 2900 tenho uma M-400C instalada no parachoque traseiro do meu Troller e não tenho muito o que reclamar. Pode melhorar? Com certeza, desde que cumpra todas as necessidades que o Paulo já explicou por aqui. Mas, por enquanto, me atende muito bem.

pmarc
09/10/2012, 22:57
Beetle,

Para começar, troque a sua antena por uma maior (Aquário | Antena Móvel 5/8 com Mola VHF 2 Metros (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=44) ou Aquário | Antena Móvel 5/8 VHF 2 Metros (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=45)). A sua antena é muito curta para ficar no parachoque. Para suprir à demanda do meu Yaesu FT 2900 tenho uma M-400C instalada no parachoque traseiro do meu Troller e não tenho muito o que reclamar. Pode melhorar? Com certeza, desde que cumpra todas as necessidades que o Paulo já explicou por aqui. Mas, por enquanto, me atende muito bem.

Bom... sem ter um bugão na garagem, fica difícil avaliar. A solução do Motta parece a mais eficiente no quesito orçamentário/gambiarrístico.
O problema da minha solução é que é muito trabalhosa.
Como eu não tenho Troller, não tenho como avaliar se não seria o caso de trocar de carro.

Pra mim, que sou radioamador muito antes de saber dirigir, o rádio é primordial. Aliás o jipe é (ou será) a minha estação móvel.

jrmotta
10/10/2012, 09:45
Bom... sem ter um bugão na garagem, fica difícil avaliar. A solução do Motta parece a mais eficiente no quesito orçamentário/gambiarrístico.
O problema da minha solução é que é muito trabalhosa.
Como eu não tenho Troller, não tenho como avaliar se não seria o caso de trocar de carro.

Pra mim, que sou radioamador muito antes de saber dirigir, o rádio é primordial. Aliás o jipe é (ou será) a minha estação móvel.

Paulo,

Não entendi porque vc chamou a minha sugestão de "solução gambiarrística". Eu tenho um Troller na minha garagem, já testei com uma antena pequena e, atualmente, uso a que citei acima. A diferença é MUITO grande.

Para quem é radioamador como vc e vive na frente de um rário, talvez, essa não seja a solução ideal, mas para mim que também sou radioamador mas não pretendo ficar falando com o "outro lado" do mundo, esta alternativa me satisfaz muito bem.

João Ricardo
PU¹JRM.

Murillus
10/10/2012, 17:45
troller é troller... soluções são "unicas"... muita fibra e pouco metal... o negocio é adaptar mesmo...

pmarc
10/10/2012, 23:06
Paulo,

Não entendi porque vc chamou a minha sugestão de "solução gambiarrística". Eu tenho um Troller na minha garagem, já testei com uma antena pequena e, atualmente, uso a que citei acima. A diferença é MUITO grande.

Ao contrário, João.... Gambiarra é a minha solução, são tantas coisinhas que tem que ser mexidas que é impossível acertar de primeira.
A tua é muito mais simples. Pode até não ser a solução ótima, mas, como dizem: "o ótimo é inimigo do bom"

Desculpe se me expressei mal.

Para quem é radioamador como vc e vive na frente de um rário, talvez, essa não seja a solução ideal, mas para mim que também sou radioamador mas não pretendo ficar falando com o "outro lado" do mundo, esta alternativa me satisfaz muito bem.

Haha, quem dera eu passar tanto tempo na frente do rádio como vc acha.... Acho que eu gosto mais de estudar sobre rádio do que ficar no rádio mesmo.

Como comentou o Murillus, para quem pretende fazer do carro uma estação de radioamador (meu caso) a escolha do carro é crucial, simplifica muito tudo...

jrmotta
10/10/2012, 23:15
Ao contrário, João.... Gambiarra é a minha solução, são tantas coisinhas que tem que ser mexidas que é impossível acertar de primeira.
A tua é muito mais simples. Pode até não ser a solução ótima, mas, como dizem: "o ótimo é inimigo do bom"

Desculpe se me expressei mal.

Haha, quem dera eu passar tanto tempo na frente do rádio como vc acha.... Acho que eu gosto mais de estudar sobre rádio do que ficar no rádio mesmo.

Como comentou o Murillus, para quem pretende fazer do carro uma estação de radioamador (meu caso) a escolha do carro é crucial, simplifica muito tudo...

Está tranquilo, Paulo!
Desculpe, mas acho que também me expressei mal. Afirmei que vc é um radioamador, mas não quis dizer que vc tem tempo para ficar na frente de um rádio o dia inteiro. Mas, sabemos muito bem, que tem gente assim. É só atracar uma repetidora com uma certa frequência que a gente descobre rapidinho.

Abs,
João Ricardo.

beetle
11/10/2012, 09:27
Legal pessoal, vou tomar esta atitude e comprar uma antena maior. Alguem tem uma recomendação de qual comprar?
Brigadaum

jrmotta
11/10/2012, 15:18
Legal pessoal, vou tomar esta atitude e comprar uma antena maior. Alguem tem uma recomendação de qual comprar?
Brigadaum

Eu uso esta Aquário | Antena Móvel 5/8 VHF 2 Metros (http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=45)

Murillus
11/10/2012, 15:54
tb gosto da M400C... antena 5/8 de onda para Rádio VHF... a vantagem dela que é articulada na base, o que possibilita entrada nas garagens e nos shoppings...

pmarc
11/10/2012, 22:03
tb gosto da M400C... antena 5/8 de onda para Rádio VHF... a vantagem dela que é articulada na base, o que possibilita entrada nas garagens e nos shoppings...

Opa, Isso É MUITO importante.

Eu comprei antenas novas há 1 ano e meio e ainda não montei pq não são articuladas e não vão passar pelo portão da garagem.
Pior, são com base NMO, que quase ninguém conhece nesta terra.

rub
15/10/2012, 23:22
Paulo,

Encontrei do fabricante Nagoya o plano terra pronto para ser acoplado na antena.
Você poderia informar se o conceito é este e se pelo conceito faz a função do que preciso para instalar o plano terra no bagageiro de teto do Troller?

Ground Plan para Antena Móvel RE-02
Ground Plan para Antena Móvel RE-02 - Radiocom (http://radiocomtoledo.com/antenas-base/399-ground-plan-para-antena-movel-re-02.html)

Você saberia infomrar como é o calculo do plano terra para antenas de 5/8 de onda?

Segue no link abaixo o cálculo já preparado para determinação do plano terra de 1/4 de onda
Amateur Quarter Wave Ground Plane Antenna Calculator (http://www.csgnetwork.com/antennagpcalc.html)

Abs,

Rubens

Murillus
16/10/2012, 17:52
Rubens,

Somente encontrei informações para aplicacao em antenas de bases fixas... veja o texto e o desenho esquematico em http://www.steelbras.com.br/manuais/21-ap0162-jul2012.pdf ... Uma antena Ground-Plane consiste de um radiador vertical o qual é isolado dos quatros radiais que formam a terra artificial e que são colocados na horizontal. ( separados uns dos outros por 90º). Como a antena Ground-Plane tem uma terra artificial feita com 4 radiais, a altura acima da terra tem pouco efeito neste tipo de antena, mas deve ser colocada pelo menos a 1/2 comprimento de onda acima da terra. A fórmula standard dando o resultado em metros é = 71,3232 divididos pela freqüência em Mhz. Pode-se usar fio de cobre grosso para fazer o elemento Vertical e os 4 Radiais . Os radiais devem ser soldados ao conector SO-239, conforme mostra o desenho, assim como o elemento Vertical (http://www.radiodx.qsl.br/plano_terra_vhf.htm)...

rub
16/10/2012, 19:58
Olá Murillus,

Obrigado pela informação. O site da steelbras está com erro no servidor, vou tentar mais tarde.
Tenho que fazer o radio do Troller funcionar e o problema está neste plano terra.

Obs.: Enviei para você uma MP sobre repetidoras.

Abs,

Rubens

pmarc
16/10/2012, 21:53
Paulo,

Encontrei do fabricante Nagoya o plano terra pronto para ser acoplado na antena.
Você poderia informar se o conceito é este e se pelo conceito faz a função do que preciso para instalar o plano terra no bagageiro de teto do Troller?

Ground Plan para Antena Móvel RE-02
Ground Plan para Antena Móvel RE-02 - Radiocom (http://radiocomtoledo.com/antenas-base/399-ground-plan-para-antena-movel-re-02.html)

Cara, não estou conseguindo acessar o site.

Mas, no caso de um carro, o plano terra é a própria lataria. No caso do bagageiro do troller, se o espaçamento entre as barras for menos que 1/4 de onda, pode ser que funcione. A gente poderia tentar modelar ou testar e ver o que acontece.

O problema é que agora eu estou cheio de trabalho do mestrado e viajo a trabalho logo mais. Além de não ter experiência em modelagem de antenas.

Você saberia infomrar como é o calculo do plano terra para antenas de 5/8 de onda?

O raio do plano-terra é exatamente 1/4 do comprimento de onda. Sempre.
Pode usar esse aí mesmo:

Segue no link abaixo o cálculo já preparado para determinação do plano terra de 1/4 de onda
Amateur Quarter Wave Ground Plane Antenna Calculator (http://www.csgnetwork.com/antennagpcalc.html)

pmarc
16/10/2012, 21:59
Rubens,

Somente encontrei informações para aplicacao em antenas de bases fixas... veja o texto e o desenho esquematico em http://www.steelbras.com.br/manuais/21-ap0162-jul2012.pdf ... Uma antena Ground-Plane consiste de um radiador vertical o qual é isolado dos quatros radiais que formam a terra artificial e que são colocados na horizontal.

Murillus, um plano terra é qualquer superfície condutora colocada abaixo de um monopolo vertical. Podem ser de 1 a infinitos radiais (círculo).

Um monopolo vertical com plano terra pode ser posicionado a qualquer altura relativa ao solo. O que acontece é que o ângulo de irradiação muda.
Quando você monta ela alta (acima de 1/4 de onda), o ângulo de irradiação é bem baixo e ela se comporta quase como isotrópica. Quanto maior for o ganho da antena nesta situação, menos energia ela irradia para cima, o que é bom, pois o VHF fura a ionosfera e vai direto para o espaço.

Quando montamos a antena perto do solo, ela irradia com um ângulo um pouco maior, isso é interessante para os radioamadores que trabalham nas bandas baixas (40, 80 e 160 metros) pois esta condição é mais favorável para a propagação DX e também funciona como um seletor de ruído, já que a maior parte do ruído elétrico é polarizado horizontalmente.

rsc
16/01/2013, 12:11
estou querendo estalar o px no meu troller.
comprei um ysesu ft-8900, lendo as informações no fórum vi que o troller não é o melhor veiculo para a instalação de radios.
eu sei que tenho que fazer o pano terra mas como quero colocar uma antena de 1,5m acho que não rola colocar no teto pois o uso seria inviável em trilhas. colocar no pc traseiro eu nao teria o plano terra.
e se eu colocar ao lado do snorkel?? poderia colocar uma malha no capo ai nao formaria um bom plano terra??

esta é a antena que eu quero compra para ter um bom ganho.
Antena Dual Band Vhf / Uhf Móvel Nagoya Lançamento - R$ 239,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458574964-antena-dual-band-vhf-uhf-movel-nagoya-lancamento-_JM)

Carlos Manoel
12/02/2013, 12:39

Obrigado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde amigo, realmente tem que ter um bom aterramento, procure puxar um fio do chassi. Abraços !!

GPBarbosa
14/02/2013, 20:21
Pessoal se me permitem o off topic a minha pergunta é com relação aos cabos.
como vcs tem feito para as antenas que estão no parachoque traseiro?
passando pela porta mesmo? Fica bom? Entra água?

obrigado

Murillus
15/02/2013, 17:04
como vcs tem feito para as antenas que estão no parachoque traseiro?
passando pela porta mesmo? Fica bom? Entra água?

Colocando a antena no parachoque, voce tem duas opções muito boas para a passagens da fiacao e uma outra mais ou menos...

A melhor, porem mais trabalhosa, é usar a passagem da fiação original por baixo da viatura, que devera ficar entrando na frente pela caixa de passagem, sem furacao e sem ganbiarras, fica muito bom... Quase ninguem faz isso por ser trabalhosa de fazer pois voce tera que se meter embaixo da viatura e etc e tal...

A segunda melhor opção é passar a fiacao por baixo da viatura ate o suspiro que fica no local do onde esta o macaco (embaixo do banco trazeiro no troller 2005) isolando tudo depois com silicone e dai seguir por dentro do carro... nao sei como esta no troller 3.2...

Outra opcao muito boa porem sem garantias de vedação é usar a junção do vidro trazeiro com a tampa do porta malas pelo lado direito (lado das dobradiças do porta mala), mas certamente ira entrar agua se submergir o trolller a este nivel...

No meu caso, eu preferi colocar minha antena no teto do troller, assim garanto maior altura pra ela e tb diminui a interferencia da fibra... Acho que seria uma boa opção pra voce, bem melhor pra um troller novo: passa a fiacao pela borracha de vedacao do vidro, sem furacao, aplica silicone pra garantir... Depoios puxa a fiacao pelo teto ate a frente do carro, descendo pela coluna do parabrisas ate o radio... fica show... ou puxa a fiação pelo assoalho ate o radio...

GPBarbosa
15/02/2013, 18:49
Murillus, muito obrigado pela resposta, eu não tinha pensado nas duas primeiras opções q vc comentou.
com relação a ultima eu achei bem interessante também eu até estava pensando em aproveitar e instalar uma antena para o som, pq a interna q coloquei está uma M a recepção não está legal.

mas fiquei na duvida de como vc fixou a antena qual é o comprimento? Vc esta utilizando PY? Pode postar uma foto?

Desculpe tantas perguntas...
Mas aproveitando a ajuda...:cool:

abraço...

Murillus
15/02/2013, 19:41
mas fiquei na duvida de como vc fixou a antena qual é o comprimento? Vc esta utilizando PY? Pode postar uma foto?

Uso VHF de 2 metros... 144 a 148 MHz...

M400C... antena 5/8 de onda para Rádio VHF...
a vantagem dela que é articulada na base, o que possibilita entrada nas garagens e nos shoppings...

Tem umas antenas da NAGOYA que sao muito melhores que esta da aquarios inclusive com maior ganho de potencia...

Murillus
17/02/2013, 15:10
Pode postar uma foto?

ai esta as fotos da tracker

395536395537395538395539

e as fotos do troller

395544395543395542395541395540
395545

espero que ajudem...

jeep2000
24/02/2013, 23:57
estou querendo estalar o px no meu troller.
comprei um ysesu ft-8900, lendo as informações no fórum vi que o troller não é o melhor veiculo para a instalação de radios.
eu sei que tenho que fazer o pano terra mas como quero colocar uma antena de 1,5m acho que não rola colocar no teto pois o uso seria inviável em trilhas. colocar no pc traseiro eu nao teria o plano terra.
e se eu colocar ao lado do snorkel?? poderia colocar uma malha no capo ai nao formaria um bom plano terra??

esta é a antena que eu quero compra para ter um bom ganho.
Antena Dual Band Vhf / Uhf Móvel Nagoya Lançamento - R$ 239,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458574964-antena-dual-band-vhf-uhf-movel-nagoya-lancamento-_JM)

Tá certo que o Troller é todo de pRástico, mas está um pouco exagerada essa preocupação com o Plano de Terra nas antenas móveis. Tenho minhas dúvidas do benefício prático que isso traria, ainda mais se for comunicação carro-carro na trilha ou na estrada.

Mas a título de teste, não é preciso muita ciencia para fazer um Plano de Terra.
Basta cortar um disco de lata de 8" a 10", colocar no conector antes da antena e rosquear a antena por cima.

Nunca vi plano de terra com 4 radiais fazer efeito. Funciona na teoria, mas na prática não faz diferença nenhuma.

Minha primeira opção seria uma antena de 1/4 colocada o mais próximo possível do teto, seja com uma base magnética ou com um suporte de calha.
Se a melhor opção for instalar no para-choque, a antena de 1,50m talvez seja a melhor opção, pois apesar de perder o ganho de Tx/Rx para o lado da carroceria, ela pode igualar o rendimento de uma antena menor instalada no teto.

PP5GAS
03/03/2013, 19:52
Uso antena de 1/4 no teto por considerar o melhor local de rendimento, embora nas trilhas ela acabe enroscando na vegetação.

RENATO-RO
31/05/2013, 12:48
Bom dia,sei que o post aqui ja faz um tempo,mas estou instalando duas antenas no meu t-4 2009 segue a lista de equipamentos que usarei na minha humilde estaçao móvel:

Um radio yaesu ft-857d

uma antena asm zamin para 400w (antena para a banda dos 40 metros)

um amplificador bilinear abl-800 que vai de 1.8 a 30 mhz

cabo rg-58 96% de blindagem

OBS
vale ressaltar que sou radioamador

depois posto aqui o resultado disso tudo...

Abraço a todos

mark_4x4
31/05/2013, 13:10
Bom dia,sei que o post aqui ja faz um tempo,mas estou instalando duas antenas no meu t-4 2009 segue a lista de equipamentos que usarei na minha humilde estaçao móvel:

Um radio yaesu ft-857d

uma antena asm zamin para 400w (antena para a banda dos 40 metros)

um amplificador bilinear abl-800 que vai de 1.8 a 30 mhz

cabo rg-58 96% de blindagem

OBS
vale ressaltar que sou radioamador

depois posto aqui o resultado disso tudo...

Abraço a todos

Parabens pelas aquisições, vais ficar com uma excelente estação móvel, só tome cuidado com a ROE fora da faixa de sintonia da antena pois com a potência elevada da abl pode queimar o tanque final da mesma fácil. Boa sorte !!!

RENATO-RO
02/06/2013, 15:28
Boa tarde,isso é verdade mas eu tenho um medidor muito exigente por aqui. Rsrsrsrs
eu vou zerar a estacionária dela,to pensando em por uma chave de antena para poder usar a mesma antena com a linear e com o acoplador,apenas com um toque na chave seletora,acho que pode dar certo,tive trocando umas ideias com um amigo que vive de intalaçao de radios e ele disse que da certo,vamos ver o que vai sair....

Acho que vai ficar uma estaçao móvel razoável...

Abraço e até mais

adrianoquatro
02/06/2013, 20:46
Qual acoplador você está usando?

RENATO-RO
03/06/2013, 11:35
Bom dia eu ainda vou instalar um atu-5 da teico,na base eu ja usei e é excelente

RENATO-RO
07/06/2013, 22:22
Eu to com um grande problema para instalar meu radio(yaesu ft-857) e minha linear no meu troller,depois de tudo pronto,deu pane, acende todas as luzes do painel de instrumento inclusive o pisca externo, quando se fala no radio,com a ABL-800 chega a cortar o funcionamento do motor

já verifiquei o aterramento,só não acende as luzes quando eu coloco a carga fantasma no lugar da anten.

Acho o aterramento do troller muito deficiente,a estacionaria da antena não dava zerada de jeito nenhum.

A estacionária ficava baixa,até aceitavel,mas não resolvia o problema

alguém tem uma ideia?

Já passaram por algo parecido?

Ja vi comentários de que tem que fazer um plano terra,como se fosse uma dipolo base,e outras coisas mais

Será que alguem tem idéia????

adrianoquatro
08/06/2013, 00:53
Que bizarro. Puxou o negativo e positivo direto da bateria? Aterrou a antena (alguns dizem não ser necessário, mas vai que é isso). Verificou se a antena está ok? Já tive uma antena em curto, não dava pane, mas não tinha ganho algum. Tente não passar pelo acoplador, talvez ele esteja dando algum retorno.

RENATO-RO
08/06/2013, 19:20
Adriano,beleza?

Então eu já tentei de tudo que você pensar

já aterrei a antena

mudei a antena de lugar

puxei fio direto da bateria pra aterrar a antena

o acoplador eu nem instalei pq ele já fez isso tudo só com a antena imagina se eu tivesse colocado

troquei antena pra ver se era a antena

passei um cabo por fora do carro pra ver se dava algum resultado

até cabo rg 213 com 100% de blindagem eu usei

a minha última tentativa é refazer todo,isso mesmo todo aterramento do carro

vou triplicar o aterramento

porque não sei se você já percebeu,mas o aterramento que o troller tem vem só da bateria para uma barra de cano dentro do painel do carro.

E tem outro que vai do chassis no motor,que esse só serve pro motor e mais nada

eu fico louco da vida de saber que uma fábrica,faz uma porcaria dessa mesmo sabendo qual é a aplicação do veículo.

Um eletricista amigo meu disse que o aterramento que o carro tem é uma vergonha,só serve pra funcionar o carro e muito mal,e mais disse ainda que não sabe como ainda aceita sistemas de som alem do original.

Resumindo compramos um carro que custa o olho da cara,e o danado ainda precisa de acertos...

adrianoquatro
09/06/2013, 11:50
A alimentação do radio também puxou direto da bateria? Isso está parecendo retorno.

RENATO-RO
09/06/2013, 18:57
CARA PUXEI SIM,MAS AINDA ACHO QUE A BATERIA NÃO DEVE ESTAR DANDO CONTA DE FAZER ATERRAMENTO PRO CARRO TODO

AS DUAS ULTIMAS TENTATIVAS SÃO,MELHORAR O ATERRAMENTO E SE POSSIVEL TROCAR A BATERIA,E CRIAR UM PLANO TERRA USANDO UM CABO DE 16mm,COMO SE FOSSE UMA DIPOLO PARA BASE,ACHO QUE ASSIM CONSIGO SERAR 100% A ESTACIONARIA QUE COMO EU DISSE ANTES FICAVA ÓTIMA MAS NUNCA DAVA ZERADA.

mark_4x4
09/06/2013, 20:49
Olha Renato ta parecendo problema de aterramento mesmo e aliado a potencia do abl prejudica ainda mais, esse linear não tem uma filtragem eletrônica muito boa, sendo assim ela larga interferência pra todo lado, e como vc bem comentou influencia até na eletrônica do motor. Uma coisa boa seria vc usar somente o rádio, o 857 com 100w já da pra falar muito bem, já fiz vários contatos com estações móveis somente com 100w ou até menos, e outra seria o uso do plano de terra para a antena, se for usar para 40m um bom pedaço de fio fixado de alguma forma em volta da carroceria e no chassis do carro poderia ajudar, é tentar e ver no que da. boa sorte

RENATO-RO
09/06/2013, 21:42
MARK,EU VOU FAZER O CÁLCULO DE QUANTOS METROS DE CABO SÃO NECESSÁRIOS PARA A BANDA DOS 40 METROS,E VOU INSTALAR A CABO DE 25mm NO ATERRAMENTO,VOU FAZER TAMBÉM UMA ADAPTAÇÃO NO LINEAR,PORQUE ESSE ABL-800 NÃO FOI FEITO PARA TRABALHAR COM RADIOS SOFISTICADOS COMO O YAESU FT857,MAS SIM COM PX,VOU SEGUIR TAMBÉM SUA SUGESTÃO DE USAR SOMENTE O RÁDIO,MAS VOU TENTAR USAR A LINEAR. AFINAL INVESTIMENTO FOI GRANDE VIU

RENATO-RO
10/06/2013, 23:13
BOA NOITE,ACABEI DE FIXAR UM CABO DE 25mm DO PARAFUSO DO SUPORTE DO MOTOR DE PARTIDA NO NEGATIVO DA BATERIA,JÁ PERCEBI UM MELHORA NA VOLTAGEM DO CARRO DE 12,5 PARA 14,2 VOLTS,AMANHA VOU POR UM CABO DIRETO NO SUPORTE DO RÁDIO PARA ATERRAR A CARCAÇA DO MESMO,E VOU FAZER UM TESTE DE ATERRAMENTO NO CHASSIS TODO PARA VER NO QUE DÁ

ABRAÇO A TODOS

Nilton J
02/08/2013, 09:59
Tenho 2 antenas na capota, ambas da empresas SteelBras, como mola slim p uso no off-road, calibradas para PX 11 mts e VHF 2 metros, as quais estão aterradas no própio rack / bagageiro metálico original da Troller em forma de cesto q tem uma boa e grande massa metálica garantindo estacionária abaixo de 2. As antenas estão conectadas ao meu rádio PX Midland e VHF Icom 2200, aparelhos robustos e confiáveis. Tenho tb um HT VHF/UHF, o Icom IC70A, the best HT ever! No detalhe minha companheira off-road e rádio operadora MILLA, uma beagle exímia farejadora e caçadora (de mosquitos...)

Saúde !

424292424294424295424293

Nilton J
02/08/2013, 10:22
Complementando meu post acima, o melhor lugar p instalar antena é na CAPOTA, acima da estrutura do veículo. E neste lugar, no topo do veículo, com minhas antenas verticais com quase 1,20 / 1,10 mts de comprimento, faço contatos diretos de até 15 km em 11 mts e até 70 km em 2 metros sem auxílio de repetidora.

Saúde com muitos DX a todos!

rub
02/08/2013, 12:43
Nilton, excelente informação do lugar de instalação do PX / PY no Troller.
Por acaso você fez o aterramento do bagageiro no chassi ou na bateria (-)?

Abs,

Rubens

Nilton J
02/08/2013, 17:55
Rub,

O fio "terra" tá no próprio bagageiro, só raspei um pouco a tinta preta p dar o contato. Na verdade é um simples fio q atua como um "jumper" entre a base de fixação do suporte da antena e o bagageiro. O mesmo está soldado nas duas pontas e envolto em fita isolante de boa qualidade p evitar humidade e corrosão na conexão. Funciona muito bem e medi a onda estacionária com um medidor próprio para isto, o q faz baixar a leitura do SWR em torno de 1,5...se abrir o fio, a medição sobre para mais de 3...e este parâmetro tem sempre q ficar abaixo de 2, para um garantir um ótimo performance de transmissão, com a maior potência útil possível do rádio e tb com menor aquecimento.

Na foto acima não aparece, mas tenho uma antena p cada lado do veículo. Tanto as antenas como o suporte é da SteelBras, produtos de excelente qualidade q comprei a 2 anos atrás. Na verdade, digo-lhe q se vc fizer corretamente este aterramento, sequer precisará medir a tal da "estacionária", pois as antenas PX 11 mts e VHF 2 mts da SteelBras já vem calibradas para o meio destas faixas.

Um detalhe importante, não confunda o aterramento com o negativo da bateria, uma vez q a carcaça do Troller é de fibra.

Saúde !

rub
02/08/2013, 21:39
Nilton, obrigado pelo retorno. Eu instalei a antena no bagageiro do Troller, assim como você fez e não fiz o aterramento, conclusão o radio não funciona com a performance que deveria. Eu pretendo instalar um fio do negativo da bateria até a estrutura metálica do bagageiro no teto. O que você acha? Ou ligar um fio entre o bagageiro até o chassi do carro. A antenna da SteelBras que você está utilizando é a AP7186? Abraço, Rubens

Nilton J
07/08/2013, 20:35
Rub, minhas antenas móveis são da Steelbtras. Para PX 11 mts, é o modelo AP6190, comprimento 1,18 mts, faixa de 26,9 a 27,4 MHz. Para VHF 2 mts, é o modelo AP6189, 5/8 onda comprimento 1,245 mts, faixa 134 a 174 Mhz. Ambas com mola slim para uso no off-road e com bobina de alta eficiência na base. Em minha modesta e humilde opinião, simplesmente as melhores antenas móveis no mercado para estas faixas com um comprimento adequado e não exagerado. Vc com elas irá falar e escutar bem longe ! Como a carcaça de meu Troller não é de lata e nem ferro, usei a própria massa metálica do rack/bagageiro como plano terra, q é mais de q suficiente, pois o ROE, ou SWR em inglês, caiu p 1,5. Se o seu veículo for de chapa metálica, ache algum ponto de fixação na lataria ou chassi p ser seu terra, lembrando de raspar bem qq presença de tinta e deixar o contato na superfície metálica bruta, e solde a conexão mesmo q parafusada, e se possível, isole com fita isolante p evitar humidade e corrosão no contato.

jrmotta
08/08/2013, 12:42
Rub,

O fio "terra" tá no próprio bagageiro, só raspei um pouco a tinta preta p dar o contato. Na verdade é um simples fio q atua como um "jumper" entre a base de fixação do suporte da antena e o bagageiro. O mesmo está soldado nas duas pontas e envolto em fita isolante de boa qualidade p evitar humidade e corrosão na conexão. Funciona muito bem e medi a onda estacionária com um medidor próprio para isto, o q faz baixar a leitura do SWR em torno de 1,5...se abrir o fio, a medição sobre para mais de 3...e este parâmetro tem sempre q ficar abaixo de 2, para um garantir um ótimo performance de transmissão, com a maior potência útil possível do rádio e tb com menor aquecimento.

Na foto acima não aparece, mas tenho uma antena p cada lado do veículo. Tanto as antenas como o suporte é da SteelBras, produtos de excelente qualidade q comprei a 2 anos atrás. Na verdade, digo-lhe q se vc fizer corretamente este aterramento, sequer precisará medir a tal da "estacionária", pois as antenas PX 11 mts e VHF 2 mts da SteelBras já vem calibradas para o meio destas faixas.

Um detalhe importante, não confunda o aterramento com o negativo da bateria, uma vez q a carcaça do Troller é de fibra.

Saúde !

Nilton,
Suas explicações estão muito boas, mas voce poderia detalhar um pouco mais como fazer esse aterramento no Troller?
Também tenho um T4, com duas antenas da Aquário no parachoque traseiro, sendo uma para o PX e outra para o VHF, e eu gostaria de fixá-las nos racks do teto, para ver se consigo melhorar o desempenho, principalmente do PX.
Obrigado!
Abs.

Nilton J
08/08/2013, 17:39
jrmotta, vou tirar um foto bem de perto da conexão que fiz e posto aqui.

Saúde!

jrmotta
10/08/2013, 00:13
jrmotta, vou tirar um foto bem de perto da conexão que fiz e posto aqui.

Saúde!

Obrigado, Nilton.

Fico no aguardo.

Abs

Nilton J
12/08/2013, 15:48
jrmotta, segue sequência de 6 fotos em vários ângulos (em HD). O suporte articulado da antena tb é da Steelbras.425808

Nilton J
12/08/2013, 15:50
segunda foto:

425809

Nilton J
12/08/2013, 15:52
terceira foto:

425810

Nilton J
12/08/2013, 15:54
quarta foto:

425811

Nilton J
12/08/2013, 15:56
quinta foto:

425812

Nilton J
12/08/2013, 16:05
sexta foto: recapitulando, o fio jumper sai do suporte articulado, onde está parafusada a base da antena e vai p o parafuso do rack, ambas as pontas deste fio foram estanhadas com solda e crimpadas com conector tipo arruela que tem furos passantes para permitir a passagem dos parafusos. E tudo encapado com fita isolante 3M. A massa metálica do rack original da Troller, em formato de um cesto (não é o rack do modelo Expedition, q é ainda maior, é o menor), garante um bom plano terra. Na verdade, elétricamente falando, é um terra suspenso no teto, do tipo flutuante, mas q garante um ROE baixo ao conjunto transmisor (rádio + antena). É o suficiente !

425813

jrmotta
12/08/2013, 23:05
sexta foto: recapitulando, o fio jumper sai do suporte articulado, onde está parafusada a base da antena e vai p o parafuso do rack, ambas as pontas deste fio foram estanhadas com solda e crimpadas com conector tipo arruela que tem furos passantes para permitir a passagem dos parafusos. E tudo encapado com fita isolante 3M. A massa metálica do rack original da Troller, em formato de um cesto (não é o rack do modelo Expedition, q é ainda maior, é o menor), garante um bom plano terra. Na verdade, elétricamente falando, é um terra suspenso no teto, do tipo flutuante, mas q garante um ROE baixo ao conjunto transmisor (rádio + antena). É o suficiente !

425813

Nilton,
Maravilha de fotos e explicações!
Do lado da antena, o terminal olhal do fio jumper foi fixado na própria base da antena ("parafuso" rosqueado de onde sai o cabo) ou em algum lugar especial do suporte articulado?
No meu Troller eu não tenho bagageiro, apenas as barras longitudinais que vem originalmente no carro. Se eu colocar o fio jumper no parafuso que fixa a barra ao teto, eu consigo um bom aterramento?
Será que terei um bom plano terra e um ROE adequado, mesmo sem ter o bagageiro?
Por fim, por onde voce passou os cabos das antenas para dentro do carro?
Peço desculpas pelo monte de perguntas e, mais uma vez, te agradeço pelas explicações.
Sds.

Nilton J
13/08/2013, 13:55
jrmotta,

O fio jumper está rosqueado na própria rosca do suporte da antena.

Só testando com medidor de ROE se a travessa longitudinal original do Troller garantirá massa metálica suficiente p um bom plano terra.

Passar os cabos das antenas p dentro do veículo é a parte mais fácil, vão pela parte superior da tampa traseira entre as borrachas de vedação. Os cabos são bem finos e resistentes com malha de blindagem que não se partem. Vou tirar foto disto e postar p sua visualização.

Nilton J
13/08/2013, 14:07
Lembrando q comprei tudo na Steelbras, antenas, suportes articulados e os cabos, q vem com cerca de 5,5 metros de comprimento cada, já na medida p uso em HF 11 metros (PX) e indiferente p uso no VHF 2 metros (Radioamador PY ou /PU).
Esta medida de 5,5 mts dá na conta, pois os cabos saem quase do meio da capota do Troller, entram pela tampa traseira, e aí em meu caso, um cabo deriva-se por debaixo do banco e lateral do motorista até o rádio PX Midland 1001Z q está ao lado inferior do volante e o outro cabo, do VHF, vai direto pelo interior da capota até o console q instalei no teto p acondicionar o VHF Icom 2200H, um belo console na cor do teto, prata, já com falante externo embutido nele q garante um limpo e claro áudio. Para o PX usei tb um falante externo, logo abaixo do painel frontal ao lado do passageiro. Ver as fotos:

425952425953

jrmotta
13/08/2013, 14:09
jrmotta,

O fio jumper está rosqueado na própria rosca do suporte da antena.

Só testando com medidor de ROE se a travessa longitudinal original do Troller garantirá massa metálica suficiente p um bom plano terra.

Passar os cabos das antenas p dentro do veículo é a parte mais fácil, vão pela parte superior da tampa traseira entre as borrachas de vedação. Os cabos são bem finos e resistentes com malha de blindagem que não se partem. Vou tirar foto disto e postar p sua visualização.

Nilton,
Obrigado e desculpe todo esse trabalho.

jrmotta
13/08/2013, 14:13
Lembrando q comprei tudo na Steelbras, antenas, suportes articulados e os cabos, q vem com cerca de 5,5 metros de comprimento cada, já na medida p uso em HF 11 metros (PX) e indiferente p uso no VHF 2 metros (Radioamador PY ou /PU).
Esta medida de 5,5 mts dá na conta, pois os cabos saem quase do meio da capota do Troller, entram pela tampa traseira, e aí em meu caso, um cabo deriva-se por debaixo do banco e lateral do motorista até o rádio PX Midland 1001Z q está ao lado inferior do volante e o outro cabo, do VHF, vai direto pelo interior da capota até o console q instalei no teto p acondicionar o VHF Icom 2200H, um belo console na cor do teto, prata, já com falante externo embutido nele q garante um limpo e claro áudio. Para o PX usei tb um falante externo, logo abaixo do painel frontal ao lado do passageiro. Ver as fotos:

425952425953

Por coincidência, o seu carro é da mesma cor do meu e os rádios estão instalados nos mesmos locais.
Obrigado.

Nilton J
13/08/2013, 14:27
Boa tarde !

A seguir link do site hamstation onde clicando em PU2NBU vcs podem visualizar a foto de minha estação caseira:

PT7MCD (http://www.hamstation.com/BRAZILshacks.htm)

No canto superior esquerdo da bancada, encontra-se o meu medidor de ROE e Wattímetro q tb mede potência de transmissão na saída da antena.

Um aparelho simples e barato, nada sofisticado, o qual recomendo a todos terem um similar, paguei cerca de R$ 300,00 na Rua Santa Efigência na galeria AWA. Isto mais um simples mutímetro digital de R$ 50,00 e mais o indicativo da Anatel, vcs estarão prontos e legalizados p se comunicar com o mundo via nosso gratutíto ETER !

Vide foto abaixo e link no site Galloshop:

Wattímetro - Medidor De Roe Voyager KW-525 (http://www.galloshop.com.br/produto/Watt%EDmetro-%252d-Medidor-De-Roe-Voyager-KW%252d525.html)

http://galloshop.com.br/product_images/d/796/080644300__80776_std.jpg (http://galloshop.com.br/product_images/j/465/080644300__54523_zoom.jpg)

jrmotta
13/08/2013, 14:45
Boa tarde !

A seguir link do site hamstation onde clicando em PU2NBU vcs podem visualizar a foto de minha estação caseira:

PT7MCD (http://www.hamstation.com/BRAZILshacks.htm)

No canto superior esquerdo da bancada, encontra-se o meu medidor de ROE e Wattímetro q tb mede potência de transmissão na saída da antena.

Um aparelho simples e barato, nada sofisticado, o qual recomendo a todos terem um similar, paguei cerca de R$ 300,00 na Rua Santa Efigência na galeria AWA. Isto mais um simples mutímetro digital de R$ 50,00 e mais o indicativo da Anatel, vcs estarão prontos e legalizados p se comunicar com o mundo via nosso gratutíto ETER !

Vide foto abaixo e link no site Galloshop:

Wattímetro - Medidor De Roe Voyager KW-525 (http://www.galloshop.com.br/produto/Watt%EDmetro-%252d-Medidor-De-Roe-Voyager-KW%252d525.html)

http://galloshop.com.br/product_images/d/796/080644300__80776_std.jpg (http://galloshop.com.br/product_images/j/465/080644300__54523_zoom.jpg)

Nilton,
Parabéns pela estação. Muito bem equipada.
Eu só tenho estação móvel, sendo o meu prefixo PU1JRM.
Quanto ao PX, ainda está sob análise se fica ou não no carro, por isso ainda não tenho o registro, que é bem mais fácil de fazer do que do VHF.
Infelizmente, ainda não tenho o medidor de ROE, mas algum dia ainda vou comprar um.

Nilton J
13/08/2013, 15:46
jrmotta, é uma modesta estação classe C e o principal aparelho é o transmissor Yaesu FT450D HF 80/6 metros 100 w. Comprei algumas coisas na Santa Efigênia em SP e outras via paypal no site americano da Hamcity e Ham Radio Outlet. As antenas fixas estão listadas no tópico vizinho à este, com o título de "antena base". São americanas, japonesas e britânicas. O caro mesmo ficou fazer todo o fechamento da sacada de meu quarto em esquadrilha de alumínio e vidros, pois era um espaço todo aberto e agora virou meu "radio-cockpit" !

Amanhã vou tirar a foto dos cabos das antenas móveis passando pela tampa traseira do Troller e posto em seguida.

jrmotta
13/08/2013, 16:00
Nilton,

Ficou tudo muito bom e mesmo vc dizendo que é uma modesta estação, eu achei excelente em todos os sentidos.
Obrigado por mais essas fotos que irá enviar.
Sds.

Nilton J
16/08/2013, 21:26
jrmotta, aguarde as fotos, vou tirar este fim de semana, tive uns contratempos nesta semana, um de meus 3 cachorros com biopsia positiva de "linfoma", entrou urgente ontem em quimio pesada...tanto fdp perambulando solto por aí e se salvando no Sírio Libanês com nossa grana e o "astral" querendo levar justo a minha cadelinha...mas ela é valente e guerreira, vai lutar contra esta maldita doença !

jrmotta
16/08/2013, 22:11
Nilton,
Não se preocupe. Quando a situação estiver mais controlada, voce posta as fotos.
Também tenho duas e sei o quanto nos envolvemos emocionalmente com esses bichinhos, que são verdadeiros amigos.
Fdp? É pouco!!! São muito piores que isso.
Melhoras para a sua cadelinha.
Sds.

Nilton J
19/08/2013, 09:47
jrmotta, agradeço a "força" para a minha zéquinha Milla; seguem as fotos, note que o cabo vai da capota para o furo na parte superior traseira da carcaça do veículo, q fica escondido pelo vidro traseiro do Troller (isto para os 2 lados da capota do meu carro modelo 2011, pois tenho duas antenas e consequentemente 2 antenas e assim 2 furos); de lá os cabos entram pelo forro interno da capota e seguem seus caminhos, o cabo do VHF vai direto p o console no teto e o cabo do PX pela forração lateral sai lá na frente no painel abaixo do volante:

426849426850
426851426854

jrmotta
21/08/2013, 00:44
jrmotta, agradeço a "força" para a minha zéquinha Milla; seguem as fotos, note que o cabo vai da capota para o furo na parte superior traseira da carcaça do veículo, q fica escondido pelo vidro traseiro do Troller (isto para os 2 lados da capota do meu carro modelo 2011, pois tenho duas antenas e consequentemente 2 antenas e assim 2 furos); de lá os cabos entram pelo forro interno da capota e seguem seus caminhos, o cabo do VHF vai direto p o console no teto e o cabo do PX pela forração lateral sai lá na frente no painel abaixo do volante:

426849426850
426851426854

Nilton,
Obrigado pelas fotos.
No seu caso, ficou um pouco mais fácil passar os dois cabos porque o seu carro possui dois furos. O meu, que é 2009, possui apenas um, no centro da capota. Para o VHF, eu posso fazer igual a você, mas para o PX tenho que arranjar outra alternativa para fazer o cabo chegar em baixo do painel. O meu rádio está instalado exatamente na mesma posição do seu.
Mais uma vez, obrigado.
Sds.

adrianoquatro
21/08/2013, 10:10
Um caminho bastante usado é por dentro do Snorkel. É por aí que vou tentar quando for colocar as antenas no bagageiro.

jrmotta
21/08/2013, 14:25
Um caminho bastante usado é por dentro do Snorkel. É por aí que vou tentar quando for colocar as antenas no bagageiro.

Adriano,
Essa idéia também é interessante, mas como faria para sair com o cabo, de dentro do Snorkel?
Sds.

adrianoquatro
21/08/2013, 14:33
Na parte de baixo, perto da junção com o filtro, um furo e veda com silicone. Na parte de cima ou outro furo ou sai pela boca do snorkel mesmo.

jrmotta
21/08/2013, 14:59
Imaginei que tivesse que furar. Será que com o tempo e a trepidação o silicone não vai deixar passar água para dentro do filtro?
Quanto o furo, para que fique dentro do cofre do motor, ele tem que ser feito no "gargalo" do filtro? Se não estou enganado, entre o filtro e a carroceria tem apenas uma borracha para conexão.

adrianoquatro
22/08/2013, 09:05
Fazendo bem feito, veda bem. O lugar exato onde furar ainda não me preocupei, Quando for fazer vou aproveitar pra passar PX, PY, HF. Provavelmente também aterramento e fiação de faróis.

jrmotta
22/08/2013, 16:28
Valeu, Adriano!:concordo:

Leandro-SC
16/04/2014, 10:33
Desenterrando o topico

Tenho a antena (+/- 1,5m) do Py no parachoque traseiro, porém ela é muito grande fica batendo no carro, estou para por uma da aquario com uns 50cm, (modelo 300 acho) e vou por aqueles suporte no parafuso da dobradiça da tampa traseira como muita gente tem.

Ai vem a pergunta, preciso puxar o terra tbm?? acredito que ai nao tenha terra

E todo mundo fala em lugar de passagem de fio no troller onde fica essa tal passagem? consigo sair do painel e chegar la no canto traseiro direito? hj tenho o cabo da antena pelo chao por baixo dos tapetes e saindo pra fora do carro pelo furo no lugar onde guarda o macaco.

IsmaelMatos
21/04/2014, 23:13
Segue abaixo a referência para o site que considero o mais completo sobre uso de rádios em automóveis (em inglês):

KØBG.COM (http://www.k0bg.com/)

rub
08/09/2014, 07:09
Amigos,

Estou instalando o PY no Troller 2006, onde o radio PY vai ficar no teto (console), próximo ao retrovisor interno.
No entanto, fiquei na dúvida em saber qual é o melhor trajeto para passar o cabo da antena (RG58) até chegar no parachoque traseiro (lado do motorista).

Alguém que já passou pela mesma forma de instalação, poderia por gentileza indicar como que eu devo fazer para passar o cabeamento entre o rádio e a antena?

Desde já agradeço pela ajuda,

Rubens