Ver Versão Completa : Como Reformar o Jeep 1983?
Flávio Henrique
20/03/2011, 11:15
Olá Amigos, comprei um Ford/Jeep Universal 1983, agora estou tentando começar o projeto de reforma. O documento já está no meu nome.
A intenção de começar esse topico é unir todas a informações possiveis para idealização de projeto, conto com a ajuda de todos. As caracteristicas do terreno de utilização é areia fofa e muita água (lençois Maranhenses), quero prepara o jeep pra isso!!!!
O antigo dono me informou que o jeep está original, vou postar algumas fotos, pra ler algumas opiniões. A única coisa que dá pra saber (visivelmente) é que ele trocou as rodas.
Gostaria de aproveitar a particularidade do jeep 1983, já li alguma coisa como o Chassi é reforçado, ultimo ano de fabricação do jeep, ele tem mais alguma coisa????
Obrigado a todos!!! me ajudem!!
fernando pelegrini
20/03/2011, 14:34
Olá Flavio! Seja bem vindo ao mundo 4x4!!
posta umas fotos aí pra gente começar a dar os palpites.
Flávio Henrique
20/03/2011, 17:07
Olá Flavio! Seja bem vindo ao mundo 4x4!!
posta umas fotos aí pra gente começar a dar os palpites.
Olá Fernando, estou postando algumas fotos!
fernando pelegrini
20/03/2011, 17:39
Legal Flávio!
Visto o jipe, ja da pra começar a dar os pitacos:
Vi que esta sem bateria. Ha qto tempo o motor esta parado?
Como eu ja tive a oportunidade de reformar um, posso dizer que a reforma pode ser dividada em quatro estapas:
1) Mecanica
2) Lata
3) Eletrica
4) Acabamento
Tudo vai depender da $$ e do tempo. Alias, o tempo deve ser seu amigo. Faça da reforma uma terapia, senao tu vais enlouquecer;
Vou dar minha sugestao:
Motor: OHC e cambio 4 marchas - Excelente configuração. Tive um ano 81 com essa configuração. Economico (lembre-se que estamos falando de jipe e pouca manutenção.
O que pega nesse motor é o retentor do volante. Se o seu for com gaxeta, use original motorcraft. Paralela e vazamento na certa.
BrunoHolz
20/03/2011, 17:51
começa comprando uma cabine de fibra, ja que vc vai usar nos lençois maranhenses..
fernando pelegrini
20/03/2011, 17:55
Sugestao de trabalho:
Retirar carroceria, examinar o chassi em busca de trincas. NAo se assuste. è normal ter trinca nas soldas e nas travessas. Depois de reparada a trinca (solda) é feito o alinhamento. Enquanto isso, o funileiro da um tapa na carroceria..
Pelo estado na foto, acredito que embaixo dessa tinta azul deve ter muita ferrugem. Ainda mais andando no litoral. Dependendo do estado, eu colocaria uma carroceria de fibra.
Quando reformei meu primeiro CJ (ano 81) nao tinha podre. E mesmo assim, gastei 3 mil latinhas na funilaria e pintura. COm essa grana dava pra comprar uma carroceria nova de fibra!! Mas preferi nao tirar a essencia do jipe. Queria manter a lata
fernando pelegrini
20/03/2011, 17:56
Vou postar umas fotos da minha reforma pra te encorajar:concordo:
fernando pelegrini
20/03/2011, 18:06
Nesta foto aparece antes da reforma da lata.
Aqui, eu ja tinha feito o motor, cambio, reduzida, colocado rodas mangels, bancos san marino, capota gaucha, parte eletrica, etc... etc.. etc...
o jipe chegou literalmente travado.
fernando pelegrini
20/03/2011, 18:13
Jumelos trocados, molas arqueadas, chassi alinhado, trincas soldadas...
Aqui voce confere o desmonte
Flávio Henrique
20/03/2011, 18:32
Legal Flávio!
Visto o jipe, ja da pra começar a dar os pitacos:
Vi que esta sem bateria. Ha qto tempo o motor esta parado?
Como eu ja tive a oportunidade de reformar um, posso dizer que a reforma pode ser dividada em quatro estapas:
1) Mecanica
2) Lata
3) Eletrica
4) Acabamento
Tudo vai depender da $$ e do tempo. Alias, o tempo deve ser seu amigo. Faça da reforma uma terapia, senao tu vais enlouquecer;
Vou dar minha sugestao:
Motor: OHC e cambio 4 marchas - Excelente configuração. Tive um ano 81 com essa configuração. Economico (lembre-se que estamos falando de jipe e pouca manutenção.
O que pega nesse motor é o retentor do volante. Se o seu for com gaxeta, use original motorcraft. Paralela e vazamento na certa.
Pois é Fernando estou levando isso como terapia!!!! vou postar mais algumas fotos.
Flávio Henrique
20/03/2011, 18:42
começa comprando uma cabine de fibra, ja que vc vai usar nos lençois maranhenses..
Olá Bruno,
Estava pensando isso mesmo que vc informou, em usar cabine de fibra, agora qual seria a vantagem da Cabine de Lata ????
fernando pelegrini
20/03/2011, 19:08
Seguem alguns passos da reforma
fernando pelegrini
20/03/2011, 19:17
Carroceria de fibra: ferrugem nunca mais :dance:
Veja estas: www.equinocio.com.br (http://www.equinocio.com.br)
fernando pelegrini
20/03/2011, 19:25
E aqui vao as ultimas. Com e sem capota
fernando pelegrini
20/03/2011, 19:32
Flavio, essa helice do radiador nao é a original dele. Ta pequena e ta faltando um defletor tb.
Um jateamento remove toda a oxidação da mola, chassi, eixos e diferencial. Depois de removida, vc examina o que precisará ser trocado.
fernando pelegrini
20/03/2011, 19:58
Flavio, aproveite e visite meu blog
www.overland4x4.blogspot.com (http://www.overland4x4.blogspot.com)
veja tb: http://overland4x4.blogspot.com/2010/10/comprei-meu-primeiro-jipe-e-agora.html
La tem várias dicas
Flávio Henrique
20/03/2011, 21:15
Fernando, o seu jeep ficou show de bola!!!!!!!!
vc sabe se tem alguma diferença do jeep 1981 para o jeep 1983???
fernando pelegrini
20/03/2011, 21:48
Tecnicamente nao.
Funcionalmente, acho que só as pedaleiras. No 81 sao no assoalho, sem servofreio. No 83 ja sao suspensas (Corcel II)
Esse 81 da reforma foi vendido! :parede:
O arrependimento bateu e comprei outro:dance: só que ja veio pronto :concordo:
Esse da foto anexa é um 74, 6 cilindro.
essas rodas ja veio no jeep ou você comprou? se você comprou por fora me da ideia ae... to atras de umas dessas... obrigado
vladimirsilva
02/04/2011, 21:36
Carroceria de fibra: ferrugem nunca mais :dance:
Veja estas: www.equinocio.com.br (http://www.equinocio.com.br)
Fernando, qual a impressão que a carroceria de fibra lhe traz, o modo com a fixou no chassi? Preciso desses tipos de testemunhos, penso seriamente em trocar a minha por uma carroceria de fibra, mas como nunca vi um com, fico sempre com o pé atrás.
fernando pelegrini
04/04/2011, 07:36
As rodas são Mangels modelo Daytona.
A Rodaza está fabricando com a mesma qualidade e acabamento.
fernando pelegrini
04/04/2011, 07:39
O meu CJ 81 quando reformei, optei por manter a originalidade. Me arrependi, pois gastei mais pra refazer (assoalho, funilaria e pintura) do que se tivesse optado pela de fibra.
O atual tb é lata.
Quanto à fibra, nao ha problema. Apesar de nao ser tao reforçada quanto a do Troller, nao deixa nada a desejar. Sao muito bem feitas, obedecendo os pontos de fixação originais do jipe.
Tenho visto muitos CJ de fibra por aqui e todos ficaram excelentes.
As rodas são Mangels modelo Daytona.
A Rodaza está fabricando com a mesma qualidade e acabamento.
sabe me dizer se essas rodas da pra colocar o pneu militar mesmo do jeep?
obrigado
fernando pelegrini
04/04/2011, 16:41
sabe me dizer se essas rodas da pra colocar o pneu militar mesmo do jeep?
obrigado
Dá sim. A medida para o pneu militar é a 16x7. Exatamente a que tenho no meu CJ. Lá, esta montado o Pirelli Candango, 750/16.
Robertux
04/04/2011, 20:42
O pneu militar original do Jeep é na medida 6.00X16 e a roda utilizada deve ser a 4.50X16 ou no máximo 5.00X16. A 7.00X16 é muito larga e não vai caber os pneus originais. O que seria possível colocar é o militar 7.50X16 que se não me engano ainda é fabricado pela Maggion, mas não tenho certeza.
Eu uso pneus 7.50X16 Goodyear modelo PTT (power tork trail) que, se não me engano, equipam originalmente os Marrruá, produzidos pela Agrale, mas uso rodas na medida 6.00X16 (medida recomendada pela Goodyear).
fernando pelegrini
05/04/2011, 07:24
O pneu militar original do Jeep é na medida 6.00X16 e a roda utilizada deve ser a 4.50X16 ou no máximo 5.00X16. A 7.00X16 é muito larga e não vai caber os pneus originais. O que seria possível colocar é o militar 7.50X16 que se não me engano ainda é fabricado pela Maggion, mas não tenho certeza.
Eu uso pneus 7.50X16 Goodyear modelo PTT (power tork trail) que, se não me engano, equipam originalmente os Marrruá, produzidos pela Agrale, mas uso rodas na medida 6.00X16 (medida recomendada pela Goodyear).
Robertux, pra mim é novidade a limitação da roda pro militarzinho. Ja vi alguns 600x16 nas rodas mangels rodando sem problemas.
De todo caso, jairjr, fica a observaçao do amigo acima.
é issa duvida que tinha mesmo... muito obrigado. agora ja sei qual devo compra. eu ia compra uma roda que não ia da certo nunca... com essas indicações fica tudo mais facil.
ate mais amigos