Ver Versão Completa : Troca de velas - Vídeo - Tracker Motor Suzuki 2.0
Milton Quadros
20/03/2011, 10:47
Pessoal,
obtive esse vídeo da troca de velas do nosso motor Suzuki mas a travessa entre as torres dos amortecedores é diferente da nossa. Ela tem a seção retangular e na nossa a seção é circular "amassada", o que impede da troca da terceira vela com a chave de vela convencional.
http://www.youtube.com/watch?v=asUYFy-7loA
Não sei se o impedimento foi criado por eu ter feito o lift de 2", que altera a tal da travessa, e no carro original não há problemas.
Alguém pode me indicar que chave de vela devo usar para trocar a maldita terceira vela?
Newton Guerra
20/03/2011, 21:21
No original a barra também atrapalha. Eu tirei a barra pra trocar a vela. Talvez seja um método meio lusitano, mas funciona. Detalhe: depois de tirada a barra, ela não queria entrar mais. Levantei o carro com o macaco na barra próxima do diferencial e os parafusos se alinharam novamente com os furos.
Abraços
Milton Quadros
21/03/2011, 04:30
Obrigado, Newton.
Marco-Maga
21/03/2011, 20:29
No original a barra também atrapalha. Eu tirei a barra pra trocar a vela. Talvez seja um método meio lusitano, mas funciona. Detalhe: depois de tirada a barra, ela não queria entrar mais. Levantei o carro com o macaco na barra próxima do diferencial e os parafusos se alinharam novamente com os furos.
Abraços
Newtão,
Sempre ajudando, me diz o que vc não sabe??:pensativo:
E ai mexeu no CJ?:rolleyes:
Newton Guerra
22/03/2011, 11:08
E ai mexeu no CJ?:rolleyes:
Mexi nada. Acordei tarde no domingão, depois do almoço o candidato a genro foi ESTUDAR em casa com minha filha (tive que ficar de guarda :mrgreen:). Morgação total.
Abraços
:mrgreen:.
Amigos,
Qual a melhor velas para as TKR?
Velas de IRIDIUM com quatro polos melhoram o desempenho?
No aguardo.:pensativo:
Jofran.
Newton Guerra
22/03/2011, 11:51
:mrgreen:.
Amigos,
Qual a melhor velas para as TKR?
Velas de IRIDIUM com quatro polos melhoram o desempenho?
No aguardo.:pensativo:
Jofran.
Eu uso as comum mesmo, não tenho muito o que reclamar. Será que dá para perceber diferença no desempenho usando as Iridium? Elas duram a vida toda, mas as comuns aguentam bem 30.000 ou 40.000 km e são baratas.
Abraços
Marco-Maga
22/03/2011, 12:18
Mexi nada. Acordei tarde no domingão, depois do almoço o candidato a genro foi ESTUDAR em casa com minha filha (tive que ficar de guarda :mrgreen:). Morgação total.
Abraços
Newtão,
Pois é, ai a coisa fica dificel...kkkkk
Candidato a Genro é ótimo...kkkk |Põe o cara na linha..:twisted:
Vamos nos falando....:concordo:
Pessoal, e quanto ao torquer no aperto? O kra do video aí aperta de qq jeito.... qual o risco??
Newton Guerra
23/03/2011, 15:58
Pessoal, e quanto ao torquer no aperto? O kra do video aí aperta de qq jeito.... qual o risco??
Não é bom apertar muito. O torque correto é 25 N.m (2.5 kg-m, 18.0 lb-ft).
Abraços
Geralmente, para colocar as velas, basta aperta-las com a chave de vela sem o cabo, somente com a mão, até não conseguir mais e depois com o cabo vai mais 90 graus, um quarto de volta, os próprios fabricantes de velas indicam isto nos catalogos, no video dá para ver que foi assim que foi feito. O risco de se apertar demais é: primeiro - quebrar a arruela (e ninguém vai querer ficar com a arruela quebrada) e segundo - espanar a rosca (não vou nem comentar).
Olá pessoal,
como sugestão, sugiro que ao trocar as velas deem uma olhada nos contatos da bobina de ignição e façam uma manutenção preventiva, conforme tutorial abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-65.html
Abraços
Recentemente precisei retirar as velas, e como dito no inicio é complicado para retirar a a segunda vela partindo da frente do carro para o distribuidor. E fizemos da seguinte maneira: retirando apenas o primeiro parafuso da barra de torção, também olhando da frente do carro para o distribuidor e empurrando-a para dentro. Mole, mole e deu certissímo. Menos trabalho que retirar a barra que é fixada por 6 parafusos!!! ;)
Eu uso uma chave de mola, é uma chave de fenda que inves da haste comum ela tem uma mola que permite dobrar, ai coloco o chachimbo de vela na ponta, fica moleza de fazer o serviço.
Marcelo Camilo
01/04/2017, 11:07
pessoal beleza ?? alguém sabe a medida correta da abertura da do polo da vela ?? ou algum gabarito q certo para efetuar o ajuste tipo uma faquinha, ou uma régua q de a medida aproximada ?? quem puder dar uma dica valeu acredito q vai ajudar muita gente .valeu !!
Opa,
Medida GAP da vela Tracker: 0,8mm.
Ajuste caseiro: alicate de bico fino.
Medição: lixe/esmirilhe um arame no diâmetro acima e meça com o paquimetro, ou adquira um Calibre de Folga de vela.
Fiz isso hj no meu carro e no meu caso a medida é 1.1mm (acdelco 41.990 ou denso itv16tt), por isso fiz a medida (os calibres q achei só medem até 1mm).
545955 545956
Conferi apenas para confrontar informações de NF antiga, mas não é só o GAP q determina a vida útil da vela. Além da aparencia/desgate externo (corrosão, enxarcamento, etc), ainda descobri hj q existe uma "resistencia" interna q com o tempo tb pode variar e não ser funcional para a bobina emular faisca..
OBS: o ajuste da medida do gap de vela é interessante pois a medida certa não força o funcionamento da bobina, q com vela deficiente pode ser obrigada a forçar enviar tesão errada e sobrecarregar, se auto queimando.. daí o custo de cada bobina quebra as pernas.. compensa trocar as velas qdo necessário. Postergar pode sair bem mais caro..
[ ]
Opa,
Medida GAP da vela Tracker: 0,8mm.
Ajuste caseiro: alicate de bico fino.
Medição: lixe/esmirilhe um arame no diâmetro acima e meça com o paquimetro, ou adquira um Calibre de Folga de vela.
Fiz isso hj no meu carro e no meu caso a medida é 1.1mm (acdelco 41.990 ou denso itv16tt), por isso fiz a medida (os calibres q achei só medem até 1mm).
545955 545956
Conferi apenas para confrontar informações de NF antiga, mas não é só o GAP q determina a vida útil da vela. Além da aparencia/desgate externo (corrosão, enxarcamento, etc), ainda descobri hj q existe uma "resistencia" interna q com o tempo tb pode variar e não ser funcional para a bobina emular faisca..
OBS: o ajuste da medida do gap de vela é interessante pois a medida certa não força o funcionamento da bobina, q com vela deficiente pode ser obrigada a forçar enviar tesão errada e sobrecarregar, se auto queimando.. daí o custo de cada bobina quebra as pernas.. compensa trocar as velas qdo necessário. Postergar pode sair bem mais caro..
[ ]
Opa!! Tudo bem? Aonde você viu que o calibre da vela da Tracker é 0.8mm? No catálogo da NGK tá dizendo que é 1.1mm
batistars
25/09/2019, 20:08
Talvez este tópico já esteja mais do que manjado e resolvido mas, informação nunca é demais...
Segue o Link de uma troca de velas da Tracker 2009 SEM remover a barra de proteção do motor.
Como trocar a 3a Vela da Tracker sem retirar a barra de protecao do motor. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=3OVNh1MF9v4&feature=youtu.be)
Grande abraço!
T+