PDA

Ver Versão Completa : Pinça do Dodge Funciona?

Rafael Junior
10/05/2005, 16:46
Olá pessoal;

Estive olhando a pinça do dodge, ela tem três pistões ao contrário do engesa que tem apenas dois pistões.
Entretanto, de um lado existem dois pistões menores e do outro um só, somando então três.
No caso do meu dodge ele freia muito bem.

No caso da adaptação para o engesa, essa pinça resolve mesmo o problema de sub-dimensionamento do freio dianteiro? Ou apenas ameniza o problema?

Obrigado a todos.

Eduardo Velo
10/05/2005, 16:56
Deve funcionar sim , mas qto custa as pinças e pastilhas do dodge ???

[]s...

Pedro
11/05/2005, 00:53
Se der sorte de encontrar num ferro velho, paga barato....
Eu não encontrei, só na Landauto, que é um desmanche de V8tões e o cara me pediu 800 latas no par.
Parece que tem de usar um sanduícheiche de pastilhas de Opala 6 canecos, que são relativamente baratas...
[]'s

Rafael Junior
11/05/2005, 09:40
Aqui na minha regiao se acha facil, eu por exemplo tenho dois jogos e os reparos são, se nào me engano, do fusca e pastilhas do opala.
A questão primordial é se relamente funcionam!!!!
Se somarmos os diametros de cada pistão da pinça original engesa e compararmos com os três diametros da pinça do dodge, qual será a relação de ganho em área para ter idéia da melhora em eficiencia do freio dianteiro.
Se alguém já estiver essas pinças instaladas pode verificar na prática se resulata em alguma melhoria.

xande
11/05/2005, 21:57
:lol: Gostei do assunto.

Acabei de turbinar meu JEEG. Ja estava #@#@$%^& de não ter torque e coloquei uma Master Power 36x42 no motor de opala a alcool 4cc. O problema agora é parar o JEEG. Alguem me dá uma dica??? porque o freio dele já era ruim quando o motor era xoxo.

Servo freio de F1.000? pinças e discos das caminhoetes depois de 1994? será que vou melhorar alguma coisa? ou dowuma revisão no freio e fico com ele mesmo original?

Giovani
11/05/2005, 22:01
:D Aí Galera!!!

:D Estamos desenvolvendo um Kit de freio para a Band. Depois da Fenajeep, onde pretendemos conseguir as medidas dos eixos do ENGESA, vamos fazer pra ele também. O traseiro sei da necessidade, mas o dianteiro do ENGESA tinha dúvidas sobre o seu sub-dimensionamento. Bom, vendo esse tópico, tá respondido... :lol:
:D O que eu queria ver é uma foto do freio dianteiro do ENGESA, sem a roda... Para ter uma noção do que já tem no ENGESA! Alguém tem essa foto????

[]'s

Eduardo Merege
11/05/2005, 23:22
Giovani,

to sem foto aki, mas adiantando , o engesa usa um disco solido que acredito ser exclusivo, pinças da kombi, hidrovacuo e cilindro do gol 1.6 :?
vi em algum topico q nao me recordo que a pinça do opala 6cc eh PnP no suporte original, sendo necessario apenas diminuir o diametro do disco em aproximadamente 2mm

[]'s com um engesa freiando soh em sonho

Eduardo Velo
11/05/2005, 23:25
Giovani , assim que possível posso te mandar uma foto do freio ...
Não sinto dificuldade em freadas , o que sinto é que se pisar pra valer arrasta o carro todo ( RETO ) , mas freia , então evito freadas bruscas , mas no meu não tenho reclamações de frear e sair de lado ou ser ineficiente ...
Aqui em sampa é fod@ , a gente procura manter a distância e tem sempre um nó cego que entra na vaga e freia , aí escuta uma cantada de pneu bem seca dos pneus do Engesão tentando parar ...

Uso freios originais Engesa - Cuica e Burro mestre de Gol , disco de Engesa , pinças e pastilhas diant. de Kombi , campana e burrinhos tras. devem ser C10 ...

Tem 1 valv. de regulagem no burro mestre na saída pra tras. e outra valv. antes da divisão na tras.

[]s...

Eduardo Merege
11/05/2005, 23:29
Giovani, da uma olhada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9442

:wink:

Giovani
11/05/2005, 23:52
Giovani, da uma olhada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9442

:wink:

:D Grande Eduardo!!!

:D Sim eu tinha visto... Vasculhei toda a área dos ENGESAS, e os álbuns de todos que postaram mensagens lá!!! Não tem uma p*ta foto do freio!!!! :x
:o Mas quer dizer então que é pinça de Kombi???? Putz! Deve ter saido daí a idéia da SBD de fazer kit pro Willys com essa merd@!!!
:D Sobre o kit da SBD pro ENGESA... Eles continuam fazendo tudo errado... :lol: :lol: Trocam 6 por meia dúzia... :lol: :lol:

:twisted: Aguardem!!!! :P

[]'s

Giovani
11/05/2005, 23:55
:D Aí, aproveitando o papo...

:D Tem diferença nos eixos dos FI, FII e FIII ???? A Camper é baseada em qual deles??? Que diferenças seriam essas????

[]'s

Eduardo Velo
12/05/2005, 00:06
Tem diferença sim , mas é na relação de diferencial , Camper e Fase 3 = 3,07 ...
Não acho as pinças de Kombi ruins ... , pra mim os freios estão blz ...
Giovani , se vai desenvolver alguma coisa pra Engesa , espero que seja alguma coisa que ache fácil e seja barato ...
As pastilhas de Kombi , burro mestre de gol , as lonas tras. ... é tudo fácil de achar e barato ...

[]s...

Eduardo Merege
12/05/2005, 00:14
Giovani , se vai desenvolver alguma coisa pra Engesa , espero que seja alguma coisa que ache fácil e seja barato ...

[]s...

Xará, Falo poko mais falo Buuuuuuuuunito :lol:

[]'s

Giovani
12/05/2005, 00:47

[]s...

Xará, Falo poko mais falo Buuuuuuuuunito :lol:

[]'s

:D Vai ter para todos os gostos e bolso$... :wink:

[]'s

hugo.morais
12/05/2005, 10:09
Giavani,

Na minha camper uso o freio da D20, mas para isso eu tive de conseguir os munhões da E34. No tópico da minha camper tem algumas fotos da adaptação do freio da D20, mas se vc precisar eu tenho fotos comparando os munhões da E34 e os munhões do Engesa. Estou anexando uma foto do disco de freio original do engesa e depois do disco de freio da D20 ;) Qq coisa escreve ai que eu vejo se te consigo mais detalhes... :D

[ ]s,

Fábio
12/05/2005, 11:27
:D Aí, aproveitando o papo...

:D Tem diferença nos eixos dos FI, FII e FIII ???? A Camper é baseada em qual deles??? Que diferenças seriam essas????

[]'s

Tem diferença sim....

Aliás Camper é uma merda nessa questão de padrões (ou falta de).

A minha usa D44 ao contrário da maioria que roda por ai com D46.

[]´s

hugo.morais
12/05/2005, 11:45
Fábio,

A minha tmb usa D44 no eixo traseiro. Acho que só apartir de 92 que elas vieram com Dana 46. Mas no eixo dianteiro usa um Dana 30 ;)

[ ]s,

Giovani
12/05/2005, 14:08
mas se vc precisar eu tenho fotos comparando os munhões da E34 e os munhões do Engesa.

:D Grande Hugo!!!

:D Muito linda sua Camper!!! Volta e meia ando lá pelo site da Camper, babando... :lol:
:o Gostaria de ver essas fotos sim! Principalmente do munhão do Engesa. :wink:

A minha tmb usa D44 no eixo traseiro. Acho que só apartir de 92 que elas vieram com Dana 46. Mas no eixo dianteiro usa um Dana 30

:o Tá, mas no que isso muda a ponta de eixo traseira??? Preciso saber, para depois não vender o kit errado... Existe diferença no suporte dos freios, ou só altera o diferencial??

:D Valeu!!!

[]'s

hugo.morais
12/05/2005, 14:41
Giovani,

Vou postar as fotos dos munhão aqui mesmo, lá no frota 4x4 tem outras fotos dele montado na camper ;) COm relação as pontas de eixo traseira da camper/engesa Fase II e III são todas iguais, o que muda é o diferencial, pelo menos foi essa a análise que fiz comparando o meu Dana 44 com um Dana 46 de um colega.

Abaixo segue as fotos dos munhões...

Giovani
12/05/2005, 14:46
Abaixo segue as fotos dos munhões...

:D Grande Hugo!!!!

:o Sim, essas eu vi lá no Frota, mas são essas as originais dos ENGESAS???? Pensei que essas fossem da adaptação que vc fez...

[]'s confusos...

hugo.morais
12/05/2005, 15:03
Agora as fotos comparando o munhão da camper com o da E34, vejam que eles são muito parecidos, mas o da E34 é preparado para o acoplamento do suporte da pinça da D20.

hugo.morais
12/05/2005, 15:13
Giovani,

Vc foi mais rápido do que eu :D Estas fotos são do Munhão da E34, no outro post é que eu coloco um munhão do lado do outro ;)

[ ]s,

Giovani
12/05/2005, 19:09
Giovani,

Vc foi mais rápido do que eu :D Estas fotos são do Munhão da E34, no outro post é que eu coloco um munhão do lado do outro ;)

[ ]s,

:lol: Grande Hugo!!!!

:D Legal, valeu mesmo!!! Ajudou muito!!!!
:D Bridadúúúúúúú!!!!

:D Abusando da paciência da galera... Não teriam uma foto do sistema de freio traseiro original??? Uma foto com a campana desmontada, onde aparece a fixação da chapa que segura o cilindro e as lonas??

[]'s abusados... :oops:

NeRo
12/05/2005, 19:22
Giovani... se precisar de informações do manual de manutenção ou alguma vista explodida eu tenho do F1 (Eteval) e do F2 (Meu). 8)

Giovani
12/05/2005, 19:24
Giovani... se precisar de informações do manual de manutenção ou alguma vista explodida eu tenho do F1 (Eteval) e do F2 (Meu). 8)

:D Grande Nero!!!!

:D Boa!!!! Vc tem do freio traseiro??? Se tiver manda pra mim!!!! Pode ser pro meu e-mail:
giovani@4x4brasil.com.br

:D Valeu!!!

[]'s

hugo.morais
13/05/2005, 09:28
Giovani,

Espero que role um desconto depois das fotos, mas no meu caso será para os eixos de Band flutante que devem estar no meu carro até julho ;) Nâo sei te ajuda, mas tenho estas duas fotos do eixo traseiro, as campanas, etc são tudo da D10, então é batata vc encontrar um modelo...

[ ]s,

Eduardo Velo
13/05/2005, 10:04
Hugo , não entendi qual a vantagem do Munhão E34 se a luva vai continuar a mesma porcaria dos Willys ???

Pq vc trocou o munhão ???

Aproveitando -
Giovani , teria como fazer uma luva que use rolamentos maiores que os Willys ??? pra mim a limitação dos eixos está aí ...

[]s...

NeRo
13/05/2005, 10:19
Giovani, vou providenciar tudo até segunda, ok?

hugo.morais
13/05/2005, 11:36
Hugo , não entendi qual a vantagem do Munhão E34 se a luva vai continuar a mesma porcaria dos Willys ???

Pq vc trocou o munhão ???

Edu,

A resposta para essa pergunta é simples, pude usar o freio da D20 e agora minha camper para quando eu piso no freio, mesmo com os pneus 33'', coisa que não acontecia com as pinças originais :D

O freio do seu engesa ainda é o original? Com esses munhões vc pode adaptar o freio da D20 sem nenhuma adaptação, praticamente PnP ;)

[ ]s

Eduardo Velo
13/05/2005, 13:09
Valeu , Hugo , mas não sei pq nunca tive problema de freio ...
Tive problema com a manga de eixo , que mesmo mantendo os rolam. sempre justos teimavam em soltar com os BF 33 , agora embuchei a luva , usei trava quimica na capa int. do rolam. e passei pneu pra Hankook Z36 31" , pegamos bastante trilha com costela e não soltou nenhum parafuso sequer do engesa ...

Agora entendi a troca de munhão , para poder usar freio mais eficciente OK . E esse disco ventilado , não pode encher de barro ???

[]s...

Giovani
13/05/2005, 13:48
Espero que role um desconto depois das fotos, mas no meu caso será para os eixos de Band flutante que devem estar no meu carro até julho ;) Nâo sei te ajuda, mas tenho estas duas fotos do eixo traseiro, as campanas, etc são tudo da D10, então é batata vc encontrar um modelo...

:D Grande Hugo!!!!

:D Ajudou muito!!!! E pode deixar, tá anotado o pedido! :D

Aproveitando -
Giovani , teria como fazer uma luva que use rolamentos maiores que os Willys ??? pra mim a limitação dos eixos está aí ...

:D Grande Eduardo!!!
:D A ENSIMEC tá fazendo algo parecido... Nós não trabalhamos com isso. Não que não dê pra fazer, mas é que não dá tempo mesmo!!! :wink:

Giovani, vou providenciar tudo até segunda, ok?

:D Grande Nero!!!
:D Beleza pura!!! Fico no aguardo!!!

[]'s

hugo.morais
13/05/2005, 15:06
Agora entendi a troca de munhão , para poder usar freio mais eficciente OK . E esse disco ventilado , não pode encher de barro ???

Edu,

A idéia da troca do muñhão foi justamente essa, freios melhores e mais fortes, mas tive de trocar o conjunto servo+cilindro pelo da S10. Quanto ao disco encher de barro isso é possivel sim, acho até provavel, mas tmb existem outros jipes que usam disco ventilados, né? (troller, Toyota, Land, etc...) Sem falar no custo do disco de freio novo da D20 (R$ 55,00) :D

Agora isso não me preocupa pq a proposta da minha camper não está sendo mais trilhas e sim viagens e expedição (é meu carro do dia-a-dia) para trilhas mas pesadas estou pensando em começar a montar meu engesa que por enquanto é só um chassis com suspensão :shock:

[ ]s,

Rafael Junior
14/05/2005, 13:34
legal a discussao, pena que o tema do topico e outro.

voltando a questao das pincas do dodge, alguem tem alguma colocação..........

NeRo
17/05/2005, 22:19
Segue a parte do Manual referente ao sistema de freios.

Giovani
17/05/2005, 23:01
Segue a parte do Manual referente ao sistema de freios.

:D Grande Nero!!!

:D Valeu!!!! Obrigado!!!!

[]'s

ferraz
03/12/2009, 15:20
Caros amigos engeseiros e campeiros,

Estava dando uma olhada nas adapitações a respeito de freio e encontrei esta postagem ;

http://cjcheckup.blogspot.com/search?updated-max=2009-07-10T09%3A53%3A00-07%3A00&max-results=7

Há um paso a passo da adapitação do freio de hilus e pinça de Dodge.

Reptil
04/12/2009, 16:26
Ola Pessoal,

Apenas confirmando as informações: O disco do freio dianteiro do Engesa F1 é da Engesa e só encontrei novo na Rota4x4. Andei procurando parecidos para uma substituição mas nada serviu sem adaptação. As pinças são da kombi. Ja vi um tópico aqui sobre adaptações do sistema de freio da Toyota.

Eu troquei o meu freio traseiro por sistema a disco do Engesa (acompanhando o eixo flutuante), e pinças do Kadet. Achei que o sistema de freagem diminuiu um pouco e o freio de mão praticamente deixou de existir. Soube, por meio do topico da utilização das pinças do Marea para resolver este problema.

Será que as pinças do Dooge serviriam para o sistema traseiro também???

Abraços

ferraz
04/12/2009, 17:59
Reptil.

Por fovor, as pinças do marae foram instaladas no mesmo suporte das do cadete hove alguma adapitação?

Esta usando t-case original? poderia instalar freio a disco no cardã.

Pelo que andei vendo o uso dos disco de freio da Hilux, estas são mais baratos que os da rota4x4 e se encontra no Brasil todo, alem das pinças e freiodo Dodge que são as mesmas do Opala das inpilhadeiras Clarck, serem bem mais baratas ques as do Toyota Bandeirantes.

E o pessoal da www.cjcheckup.com.br , tem usado este kit freio do Dart, disco da Hilux aceguram ser muito eficientes.

Reptil
09/12/2009, 10:29
Caro Ferraz,

O sistema que falei é do eixo flutuante traseiro desenvilvido pela Rota4x4 (piça do Kadet). Entretanto voce pode ver os comentarios sobre a utilização de uma ou duas pinças do Marea no forum www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54851&page=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54851&page=3)

Abraço

guilhermeabreu
09/12/2009, 16:31
AÊ PESSOAL

Eu já passei por tudo ísto .

Freio a disco do ENGESA na traseira com pinças de MAREA, KADETT, TEMPRA , GOLF é tudo a mesma mer!$%¨&*a , não funciona o freio de mão e as pastilhas gastam com extrema facilidade , a cada 3.000 km tem que trocar pastilhas ACONTECEU COMIGO , JÁ RELATEI ÍSTO AQUI NO FORUM EXAUSTIVAMENTE .

HOJE TENHO DISCO E PINÇAS DA BAND NAS 4 RODAS . ACABEI DEFINITIVAMENTE COM PROBLEMA DE FREIOS .

Agora , se usar disco da D-20 e pinças da S-10 , tb fica bom .

E as pinças do DODGE DART se são parecidas ou iguais as do opala , tb fica bom tb , pq eu ví de perto a do opala , ela tem uma área de contato bem grande e dois cilindros de atuação , quase coloquei as do opala em meu ENGESA , como teria que ver qual o disco que caberia , não quis esquentar muito a cabeça e parti para as 4 pinças e disco da BAND . Lógico que nestes casos vc perde o freio de mão , MAS NO MEU CASO NÃO TENHO PROBLEMA PQ TENHO A T-CASE DA BAND , vou colocar ainda o freio de mão no cardã ou um KIT DE FREIO DE MÃO que existe no mercado para este fim .

ABRAÇÃO

OBS : NÃO COLOQUE PINÇAS TRASEIRAS DE AUTOMÓVEIS PQ NÃO FUNCIONA E NÃO FICA BOM , É GASTAR DINHEIRO A TOA E SE ARREPENDER . O peso dos automóveis são a metade do peso dos ENGESAS/CAMPERS , por ísto não funcionam , SÃO DEFICIENTES para nossos BRUTOS .

Reptil
11/12/2009, 08:22
Por experiencia propria, concordo plenamente com o Guilherme. Se quizer uma coisa definitiva deve-se partir para freios de veiculos de peso igual ou maior que o Engesa.

Abraço a todos

CAVESO
13/12/2009, 01:02
Uma solução bacana para freios a disco na traseira é usar 2 pinças em cada disco: uma para freio, pode ser de band ou s10 e outra para freio de estacionamento, só com o cabo do freio de mão lgado a ela. Daí dá pra usar essas de carros...

É o que penso em fazer no meu quando for colocar o flutuante..

guilhermeabreu
13/12/2009, 14:57
Uma solução bacana para freios a disco na traseira é usar 2 pinças em cada disco: uma para freio, pode ser de band ou s10 e outra para freio de estacionamento, só com o cabo do freio de mão lgado a ela. Daí dá pra usar essas de carros...

É o que penso em fazer no meu quando for colocar o flutuante..

AMIGO CAVESO

NÃO INVENTE TRAQUINANA PRA COLOCAR NO ENGESA , pois como já foi exaustivamente falado , ESTAS PINÇAS TRASEIRAS DE KADETT , OMEGA , TEMPRA , GOLF , OPALA , mesmo sendo usada SÓ PARA FREIO DE ESTACIONAMENTO NÃO SÃO EFICAZES , VC SAI COM O ENGESA COM O FREIO DE MÃO PUXADO E NÃO PERCEBE QUE O FREIO DE MÃO ESTA PUXADO , se vc parar em uma cancela para abrí-la , o ENGESA vai junto com vc , ele não para , EU , em uma viagem que fiz a BARBACENA só percebí que o freio de mão estava puxado qdo comecei a subir a serra para chegar em lá em BARBACENA , a embreagem começou a patinar , aí eu PUTS veio dar defeito logo agora ? Era 5hs da manhã de domingo , fui lá num bate e volta , AÍ PERCEBÍ QUE O FREIO DE MÃO ESTAVA PUXADO , olha rodei uns 300km com esta bosta de freio de mão do KADETT puxado .

LOGO :

" NÃO COLOQUE PINÇAS TRASEIRAS DE KADETT , TEMPRA , GOLF E OUTROS AUTOMÓVEIS EM SEU ENGESA " , se colocar , VAI ACONTECER O QUE ACONTECEU COMIGO . Sem falar na árvore de natal que vai ficar lá no eixo traseiro , cheio de balangandãs .

ABRAÇÃO