frankmayers
18/03/2011, 00:08
Olá!
Gostaria de pedir a ajuda de vocês para esclarecer algumas dúvidas sobre as pickups 4x2.
Pois bem. Nunca tive uma caminhonete, e confesso não ter muito conhecimento prático a respeito delas. Leio constantemente este forum, e não tenho dúvidas das vantagens de se ter uma pickup 4x4. Acontece que, seja por questões financeiras, seja por questões de utilidade, decidi que adquirir uma pickup 4x2 0km seria mais vantajoso para mim.
Meu perfil é bem pouco aventureiro. Se tem lama, dou a volta; se não dá, volto para casa; se não é possível, paro o carro ali mesmo e espero as condições melhorarem. Pareço muito mais com aqueles velhos de filme americano (dirigindo a 70km/h, ouvindo country music e falando "easy, easy") do que com aqueles que desejam se aventurar. Não sou fresco, apenas prefiro não passar raiva.
Em outras palavras, gostaria de ter uma pickup muito mais para poder, por exemplo, um dia transportar uma geladeira para a casa do meu pai ou um saco de fertilizante para o sítio do meu tio do que propriamente para me aventurar. Gosto de pickup, ponto.
Dito isso tudo, confesso que fiquei extremamente preocupado com as experiências que muito de vocês relataram sobre as 4x2, em especial quanto a atolar em situações em que carros de passeio não ficaram.
Tomando-se por base uma Ford Ranger Sport 2011 (cabine simples, portanto), gostaria de perguntar o seguinte:
1. Nas condições cotidianas de uma cidade com morros (Nova Friburgo, por exemplo), é comum realmente as 4x2 enfretarem dificuldades? Por exemplo, na saída de um estacionamento em aclive com chuva, ou em uma ladeira mais acentuada etc. Pouco tempo atrás, fiquei parado em um morro na rodovia Teresópolis > Itaipava em virtude de obras. Estava chovendo. Será que, se eu estivesse com uma 4x2, teria dificuldades para arrancar? De carro de passeio, sai sem qualquer problema...
2. Andar de 4x2, cabine simples, em rodovia é realmente perigoso, mesmo que em baixa velocidade (70km/h)? Não me preocupo propriamente com o conforto, mas sim com a estabilidade. Colocar peso na caçamba (aqueles sacos de areia) atenuaria esses efeitos? Além do consumo, esse peso extra traria algum outro inconveniente?
3. Em uma estrada de terra (em boas condições e sem ter havido chuva ou qualquer outra circunstância em que eu não poderia de carro de passeio), a 4x2 anda normalmente? É necessário colocar peso?
Bem. Desculpe-me pelo texto enorme.
Desde já, agradeço a atenção de vocês.
Valeu!
Gostaria de pedir a ajuda de vocês para esclarecer algumas dúvidas sobre as pickups 4x2.
Pois bem. Nunca tive uma caminhonete, e confesso não ter muito conhecimento prático a respeito delas. Leio constantemente este forum, e não tenho dúvidas das vantagens de se ter uma pickup 4x4. Acontece que, seja por questões financeiras, seja por questões de utilidade, decidi que adquirir uma pickup 4x2 0km seria mais vantajoso para mim.
Meu perfil é bem pouco aventureiro. Se tem lama, dou a volta; se não dá, volto para casa; se não é possível, paro o carro ali mesmo e espero as condições melhorarem. Pareço muito mais com aqueles velhos de filme americano (dirigindo a 70km/h, ouvindo country music e falando "easy, easy") do que com aqueles que desejam se aventurar. Não sou fresco, apenas prefiro não passar raiva.
Em outras palavras, gostaria de ter uma pickup muito mais para poder, por exemplo, um dia transportar uma geladeira para a casa do meu pai ou um saco de fertilizante para o sítio do meu tio do que propriamente para me aventurar. Gosto de pickup, ponto.
Dito isso tudo, confesso que fiquei extremamente preocupado com as experiências que muito de vocês relataram sobre as 4x2, em especial quanto a atolar em situações em que carros de passeio não ficaram.
Tomando-se por base uma Ford Ranger Sport 2011 (cabine simples, portanto), gostaria de perguntar o seguinte:
1. Nas condições cotidianas de uma cidade com morros (Nova Friburgo, por exemplo), é comum realmente as 4x2 enfretarem dificuldades? Por exemplo, na saída de um estacionamento em aclive com chuva, ou em uma ladeira mais acentuada etc. Pouco tempo atrás, fiquei parado em um morro na rodovia Teresópolis > Itaipava em virtude de obras. Estava chovendo. Será que, se eu estivesse com uma 4x2, teria dificuldades para arrancar? De carro de passeio, sai sem qualquer problema...
2. Andar de 4x2, cabine simples, em rodovia é realmente perigoso, mesmo que em baixa velocidade (70km/h)? Não me preocupo propriamente com o conforto, mas sim com a estabilidade. Colocar peso na caçamba (aqueles sacos de areia) atenuaria esses efeitos? Além do consumo, esse peso extra traria algum outro inconveniente?
3. Em uma estrada de terra (em boas condições e sem ter havido chuva ou qualquer outra circunstância em que eu não poderia de carro de passeio), a 4x2 anda normalmente? É necessário colocar peso?
Bem. Desculpe-me pelo texto enorme.
Desde já, agradeço a atenção de vocês.
Valeu!