PDA

Ver Versão Completa : Garantia contra corrosão - é lenda!



Serratine
17/03/2011, 18:49
Pessoal boa noite!
Estou tentando enviar essa mensagem para LR mas não consigo, por isso postei aqui para todos conhecerem.

Florianópolis (SC) – Brasil, 17 de março de 2011.
Prezados senhores boa tarde!
Há quase 02 meses comprei um Freelander 1, Chassi XXXXXXXXXXX ano 2006, placas XXXX XXXX, e inicialmente, fiquei muito contente com o veículo.
Todavia, conforme me foi informado pelo antigo proprietário, havia um problema no teto-solar em decorrência da corrosão. Levando a um mecânico de confiança, especializado em 4x4 aqui em Florianópolis, ele mencionou que a marca tem garantia de corrosão de 06 anos.
Fiquei entusiasmado, pois li no manual e realmente confirmei a informação!
Assim, levei o carro até a concessionária Top Car Land Rover aqui mesmo em minha cidade, e lá, foram feitas algumas fotografias e remetida uma solicitação para fábrica a fim de buscar utilizar a garantia para troca da peça.
Qual não foi a minha surpresa quando a resposta foi negativa, tendo em vista que, segundo a fábrica, o veículo tinha sido submetido a apenas duas revisões, nada sendo anotado quanto à corrosão.
Confesso que fiquei muito decepcionado, prá não dizer outra coisa.
Tanto é verdade, que recebi a resposta há algumas semanas e somente agora estou mandando esse e-mail, apesar de já ter registrado minha reclamação através do 0800, que aliás, com todo respeito, deixou a desejar, pois a atendente ficou irritada com a minha reclamação – vê se pode.
Não consigo entender senhores, como uma empresa que se propõe a ser uma marca lider, oferece garantia de 06 anos e num veículo que foi adquirido há pouco mais de 04 anos, simplesmente diz: “se você não fez a revisão, negamos a cobertura”.
Ora que garantia é essa? Será que não foram capazes de perceber que o veículo em abril de 2009 contava apenas com pouco mais de 16 mil Km? Não posso crer que essa garantia seja séria, já que um automóvel concebido para andar em condições climáticas adversas, inclusive sobre o sal na neve, apodrece o teto-solar em poucos anos e a empresa simplesmente transfere a responsabilidade ao consumidor.
Ora se o produto não é confiável, e é exatamente essa a conclusão a qual estou chegando, que não dêem a chamada garantia.
Agora não me venham dizer que a culpa é do consumidor, pois se o produto realmente atendesse aos critérios que fundamentam a garantia oferecida, não teria estragado como ocorreu.
É muito fácil dizer que o consumidor deixou de fazer algo. Mas sinceramente duvido que quando a pessoa que comprou veículo novo o tirou da loja, foi informada que teria que levá-lo anualmente para verificação de corrosão. Além disso, duvido que em 2009 não tenham visto a corrosão.
Senhores, não há outra conclusão a se chegar senão a de que a marca fica devendo quanto a esse atendimento e não posso deixar de expor a minha profunda decepção, pois pensei estar comprando uma estória de vitória, quando na verdade adquiri uma ilusão que não passa de oportunidade de negócio e de mercado.
Atualmente, cogito até a possibilidade de vender o carro, tamanho o incômodo de não ser atendido quando tenho o direito.
Enfim, sinceramente, não espero qualquer retorno de vocês, o que não ocorria antes dessa desagradável situação.
Perguntem-me o que penso dessa garantia. Posso até responder-lhes, mas não quero ser grosseiro, até porque não lido com ninguém dessa maneira, porém, não posso deixar de ser irônico.
Garantia de quê?
Certamente de que vou gastar tendo direito, ou melhor, sendo iludido que o tenho.
Deixo esse registro para que conste da estória da marca que nem tudo são flores como se pinta nos seus portfólios.
Att.,
(Do decepcionado com a garantia Land Rover)
Alexandro Serratine da Paixão.

neilsonhenriques
17/03/2011, 22:39
Alexandro,

Total descaso da Land Rover. A garantia TEM QUE COBRIR ISSO. Não tem desculpa não.

Faça valer seus direitos, acione-os na Justiça.
Envie também uma carta para a Land Rover na Inglaterra para que eles saibam o que tem acontecido por aqui. Lá fora as coisas são diferentes e o pensamento não é o mesmo dos brasileiros.

Isso é totalmente inaceitável ! :evil:

Abraço solidário !
Neilson

caique
17/03/2011, 22:54
Essa desculpa esfarrapada não é privilégio da LR. Todas as montadoras (incluso toyota, hyunday, etc) só cumprem a garantia se todas as revisões ($$$) forem feitas na concessionária.

Tenta na justiça!!!

abçs

neilsonhenriques
18/03/2011, 00:52
Aí é que está o negócio.

Se algum item da revisão que não foi feita fosse o causador do problema, você não poderia reclamar. Mas corrosão, definitivamente não tem nada a ver. Mesmo que você tivesse feito todas as revisões até os 500.000 km não estaria livre de uma situação como essa.

A garantia tem que cobrir ! Isso não é item de revisão.

Qualquer advogado vai querer defender ... é causa ganha.

Abraço,
Neilson

Serratine
18/03/2011, 16:23
Prezado Neilson boa tarde!

Inicialmente obrigado pela solidariedade!

Concordo com o absurdo e de fato vou tomar providências, afinal de contas trabalho nessa área (advocacia).

Apenas lamento a postura da empresa. Quanto à sugestão de envio LR inglesa já pensei nisso e procurei o e-mail, mas como a daqui, nada de endereço eletrônico. Vou adotar outro meio.

Por enquanto era isso.

Abç.,

Serratine.

Glaicon
19/03/2011, 10:39
Prezado Neilson boa tarde!

Inicialmente obrigado pela solidariedade!

Concordo com o absurdo e de fato vou tomar providências, afinal de contas trabalho nessa área (advocacia).

Apenas lamento a postura da empresa. Quanto à sugestão de envio LR inglesa já pensei nisso e procurei o e-mail, mas como a daqui, nada de endereço eletrônico. Vou adotar outro meio.

Por enquanto era isso.

Abç.,

Serratine.

Serratine, mesmo que o processo demore, coloque no futuro o resultado da ação, pois será de grande valia para os que vivem ou viverão problema semelhante.
E boa sorte.:concordo:

Glaicon
28/03/2011, 11:26
Saiu decisão em favor de consumidor, falando exatamente sobre danos no teto solar, determinando o pagamento do conserto, mesmo depois de vencida a garantia.
Apesar de um ser problema de ferrugem e, outro, de funcionamento, acho que tem a mesma lógica.
Espero que seja útil. :concordo:

Fonte: TJ/SC - www.tj.sc.gov.br (http://www.tj.sc.gov.br)

"Teto solar defeituoso será trocado sem custo mesmo após fim de garantia"

"A 3ª Turma de Recursos de Chapecó, em recurso sob relatoria do juiz André Alexandre Happke, reformou sentença da comarca de Pinhalzinho para condenar empresa revendedora de veículo ao conserto do teto solar de um dos automóveis que comercializou, sem qualquer ônus ao seu proprietário. A demanda foi julgada improcedente em 1º Grau após a constatação de que a garantia ofertada para tal equipamento, de dois anos, já havia se esgotado.

“O prazo de garantia voluntária oferecida não corresponde de forma alguma ao limite de vida útil esperada de um produto. Fosse assim, o veículo com apenas um ano de garantia seria algo, guardadas as proporções, “descartável””, anotou o magistrado, ao debruçar-se sobre o processo. Ocorreu, no caso concreto, o chamado vício oculto. Nestas situações, esclarece o juiz, o prazo de decadência do direito se dá 90 dias após o descobrimento do problema até então não conhecido.

“Não se trata de eternizar o ônus, mas sim, de no caso concreto se verificar que o defeito retira a utilidade de um bem durável em período que precede em muito ao de degradação normal pelo uso, o que é sem sombra de dúvida um vício que estava até então oculto”, acrescenta o magistrado. Por se tratar de evidente relação de consumo, ao caso aplicou-se a inversão do ônus da prova.

O fornecedor, contudo, não apresentou provas de que houve mau uso do sistema de acionamento do teto solar para justificar a pane. Desta forma, restou condenado ao pagamento do conserto, com a substituição das peças defeituosas por novas, sem custos ao cliente, seja de peças ou mão de obra, sob pena de multa diária de R$ 100. (Rciv 2011300224-5)."

Serratine
28/03/2011, 23:42
Saiu decisão em favor de consumidor, falando exatamente sobre danos no teto solar, determinando o pagamento do conserto, mesmo depois de vencida a garantia.
Apesar de um ser problema de ferrugem e, outro, de funcionamento, acho que tem a mesma lógica.
Espero que seja útil. :concordo:

Fonte: TJ/SC - www.tj.sc.gov.br (http://www.tj.sc.gov.br)

"Teto solar defeituoso será trocado sem custo mesmo após fim de garantia"

"A 3ª Turma de Recursos de Chapecó, em recurso sob relatoria do juiz André Alexandre Happke, reformou sentença da comarca de Pinhalzinho para condenar empresa revendedora de veículo ao conserto do teto solar de um dos automóveis que comercializou, sem qualquer ônus ao seu proprietário. A demanda foi julgada improcedente em 1º Grau após a constatação de que a garantia ofertada para tal equipamento, de dois anos, já havia se esgotado.

“O prazo de garantia voluntária oferecida não corresponde de forma alguma ao limite de vida útil esperada de um produto. Fosse assim, o veículo com apenas um ano de garantia seria algo, guardadas as proporções, “descartável””, anotou o magistrado, ao debruçar-se sobre o processo. Ocorreu, no caso concreto, o chamado vício oculto. Nestas situações, esclarece o juiz, o prazo de decadência do direito se dá 90 dias após o descobrimento do problema até então não conhecido.

“Não se trata de eternizar o ônus, mas sim, de no caso concreto se verificar que o defeito retira a utilidade de um bem durável em período que precede em muito ao de degradação normal pelo uso, o que é sem sombra de dúvida um vício que estava até então oculto”, acrescenta o magistrado. Por se tratar de evidente relação de consumo, ao caso aplicou-se a inversão do ônus da prova.

O fornecedor, contudo, não apresentou provas de que houve mau uso do sistema de acionamento do teto solar para justificar a pane. Desta forma, restou condenado ao pagamento do conserto, com a substituição das peças defeituosas por novas, sem custos ao cliente, seja de peças ou mão de obra, sob pena de multa diária de R$ 100. (Rciv 2011300224-5)."

Prezado Glaicon boa noite!

Inicialmente agradeço pela gentileza de me mandar o julgado!

Ainda não fiz pesquisa a esse respeito, mas o acórdão é bem recente, o que considero muito bom. Imagino que sejas advogado também, pela maneira de abordar o assunto e pela pesquisa e talvez até o conheça.

De qualquer forma, já arrumei o teto (recuperei provisoriamente) com a oficina que é especializada em LR aqui em Floripa (Carlos pintura automotiva que fica na praia comprida em SJ), fazendo inclusive, trabalhos para Top Car (concessionária), sendo que gastei R$ 1.000,00.

Registrei tudo com fotos, peguei negativa de cobertura da garantia e fiz orçamento do conserto na própria concessionária. Agora vou ajuizar uma ação pedindo a substituição da peça, indenização pelo que gastei, já que fui obrigado a fazer o reparo, pois o teto não estava fechando direito, e talvez, até um dano moral.

Bem, vou à luta, pois não considero a atitude da LR adequada, já que me parece venda casada, pois preciso fazer a revisão para ter direito. Ora que garantia é essa?

Logo informo a todos do forum o andamento do processo.

Abç. e obrigado novamente!

Serratine.