Ver Versão Completa : Vitara: Engasgadas e perda de rotação
lsouzaneo
17/03/2011, 09:59
Bom dia pessoal,
Estou enfrentando o seguinte problema: Meu Vitara 1.6 JLX 95, começou a apresentar algumas engasgadas durante o uso, não é constante, ocorre em baixas e altas rotações de vez em quando.
Outro problema também notado é uma pequena perda de rotação em ponto morto, variando entre 100 e 200 RPM. Por exemplo: estou em ponto morto em 1000 rpm, há uma variação para 800 RPM, o carro dá uma "trepidada" por causa da perda e normaliza. As vezes ocorre somente uma vez e normaliza, outras vezes oscilando e voltando. A perda de rotação também ocorre algumas vezes em movimento resultando nas engasgadas.
Subi um pouco a rotação para fazer um teste mais o problema persiste. Atualmente ele está em 1100 RPM com o motor frio e 900 RPM com o motor quente.
Cerca de duas semanas atrás substitui a sonda lambda por uma Thompson universal, pois o engine check estava acusando o código 13, atualmente não acusa problemas, retorna o cógido 12. Com a sonda antiga o problema já ocorria.
No início do ano um mecânico mediu a pressão da bomba de combustível e segundo o mesmo, a pressão estava normal. Posso estar errado mais tenho suspeitas que possa ser a bomba, também suspeito do ponto.
Combustível já troquei e continua o problema, então estou descartando. Aguardo a opinião de vocês.
Um grande abraço.
Luciano.
Gianmefer
19/03/2011, 12:52
Bom dia pessoal,
Estou enfrentando o seguinte problema: Meu Vitara 1.6 JLX 95, começou a apresentar algumas engasgadas durante o uso, não é constante, ocorre em baixas e altas rotações de vez em quando.
Outro problema também notado é uma pequena perda de rotação em ponto morto, variando entre 100 e 200 RPM. Por exemplo: estou em ponto morto em 1000 rpm, há uma variação para 800 RPM, o carro dá uma "trepidada" por causa da perda e normaliza. As vezes ocorre somente uma vez e normaliza, outras vezes oscilando e voltando. A perda de rotação também ocorre algumas vezes em movimento resultando nas engasgadas.
Subi um pouco a rotação para fazer um teste mais o problema persiste. Atualmente ele está em 1100 RPM com o motor frio e 900 RPM com o motor quente.
Cerca de duas semanas atrás substitui a sonda lambda por uma Thompson universal, pois o engine check estava acusando o código 13, atualmente não acusa problemas, retorna o cógido 12. Com a sonda antiga o problema já ocorria.
No início do ano um mecânico mediu a pressão da bomba de combustível e segundo o mesmo, a pressão estava normal. Posso estar errado mais tenho suspeitas que possa ser a bomba, também suspeito do ponto.
Combustível já troquei e continua o problema, então estou descartando. Aguardo a opinião de vocês.
Um grande abraço.
Luciano.
E o consumo, esta normal ou aumentou??
Eu estou com um ploblema bem parecido, a lenta esta totalmente retardada e o consumo alto.
Bom, se descobrir a causa posta ai..
se eu descobrir coloco a solução aqui também
lsouzaneo
19/03/2011, 18:48
Então, com relação ao consumo, tinha aumentado antes de substituir a lambda, agora com a substituição abasteci e vou fazer nova média.
Gianmefer
19/03/2011, 22:33
Então, com relação ao consumo, tinha aumentado antes de substituir a lambda, agora com a substituição abasteci e vou fazer nova média.
Comigo o consumo melhorou, mas para isso troquei sonda lambda, sensor MAF, filtro de ar, velas, cabos de velas, rotor do distribuidor, tampa do distribuidor e nem lembro mais o que..rs
Vou mandar no mecanico e ver o que ele me fala...ver se esta no ponto, e se a porcaria do sensor da borboleta esta normal..
Descobrindo a que esta acontecendo no meu posto aqui...
lsouzaneo
21/03/2011, 13:12
Comigo o consumo melhorou, mas para isso troquei sonda lambda, sensor MAF, filtro de ar, velas, cabos de velas, rotor do distribuidor, tampa do distribuidor e nem lembro mais o que..rs
Vou mandar no mecanico e ver o que ele me fala...ver se esta no ponto, e se a porcaria do sensor da borboleta esta normal..
Descobrindo a que esta acontecendo no meu posto aqui...
Que isto, trocou quase tudo, o sensor MAF deve ter custado uma fortuna hein? Adaptou ou conseguiu original? Substitui através da acusação de erro no Engine Check? Qual lambda você utilizou? O meu filtro de ar é novo assim como as velas. O cabo de velas no último teste feito estava normal. Aguardo o teste do seu mecânico!
Com relação ao consumo, fiz uma pequena trilha leve este final de semana e estou achando que o consumo foi acima do normal, não utilizei reduzida somente 4x2 e 4x4 alta, mesmo o terreno sendo um pouco mais degradado, achei que consumiu mais. Vou testar na cidade agora pra analisar.
Gianmefer
21/03/2011, 14:38
Que isto, trocou quase tudo, o sensor MAF deve ter custado uma fortuna hein? Adaptou ou conseguiu original? Substitui através da acusação de erro no Engine Check? Qual lambda você utilizou? O meu filtro de ar é novo assim como as velas. O cabo de velas no último teste feito estava normal. Aguardo o teste do seu mecânico!
Com relação ao consumo, fiz uma pequena trilha leve este final de semana e estou achando que o consumo foi acima do normal, não utilizei reduzida somente 4x2 e 4x4 alta, mesmo o terreno sendo um pouco mais degradado, achei que consumiu mais. Vou testar na cidade agora pra analisar.
Pois é..gastei 1.650,00 em peças.
O carro quando peguei estava meio abandonado. Estava fazendo 5,5Km/l na estrada e na cidade era 3,5Km/l, ai resolvi ver as condições das sondas, sensores velas distribuidor etc, troquei tudo e o consumo melhorou um pouco, mas ainda estava alto e a lenta doida.
Passei no mecânico e ele viu um sensor quebrado e pediu para eu trocar que resolveria o consumo e regularizava a lenta.
Comprei tal sensor (sensor do coletor - este sensor fica na frente da injeção, são 2 sensores, um com o plug preto e outro azul, toquei o azul) além de ver que a valvula termostática estava quebrada e tinha alguns fios quebrados nos sensores da temperatura do carro, troquei as peças quebradas e religuei os fios soltos.
Testei o carro hoje, não sei dizer quanto ao consumo, mas a marcha lenta aparentemente voltou ao normal, variou um pouco quando estava frio, depois ficou nos 1000rpm, vou rodar para gastar a gasolina que tem nele e ver se melhorou a média, mas parece que resolveu o problema.
lsouzaneo
21/03/2011, 17:59
Pois é..gastei 1.650,00 em peças.
O carro quando peguei estava meio abandonado. Estava fazendo 5,5Km/l na estrada e na cidade era 3,5Km/l, ai resolvi ver as condições das sondas, sensores velas distribuidor etc, troquei tudo e o consumo melhorou um pouco, mas ainda estava alto e a lenta doida.
Passei no mecânico e ele viu um sensor quebrado e pediu para eu trocar que resolveria o consumo e regularizava a lenta.
Comprei tal sensor (sensor do coletor - este sensor fica na frente da injeção, são 2 sensores, um com o plug preto e outro azul, toquei o azul) além de ver que a valvula termostática estava quebrada e tinha alguns fios quebrados nos sensores da temperatura do carro, troquei as peças quebradas e religuei os fios soltos.
Testei o carro hoje, não sei dizer quanto ao consumo, mas a marcha lenta aparentemente voltou ao normal, variou um pouco quando estava frio, depois ficou nos 1000rpm, vou rodar para gastar a gasolina que tem nele e ver se melhorou a média, mas parece que resolveu o problema.
O meu quando peguei estava em situação parecida, sensores de temperatura desligados e sem válvula termostática, liguei os sensores e coloquei uma válvula. Se corrigiu a variação da marcha lenta como você citou, aparentemente resolveu o problema. O meu antes do problema, estava fazendo 8Km/l, 8,5Km/l na cidade e 12Km/l na estrada.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.