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Ver Versão Completa : transformar defender pra viagem!!!



luciofabio
16/03/2011, 11:39
Bom dia,

Gostaria de saber onde poderia ir para transformar minha defender 110 1997 para poder fazer viagens longas pela america do sul. E quanto teria que gastar??

grato pela cooperacao de todos.

Lucio

Marco Aurélio R Guimarães
16/03/2011, 12:18
Pergunta complicada de responder, já que são muitas opções e variáveis Lúcio...
Tudo vai depender do grau de auto-suficiência e comodidade que pretenda implementar no Defender. Bagageiro, gavetões, geladeira, barraca, guincho, suspensão... São tantas as coisas que podem ser colocadas no 110 que, quem tem que direcionar e detalhar o que pretende será você, para que possamos, todos aqui, dar nossos palpites. Dinheiro também é outra questão difícil para ser preciso na informação. Pode gastar muito ou pode gastar menos, dependendo das opções.
Somente para referência, meu 110 para expedições, tem os seguintes acessórios:
Barraca de teto
Toldos laterais
Gavetão
Guincho
Faróis auxiliares
Suspensão reforçada
Bagageiro
Snorkel
Sistema de baterias duplas
Conversor de voltagem
Rádios comunicadores (px e vhf/uhf)
Depois tem o que não é instalado diretamente nele, que nos trazem um pouco mais de comodidade e segurança:
Compressor de ar
Material de camping
Caixas de transporte
Material de resgate

É isso que me lembro de momento.
Vamos esperar mais alguém dar opinião por aqui. Certamente surgirão idéias e conselhos preciosos, dado que a maioria daqui é macaco velho em expedições e viagens!
Abração!

bello
16/03/2011, 12:26
Marco onde vc conseguiu o toldo lateral?
abs
Sergio

luciofabio
16/03/2011, 12:56
caro marco,

Obrigado por suas informacoes!!!
Mas, deve haver um lugar especifico que faca tudo isso que
vc citou.
Gostaria de saber qual, se que exista essa empresa especializada
nestas adaptacoes??

abracos.

Lucio

Marco Aurélio R Guimarães
16/03/2011, 13:13
Marco onde vc conseguiu o toldo lateral?
abs
Sergio

Nós vendíamos na loja Sergio, mas o fornecimento do material foi interrompido. É da ARB e talvez você consiga com algum lojista/revendedor aqui do fórum.
Abraço!

Marco Aurélio R Guimarães
16/03/2011, 13:15
caro marco,

Obrigado por suas informacoes!!!
Mas, deve haver um lugar especifico que faca tudo isso que
vc citou.
Gostaria de saber qual, se que exista essa empresa especializada
nestas adaptacoes??

abracos.

Lucio

Empresas tem muitas Sérgio, mas o difícil é arrumar alguém de confiança... Eu gosto muito do trabalho do Luiz Fraga da The Specialist, que é aí de São Paulo Capital. Ele pode te orientar bem a respeito disso, do que colocar, onde comprar, etc.
Abração!

alex.cunha
16/03/2011, 14:28
Gavetão???

Marco Aurélio R Guimarães
16/03/2011, 21:51
Salve Alex!
Um gavetão! No porta malas. Como o da foto anexa. Se tem outro nome, gostaria de aprender... Conheço como gavetão mesmo!
Abraço!

Eder Bonesi
16/03/2011, 22:25
Pergunta complicada de responder, já que são muitas opções e variáveis Lúcio...
Tudo vai depender do grau de auto-suficiência e comodidade que pretenda implementar no Defender. Bagageiro, gavetões, geladeira, barraca, guincho, suspensão... São tantas as coisas que podem ser colocadas no 110 que, quem tem que direcionar e detalhar o que pretende será você, para que possamos, todos aqui, dar nossos palpites. Dinheiro também é outra questão difícil para ser preciso na informação. Pode gastar muito ou pode gastar menos, dependendo das opções.
Somente para referência, meu 110 para expedições, tem os seguintes acessórios:
Barraca de teto
Toldos laterais
Gavetão
Guincho
Faróis auxiliares
Suspensão reforçada
Bagageiro
Snorkel
Sistema de baterias duplas
Conversor de voltagem
Rádios comunicadores (px e vhf/uhf)
Depois tem o que não é instalado diretamente nele, que nos trazem um pouco mais de comodidade e segurança:
Compressor de ar
Material de camping
Caixas de transporte
Material de resgate

É isso que me lembro de momento.
Vamos esperar mais alguém dar opinião por aqui. Certamente surgirão idéias e conselhos preciosos, dado que a maioria daqui é macaco velho em expedições e viagens!
Abração!

Marco Aurélio, há alguma previsão de chegada do complemento da lona que completa a Barraca? Abraço.

Marco Aurélio R Guimarães
16/03/2011, 23:10
Nenhuma previsão Eder... Olha, acho que tenho uma extensão nova Eder, mas teremos que trocar o ziper, pois ela é da ARB. Acredito que eu tenha também uma peça de reposição que veio dentro de uma barraca com os dentes do zíper com o mesmo tamanho dos da barraca. Amanhã verifico, porque preciso trocar também o da minha extensão...
Abraço!

bello
17/03/2011, 09:49
Nós vendíamos na loja Sergio, mas o fornecimento do material foi interrompido. É da ARB e talvez você consiga com algum lojista/revendedor aqui do fórum.
Abraço!
Obrigado Marco.
Abs
Sergio

lipe20
17/03/2011, 10:24
Esse toldo retrátil é muito legal mesmo.

alex.cunha
17/03/2011, 13:15
Salve Alex!
Um gavetão! No porta malas. Como o da foto anexa. Se tem outro nome, gostaria de aprender... Conheço como gavetão mesmo!
Abraço!

Foi mais ou menos o que imaginei, obrigado!

mram29
13/04/2011, 16:18
Aguém saberia informar quem faz isso no Rio?
Abs,
Marcos.




Salve Alex!
Um gavetão! No porta malas. Como o da foto anexa. Se tem outro nome, gostaria de aprender... Conheço como gavetão mesmo!
Abraço!

Marco Aurélio R Guimarães
13/04/2011, 16:37
Tem que achar algum marceneiro disposto a fazer uma coisa diferente. Achei um que topou fazer, expliquei algumas coisas, como material resistente e leve, peso que colocaria nas gavetas, em cima delas, resistência de trilho e acompanhei o serviço.
O duro é que não temos uma cultura de expedições aqui no Brasil e tudo fica mais difícil e complicado. E pensar que na África, Austrália e EUA já tem tudo isso pronto!!

Abraço!

lipe20
13/04/2011, 16:41
Acessórios para Expedição... http://www.expeditionexchange.com/

Marco, vi seu carro na EuroImport e fiquei abismado com os UPGRADES!!!

Maldade total!!!

Marco Aurélio R Guimarães
13/04/2011, 17:00
Maldade total!!![/QUOTE]


Maldade total é não conseguir andar com o Defender de tanto que quebra!!!
O 90 e o 130 não incomodam, mas esse 110 tá com uruca!!

Este tipo de equipamento vale mais a pena mandar fazer do que importar Lipe... Fazendo aqui, artesanalmente, conseguimos personalizar do nosso jeito. Eu tinha feito um protótipo em alumínio, mas confesso que não gostei pelo barulho que fazia. O outro que está no 110 agora é de madeira, ficou justo, não faz barulho e ainda me permitiu parafusar o suporte da geladeira de forma firme e resistente, bem como o tampão superior me deu mais espaço plano para a bagagem pessoal. Hoje estou plenamente satisfeito com o que foi feito.

Abração!

lipe20
13/04/2011, 17:09
Como assim tanto quebra?

130 com os AllTerrain está linda mesmo...

http://farm5.static.flickr.com/4081/4899887876_143a58eb0a_b.jpg

Marco Aurélio R Guimarães
13/04/2011, 21:46
Putz, Lipe! Tirou de onde essa foto? Foi daquele passeio com a Nomade para SC? (Nem lembro o nome da cidade...)
Só troquei o parachoque dianteiro dele. Está igual ao do 110, mas tenho um PowerPlant da Warn instalado no 130. De resto, não alterei mais nada...

Tenho sofrido um pouco com o 110 Lipe... Até agora, 54.000 km, foram 3 embreagens, uma turbina, bomba de vácuo, sensor MAF e agora uma caixa completa de transferência. A garantia acaba em setembro e estou louco para andar bastante para se quebrar de novo, trocar tudo ainda nela. Quem sabe em 3 anos tenho um 110 novo na mão com a troca de tudo na garantia???
Ah! Falando em mecânica, tenho uma surpresinha preparada para os proprietários de Defender de Curitiba. Assim que acertar os detalhes, aviso!
Abração!

CGAUER
13/04/2011, 22:17
Marco, que se passa com o seu 110?

Um amigo meu, no seu recém comprado Defender puma, esta no 2º motor, segundo modulo do ABS, 2ª embreagem e no meio tempo bateram o carro dele na autorizada, amassaram os pára-lamas na troca do motor e obviamente, chove mais dentro do que fora. Tudo isso com menos de 40mil Km..

O cara tem Defender desde os tempos do 200TDI. Agora me ligou perguntando se não quero vender o meu 2005. Minha resposta foi: "Nem morto"...


Para a lista a sua já excelente lista, recomendo:

* Amortecedores OME ou coisa similar
* Alternador reforçado para os 300tdi
* Relê no sistema de farol com fiação reforçada
* Faróis hella no lugar dos originais + lámpadas de 90-100W
* Pneus BF AT 235/85 (para viajar não é?).
* Rodas de aço Heavy Duty "tubeless" (agüentam qualquer porrada e melhoram o raio de giro em 2 metros)
* Pára-barros dianteiros (minimizando danos do cascalho)
* Sensor de nível do fluído do radiador
* Correia dentada em dia, usar Dayco do power stroke 2.8 (é mais resistente que a do 2.5)
* Garfo de embreagem reforçado nos 300TDI
* Antena de GPS externa
* GPS Garmin capaz de carregar arquivos do Mapsource que suporte antena externa
* Inversor (senoidal puro, de preferência)
* Rede contra insetos no radiador
* Radiador de óleo do câmbio para os 300TDI na eventualidade de cruzar os pampas argentinos no verão ou lugares acima de 35˚C.
* Jogo completo de ferramentas e suprimentos (fio elétrico, arame, mangueiras, cintas, braçadeiras, fita isolantes, cintas Hellerman, silver tape, silicone para juntas, durepoxi, araldite,)
* marreta pesada e um bom pé de cabra (foi assim que consegui soltar um galho que ficou preso na suspensão dianteira), pode ser usado para desamassar eventuais avarias resultantes de acidentes ou simplesmente desmontar um pneu da roda.
* Macaco hidráulico de dois estágios ou Hi-Lift (se souber usar, afinal é comum ver acidentes ou gente que só sabe fazer ele subir)
* chave reserva escondida no chassi
* Camara de ar para roda 16 de trator.
* compressor de ar DECENTE, recomendo o novo ARB modelo grande com engate para saída auxiliar.
* suporte de estepe para modelos antes de 2002 ou todos aqueles com estepes pesados ou uso brutal.
* kit primeiros socorros e medicamentos para febre, estomago, anti estamínicos/anti alérgicos, gripe, etc (Loras, Help!)
* cinta de reboque
* cintas de catraca (quelas usadas em pranchas de reboca de carros)
* lanterna de led de alta potência (800 ou mais lumens)
* chave de roda reforçada
* substituir os bujões de plástico por metálicos no sistema de arrefecimento (TDIs).




Kit de peças:
* alternador (300tdi)
* bomba de vácuo + junta (300tdi e Puma)
* Mangueira Cotovelo do turbo (300tdi)
* Jogo de cilindros da embreagem
* Cruzeta
* Jogo de correias
* Rolamento p/ tencionador da correia auxiliar
* Jogo de filtros
* Sistema para dar reset e fazer diagnóstico na ECU (TD5 e Puma)
* ECU de reserva para o TD5 (nos fóruns lá fora, dizem acontecer panes com certa freqüência)
* 1 litro de cada um dos fluídos de reserva (500 ml no caso do DOT4 é ok)
* bomba d'água de reserva + juntas(300TDI)
* Bomba elétrica do tanque para os TD5 ou Puma em veículos bem rodados.
* Jogo completo de lâmpadas de reserva
* 2 rolamentos de cubo de roda.
* Lata de graxa Molykote
* Par de terminais de direção (rosca direita e esquerda)
* Bujão do sedimentador traseiro de Diesel.
* amortecedores de reserva (um para cada eixo)


A lista varia de acordo com a viagem, mas é ± isso que carrego no meu Defender. Parece muito mas no fim cabe quase tudo debaixo do banco do passageiro. Nunca usei estes itens no meu próprio carro, apenas no dos colegas.

Depois desta lista vem vários itens opcionais e oriundos da neurose de cada um, no meu caso:

Tenho guincho, o rápido XP 9.5 da Warn que instalei com cabos elétricos super dimensionados além do cabo em Dyneema de 40m, embutido em um maravilhoso pára-choque feito sob encomenda pelo Fabrício da Fabrico 4x4. Nem dá para ver que tenho guincho e ganhei apenas 28 kilos de peso excedente.

* Molas do 130 na dianteira
* Barras de direção sólidas
* Sistema de lubrificação de graxeiro externo do garfo da embreagem
* Preventivamente troquei todos os orings da caixa de tranferência por viton super dimensionados.
* Preventivamente, refiz a vedação da parte frontal do câmbio
* Selei a caixa seca em suas 3 partes com silicone cinza
* Instalei a embreagem original do 130, é maior e mais resistente.
* Preventivamente troquei a correia dentada pelo modelo do motor 2.8, com tensionadores agora fixados sobre fortes prisioneiros em aço 14.9
* preventivamente instalei a bomba d'água original LR, feita de metal.
* Relubrificação do arranque com graxa Molycote e todas suas partes seladas.
* Verificação de todo sistema elétrico com pontos de aterramento reforçados e parafusados com graxa base de cobre
* terminais da bateria soldados
* cárter da caixa de transferência expandido e com aletas de refrigeração (Roverdrive)
* Diferenciais e eixos com óleo GL5 75W90 base sintética.
* fiação do painel, motor e chassi inteiramente fixada, evitando curtos por abrasão.
* todos bujões selados com veda rosca Loctite 567
* fluído long life na proporção 50-50% de água bidestilada no radiador.



Em resumo, a lista vai bem além, mas o meu objetivo foi ter um carro que jamais venha a me dar dores de cabeça. Me custou praticamente um ano de trabalho para deixar, o já perfeito Defender 2005 que pouco tinha rodado, no estado que ele se encontra hoje.

O melhor é que quem vê de fora não vê nada disso, não chama nenhuma atenção, apenas um 2005 verde teto branco absolutamente careta e original. Adesivos; só um! Nem filme nos vidros tem e tampouco vidros elétricos e carpetes. Simples e despojado, como tem que ser quando se viaja em lugares onde segurança é luxo.

Abraços

Clemente




Maldade total!!!


Maldade total é não conseguir andar com o Defender de tanto que quebra!!!
O 90 e o 130 não incomodam, mas esse 110 tá com uruca!!

Este tipo de equipamento vale mais a pena mandar fazer do que importar Lipe... Fazendo aqui, artesanalmente, conseguimos personalizar do nosso jeito. Eu tinha feito um protótipo em alumínio, mas confesso que não gostei pelo barulho que fazia. O outro que está no 110 agora é de madeira, ficou justo, não faz barulho e ainda me permitiu parafusar o suporte da geladeira de forma firme e resistente, bem como o tampão superior me deu mais espaço plano para a bagagem pessoal. Hoje estou plenamente satisfeito com o que foi feito.

Abração![/QUOTE]

Marco Aurélio R Guimarães
14/04/2011, 00:24
Caraca Clemente!!!
Que lista!!!!
Só lembrando que meu 110 também já é Puma, então certas coisas que você postou na relação de peças não servem para mim...
A lista que fiz no início são somente dos itens básicos para acampamentos.

Andei conferindo a sua lista e estou no caminho certo, embora ainda não completo
Estou usando ou tenho instalado no 110:
Amortecedores Bilstein 9100
Amortecedor de direção bilstein
Molas Performance da Ironman
Rele do sistema de faróis
Os para-barro dianteiros ainda estão lá (os traseiros já perdí há tempos)
Não ando sem o meu 276C Map e ainda tenho um de Back up
Dois inversores de voltagem, um para o habitáculo e outro no porta malas
Caixa de ferramentas batendo com o que você descreveu
Kit de regate completo (duas patescas, 4 manilhas, cintas e luvas)
Apoio para o suporte de estepe
Compressor de ar Flo Max Air, da Ironman
Um monte de panos para uso geral
extensores

Hi-Lift (companheirão)
Para-choque com guincho embutido 12.000L com cabo sintético
Cabo sintético de back up
Faróis de neblina
Todas as proteções inferiores (barra de direção, carter e diferenciais)
Dois galões extra para combustível, de 20 Litros
Sistema de bateria duplo (duas Optima Red Top com separador Warn)

Agora, permita-me postar uma curiosidade que acontece com os novos motores Puma quando aquecem...
Fiz uma alteração no módulo, com o Fraga e adicionei uns cavalinhos extra... Quando tinha instalado outro para-choque e base de guincho, junto com um PCI e dois Hella 1000 na frente da grade, o 110 esquentava em subidas longas de serra porque o ar que entrava no meio daquilo tudo era insuficente. O motor simplesmente corta Clemente, entra no modo de segurança e só solta o giro novamente quando volta para a temperatura normal de trabalho. O motor se auto-protege, não permitindo que a temperatura vá além do limite de tolerância.

lipe20
14/04/2011, 01:23
estou bem devagar nos upgrades...

Chegou jogo de bucha completo da BritPart: http://www.paddockspares.com/pp/DEFENDER/Suspension/Britpart%5FYellow%5FPolyurethane%5FBush%5FKit%5F%2 D%5FDefender%5F02%5Fonwards%5Fchassis%5Fnumber%5F2 A626646%5Fonwards.html

Amortecedor de direção OME

Suspensão ainda não decidi, se o Marco fecha num preço bom os blisten + mola ironman...

Chave Geral

Jogo de Farol WARN

Kit de Resgate Premium ARB

Banco concha reclinavel SPARCO (preciso de alguém que instale)

CGAUER
14/04/2011, 01:56
Nossa Marco,

Seu carro está bacana! Quero um dia experimentar os Bilstein. Sou fan dos OME desde 2002, mas acho que o Bilstein é um passo a diante. Os meus OME agüentaram todo tipo de porrada sem jamais perderem eficiência. Parece que duram para sempre.

Uma vez na Bolívia, um deles levou uma pedrada violenta e ficou totalmente amassado, mesmo assim continuou funcionando. No rípio em altitude, esquentavam tanto que ao passar em alagados saia até vapor.

Um dia ainda investirei minhas latinhas nos Bilstein, Koni e Ohlins... Mas queria testar também os OME LTR...

Ja tive OME na direção, mas hoje voltei para os originais, pois os OME deixavam o sistema meio letárgico/pesado. Aliás, a prova para ter certeza que o sistema está bom, sem shimmy é andar sem amortecedor de direção. Se ficar tudo ok, sucesso!

Uma coisa que sempre tento manter na cabeça, é o peso de todo equipamento. Viajar leve é fundamental para evitar maiores problemas, nem falar do consumo. Sonho com uma barraca de teto, mas quando vejo o peso.... A minha favorita é a ARB que você oferece no Armazém, a mais leve de todas, mas ainda estou procurando alguém para fazer um belo bagageiro em alumínio na cor preta. É incrível como 100kg fazem uma diferença brutal no comportamento do carro, ainda mais se for no teto (barraca + bagageiro). De qualquer modo, barraca de teto é fundamental.

Já pensei em fazer uma cama dentro e instalar um par de Thules no teto, mas ficaria pouco prático, apesar da eficiência aerodinâmica....

Motor da Puma,

esta dele desligar sozinho é uma qualidade que já ouvido falar. Parece que tem uma Puma de um colega no norte que descobriu sem querer este sistema, sem mudar nada o motor dele esquenta toda hora, vai ver é barro no radiador ou outra coisa boba. Agora minha pergunta é; que acontece se furar uma mangueira e o sensor de temperatura ficar no ar? Será que vai funcionar a parada?

Quando anunciaram o Puma em 2006-2007, fiquei MEGA animado em trocar o 90 por um. Motor conhecido e testado, câmbio fantástico, etc, etc... Aí começaram a vir as reclamações, boletins técnicos da LR sobre defeitos de montagem, problemas na EGR, motor engasgando, bicos e filtros entupidos, embreagem dando trancos, etc.. etc... Tudo na contramão do que a LR havia prometido. Não agüentava mais o aperto do 90 e terminei por comprar a 2005 em estado de zero. Ainda assim tenho aquela úitma vontade de ter mais um 110 na garagem com o conforto da 1ª mais curta e a longa 6ª marcha para as intermináveis retas patagônicas tudo aliado ao silêncio do motor eletrônico.

Ainda me falta a coragem de comprar um pato híbrido destes; afinal não é jipe porque é cheio de eletrônica delicada além carpetes roda de liga e alarme, também não é SUV porque chega em qualquer lugar e ainda tem eixos rígidos, chassi tipo escada e carroceria rebitada.

Acho que um dia não terei mais opção, até lá vemos ver se o Diesel melhora e a LR passa de uma vez a vender carros problemáticos.

Aliás, ando observando que a Disco 3 pode ser candidata a um dos melhores LR já feitos em termos de qualidade. Tem como pontos delicados apenas o filtro de Diesel, que pode entupir com a porcaria do nosso Diesel e o compressor da suspensão pneumática que eventualmente deverá ser substituido. Algumas buchas e pivôs talvez tenham que ser trocados de vez em quando, mas de resto parece ser um bólido bem honesto... Com suas 2.7 toneladas vazia, consegue fazer 12km/l na estrada e pode cruzar em velocidades altas sem maior stress. Louvável.

Abraços

Clemente


Caraca Clemente!!!

Agora, permita-me postar uma curiosidade que acontece com os novos motores Puma quando aquecem...
Fiz uma alteração no módulo, com o Fraga e adicionei uns cavalinhos extra... Quando tinha instalado outro para-choque e base de guincho, junto com um PCI e dois Hella 1000 na frente da grade, o 110 esquentava em subidas longas de serra porque o ar que entrava no meio daquilo tudo era insuficente. O motor simplesmente corta Clemente, entra no modo de segurança e só solta o giro novamente quando volta para a temperatura normal de trabalho. O motor se auto-protege, não permitindo que a temperatura vá além do limite de tolerância.

lipe20
14/04/2011, 09:42
Meu próximo passo é uma Disco4 SDV6 3.0

Esse carro é outra realidade! Para viagem longa acho que é o melhor carro no quesito conforto! E o melhor de tudo é um LR.

Clemente, relate mais sobre o amortecedor de direção OME!

Sobre os OME LTR, tinha achado um material bem interessante e, um teste numa Def preparada para TRILHA com lift de 4" e era só elogios. Mas a recomendação é proteger bem a garrafa externa!

Marco Aurélio R Guimarães
14/04/2011, 11:50
[QUOTE=CGAUER;1421930]
Uma coisa que sempre tento manter na cabeça, é o peso de todo equipamento. Viajar leve é fundamental para evitar maiores problemas, nem falar do consumo. Sonho com uma barraca de teto, mas quando vejo o peso.... A minha favorita é a ARB que você oferece no Armazém, a mais leve de todas, mas ainda estou procurando alguém para fazer um belo bagageiro em alumínio na cor preta. É incrível como 100kg fazem uma diferença brutal no comportamento do carro, ainda mais se for no teto (barraca + bagageiro). De qualquer modo, barraca de teto é fundamental.


Sua procura acabou Clemente. Vou te mandar uma MP com o link para que você olhe o bagageiro. Aluminio com pintura eletrostática preta...

Quando da minha viagem à Namíbia, alugamos um defender por lá e os bagageiro e escada eram de alumínio. Lá a coisa de expedição é diferente. Como já citei antes, questão cultural...
Abraço!

CGAUER
14/04/2011, 14:15
Lipe,

quanto instalei o OME na direção, o volante passou a ficar mais pesado e lento em curvas fechadas e rápidas. Como não tinha problema com shimmy, voltei ao original e ganhei a velocidade da direção de volta. Só me incomodava em atoleiros complicados, onde normalmente tenho que fazer um malabarismo para passar com a roda no lugar certo sem perder o embalo.

Agora dependendo do tamanho dos seus pneus, você vai curtir os OME..

O Jimny, que possui exatamente a mesma suspensão do Defender na dianteira, não tem nenhum amortecedor de direção. No barro e na cidade é uma delícia. Direção bem direta, leve e rápida. Com seus exatos 1000kg, literalmente deixa o Defender comendo lama, mesmo com seus pneus de asfalto. O carrinho é uma delícia. Hoje até prefiro ir para o sítio com o Jimny do que com o LR. E da última vez, ainda sobrou para o Susukinho puxar o 110 de um colega morro acima, tudo na base da cinta elástica. E não é que deu certo. A cada pulo de 5 metros do Jimny o Defender andava uns 5cm..

O único porém do Jimny, é que como ele não serve bem nos facões, ele pula fora deles com muita facilidade, o que é bom, mas se não ficar esperto, em dois segundos você estará tombado ou olhando para o céu estacionado sobre o barranco lateral. O Defender não, mesmo com canelas finas bem afiados, ele entra no facão e dali não sai nem amarrado, só Hi-Lift, pá, etc..

Sim, a Disco 4 3.0 deve ser fantástica, mas eis a questão, o que você faz se no meio do altiplano boliviano acende uma luz no painel e o motor se apaga? Chora, né?! Ou se me dá uma pane no compressor da suspensão...

Nem falar que é inviável colocar qualquer pneu com perfil para barro ou roda de menor diâmetro para agüentar as pedras do rípio com pneu mais alto. Uma roda menor não entraria por conta dos freios... Ela faz bonito no off road seco e curto... Encarar os Andes de cabo a rabo ainda é coisa para um bom 4x4 mecânico com eixo rígido e desconfortável.

Abraçoooo

Clemente


Meu próximo passo é uma Disco4 SDV6 3.0

Esse carro é outra realidade! Para viagem longa acho que é o melhor carro no quesito conforto! E o melhor de tudo é um LR.

Clemente, relate mais sobre o amortecedor de direção OME!

Sobre os OME LTR, tinha achado um material bem interessante e, um teste numa Def preparada para TRILHA com lift de 4" e era só elogios. Mas a recomendação é proteger bem a garrafa externa!

lipe20
14/04/2011, 15:35
Agora captei a mensagem dos OME amort. de direção.

Vou arriscar. Me custaram 100 dollar com frete.

em relação a usar buchas de PU na susp. o que vc´s acham?

Marco Aurélio R Guimarães
14/04/2011, 16:24
Agora captei a mensagem dos OME amort. de direção.

Vou arriscar. Me custaram 100 dollar com frete.

em relação a usar buchas de PU na susp. o que vc´s acham?

Esquecí de colocar na relação Lipe... Também troquei as buchas por PU da Ironman. Não notei uma diferença muito grande, pois quando troquei, as buchas originais estavam novas. Quem sabe tenha mais vantagem na durabilidade. o 110 está com 57.000 km agora e as buchinhas continuam lá, sem incomodar. O Clemente certamente sabe qual o tempo útil das buchas originais e poderia comentar aqui para nós.

Abração!

lipe20
14/04/2011, 16:55
Comprei da BritCar.

Carro estará indo agora as 17:30 na Euro para instalação dos upgrades que chegaram. Obrigado a Você e ao site Armanzem 4x4 por fornecer parte do material.

Marco Aurélio R Guimarães
14/04/2011, 16:59
Não tem o que agradecer Lipe!
Peguei o 110 agora também e já vou para a estrada mais à noite... Pena não te encontrar lá!
Abraço!

CGAUER
14/04/2011, 18:03
Entonces,

Existem buchas e buchas de PU. Duras, médias e macias.

Todas elas garantem maior articulação da suspensão em razão de não terem seus núcleos metálicos fundidos ao poliuretano.

Elas também agüentam a presença de óleo oriundo de vazamentos ou tratamento contra corrosão. Bom para quem tem que manter o chassi protegido contra maresia, como a galera de Natal, Fortaleza, etc...

As buchas em PU duras conferem uma direção mais precisa ao mesmo tempo que se perde parte do conforto dinâmico e acústico. Em impactos fortes, podem causar rompimento dos tirantes dianteiros, como aconteceu com um cliente do Ronald.

As buchas de PUC macias garantem mais conforto, mas perdem em durabilidade e precisão de direção. Estas são as mais próximas as originais de borracha.

As de borracha duram ± de 5 a 10 anos, variando muito conforme o uso do carro. No asfalto, tendem a durar para sempre, se usar todos os dias em erosões vai durar muito menos. As de borracha tem o núcleo e capa em aço, e todo este conjunto vulcanizado em uma peça (este processo é um marco industrial).

Como é de se esperar a torção fica limitada a flexibilidade da borracha. Se forçar, o núcleo descolará da borracha e em pouco tempo surgirão folgas e por fim substituição da bucha. Pos isso o aperto das buchas deve ser sempre feito com o carro no chão, do contrário a posição neutra do carro, já estará forçando as buchas em seu ponto máximo.

Já as buchas de PU devem ser montadas com muita graxa ao redor de seu núcleo interno, garantindo assim maior vida durante sua natural articulação. Por este motivo a superfície interna destas buchas oferecem uma textura peculiar para assim manter a maior quantidade de graxa possível. Muitas buchas inclusive vem com um pacote de graxa preta com sulfito de molibdênio (Molykote). Não é raro ver jumelos para carros com feixe de mola, com buchas em PU e um graxeiro em seu pino.

Eu usava PU ultra dura apenas na barra Panhard (diagonal da suspensão dianteira), garantindo assim uma direção ultra precisa. O resto borracha. Agora nos Defender depois de 2002, esta barra passou a ter buchas maiores porém com menos borracha, o que garante a mesma precisão, apesar do curso limitado. Em resumo, quando chegar a hora de trocar, vou manter borracha em tudo e na Panhard volto a ter PU.

O segredo para a longa duração da suspensão está em sempre ter um conjunto firme. Ou seja, amortecedores bons e em dia como OME, Bilstein, Koni, etc. Molas corretas são fundamentais. No caso do 110, as molas dianteiras originais são uma porcaria sedem além do desejado logo após 2 ou 3 anos. Pode jogar fora assim que sai da fábrica e instalar as originais do 130. Andar com molas velhas é o pior que se pode fazer, força o chassi, as buchas, os amortecedores e por fim a coluna.

Na contramão do que recomenda a LR (duas molas distintas), coloquei duas molas iguais; escolhi a do lado esquerdo por serem 1cm mais altas. Na ocasião coloquei as da Bearmach. De 2 anos para cá sederem 1,5cm, dentro do normal para molas novas, se continuarem sedendo terei um problema. Mas não posso reclamar, foram baratas e parecem bem feitas...

As molas boas devem passar por inúmeros processos de tratamentos térmicos, forja, e um processo que se chama "shot peening", onde são bombardeadas por esferas de tungstênio e assim tem sua superfície forjada e resistentes contra fadigas. Depois passam por um teste magnético sub luz ultra violeta com um reagente químico que aponta fissuras ou fadiga.

Como sei isso tudo sobre mola? Tenho um amigo que teve uma fábrica de molas e sempre fica impressionado com o tamanho das molas do Defender. rsrs Viajando nos Andes com ele, era comum ouvir ele falando, "como molas helicoidais agüentam isso?"...

Abraços

Clemente



Agora captei a mensagem dos OME amort. de direção.

Vou arriscar. Me custaram 100 dollar com frete.

em relação a usar buchas de PU na susp. o que vc´s acham?

Marco Aurélio R Guimarães
15/04/2011, 00:49
Caro Clemente:
Seus posts são sempre uma senhora aula muito bem ministrada!
Valeu!

Waldmartins
14/07/2013, 22:35
Putz...achei esse post aqui...vou ter que marcá-lo para usa-lo como base para minha futura expedição! :dance:

Rafael Gomes
19/07/2013, 11:44
Não estou ganhando nada com isso... mas tem a ver com esse tópico.

Segue:

Land Rover Defender Csw110 /motorhome/prep Expediçoes Longas - Ano 2003 - 135000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-492465302-land-rover-defender-csw110-motorhomeprep-expedicoes-longas-_JM)

Para apreciarmos...

AAssis
19/01/2015, 10:23
Post antigo, mas novo pra quem ta chegando agora...
Show Clemente, PARABENS!!... copiar e ir fazendo aos poucos...


Marco, que se passa com o seu 110?

Um amigo meu, no seu recém comprado Defender puma, esta no 2º motor, segundo modulo do ABS, 2ª embreagem e no meio tempo bateram o carro dele na autorizada, amassaram os pára-lamas na troca do motor e obviamente, chove mais dentro do que fora. Tudo isso com menos de 40mil Km..

O cara tem Defender desde os tempos do 200TDI. Agora me ligou perguntando se não quero vender o meu 2005. Minha resposta foi: "Nem morto"...


Para a lista a sua já excelente lista, recomendo:

* Amortecedores OME ou coisa similar
* Alternador reforçado para os 300tdi
* Relê no sistema de farol com fiação reforçada
* Faróis hella no lugar dos originais + lámpadas de 90-100W
* Pneus BF AT 235/85 (para viajar não é?).
* Rodas de aço Heavy Duty "tubeless" (agüentam qualquer porrada e melhoram o raio de giro em 2 metros)
* Pára-barros dianteiros (minimizando danos do cascalho)
* Sensor de nível do fluído do radiador
* Correia dentada em dia, usar Dayco do power stroke 2.8 (é mais resistente que a do 2.5)
* Garfo de embreagem reforçado nos 300TDI
* Antena de GPS externa
* GPS Garmin capaz de carregar arquivos do Mapsource que suporte antena externa
* Inversor (senoidal puro, de preferência)
* Rede contra insetos no radiador
* Radiador de óleo do câmbio para os 300TDI na eventualidade de cruzar os pampas argentinos no verão ou lugares acima de 35˚C.
* Jogo completo de ferramentas e suprimentos (fio elétrico, arame, mangueiras, cintas, braçadeiras, fita isolantes, cintas Hellerman, silver tape, silicone para juntas, durepoxi, araldite,)
* marreta pesada e um bom pé de cabra (foi assim que consegui soltar um galho que ficou preso na suspensão dianteira), pode ser usado para desamassar eventuais avarias resultantes de acidentes ou simplesmente desmontar um pneu da roda.
* Macaco hidráulico de dois estágios ou Hi-Lift (se souber usar, afinal é comum ver acidentes ou gente que só sabe fazer ele subir)
* chave reserva escondida no chassi
* Camara de ar para roda 16 de trator.
* compressor de ar DECENTE, recomendo o novo ARB modelo grande com engate para saída auxiliar.
* suporte de estepe para modelos antes de 2002 ou todos aqueles com estepes pesados ou uso brutal.
* kit primeiros socorros e medicamentos para febre, estomago, anti estamínicos/anti alérgicos, gripe, etc (Loras, Help!)
* cinta de reboque
* cintas de catraca (quelas usadas em pranchas de reboca de carros)
* lanterna de led de alta potência (800 ou mais lumens)
* chave de roda reforçada
* substituir os bujões de plástico por metálicos no sistema de arrefecimento (TDIs).




Kit de peças:
* alternador (300tdi)
* bomba de vácuo + junta (300tdi e Puma)
* Mangueira Cotovelo do turbo (300tdi)
* Jogo de cilindros da embreagem
* Cruzeta
* Jogo de correias
* Rolamento p/ tencionador da correia auxiliar
* Jogo de filtros
* Sistema para dar reset e fazer diagnóstico na ECU (TD5 e Puma)
* ECU de reserva para o TD5 (nos fóruns lá fora, dizem acontecer panes com certa freqüência)
* 1 litro de cada um dos fluídos de reserva (500 ml no caso do DOT4 é ok)
* bomba d'água de reserva + juntas(300TDI)
* Bomba elétrica do tanque para os TD5 ou Puma em veículos bem rodados.
* Jogo completo de lâmpadas de reserva
* 2 rolamentos de cubo de roda.
* Lata de graxa Molykote
* Par de terminais de direção (rosca direita e esquerda)
* Bujão do sedimentador traseiro de Diesel.
* amortecedores de reserva (um para cada eixo)


A lista varia de acordo com a viagem, mas é ± isso que carrego no meu Defender. Parece muito mas no fim cabe quase tudo debaixo do banco do passageiro. Nunca usei estes itens no meu próprio carro, apenas no dos colegas.

Depois desta lista vem vários itens opcionais e oriundos da neurose de cada um, no meu caso:

Tenho guincho, o rápido XP 9.5 da Warn que instalei com cabos elétricos super dimensionados além do cabo em Dyneema de 40m, embutido em um maravilhoso pára-choque feito sob encomenda pelo Fabrício da Fabrico 4x4. Nem dá para ver que tenho guincho e ganhei apenas 28 kilos de peso excedente.

* Molas do 130 na dianteira
* Barras de direção sólidas
* Sistema de lubrificação de graxeiro externo do garfo da embreagem
* Preventivamente troquei todos os orings da caixa de tranferência por viton super dimensionados.
* Preventivamente, refiz a vedação da parte frontal do câmbio
* Selei a caixa seca em suas 3 partes com silicone cinza
* Instalei a embreagem original do 130, é maior e mais resistente.
* Preventivamente troquei a correia dentada pelo modelo do motor 2.8, com tensionadores agora fixados sobre fortes prisioneiros em aço 14.9
* preventivamente instalei a bomba d'água original LR, feita de metal.
* Relubrificação do arranque com graxa Molycote e todas suas partes seladas.
* Verificação de todo sistema elétrico com pontos de aterramento reforçados e parafusados com graxa base de cobre
* terminais da bateria soldados
* cárter da caixa de transferência expandido e com aletas de refrigeração (Roverdrive)
* Diferenciais e eixos com óleo GL5 75W90 base sintética.
* fiação do painel, motor e chassi inteiramente fixada, evitando curtos por abrasão.
* todos bujões selados com veda rosca Loctite 567
* fluído long life na proporção 50-50% de água bidestilada no radiador.



Em resumo, a lista vai bem além, mas o meu objetivo foi ter um carro que jamais venha a me dar dores de cabeça. Me custou praticamente um ano de trabalho para deixar, o já perfeito Defender 2005 que pouco tinha rodado, no estado que ele se encontra hoje.

O melhor é que quem vê de fora não vê nada disso, não chama nenhuma atenção, apenas um 2005 verde teto branco absolutamente careta e original. Adesivos; só um! Nem filme nos vidros tem e tampouco vidros elétricos e carpetes. Simples e despojado, como tem que ser quando se viaja em lugares onde segurança é luxo.

Abraços

Clemente






Maldade total é não conseguir andar com o Defender de tanto que quebra!!!
O 90 e o 130 não incomodam, mas esse 110 tá com uruca!!

Este tipo de equipamento vale mais a pena mandar fazer do que importar Lipe... Fazendo aqui, artesanalmente, conseguimos personalizar do nosso jeito. Eu tinha feito um protótipo em alumínio, mas confesso que não gostei pelo barulho que fazia. O outro que está no 110 agora é de madeira, ficou justo, não faz barulho e ainda me permitiu parafusar o suporte da geladeira de forma firme e resistente, bem como o tampão superior me deu mais espaço plano para a bagagem pessoal. Hoje estou plenamente satisfeito com o que foi feito.

Abração![/QUOTE]

BELFORT
19/01/2015, 23:01
Alguem sabe como posso sair do prego com a quebra do coxim da caixa de transferência do 110 2007 ?