Ver Versão Completa : Soluçao para atoleiro e barata
GAIOLA TORK 31X10,5X15
15/03/2011, 11:01
(O TITULO FICOU TERRIVEL DESCULPA )
BOM PESSOAL ESTAVA ALGUM TEMPO SEM POSTAR AQUI NO FORUM POIS NAO LEMBRAVA A SENHA E EU NAO CONSEGUIA ENTRAR COM A SENHA QUE O SITE ME ENVIAVA (CABAÇADA MESMO):parede:
VOU RESUMIR BEM A NOVELA A UNS 10 ANOS ATRAS EU ESTAVA CONVERSANDO COM UM BORRACHEIRO ELE ME DEU UMA IDÉIA QUE ACHEI ESTRANHA MAS TALVEZ FUNCIONE( PENSEI ISSO A 10 ANOS) .
E AO PROCURAR GUINCHO ELETRICO PARA MINHA GAIOLA NOS EUA SEMANA PASSADA POIS GUINCHO PARA 1.000 KG ESTA A PREÇO DE BANA NOS EUA , ACHEI ESSE MODELO DE GUINCHO DE RODA QUE FOI O MESMO SISTEMA QUE O BORRACHEIRO HAVIA ME EXPLICADO A 10 ANOS ATRAS .
ESPERO QUE GOSTEM E VOU DESENVOVER NA MINHA GAIOLA , MAS VAI DEMORAR UM POUCO POIS ESTOU COM A GAIOLA PRONTA TUDO ZERO MAS NAO ESTOU INDO PARA O SITIO PARA ANDAR COM ELA , ABRAÇO .
http://www.youtube.com/watch?v=135zkGk2fak
http://www.youtube.com/watch?v=JY4cKc4FKSM&feature=related
digobrazil
15/03/2011, 13:47
é uma boa idéia.
lembrando que o cambio tem que estar 100% bloqueado e tambem não pode deixar o motor morrer.
Pedrão B.
15/03/2011, 19:35
O durio é montar a parafernália.
Na www.oxfordbr.com.br (http://www.oxfordbr.com.br) tem um guincho elétrico de 3.000Lbs a R$ 585,00.
Acho que vale mais à pena.
[]'s
um amigo meu fez um desse e colocou em um Javali, porém usa apenas um cabo de aço(uma ponta em cada roda), e na ancoragem ele usa uma patesca para compensar as rodas(o diferencial não é bloquedo), não gastou mais que 150 R$ e funciona perfeitamente..
GAIOLA TORK 31X10,5X15
16/03/2011, 09:28
um amigo meu fez um desse e colocou em um Javali, porém usa apenas um cabo de aço(uma ponta em cada roda), e na ancoragem ele usa uma patesca para compensar as rodas(o diferencial não é bloquedo), não gastou mais que 150 R$ e funciona perfeitamente..
isso mesmo eu nao acho que gaste mais que isso , guincho eletrico logico que é uma puta ferramenta na trilha isso eu nem discuto e tanto é que estou atras de um , mas tenho medo de comprar e depois ficar com uma bomba que so da manutençao e quanto ao funcionamento provavelmente eu teria que por uma bateria grande na gaiola pois a minha é de 45 amp com certeza nao deve servir para um guincho eletrico , pelo consumo de energia dele .
e esse sistema na roda "sem manutençao" e da pra bola um esquema facil de acoplamento sem precisar ficar soltando os parafusos de roda e a força nem compara com a do guincho eletrico pois seria um guincho com 60 hp de força :dance:
Creio que se bolar uma forma de uso rápido e descomplicado..
Tipo já deixando um local na roda, pronto pra amarrar o cabo de aço...
Pode ser a saída pra muitas pessoas que estão sem guincho e sem grana pra um.
Realmente para esses casos esse sistema é bem funcional, mas imagina a sua gaiola com mais de meia roda dentro da lama, ai complicaria, mas eu acho que pode ser melhorado, e tornar-se uma boa opção
Quanto ao guincho elétrico por menos de R$600 será que aguenta?
valeu
Esse meu amigo fez um esquema de acoplamento muito simples, fica preso um cilindro junto às porcas da roda(umas duas polegadas para fora), na hora de usar é só encaixar o carretel no cilindro e prender com um parafuso passante, não perde 10 minutos...
gdonadel
16/03/2011, 19:35
é uma boa idéia.
lembrando que o cambio tem que estar 100% bloqueado e tambem não pode deixar o motor morrer.
sou aspirante... pode explicar pq tem ser bloqueada e n pode deixar motor morrer?
Flávio Cadore
16/03/2011, 19:40
O legal nos quadriciclos é que o carretel está fixo no aro, quando precisa é só puxar ele para fora...
Essa é uma boa idéia para quem tem uma gaiola 4x4...é só bolar o esquema para ser acionado pelo diferencial dianteiro.
BrunoHolz
16/03/2011, 19:42
pq senão pode girar na outra roda que não ta engatada o guincho.. Se morrer? pq geralmente o carro morre quando afunda no atoleiro. E se morrer acho que o cabo do guincho volta, sei ládps tem q arrancar dnv..
[]s
digobrazil
16/03/2011, 20:48
o cambio normal gira somente uma roda que é aquela que esta mais livre e tem que ser bloqueado, pq se deixar o cambio no sitema normal (sem bloqueio), pode acontecer de que a roda que esteja com o cabo fique parada enquanto a outra sem o cabo fique girando em falso. entendeu?
Não pode deixar morrer pq a maioria das gaiola sempre tem dificuldade de dar partida. ainda mais qd se esta em um atoleiro bravo ou até mesmo em uma poça de agua mais funda. Se acontecer de morrer e o motor não funcionar mais, tchau a adaptação...............
GAIOLA TORK 31X10,5X15
16/03/2011, 23:30
o cambio normal gira somente uma roda que é aquela que esta mais livre e tem que ser bloqueado, pq se deixar o cambio no sitema normal (sem bloqueio), pode acontecer de que a roda que esteja com o cabo fique parada enquanto a outra sem o cabo fique girando em falso. entendeu?
Não pode deixar morrer pq a maioria das gaiola sempre tem dificuldade de dar partida. ainda mais qd se esta em um atoleiro bravo ou até mesmo em uma poça de agua mais funda. Se acontecer de morrer e o motor não funcionar mais, tchau a adaptação...............
amigo se a gaiola nao conseguir ficar ligada dificilmente o guincho eletrico tambem funcionara a nao ser que vc tenha uma usina nuclear para gerar energia , entao se for nesse seu pensamento nao tem oque tire a gaiola do atoleiro .
na minha opniao nao existe equipamento perfeito que agrade a todos , oque foi minha intençao foi mostrar para quem nao conhecia esse equipamento que existe uma forma muito barata de quebrar o ganho na trilha , e garanto para voce que com a criatividade do pessoal aqui do forum jaja vc vai ver esse equipamento melhorado e muito mas muito util mesmo :concordo:
EveraldoJ
18/03/2011, 10:38
Já que a ideia é soluçoes baratas, o bloqueio do diferencial pode ser
feito pelo freio quando for a disco, fazendo sistema independente nas rodas freiando apenas a que estiver girandoem falso
usando 1 só cabo com uma ponta em cada roda e uma patesca na ancoragem não precisa de bolqueio..
bajeiro do sul
18/03/2011, 14:14
amigo se a gaiola nao conseguir ficar ligada dificilmente o guincho eletrico tambem funcionara a nao ser que vc tenha uma usina nuclear para gerar energia , entao se for nesse seu pensamento nao tem oque tire a gaiola do atoleiro .
na minha opniao nao existe equipamento perfeito que agrade a todos , oque foi minha intençao foi mostrar para quem nao conhecia esse equipamento que existe uma forma muito barata de quebrar o ganho na trilha , e garanto para voce que com a criatividade do pessoal aqui do forum jaja vc vai ver esse equipamento melhorado e muito mas muito util mesmo :concordo:
Amigo
agradeço a informação sobre este tipo de maneira de desatolar um veiculo, mesmo tendo alguns entraves como os colegas comentaram acho uma idéia muito boa e facilmente adaptavel as condições de cada um. ja imaginei no meu baja, uma especie de polia com pouca largura e um diametro um pouco maior, fixada la parte externa da roda traseira, como é bem estreita ela pode ficar fixa todo o tempo, sem a nescessidade de ser colocada na roda . fica la com o cabo de aço e tudo, se precisar desenrola ele e fixa num ponto de apoio e manda ver. no meu caso que é bloqueado 100% vai ser um doce. Gosto muito das soluções mais simples, e principalmente baratas, me parece que na hora do vamos ver a simplicidade e rusticidade se sai um pouco melhor no meio de lugares tb rusticos
abraço
GAIOLA TORK 31X10,5X15
18/03/2011, 16:42
Amigo
agradeço a informação sobre este tipo de maneira de desatolar um veiculo, mesmo tendo alguns entraves como os colegas comentaram acho uma idéia muito boa e facilmente adaptavel as condições de cada um. ja imaginei no meu baja, uma especie de polia com pouca largura e um diametro um pouco maior, fixada la parte externa da roda traseira, como é bem estreita ela pode ficar fixa todo o tempo, sem a nescessidade de ser colocada na roda . fica la com o cabo de aço e tudo, se precisar desenrola ele e fixa num ponto de apoio e manda ver. no meu caso que é bloqueado 100% vai ser um doce. Gosto muito das soluções mais simples, e principalmente baratas, me parece que na hora do vamos ver a simplicidade e rusticidade se sai um pouco melhor no meio de lugares tb rusticos
abraço
fala bajeiro blz cara , entao ta vendo aonde eu queria chegar .
a criatividade do pessoal aqui do forum é monstra , eu nao do 2 meses pra começar as fotos dos usuarios aqui do forum que bolaram um esquema aperfeiçoado pra nossa ultilizaçao em gaiola .
e o custo é baixo para a grande ultilidade desse tipo de guincho .
de inicio ja estou satisfeito pois o objetivo da criaçao do topico era esse mesmo pegar o pessoal do forum a se interessar pela ferramenta e ver o pessoal aperfeiçoando .
eu sou meio ignorante pra essas coisas quando começar a fazer o meu quero ver a gaiola trepando ate em arvore .
BrunoHolz
18/03/2011, 17:13
Uma solução boa pra atoleiro tbm, pode comprar uma cinta de prender carga de caminhão tem de 6m 8m, ai quando ficar no atoleiro, só engatar na gaiola e em uma arvore, e ir puxando.. Demora um pouquinho, mais sai.. Husihaiushai
[]s
gdonadel
18/03/2011, 20:09
simples/barato e funciona. ótimo. idéias assim sao bem vindas obrigado.
Diogo_Czuika
18/03/2011, 21:12
Boas as Idéias...
Mas acho que o principal é Vc parar antes do banhado,dar uma Boa Respirada...hehe e mete o Pé no Fundo! kkkkkkk
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
leobnaval
19/03/2011, 18:03
Este sistema de guincho na roda funciona e muito bem o problema como podem ver é o direcionamento do cabo.
Se tiver bloqueio pode usar do jeito que quiser e na roda que quise, se não tiver bloqueio pode usar as polias nas duas rodas motrizes e uma polia fixando o cabo na ancoragem, ou conseguir bloquear apenas uma roda, no sistema de válvula na linha do freio, ou usando o sistema de freio de mão individual.
ja imaginei no meu baja, uma especie de polia com pouca largura e um diametro um pouco maior, fixada la parte externa da roda traseira, como é bem estreita ela pode ficar fixa todo o tempo, sem a nescessidade de ser colocada na roda . fica la com o cabo de aço e tudo, se precisar desenrola ele e fixa num ponto de apoio e manda ver.
Isso Bajeiro imagine você andando e o cabo se solta, o estrago que iria fazer, fora a questão do balanceamento da roda que não iria existir mais, e outra pode ver que nenhum sistema usa cabo de aço e sim cordas ou cabos sintéticos.
Mas sobre já deixar a polia com o cabo enrolado, sem chance, muito perigoso.
Guinchos elétricos se acha por bons preços porém a maioria que custam menos de R$600,00 não possuem motor blindados e além de não terem o sistema vedado contra poeira e água, portanto praticamente não servem para aplicações off-roads.
[]s
bajeiro do sul
20/03/2011, 00:22
Este sistema de guincho na roda funciona e muito bem o problema como podem ver é o direcionamento do cabo.
Se tiver bloqueio pode usar do jeito que quiser e na roda que quise, se não tiver bloqueio pode usar as polias nas duas rodas motrizes e uma polia fixando o cabo na ancoragem, ou conseguir bloquear apenas uma roda, no sistema de válvula na linha do freio, ou usando o sistema de freio de mão individual.
Isso Bajeiro imagine você andando e o cabo se solta, o estrago que iria fazer, fora a questão do balanceamento da roda que não iria existir mais, e outra pode ver que nenhum sistema usa cabo de aço e sim cordas ou cabos sintéticos.
Mas sobre já deixar a polia com o cabo enrolado, sem chance, muito perigoso.
Guinchos elétricos se acha por bons preços porém a maioria que custam menos de R$600,00 não possuem motor blindados e além de não terem o sistema vedado contra poeira e água, portanto praticamente não servem para aplicações off-roads.
[]s
Isso,,, ai vc ja esta dando mais um passo no projeto e esta chegando as questões tecnicas. Eu ainda nao tinha chegado lá. Claro a fixação do cabo na polia teria de ser bem estudado, é uma situação a ser bem vista. Quanto ao balanceamento, não vejo maiores problemas, se faz o trajeto até o local da trilha, se instala o sistema antes de começar , e se retira antes de ir para casa.
Quanto ao tipo de cabo é outra questão a estudar, poderia se usar cabos de aço comum, uns que são revestidos com plastico, cordas ou as cintas de amarração de carga que se compra em metro (acho que são de polipropileno)
Quanto ao perigo de se usar qualquer tipo de adaptação, ele existe quanto menor a nossa capacidade de imaginar possíveis problemas, todas a adaptações tem de serem estudadas, testadas e algumas vezes abandonadas. Quanto a este sistema, acho que pode ver a ser um bom sistema desde que levado todas estas questões técnicas.
abraços
leobnaval
20/03/2011, 11:25
Isso,,, ai vc ja esta dando mais um passo no projeto e esta chegando as questões tecnicas. Eu ainda nao tinha chegado lá. Claro a fixação do cabo na polia teria de ser bem estudado, é uma situação a ser bem vista. Quanto ao balanceamento, não vejo maiores problemas, se faz o trajeto até o local da trilha, se instala o sistema antes de começar , e se retira antes de ir para casa.
Quanto ao tipo de cabo é outra questão a estudar, poderia se usar cabos de aço comum, uns que são revestidos com plastico, cordas ou as cintas de amarração de carga que se compra em metro (acho que são de polipropileno)
Quanto ao perigo de se usar qualquer tipo de adaptação, ele existe quanto menor a nossa capacidade de imaginar possíveis problemas, todas a adaptações tem de serem estudadas, testadas e algumas vezes abandonadas. Quanto a este sistema, acho que pode ver a ser um bom sistema desde que levado todas estas questões técnicas.
abraços
X2 ;-), mesmo que sejam adaptações e em fase praticamente de protótipo, não podemos desconsiderar as situações em que comprometam a segurança dos usuários e dos que estiverem próximos aos equipamentos.
Enquanto fazemos adaptações desenvolvemos muito a capacidade de inventar e aprimorar os equipamentos, porém segurança em 1º lugar sempre :concordo:.
Sobre a deixar a polia fixada a roda, não vejo maiores problemas (para uso na trilha) porém algum cabo ou cinta enrolada nesta polia pode ser muito perigoso, esta só deve ser fixada ao elemento girante quando tiver a real necessidade de uso.
[]s
GAIOLA TORK 31X10,5X15
20/03/2011, 17:51
CREIO QUE CORDA SEJA SIMPLES E SUFICIENTE .
OQUE PODE SER FEITO É O CARRETEL COM ENGATE RAPIDO , VOU FAZER UNS DESENHOS E DEPOIS POSTO .
QUANTO AO BALANCEAMENTO LEO MINHA GAIOLA PARECE QUE A RODA É QUADRADA :oops: ,AQUELES TORK ACREDITO QUE NEM DE BALANCEAMENTO HONESTAMENTE , MINHA GAIOLA O CONFORTO É ZERO MAS NAO TROCO OS TORK POR NENHUM OUTRO , OQUE TEM DE DESCONFORTO ELE TEM DE EFICIENTE PELO MENOS PARA MEU USO :concordo:
JA TENHO TUDO PARA MONTAR OUTRA GAIOLA , ESSA VAI SER MAIS EXTREMA AINDA , SO VOU OBJETIVAR MOTOR , POUCO PESO , PNEUS TORK NOVAMENTE SE DER VOU DE 33 , E SEGURANÇA VOU FAZER UM ROLL CAGE IGUAL AO DO MEU GOL , ATÉ PENSO EM POR AP POIS TENHO UM , MAS COMO TENHO UM A AR GUARDADO E ZERO VOU NELE PELO POUCO PESO , ATE FINAL DO ANO DEVE ESTAR PRONTA SE DEUS QUISER .
leobnaval
20/03/2011, 18:00
Realmente alguns pneus ressolados, nem balanceamento dá, de tão grande e desalinhados que são os gomos...
Ta aew pra aduba as ideia....
Abraço...
bajeiro do sul
20/03/2011, 21:13
X2 ;-), mesmo que sejam adaptações e em fase praticamente de protótipo, não podemos desconsiderar as situações em que comprometam a segurança dos usuários e dos que estiverem próximos aos equipamentos.
Enquanto fazemos adaptações desenvolvemos muito a capacidade de inventar e aprimorar os equipamentos, porém segurança em 1º lugar sempre :concordo:.
Sobre a deixar a polia fixada a roda, não vejo maiores problemas (para uso na trilha) porém algum cabo ou cinta enrolada nesta polia pode ser muito perigoso, esta só deve ser fixada ao elemento girante quando tiver a real necessidade de uso.
[]s
verdade, poderia ser conectado o cabo somente no momento do uso, pensando em uma hipotese mirabolante, poderia ser enrolado no sistema em sentido contrario da rotação da roda, somente se desenrolaria se andasse em marcha ré, que enquanto vc não atolar , dificelmente se anda de marcha ré. mas o que eu gostei de tudo isto foi a simplicidade de se usar a força do motor, com um sistema mais simples ainda para enrolar o cabo, guardando os devidos cuidados e limitações, achei uma sacada
leobnaval
20/03/2011, 22:18
E se você precisar guinchar pra trás, terá que desenrolar todo o cabo.
Eu não usaria nunca um cabo preso na roda sem ser usado, tanto é que a corrente que se usa no pneu já é perisoso se soltar imagine um rolo de cabo, já li diversos relatos de acidentes com corrente no pneu mal fixadas ou mal fabricadas que se soltaram durante o uso e em alguns casos apenas prejuizos materiais e em outros envolvendo ferimentos graves em pessoas.
Além do que se este sistema ficar na parte externa da roda não terá nada para proteger caso o sistema se solte, por isso existem normas que obrigam proteções em peças em rotações que possam arremessar algo, como exemplo os paralamas que devem cobrir toda a banda do pneu justamente por ele poder arremessar: barro, pedras, água, etc. agora imagine com um cabo enrolado se soltar de uma roda em movimento...
[]s