Conectar

Ver Versão Completa : Alguém tem uma idéia pra fazer funcionar limpador de pára-brisa original ??

GILSON.R
15/03/2011, 00:50
AE GALERA

Faz um ano que conquistei o meu jeep willys 1966. Todo original, pneu militar, 6cc, não tem nenhum acessório (eu sou o 2º dono...). A única coisa que não funciona é o limpador do pára-brisa, original a váculo.
Ele tá fraco e não chega a movimentar o braço da palheta.
Alguém tem uma idéia pra fazer ele ele funcionar ? Acho que não consigo comprar outra peça, mesmo que original a váculo. Gostaria de recuperá-lo e não colocar outro (tipo elétrico). Já desmontei a peça e não tem nada quebrado. Mas acho que não está vedando direito... quero dizer: as borrachinhas laterais parece que estão desgastadas.
obrigado.

andretomasi
15/03/2011, 02:29
Gilson:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24834

http://www.quebarato.com.br/motor-a-vacuo-do-limpador-de-parabrisas-para-jeep-militar__F7C0B.html

[ ]'s

eliasFerreira
15/03/2011, 07:34
Basta limpá-lo e lubrificá-lo.

Eu desmontei ele todo e limpei todas as peças com álcool, pois estavam impregnadas de poeira de estrada.

Depois de tudo limpo, eu lubrifiquei o cilindro onde fica o êmbolo que é movimentado pelo vácuo com vaselina. Basta espalhar a vaselina com o dedo por toda a câmara.

Agora ele funciona muito bem. A palheta se move com muita facilidade.

andretomasi
15/03/2011, 08:02
Basta espalhar a vaselina com o dedo por toda a câmara.

:shock:

TENSO

Gustavo de Olliveira
15/03/2011, 08:21
:shock:

Tenso

bá tche , enfia o dedo com vaselina que funciona kkkkkkkkkkkk

Pablo.pinto2007
15/03/2011, 09:11
Vê se tem vácuo suficiente!!!

andretomasi
15/03/2011, 09:36
Primeiro aparece um falando pra por vaselina com o dedo.. agora aparece um com o nome de Pablo PINTO! Eu hein, que tópico mais estranho! :odedo:

ZEQUINHA8100
15/03/2011, 11:40
Gilson qual é a marca do motor do limpador de parabrisa do seu jeep?Se for movaco, o principal problema dele quando esta sem força e a junta principal, esse motor é formardo por duas partes uma direita e outra esquerda e entre elas vai uma junta se estiver sem perde o vacuo e motorzinho fica fraco, essa junta vc mesmo faz pegue uma cartolina ou aquelas folhinhas de calendario de papelão coloque uma das metades do motorzinho por cima dela e contorne com uma caneta e depois recorte com uma tesoura, esta pronta a sua junta faça pelo menos umas duas,limpe bem o motor por dentro depois passe vaselina ou graxa de litio so use graxa se for a de litio as outras não,e bom verificar se o diafragma do motorzinho não esta rasgado,coloque um pouco de cola nas juntas e monte, mas te aconselho antes de desmontar o motorzinho arrume um pedaço de mangueira da grossura da motorzinho retire a que entra no motorzinho e coloque a que vc arrumou um pedaço pequeno e faça sucção com a boca mesmo e veja se ele funciona porque pode ser que a mangueira que esta no seu jeep pode estar furada ou retire a mangueira do motorzinho e funcione o jeep e ve se esta dando sucção na mangueira se tiver dando, o problema e no motorzinho mesmo ai vc o desmonta não dificil de arruma-lo mas preste atenção na hora de desmontar nas posições corretas das peças para vc não se perder na hora de montar eu mesmo arrumei o meu, comprei no mercado livre e o vendedor me garantiu que estava funcionando e quando ele chegou mal se movia hoje esta funcionando redondinho boa sorte amigo!

eliasFerreira
15/03/2011, 12:23
Tá um PIRIGO esse tópico! rsrsrsrsrs

GILSON.R
17/03/2011, 23:38
Tô contente por vcs terem me dado respostas muito úteis. Agradeço a todos, abrç. especial p/ o Zequinha (deu aula), o André e o Elias..
É o meu primeiro tópico e nem sei direito como navegar pelo forum...
Valeu pelas dicas. Obrigado.
Vou tentar postar a foto Até breve

GILSON.R
17/03/2011, 23:39
A MARCA DO MOTOR É MOVACO, SIM hehe

ZEQUINHA8100
18/03/2011, 10:53
Gilson o forum é uma escola sobre jeep, o que vc precisar recorre ao forum que a turma lhe ajuda, o entuito aqui é esse! E o motorzinho, fez o danado funcionar? Ele é original do jeep, mas ja vou te avisando, não é muito funcional não!Mas se vc é que nem eu quer 100% de originalidade, ele é o original do jeep e quebra um galho, vai nos mantendo informado, a turma aqui ajuda, mais é curiosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

andretomasi
18/03/2011, 20:42
Gilson, bem-vindo ao fórum, não ligue pras brincadeiras, e não esquece de mandar fotos da viatura!

Qualquer coisa a gente ajuda no que puder.. o que não puder a gente fuça e descobre :D

[ ]'s

Ewerton DB
19/03/2011, 19:22
O meu tabmém é assim igula ao teu.
Comprei (encontrei para comprar) o motor a vácuo ogirinal.
É o que parece um cilindro né?
Seguinte.:
Tive que desmontar 2 para fazer um...
O meu estáva com problema naquele "pistãozinho" Ele tem que vedar bem para os dois lados. Isto é, as duas borachas devem vedar bem.

Outra coisa é uma espécie de seletor automático (um carrinho) que fica dentro daquela tampinha separada. Aquilo ali também tem que estar vedando bem. Para que ele véde bem entre os furos de cima e o do meio e véde bem entre os furos do meio e de baixo. Logo, a pista por onde ele anda tem que estás lisa e sem sujeira ou arranhados para vedar bem. Os batebtes dese carrinho devem estár ajustados.
Pos o carrinho passa o ar de um furo para o outro e anda para o outro lado para fazer o mesmo no outro lado.

VEja também se os orifícios de passagem de ar não estão entupidos. Desmonte, ponha a speças em ordem de desmontagem, limpe bem, passe ar comprimido. Veja se o ar comprimido colocado em um firo sai por outro furo, do contrário, está entupido.
Tente entender seu funcionamento. Dê uma pequena lubrificada com óleo fino spray e monte.
O meu, agora funciona perfeito.
Abraço

GILSON.R
22/03/2011, 22:34
alguém contesta que devo tentar manter a originalidade do tiozinho??
ainda não abri a maquininha do limpador a vácuo, mas o farei assim que for possível e depois direi como ficou...
abraço aos novos amigos :dance:

eliasFerreira
23/03/2011, 07:52
alguém contesta que devo tentar manter a originalidade do tiozinho??
ainda não abri a maquininha do limpador a vácuo, mas o farei assim que for possível e depois direi como ficou...
abraço aos novos amigos :dance:

Eu voto por manter a originalidade. :concordo:

Lucianom38a1
24/03/2011, 21:47
EliasFerreira, concordo contigo!

Ewerton DB
25/03/2011, 23:51
Não contesto. Deixa assim, que tá bonito.
Só falta um guincho mecânico.

Boudeville
26/03/2011, 10:46
Primeiro aparece um falando pra por vaselina com o dedo.. agora aparece um com o nome de Pablo PINTO! Eu hein, que tópico mais estranho! :odedo::mrgreen:
:mrgreen:
:mrgreen:
essa foi boa:palmas::palmas::palmas:

TTVANELI
31/03/2011, 09:25
Gilson,

Comprei um CJ5 1967 faz um ano. Ele não tem limpador de para-brisas, mas ao ler este tópico me interessei de instalar um, e por conhecidência, no meu Jeep, tem um motor desse "MOVACO".
Tirei o motor, desmontei com cuidado e tirei as fotos abaixo.
Agora acolhi o desafio de colocá-lo para funcionar, mas a única coisa que tenho é o motor. Não sei como é o restante do sistema (Onde as mangueiras são ligadas, botão de acionamento, etc), pois nunca vi um desses funcionando.

Peço aos amigos que postem fotos de como e onde o motorzinho é ligado, para me facilitar. Acredito que com estas fotos que estou postando, mais as fotos do restante do sistema e as informações já ditas pelos amigos do fórum, poderemos fechar este tópico com chave de ouro.

Um abraço a todos.

edwint
02/04/2011, 18:40
bá tche , enfia o dedo com vaselina que funciona kkkkkkkkkkkk

kakakakaaaaa:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: :parede:

GILSON.R
04/04/2011, 20:38
(TTVANELI) : Peço aos amigos que postem fotos de como e onde o motorzinho é ligado, para me facilitar. Acredito que com estas fotos que estou postando, mais as fotos do restante do sistema e as informações já ditas pelos amigos do fórum, poderemos fechar este tópico com chave de ouro.

Um abraço a todos.

TTVaneli = Me dá um prazinho, vou tentar enviar fotos. É que não pára de chover por aqui...
abç

TTVANELI
05/04/2011, 12:09
E aí Gilson...

Deu pra ver como fica o motorzinho montado?
O meu eu limpei todo, passei vazelina por dentro, mas não sei porque ele só está girando para um lado quando assopro. Acho que deve estar vazando ar em algum lugar no retorno. Vou esperimentar vedar com um silicone sobre as juntinha de cartolina. Vou teimar até vê-lo funcionar.

Vou aguardar as fotos do restante do sistema, mas não precisa se apressar, ok.

Um abraço

ZEQUINHA8100
05/04/2011, 13:49
Amigo o motorzinho funciona a vacuo e não a pressão então em vez de vc sopra vai ter que fazer sucção como vc mesmo disse pode ser problema na junta e principalmente se ele so se move para esquerda e porque a junta esta ruim e perde o vacuo da direita,porque acontece isso? porque o vacuo da esquerda não depende da junta do meio do motor ja o lado da direita se a junta não tiver boa perde todo o vacuo ja que o vacuo vem da parte da esquerda e atravessa para a direita passando pela tal junta outro problema corrente tb e valvula que direciona o vacuo para direita e para esquerda aquela que fica na tampinha na parte externa do motor as vezes e necessario fazer alguns ajustes no curso da valvula depois de arrumar a junta se for o caso coloque ele para funcionar, se mesmo assim ele so for para um dos lados e parar, desde que não esteje escapando vacuo na junta de uma olhada na tal valvula e empurre ela para outro lado se o motor se mover novamente ai o problema e no curso da vavula ai e so vc ajustar a posição dela com o eixo do motor as vezes precisar entortar um pouquinho aquele u de metal para compensar o desgaste da ranhura do eixo aonde se encaixa o u de metal,devido ao desgaste da ranhura do eixo as vezes a valvula não fica na posição correta, não direcionando assim o vacuo corretamente por isso se faz necessario assim alguns ajustes nesta valvula,espero ter ajudado em algo,tente entender o funcionamento por completo do motorzinho assim fica mais facil vc fazer os reparos abraços e boa sorte!!!!!!!

ZEQUINHA8100
05/04/2011, 13:56
Amigo o motorzinho funciona a vacuo e não a pressão então em vez de vc sopra vai ter que fazer sucção como vc mesmo disse pode ser problema na junta e principalmente se ele so se move para esquerda e porque a junta esta ruim e perde o vacuo da direita,porque acontece isso? porque o vacuo da esquerda não depende da junta do meio do motor ja o lado da direita se a junta não tiver boa perde todo o vacuo ja que o vacuo vem da parte da esquerda e atravessa para a direita passando pela tal junta outro problema corrente tb e valvula que direciona o vacuo para direita e para esquerda aquela que fica na tampinha na parte externa do motor as vezes e necessario fazer alguns ajustes no curso da valvula depois de arrumar a junta se for o caso coloque ele para funcionar, se mesmo assim ele so for para um dos lados e parar, desde que não esteje escapando vacuo na junta de uma olhada na tal valvula e empurre ela para outro lado se o motor se mover novamente ai o problema e no curso da vavula ai e so vc ajustar a posição dela com o eixo do motor as vezes precisar entortar um pouquinho aquele u de metal para compensar o desgaste da ranhura do eixo aonde se encaixa o u de metal,devido ao desgaste da ranhura do eixo as vezes a valvula não fica na posição correta, não direcionando assim o vacuo corretamente por isso se faz necessario assim alguns ajustes nesta valvula,espero ter ajudado em algo,tente entender o funcionamento por completo do motorzinho assim fica mais facil vc fazer os reparos abraços e boa sorte!!!!!!!

ZEQUINHA8100
05/04/2011, 13:58
Opa desculpa postei duas vezes

TTVANELI
06/04/2011, 08:26
Consegui colocar o motorzinho para funcionar. Montei e desmontei umas 3 vezes até conseguir entender perfeitamente como funciona.
Para entender como funciona, utilizei uma técnica simples.
Com o motor desmontado, "injetei água nos furinhos com uma seringa". Assim foi mais fácil saber como é o fluxo de ar e entender o funcionamento.
Para vedação, eu coloquei apenas silicone. Na passagem de ar de um copo (tampa do motor) para o outro, onde o silicone ficou em volta do orifícil, assim, ao juntar os copos, não teve por onde o ar sair.
O problema de ir para um lado só, estava na vávula. Coloquei uma rodelinha de cartolina por baixo daquela pecinha que direciona o ar para ficar pressionada aos furinhos, e com uma camada fina de silicone, coloquei a válvula na posicão correta e apertei o parafuso (sobre a mola). Obs: Na válvula, existem 2 sulcos de passagem de ar, deixe-os na pósição que o ar passe corretamente de um lado para outro.
Para finalizar, na parte da engrenagem, amassei um pouquinho para baixo para pressionar o inversor de ar, ficando ele assim bom apoiado à base onde estão os furinhos.

Agora o motor está pronto...:dance:
Só preciso ver como é o resto do sistema.

Valeu Zequinha...
Obrigado pela explicações.

Com as informações que estão neste tópico, acredito que o limpador do Wilson já esteja funcionando, hehehheheeh...

Um abraço a todos

Tetê Vaneli :concordo:

ZEQUINHA8100
06/04/2011, 22:18
Amigo TTvaneli a peça que vc se refere a que tem dois sulcos que vc deixou na posição correta para a passagem de ar de um lado para o outro na verdade é o registro da entrada de vacuo no motorzinho ou seja o liga desliga do motorzinho se o sulco confere com os orificios o motor funciona se não confere ele para, essa pecinha que vc descreve na verdade tem um cabinho nela para vc movela de posição fechando ou abrindo o vacuo então vc não pode colar ela pelo que vi nas fotos o cabinho da sua peça esta quebrado então assim mais dificil de vc conseguir movela ou vc vai ter que colar um cabinho nela ou confeccionar uma outra peça dessa com cabinho bom agora vc ja sabe como liga e desliga o motorzinho o caninho sai do motorzinho desse pela lateral interna esquerda do quadro do parabrisa,no canto esquerdo inferior do painel tem um orificio a mangueira passa por ali atravessando para parte do motor ali segue pela parede corta fogo, logo abaixo da base do carburador tem um parafuso ou algumas vezes um pedacinho de cano com a ponta amassada e ali que vc liga a outra extremidade da mangueira do motorzinho se for o cano amassado corte a ponta dele e engate a mangueira se for o parafuso reti-o e coloque um espigãonzinho e engate a mangueira nele se tiveres duvida do lugar correto do parafuso procure aqui no forum que eu ja vi em fotos e a turma circulou o parafuso para turma saber certinho qual é, mais não tem erro e abaixo da base do carburador ele fica no sentido vertical do motor, espero ter te ajudado abraços e boa sorte!!!!!

TTVANELI
07/04/2011, 10:08
Ahhh...

Então é ali o acionamento...
Eu já tinha até me perguntado para que aquela coisinha aí no meio do caminho... :parede: kkkkkk
Mas agora entendi. Vou tirar e adaptar uma aste para poder girar com facilidade. Não sei se vai vazar ar por aí. Se caso ouver vazamento, vou colar denovo e adaptar um registro na saída da mangueira
No carburador, logo abaixo da regulagem da lenta, tem um parafuso mais grosso tapando... deve ser aí!!!

Quanto a paleta, vou tentar adaptar a do fusca.

Valeu Zequinha.
Vc ajudou muito!!!!

Vou ajustar tudo e deixar pronto para colocar no Jeep quando ele estiver la em casa.

Um abraço

Tetê

TTVANELI
07/04/2011, 11:31
Achei essa foto...

Circulei de amarelo...

É isso mesmo???? :pensativo:

O meu está com um parafuso tampando esse buraco.

eliasFerreira
07/04/2011, 15:17
Vou colocar umas fotos da conexão do limpador de pára-brisa com o motor.

Iniciando do motor até o limpador.

eliasFerreira
07/04/2011, 15:22
TTVANELI, esse que vc circulou de amarelo vai para o avanço a vácuo do distribuidor.

ZEQUINHA8100
07/04/2011, 15:26
E companheiro Elias agora vc matou a pau com fotos fica bem mais facil da turma entender o que me mata é não saber lidar bem com computador se soubesse ficaria bem mais facil de ajudar a turma,abraços a todos!!!!!!!!

TTVANELI
08/04/2011, 08:22
Valeu Elias...

Com essas suas fotos acho que fechamos o tópico.:dance:

Show de Bola.:palmas:

Obrigado

TTVANELI
08/04/2011, 17:32
Amigos, surgiu mais um probleminha...:putz:

Meu Jeep está com Hidrovácuo (do santana) e utiliza esta entrada do motor.
O que é melhor?
- Ligar junto com o Hidrovácuo ou utilizar a outra entrada localizada logo abaixo do carburador (sinalizada de amarelo na foto anteriormente postada por mim).:pensativo:

Desculpa pessoal, não quero ser chato... Apenas quero tem bom resultado na minha estalação.
O forum é minha "escola de Jepeiro", pois estou só aqui na minha cidade. Meu Jeep é solitário por aqui...

Umm abraço

ZEQUINHA8100
08/04/2011, 21:52
Vanelli aonde esta circulado em amarelo é a saida para o avanço do carburador então dali acho que não convem vc mezer se não vai dar interferencia no carbura, coloque um T na saida correta e distribua para o hidrovacuo e para o motorzinho do limpador de parabrisa o vacuo do lugar correto ja vi aqui no forum e pessoal fazendo isso,e não fique acanhado em perguntar não!!!!Por mais besta que vc ache que seja sua pergunta ela pode ser a duvida de muitos,a intenção de ajuda aqui no forum e mutua, por isso que faz este forum ser tão grandioso assim, abraços

K2000
08/04/2011, 22:03
Pode ser alguma peça desgastada ou falta de lubrificação.

Abs.

K2000.

TTVANELI
09/04/2011, 08:38
Valeu Zequinha...

Então agora acho que vai dar tudo certo...

Muito Obrigado...:concordo:

GILSON.R
09/04/2011, 15:02
caro TTVANELI

Tirei as fotos hoje cedo e estou postando !! :oops:
desculpe-me pela demora..
Eu adiantei que durante a semana a coisa é um pouco difícil pra mim. Mas fiz o melhor que pude... Se for pra ajudar, como todos aqui já me ajudaram, tá valendo!! :lol:
Seguem abaixo as fotos do sistema, na sequencia, a partir do motor do limpador. Com meu dedo indicador, procurei destacar o percurso da mangueira, até chegar ao motor do jipe.

Abraço a todos que opinaram e contribuíram.
:palmas::palmas::palmas::palmas:

GILSON.R
09/04/2011, 17:54
É rapaziada, trabalhei duas horas em cima da coisa e só serviu foi a limpeza e lubrificação necessárias. Mas o bichim não quis funcionar quando liguei na mangueira de vácuo... :parede:

Fiz a vedação recomendada com as cautelas necessárias, mas , NADA !!! :mad::?:sad:

Mais tarde vou ver se animo...

Vai fundo Vaneli :lol:

Vou postar alguma fotos depois e, caso alguém veja algo de errado...

Por enquanto, VALLEEUU !!:lol::lol::lol:

ZEQUINHA8100
09/04/2011, 20:31
Vamos la Gilson,primeiramente retire a mangueira que chega no motorzinho e funcione o motor do jeep e verifique na ponta ta mangueira se ta havendo sucção ou seja o vacuo se esta dando vacuo primeira hipotese descartada tem vacuo,verifique o registro de entrada de vacuo no motorzinho verifique se ele esta fechado ou aberto se tiver aberto e mesmo assim ele não funciona o problema e no motorzinho, de uma olhada na valvula que direciona o vacuo para esquerda e para direita aquela que fica dentro da tampinha externa do motorzinho costuma precisar de alguns ajustes ali, ja expliquei +ou-para o Vanelli de uma lida la nos posts, Gilson vou te dar um conselho tente fazer ele funcionar fora do jeep primeiro faça sucção com a boca mesmo e va mexendo na valvula que direciona o ar para esquerda e para direita, no registro de entrada de vacuo é assim que vc vai descobrir o problema,eu quase perdi o folego puxando o ar para poder arrumar o meu, ai a patroa ja deu um grito comigo vai se matar po causa disso, ai lembrei que tinha um aspirador em casa pronto foi a salvação liguei a mangueirinha no aspirador e fui mexendo ate descobri o defeito tente depois vc diga o que deu abraços

GILSON.R
10/04/2011, 10:49
CARO ZEQUINHA;

Já verifiquei, e há mesmo sucção pela mangueira do motor. Nessa parte, tudo OK :lol:

Quanto ao motorzinho: está em boas condições, já desmontei, limpei por dentro, fiz as juntas das duas metades, as borrachinhas dos "diafragmas" estão inteiras e limpas, "untei" tudo por dentro com vaselina... :concordo:

Com relação à "caixa central" da máquina, também fiz a limpeza, observei que está conservada e, aparentemente não há nada quebrado. Antes de fazer a limpeza, verifiquei que o motorzinho, instalado no jipe estava como que "querendo funcionar", se é que me entende: bem fraquinho. BOM SINAL !! :roll:
Depois que desmontei e fiz esse serviço, nada mais aconteceu, ou seja, era pra melhorar mas não melhorou, piorou na verdade. :-x
Durante a semana vou mexer novamente e vou te informando. É que hoje é domingo de sol, preciso refrescar a cabeça, e vou dar uma voltinnha com as crianças, claro, com o "tiozinho".. hehe :-D:-D
Agradeço mais uma vez a atenção, tanto sua, quanto dos colegas... :palmas::palmas::palmas:

ATÉ BREVE !!

ZEQUINHA8100
10/04/2011, 11:52
Gilson se ele estava funcionando devagarzinho é um bom sinal pelo menos funcionava, agora se ele não esta mais funcionando alguma coisa que vc fez deu errado, uma opinião! sera que vc fez na junta os orificios de passagem de vacuo de um corpo para outro, se sim! então creio que o problema seja na valvula seletora como ja falei as vezes precisa de alguns ajustes e de uma olhada tb no registro pode estar fechado quando vc tiver tempo olhe estas coisas que te falei e me diga o que deu abraços

Rafaminc
11/04/2011, 13:04
Amigo, só para relembrar, o vácuo tem que ser forte para esse motor funcionar, tanto é que ele só funciona direito na lenta e nas desacelerações. Quando a borboleta de aceleração do carburador estiver aberta ou numa aceleração, o limpador praticamente para.
Verificou as mangueiras, conexões? Coloca uma mangueira 6mm de PU (Usadas em ar comprimido) que não tem erro.

Verificou

CARO ZEQUINHA;

Já verifiquei, e há mesmo sucção pela mangueira do motor. Nessa parte, tudo OK :lol:

Quanto ao motorzinho: está em boas condições, já desmontei, limpei por dentro, fiz as juntas das duas metades, as borrachinhas dos "diafragmas" estão inteiras e limpas, "untei" tudo por dentro com vaselina... :concordo:

Com relação à "caixa central" da máquina, também fiz a limpeza, observei que está conservada e, aparentemente não há nada quebrado. Antes de fazer a limpeza, verifiquei que o motorzinho, instalado no jipe estava como que "querendo funcionar", se é que me entende: bem fraquinho. BOM SINAL !! :roll:
Depois que desmontei e fiz esse serviço, nada mais aconteceu, ou seja, era pra melhorar mas não melhorou, piorou na verdade. :-x
Durante a semana vou mexer novamente e vou te informando. É que hoje é domingo de sol, preciso refrescar a cabeça, e vou dar uma voltinnha com as crianças, claro, com o "tiozinho".. hehe :-D:-D
Agradeço mais uma vez a atenção, tanto sua, quanto dos colegas... :palmas::palmas::palmas:

ATÉ BREVE !!

wagner Santos
18/08/2011, 17:15
Tenho um jeep 1967, Comprei um motor do limpador á vácuo, original do jeep, só que vc gira a vávula para ele funcionar, ele gira a palheta para um lado e não volta, só quando gira a válvula ele volta para o outro lado. Alguém tem uma idéia do que eu possa fazer para que ele funcione?

ZEQUINHA8100
18/08/2011, 18:05
Wagner qual e o seu motor trico ou movaco se for movaco provalmente esta com problema na junta, ele e formado por dois corpos e entre eles vai uma junta se ela esta ruim o motor funciona so para um lado e perde o vacuo por isto para, ai vc vira o registro ele retorna para o outro lado porque vc virou o vacuo para o lado oposto de uma lida neste topico desde o comeco pode te ajudar muito qualquer coisa vai perguntando que a gente vai tentando te ajudar

juleymar73
20/08/2011, 00:37
oi pessoal , aproveitando esse topico eu queria uma opiniao de vcs, comprei meu cj5 recentemente ele veio sem limpador , estou pensando em por um desses eletricos modernos mesmo , queria sabere de vc de qual veiculo seria melhor pra adaptar ?

Piloto Dakar
20/08/2011, 10:55
Aproveitando a oportunidade do tópico, ja estou acadelado perante as dúvidas sobre o máquina do limpador. Tão logo partirei pra guerra (reforma) e sei que vou ter uma briga com essa máquina. Aproveitando a oportunidade do tópico, ja estou acadelado perante as dúvidas sobre o máquina do limpador. Alguém tem instalado esse tipo de máquina? Vejo que ninguém possuem esse tipo. O meu Jeep é um CJ6 1963 4 portas, quase original faltando apenas a capota que esta "defíce"de encontrar. Segue fotos.

Sem delongas

Luciano

ZEQUINHA8100
20/08/2011, 21:07
Piloto Dakar esse motor do deu limpador de parabrisa é da marca TRICO é importado ele equipou o jeep até 1964 dai em diante foi trocado por um de plastico da marca movaco fabricação Brasileira,eu possuo um no meu jeep da marca movaco funciona perfeitamente depois que eu arrumei, mas depois que comprei arrumei e coloquei no jeep que fiquei sabendo que era so de 1965 para frente que usava o movaco e o meu jeep é 1961 agora comprei um da marca Trico usado so que a borracha do embolo esta estragada e eu não consigo achar outra para comprar e nem fazer outra ja tentei varias vezes com varios tipos de borrachas e nada acho que o jeito vai ser comprar um novo mesmo abraços e boa sorte!!!!!!!

Piloto Dakar
21/08/2011, 21:36
Piloto Dakar esse motor do deu limpador de parabrisa é da marca TRICO é importado ele equipou o jeep até 1964 dai em diante foi trocado por um de plastico da marca movaco fabricação Brasileira,eu possuo um no meu jeep da marca movaco funciona perfeitamente depois que eu arrumei, mas depois que comprei arrumei e coloquei no jeep que fiquei sabendo que era so de 1965 para frente que usava o movaco e o meu jeep é 1961 agora comprei um da marca Trico usado so que a borracha do embolo esta estragada e eu não consigo achar outra para comprar e nem fazer outra ja tentei varias vezes com varios tipos de borrachas e nada acho que o jeito vai ser comprar um novo mesmo abraços e boa sorte!!!!!!!

Valeu Zeca. Pensava que eu fesse jipeiro mesmo, mas sei que tenho que aprender mais. Mas se meu pai estivesse aqui, com certeza a pergunta ja estava respondida. E pelo jeito é dificil e até raro uma peças dessa. Espero logo funcionar o negócio, ouvir o barulho da maquina que nunca ouvi com um limpador desse tipo. VLW.

HenriqueRS
22/08/2011, 18:10
Opa, tudo certo com vocês?
O limpador do pára-brisa foi a primeira coisa que desmontei no meu Jeep. Vai fazer 1 ano de reforma agora :-o Desmontei ele todo limpei, mas mesmo assim não funcionou muito bem. Acredito que a junta que eu fiz que ficou muito ruim. Mas vão aí umas fotos pra ilustrar um pouco mais o tópico.
Só que eu fiz uma c@g@d@ inconsebível, passei graxa :parede::parede::parede:. Espero não ter danificado a borracha. :parede::parede::parede::parede:

>torcendo para ser um material que aguente óleo<

ZEQUINHA8100
22/08/2011, 21:54
Henrique use graxa a base de Litio, a graxa normal resseca e depois acaba travando o embolo do motor alias estou acompanhando o topico da reforma do seu jeep belo trabalho meus parabens

HenriqueRS
23/08/2011, 09:02
Henrique use graxa a base de Litio, a graxa normal resseca e depois acaba travando o embolo do motor alias estou acompanhando o topico da reforma do seu jeep belo trabalho meus parabens

Nuss, que coincidência :-o Muito obrigado, sempre me dá ânimo esses elogios :dance:
Mas então o problema de se usar graxa normal é que, com o tempo, ela pára de lubrificar? Que alivio, pensei que era por causa da borracha que faz a vedação, talvez ela fosse atacada pela graxa. Ainda bem, então é so eu desmontar de novo (já ia ter que fazer isso pra trocar a junta e pintar as peças de preto) e limpar tudo. Já tenho a vaselina, usei nas buchas da suspensão :concordo:
Ah sim, não sei como é na máquina da Movaco, mas na que eu tenho as válvulas que direcionam o vácuo ora pra um lado ora pro outro do "leque" estão um pouco gastas, com folga. Como elas são de latão, elas e a "sede" delas, dá pra embuchar :dance: Talvez eu tenha que fazer isso, se tudo mais falhar :semideia
Também queria postar umas fotos da bomba de vácuo que passou a equipar os jeeps a partir do modelo CJ3b até não sei que ano. Ela é importante pro bom funcionamento do limpador, conforme já tinham postado antes. Por sorte, quando comprei meu jeep, ainda tava nele a bomba de gasolina original, que tem o copinho de vidro em cima e tudo mais. Ela tem dois diafragmas, o que fica em cima bombeia gasolina pro carburador, e o de baixo faz vácuo pro limpador e ainda ajuda no sistema PCV, de ventilação pro carter.
A parte do vácuo da bomba de gasolina do meu jeep tava triste. Quando abri, vi o primeiro problema, diafragma rasgado. Além disso tava cheinha de óleo (na verdade era mais uma borra imunda), isso porque o retentor que veda a haste tava esgaçado. E, por último e mais grave, a alavanca que aciona essa haste tava quebrada.
Consegui resolver todos os problemas e parece que ficou bom, repito, parece. Tirei o retentor originar e comprei outro, que era uma medida um pouco diferente. O diametro externo dele era um pouco menor (deveria ser 1", até hoje não entendo como não tinha nenhum retentor de 1" com diâmetro externo lá na ferragem) e o interno um pouco maior, isso de propósito, para poder passar aquela alça que a haste tem na ponta sem esgaçar o retentor. Daí mandei a haste pra tornearia e, lá, eles encheram ele de solda ao redor e depois tornearam, pra ficar no diâmetro certo. Pro retentor encaixar decentemente no corpo da bomba foi feito uma bucha de tecnil.
Pra membrana do diafragma, que é uma senhora membrana, o jeito foi comprar uma membrana daquelas de regulador de pressão do gás. Tinha o diâmetro e flexibilidade que precisava, além de ser NBR, borracha que resiste ao óleo e gasolina e tudo mais. Quando mandei a haste pra tornearia também pedi pra ser feito um furo com rosca na ponta de baixo dela, por ali parafusei os 2 "pratos" com a membrana no meio, ficou bem bom.
Já a alavanca quebrada, tive que inventar. Não tinha mais o pedaço que quebrou fora, devem ter retirado ele. Fiz um pedaço novo com chapa e depois soldei ela no lugar, ficou funcionando, mas ficou feio :parede:
Pelo menos agora ta funcionando a bomba de vácuo, falta conectar a saida dela no coletor e a entrada no limpador :concordo: Aí posso conectar o limpador e ver se tá funcionando.
Já me estendi muito mais do que queria,
abs :concordo:

Breno Reis
10/08/2016, 11:16
Gilson, teria mais fotos da sua viatura para postar? Eu tenho um Ford Willys 1973 e estou tentando deixa-lo o mais original possível, para isso, preciso de umas referencias que são difíceis de achar.....grato!

celiorom
25/06/2020, 18:13
Ewerton, se eu te mandar meu motor voce pode concerta-lo pra mim?
Se der me manda seu endereço que despacho.
Se não der vc me indica alguem que faça?
Abraços
Celio Romero

celiorom
25/06/2020, 18:22
Zequinha, voce cosegue arruamr meu motor? É MOVACO. Tá aparentemente perfeito mas não funciona. Posso te enviar. Se não, me indica alguem que possa fazer funcioanar ok? Abcs Célio Romero

fasilpereira
13/02/2024, 20:07
Opa, tudo certo com vocês?
O limpador do pára-brisa foi a primeira coisa que desmontei no meu Jeep. Vai fazer 1 ano de reforma agora :-o Desmontei ele todo limpei, mas mesmo assim não funcionou muito bem. Acredito que a junta que eu fiz que ficou muito ruim. Mas vão aí umas fotos pra ilustrar um pouco mais o tópico.
Só que eu fiz uma c@g@d@ inconsebível, passei graxa :parede::parede::parede:. Espero não ter danificado a borracha. :parede::parede::parede::parede:

>torcendo para ser um material que aguente óleo<

Henrique e demais,

por acaso alguém tem um motor desses que não funciona, mas bem completo, de peso de papel em casa? Estou precisando de diversas peças para colocar o meu para funcionar. Caso alguém tenha interesse em se livrar de um desses, me manda uma mensagem que eu entro em contato.

Fabricio

Sydney66
10/06/2024, 21:53
Esse motor de limpador a vácuo, se for o nacional, que é um cilindro e não o importado que é uma meia lua, ficou muito raro e difícil, melhor colocar um elétrico, até porque o a vácuo muda a velocidade quando você acelera (fica mais lento) devido baixar a pressão de vácuo, na lenta é que ele fica rápido.
Abraços.