PDA

Ver Versão Completa : Camionete 1ª partida só pega no tranco.

leobnaval
14/03/2011, 23:59
Pessoal minha L200 95, de manhã não pega na partida de jeito algum, antes com a bateria de 1 ano de uso ela aguentava no máximo 3 partidas e acabava, agora a bateria é nova e aguenta muitas partidas porém a 1ª partida do dia só no tranco ou depois de várias partidas se o dia estiver quente, ela está com 0,5 volta na bomba e anda bem, porém na estrada nas subidas ela perde um pouco a velocidade e não consegue manter a rotação no motor.
Ela nunca fez revisão alguma de bomba injetora e nunca foi aberta, apenas os bicos 2 vezes em 11 anos. Está sem uma vela aquecedora e as outras 3 foram trocadas há 1 mês, vou verificar as velas de novo está semana.

Alguem sabe me dizer o que pode estar ocorrendo, eu creio que seja uma combinação destes itens:
Bomba injetora
Bicos injetores
Velas aquecedoras

Depois da 1ª partida ela pega normal, bateu pegou.
O tanque foi limpo, trocado filtro e todas mangueiras de combustível há apox. 2 meses.

Agradeço a quem já passou por esta experiência e/ou possa me ajudar.

Abraços, Leo

SAPO-BOMBA
15/03/2011, 00:04
1ª hipótese e a mais provável: Velas aquecedoras
2ª hipótese: Entrando ar no sistema de combustível
3ª hipótese: Relé de acionamento da bobina que manda corrente pras velas

Peça para tirarem as velas e testar uma a uma, é rápido e fácil.

Se for trocar as velas, observe a voltagem indicada ( 11v ou 12v ) na vela velha, e substitiua por outra da mesma voltagem.

Lembrando ainda que existem 2 tipos de velas pra motores Mit: um com 9cm de comprimento e outra com 10,5cm de comprimento.

Indico as velas da Delphi, são baratas e muito boas. Troquei recemente em casa mesmo, paguei 50 reais cada.

Minhas velas eram as originais Zexel de 11v, troquei pelas Delphi de 12v pq eram as únicas que tinham no mesmo tamanho, mas funcionam sem problemas.

leobnaval
15/03/2011, 00:14
Valeu Sapo.

Quanto as velas eu irei ver esta semana, eu mesmo vejo e testo. Já troquei tantas e testei tantas que aprendi a fazer tudo aqui em casa kkkk.

Quanto a entrar ar no sistema é uma hipósete, porém esta não sei como testar, já que pelo que eu saiba se estivesse com ar ela estaria ruim em qualquer situação e não apenas na 1ª partida (não sei se é isso mesmo?)

O relé de acionamento está funcionando eu testei com o multimetro e ao acionar a chave ele manda 12v. nas velas e depois de algum tempo que o motor aquece ele corta a corrente para as velas, está OK.

Extamente velas pra ela tem de 2 tamanhos como você citou, se eu falar pra você que trabalho na Delphi e não consegui comprar estas velas Delphi você acredita?
A linha diesel não tem aftermarketing para funcionários, apenas para distribuidores. Mesmo assim achei aqui em minha cidade e concerteza será a próxima marca de velas aquecedoras.

[]s

SAPO-BOMBA
15/03/2011, 02:40
Quanto a entrar ar no sistema é uma hipósete, porém esta não sei como testar, já que pelo que eu saiba se estivesse com ar ela estaria ruim em qualquer situação e não apenas na 1ª partida (não sei se é isso mesmo?)

Já vi gente passar aperreio pq tinha entrada de ar pelo suporte do filtro de combustível, acredite... E acontecia a mesma coisa que acontece contigo agora.

Sobre as velas Delphi, se tu quiser o modelo de 12v 9cm eu consigo por aqui e te mando via SEDEX, caso não encontre por aí. Muita gente me falou que os modelos de 11v queimam rápido sem nenhuma razão aparente.

Como eu troquei o alternador recentemente ( e é 14v 90Ah ), suspeitei que ele tivesse estragado minhas velas Zexel de 11v, e tb quando coloquei as Mando 11v ( que bosta de vela! ), queimaram em 3 dias. Exatamente por essa razão optei pela Delphi de 12v, já que o fornecedor trocaria as Mando em garantia. Paguei a diferença do valor e desde então ( 2 meses, quase 3 ), o carro pega no primeiro giro mesmo em manhãs frias.

diniz
15/03/2011, 06:37
a minha kia tbem tava assim ano passado, ja tava colocando varios litros de querosene p/ tentar ligar pela manha... o motivo: os aneis ja estava pedindo arrego, ja não tinha compressão p/ funcionar qdo frio

leobnaval
15/03/2011, 16:47
Vou verificar no filtro de não tem entrada falsa...
Compressão acho dificil o motor foi todo feito e não tem nem 20mil Km.

Sapo, por curiosidade quanto você pagou na vela Delphi, por aqui achei por 28,00 cada.

Abraços, Leo

ZYKAO
15/03/2011, 17:14
Leo, acho que uma maneira de testar se há entrada de ar no sistema, de manhã antes do motor funcionar, de umas bombadas até ficar duro (no bom sentido ) naquela bomba manual em cima do filtro de diesel, se o motor pegar na boa tá entrando ar por algum lugar.

SAPO-BOMBA
15/03/2011, 18:26
Leo, acho que uma maneira de testar se há entrada de ar no sistema, de manhã antes do motor funcionar, de umas bombadas até ficar duro (no bom sentido ) naquela bomba manual em cima do filtro de diesel, se o motor pegar na boa tá entrando ar por algum lugar.

Boa dica, é verdade... nem lembrava desse "macete"... :concordo:

As velas Delphi eu paguei em torno de 50 reais cada, devolvi as Mando ( "Mandei" praquele lugar... :odedo: ) e paguei apenas a diferença, deve ter saído uns 50 reais cada Delphi de 12v e resolveram muito bem meu problema :concordo:

Quando vc abre a chave no contato e aparece aquela "cobrinha" no painel ( indicador de vela aquecedora ), vc ouve um "estalo" da bobina? Tipo um "tlec" quando arma?

leobnaval
15/03/2011, 23:51

Isso eu já fiz a tempos e no fim de semana fiz denovo e não pega, mesmo assim, valeu pela dica, então acho que ar no sistema não é...

O estranho é que mesmo não estando frio de manhã ela não pega. pode ser até de tarde (temp. mais alta do dia) se for a 1ª partida só no tranco.

Sim Sapo, a hora que giro a chave para o aquecimento o relé atraca e eu escuto, tanto ele atracar como desarmar depois de o motor esquentar.

[]s

SAPO-BOMBA
16/03/2011, 00:04
Quase certeza que é vela... Principalmente por ser sempre na primeira partida do dia, com motor totalmente frio. Acontecia comigo tb quando as Zexel queimaram...

Edintruder
16/03/2011, 13:09
o motor da L200 é melindroso mesmo. Quando dá pra fazer dessas é um quebra cabeças de possibilidades.
Eu só estou espiando pra ver a solução, pois isso está com cara de BI ou velas. Mas pode ser muita coisa além disso.

leobnaval
16/03/2011, 16:58
É Edin, eu acretido que seja a combinação de velas, bomba e bicos...
Até porque uma vela aquecedora quebrou dentro do cabeçote, levei para o torneiro tirar com solda mas não conseguiu, pelo menos tampou o furo interno da vela. Então por melhor que esteja ela está trabalhando com 75% do aquecimento.

[]s

leobnaval
20/03/2011, 17:33
Resolvido...

Troca das 3 velas aquecedoras, sendo que 2 estavam queimadas e uma meia boca, acabei colocando as xing-ling mesmo porque já tinha elas de reserva aqui em casa, as próximas serão Delphi quem precisar do código para comprar é DS-004 (Delphi), já que estas chinesas não duram nem 1 mês.

Vou dar um tempo e mandar limpar e regular os bicos acretido que irá melhor o desempenho da partida e da camionete no geral.

Obrigado a todos.

SAPO-BOMBA
20/03/2011, 17:41
Tu já instalou o Super LDA na sua L200?

leobnaval
20/03/2011, 17:48
Nem LDA ela tem...kkkk

Ela tem bomba injetora Zexel, sem LDA ela é 95.

SAPO-BOMBA
20/03/2011, 18:49
Hummmmm, ela é aspirada?

vieira912
20/03/2011, 19:18
Se ela está perdendo Rendimento na Estrada e o Ano dela é 95 e Nunca foi revisado, concerteza Bomba e Bicos já Precisam ser Revisados,:putz: realmente este sintoma de não pegar de manhã parece realmente Ser Velas, mais a Bomba e bicos tambem Influenciam e Muito.

leobnaval
20/03/2011, 22:22
Não, ela é turbinada e original. Porém a bomba não tem LDA.

Se ela está perdendo Rendimento na Estrada e o Ano dela é 95 e Nunca foi revisado, concerteza Bomba e Bicos já Precisam ser Revisados,:putz: realmente este sintoma de não pegar de manhã parece realmente Ser Velas, mais a Bomba e bicos tambem Influenciam e Muito.

Bicos já foram revisados algumas vezes, bomba nunca. Por isso acretido que isso influêncie no rendimento e na partida. A partida depois da troca das velas está normal, porém acretido que o rendimento da camionete poderia ser melhor..
Será que consigo medir a pressão que a bomba injetora está fornecendo aos bicos e comparar com o sistema original novo?

[]s

SAPO-BOMBA
20/03/2011, 22:32
Oxe, como é que ela é turbinada e original e não tem LDA? Meu motor tb é bomba Zexel rotativa e tem o LDA...

Tem como tirar uma foto?

SAPO-BOMBA
20/03/2011, 22:33
Bicos já foram revisados algumas vezes, bomba nunca. Por isso acretido que isso influêncie no rendimento e na partida

Bomba só influencia se estiver muito judiada, meu carro tem 182 mil rodados e nunca abriu a bomba pra nada, até o parafuso de ajuste de débito ainda tá lacrado. E o motor pega "de prima"... ;)

Inclusive quando eu retifiquei o motor quase 3 anos atrás, a bomba foi colocada na bancada antes de ser remontada no motor, e estava tudo dentro dos parâmetros. Sorte a minha, pq só a mão-de-obra pra revisar uma bomba dessas não sai por menos de 300 pilas...

Será que consigo medir a pressão que a bomba injetora está fornecendo aos bicos e comparar com o sistema original novo?

Com certeza, mas tem que tirar a bomba inteira fora e colocar na bancada, tipo uma Banteesdyl como essa daqui: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=149124722_5875.jpg&v=E

Tem que ver quais bicos injetores tua L200 tá usando, a referência deles eu quero dizer. Tu pode optar por instalar bicos com maior vazão/pressão...

leobnaval
20/03/2011, 23:19
Segue as fotos da BI.

[]s

SAPO-BOMBA
20/03/2011, 23:49
Basicamente, pelas fotos, é a mesma BI das L300 aspiradonas... ;)

de_correa
21/03/2011, 01:18
Temos uma L200 93/94 com 214 mil km originais e ela ja era ruim de partida mais devido as vela, mas na 2º ela pegaga qdo fria e quente era mais ou menos,agora esta igual a do colega leobnaval devido a um serviço mal feito em bomba e bicos feitos Made in Bolivia funciono ela de manha com ajuda de outro..... pergunta ao leobnaval ala sai bastante fumaça ao andar ?

leobnaval
21/03/2011, 16:35
Não sai fumaça ao andar não, porém agora que abri meia volta no débito da BI ela solto um pouco de fumaça preta (mistura muito rica) quando se reduz marcha e tola o pé no acelerador mas a camionete anda muito mais...

Então Sapo invês de revisar esta BI esta pensando em comprar uma BI das mais modernas, será que é plug and play?

[]s

de_correa
22/03/2011, 00:03
Bom hj essa nossa esta no mecanico trocou a bomba (nao sei o o ano desta bomba parece ser das mais modernas das brasileiras o codigo e diferente da nossa) ele tinha uma usada so que nao sabia como estava mas o carro funcionou amanha vem os ajustes e testes pra ver se ficou bom mesmo.... vc ja tentou adiantar a bomba um pouco ou nao da mais?

Abaixo site catalago peças bombas zexel.. a bomba que estava na nossa era de codigo 104740-8311
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/arquivosCatalogo/diesel_bombasZEXEL_2006.pdf

SAPO-BOMBA
22/03/2011, 00:39
Plug and play sim, Leo... Só vai ter que ajustar o ponto de acordo com a bomba que vc vai colocar né? Além da regulagem, etc... Se for colocar o Super LDA, melhor ainda.

leobnaval
22/03/2011, 22:16
Quanto tiver com $$$, troco esta bomba e aproveito para colocar o super LDA...que acretito que não seja nada mais do que uma mola, é isso mesmo?

[]s

SAPO-BOMBA
22/03/2011, 22:31
Na verdade é a mola e uma "flange" de tecnil/plástico/poliuretano ( sei lá o material! ), que servem pra aumentar o curso da LDA...

leobnaval
22/03/2011, 22:34
Tô vendo que vou pegar as medidas com você e fabricar um pra mim hehehe...falando nisso to precisando das medidas do bagageiro da savana, pra fazer um igual rsrs

[]s

de_correa
22/06/2011, 22:03
Ola leobnaval conseguiu resolver o problema de sua L200,.....porque a daqui de casa esta (parada na garagem esperando $$$$$) com diagnostico de cabeçote ou parte de baixo motor apos teste com tres bombas injetoras

leobnaval
22/06/2011, 22:38
Ola leobnaval conseguiu resolver o problema de sua L200,.....porque a daqui de casa esta (parada na garagem esperando $$$$$) com diagnostico de cabeçote ou parte de baixo motor apos teste com tres bombas injetoras

Na verdade troquei as velas aquecedoras e o problema da partida foi resolvido, agora ela está com 1/2 volta no parafuso de débito da bomba injetora e ela melhorou muito o desempenho, porém solta fumaça preta (excesso de diesel) se afundar o pé no acelerador...

Mas a sua pelo jeito não é bomba injetora e sim motor/cabeçote.

[]s

Carlos A. C. Azevedo
22/06/2011, 22:59
Na verdade troquei as velas aquecedoras e o problema da partida foi resolvido, agora ela está com 1/2 volta no parafuso de débito da bomba injetora e ela melhorou muito o desempenho, porém solta fumaça preta (excesso de diesel) se afundar o pé no acelerador...

Mas a sua pelo jeito não é bomba injetora e sim motor/cabeçote.

[]s

Rapaiz, a diferença de velas de aquecimento é absurda.. aqui na L tava assim mesmo, girava a chave e demorava uns 5 a 6 segundos pra pegar, jpa tava dando zinabre no terminal da bateria, fui testar as velas, 3 queimadas e uma boa, troquei as 4 (NGK) por umas eiko, que o caro só encostou a chave já ligou hehe.

leobnaval
23/06/2011, 10:32
A diferença é impressionante mesmo, só pra ter uma idéia a camionete simplemente não ligava de manhã (e nem estava tão frio) depois que trocou as velas é só esperar a luz ficar verde e partir.

[]s

de_correa
23/06/2011, 19:04
É uma coisa é demorar a pegar outra é cabar com a bateria de manha e nao pegar ( a minha ja esta com as 4 vela nova da delphi) so pega com um carregador depois de umas 10 a partida bem boa ......no tranco antigamente era bem facil 2 metro de ladera ja pegava hoje em dia desço a rua ate no final e ela fica la e nao pega...

Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 20:59
É uma coisa é demorar a pegar outra é cabar com a bateria de manha e nao pegar ( a minha ja esta com as 4 vela nova da delphi) so pega com um carregador depois de umas 10 a partida bem boa ......no tranco antigamente era bem facil 2 metro de ladera ja pegava hoje em dia desço a rua ate no final e ela fica la e nao pega...

Cara e quando ela liga ela joga muita fumaça preta e fica vibrando alem do normal? isso tá parecendo coisa de motor ou bomba fora de ponto..

de_correa
23/06/2011, 22:16
sim fumaça e vibraçao, mais pelo que cremos que é devido a excessso de carbonizaçao no cabeçote ou algo mais grave no motor eu mesmo junto com o mecanico ja desmontamos varias vezez(na época) testando as BI pq podia ser né, sempre montavamos no ponto certo...

Walter L. L. Casitta
23/06/2011, 23:40
Um amigo tinha uma Galloper e era assim toda manhã. Um fumacê danado com a lenta irregular. Depois de passar por vários mecas, o último só trocou as velas de preaquecimento e ficou tudo normal.

de_correa
30/06/2011, 22:44
Intao pessoal o mecanico estava tirando o cabeçote da L200(para verificar o que ta acontecendo se vai ou nao prescisar mexer com parte debaixo motor) aqui em casa mesmo, infelizmente um dos parafusos tva querendo espanar entao o serviço fico pra amanha ai so sai na solda ......

de_correa
17/07/2011, 08:10
bom pessoal nao tenho fotos mais o resultado foi que o motor estava como que o mecanico descreveu como um calo ou desgaste na parte inferior das camisas do cilindro tanto que só um dos pistoes o mecanico conseguiu tirar o resto foi retirado na retifica por segurança. Pelo que eu sei nao estou em casa agora vai ser trocado conj aneis, bielas, juntas do motor inclusive do cabeçote logico e reencamisar o motor stander como recomendado para motores MIT o virabrequin q parece q tambem ia ficar stander mais acho impossivel vou verificar novamente
prej. de uns 3500 a 4000 verdinhas em peças originasi sempre... ainda bem que aqui é perto da fronteira ai o meca tem um contato la q consegue peças originais MIT
ainda nao foi montado ta esperando peças mais quando for montado dou um alo por aqui

leobnaval
17/07/2011, 10:31
Se as peças são originais e o mecânico experiente em mit, vai ficar um bom serviço e terá motor para rodar por um bom tempo, desde que revise tambem bomba e turbina.
Aproveita que está tudo desmontado e manda conferir tudo (se pretende ficar com a camionete) assim sabe que está com o motor inteiro revisado e em boas condições.

[]s