PDA

Ver Versão Completa : Uso da reduzida em decidas



valeriano
14/03/2011, 17:40
Pessoal,

no começo do ano fiz um passeio na pista de voo de Maricá que na subida era só terra. Na decida no entanto, pegamos a estrada tradicional (usada por carros de passeio) e parte dela era asfaltada. Tinham pedaços de 50 a 100m de asfalto e depois voltava a terra.

Como a decida era MUITO íngreme e os pedaços de asfalto eram bem curtos, meti a reduzida e fui descendo sem forçar o freio (que já tava nas últimas e foi trocado 1 semana depois).

Mas fiquei na dúvida. Descer uma ladeira muito íngreme de asfalto com a reduzida ligada pode dar chabú?

guilhermeabreu
14/03/2011, 18:02
Pessoal,

no começo do ano fiz um passeio na pista de voo de Maricá que na subida era só terra. Na decida no entanto, pegamos a estrada tradicional (usada por carros de passeio) e parte dela era asfaltada. Tinham pedaços de 50 a 100m de asfalto e depois voltava a terra.

Como a decida era MUITO íngreme e os pedaços de asfalto eram bem curtos, meti a reduzida e fui descendo sem forçar o freio (que já tava nas últimas e foi trocado 1 semana depois).

Mas fiquei na dúvida. Descer uma ladeira muito íngreme de asfalto com a reduzida ligada pode dar chabú?

CARO VALERIANO

Com certeza não , uma das funcões da reduzida é esta que vc descreveu dentre as várias possibilidades do uso dela .

Em todas as trilhas que faço que tem subidas muito íngremes e descidas muito íngremes eu uso a reduzida , vc terá maior segurança usando a reduzida , não importando se tem piso escorrregadio ou não e vc poupa o seu equipamento tb como o freio .

O ÚNICO PROBLEMA DE VC USAR A TRAÇÃO COM OU SEM REDUÇÃO NO ASFALTO É QDO OS DIFERENCIAIS TEM RELAÇÃO DE COROA/PINHÃO DIFERENTES , MESMO SENDO POUCA A DIFERENÇA TE CAUSARÁ PREJUÍZO , como é no caso dos ENGESAS F-I que tem relação traseira 9x44 e na frente 8x39 e assim por diante .

Mas com relações iguais nos dois eixos vc não terá problema algum em usar a tração com redução em asfalto , fique tranquilo , como ja disse , neste seu caso vc andou com maior segurança e poupou seu carro .