Conectar

Ver Versão Completa : Pistão 5 ou 4 canaletas na band? para colocar turbo...

onduty
14/03/2011, 17:08
Eai galera beleza!:dance:

Vou resumir rapido aqui para vcs entenderem..

Esses dias a minha band deu um esquente no motor quando estava vindo de viagem, dai reboquei e levei pra casa para verificar o que ouvi. Tirei o cabeçote e a junta tava queimada, dai aproveitei o embalo e fiz logo o cabeçote troquei valvulas , guias e etC. Ai tbm troquei a bomba d`agua e mandei varetas a colmeira do radiador.

Ate ai tudo bem , mas por curiosidade tirei o carter para dar uma olhada e por minha surpresa tava cheio de limarias e uns pedaços do avanço da bomba injetora , a bomba de oleo tava ruim tb . Troquei a bomba de oleo e fiz toda a bomba injetora .....Ufa parece que num acaba mais ehhehe

Ai me veio a ideia loka heeheh ja ta na lama mesmo acaba de se melar eheh e resolvi fazer tb o bloco logo , trocar pistoes e retifica etc pra deixar tudo zero.

Agora é que vem as duvidas::pensativo:

to querendo Turbinar ele ja que ta tudo novo mesmo.

1- O virabrequim ja ta retificado e ficou em 0.75, sera que com essa medida ainda posso colocar o turbo???

2- o pistao que tava no motor eram de 5 canaletas . Fui comprar o kit e o vendedor tinha de 4 e 5 :pensativo:canaletas, qual desses devo colocar no motor??

3-E esse kit turbo master power, é so comprar e colocar no motor ou tem que regular algo??

Então galera por enquanto são essas as duvidas, e me desculpe pela Graaannndeee historia ehehh ficou ate pequena pois se fosse contar tudo ..... não era pra hoje:shock: ..heheh

Valeu!!

jorge.duarte
14/03/2011, 17:16
Minha sugestão:
1- Eixo 0.75 é quase fim de "linha", acho arriscado.
2- Mantenha o de 5 canaletas.
3- Daria preferencia ao Kit turbo da "SPA", com turbina Garrett.

Boa Sorte!

guilhermeabreu
14/03/2011, 18:06
Agora eu estou na dúvida tb .

Tem o pistão de 5 canaletas e eu ouví se não me engano que o outro tem 3 canaletas e não 4 .

E todos sugerem de colocar os pistões de 3 canaletas pq baixa menos óleo do que o de 5 canaletas , ou estou falando abobrinha .

Fe_jipeiro
15/03/2011, 10:31
Onduty,

Como vc já mexeu no comando ... então fica complicado de refazer o serviço ... mas se vc tivesse feito tudo de uma vez ... daria para modificar algumas peças a mais...

Eu iria de 3 canaletas e pediria para fazer o jet cooler .... Ai sim, poderia ficar tranquilo com a durabilidade... tb trocaria o virabrequim ... por um novo ...

Abs...

RogerBand76
15/03/2011, 13:12
Assino em baixo

Na minha band eu fiz só a parte de cima do motor e turbinei, os anéis estavam 0,75
Acho que o virabrequim idem, resultado: Quebra do virabrequim.
Ainda bem qua não afetou nada mais sério mas já vou ter que gastar uns trocos legais pra deixar em dia.

Onduty,

Como vc já mexeu no comando ... então fica complicado de refazer o serviço ... mas se vc tivesse feito tudo de uma vez ... daria para modificar algumas peças a mais...

Eu iria de 3 canaletas e pediria para fazer o jet cooler .... Ai sim, poderia ficar tranquilo com a durabilidade... tb trocaria o virabrequim ... por um novo ...

Abs...

canzilao
15/03/2011, 20:46
Assino em baixo

Na minha band eu fiz só a parte de cima do motor e turbinei, os anéis estavam 0,75
Acho que o virabrequim idem, resultado: Quebra do virabrequim.
Ainda bem qua não afetou nada mais sério mas já vou ter que gastar uns trocos legais pra deixar em dia.
Pô Roger só a gora ficamos sabendo do que ouve em sua band, andei olhando seu topico sobre a pane porem vc nao respondeu mais nada.
Abraço.

canzilao
15/03/2011, 20:48
Onduty,

Abs...
Felipe como é feito esse JET COOLER ai que vc falou, pois vc sabe que a minha intenção e turbinar a turbulenta, e como ela é OM314 preciso de todos os cuidados pra fazer a coisa ficar redonda pra nao ter prejuizos com a instalação do turbo, e vou colocar uma K-16 como a sua na maquina.:dance:

hercilio.neto
15/03/2011, 21:12
E aí Kelvi,
Anda sumido do forum.
Me diga uma coisa, até agora quanto ficou essa brincadeira?

Fe_jipeiro
16/03/2011, 00:17
Falae Canzilao, blza???

O jet cooler a grosso modo, é a lubrificacao interna dos pistoes, com objetivo de resfriamento dos mesmos.... teoricamente, são caminhos de lubrificação preparados nos pistoes e algumas partes ...

Com o jet cooler, vc pode trocar o comando e bicos ... pelos modelos turbinados, q o motor aguenta carga, pq estará preparado por dentro ...

Resumindo é isso ... Na minha opiniao, se estiver fazendo a retifica completa do motor, vale a pena gastar um pouco mais e deixar preparado o motor para aguentar as consequencias da turbina em regime alto de trabalho....

Abs...

onduty
16/03/2011, 20:07
valeu galera pelas respostas:concordo:

Então o jeito vai ser trocar virabrequim:putz:, putz mais uma facada no bolso .

Mas uma duvida, se eu colocar o virabrequim novo ja posso turbinar ou tem quem trocar mais algo?? (de acordo com o que foi escrito la em cima)

Valeu galera.!!:grin:

Julio Militão
17/03/2011, 00:08
valeu galera pelas respostas:concordo:

Então o jeito vai ser trocar virabrequim:putz:, putz mais uma facada no bolso .

Mas uma duvida, se eu colocar o virabrequim novo ja posso turbinar ou tem quem trocar mais algo?? (de acordo com o que foi escrito la em cima)

Valeu galera.!!:grin:

Onduty,

Consultou o tópico "turbinando o om314 por dentro"? COnsulte e tire todas as suas duvidas. O meu 314 foi todo feito, troquei tudo por standard, inclusive a turbina!

Um abraço

onduty
17/03/2011, 20:06
Valeu Julio vou dar uma olhada no topico.

Agora sobre o virabrequim vou colocar outro , ja consegui um por aqui mas ainda não sei as medidas , mas deve estar standard ou 0.25 .

onduty
17/03/2011, 20:31
Obrigado a todos pelas as respostas:concordo:

Sobre o virabrequim como falei a cima vou troca-lo por outro. Mas hoje a tarde me apareceu outro abacaxi daqueles:parede:

Quando o mecânico removeu as camisas do cilindro, um deles estava com uma pequena trinca no bloco de uns 2 cm bem fininha um pouco acima do meio (isso ja sabia pois ha 15 anos atras meu pai viu e retificou assim mesmo e tava ate hoje beleza)e com isso o mecanico disse que tem que colocar nesse cilindro Uma dupla camisa , vai alargar um pouco o bloco e colocar duas camisas para reforçar.

Ai é que ta o problema, será que isso vai impedir que eu coloque o turbo ou não tem nada haver????:? poxa isso ja ta virando é novela eheheheh

valeu galera !!

Um abraço.

Julio Militão
17/03/2011, 22:20

Sobre o virabrequim como falei a cima vou troca-lo por outro. Mas hoje a tarde me apareceu outro abacaxi daqueles:parede:

Quando o mecânico removeu as camisas do cilindro, um deles estava com uma pequena trinca no bloco de uns 2 cm bem fininha um pouco acima do meio (isso ja sabia pois ha 15 anos atras meu pai viu e retificou assim mesmo e tava ate hoje beleza)e com isso o mecanico disse que tem que colocar nesse cilindro Uma dupla camisa , vai alargar um pouco o bloco e colocar duas camisas para reforçar.

Ai é que ta o problema, será que isso vai impedir que eu coloque o turbo ou não tem nada haver????:? poxa isso ja ta virando é novela eheheheh

valeu galera !!

Um abraço.
Olha Onduty,

Esse motor vc pode encamisar todos os cilindros! Fiz isso no meu, ficou fantástico. Não recomendo encamisar só um cilindro. Essatrinca no bloco é que não sei se tem jeito!

Abraço

canzilao
17/03/2011, 22:59
Cara na boa, se vc vai encamisar um cilindro, ja racha logo e faz os 4 cilindros, dai vc poe camisa zero com pistão zero e seu motor fica zero, ja que seu eixo de manivelas (virabrequim) ta morrendo mesmo mete mais esse item zero, e olha só, vc tem um motor com tudo zero.
Quanto a trinca no bloco, isso é de menos, pois se nos blocos de motores aeronauticos que são motores BOXER a solda é feita com muita frequencia, no motor da Toy nao vai ser diferente.
Boa sorte e vou acompanhando aqui pois o motor da minha barca tambem vai ganhar um turbo monstruoso, e todas as informações são bem vindas.

cristiano
18/03/2011, 09:47
1- O virabrequim ja ta retificado e ficou em 0.75, sera que com essa medida ainda posso colocar o turbo???

Seu virabrequim já está no fim, é a última retítifca dele, se a sua Band fosse montada aspirada eu diria que ele duraria anos, mas como vai turbinar um motor que originalmente não foi feito para tal, recomendo trocar.

2- o pistao que tava no motor eram de 5 canaletas . Fui comprar o kit e o vendedor tinha de 4 e 5 :pensativo:canaletas, qual desses devo colocar no motor??

O pistão original do OM314 é o de 5 canaletas, mas normalmente quando se turbina colocasse o de 3 canaletas, o mesmo utilizado pelo OM364.

3-E esse kit turbo master power, é so comprar e colocar no motor ou tem que regular algo??

Tem que regular a bomba injetora, trocar o filtro de ar por um de maior vazão (OM364 serve) e refazer todo o escapamento e snorkel (se tiver) para no mínimo 2,5 pol.

Isso é a configuração básica e simples para o turbo, o Felipe aqui tem soluções mais apimentadas... :twisted:

cristiano
18/03/2011, 09:50

valeu galera !!

Um abraço.

Eu tive um problema de trinca do bloco quando coloquei turbo+intercooler+ar condicionado+lda ao mesmo tempo.

A resposta do mecânico na época era que se eu mantivesse o motor aspirado com o bloco costurado (nome que se dá a esse tipo de conserto) aguentaria por muitos anos, mas turbinado e intercoolado, ele não recomendou.

onduty
18/03/2011, 20:49
Deixa eu me expressar melhor...

O bloco do motor está com uma trinca horizontal de uns 2cm de comprimento mais ou menos um pouco acima do meio do cilindro.

O cara da retifica me falou q poderia fazer o seguinte processo:

Reabrir o bloco no local da trinca, colocar uma camisa do motor perkins, reabrir essa camisa e enfim colocar as camisas novas, ficando 3 cilindros com 1 camisa e o 4º cilindro com a trinca ficaria com 2 camisas, a original por dentro da camisa do perkins.

Porém pelo q ele me disse o serviço ficaria bom se fosse deixar o motor aspirado, mas se fosse turbinar ele não daria garantia no serviço.

Então minha duvida é essa será q essa solução da retifica iria aguentar ?

Outra coisa, Cristiano pelo q entendi vc tbm está com o bloco do motor trincado e ainda turbinou o motor assim mesmo?

Valeu

canzilao
18/03/2011, 22:00
Cara posso estar falando estrume, mais será que vc não acha ai um cara bom de solda pra refazer essa trinca???
Eu preferiria refazer essa trinca a abrir bolco pra colocar camisa dentro de camisa.
Por que vc nao manda uma msg pro Elmer la de Roraima pois ele saca muito de retifica e pode te tirar essa pane ai por aqui mesmo.
Boa sorte ai na empreitada.

Julio Militão
19/03/2011, 14:54
Cara na boa, se vc vai encamisar um cilindro, ja racha logo e faz os 4 cilindros, dai vc poe camisa zero com pistão zero e seu motor fica zero, ja que seu eixo de manivelas (virabrequim) ta morrendo mesmo mete mais esse item zero, e olha só, vc tem um motor com tudo zero.
Quanto a trinca no bloco, isso é de menos, pois se nos blocos de motores aeronauticos que são motores BOXER a solda é feita com muita frequencia, no motor da Toy nao vai ser diferente.
Boa sorte e vou acompanhando aqui pois o motor da minha barca tambem vai ganhar um turbo monstruoso, e todas as informações são bem vindas.

Pois eh,

Foi exatamente o que fiz na minha! O problema da trinca no bloco tem que ver se num afetou alguma via de passagem da agua pelo bloco, se não, tenta soldar. Importante saber o porque da trinca.
Com relação aos pistões de 5 canaletas que o Cristiano falou, pensei que fossem do motor OM352, de 6 cilindros, que é o mesmo 314 com +2 cilindros e turbinado, desculpem se estou falando besteira. No tópico "turbinado o OM314 por dentro" falam bem disso, inclusive o Elmer, citado a pouco, realmente tem uma participação importante naquele tópico.
Meu OM314 foi refeito todo zerado, seguindo as instruções daquele tópico e ficou uma maravilha, só não fiz a adaptação pro jetcooler.
Quanto a valores alguns indicaram ser melhor comprar um OM364 (preço entre R$4K e R$8K) do que envenenar o OM314. Minha opinião é de que, se vou comprar um motor usado, sem saber as condições de funcionamento a que foi submetido, é um risco, enquanto que fazer o meu motor me dá mais garantia de fucionamento. É um dilema de quem tem 4x4! O custo, lembrando que o cabeçote foi trabalhado, o vira brequim é zerado, as camisas e pistões (de 5 canaletas) são, tambem, zerados, alem da instalação do LDA, tambem zero, e dos novos bicos e da revisão da bomba injetora, sai por menos da metade de um motor OM364LA zero comprado na fábrica.
Minha máquina está turbinada e intercoolada e seu funcionamento é "redondo", coloquei a ventuinha de 10 pás, ar condicionado e logo estarei fazendo os testes na trilha, quando abrirei um tópico na frota.
Lembrando que todas as ideias foram tiradas deste forum!

Um abraço a todos

canzilao
19/03/2011, 16:44
Me diz ai por qual razão vc deixou de fazer a preparação do jet cooler em seu motor se ja ia fazer tanta coisa???
Te pergunto pois agora vou começar a preparar a banca pra dar conta do custo de fazer a preparação pro 314 aguentar a turbina, e toda informação é muito bem vinda.
Abraço.

Julio Militão
22/03/2011, 18:52
Me diz ai por qual razão vc deixou de fazer a preparação do jet cooler em seu motor se ja ia fazer tanta coisa???
Te pergunto pois agora vou começar a preparar a banca pra dar conta do custo de fazer a preparação pro 314 aguentar a turbina, e toda informação é muito bem vinda.
Abraço.

Caro Canzilao,

O pessoal que fez meu motor não se habilitou a faze-lo, portanto, na duvida não fiz. Acho que vale a pena trabalhar esse motor.

Um abraço