Ver Versão Completa : Kit feixe mola Toyota no CJ3a
chicopiola
14/03/2011, 12:14
Bom dia! Pessoal, tenho visto adaptação da mola da Toyota no CJ5. Dá pra adaptar no CJ3A. Alguem já fez? Fica bom? Tô decidido a comprar o kit e adaptar no meu Jeep49. Por isso peço a opinião de vocês.Lembrando que meu Jeep já está com eixo canela grossa Obrigado.
Bom dia! Pessoal, tenho visto adaptação da mola da Toyota no CJ5. Dá pra adaptar no CJ3A. Alguem já fez? Fica bom? Tô decidido a comprar o kit e adaptar no meu Jeep49. Por isso peço a opinião de vocês.Lembrando que meu Jeep já está com eixo canela grossa Obrigado.
Tenho esse kit nos dois eixos do meu 48, tbém canela grossa, atras tbém tem aquele kit pra descolar as molejos pra fora, posso dizer que estou plenamente satisfeito.
edubasile
14/03/2011, 14:39
Tambem tenho no meu 47 e tambem estou muito satisfeito. Uso as 4 molas dianteiras da Toyota Bandeirantes. Tb ja andei num 51 com as 4 molas da Ford Courier, tb feito muito bom.
chicopiola
15/03/2011, 12:01
Tenho esse kit nos dois eixos do meu 48, tbém canela grossa, atras tbém tem aquele kit pra descolar as molejos pra fora, posso dizer que estou plenamente satisfeito.
Elison, que kit é esse pra descolar molejos pra fora? É necessario só nos trazeiros? Onde posso encotrar? Quero fazer um serviço de acordo.
Elison, que kit é esse pra descolar molejos pra fora? É necessario só nos trazeiros? Onde posso encotrar? Quero fazer um serviço de acordo.
Amigo, esse kit só da pra por atras, o meu foi comprado na Jipepar em Curitiba, mas vc deve encontrar também nas lojas especializadas em Sao Paulo.
Rodrigo Baratti
15/03/2011, 14:58
Bom dia! Pessoal, tenho visto adaptação da mola da Toyota no CJ5. Dá pra adaptar no CJ3A. Alguem já fez? Fica bom? Tô decidido a comprar o kit e adaptar no meu Jeep49. Por isso peço a opinião de vocês.Lembrando que meu Jeep já está com eixo canela grossa Obrigado.
Os feixes de mola do CJ5 são maiores que do CJ3.
Qdo se adapta os feixes de Toy no CJ3 tem que tomar cuidado com a correta posição dos suportes.
Tem que coloca-los bem nas extremidades do chassi, talvez até recortando/encaixando o parachoque, para se manter o mesmo entre eixos e mesmo assim atras é provavel que se reduza alguns centimetros, com isso se altera tb o tamanho do cardan.
Elison, que kit é esse pra descolar molejos pra fora? É necessario só nos trazeiros? Onde posso encotrar? Quero fazer um serviço de acordo.
Acho desnecessario colocar os feixes pra fora do chassi....pesquisa no forum que tem um tópico especifico sobre esse assunto com opniões bastante divergentes.
[]'s
Os feixes de mola do CJ5 são maiores que do CJ3.
Qdo se adapta os feixes de Toy no CJ3 tem que tomar cuidado com a correta posição dos suportes.
Tem que coloca-los bem nas extremidades do chassi, talvez até recortando/encaixando o parachoque, para se manter o mesmo entre eixos e mesmo assim atras é provavel que se reduza alguns centimetros, com isso se altera tb o tamanho do cardan.
No meu caso, nao usei as molas da Toyota, mas sim um kit feito justamente para adaptar no Willys molas parecidas com as de Toyota, utilizando suportes e jumelos de toyota, no caso do meu, o feixe dianteiro tem 105cm, e o traseiro 125, porém o pino de centro nao fica no centro do feixe, com isso o eixo fica exatamente no local original.
Acho desnecessario colocar os feixes pra fora do chassi....pesquisa no forum que tem um tópico especifico sobre esse assunto com opniões bastante divergentes.
Na minha opinião, o Jeep fica bem mais estável com os feixes deslocados pra fora. Recomendo.
[]'s
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Rodrigo Baratti
16/03/2011, 19:31
Vejam aí o comprimento dos feixes de olhal a olhal.
Cj3 => 889 mm
Cj5 => 1.143 mm
Band diant. => 1.100 mm
Band trans. => 1.300 mm
Geralmente os kits são com 4 feixes de 1100 mm e fica muito bom.
Os olhais dos suportes devem ser fixados com medidas um pouco inferiores as dos feixes para que os jumelos fiquem com um angulo de 45 graus.
Via de regra os suportes (olhal a olhal) para molas de 1100 são fixados a 1050 mm.
Para usar os feixes de 1300 é necessario fazer como o elison e descentralizar o eixo do feixe, o meu tb está assim.:concordo:
[]
Pablo.pinto2007
17/03/2011, 18:24
Agora fiquei interessado também...
Quer dizer que quando for instalar os suportes tenho que colocar com 5 cm a menos... pra poder ficar 45º para fora é isso? o jumelo não tinha que ficar em pé? para poder atuar...? (muitas dúvidas em relação a isso)
Abração!
Flavio Miranda
17/03/2011, 22:56
All,
Estou exatamente neste impasse com a reforma do meu 51, pois quero colocar molas de Toy de 110 mm SEM alongar o chassis na dianteira e na traseira.
Então pergunto :
- tamanho do feixe traseiro original do CJ3a, de olhal a olhal?
- posso utilizar o meio do batente de borracha fixo no chassis para determinar exatamente a fixacao do meio do feixe, fazendo com que as rodas nao peguem nos para lamas?
- definido o meio do feixe, na dianteira com feixe de toy, consigo fixar o suporte com a metade da medida indicada de 105mm de olhal a olhal, sem alongar o chassis ?
- idem acima, para o feixe traseiro ?
- qual a medida dos feixes de Courier ? E da Strada ? Me parece que da MB SPRINTER é mais curto que o da toy e com 2 ou 3 laminas muito parecidas na largura...
[ ] s muito interessado no tema !
Rodrigo Baratti
18/03/2011, 12:17
Agora fiquei interessado também...
Quer dizer que quando for instalar os suportes tenho que colocar com 5 cm a menos... pra poder ficar 45º para fora é isso? o jumelo não tinha que ficar em pé? para poder atuar...? (muitas dúvidas em relação a isso)
Abração!
:stop:
O jumelo tem que ficar a 45º, geralmente no feixes de 110 cm vc deixa os suportes com 105 cm....mas o que vale é o angulo de 45º.
No meu jeep ficou com 104 cm, por exemplo.
Leiam esses tópicos antes de começarem a mexer na bagaça:concordo::
Molas de Toyota no CJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277)
Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263)
[]´s
Rodrigo Baratti
18/03/2011, 12:38
Fala Flavio,
Vamos tentar ajudar.
- tamanho do feixe traseiro original do CJ3a, de olhal a olhal?
Olhe os catalogos anexos
- posso utilizar o meio do batente de borracha fixo no chassis para determinar exatamente a fixacao do meio do feixe, fazendo com que as rodas nao peguem nos para lamas?
Use um prumo de ponta e marque no chassi antes de desmontar, assim não tem erro.
- definido o meio do feixe, na dianteira com feixe de toy, consigo fixar o suporte com a metade da medida indicada de 105mm de olhal a olhal, sem alongar o chassis ?
No meu alonguei na frente e atras, mas acho que cabe sim na dianteira.
- idem acima, para o feixe traseiro ?
Quase certeza que não cabe, se não quer alongar o chassi prenda o mais na ponta possivel e altere o furo da mola, seu eixo vai ficar um pouco descentralizado em relação a mola, mas na mesma posição que o original.
- qual a medida dos feixes de Courier ? E da Strada ? Me parece que da MB SPRINTER é mais curto que o da toy e com 2 ou 3 laminas muito parecidas na largura...
Nos anexos deve ter, senão use o google que vc acha facil.
Pesquise no Forum que tb deve ter coisas a respeito, já vi jeeps com esses feixes, mas minha sugestão é não inventar moda, use as receitas comuns que será mais facil dar certo.:concordo:
[]'s
Flavio Miranda
18/03/2011, 23:12
Rodrigo,
obrigado pela sua paciencia. algumas outras consideraçoes....
Fala Flavio,
Vamos tentar ajudar.
Olhe os catalogos anexos
Eu já tinha da Fabrini. Da Obenaus ainda nao e tb vai ajudar.
Use um prumo de ponta e marque no chassi antes de desmontar, assim não tem erro.
Tarde demais... já desmontei tudo e retirei praticamente todos os suportes. Sobrou apenas dos amortecedores.... Pergunto se o batente de borracha serve de referencia pois lembro que antes de tirar, não estava exatamente centralizado em relacao ao meio do feixe e na linha do eixo. A impressao é que, com o movimento do eixo para cima, a diferenca se compensaria, acertanto exatamente no batente de borracha. Logo, não daria para tomar o batente como base para alinhamento. Mas vou pesquisar outra forma pratica de alinhar o feixe no centro. Estou querendo evitar o monta desmonta carroceria, fixacao provisoria do feixe, etc.
No meu alonguei na frente e atras, mas acho que cabe sim na dianteira.
Esse é ponto chave... ALGUEM colocou os feixes dianteiros da Toy em CJ3 sem alongar e sem furar a mola para tirar do centro ?
Quase certeza que não cabe, se não quer alongar o chassi prenda o mais na ponta possivel e altere o furo da mola, seu eixo vai ficar um pouco descentralizado em relação a mola, mas na mesma posição que o original.
A questão é : empurrar mais o eixo para uma extremidade do feixe, ao inves de deixar no centro, não afeta siginificativamente o trabalho e resistencia da mola ? Quanto a refurar e até a mudança na inclinacao do eixo em relacao ao cardan, nao tem problema que eu vou ter de soldar novos pontos de fixacao dos feixes no eixo mesmo....
Nos anexos deve ter, senão use o google que vc acha facil.
Pesquise no Forum que tb deve ter coisas a respeito, já vi jeeps com esses feixes, mas minha sugestão é não inventar moda, use as receitas comuns que será mais facil dar certo.:concordo:
Pois é... acho que já li tudo sobre isso, inclusive nos topicos sobre o tema, mas na pratica, não vi ninguem fazer o que quero : colocar molas de Toy no CJ3a sem alongar o chassis e descentralizar o furo das molas. Se fosse CJ5, já teria feito....!
[]'s
Valeu !
Casa da transmissão4x4
30/03/2011, 22:31
Pessoal quem fabrica o kit molas da toyota bandeirantes ?
Flavio Miranda
25/06/2011, 02:06
All,
Depois de ler todas as 2 mil paginas sobre feixes de Toy no CJ, continuei sem a certeza de que eles caberiam no chassis original do CJ3a sem precisar alongar ou descentralizar o furo da mola.
Com o estudo anexo, salvo se eu tenha cometido algum erro de avaliacao ou formula no Excel, posso afirmar que as molas dianteiras da Toy Band, servem no CJ3a e no limite !
Vamos a explicação :
Considerando o tamanho do feixe dianteiro da Toy Band de 110 cm e que os jumelos devam trabalham a 45 graus de abertura, temos 105 cm de olhal a olhal.
Considerando as medidas originais do chassis e sem alterar a posição CENTRAL dos eixos, temos :
- 19 milimetros FALTANDO do ponto de ficaxao central do suporte Dianteiro, para a extremidade dianteira do chassis. Ou seja, estariamos "empurrando" o eixo dianteiro 19 milimetros para o centro do jeep para conseguir a fixacao. Este valor é desprezivel se considerarmos a distancia do pneu no paralamas dianteiro.
- 4,17 centimetros SOBRANDO do ponto de ficaxao central do suporte Traseiro, até a extremidade traseira do chassis. Sem problemas para a fixação na traseira.
Aos especialistas e mecanicos experientes, favor validarem o estudo.
[ ] s
4X4GARAGE
25/06/2011, 08:41
bom dia Flavio,pelo os poucos cj 2/3 que presenciei instalados da maneira que voce quer por ficaram as rodas muito fora da posição da cx do paralama dianteiro,porem se voce for usar pneus 6.00x16 possivelmente ninguem percebera.
coloca os seus somente ponteados e tira umas fotos pra gente ver como fica no seu!!!
[]
Edison
amilcar_rezende
27/06/2015, 12:27
elison poderia me passar um contato seu? comprei o kit de suspensão da toyo da gama 4x4 e vou começar a adaptação no meu cj3 porem gostaria tirar algumas duvidas que não encontrei nos tópicos !
Marcos ET
03/07/2015, 18:05
Amilcar, boa tarde!
Eu uso quatro molas dianteiras da Band no meu CJ3A. Não sei como é o kit, pois no meu jeep eu mesmo comprei as molas e montei os suportes. Atrás não tem mistério, eu apenas aconselho a NAO INSTALAR as molas para fora do chassis (perde curso de suspensão).
Quanto à dianteira, a única coisa que você tem que ter em mente é que talvez seja necessário deslocar um pouco (uns mm) as molas para fora (desalinhadas para fora) para a lamina não ficar pegando na "bola" do diferencial.
No meu caso, que uso eixos da F-75 montados em SPOA (eixos por baixo da mola), não observei isso, e tive problemas para centralizar o eixo.
Boa sorte na sua adaptação, se tudo for bem feito, você vai gostar do resultado!
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